quinta-feira, 2 de março de 2017

A REVELAÇÃO DE UM EQUÍVOCO POLÍTICO: Eliseu Machava, Secretário-geral da Frelimo

No dia em que a Assembleia da República abria-se para mais uma sessão, a bancada da Frelimo reuniu-se com o Presidente do partido e respectivos órgãos para mais um exercício de alinhamento concertação. Foi nesta reunião que se ouviram palavras de encorajamento daqueles deputados à liderança do Partido. De entre as tantas, a que mais captou a atenção foi a “reentronização de Nyusi para mais um mandato; até 2024” feita por Eduardo Mulémbue, antigo Presidente da Assembleia da República. Nos dizeres de Mulémbue, o Presidente Nyusi “é e será o nosso Presidente até 2024” sugerindo que dentro da Frelimo, não haviam dúvidas de que o Presidente Nyusi era até hoje o melhor candidato para o partido e que, devido ao seu desempenho como Presidente da República, não restam dúvidas que vencerá as eleições presidenciais de 2019. Este sentimento não é novo nem foi Mulémbue o único a expressá-lo publicamente. Alberto Chipande, veterano da luta armada de libertação já teria afirmado isso na Beira em 2016; no último dia da última reunião do comité central, eu vi dísticos das províncias de Tete, Inhambane, Gaza e Cabo Delgado, sugerindo Nyusi como presidente da Frelimo e do país por “longos anos” – e por longos anos significam pelo menos dez.
Sucede que um dia depois, o Secretário-geral da Frelimo, Eliseu Machava afirmou perante as câmaras da televisão que “a Frelimo se distanciava das afirmações do Camarada Mulémbue”, inter-alia, que “o que ele disse não passava de opiniões pessoais”. EIS AQUI UM EQUÍVOCO REVELADO!
• Filipe Jacinto Nyusi é Presidente do Partido Frelimo;
• Eliseu Machava é secretário-geral da Frelimo;
• Os deputados da Assembleia da República são membros do Partido Frelimo;
• Quando Mulémbue afirmou que Nyusi seria o presidente da Frelimo e do país até 2024 a sala vibrou de alegria em sinal de unanimidade e consenso e apoio as falas de Mulémbue. E o Camarada Machava estava lá na sala. Vimos pela TV deputados aplaudindo e ovacionando as falas de Mulémbue!
• Não houve ninguém que de seguida tratou de corrigir em sede própria às falas do Eduardo Mulémbue muito menos o Cda Machava.
• Vi um abraço efusivo entre o Presidente Nyusi e Mulémbue!
Entendo que, querendo interpretar as palavras do Secretário-geral da melhor forma, ele queria dizer o seguinte:
“Apesar de o país e a Frelimo estarem contentes com o desempenho do Presidente Nyusi; apesar de este ser o sentimento dos membros da Frelimo, não devemos tirar o gostinho de esta confirmação ser carimbada pelos órgãos próprios. Eu também estou convicto que o Presidente Nyusi será o nosso presidente até 2024, porém isso fica entre nós”.
Essa seria uma forma menos cáustica de dizer a mesma coisa. Da forma como afirmou, reavivou muitos fantasmas, incertezas e confusão no seio dos membros.
Mas dizer que “o que o Cda Mulémbue afirmou é da sua inteira responsabilidade; que a Frelimo distancia-se dele” revela não só incompetência no domínio da retórica política; o Cda Machava revela também que está “amarrado” à várias agendas e várias correntes de luta pelo poder ao ponto de não conseguir geri-las da melhor forma. Ou seja, não quer se comprometer com ninguém: nem com o actual Presidente, que é seu chefe muito menos com qualquer grupo de interesse que eventualmente esteja a preparar-se para impedir o segundo mandato do PR. E isso é mau, principalmente quando no dia-a-dia está ao serviço de uma visão e orientação de um presidente que é seu chefe: Filipe Jacinto Nyusi. Não existe melhor demonstração da traição como essa.
A referência ao Partido Frelimo que “se distancia das falas de Eduardo Mulémbué” é também reveladora de um mal-estar assombroso. Revela que ele anda conversar com correntes anti-Nyusi, que ele as considera como “verdadeira Frelimo”. Mas eu ainda preciso de conhecer essa “verdadeira Frelimo”, pois os grupos de pressão mais fortes e dominantes foram os mesmos que garantiram a transição tranquila de poder desde a independência e são os mesmos que endossaram Nyusi desta vez. Ora, com quem o Cda Machava conversou na noite anterior a ontem (01-03-207) para chegar a conclusão de que a FRELIMO não se revela nas falas de Mulémbue? Certamente com ninguém ou com alguns; porém, com nenhum órgão da Frelimo. Qual é a directiva que deliberou a não recandidatura de Nyusi? Nenhuma; até porque isso irá acontecer nos próximos meses. O que impede ao Presidente Nyusi renovar o mandato? Nada, até porque isso será confirmado nos órgãos apropriados. As pessoas são proibidas de apoiar um candidato? Não. Ora, o que leva ao Cda Machava afirmar EM NOME DA FRELIMO que “se distancia das falas de Mulémbue”, que se revelou apoiante da ideia e obteve a ovação da sala? A resposta é simples: só pode ter alguém em mente, se não tiver sido mera incompetência linguística.
E a minha conclusão é que o Senhor Eliseu Machava equivocou-se duplamente: primeiro, devido a sua incompetência linguística e segundo, pelos maus cálculos que fez. O certo é que não se trata de um verdadeiro “lapsus linguae”. Esta é uma revelação atávica; um exprimir inconsciente do que sempre pensou!

Sénio Duarte Canga
Sénio Duarte Canga Quero ser aluno a distância de análise política
Paz GuilhermePaz Guilherme Kkkkk "um exprimir inconsciente do que sempre pensou" gosto!!!!!
Fernando Costa
Fernando Costa Falou em nome próprio. Não como SG! Vai ser esta versão que acabará por vingar.
Na verdade em muitas situações, os dirigentes partidários de todos os quadrantes e até governamentais, deviam consertar mais e falar apenas o essencial. Dar tiros nos próprios pés passou a ser um hoby político. Depois ficam mancos..
2 · 2 saat
Kaldır
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkk
Kaldır
Egidio Vaz
Egidio Vaz Dá pena.
Kaldır
Letras Machel
Letras Machel O mesmo fez o PM relativamente a Empresa TCM que amealhou 20 milhões do INGC. Não é o primeiro caso, já aconteceu com Chipande, Paunde entre outros. Chego até a pensar que seja uma estratégia de medir a sensibilidade do povo relativamente à ideia.
Kaldır
Júlio Mutisse
Júlio Mutisse Eliseu Machava...
Paulo Awade...
Algum paralelismo?
1 · 2 saat
Kaldır
Egidio Vaz
Egidio Vaz Kkkkk. Siameses
Kaldır
Edy Tsakane
Edy Tsakane E eu nem lhe sinto como SG do partido. Não tem calibre este, e em todos domínios.
1 · 2 saat
Kaldır
Sura Rebelo
Sura Rebelo Esta garantido isso de ser presidente republica ate 2024?
Kaldır
Egidio Vaz
Egidio Vaz Atente ao contexto. Trata-se de um endorsement. Wishful thinking. Qualquer um pode organizar-se para tal. Isto dentro das organizações.
Kaldır
Sura Rebelo
Sura Rebelo Estava pensando nas "garantias"
1 · 2 saat
Kaldır
Efraimo Neves
Efraimo Neves O game está violento, ainda vai correr muita tinta nos bastidores até ao congresso. justo agora que o presidente já começou a mostrar serviço, lançando sinais claros de que a paz está para breve
2 · 2 saat
Kaldır
Sura Rebelo
Sura Rebelo Agora o sr Eliseu é incompetente linguisticamente??
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Quando tratas o Secretário da Frelimo reiteradamente de Camarada, fico preocupado. Mas ok...já era de prever que o Machava tinha de ser enquadrado, afinal ele não é bom de retórica.
Não admira se mesmo assim, "pedirem" ele pra vir "de novo" dizer BEM o que ele queria dizer. Eheheh
3 · 2 saat
Kaldır
Sura Rebelo
Sura Rebelo Será incompetencia linguistica ou faltou florir?
Kaldır
Egidio Vaz
Egidio Vaz Cda, é assim como se tratam. É esse o seu formalismo.
Kaldır
Sura Rebelo
Sura Rebelo Spirou Maltese preocupado? Kikiki
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Vaz sei. Eheheh deixemos
2 · 2 saat
Kaldır
Cremildo Juvenal
Cremildo Juvenal Caro Spirou nao vejo motivo para tua preocupacao quanto ao uso da expressao camarada, pois este termo é sobejamente conhecido como sendo a forma de tratamento no partido em que se esta aqui a falar...Para alem de ser uma palavra que foi "adonada" pela Frelimo é uma especie de identificacao comum no seio deles evitando titulos como Dr,Dra por ai fora. O foco da abordagem do EV está na unanimidade do partido face ao possivel candidato e a interpretacao equivocada da mensagem do camarada Mulembwe pelo SG Machava.
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Já disse deixemos. Universos paralelos aqui. Eheheheeh
1 · 1 saat
Kaldır
Sura Rebelo
Sura Rebelo Paralelos nao se cruzam kikiki
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese ah ahnnn
Kaldır
Yan De Narvik Milange
Yan De Narvik Milange " O certo é que nao se trata de um verdadeiro Lapso Linguae. Essa é uma revelaçao atavica; um exprimir incosciente do que sempre pensou " Egidio Vaz
Kaldır
Juma De Alzira Paulo
Juma De Alzira Paulo Nao intendo Nada de politica,por isso vou comer TSEKE... 😀
2 · 2 saat
Kaldır
Custódio João Sabonete
Custódio João Sabonete Ficou a nu a existência de pretensas alas no seio do glorioso e, também a imaturidade do camarada Machava.
Kaldır
Gitandra Valoyi
Gitandra Valoyi Boa leitura!
Kaldır
Andaque Albino Pamutando
Andaque Albino Pamutando Concordo consigo, Egidio Vaz, o Eliseu Machava, disse duma forma inconsciente o que sempre pensa.
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Não vejo erro nisso: os pronunciamentos de Mulembwe, apesar de refletir vontade da maioria dos membros do partido, fe-lo a título pessoal.

Em última análise essa função de confirmar ou não um candidato, e da responsabilidade dos órgãos do partido e não de membros individualmente.

Mais do que isso, o Cda Eliseu Machava quis frear possível mal entendido, pois, ao deixar que esse discurso ou vontade individual seja replicado pelos membros a vários níveis, seria a reedição do famoso processo de eleição do actual Presidente em que FCP afirmara/impusera FJN como candidato único por via disso, excluir os demais com condições, querendo, concorrer.

Por isso, na minha óptica Eliseu Machava fez uma intervenção que se impunha para separar as águas: quem confirma candidatos sãos os órgãos do partido e não o contrário.
4 · 2 saat
Kaldır
Egidio Vaz
Egidio Vaz EU também concordo com a intenção de Machava. Mas discordo com a FORMA e a fraseologia. É isso que tentei chamar atenção na minha intervenção. As falas de Machava podem e estão a levantar multiplas interpretações. Não deve ser essa a função de um lider político, o de levantar duvidas, fofocas e interpretação diversa
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Estamos juntos. É a tal questão/doença que enferma as nossas instituições: comunicação.
Kaldır
Paulino Da Fonseca Fanheiro
Paulino Da Fonseca Fanheiro Essa é a leitura que fiz das palavras de Machava. Não fechar as portas aos outros... ou seja que o Nyussi seja legitimado pelos restantes membros em fórum próprio... falou muito bem consciente...
1 · 1 saat
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Até pode ser estratégia. A Frelimo é uma máquina: lançar falso problema e colher sensibilidades internas e externas

Falsa partida quando ver conhece? Kkkkk
Kaldır
Dino Foi
Dino Foi Mano Egidio Vaz eu também acho que o Cda Machava disse é opinião dele, portanto são opiniões de dois camaradas.
Sendo a Frelimo um partido coeso, maduro e administrativamente estável em sede própria as opiniões serão directiva e carimbada em Comitê Central.
Portanto, se um está certo todos estão, se estiver equivocado também os dois estão.
O bom disso é que na Frelimo isso é normal, diferentemente do que muitos cabeçudos tentam fazer passar.
1 · 2 saat
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Nem mais. Ademais, o que Eliseu Machava disse até pode vincular o partido, pois, faz-o como SG que em última análise, deve ser entendido como vontade soberana do partido.
2 · 1 saat
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Wena DF sim e esses mesmos cabeçudos fazem de assunto coisas do género ou mais pequenas quando são outros partidos e suas quezílias internas. Haja equidistância nos casos similares! :)
1 · 1 saat
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Já agora, como terminou a pendenga de Nampula.
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese ehehehhehe como eu dizia noutro post: tratem assuntos diferentes em palcos diferentes, so assim vão mostrra maturidade nisto... ta ver como tenho razão?ehehehehehhe
Kaldır
Rauna Ibrahimoi
Rauna Ibrahimoi Eu sempre falei de opinião pública vs opinião popular.
Logo andam-se a "gunhar" na TV e quanto a mim. .. sem necessidade
Kaldır
Egidio Vaz
Egidio Vaz Mano Dino Foi, Estou a passar de um alfaiate e um guarda esta a comentar com o alfaiate nos seguintes termos "Eliseu Machava disse que Mulembue não está bom de cabeça". Foi assim que um membro da Frelimo, compreendeu a mensagem do SG da Frelimo
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Kkkkkkkkkkkkkkkkk essa foi forte
Kaldır
Jay Cee Malôa
Jay Cee Malôa kakakakakakakakakaka (gostei dessa do guarda)... tb acho que houve alguma emoção do momento nas palavras do Mulembwe, que confudiu 2014 com 2024. Mas isso acontece naquele ambiente, tendo em conta a ocasiao. Ademais, Nyusi é o Presidente e precisa ser encorajado. Especular sua descontinuidade fragiliza o Partido no seu todo. Na hora H, aquele que tiver estómago para contrariar Mulembwe em sede propria irá fazé-lo. Democracia interna na Frelimo não começou nos anos 90s.
1 · 31 dk.
Kaldır
Joao Batista Roldao
Joao Batista Roldao
Kaldır
Roger Mario
Roger Mario É importante deixar um "puxão de orelhas" ao nosso sistema político no geral. Deve-se aprimorar a forma como é comunicada a opinião política individual.

"É importante ter a higienização nas comunicações políticas"
2 · 1 saat
Kaldır
Jose Chirruco
Jose Chirruco Quando um político mete as mãos pelos pés. Aliás da nisso quando as pessoas ocupam lugares caindo de paraquedas
1 · 1 saat
Kaldır
Miro Guarda
Miro Guarda Eu tambem juro que fiquei confuso com o que o Cda Machava disse. melhor tivesse ficado calado para evitar equivocos...
Kaldır
Carlos Jossia
Carlos Jossia Haja o que hajar!!!!
Kaldır
Mulopwana Murrom'pwe
Mulopwana Murrom'pwe Pensei que o Egidio Vaz fosse igualmente escrever k seria o fim da Frelimo😂😂😂😂
Kaldır
Lyndo A. Mondlane
Lyndo A. Mondlane o eliseu machava, representa a todos membros do partido, fez o correcto em manter a neutralidade, até que haja um congresso... os seus pronunciamentos se tornariam oficiais (postura oficial do partdo, algo que nao é até no congresso)
1 · 1 saat
Kaldır
Jose Majasse Dombe
Jose Majasse Dombe Bem,esse ponto de vista é cruel,mesmo soubendo que ganhará as eleiçöes em 2019,o que o povo oposto dirigido por um só esse Presidente da República vai analisar se ouvir esse tipo de declaração??
Kaldır
Nelson Junior
Nelson Junior ..,.Nao ha duvidas que temos tanto tanto tanto a caminho a percorrer, pra que um dia a Frelimo seja algo do passado....
1 · 1 saat
Kaldır
Benjamim Muaprato
Benjamim Muaprato Tudo ao excesso faz mal, ESTUDAR não é exceção.
Ora, Eduardo Mulembwe - membro sénior do partido – disse de viva voz: “O PRESIDENTE NYUSI É E SERÁ O NOSSO PRESIDENTE ATÉ 2024”
Um dia depois, Eliseu Machava - Secretario Geral do Partido - disse: “A FRELIMO SE DISTANCIAVA DAS AFIRMAÇÕES DO CAMARADA MULÉMBUE”
Não é necessário dicionário algum para entender que os dois intervenientes nao estavam a falar da mesma Frelimo.
2 · 1 saat
Kaldır
Eugezio Mario
Eugezio Mario Paradoxalmente, achei correcta a intervencao do SG. E o Partido, a forca dirigente, os militantes e as estrtuturas do partido existentes, que no momento e foro proprio devem se pronunciar sobre esse assunto. Contudo, respeito a vontade pessoal de cada militante. Uma coisa e o que nos gostariamos que acontecesse, outra e a logica que se deve ser. E uma observacao apenas....
Kaldır
Feliz Silvia
Feliz Silvia Heishiiii Ya muita coisa aqui. Respeito e uma opinião.
Kaldır
Ematum Falido
Ematum Falido O problema dos fanáticos do regime é mesmo este: procuram engomar o plástico com ferro quente...
Deixemos para o fabricante indirectar o seu plástico.
Kaldır
Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Que garante que nhusi vai vencer em 2019 e 2024 respectivamente??
Kaldır
Francisco Wilson
Francisco Wilson E' sinal de que o proximo congresso sera muito renhido a nao que seja uma estrategia para nos distrair mas o temp o fara a justica.

Sem comentários: