quarta-feira, 8 de março de 2017

NEGOCIO DE GOVERNACAO.



Breaking News

Na mente dos frelimistas so cabe dinheiros/corrupcao. Mesmo entre eles.
Certa vez em meu comentario num post de Eduardo Domingos sobre a embriao campanha de angariacao da simpatia que o Atnasio Marcos vem realizando na camara Municipal da Beira, o Ilustre Domingos dizia que Atnasio nao tinha tanto dinheiro para gastar em acoes de caridades.
Entretanto, eu, com experiencia vivida, respondi lhe:
"Na frelimo, se nao mostra o seu poder monetario, nunca se candidatarias a um cargo. Pois para frelimo, governacao e um busness. Ou seja dinheiro faz dinheiro"
Entre varias ocorrencias de negocios governativas que comecam desde as nomeacoes de postos ministeriais e se estendem ate aos presidentes municipais, governadores e adminiatradores distritais, aqui hoje vamos trazer um exemplo e evidencias real e fresca de corrupcao interna que tem culminado com as indicacoes de governantes incompetentes.


ILHA DE MOCAMBIQUE. DO INFERNO PARA INFERNO.
Na Ilha, frelimo esta neste momento a vender (alias ja vendeu) a vaga de emprego a presidente do municipio.
No seio da frelimo, para se candidatar ao sensivel cargo do presidente da camara, nao precisa ter habilidades politicas, administrativas ou mesmo gozar da simpatia e conhecimento natural do terreno. Para os camaradas, o que mais funciona e dinheiro que depois se distribui entre os quadros graudos em numero muito limitado e dai ensetam a mobilizar seu apoio ate a manipulacao/
fraude dos resultados eleitorais.
Na semana finda, o actual presidente da Ilha o sr Gito Gimba, foi aprovado como o melhor cliente da vaga a presidencia que ja estava no mercado.
Ele comprou a vaga ao preco de 1.000.000 ( um milhao de meticais)
Neste montante ele dividiu e canalizou para as seguintes figuras dos gatunos:
>500 mil para o secretario distrital da frelimo.
>200 mil para secretario dist da OJM
>150 mil para secret distr da OMM
>150 mil para o presidente duma associacao muito influente na Ilha, ( Associacao e amigos da Ilha)
Como qualquer negocia tem regras, aqui tambem ha regras:
-- O cliente so tem direito a um mandato. Neste tempo o empossado ( caso ganhe) tera que fazer de tudo para alem de colectar de volta seu dinheiro, tambem arrecadar seus lucros.
-- nao ha devolucao em casos da perda. Etc.
De acordo com a fonte, e que desta vez os ilheus se arrependem porque venderam a vaga para o actual presidente ( foram pouco que participaram o leilao pois tinham medo de mortes ) e tido como autentico egocentrico e assassino.
Ate porque mandato corrente, ele ( Gimba) nenhum investimento trouxe senao a compra de um carro da agencia funeraria como forma de antecipar os enterros pois durante seu mandato, todo aquele que exigisse e atrapalhasse sua governacao era de varias formas silenciado na morte.
Com estas ganancias e negocios nas governacoes, portanto para o povo e uma utopia pensar que frelimo pode descentralizar ou entregar de bandeja a renamo uma governacao pla qual e tao sedenta que ate em tempos de treguas apoderam de pequenos espacos sedes ( delegacoes da renamo) e matam a luz do dia seus adversarios ( depois aparecem em orgaos de comunicacao apelando falsamente aos cidadaos acoes e palavras que contribuiem para a Paz, enquanto de Paz frelimo nao faz nenhuma acao ) por estes governantezinhos que compraram vagas sustentados pela ala radical frelo, pois tem medo do futuro porque nao tem competencias nem politicas muito menos profisaionais.

Be Focus

Novo Combatente De Moz No Municipio de Maputo Eneas Comiche nao foi eleitos nas eleicoes internas porque dificultava a vida dos camaradas apesar de ter projectos para o beneficios dos municipes, decidiram afasta-lo e colocaram o incompetente David Simango que nao foi capaz de derrotar Eduardo Namburete da Renamo e foi humilhado pelo jovem Venancio Mondlane do MDM. Mas sentindo a vergonha de o Presidente viver numa Cidade governada pela oposicao, fizeram fraude e o incompetente David Simango ganhou. Um homem sem discurso, sem ideias e incompetente.
Gosto · 2 · 2 h

Ernisio Comandar Alguineiro foi k eu xtive pensar! nomeiam as pensoas em cargos superiores d chefias por negocios. muito menos em questoes governamentais, n importam k o povo xta sofrer, 100 comida pra cmer nem ropa pra vestir, por falta d acesso a emprego. tendo academicos licenciados, profissionais bm adequados no centro e norte d país. mais leva tecnicos n sul pra gerir ax áreas, i nôs nativos cm diplomas nã. qui pena meu país... Mais cm a RENAMO tudo isso muda 100 sombra d duvida.
Gosto · 1 · 4 h

Joana Simeao Ntelela Conheço este cara é estranhamente ambicioso e ...
Gosto · 1 · 3 h

Rahimo Samuel Poxa afinal é o que a contece pra concorer como candidato?
Gosto · 1 · 7 h


Simone Tazondiwa Muito triste

Novo Combatente De Moz Hehehehehe Pela primeira vez concordo com Unay Cambuma, a Frelimo nunca vai deixar a Renamo governar nem uma localidade. A luta tanto da Renamo assim como do MDM deve ser no sentido de se mudar a actual Constituicao da Republica para que ate proximas eleicoes todos Distritos sejam municipalizados e que os Governadores Provinciais sejam eleitos. Concordo igualmente que para ser candidato da Frelimo tem que ter dinheiro, nao nos esquecemos tambem no tribalismo. A Frelimo perdeu Nampula e Gurue porque os candidatos nao reuniam consenso do povo, eram incompetentes e foram escolhidos no partido com base nestas qualidades negativas.

Livaningo Tembe So pode ser verdade, o exemplo disso esta na presidencia. como chegou la? como enfrentou os contornos de toda caminhada ainda candidato? nunca houve transparencia.
Gosto · 1 · 4 h

Gosto · 1 · 6 h

Novo Combatente De Moz Sinto muito ao jovem Antanasio Marcos. Houve indinheirados e outros com um curriculo invejavel mas foram derrotados retumbatentemente na Beira. Os Beirenses sao os melhores democraticos do Pais nao vao cair em tentacao... A ser verdade que pretende candidatar-se para disputar Beira com um politico de tamanho de Daviz Simango vai colher uma mao cheia de nada. Para ser politico tem que ter carisma e credibilidade.
Gosto · 1 · 2 h

Chin Jao Concordo com a explanaçao

Fireston Guidione Os tipos levam os incompetentes para serem chefes....porraaaa......


Shandu Langa Langa Max k chato,!!afinal?


Barcelino Horacio Esses gajos!

Valdo Victor E verdade?


Prometi falar do INAC. Iremos em partes:

Hoje vou apresentar o "Desabafo de um Lesado"

Quis abrir um estúdio de produção e venda de produtos audiovisuais. Na parte do som, não encontrei grandes dificuldades, pois o Departamento da Cultura da Direcção Provincial de Educação, Cultura,.. estava nisso interessada e achou um meio de ajudar a promoção e massificação de "produtos" culturais. Mas como tinha a componente visual orientaram-me para o INAC (Instituto Nacional de Audiovisuais e Cinema). la fui.
Aqui sim, encontrei os sangue-sugas: vai; volta amanha; vai fotocopiar isto, mas tem que ser em tal sitio; não essa fotocopia não serve, vai fazer onde no's te indicamos. E coisas assim por diante.
Mesmo assim fui aturando. Depois de pedir e receber os pareceres dos principais envolvidos requeri a vistoria. Quase todos queriam "comer", mas não e' assim como tenho trabalhado. Quiseram reprovar o projecto mas não tinham fundamento para fazê-lo, foi então que foram fazendo arranjos ate dizer que a aprovação seria condicional. Pois nada fiz o que haviam recomendado e voltei a chama-los. Desta vez só vieram os do INAC, as outras instituições não se fizeram presentes e disseram que estava tudo O.K.
Por questões de outra índole ausentei de emergência por algum tempo. quando regressei fiz-me de novo ao INAC e apenas cheguei apressaram-se a dizer: "Sua Licença saiu, mas desapareceu nos arquivos de nosso colega que faleceu a alguns dias". Pedi o numero da licença e disseram que nao se lembravam. Foi então que entrei com a direcção nacional do INAC através de contactos fornecidos desde Maputo. Diligencia em diligencia consegui entrar em comunicação com o senhor Djalma Lourenço, director nacional. Este pediu que lhe enviasse as copias de todos os papeis, mas so quis que fosse por Fax _ e quanto custo!
Depois de tudo já não era fácil entrar em contacto com o senhor Djalme: nunca atendia as chamadas. Pus-me a chamar insistentemente a secretaria do INAC ate que, certo dia, ousaram passar o telefone ao senhor Djalma. Notei que ficou surpreso (pela entoação de sua voz) quando que soube que era eu quem estava ao telefone. Acabou despachando que estava tudo em ordem e seria questão de dirigir-me a direcção regional norte e entrar em contacto com o senhor Jerónimo Afonso.
La fui, mas quando cheguei este pós-se a dizer que eu não sabia falar. Eu disse que-lhe que a língua portuguesa não era nossa, mas ele disse-me que não se referia a articulação do idioma, mas sim a saber falar como homem. Insisti que não percebia e le disse abertamente que tinha que lhe fazer comer. Acabei com o assunto por ali, mas lhes esclareci que o governo deles deveria cair por não respeitar o cidadão. Responderam-me quase em uníssono: "So por um cidadão cair um governo"?
Sera' que sou o único cidadão lesado por esse governo?


(Continua)

Comentários

Simao Marcelino Quando irá acabar isso?

Armando Pangane Xtams cada vez maís no inferno por causa deste governo dos tolos

Gildo Afonso É penas que o nosso povo manipulável com coisas mesquinhas do tipo: capulanas, bonés, camisetas, panfletos, 1 barra d sabão e ou 1 kg de arroz. O nosso parvo povo não sabe a importâmcia do "voto". Por mim, unidos, já deviamos mudar este famigerado e corrupto "governo".
Gosto · 1 · 1 h

Moises Mate Infelismente eu sei de tudo k o sr falou aki,eu tambem ja fui vitima desses bandidos!
Este governo ja me fez dançar pra sair o dispacho de alvará da minha senhora,eu trabalho fora de Moz e quando eles me viram sentiram o xeiro de muito dinheiro,em cada porta k entrava era cobrado mais de 10 mil mt! Mais a taxa legal de 150 mil mt. Acabei desistindo e contei a minha xtoria a minha cunhada k o irmao é presidente de conselho municipal da minha cidade.
Ela me levou directamente pra o gabinete dele,o facto curioso eki lá todas as voltas foram canceladas e nem paguei os 150 mil exigidos por lei,em menos de 5 dias saiu o alvara da minha senhora e troxeram na minha casa. Kem nao tem familiar no governo paga tudo e as vezes nao consegue alcançar os seus objectivos,kem tem familia nao paga nada mesmo oki xta xtipulado por lei e consegue oki precisa em menos tempo sentado na sua casa. Quantos cidadaos k nao tem familia no xtado? Nao é a maioria?
Esse é um governo falido sem respeito com os municipes.

Rosario Armando Domingos Zal Papa! Eu calei...
Gosto ·

Sem comentários: