Moçambique Terra Queimada

A Originalidade Conservada, Difundindo a Informação

sexta-feira, 24 de março de 2017

Pedro Câmara – Um Zambeziano Estrangulado em «Moçambique D»

Centro Mtelela
21 min

2. O Depoimento de Zeca Caliate Maguaia, ex-Combatente da Frelimo
Eu era Comandante do 4º Sector na região sul da Província de Tete, sucedendo a Fernando Matavela, também conhecido por (Deque Tongànde). Matavela havia sido nomeado para 1º secretário da Província de Manica e Sofala. Por ordem urgente de Samora Machel, teve de se apresentar em Nachingwea e no seu regresso para o Distrito do Guru em Manica e Sofala, passou no meu sector, trazendo consigo um batalhão de combatentes para dar início à guerra naquela frente. Esse batalhão era comandado por Joaquim Mutamanga, também conhecido por Francisco Ndeu. Na altura o comissário político daquela Província era Murrebo Nenhum-Fica, e Eduardo Tomé Nihiya era o comissário político do batalhão.
Na qualidade de comandante do sector na altura, senti-me na obrigação de pessoalmente escoltar o batalhão até ao 7º Destacamento que se situava no distrito de Changara. Acompanhei-os até ao rio Luenha onde terminava o meu sector. Despedi-me de Fernando Matavela, do batalhão e seu pessoal, regressando à minha base Central no 4º Sector. Pelo caminho decidi passar pelo 6º Destacamento que se situava na zona de Chioco junto ao rio Mazoé que era comandado por Damião Phiri. Este movimento coincidiu com uma ofensiva levada a cabo na mesma altura pelo Grupo Especial de Pára-quedistas (GEP), apoiada pela força aérea, nomeadamente caças-bombardeiros Fiat e helicópteros. Quando cheguei àquele Destacamento, o comandante Phiri não se encontrava presente na base, por ter ido participar numa operação contra o inimigo. No seu regresso com o seu grupo de combatentes, vinham também três soldados do GEP que se tinham rendido durante os confrontos com os guerrilheiros. Ordenei ao comandante Damião Phiri, que me fizesse um relatório completo de como se tinham rendido os três GEP. Ordenei -lhe também que juntamente com o chefe da SERSE (Segurança do Sector) que se encontrava na minha comitiva de nome António Neves procedessem a uma revista corporal e minuciosa aos três soldados capturados para ver se podiam encontrar algum material ou algo escondido nos seus corpos. Não encontraram absolutamente nada, apenas o material que traziam à vista.
1. Furriel Pedro Câmara, natural de Quelimane, Província da Zambézia. Trazia o seguinte equipamento: Além de fardamento completo que trazia vestido e boné na cabeça, empunhava uma arma G-3 fabricada em Portugal e com dois ou três carregadores, duas ou três granadas de mão que não me recordo se eram defensivas ou ofensivas, um morteiro de 60 mm com algumas granadas, mais um cantil de água. Trazia nas costas além de mochila que tinha alguma rações de combate e um rádio de transmissão. Tudo foi registado no relatório.
2. Soldado Enfermeiro Boaventura, natural de Manica e Sofala, também trazia equipamento idêntico ao do Furriel Pedro Câmara, mas sem morteiro. Trazia ainda uma sacola que continha alguns medicamentos de primeiros socorros.
3. Soldado Daniel, natural da Província de Tete, que trazia também o mesmo equipamento militar com a sua mochila contendo ração de combate, mas sem rádio nem morteiro.
Concluída a revista e feitas interrogações minuciosas no mesmo dia, falei com os três, dando-lhes as boas-vindas. Seguidamente perguntei-lhes o que vinham fazer, se queriam simplesmente juntar-se a nós naquela selva como novos guerrilheiros? Os três foram unânimes, respondendo que simpatizavam com a guerrilha e que queriam fazer parte dela como moçambicanos e desejavam colaborar na libertação do País ao lado da Frelimo contra o exército colonialista português.
Disse-lhes que não era assim tão fácil um soldado que pertenceu ao exército português, tornar-se um guerrilheiro como nós e disse-lhes mais que tínhamos nas fileiras da guerrilha alguns ex-soldados que citei, como Cara Alegre Tembe e outros.
Estavam presentes ao interrogatório o Comandante Damião Phiri os seus combatentes e o chefe de segurança do sector, António Neves, que foram testemunhas do acto. Terminada a reunião perguntei se queriam tomar banho no Rio Mazoé? Os três responderam positivamente e foram tomar banho. Regressados, jantámos juntos. Dormimos e no dia seguinte logo de manhã, partimos para base Central da região, onde ficaram comigo durante uma semana. Preparei então a viagem deles para a base Central da Província de Tete que se localizava no 1º Sector, onde se encontrava instalado José Moiane e o seu grupo. Mas antes disso, tinha-lhes aconselhado a ter cautela, sobretudo ao Pedro Câmara que parecia um fala-barato. Tinha notado nele através do seu falar sem reservas, parecendo-me de um aventureiro porque para onde se dirigia, ia encontrar-se com diversas pessoas capazes de interpretar mal as suas expressões. Mas ele garantiu-me dizendo: Comandante Caliate fique tranquilo que irei mostrar aquilo que sei para o bem do nosso país e irei fazer tudo para me tornar um guerrilheiro verdadeiro. Foram as últimas palavras que ouvi da boca do Câmara! Daí para diante, nunca mais o vi.
Passaram umas semanas, soube que Pedro Câmara e seus companheiros haviam seguido para Nachingwea e achei bem, pois eles não foram os primeiros. Aliás, na Frelimo havia política de clemência. O que eu não sabia era que a tal clemência não abrangia todos os combatentes do exército português.
Dois meses mais tarde, chegou-me a triste notícia de que Pedro Câmara, tinha sido executado em Cabo Delgado porque foram encontradas na sua barraca (tenda), uma mauser com telescópio, morteiro, granadas e outro material bélico que supostamente destinavam-se a assassinar o Presidente da Frelimo, Samora Machel. O mais certo é que alguém da Frelimo foi ao armazém buscar o material que eles traziam quando da sua primeira apresentação ao Comandante José Moiane que chefiava o 1º Sector e para quem tínhamos enviado o material bélico que os três GEP traziam como prova de confiança. Possivelmente quando seguiram para Nachingwea também enviaram o material que serviu para mais tarde acusá-los.
Os dois companheiros desertores de Pedro Câmara, isto é, Boaventura e Daniel, conseguiram escapar, não sei como. Nachingwea não era fácil de fugir de Nachingwea em direcção ao Quénia ou Etiópia. O Daniel atravessou a Europa, vindo parar a Portugal depois de 25 de Abril de 1974.
Foto de Centro Mtelela.
GostoMostrar mais reações
ComentarPartilhar
5 Filipe John Moyane, Jossias Ramos e 3 outras pessoas
Comentários
Paulo Melchior Focas
Paulo Melchior Focas Centro Mtelela, parece que so estao a levantar/ ressuscitar fantasmas. E a parte Boa desta revolução nunca esta patente nos vossos post e estou ficando preocupado da Real intenção vossa.
Ps: a história tem duas faceta Boa e má, conta nos as duas porque nós somos mais novos e queremos saber de tudo.
Gosto · Responder · 13 min
Jossias Ramos
Jossias Ramos Creio que todos os membros estão livres em trazer todas as facetas (essas duas que te referes). Se tiveres a outra faceta desde que cumpra com os desígnios e da criação deste Centro Mtelela traga, mano Paulo Melchior Focas. Nota: Sou apenas membro (elemento) como tu, mano Paulo Melchior Focas, precisando de ter toda a verdade da historia desta Nação.
Raúl Salomão Jamisse
Raúl Salomão Jamisse A história saindo a conta-gotas.
Posted by Moçambique Terra Queimada à(s) sexta-feira, março 24, 2017
Enviar a mensagem por emailDê a sua opinião!Partilhar no XPartilhar no FacebookPartilhar no Pinterest

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever: Enviar feedback (Atom)

Partilhe

Visitantes

contador
seu ip

Para ouvir clique no ícon de som

Speech by ReadSpeaker

Palavras-chave para

Tradutor

Mensagens mais Populares

  • Assassínio de Eduardo Mondlane
      ... Em Moçambique, António Vaz, responsável da Delegação, confirma que a PIDE/DGS «possuía uma muito razoável rede de informadores no ...
  • Até na prostituição se ganha mais com um curso superior
    Um estudo norte-americano mostra que as trabalhadoras do sexo que concluíram o ensino superior tendem a ganhar mais e que as suas sessões ...
  • 1974-09-23: Mário Soares' address to the UN General Assembly
    1974-09-23: Mário Soares' address to the UN General Assembly Mário Soares on his return to Lisbon following the 25 A...
  • Operação militar especial russa
      Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass. Professor sugere que ...
  • Corporatism and ideology in Portugal and Spain
    Corporatism and ideology in Portugal and Spain Portuguese corporatist propaganda from the 1930s © 1994 Stewart Lloyd-Jones. Uni...
  • “Nenhum país está condenado a ser pobre para sempre”
    Quarta, 02 Janeiro 2013 00:00 Redacção Daron Acemoglu, economista turco em entrevista à revis...
  • The weapons that could change the game in Syria
      Posted By John Hudson Friday, March 15, 2013 - 6:50 PM Share On Friday, French President François Hollande defended his plan t...
  • COMO É QUE OS GRADUADOS NA UEM, UP E ISRI PAGAM A SUA DÍVIDA AO ESTADO
    26/04/2005   Custódio Duma * Não pretendo polemizar a coisa, nem empurrar a pedra quente para gente inocente, mas como cidadã...
  • Assassínio de Eduardo Mondlane
      ... Em Moçambique, António Vaz, responsável da Delegação, confirma que a PIDE/DGS «possuía uma muito razoável rede de informadores ...
  • The Global Intelligence Files
    Search the GIFiles The Global Intelligence Files, over five million e-mails from the Texas headquartered "global intelligence...

Subscrever

Mensagens
Atom
Mensagens
Comentários
Atom
Comentários

Arquivo do blogue

  • ►  2025 (235)
    • ►  dezembro (13)
    • ►  novembro (74)
    • ►  outubro (24)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (8)
    • ►  julho (13)
    • ►  junho (67)
    • ►  março (25)
    • ►  janeiro (10)
  • ►  2024 (142)
    • ►  dezembro (42)
    • ►  novembro (58)
    • ►  outubro (40)
    • ►  julho (2)
  • ►  2023 (44)
    • ►  novembro (3)
    • ►  agosto (17)
    • ►  julho (12)
    • ►  fevereiro (3)
    • ►  janeiro (9)
  • ►  2022 (35)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  agosto (4)
    • ►  julho (30)
  • ►  2021 (62)
    • ►  dezembro (4)
    • ►  outubro (1)
    • ►  setembro (4)
    • ►  julho (4)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (8)
    • ►  março (18)
    • ►  fevereiro (14)
    • ►  janeiro (8)
  • ►  2020 (280)
    • ►  outubro (10)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (30)
    • ►  julho (47)
    • ►  junho (16)
    • ►  maio (17)
    • ►  abril (54)
    • ►  março (30)
    • ►  fevereiro (53)
    • ►  janeiro (22)
  • ►  2019 (3731)
    • ►  dezembro (105)
    • ►  novembro (80)
    • ►  outubro (100)
    • ►  setembro (188)
    • ►  agosto (146)
    • ►  julho (404)
    • ►  junho (450)
    • ►  maio (367)
    • ►  abril (295)
    • ►  março (395)
    • ►  fevereiro (499)
    • ►  janeiro (702)
  • ►  2018 (8100)
    • ►  dezembro (488)
    • ►  novembro (738)
    • ►  outubro (1057)
    • ►  setembro (547)
    • ►  agosto (741)
    • ►  julho (593)
    • ►  junho (550)
    • ►  maio (658)
    • ►  abril (619)
    • ►  março (825)
    • ►  fevereiro (639)
    • ►  janeiro (645)
  • ▼  2017 (5054)
    • ►  dezembro (327)
    • ►  outubro (57)
    • ►  setembro (259)
    • ►  agosto (292)
    • ►  julho (436)
    • ►  junho (567)
    • ►  maio (511)
    • ►  abril (653)
    • ▼  março (641)
      • Futuro de Mahamudo Amurane no MDM será decidido no...
      • Latinos’2 encerrado por problemas de higiene
      • Teresa Leal Coelho, candidata do PSD a Lisboa, des...
      • Filipe de Nyusi: um Presidente charlatão?
      • Sampaio arranjou uma bolsa para financiar a sua bi...
      • A auditoria da Kroll vai parir um rato?
      • NA SOMBRA DO SOL
      • Discurso do Candidato Agostinho Vuma, por ocasião ...
      • Não têm espaço e por isso estão a oferecer uma bib...
      • Eunice Andrade revela como sai da Miramar e aponta...
      • TVM: baboseira!
      • A mulher que vai ser mãe do 20º filho
      • Governo anuncia fim do subsídio às panificadoras
      • Jacob Zuma demite dez ministros sul-africanos
      • Uma viagem traumática, um homem aliviado
      • Juíza falsifica sentença de Rofino Licuco
      • MALANDROS, SEMPRE MALANDROS
      • Tenham cuidado camaradas vocês vão acabar um por u...
      • SEQUESTRADORES ABATIDOS NA MATOLA NO BAIRRO DA MAC...
      • Nacionalistas russos pedem devoluçãodo Alasca, ven...
      • Suprema Corte da Venezuela assume as funções do Pa...
      • Venezuela é uma ditadura; e daí?
      • Nick Ut, autor da mais conhecida (e reconhecida) f...
      • Mulher de Cabral deixa prisão no Rio eenfrenta pro...
      • Sergio Moro condena Cunha a 15 anos de prisão
      • Equipa da RTP agredida em Chelas
      • Governo quer que o debate sobre a descentralização...
      • *CARTA ABERTA PARA A FRELIMO*
      • Alemanha mantém corte de apoio directo ao Orçament...
      • “Canal de Moçambique” baralha opinião pública!
      • Membro da Renamo raptado e assassinado em Tete
      • PERIGOSAS PROVOCACOES DAS FORÇAS DA FRELIMO
      • Homem morre depois de ser atacado pelo próprio cão...
      • Guebuza na mira dos esquadroes de morte
      • Nyusi quer manipular a Frelimo para o Congresso
      • Trabalhadores da EMATUM revindicam pagamento de sa...
      • Quase metade da frota da LAM em terra por problema...
      • Mulher de Passos Coelho luta novamente contra cancro
      • Concorrentes da LAM não conseguem requisitos para ...
      • Igreja Católica acusa Supremo Tribunal de Justiça ...
      • Tribunal sul-coreano inicia sessão para decidir ev...
      • Juiz que bloqueou ‘travel ban’ recusa voltar atrás...
      • Dívida pública de Moçambique quase em 110%, a mais...
      • GREVE NA EMPRESA COMPANHIA DO BÚZI.
      • Corpo de homem retirado de píton de sete metros
      • Falsa médica condenada a 10 anos de prisão por aum...
      • O "duvidoso" busto de Cristiano Ronaldo é a piada ...
      • Sobre as "mais-valias": por favor, vamos com calma!
      • Nyusi lança pedra da sala onde vão decorrer debate...
      • SERÁ QUE AS AUTORIDADES MOÇAMBICANAS ESTÃO A ESPER...
      • MDM propõe extinção de distritos em territórios qu...
      • Esta desvendado o segredo da proxima vitoria eleit...
      • FORÇAS DA FRELIMO PRATICAM GRAVES VIOLAÇÕES NA GOR...
      • Violador acaba ilibado porque… não terá gostado
      • COM A PROIBIÇÃO DO USO DESSES ITENS, SERÁ QUE UP N...
      • Fazer rir os mortos
      • Geografia política
      • Insinuaçoes: um avião de Nyusi matou Adelino Mesqu...
      • Trump assina decreto para destruir política climát...
      • Presidente da República dirige cerimónias dos 100 ...
      • Suazilândia reclama partes do território de Moçamb...
      • Ordem dos Advogados diz que execuções sumárias são...
      • Restos mortais das vítimas da queda do avião da ET...
      • EMTPM cede à exigência dos trabalhadores e garante...
      • Nasceu a filha da cantora Júlia Duarte, Aprincesa“...
      • Situação dos voos na LAM já está normalizada
      • MAIS VIOLAÇÕES DA TRÉGUA
      • AVIÃO DA LAM PÕEM EM DESESPERO PASSAGEIROS!!!
      • Aeronave com seis ocupantes despenha-se na cordilh...
      • A enfermidade da cultura - Por Lurdino Soto
      • Cidadão baleado num suposto roubo de combustível e...
      • Falta transparência nas mais-valias pagas pela Eni...
      • Funcionários do Estado detidos por corrupção e fal...
      • Chegou a hora de enterrar Lenine?
      • Morreu Ahmed Kathrada, ícone sul-africano que luto...
      • “Savana”: Jornalistas de meia-tigelinha!
      • Último texto
      • Falta de planeamento familiar prejudica economia n...
      • Estava tudo no ponto...
      • Familiares de moçambicanos detidos no Malawi pedem...
      • Passaportes. Portugal em disputa direta com EUA na...
      • VIOLAÇÕES DA TRÉGUA AINDA NA ORDEM DO DIA
      • Moçambique tornou-se pior para viver durante prime...
      • Felisberto Navalha é o novo administrador do Banco...
      • Irmão de Carlos Mesquita morre na queda do avião e...
      • As dificuldades que Moçambique atravessa são enormes
      • Seixas da Costa preferia aeroporto chamado Alberto...
      • Seixas da Costa preferia aeroporto chamado Alberto...
      • Tribunal absolve acusado de violação porque vítima...
      • Malandros: Negaçao do obvio
      • AS PERSEGUIÇÕES, AMEAÇAS E ASSASSINATOS DE MEMBROS...
      • RECORDANDO GILLES CISTAC 27 de março de 2015 ·(DOI...
      • Funcionários públicos detidos por corrupção em Niassa
      • Rumores sobre Acidente de Aviação em Manica
      • PATROCINIO NO ASSALTO A SERRA.
      • História da Semana
      • Mais de 100 passageiros da LAM com viagens cancela...
      • Mortes nos Comandos: oficial alegou que recrutas q...
      • Supermercados predispõem-se a apostar mais em prod...
      • Ganhou um epíteto: a "Mulher Bilheteira". Mas acab...
    • ►  fevereiro (599)
    • ►  janeiro (712)
  • ►  2016 (5432)
    • ►  dezembro (626)
    • ►  novembro (551)
    • ►  outubro (664)
    • ►  setembro (168)
    • ►  agosto (150)
    • ►  julho (60)
    • ►  junho (269)
    • ►  maio (541)
    • ►  abril (717)
    • ►  março (635)
    • ►  fevereiro (523)
    • ►  janeiro (528)
  • ►  2015 (4687)
    • ►  dezembro (403)
    • ►  novembro (676)
    • ►  outubro (645)
    • ►  setembro (193)
    • ►  agosto (1)
    • ►  junho (314)
    • ►  maio (454)
    • ►  abril (442)
    • ►  março (555)
    • ►  fevereiro (567)
    • ►  janeiro (437)
  • ►  2014 (1343)
    • ►  dezembro (315)
    • ►  novembro (322)
    • ►  outubro (72)
    • ►  setembro (85)
    • ►  agosto (103)
    • ►  julho (26)
    • ►  junho (63)
    • ►  maio (30)
    • ►  abril (79)
    • ►  março (126)
    • ►  fevereiro (44)
    • ►  janeiro (78)
  • ►  2013 (3091)
    • ►  dezembro (95)
    • ►  novembro (200)
    • ►  outubro (107)
    • ►  setembro (127)
    • ►  agosto (71)
    • ►  julho (103)
    • ►  junho (446)
    • ►  maio (398)
    • ►  abril (436)
    • ►  março (255)
    • ►  fevereiro (406)
    • ►  janeiro (447)
  • ►  2012 (2797)
    • ►  dezembro (592)
    • ►  novembro (754)
    • ►  outubro (691)
    • ►  setembro (378)
    • ►  agosto (340)
    • ►  julho (42)

CONTROLE SEU TEMPO

Ancara
Londres

Leia mais

Flag Counter

Livros

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp http://citeseerx.ist.psu.edu/index http://www.gutenberg.org/wiki/Main_Page https://contador.s12.com.br/criado.php

Agora

online

A minha Lista de blogues

  • Folha 8 Jornal Angolano Independente | Notícias de Angola
    A SALVAÇÃO ESTÁ NO TURISMO “MADE IN MPLA”
    Há 54 minutos
  • Publico.pt - Geral
    Albufeiras do país estão a atingir capacidade máxima de armazenamento
    Há 1 hora
  • Sputnik Brasil - notícias urgentes e análises - rádio, fotos, vídeos, infográficos
    'Grande vitória': após 3 anos de paralisação, Avibras vê retomada das atividades no horizonte
    Há 1 hora
  • Observador
    Se o PS fosse governo não haveria vento nem chuva
    Há 2 horas
  • Em defesa da democracia, contra a corrupção
    Juíza Maria Nazaré Dias Viola a Lei
    Há 5 dias
  • Moçambique para todos
    Sindicato dos raptos faz mais uma vítima na Cidade de Maputo
    Há 1 ano
  • Intercepted with Jeremy Scahill
    The Fed's War on Workers
    Há 3 anos
  • Nacional
    Terminada audição a Khessaujee
    Há 4 anos
  • G1 Política – Operação Lava Jato – Vídeos
    2ª turma do STF concede à defesa de Lula acesso às mensagens entre Moro e procuradores
    Há 4 anos
  • @Verdade online
    Com prejuízos de 7,6 biliões de meticais empresários dos transportes em Moçambique clamam por apoios específicos
    Há 5 anos
  • O Comparsa
    EMPURRA EMPURRA NA FRELIMO
    Há 7 anos
  • Carta de Moçambique - Informação rigorosa e opinião de qualidade de e sobre Moçambique.
    O Parlamento vai continuar a Ferro e fogo?
    Há 9 anos
  • Principal - AEFDUNL
    Equipa
    Há 9 anos
  • CLUB-K ANGOLA - Noticias Imparciais de Angola. Nós Reportamos, Você Decide! - Club-K Angola
  • Novo Jornal | Notícias de Angola e do Mundo, Opinião e Multimédia
  • Leia os diálogos de Sergio Moro e Deltan Dallagnol que embasaram a nossa reportagem
  • Angola Connection
  • Correio Angolense
  • BIBLIOTECA BRASILIANA GUITA E JOSÉ MINDLIN

Bem Vindo

Abraços
Recados Online
KaudzaPrint. Tema Viagens. Com tecnologia do Blogger.