sexta-feira, 3 de março de 2017

Nyusi agastado com gestores da Piscina Olímpica

Início  Desporto  Desporto  Nyusi agastado com gestores da Piscina Olímpica


Presidente da República efectuou, ontem, visita ao Ministério da Juventude e Desportos
“Por que somos dorminhocos? Vocês não gerem bem as coisas”. Foi com estas palavras que o Presidente da República, Filipe Nyusi, manifestou, ontem, a sua indignação perante a acentuada degradação da Piscina Olímpica do Zimpeto. À sua chegada a este empreendimento construído em tempo recorde para acolher os Jogos Africanos, Nyusi foi confrontado com problemas seríssimos de infiltração de água na zona frontal que dá acesso à piscina principal. Uns passos para frente, novo dilema: as casas de banho estão sem água. Os sanitários estão cobertos por pedaços de caixas de água mineral. Na zona das máquinas, o mais alto magistrado da nação, que era conduzido por Celse Mabjaia, engenheiro e quadro do Fundo de Promoção Desportiva, não teve acesso, numa primeira fase, a duas salas.
Os gestores do Complexo Desportivo do Zimpeto justificaram que não tinham as chaves, algo que não foi do agrado de Filipe Nyusi. “Estes compartimentos que não estão abertos é que me interessam”, referiu Nyusi. Na sala a que teve acesso, não havia iluminação. Água a escorrer no chão. Indignação perante a degradação de uma infra-estrutura desportiva construída às pressas para acomodar os X Jogos Africanos Maputo 2011.
 Na piscina de aquecimento, a água não apresenta bom aspecto, pois não é tratada há já algum tempo. “Temos enfrentado problemas de fornecimento de água. Nós temos sido fornecidos água através dos furos existentes no Intaka”, explicou Celse Mabjaia, ao que, seguidamente, o Presidente da República questionou: “Não há um carro que possa fornecer água?”. Sem pestanejar, Mabjaia respondeu: “Não, excelência, por causa dos custos”.
Segundos depois, o Presidente da República abordou com simplicidade Jossias, uma das pessoas afectas à piscina de competição. E questionou: “Esta bomba está boa? De quanto em quanto tempo é fornecida água? Quem sabe como funciona esta piscina?”. Firme, Jossias respondeu: “As nossas bombas funcionam quando há água. Se tiver água, não pára”. Perante as respostas de Jossias, Filipe Nyusi concluiu: “Estava a dizer que de quinze em quinze dias é preciso água. Então, esta piscina não é sustentável?”, questionou aos gestores. Filipe Nyusi voltou à zona das máquinas e, com as salas já abertas, deparou-se com falta de iluminação e problemas de infiltração.
De salientar que a piscina de competição (50×25 metros) tem 10 corredores e dois metros de profundidade máxima. A de treinamento, com 50×20 metros e uma profundidade de 1,5 metro, comporta oito corredores. Estas piscinas tem capacidade conjunta para 1 500 espectadores. Nyusi visitou, ainda, o Fundo de Promoção Desportiva, o Instituto Nacional do Desporto e vários compartimentos do Estado Nacional do Zimpeto.
Depois de um encontro com o movimento associativo juvenil, o Presidente da República mostrou a sua indignação perante o que viu na Piscina Olímpica. Nestas instituições subordinadas ao Ministério da Juventude e Desportos, Filipe Nyusi quis saber dos trabalhadores se efectivamente sabiam qual é o seu papel e se o têm desempenhado bem. Nyusi questionou ainda os gestores do complexo desportivo do Zimpeto sobre os contornos do arrendamento de um dos espaços de lazer, na zona da Piscina Olímpica, cujo arrendatário desapareceu com as chaves, há quase um ano. O Chefe de Estado disse não fazer sentido o estado de degradação das infra-estruturas, quando foram nomeadas pessoas capazes de fazer a sua gestão.
Já lá vão cinco ministérios visitados pelo Engenheiro Nyusi e em todos, houve coisas que enervaram o chefe do Estado. Regra-geral, é a inércia dos dirigentes nomeados para dirigirem os processos: Directores de Infraestruturas que "dirigem instalações sem energia, sem lâmpadas ou água"; Directores de Cultura que vivem reclamando de fundos ou Directores que vivem esperando que clientes paguem as suas facturas há anos, etc.; Directores que são "comidos" pelo sistema e esquemas corruptos em adjudicações a contratos de obras públicas.
Faltam ainda 17 ministérios por visitar, mas aposto que o cenário será o mesmo. E é aqui onde está o problema. Não é necessariamente a questão dos ministros ao nível pessoal. É a sua capacidade de montar e desmontar as necessárias peças para pôr a máquina a funcionar. E é aqui onde reside a podridão: como se chega aos cargos de direcção? Quais têm sido os critérios de selecção ou nomeação? Como é que o ministro do pelouro faz o seguimento do trabalho dos seus directores e dos elementos abaixo deste? E como segue o plano de trabalho aprovado?
Por exemplo, sabendo que o Presidente visitaria as instalações do Zimpeto, o Presidente ficou por algum tempo impedido de visitar alguns compartimentos por falta das chaves. O Director das Infraestruturas sabia que o PR visitaria aquele local mas não fez seu trabalho.
Portanto, quando todas manhãs, os diretores entram em seus gabinetes e tocam a falar ao celular e a whatsaapar, "fechar boladas" ou lamber a bota do "Secretário do partido local ou superior" nada mais podemos esperar senão a decepção testemunhada pelo próprio Presidente, portador da "promessa" que deve ser materializada por estes directores.
Ainda bem que o Presidente está a ver sozinho os problemas criados pelo laxismo e desleixo; é isso aí chefe o que testemunhamos e sofremos todos os dias.
A estas alturas deveríamos ouvir um outro discurso; evidências de um país que está alcançar os seus propósitos de governação; relatos que mostram que, apesar das dificuldades, os homens e mulheres confiados para dirigirem o país estão a fazer o seu melhor e estão alcançar resultados incríveis! Mas nada.
E quando os outros colegas brilham nas mesmas condições, odeiam-no, ventilam fofocas de toda estirpe e montam esquemas para o "degolar lá no partido".
Estão a sabotar! O país não vai avançar se cada um não fizer a sua parte. O que orgulha a um Director de Infraestruturas por exemplo gerir infraestruturas com infiltração, falta de água, sem energia...é gestor quê?
GostoMostrar mais reações
58 comentários
Comentários
Omar Mussa
Omar Mussa Opah...
Gosto · 12 h
Geraldo Obra
Geraldo Obra Isso é a ponta do iceberg. Se o presidente fica a espera que um diretor traga chaves, que será de um elemento da sociedade?
Gosto · 6 · 12 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkkk. O fim da picada
Gosto · 1 · 12 h
Alito Gujamo
Alito Gujamo Duvida a falta de chaves: RM desporto deu a conhecer que o presidente da republica não queriam que entrasse naquele compartamento porque estava lastimável e mal que entrou encontrou uma incúria total .
Gosto · 12 h
Tarcísio Azevedo
Tarcísio Azevedo "(...) Ainda bem que o Presidente está a ver sozinho os problemas criados pelo laxismo e desleixo; é isso aí chefe o que testemunhamos e sofremos todos os dias."
Gosto · 2 · 12 h
Spirou Maltese
Spirou Maltese Sim senhor.
Gosto · 12 h
Atumane Muenhe Muenhe
Atumane Muenhe Muenhe Obras amaldiçoadas por Deus, E foi sorte desabaria com Nyusi ai dentro! Só sabe nos fazer barulho, porque não demite?
Gosto · 3 · 12 h
Nguila Nyangulane
Nguila Nyangulane A televisao nao mostrou tudo. Deve ter havido sensura. A Radio Moçambique esteve muito melhor a informar. O PR manifestou tambem, desagrado com a inoperancia do MJD em materias ligadas a juventude. Chegou mesmo a aventar a hipotese de "desactivar" o ministerio por nao estar a cumprir cabalmente com a sua missao.
Gosto · 10 · 12 h · Editado
Spirou Maltese
Spirou Maltese Nazimo Aly Mussa hmmm. Kkkk tá ver?
Gosto · 12 h
Sura Rebelo
Sura Rebelo Como "desmontar" a maquinaria? É o desafio
Gosto · 12 h
Ajm Selemane
Ajm Selemane Ate no desporto nada se faz. Apenas passear a classe, fazer estilo, watsapar enfim. O sistema pôe pessoas preguiçosas, pois alguns ate sao competentes.
Gosto · 12 h
Carmen Fumo
Carmen Fumo "... estão a sabotar", ou "vho yi sabotara".
Gosto · 12 h
Yaqub Sibindy
Yaqub Sibindy Se o Nyusi quer voltar a ganhar e fazer ganhar a Frelimo nos próximos pleitos eleitorais deve intensificar à ofensiva Presidencial em vários sectores da vida Nacional e fazer rolar às cabeças dos corruptos e incompetentes , porque à estratégia de ganhar eleições a custa de esquemas não vai funcionar nas próximas eleições!
Gosto · 12 · 12 h · Editado
Sura Rebelo
Sura Rebelo Like de verdade
Gosto · 12 h
Pedro Cristovao Mawai Jr.
Pedro Cristovao Mawai Jr. EIS A OPORTUNIDADE PRA O ILUSTRE SIBINDY ASCENDER AO PODER.
Gosto · 4 · 12 h
Joao Jordao Jota
Joao Jordao Jota Sibindy não apanha poder nem por erro. ... Melhor ficar aí na oposição construtiva dele
Gosto · 4 · 12 h
Sonito Wana Guiamba
Sonito Wana Guiamba E oque garante ao senhor Sibindy, que a estratégia de ganhar eleições á custa de esquemas não vai funcionar nas próximas eleições? Está sabendo de alguma coisa a mais?
Gosto · 3 · 12 h
Gito Katawala
Gito Katawala Moçambicano em regra geral (obviamente com excepção) não gosta de ser chamado ou declarado incompetente e muito menos burro. É capaz de se entalar e contorcer-se de dores e não admitir que não sabe. 
A reforma da função pública vai ter que levar uma purgação multigeracional, ou seja, os da próxima geração tem que deixar os maus hábitos da precedente.
Gosto · 10 · 12 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Não sei, entre Directores do MJD e MICTUR quem ganha na inércia. 

Estou a lembrar-me daquele Director do Patrimônio Cultural no Ministério do Turismo, quando era suposto elencar os sucessos/desafios do seu pelouro passou minutos a lamentar-se até que 
PR disse basta e perguntou: "afinal o senhor é director para elencar dificuldades ou foi nomeado para dar solução ou ser parte das soluções. Só podemos concluir que nomeamos pessoas incapazes".

Hoje assistimos mesmices. E com o condão de ter visto muito capim na pista tartã; filtrações e falta de iluminação em todas esquinas no Zimpeto ; Pior de tudo, quando um dos gestores das infraestruturas ou piscina Olímpica mentiu, sem dó e nem piedade, ao chefe de estado a ponto de entrar em contradição com o homem da limpeza - isso é grave. E não vai acabar assim - resta é saber, quem será o primeiro sacrificado: aquele pobre homem das limpezas que desmontou a farsa ou os responsáveis pela gestão das infraestruturas da Vila Olímpica.

Cda Presidente firme, e nada de apanhar enfarte porque muita sujeira e entulhos vais encontrar na longa marcha.
Gosto · 16 · 11 h · Editado
Egidio Vaz
Gosto · 1 · 11 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Lenon Arnaldo, ate' que enfim estas a falar do verdadeiro Pais e nao das nentiras diarias montadas nos gabinetes incompetentes! E' disto que queremos discutir e limpar o sistema para que ande de verdade. E' esperanca de muitos mocambicanos verdadeiramente PATRIOTAS ver as coisas a mudar para melhor a partir dos que dirigem Mocambique agora transformado em Tsekelandia e vulgarizado por preguicosos.

A pergunta que fazes sobre "...quem sera sacrificado: aquele pobre homem das limpezas que desmontou a farsa ou os responsaveis pela gestao das infraestruturas da Vila Olimpics", a resposta e': neste sistema nauseabundo claro que sera' o "pobre homem da limpeza". Tua frase ja diz tudo....!
Gosto · 1 · 2 h · Editado
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gosto · 1 · 2 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Lenon, acertei-te ne'...💪🏾💪🏾💪🏾
Gosto · 1 · 2 h
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Bwakwakwakwakwakwakwakwa assim, já nao sou lambebotas ou no sol a procura da vaga no famigerado G.......😜👀😂🙈 epa vcs pah
Gosto · 2 h
Euler Gente De Mocuba
Euler Gente De Mocuba Lembra me a visita do Ministro Jorge Nhambiu a Instituto na Cidade de Tete que forma electricistas e pedreiros e a Instituição tinha muitas lâmpadas queimadas, telhas partidas etc
Gosto · 2 · 12 h
Anabela Adrianopoulos
Anabela Adrianopoulos Estou so orando pra que ele nao se canse "de visitar"falta maningue!!
Gosto · 4 · 12 h
Egidio Vaz
Gosto · 1 · 12 h
Nelson Sinai Chauca
Nelson Sinai Chauca Caros, essa visita do PR me traz a mente a recente ofensiva do INAE....Essa instituicao sempre existiu, mas devido a compromissos e outras accoes inerentes ao impedimento do trabalho nao tomava medidas mesmo em situacoes em que a violacao estava a olhos vistos.....Sera que é necessario o PR visitar para que os problemas venham a tona....
Gosto · 3 · 12 h
Moniz S. Walunga
Moniz S. Walunga Entao, o PR esta' a aprender da Rita Freitas! Ha' um ditado que diz "vale a pena tarde do que nunca". Ai dou os meus votos e parabens a ele. O Instituto Industrial de Matundo em Rere e' uma lastima! Aquilo e' o exemplo de como um governo destroi o ensino e esta' se marimbando para aquilo.
Gosto · 3 h
טַרְסִילִיָה בִּיֶה
Gosto · 1 · 12 h
Zenaida Machado
Zenaida Machado O treinador eh ele. Nao tem suplentes?
Gosto · 7 · 12 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Exactamente. É das perguntas que faço
Gosto · 1 · 12 h
Eugenio Justo Vitorino
Eugenio Justo Vitorino Talves os suplentes sejam piores que o onze inicial
Gosto · 1 · 5 h
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete Samora desmontava até Directores. O que falta para o Coach pôr mão na massa?
Gosto · 3 h
Eliseu Soares
Eliseu Soares Nada de novidade sempre os dirigentes do estado viveram relaxados e desleixados. Saem de casa só para irem fazer lobbies, whatsappar. Os administradores em lobbies de terrenos, gado, etc e os distritos sempre em ruínas a cada dia.
Gosto · 2 · 12 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Dá raiva pa
Gosto · 1 · 12 h
Nguila Nyangulane
Nguila Nyangulane E sao os mesmos a liderar os processos, faz anos. Vejam os casos do Jose Pereira, Antonio Munguambe, Jose Dimitri entre outros.
Gosto · 11 h
Jose Waite
Jose Waite Kkkkkkkk, ,"da raiva pa", me lembrei la nas minhas bandas oh Dr Egidio Vaz, pissa passa ntima wa raiva! Kkkkkkk
Gosto · 3 h
Ricardino J. Ricardo
Ricardino J. Ricardo Depois da visita do PR aos ministérios, em 2019 seremos nós o POVO a visitar a presidência e espero que não encontremos as cenas do Zimpeto.
Gosto · 3 · 11 h
Egidio Vaz
Gosto · 11 h
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala Vivem de lobbismo para manter-se nos cargos de Direccao e nao querem reformar!So vergonha...
Gosto · 11 h
Alexandre Vaz Chana
Alexandre Vaz Chana Felizmente comecamos a pensar que a eta do lobismo esta passando..
Gosto · 5 h
Hugo Estanislau Joaquim Chapo
Hugo Estanislau Joaquim Chapo Os 5 ministerios ja visitados nenhum deles deixou o nosso empregado tranquilo devido a tantas irregularidades por mim devia demitir alguns como exemplo para os outros, agora falar so nao muda nenhum cenario
Gosto · 11 h · Editado
Benedito Chirindze
Benedito Chirindze Mas com isso vai continuar o mesmo porque ele sabia a vida desses dirigentes
Gosto · 11 h
Nacer Choy
Nacer Choy Director a gerir infraestruturas fechadas. Mas que ridículo. Acordar ir receber salário sem trabalho. Malandros.
Gosto · 4 · 11 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz kkkkkkk
Gosto · 1 · 11 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Infraestruturas fechadas, kkkk
Gosto · 1 · 11 h
Nevito Inacio Uamusse
Nevito Inacio Uamusse Ou os ministros vão fazer como o gerente de um restaurante que nesta semana decidiu "encerrar o Estabelecimento para manutenção do equipamento". Os ministros vão fechar as portas dos ministérios.
Gosto · 2 · 11 h
Jeck Alcolete
Jeck Alcolete Kikikiki
Gosto · 3 h
Frank Mwanaluc
Frank Mwanaluc Quer mostrar mudanças?
Demita.....e nomeie pessoas que querem trabalhar....pessoas sem "agendas" paralelas.


Isso de falar e "fingir" mostrar trabalho conhecemos desde o tempo de chissano....

Empurrar areia para debaixo do tapete só
Gosto · 4 · 11 h
Cicilio Alcandra Nhampa
Cicilio Alcandra Nhampa Sou PR_da republica espero que a sua desepcao em alguns ministerio nao seja soment diant das cameras
Gosto · 1 · 11 h
Benjamim Bccnuro Conjo
Benjamim Bccnuro Conjo Quando o patrão não grita para o funcionário;eles abusam do trabalho::
Gosto · 2 · 1 h · Editado
José Henriques
José Henriques Ano de congresso anima...
Gosto · 1 · 11 h
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Aguardamos serenamente pela vassourada, ainda bem que ele percebeu que nomeou ou nomearam lhe para o governo pessoas que sao incapazes de constituir equipas competentes de trabalho. E urgente a reversao da cultura de lambebotismo implantada nos 2 ultimos mandatos. Ainda ontem fomos dados a assistir o vergonhoso lambebotismo do ex PGR, ex-decano presidente da AR, quando antes da metade do mandato, declarou alegadamente em nome do seu circulo eleitoral que FJN e candidato do partido para as eleicoes de 2019. Quero crer que foi o proprio FJN, que mandou o Seretario Geral desqualificar as declaracoes do chefe da brigada!
Gosto · 1 · 10 h
Buene Boaventura Paulo
Buene Boaventura Paulo Eu já vivi este filme de tempo de crise quando muitos 'aqui' estavam com fraldas "ofensiva política organizaxional". No tempo de crise o líder vai a frente... por essa e outras práticas chegamos aonde estamos hoje...
Gosto · 3 · 10 h
João Paulo Marime
João Paulo Marime Concordo.Se antes não deu em nada.... só agora é que vai dar?
Gosto · 1 · 6 h
Ido Alfred
Ido Alfred "Afinal vocês são Directores de o quê ? "
Gosto · 10 h
Samuel Chacate
Samuel Chacate Hummm!!!
Gosto · 8 h
Junior Capece
Junior Capece Sabiam da visita do Chefe de Estado...Mas ainda continuaram com PIAS intupidas...Que ridiculo!...Ha vezes pergunto me. Sera que somos pessoas normais iguais aos outros deste planeta?
Gosto · 8 h
Eugenio Justo Vitorino
Eugenio Justo Vitorino Ate aqui todas visitas foram c previo aviso, imagine no dia que ousar em fazer visitas relampagos
Gosto · 1 · 5 h
Jasmin Rodrigues
Jasmin Rodrigues Nas próximas eleições quero ser PR!!!! Trabalho dele e so nomear e destituir pessoa (trocas de postos), discursos e gastar dinheiro com vistitas de trabalho, visitar empresas e ministério....Aquelaa coisas dificeis de tomar decisoes importantes, dinamizar a economia etc.... isso e pra os outros países!
Gosto · 4 h
Félix Chongue
Félix Chongue Resumindo, não ha trabalho
Gosto · 4 h
Helio Maximiliano Robiesperre
Helio Maximiliano Robiesperre Vai levar 5 anos a visitar instituições. Acho que está a preparar um relatório para entregar ao proximo presidente.
Gosto · 4 h
Francisco Wilson
Francisco Wilson O PR deveria extinguir mesmo o MJD nao esta representado nos distritos e sempre dizem que nao ha orcamento mas ha ministerios ate estao represntados nos bairros
Gosto · 1 · 3 h
Helder Pires
Helder Pires A única coisa que deles (dirigentes como esses que nada fazem) sempre ouvimos é que estão a trabalhar. Esse é um discurso que virou hino nacional, não sabemos de que trabalho se tratar ou sabemos! No caso desse Director das infraestruturas gere degradação, essa parece ser sua missão.
Gosto · 3 h · Editado
Armenio Naene
Armenio Naene Estamos em paz vamos produzir, o chefe tem razão. Ficou a pergunta do ano caro Egídio Vaz, quando o PR visitou o Ministério do turismo " o nosso turismo não é vendável ao nível das Maurícias, seyselhes, Quénia porquê? Foi um mundo de surdos e mudos, ninguém de atreveu a dar a tal resposta política, será? O PR quer uma resposta envolta de soluções. O que fazermos?
Gosto · 1 · 3 h
Egidio Vaz
Egidio Vaz Ele foi enganado. Em conferências, trataram de lhe convencer que eram os melhores da pátria para aquele ministério. Esta a ficar claro que são taxistas apenas
Gosto · 3 h
Armenio Naene
Armenio Naene Porquê meu caro professor
Gosto · 3 h
Alvaro Guimaraes
Alvaro Guimaraes Caro Egidio Vaz nestas coisas ninguem engana ninguem. O que o PR viu EH O ESTADO NORMAL DAS COISAS ah muitos anos. Desde o tempo de Samora que isto esta assim. Como sair disto nao faco a minima ideia
Gosto · 1 · 2 h
Mulopwana Murrom'pwe
Mulopwana Murrom'pwe Isso chama eu de roubo
Gosto · 3 h
Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo Simplesmente uma vergonha. Colocar chefe de Estado a fio porque não tem chaves. É bizarro, mas ja não temos respeito e muito menos vergonha.
Gosto · 1 · 3 h
Josue Mucauro
Josue Mucauro Solução do zimpeto é dar aquela infraestruturas a gestão de um clube, pois, o estado ganhará dinheiro com aluguer ou o contrato que fizer com o clube, pois se ficar na gestão do estado, irá representar despesismo, foi assim após fim do mundial da África do Sul, as infraestruturas passaram para privados. As infraestruturas que ficam com estado é uma "dor de cabeça " é só ir vermos o mítico estado de Maracanã como está... Estamos a atirar a pedra para o gestor, mas esquecemos que aquela infraestruturas não produz dinheiro, para lá se jogar depende dos poucos jogos da seleção
Gosto · 3 · 2 h
Mulopwana Murrom'pwe
Mulopwana Murrom'pwe Não temos clube capaz de fazer uma gestão sustentável uma vez k o desportos MOCAMBIQUE não da receitas....
Nós precisamos sentar e começar do zero antes de gastar dinheiro no desporto. Está mau isso
Gosto · 1 · 2 h
Elias Langa
Elias Langa O dia que nos começarmos a jogar nas sexta e sábado a noite.vamos ter bons resultados.
Pablo Cesar Varela
Pablo Cesar Varela Inoperância ao mais alto nível!!
Gosto · 2 h
Benício Da Cruz Baulo
Benício Da Cruz Baulo Não era suposto que PQG e o PES com metas e indicadores claros fosse instrumentos de medição do desempenho dos membros do governo? Porquê o PR fica surpreso apenas nessas visitas relâmpagos? No dia-a-dia o que se discute Conselho de Ministros? Estas visitas estão enquadradas num plano com resultados concretos a curto prazo? Penso que estas questões são importantes, pois caso contrário estas visitas não irão dar em nada!
Gosto · 1 · 2 h
Bruno Morais
Bruno Morais Ilustres, a promiscuidade, nepotismo, amiguismo, lobes e esquemas de corrupção, escovismo e lambibotismo em detrimento da competência, habilidade, capacidade, responsabilidade, integridade, zelo e respeito começa desde o topo até a base e é Cultura partidária e institucional, os exemplos vem de sima, se não vejamos, nos tempos atrás para se nomear alguem para um cargo de chefia, apreciava-se seu processo individual para aferir suas habilidades, responsabilidade, se constava algo em seu desabono, experiência na área, sua avaliação de desempenho, formação e experiência na área que se pretende nomear e até se não existia alguma relação directa ou indirecta com quem pretende lhe nomear, todo esse trabalho era feito pelos RH e selecionava-se os potenciais elegíveis e o dirigente tomava decisão na base dessas informações mas por causa das pretensões de-se acomodar simpatias que carregam consigo incompetência, os dirigentes passaram a fazer essas indicações por sua conta e o papel dos RH passou a ser de um secretariado que apenas faz comunicar o despacho da indicação tomada, passou a ser normal um servente, com afinidades do dirigente virar chefe ou director de qualquer coisas o que se espera dessa Administração pública, que resultados se espera, afinal de contas, como os nossos Ministros, PCA, Governadores e demais chegam ao poder? O presidente ao invés de andar a passear aos corredores dos Ministérios deveria instigar aos seus pares qual foi o critério da nomeação daqueles por onde passa para aferir se tem competência para fazer a máquina funcionar ou não para depois exigir resultados, é por isso mesmo que alguns fogem com chaves emplena visita presidencial, só faz isso quem sabe que tem protecionismo. Tudo isso não passa de shofismo pra depois nos mandarem comer txeke
Gosto · 3 · 2 h
Oscar Titos
Oscar Titos penso que o nhusi esta fazer um bom papel vivendo a realidade nos ministerio e penso que isso e' louvavel,apesar de encontrar uma desordem e negligencia alojada e falta de zelo e competencia dos ministro do pelouro e os seu comparsas dito directores,que transformam o aparelho do estado dum covil de ladroes,dum centro de boladas,dum museu de ruina.A ma seleccao,o favoritismo,o nepotismo e a camaradagem sao as principais causas desses actos de vergonha que estao alojados dentro do teu,do nosso governo
Gosto · 1 h
Ernesto Armando
Ernesto Armando GESTOR DE LAMBA BOTAS
Gosto · 1 h
Chamane Calide
Chamane Calide Ontem o presidente desmontou o ministro e a vice-ministra da Juventude que em um país normal demitiam-se logo de seguida...palavras do presidente Nyussi"...quem tem acesso ao Conselho de ministros (eles os dois neste caso), sabe que a faixa etária dos condutores que tem acidentes é a faixa dos jovens...que a maior parte dos acidentes ocorrem no sábado de madrugada e no domingo de madrugada....que os jovens consomem alcool em excesso....os jovens fumam coisas impróprias...todos sabem porque essas questões nós falamos lá no conselho de ministros....o que é que fazem vocês patronos dos jovens para combater isso? não vejo um único programa virado para a juventude...nem um".... senhor presidente Filipe Jacinto Nyussi, meu camarada, o incompetente é aquele coitado ou aquela coitada lambe botas que nada entendem do assunto e só estão preocupados com os Mercedes, viagens e outras benesses ou quem lhes mantém lá? Depois desta constatação, camarada era só pegar no papel e na caneta e assinar um papel... Jovens para aquele lugar há muitos....aliâs o camarada disse ontem que " os jovens são a maioria da população"....o meu camarada tem poder para isso...ou não?
Gosto · 1 h
Manuel Arsenio Manuel
Manuel Arsenio Manuel Competente que protege incompetênte, é cúmplice!
Gosto · 1 · 1 h
Dionisio Felix Come
Dionisio Felix Come So me cria saudades do dedo de Samora a esta altura aposto um, so um ja teria servido de exemplo pra os demais copetentes incopetentes
Navalha Agnaldo Navalha
Navalha Agnaldo Navalha Pra ter juizo ele e os seus
Gosto · 1 · 30 min
Egidio João
Egidio João Cada ministro deve fazer à sua parte. Mas eu percebi que à culpa é do ministro que presta contas O governo. Como pode um edifício ter tantos problemas que o próprio ministro não saiba? Esse ministro faz mesmo visitas? À incompetência está também no ministro que superintende à área.
Elias Langa
Elias Langa Tudo começa no seu próprio governo. Deve começar com Mesquita? Tá para fazer dinheiro a custam do próprio estado.mola mais nada
Demoham Omatoran
Demoham Omatoran EU ESTOU BEM ASSIM, SEM MEDICAMENTOS, SEM AGUA, COM COLERA, ELECTRICIDADE DE VEZ EM QUANDO, ETC… DEIXEM-NOS TRABALHAR
Ilidio Da Silva
Ilidio Da Silva Um dos criterios e quiça um dos determinantes é ser membro do Partido FRELIMO, nao obstante se tratar de uma funcao tecnica e operativa. E consequentemente ser activo la na celula

Sem comentários: