sexta-feira, 3 de março de 2017

Investigadores confirmam vala comum com bebés em antigo orfanato católico na Irlanda


Suspeitas tinham sido levantadas em 2014. Restos mortais encontrados serão de quase 800 crianças, enterradas com idades entre as 35 semanas e os três anos, durante a década de 1950.


Cruz assinala vala comum em Tuam, Irlanda
Foto
Cruz assinala vala comum em Tuam, Irlanda LUSA/AIDAN CRAWLEY

Foi descoberta uma vala comum com restos mortais de recém-nascidos e bebés nas imediações de um antigo convento irlandês, confirmaram nesta sexta-feira os investigadores no terreno. Terão sido ali enterrados cerca de 800 crianças.


Segundo relata o Guardian, as escavações realizadas no local onde funcionava a congregação de Bon Secours, gerida por uma ordem católica de freiras, na cidade de Tuam, condado de Galway, permitiram descobrir uma estrutura subterrânea com 20 câmaras contendo “quantidades significativas de restos mortais humanos”, explicaram os investigadores ao diário britânico.
Efectuadas já algumas das análises de ADN, sabe-se que as idades dos cadáveres encontrados se situam entre as 35 semanas e os três anos, sendo que foram enterrados nos anos 1950. A congregação, que foi encerrada em 1961, funcionou durante grande parte da sua existência como uma casa de acolhimento para órfãos e filhos de mulheres solteiras, que eram separados das suas mães e permaneciam sob alçada das freiras até que fossem adoptadas.
As suspeitas vieram à tona em 2014, levando o Governo irlandês a formar uma comissão responsável pela investigação, que foi iniciada pela historiadora Catherine Corless. A historiadora assegurava na altura que tinha descoberto restos mortais de 796 crianças, enterradas numa vala comum, sem lápide nem caixão. Apesar de a população local ter conhecimento da existência dos restos mortais, acreditavam que estes pertenceriam, na sua maioria, às vitimas da fome que devastou a população da Irlanda Ocidental no século XIX.
Por essa altura, estava já em marcha uma campanha de angariação de fundos com vista à construção de um memorial com o nome de cada recém-nascido ali enterrado. Os líderes católicos de Galway garantiram que desconheciam que tantas crianças tinham morrido e sido enterradas naquele orfanato e comprometeram-se a ajudar na construção do memorial.
As conclusões agora anunciadas confirmam não só as suspeitas levantadas em 2014 como acrescentam mais um capítulo no historial de práticas deste género nas instituições religiosas na Irlanda no início do século XX.
Dentro dos muros dos conventos e asilos, a violência funcionava, em simultâneo, como punição e forma de redenção, como revelou o inquérito concluído em 2013 às Lavandarias de Maria Madalena, uma rede de albergues onde milhares de raparigas que tinham sido mães solteiras, que eram órfãs ou simplesmente vistas como namoradeiras foram durante décadas sujeitas a trabalho escravo, violência física e psicológica.
Tal como as lavandarias, as casas para as mães solteiras eram geridas por ordens religiosas, que recebiam financiamento do Estado (um tanto por cada cabeça). No caso de Tuam, foram as irmãs do “Bom Socorro”, uma ordem nascida durante a Revolução Francesa para acorrer a enfermos e inválidos e que no início dos anos 1920 foi encarregada pelas autoridades do condado de Galway de tomar conta de dezenas de “filhos do infortúnio”, como lhes chamou um jornal local.
António Magarreiro
António Magarreiro Há muita coisa que o artigo não esclarece, como por exemplo se as crianças "existiam" nos registos, se os óbitos foram declarados, se as autoridades irlandesas acompanhavam os processos, se as mortes foram naturais e mais um rol de dúvidas que ficam por esclarecer. No entanto, o serem enterradas sem quaisquer identificações levanta muitas dúvidas quanto à legalidade. E, caramba, não estamos a falar da idade média, estamos a falar na segunda metade do século vinte na década em que eu próprio nasci, e que em Portugal já havia muito controlo nestas matérias.
Gosto · Responder · 14 · 9 h
Andreia Mendes
Andreia Mendes Isso deve ser a investigação que a polícia está a fazer... Não me parece que consigam, para já, atribuir ossadas a nomes...
Gosto · Responder · 2 · 9 h
San Christine
San Christine O mais certo é que não eram registados... pois as mulheres grávidas não casadas eram enviadas para estas casas de trabalho para serem esquecidas pela família, a igreja por sua vez ora vendia os bebes, ou enterrava os que morriam ou seguiam para orfanatos. As casas magdalene como eram chamadas é um assunto meio tabu na Irlanda pois a última fechou em 1995!!!! Escravidão, trabalhos forcados e crianças que desapareciam eram o pão nosso de cada dia
Gosto · Responder · 11 · 9 h
Art Lopes
Art Lopes Já tinha lido sobre isto antes ... Uma vergonha, uma vergonha que envergonha a igreja católica (sendo eu católico.. Depende do que a igreja católica faça a seguir para defender inocentes ) mas sobre a qual a hierarquia da igreja católica pouco disse
Este escândalo tem anos .. a igreja pouco tem feito para ajudar na resolução disto
Gosto · Responder · 8 · 10 h · Editado
Tiago Barbosa
Tiago Barbosa Envergonha porquê? Você sabe alguma coisa que queira acrescentar à investigação. É que eles não estão a acusar ninguém!!!
Gosto · Responder · 6 · 10 h · Editado
Art Lopes
Art Lopes Envergonha a igreja ter deixado morrer centenas de crianças 
Tiago Barbosa 
São dezenas de anos ...dezenas, onde é que a igreja tem ajudado a resolver isto??? Onde??? Apesar da polícia e a justiça irlandesa ter provas.. porque a igreja (a católica.. pa
ra a qual até desconto, não apresenta factos que me façam acreditar na boa vontade??) não ajuda a desmascarar os culpados?? 
Basta deixar as maçãs podres de fora e a igreja não tem nada a temer
Gosto · Responder · 2 · 10 h · Editado
Tiago Barbosa
Tiago Barbosa Concordo e acredito que a igreja católica teve também a sua mancha negra na história, tempo da inquisição, antigo clero...etc. Eu apenas estou a saber agora deste caso. E pelo que li apenas se trata de crianças daquela instituição que morreram numa época de elevada mortalidade infantil. A questão aqui, que pode condenar a igreja por enquanto, tem a haver com facto deles não terem feito nada para dar uma "lápide" aos restos mortais.
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Art Lopes
Art Lopes Tiago Barbosa
Eu também sou católico.. e falei só sobre esse caso.. o problema é que mesmo apesar da elevada mortalidade infantil ..ali foi exagerado
Gosto · Responder · 10 h · Editado
Tiago Barbosa
Tiago Barbosa Essa de descontar não entendi. A igreja não obriga ninguém a dar.
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Tiago Barbosa
Tiago Barbosa Art Lopes essa também dos 800, para isso tinham de encontrar pelos menos 800 crânios. Acho que esse esse numero não é certo.
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Art Lopes
Art Lopes Tiago Barbosa 
Eu não estou contra si nem contra a igreja...estou contra o encobrir o que se passou na Irlanda...é diferente
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Tiago Barbosa
Tiago Barbosa Aqui em Portugal, paga-se mas não é obrigatório que são os direitos paroquiais que não estou em erro é um dia trabalho. É óbvio que a religião não é imposta podemos ser laicos.
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Art Lopes
Art Lopes Tiago Barbosa 
Como lhe disse, eu não estou contra si ...eu estou em zurique e como católico pago directamente, é obrigatório ao declarar a minha religião (não me arrependo.. a igreja faz coisas boas) .. só falei neste caso em particular
Gosto · Responder · 1 · 9 h · Editado
Eulália Santos Barroca
Eulália Santos Barroca Tiago Barbosa, não sei se reparou mas o artigo refere também, que esta descoberta veio confirmar suspeitas antigas, relativas a práticas em instituições religiosas católicas que de cristãs nada tinham. Na verdade nada tinham de humanas. Portanto, o que aqui está em causa é muito mais do uma "simples" falta de lápides.
Gosto · Responder · 5 · 9 h
Lígia Maria Vitória
Lígia Maria Vitória Sim, em meados do seculo passado havia muita mortalidade materno infantil. Felizmente o serviço nacional de saúde, também lá, mudou tudo.
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Ângelo Do Carmo
Ângelo Do Carmo Aaaah mas os muçulmanos é que são maus. Nós católicos somos bons. Somos respeitadores e integros. Valorizamos a vida e o caráter. Esta notícia só pode ser falsa.
Gosto · Responder · 14 · 10 h
Guilherme Malagueta
Guilherme Malagueta Tens tanto de católico como de inteligência
Gosto · Responder · 2 · 10 h
Ângelo Do Carmo
Ângelo Do Carmo Obg. Vou apontar a sua opinião ali no meu rolo de papel higiénico... 😉
Gosto · Responder · 2 · 10 h · Editado
Guilherme Malagueta
Guilherme Malagueta Aproveita o rolo de papel higiénico para limpares a boca que fica suja com o que sai de lá
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Ângelo Do Carmo
Ângelo Do Carmo Já toda a gente percebeu o seu nível de inteligência. Não precisa de insistir. 😂😂😂
Gosto · Responder · 10 h
Guilherme Malagueta
Guilherme Malagueta Vai buscar outro rolo que esse está no fim 😂😂
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Ângelo Do Carmo
Ângelo Do Carmo É o suficiente para apontar a opinião de uma pessoa tão básica. Não se preocupe.
Gosto · Responder · 10 h
Guilherme Malagueta
Guilherme Malagueta Para limpares a m3rda que te sai pela boca burro!
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Ângelo Do Carmo
Ângelo Do Carmo Obg por descer o nível da conversa para o nível da sua inteligência. 🙍
Gosto · Responder · 10 h
Almerindo Prudencio
Almerindo Prudencio Infelizmente o português tem que ser castigado, para aprender a respeitar.
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Ângelo Do Carmo
Ângelo Do Carmo 😂😂😂
Gosto · Responder · 9 h
Guilherme Malagueta
Guilherme Malagueta A tua amiga chegou para te ajudar
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Filipe Alexandre Silva
Filipe Alexandre Silva O javali do Carmo, como bom xenófobo que é, odeia bater contra o muro da realidade.
Gosto · Responder · 9 h
Ângelo Do Carmo
Ângelo Do Carmo Guilherme Malagueta, tens um prazer sádico em fazer figura de urso... mas cada um é feliz à sua maneira. Nada a opor. 😂😂😂
Gosto · Responder · 9 h
Ângelo Do Carmo
Ângelo Do Carmo Filipe Alexandre Silva, o meu comentário só mostra xenófobia, para quem demonstra ignorância e não entende o sarcasmo do meu comentário. Mas ok... boa noite. 🙂
Gosto · Responder · 9 h
Guilherme Malagueta
Guilherme Malagueta Javali é elogio
Gosto · Responder · 9 h
Ângelo Do Carmo
Ângelo Do Carmo Quanto mais me bates, mais eu gosto de ti...
Gosto · Responder · 9 h
Laura-Ana Silva Rodrigues
Laura-Ana Silva Rodrigues Nenhuma instituição defende princípios...Defende valores monetários... é tão simples quanto isso, tão monstruoso quanto isso...A moral é uma variável societária, a ética é uma postura independentemente das variáveis....
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Emanuel Gaspar
Emanuel Gaspar Sempre a mesma conversa, 200/500 anos e ninguém aprende. Nem imaginam o dinheiro que rola ao redor dos mitos anti católicos, é uma industria bilionária em filmes, revistas, em jornais revistas, etc etc etc. Ja é tradição iluminista ateistica e outra mais antiga do lado protestante. Se o pessoal estudasse mais um pouco e soubesse das coisas seriamente, mandava o publico à merda com artigos destes.
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Jose Delgado Machado
Jose Delgado Machado Não tem problema não, a esta hora o nosso senhor já está a cuidar delas. rsrsrs Até porque vindo isso da igreja católica não é admiração nenhuma. Basta perdermos algum tempo e ler sobre a história da igreja católica desde o tempo do Imperador Constantino. rsrsrs
Gosto · Responder · 3 · 10 h · Editado
Vitor Francisco
Vitor Francisco Nos "Invalides" em França encontraram muitos mais, mortos no tempo da peste negra.
Gosto · Responder · 3 · 11 h
Vera Monica Teixeira
Vera Monica Teixeira Se calhar morreram de peste! Não têm nada haver com o caso.
Gosto · Responder · 4 · 10 h
Vitor Francisco
Vitor Francisco Vera aquilo é uma ilha, se calhar a peste não chegou lá, mas só quis dizer que antes de lançar estas coisas, no seguimento do anticatolicismo, deviam estudar o assunto, que macaquinhos na cabeça já as pessoas têm muitos
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Carlos Teixeira
Carlos Teixeira A religião é a maior hipocrisia do Mundo. Cada vez mais me convenço disso !!!
Gosto · Responder · 6 · 9 h
Liliana Fino
Liliana Fino Foi presisamente por isso que deixei de acreditar em Deus e na igreja...
Gosto · Responder · 1 · 9 h
Isabel Oliveira
Isabel Oliveira Parece filme mas nao é! Real como a hipocrisia da santa madre igreja...
Gosto · Responder · 3 · 11 h
Mónica Alves
Mónica Alves " Philomena" ... Basta ver este filme e já temos uma pequena ideia. 😢😢😢
Gosto · Responder · 5 · 10 h · Editado
Maria Teresa Spinola
Maria Teresa Spinola Estava a pensar mesmo nesse filme e já alguém o teria referido. Está lá muito bem retratado o qua acontecia às adolescentes que engravidaram e às suas crianças.
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Cláudia Soares
Cláudia Soares as irmãs de Maria Madalena, outro filme sobre a temática
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Lígia Maria Vitória
Lígia Maria Vitória Nunca ouviram falar na roda dos expostos? Era o controlo da natalidade na Europa há uns séculos. Felizmente a EUROPA progrediu...
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Maria Capucho
Maria Capucho Grande Igreja católica. Aquela que tantos adoram e que mais crimes cometeu!
San Christine
San Christine 35 semanas de gestação * Ao menos copiem correctamente
Gosto · Responder · 7 · 11 h · Editado
Rosa Azevedo
Rosa Azevedo Notícias muito tristes senhor tenha piedade dos nossos irmãos coisa mais triste...
Gosto · Responder · 9 h
Olímpia Fernandes
Olímpia Fernandes A dor que sentimos ao.ler coisas desta gravidade só pode ser amenizada se soubermos quem fez, com que motivação, sob a conivência de que hierarquias, e que a Igreja assuma a responsabilidade e faça por eliminar todos os crimes a coberto da Casa de Deus.
Gosto · Responder · 10 h
Laurinda Galrinho Cordeiro Romeiras
Laurinda Galrinho Cordeiro Romeiras Ha um filme magnífico sobre um caso assim Philonema e de ver aliás foi aos Oscares de ha3 ou 4 anos
Gosto · Responder · 2 · 9 h
Ana Ramos
Ana Ramos Vejam "Philomena"
Gosto · Responder · 6 · 11 h
Yolanda Loureiro
Yolanda Loureiro Estes paises onde ha certas hipocrisias relacionadas com religiao sao assim. Varrem os problemas para debaixo do tapete
Gosto · Responder · 10 h
Belem Pinto
Belem Pinto estas noticias da-me uma raiva um ódio..k Deus me me perdoe k as vezes nem sei k religião tenho..
Gosto · Responder · 9 h
Magdalena Aguiar
Magdalena Aguiar E no entanto, querem obrigar as mulheres a não fazerem abortos. Lá está o fetiche da grande maioria dos seres humanos: mandar nas vidas dos outros mesmo fazendo coisa e tendo atitudes que querem proibibir a outras pessoas!
Gosto · Responder · 9 h
Miguel Araujo
Miguel Araujo impotencia e vergonha dos seres humanos....e o que sinto
Gosto · Responder · 1 · 10 h
Júlia São Marcos
Júlia São Marcos Crime maquiavélico! Santas freirinhas!
Gosto · Responder · 8 h
Pedro Carvalho
Pedro Carvalho pela vida, pelo cristo, etc etc.
Gosto · Responder · 1 · 11 h
Renata Lameiras
Renata Lameiras Orfanato católico??!!!😮ninguém diria...
Gosto · Responder · 1 · 8 h
Ana Fernandes
Ana Fernandes Como espécie também evoluímos....
Gosto · Responder · 10 h
Rita Gomes Pimenta
Rita Gomes Pimenta Faz me lembrar os asilos de madalena na irlanda...
Gosto · Responder · 1 h
Margarida Brites
Margarida Brites Que triste mundo!
Gosto · Responder · 10 h
Hélio Silva Cancio
Hélio Silva Cancio Religião coisa linda
Gosto · Responder · 8 h
Franny Mulaza II
Franny Mulaza II que trágico
Gosto · Responder · 11 h
Maurício Correia
Maurício Correia Vamos partilhar e dizer Ámen.
Gosto · Responder · 9 h
Ceu Santos
Ceu Santos Monstruoso
Gosto · Responder · 9 h
Pedro Manuel
Pedro Manuel Adoro estas notícias, lol!
Gosto · Responder · 10 h
Romi Pinto
Romi Pinto Que horror
Gosto · Responder · 1 h
Candida Moutinho
Gosto · Responder · 8 h
Maria Pinto
Maria Pinto Pouca vergonha...

Sem comentários: