quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Dois galos na mesma capoeira: A emenda do Sr. Amurane é pior que o soneto do Sr. Daviz Simango


Um ditado antigo: “dois galos não convivem pacificamente na mesma capoeira”. Daviz Simango faliu. Não há estimulantes que o façam tornar a saúde. Morre ao abandono, exausto do sangue vivificante, que os seus apaniguados, revezando-se no poder, sem cessar lhe têm sugado. Nada resta dele, senão uma velha glória dos tempos do Moçambique para Todos. A prova da sua agonia está na fuga sintomática dos seus homens. Fogem dele como de um corpo a decompor-se. Que o diga Mahamudo Amurane, o edil de Nampula, suspeito de estar a roubar-nos (sou munícipe de Nampula) para estimular a felicidade da sua família em Tuga. Amurane diz haver uma campanha para denegrir a sua imagem e colocou à disponibilidade dos jornalistas o correio electrónico trocado com o líder do MDM, Daviz Simango, no qual este último prometeu arranjar os melhores advogados para defender Amurane e o elenco envolvido das mãos da procuradoria. Não podia ser melhor, em dia de aniversário. Dizem que o homem não conseguiu engolir a totalidade de uma fatia de bolo que lhe fora dada em homenagem da sua chegada ao planeta terra, lá nas terras do Nyerere, há 53 anos. Antigamente, quando se pedia de fora tanta justiça e tanta legalidade, era muito bom ser do Galo. Hoje, o Galo perde capacidades, perde sacríficios e, entre os membros, não há capacidades, muito menos há quem se sacrifique. No momento oportuno, todos declinam. É o que temos notado.
Daviz Simango parece um mendigo a pedir esmola da lealdade política. O pomo da discórdia, na visão do edil macua, é a corrupção. Simango protege corruptos em defesa dos quais dispõe de melhores advogados. Pode ser que sim, como também pode ser que não. Ainda não está claro sobre quem entre estes dois é, de facto, corrupto. Ao menos estamos diante de um facto: o crime. Na linguagem dos homens da toga, estamos diante da presunção de inocência, até provas em contrário. O MDM está desnorteado. Respectivos membros mantem-se na timidez: quem elogia a postura de Amurane é porque critica DS, e vice-versa. Quando Amurane falou houve quem rasgasse avenida em sua honra, revestindo-o de nomes lustrosos e de rutilantes insígnias. Apesar disso, pouca gente acredita em que o Senhor Amurane seja inocente. A precipitação com que correu ao ataque através de microfones é sintomática. E essa disponibilidade em que o suspeito paga viagem das testemunhas é outro embuste político que o coloca no pântano da desconfiança. Há um tempinho que ele dirige os negócios de Nampula. Tem tido momentos favoráveis e um campo fertilíssimo. A assembleia local habituou-se a concordar com ele e a votar todos os seus projectos. E, no meio de todo este conjunto, o que vemos?
A família do edil em Portugal, o município cada vez mais pobre, mais arruinado, mais desacreditado, ainda que nos queiram convencer o contrário, mostrando-nos fotografias de obras recém-pintadas, recém-rebocadas que, na realidade, foram erguidas nos últimos meses da governação de Namuaca. Se Amurane fez mal ao denunciar o reino da corrupção no MDM, é porque não tinha capacidade para fazer o bem. E além da capacidade, não tinha o espírito de sacrifício e de gratidão. Subiu a custa da dinastia Simango e hoje cuspe, separando-se do partido que lhe projectou. É claro que a magnanimidade dinástica dos Simango não é infinita. Porém, o Senhor Amurane, não tendo capacidade e envergadura para resolver os problemas da capoeira, nem tendo o espírito de sacrifício, que é a compensação de falta de talento, desacreditou tudo e todos. Ele incluso. Todos fogem da sua obra. Da forma como a corrupção está enraizada naquele partido, estamos convencidos que Amurane, farto de demitir seus colaboradores, chegará um dia a não os ter. Depois, demitir-se- á a si próprio e o reino dos galináceos acabará por falta de galos.
http://opais.sapo.mz/…/43487-amurane-diz-que-mdm-quer-deneg…

Ohhhhh ya, a galina nao voa!
-12:18
2
Comentários
Cruz Manuel Manuel
Cruz Manuel Manuel mano hamorany ;obrigado pela sua dinamica.
Aziza Throne
Aziza Throne Malandragem de espertalhões. Quem não deve não teme
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Helio Borges
Helio Borges Gajo com "#tomates no lugar"
Gosto · Responder · 2 · 6 h · Editado
Star Neves
Star Neves Eduardo Domingos, não atires pedras para o telhado do outro porque o teu também é de vidro. O teu primo também foi acarinhado em troca da paz, o Chissano bem disse.
Gosto · Responder · 2 · 6 h
Constantino Carlos Novela
Constantino Carlos Novela Este gajo tem as coisas no lugar porra .
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Carvalho Geraldo Carvalho
Carvalho Geraldo Carvalho O MDM não tem nada com tudo isso. Ele q diga quem sao as pessoas.
Gosto · Responder · 1 · 6 h
Estevao Marcos Chavala
Estevao Marcos Chavala cidade de Nampula esta sendo bem gerida, limpa, ruas renovadas que muitos jovens nao conheciam. de certeza que os lideres do topo do partido estao com inveja/receio do homem porque constitue uma ameaça. mas cuidado a bala sair pela culatra. Manuel de Araujo tem suas teses tambem ou nao e lambe bota.
Gosto · Responder · 2 · 5 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Hummm Star Neves se for verdade o que dizes nós vamos apedrejar Afonso Dhlakhama e voces o que vao fazer depois de saberem as verdades reveladas por galinaceo da comissao politica? Apedrejem o deviz malandro.
Gosto · Responder · 1 · 5 h · Editado
Elmo Buene
Elmo Buene Star Neves assim ker nos dizer k na frelimo todos sao cegos quem tem um olho é chissano que conseguiu ver que dlhakama precisava de ser carinhado para trazer a paz d volta?
Gosto · Responder · 3 · 4 h
Star Neves
Star Neves Então expliquem nos que acordo foi esse? Houve cento e tal rondas, mediadores pra cá e pra acolá e nada. O MDM e outros partidos politicos, a sociedade Civil pediram inclusao neste diálogo e nada. Bastou um simples telefonema para ele se esquecer dos governadores e das regiões autônomas. RESULTADO: Acarinharam o Rider não é? QUANTO DINHEIRO ELE RECEBEU? Porquê que ele não diz ao povo o que se está a passar. Kkkkkkkkkk... mainepano.... tem GATOOOO......
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos So posso te dizer que a frelimo foi derrotada militarmente e ajoelhou a renamo pra nao expandir a guerra e nao fazer contra ataques as suas milicias. Vai colher provas do que digo em gorongosa, barue, caia, cheringoma, morrumbala, em tete e nampula. Teras provas do que digo. Veras vestigios da hecatombe.
Gosto · Responder · 1 · 4 h · Editado
Star Neves
Star Neves Ninguém sabe quem derrotou quem.
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Tou te dizer que a poderosa renamo derrotou a maldita frelimo. Algum a frelimo mostrou as armas que dizia que ia arrancar a renamo?
Star Neves
Star Neves Eu já não acredito nesses beligerantes.ntlha
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos A verdade é esta. Foram tres anos de guerra intensa mas nenhuma pistola a frelimo capturou. Isso nao te diz nada?
Star Neves
Star Neves Deixem o MDM trabalhar, preocupa te com o problema da Paz. O edil de Nampula sabe o que está a fazer.
Elmo Buene
Elmo Buene mais porque MDM sempre espera a comida estar pronta depois lava seus pratos fica n bicha quando a comida acaba reclama?
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Elmo Buene
Elmo Buene Kalau bateu pé n chao prometer recolher armas nas maos da renamo acabou sair sem recolher ne uma!
Star Neves
Star Neves Elmo, esses dois se conhecem deixa os. Assim k querem fazer os acordos sozinhos, basta 1 falhar para começar de novo.
Elmo Buene
Elmo Buene Star Neves assim ker me dizer k cada um dá chuxa a outro para n chorar?
Star Neves
Star Neves Elmo, tire as suas conclusões.
Elmo Buene
Elmo Buene mais esse governo pa baba outro com dinheiro dpois vem p o povo dizer k tem k passar a comer "tseke"
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Star Neves
Star Neves Kkkkkkkk..... mortei..kkkkkkkkkl
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Elmo Buene
Elmo Buene o consumo diario dos moçambicano "tseke"
Gosto · Responder · 1 · 4 h
Ilda Bila Vahire
Ilda Bila Vahire Fico triste com as defamacoes mais forsa
António Gouveia II
Comments
Raul Novinte
Raul Novinte Hahahahahaha Eusébio A. P. Gwembe, meu caro parece estar feliz pelo que aconteceu em Nampula kkkkk
Remove
Alvaro Guimaraes
Alvaro Guimaraes
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Quem nao esta feliz quando a corrupcao vem ao de cıma, Raul Novinte? Heheheheheh
1 · 7 hrs
Remove
Raul Novinte
Raul Novinte kkkkkk
Remove
Salomão Mambo
Salomão Mambo Pena que nunca escreveu sobre a corrupção que veio de cima.
3 · 7 hrs
Remove
Max Lee
Max Lee Isso é antigo...deveríamos ver a história da criação ou surgimento do mdm. E esses seus seguidores, antes da renamo, não tem espírito muito partidário. Não viram o resultado das eleições? Mdm será o que sempre foi um dia, brevemente... A renamo.
1 · 7 hrs
Remove
Alvaro Guimaraes
Alvaro Guimaraes Mas primeiro eh preciso provar os actos caro eusebio. Eh assim que se faz. Tou do seu lado contra esta peste que esta a destruir a "patria amada"
2 · 7 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Maz Max Lee, a Renamo vaı ter que dançar bem para conseguir ganhos expressivos onde o MDM domina, creio. Nao é dado adquırıdo que haja vıtorıa
3 · 7 hrs
Remove
Max Lee
Max Lee Parece que a mdm tem força quando a renamo está fraca. Foi por isso mdm teve expressão que tem agora. Se um dia, a renamo estar organizada, acredito seria esse o fim da mdm. E outro facto que anúncia o fim de mdm é o próprio fim da renamo.
Remove
Nico Voabil
Nico Voabil Penso que o senhor #Amurane foi precipitado de mais ao trazer este problema a luz, o impacto disso pode ser proporcional a o que lhe levou a ser o que ele é hoje ou até mais.
(...)disse por não compactuar com a corrupção...eu percebi que o MDM é uma organização que diz é contra a corrupção, porém na perspectiva desse discurso do Amurane, é uma organização que esta ligada a esquemas de corrupção.
e agora?
2 · 7 hrs
Remove
Max Lee
Max Lee Quando o copo transborda é porque já encheu ou está mal posicionado. Amurane fez o que era certo, até quando continuar a fingir?
1 · 7 hrs
Remove
Nico Voabil
Nico Voabil Não estou em condições de concordar consigo #Max lee e muito menos terei argumentos se for a descordar. Como afirmou o Eusébio A. P. Gwembe ambos gozam de presunção de inocência até que a verdade seja revelada com factos.
Remove
Max Lee
Max Lee Claro, estamos simplesmente debatendo o que vimos. Lembra se a pouco tempo, veio uns a chamar o edil de nampula de Gatuno... Coisas e coisas que levam me sim a ter uma posição, esses partidinhos devem amadurecer
1 · 7 hrs
Remove
Nico Voabil
Nico Voabil Haaa sim, amadurecer mesmo.
Por exemplo isto aqui é vergonha, o que é isso? Pra um partido jovem que já mostrou que é possível derrubar a frelimo com discursos democráticos. Pelomenos esta lição de discurso democrático foi compreendida agora falta incutir neles a democrácia na prática.
Remove
Max Lee
Max Lee Mas é assim, o partido não deve ganhar membros, criando caos nos outros partidos. Mdm é fruto de traição, definitivamente, com eles há muitos frágeis politicamente. Não vai sobreviver esse partido.
1 · 7 hrs
Remove
Josué Tambara
Josué Tambara Bambo inu kwakucherani
1 · 7 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Kuno kwacha kalekale, dzuwa lıkukalowa, kaya kumeneko a Josué Tambara
1 · 7 hrs
Remove
Josué Tambara
Josué Tambara Eusébio A. P. Gwembe Kwachaaaa, Ufulu, Mtendereeee.
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Puxxaaa, essa prosa toda é pra um homem mortal, Eusebio Eusébio A. P. Gwembe?
2 · 7 hrs
Remove
Serafali Amisse
Serafali Amisse opah, edificios reabilitados "k a frel/namuaca" fez ou coloniais??!??!???
3 · 7 hrs
Remove
El Patriota
El Patriota Aqui com todo o respeito, o mano Eusébio mentiu.
1 · 6 hrs
Remove
Serafali Amisse
Serafali Amisse ja xta me dsviar a atençao nele
Remove
Albazino Ricardo Cumbane
Albazino Ricardo Cumbane Vistas as contas em Moçambique não temos políticos ( tanto no poder, como na oposição), só temos LADRÕES.
3 · 7 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Eduardo Domingos, uma oportunıdade para pescarem na rede. Aproveıtem enquanto é cedo.
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Nós nao temos adversarios, basta afinarmos a maquina e bombar, Eusebio Eusébio A. P. Gwembe. Basta dizer que pisamos os piriquitos....
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Com duas frases milagrosas, toda familia galinacea e sua progenitora e protetora entram em panico.
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Nada dısso, Eduardo Domingos. Voces terao que contar com a mao ınvısıvel do presıdente Nyusı. os acordos telefonıcos vao poder marcar a bıpolarızacao polıtıca para os proxımos tempos.
2 · 7 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Nosso slogan: derrotamos a bandida frelimo 70 vezes.
Remove
Max Lee
Max Lee Essa é boa, é o slogan da Frelimo é, estamos a governar 70 vezes... Irónico não é, uns ganham, outros celebram a vitória. Eu fico na dúvida, como pode um vencedor nunca conseguir levar a taça, tem força esse para governar?
1 · 7 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Leia bem o slogan. Vem bandida frelimo
Remove
Max Lee
Max Lee Kakakakakkak, vi. Era só um comentário banal
Remove
Candido Junior
Candido Junior Governar na oposição e vencer sem conquistar nada... há de tudo para alimentar o ego pelas bandas dos BA's.
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Ainda nao te deram alta Candido Junior?
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Nos somos ınvencıveıs, Eduardo Domingos. Leıa os manuaıs de Hıstorıa e vera que a Frelımo nao sofre cısoes ha maıs de 40 anos. O ANC ja teve malema
3 · 7 hrs
Remove
Vitorino David
Vitorino David Gostei da análise aqui exposta meu caro Eusébio A. P. Gwembe. Ouvia-se em todo o canto esses ladrões corruptos mas afinal Eles enveredam pela corrupção segundo as palavras do Mahamudo Amurane!
1 · 7 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Frelimo está cheio de cobardes, matadores, trafulhas, bandidos... Se nao se parte porque tem um braço armado que cuida de aniquilar vozes discordantes, Eusebio Eusébio A. P. Gwembe
Remove
Vitorino David
Vitorino David hehehehehe. boa tarde meu mano Eduardo Domingos
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe E ısso aı Vitorino David. Os santos, quem dırıa e quem somos nos para desmentır o que membro da CP dısse?
1 · 7 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Vitorino David so saudas teu mano e os outros?
Remove
Vitorino David
Vitorino David Quem somos nós, mesmo? Vai dar muito que falar. Irei ter com meu oftalmologista para ver ver se a minha graduação ainda está em dia. Haverá muito por ler! kkkk
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Bandidagem da maldita, Eusebio Eusébio A. P. Gwembe
Remove
Vitorino David
Vitorino David Primeiro o mano e depois os restantes. Desculpe mano que comecei por tí e não pelos outros.
1 · 7 hrs
Remove
Vitorino David
Vitorino David Boa tarde a todos facefriends!
1 · 7 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Eduardo Domingos, a sedição que acaba de ser sufocada pelo telefonema mágico de Dezembro teve mandantes e executantes. É preciso descobri-los a todos. É indispensável que se saiba quem pegou em armas e quem deu o dinheiro! E uma vez averiguado quem foram os mandantes e os mandatários (domésticos e externos) do crime que em nome das eleições acaba de praticar-se, que recaia sobre todos eles o merecido e justo castigo. Só assim a opinião pública, que não é opinião de politicantes, ficará satisfeita. Essa reparação exige-a ela. Haverá coragem para lha negar?
1 · 7 hrs
Remove
Francisco Wache Wache
Francisco Wache Wache O mano amurane pisou pedra. Nao é normal. Mas la na gloriosa nao lhe queremos, nao ha disciplina partidaria?
3 · 7 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Poıs pısou, pısou, Francisco Wache Wache. Ou aında confıa la no Itukulo hehehehehe
3 · 7 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos La nas pinturas rupestres?
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Eduardo Domingos afınal conhece manı Edu? Pergunte Wache o que ha naquelas bandas
1 · 7 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Conheço e bem. Todos bandidos e bandidas da frelimo é la onde tomam banho.
2 · 7 hrs
Remove
Francisco Wache Wache
Francisco Wache Wache hahahahahaha, conheces a floresta sagrada de Itoculu, terra natal de Amurane?kakakakakak
1 · 6 hrs
Remove
Francisco Wache Wache
Francisco Wache Wache ai dá-se banho, não é de brincadeira, kakakakakak
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Esse Eduardo e perıgoso, Francisco Wache Wache. Veja o que é capaz de saber. kakakakaka
2 · 6 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Eu piso naquela floresta de sapatos e vestido. E nao aceito sentar na pedra e nem chao.
2 · 6 hrs
Remove
Imtiaz Vala
Imtiaz Vala Melhores advogados para defenderem das praticas corruptas na falacia Mocambique para Todos!Falta maturidade politica neste galináceos!Nem imagino com a Governacao do Pais!Vao perder-se por completo!Para mim terminem na Governacao das Autarquias!
3 · 7 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Estás aonde Eusebio Eusébio A. P. Gwembe a essa hora, no bar?
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Estou duummm numa esquına a ver o cenarıo, Eduardo Domingos. Um dıa festıvo a ser esquecıdo
1 · 7 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Hoje? Continua a festa do dia 3?
1 · 7 hrs
Remove
El Patriota
El Patriota ... "o município cada vez mais pobre, mais arruinado, mais desacreditado, ainda que nos queiram convencer o contrário, mostrando-nos fotografias de obras recém-pintadas, recém-rebocadas que, na realidade, foram erguidas nos últimos meses da governação de Namuaca." Texto excelente, mas aqui mentes e brutalmente, caro Gwembe, o que é pecado.
5 · 6 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Eu estou la desde o começo do seculo, El Patriota. Nao falo de nampula do google
1 · 6 hrs
Remove
El Patriota
El Patriota Munícipio cada vez mais pobre, mais arruinado, mais desacreditado (...) obras erguidas por Namuaca? Francamente, meu caro. Sejamos razoáveis...
3 · 6 hrs
Remove
Zulfikar Abdurremane Amur
Zulfikar Abdurremane Amur Eu iria perguntar o mesmo El Patriota. Não vimos nenhuma realização do Namuaca, tanto que vimos espaços vendidos, corrupção em alto nível.
"Quem mostra trabalho é perseguido". Palavras de Amurane.
1 · 5 hrs
Remove
El Patriota
El Patriota O texto do mano Eusébio é recomendável, mas ali ele mentiu...
Remove
Zulfikar Abdurremane Amur
Zulfikar Abdurremane Amur É uma lastima dar de exemplo a governação do Namuaca.
Além de critica-lo, deviamos apoior um lider a denunciar os actos de corrupção, afinal, o GCC foi criado para quê?
Há que ter em conta que em cada partido há esse tipo de situação, dando exemplo ao general Sergio Viera: "Não vou pagar essa divida, que interditem os bens dos ladrões e criminosos".
Remove
Morais Correia
Morais Correia Opa Eusébio A. P. Gwembe, a partir de "Munícipio cada vez mais pobre, mais arruinado, mais desacreditado (...) obras erguidas por Namuaca" a bala saiu-te por baixo do Kaputula! De qual NPL te referes? Nao te estarás a basear em oráculos?
1 · 2 hrs
Remove
Claudino G. Nchumaly
Claudino G. Nchumaly Como tirar a oposicao incomoda nos municipios como Nampula: criar intrigas, divir e depois reinar. Nas estranha que esse actos todos aparecam na vespera das eleicoes municpais. Historias como essas podem ir se buscar nos municipios como Nacala.
2 · 6 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Mas aı e entre eles- Claudino G. Nchumaly. Nınguem os esta a dıvıdır para reınar
1 · 6 hrs
Remove
Claudino G. Nchumaly
Claudino G. Nchumaly Nao posso confirmar agora, mas as vezes o tempo é reveladora de muita coisa que nao se pode explicar de momento
Remove
Vasco Abrao Francisco
Vasco Abrao Francisco Noto que há um problema sério nas pessoas em perceberem a questão de fundo! Se Muhamudo Amurane denuncia corruptos no MDM e vice-versa, é bom para o crescimento do próprio MDM...facto que nunca aconteceu na Frelimo. O Eusébio A. P. Gwembe, no lugar de dizer que há 40 anos que não há cisões na Frelimo, devia ter dito que na governação da Frelimo não há casos de corrupção que são denunciados pela própria Frelimo. Portanto, é caso para dizer que pela positiva o MDM tem ensinado à Frelimo a arte de governar bem; e pela negativa, o MDM está a mostrar aos moçambicanos que no seu seio não se compactua com a corrupção. Ora, "correio eletronico e bons advogados"...tudo isso, é fruto da nova arte do Eusébio A. P. Gwembe -a arte de mentir de forma descarada...fica-lhe bem ser historiador e não "um mentiroso para adular"
5 · 6 hrs
Remove
Vitorino David
Vitorino David Sr Vasco Abrão Francisco. Não tente querer ludibriar. Ele foi perentório em dizer que o MDM envereda pela corrupção. O gorducho lã da beira quase que se engasgava quando ouviu isso. Moçambique para todos. Quais lobos vestidos de pele de lebre!
1 · 6 hrs
Remove
Costa Manhiça
Costa Manhiça ISSO JA ESTAVA PREVISTO
Remove
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana Se o galo começa agora a entrar em convulsoes significa que a perdiz poderà tirar bom proveito da situaçao recuperando o seu eleitorado que havia trocado as penas.
2 · 6 hrs
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Vasco Abrao Francisco, o problema é que o MDM entrou com slogan trıunfalısta como se de um grupo de anjos se tratassem. Ate ontem, era um grupo de santos. Que ınspıracao se pode tırar de pessoas desavındas? Entao assume que ha corrupcao cujo protector e DS? O que e MDM para sı, Amurane ou DS? ja que quem assume é Amurane, claro. Concxordo Fernando, a Renamo esta a uma dıstancıa mınıma para recuperar parte do seu eleıtorado dependendo dos candıdatos que o reı escolher
4 · 6 hrs
Remove
Costa Manhiça
Costa Manhiça Ate ontem era um grupo de santos,,kkkk voçe me ganhou Eusebio
1 · 6 hrs
Remove
Ali Alberto Vahaly
Ali Alberto Vahaly Mas também meu caro Eusébio A. P. Gwembe podia lhe ser tão inteligente se antes d comentar, tivesse reunido elementos suficientes para sua tese. Não soubeste separar o cal do cinza. Nós os macuas e munícipes de Nampula (com alguma informação do que acontece no terreno) olhamos os pronunciamentos do presidente Mahamudo Amurane coMahamudo Amuranea dignidade que os dirigentes do MDM disfarçavam em reconhecer. O Amurane sai como um exemplo por explorar neste país. (Deixemos política de lado).Pessoas bem posicionadas naquela organização política MD, falam de muitas interferências (do galo)a quando de instauração de processos disciplinares contra os funcionários hoje encarcerados mas o edil não recuou. Amurane num passado recente demitiu o vereador do pelouro das finanças (membro do Galo) por corrupção e nomeio p o mesmo lugar (um sr. De nome Manhiça da Frelimo).Mostrando uma inclusão governativa que nem o Simango ensaia, aliás actos do M.Amurane, obrigou um grupo de cidadão investigar e perceber que todos vereadores de Simango na Beira, são Ndaus!!!.
O que vejo nisso talvez pode ser uma consciência política dum ou dos macuas cabendo só saber se o ambiente saberá tirar proveito deste contexto. Como administrador das suas mostradas capacidades aconselharia em não se pronunciar antes de se informar com os prós e contras das duas regiões e etnias.
Remove
Zuma Zuma
Zuma Zuma Esto firme k nenhum partido politico vai ser santo principalment em moz. Existia varios escandelos enterados k envolvem outros partidos, portanto é necessario k seja desenterado trazido à a luz da verdad,portanto a nossa visao,peskisa acho k deve set abrangente e estaria numa posicao d imparcialdade. É desnuar outros partidos tenho uma informacao segura k existe um edil k ñ vai concorrer nas proximas autorias devido ao esquema d corrupcao.
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos A perdiz vai voar, o galo fica a comer a maçaroca
1 · 6 hrs
Remove
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana yuuh....vai ser o king a escolher?..acho que vai sair das matas mais democrata que nunca..com o resgate do Manuel Perreira hà prenuncio de algumas mudanças que alguns comodistas nao vao gostar
2 · 6 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos O rei resgasta gente honesta mas o 65 cm resgata sanguinario. O rei continua rei honesto
Remove
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana huummm,entao ainda nao o conheces bem
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Naquele clube tudo é feıto com ajuda do dedo do monarca, Fernando. Democratas da boca
1 · 6 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Pai é pai
Remove
Candido Junior
Candido Junior mesmo que seja vampiro que amiúde chupa pescoços para matar a sede. Depois de 20 anos acreditávamos que já estava curada. Qual equivoco médico!...
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Continuas doente, Candido Junior?
Remove
Costa Manhiça
Costa Manhiça Eduardo Domingos,se o galo sobreviver
1 · 6 hrs
Remove
Vasco Abrao Francisco
Vasco Abrao Francisco "Portanto, é caso para dizer que pela positiva o MDM tem ensinado à Frelimo a arte de governar bem; e pela negativa, o MDM está a mostrar aos moçambicanos que no seu seio não se compactua com a corrupção". Portanto, se há corrupção, esperemos que isso seja provado por quem é de Direito.
2 · 6 hrs
Remove
Fernando Jorge Francisco Cumbana
Fernando Jorge Francisco Cumbana O partido da maçaroca é forte nao hà que o abana Eduardo Domingos
1 · 6 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Partido de cobardes, se nao fosse clemencia de Afonso Dhlakhama todos trafulhas estariam em nachingueia como refugiados outra vez.
Remove
Oreste Muatuca Muatuca
Oreste Muatuca Muatuca Todos os partidos são políticos. Eu tenho repetido isso várias vezes. Regem-se pelo princípio de obediência cega, lavagem cerebral, sim a tudo, exclusão de quem não se compactua com as ordens do Chefe, etc. Nenhum partido está para o povo. Nunca houve mesmo. Partido quer dizer parte, um punhado de pessoas que se preocupam com seus interesses, valorizando e idolatrando sobretudo os interesses do Chefe. Mesmo que alguém diga que este partido chama-se social ou democrático, é tudo mentira. Partido é político. Político vive sugando o povo. Se tal não fosse, porquê lutariam pelo poder? Porquê preferiam matar pessoas para alcançar o poder? MDM, Renamo, Frelimo, ou qualquer outro partido é farinha podre do mesmo saco. Nenhum partido alberga santos. Nenhum partido é dos santos. Por isso, o povo está mesmo entregue. Os políticos moçambicanos então pioram. Um amigo meu, de nacionalidade italiana, disse-me um dia: o moçambicano, do topo à base, a sua primeira preocupação, ao se encontrar em qualquer posto de trabalho, é: como roubar ou estorquir dinheiro? Desde o presidente da república ao empregado doméstico. Não é que ele tinha razão?
2 · 6 hrs · Edited
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe Eduardo Domingos, o que acha do reaparecimento de antigo candidato da Renamo pela Beira? Bom sinal para malta Muchanga?
1 · 6 hrs
Remove
Edias Felipe Manditukakare
Edias Felipe Manditukakare Esse sujeito não é credível aliás é um dos maiores desorganizado e segregacionista que existiu na RENAMO em Sofala. Quêm não se lembra de M. Pereira de ter tentado fazer a empregada dele deputado pelo círculo de Sofala?
1 · 5 hrs
Remove
Eduardo Domingos
Eduardo Domingos Tdo bom Eusebio Eusébio A. P. Gwembe,.
Remove
Jossias Ramos
Jossias Ramos Tem MENTIRAS NESTE POSTE, Eusébio A. P. Gwembe. 1.NAMUACA o queh? 2. CORREIOS o queh?
2 · 2 hrs · Edited
Remove
Yussuf Adam
Yussuf Adam Temos que ter as mesmas precaucoes metodologicas que defendemos quando falamos dos mitos da formacao da Frente de Libertacao de Mocambique em 1962 e da desagregacao, nem sei se esse e o conceito apropriado, do MDM em 2017. O que se passa, pergunto eu. Estamos perante uma rinha de galos pelo poleiro , Amurane versus Simango, como deduzo do argumento do Gwembe, nampulense, ou conflitos na direccao politica e programatica de um partido politico e de dirigentes que tem trajectorias e bases de apoio regionais..... A ver vamos.. Mas um historiador e um historiador e nao um profeta....E sem informacao nao se fazem omeletes..sem ovos nao se fazem analises.. a nao ser que os objectivos e os juizos de valor do analista se sobreponham aos dados empiricos, aos factos....
2 · 6 hrs
Remove
Carlos Santana Afonso
Carlos Santana Afonso Será que este mundo não pode ficar livre de POLITICOS? São todos corruptos
1 · 5 hrs
Remove
Benjamim Muaprato
Benjamim Muaprato A partir da génese do MDM, fica fácil perceber que jamais o MDM ganhou 1 municipio sequer, quiça, em Gurue(?). Ganhou sim, a revolta popular por causa dos erros cometidos da Renamo e da Frelimo na escolha dos seus candidatos.
Remove
Edias Felipe Manditukakare
Edias Felipe Manditukakare Não percebi a reacção de Mahamude Amurane porque depois da prisão dos funcionários do Baú e manifestações das famílias dos mesmos, o MDM, seu presidente apareceram a favor do edil.
Remove
Ilustre Samuel Dos Santos
Ilustre Samuel Dos Santos Este texto é teu Eusébio A. P. Gwembe ou alguém invadiu a tua contá?
1 · 5 hrs
Remove
Ali Alberto Vahaly
Ali Alberto Vahaly Mas também meu caro Eusébio A. P. Gwembe podia lhe ser tão inteligente se antes d comentar, tivesse reunido elementos suficientes para sua tese. Não soubeste separar o cal do cinza. Nós os macuas e munícipes de Nampula (com alguma informação do que acontece no terreno) olhamos os pronunciamentos do presidente Mahamudo Amurane como uma dignidade que os dirigentes do MDM disfarçavam em reconhecer. O Amurane sai como um exemplo por explorar neste país. (Deixemos política de lado).Pessoas bem posicionadas naquela organização política MD, falam de muitas interferências (do galo)a quando de instauração de processos disciplinares contra os funcionários hoje encarcerados mas o edil não recuou. Amurane num passado recente demitiu o vereador do pelouro das finanças (membro do Galo) por corrupção e nomeio p o mesmo lugar (um sr. De nome Manhiça da Frelimo).Mostrando uma inclusão governativa que nem o Simango ensaia, aliás actos do M.Amurane, obrigou um grupo de cidadão investigar e perceber que todos vereadores de Simango na Beira, são Ndaus!!!.
O que vejo nisso talvez pode ser uma consciência política dum ou dos macuas cabendo só saber se o ambiente saberá tirar proveito deste contexto. Como administrador das suas mostradas capacidades aconselharia em não se pronunciar antes de se informar com os prós e contras das duas regiões e etnias.
1 · 5 hrs
Remove
Assubige Junior Hussein
Assubige Junior Hussein Eusébio A. P. Gwembe Ti admiro como Historiador, mas como analista politico, penso deves ser péssimo...! Acho que Moçambique precisa de Pessoas corajosas como o Amurane! se hoje estamos na crise foi porque o Governo da Frelimo, protegeu ladroes, tal como o Amurane se nega a fazer...! Amurane e Araujo são duas figuras do MDM - Movimento Democrático de Moçambique que podem jogar um papel importante nesta organização politica! acho ter chegado o momento do Simango deixar de ver o partido como negocio familiar e aproveitar a situação actual do pais, para se enraizar no seio dos moçambicanos.
3 · 4 hrs · Edited
Remove
Heleno Bombe
Heleno Bombe Grande exercício de democracia que nós os moçambicanos não estamos habituados ao ver pessoas do mesmo partido se acusando, isto é muito bom porque permite ver como é que funcionam os partidos políticos em relação a prestação de contas e transparência na governação, isto permite exercermos a nossa cidadania e nosso ponto de vista! Estou totalmente de acordo que o presidente do município denuncie casos de corrupção e expulse os supostos corruptos visto que este tem de prestar contas aos munícipes que são os maiores contribuintes para o funcionamento do município!
1 · 4 hrs
Remove
Assubige Junior Hussein
Assubige Junior Hussein Pois eh....!
1 · 4 hrs
Remove
Serafali Amisse
Serafali Amisse ixo
Remove
Alson Dos Santos
Alson Dos Santos Admiro Eusebio como historiador e quando escreve estando lucido. O problema dele eh quando bebe acima da media. Ai ele comeca a falar "nonsense" como neste post. Reduza o consumo de alcohol, oh grande historiador
1 · 4 hrs
Remove
Manuel Maleve
Manuel Maleve Caro Eusébio A. P. Gwembe, ainda vamos assistir um grande espetaculo politico nos proximos dois anos.
Mas o Amurane exagerou,
1 · 3 hrs
Remove
Vasco Abrao Francisco
Vasco Abrao Francisco Vitorino David, eu faço comentários baseados em factos. Talvez seja o problema de compreender a lingua de camões...nada consta dos pronunciamentos do M. Amurane que prove as especulações levantadas pelo autor deste post e muito menos as tuas. Portanto, façamos uma análise baseada em factos. Ademais, o gorducho de que te referes tem nome, se fosses um indivíduo nascido de pais que juraram educar-lhe até que a morte lhes separe(asse), acredito que terias a urbanodade de respeitar psiquica e fisiologicamente a outrem, enfim; problema mesmo de um rebento de pai incógnita.
1 · 3 hrs · Edited
Remove
Amarildo Gussule
Amarildo Gussule Minha opinião e que Amurane, perdeu humildade, embora Nampula está melhor com ele doque na diáspora com Chereua e Namuaca.
Remove
Morais Correia
Morais Correia Opa Eusébio A. P. Gwembe, a partir de "Munícipio cada vez mais pobre, mais arruinado, mais desacreditado (...) obras erguidas por Namuaca" a bala saiu-te por baixo do Kaputula! De qual NPL te referes? Nao te estarás a basear em oráculos?
1 · 2 hrs
Remove
Serafali Amisse
Serafali Amisse exe tal namuaca k ele nao ker xkecer é um dos ...
1 · 1 hr · Edited
Remove
Morais Correia
Morais Correia Marcelo Mosse adicionou 2 novas fotos.
22 h · Maputo ·
Amurane é uma batata quente nas mãos de Daviz Simango
A primeira leitura à volta da ruptura entre Mahamudo Amurane e Daviz Simango remete para um desafio. O desafio da sobrevivência do MDM enquanto partido que almeja uma implantação nacional. Se o MDM está destinado a confinar-se apenas na região à volta de Sofala ou se ele tem pernas para se afirmar muito mais à norte (e também à sul e oeste), rompendo cortinas de base étnica e regional, como parece ser o caso, essa é a grande questão.
Até hoje, o partido se vai expandindo com uma marca indelével: uma restrita clientela de Simango, originária da Beira, dominando o seu processo decisório e estendo a mão à mordomias com origem no poder local. Veja-se o perfil hierárquico da sua bancária parlamentar na AR; e veja-se também a marginalização de que está sendo alvo o edil de Quelimane, Manuel de Araújo. A implantação do MDM em Nampula deveu-se a uma máquina montada por elementos oriundos da Beira ou muito próximos dos Simango (as suas redes clientelares) com expectativas naturais de acesso a recursos e benefícios resultantes de se estar no poder.
Amurane tem rechaçado esses apetites (sobretudo aqueles de natureza corruptiva) em prol de uma certa eficiência e transparência. E agora, na falta de apoio político de Simango, que atirou para Amurane o ónus da prova (e este interpretou a oferta de apoio em assistência legal por parte de Daviz como um vexame), é crível que ele queira dar o salto. Qual salto? O provável salto para uma candidatura independente no próximo ano. Isso é possível. Aconteceu o mesmo com o próprio Daviz. Quando Dhlakama lhe retirou o tapete em 2008 na Beira, ele avançou como independente e ganhou. O MDM só viria a nascer em 2009.
Daviz ganhou porque já tinha conquistada na Beira não necessariamente a base militante da Renamo mas a base eleitoral da autarquia. O que deve ser o caso de Amurane. Sua gestão parece ter a aprovação da maioria dos nampulenses, um município macua, sua etnia (uma fonte de provável clivagem são as origens étnicas distintas entre Amurane e Simango).
Por isso, a batata quente está nas mãos de Simango. Ostracizar Amurane nas hostes do partido (afastando-o dos órgaos cimeiros) como fez com Araújo é ir cavando a sepultura do MDM enquanto formação que almeja ter relevancia à escala nacional. Mas sua natureza quase clânica também não ajuda. Se o MDM não se revitalizar para representar o arco-íris da moçambicanidade ele pode ir perdendo espaço. A gestão do caso Amurane vai ser crucial. A Frelimo e a Renamo estão à espreita...
2 · 2 hrs
Remove
Elemia Witimosse Bau
Elemia Witimosse Bau Se Amurane fosse do partido comunista. Ñ imagino o que seria. Gostei da corragem dele.um exemplo de quem ñ é lambebota. Um lider, academico livre.
1 · 2 hrs
Remove
Vasco Abrao Francisco
Vasco Abrao Francisco Na minha opinião, o regresso da Renamo nos palcos políticos vai ser muito bom para a nossa Democracia...vai dissipar de uma vez por todas o equívoco criado em torno da hegemonia política do MDM; em torno de quem confere poder ao MDM por via de eleições nas autarquias que governa, se é o eleitorado da Renamo, ou do próprio MDM. Com a Renamo no jogo Drmocrático, está salvaguardada a paz para o bem dos moçambicanos.
Remove
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Governo é um órgão colegial, a sua conquista é pelo sacrifício da maioria, ja é diferente duma empresa onde alguém é patrão. Tomar decisão unilateralmente num órgão colegial gera convulsões e ninguém aceita perder razão. Problema da machamba resolve-se na respectiva machamba, o caso de Npla ñ é Amurane com MdM, é Amurane com os seus conterrâneos com k lado a lado conquistaram o município de Npla, quem rouba a quem e kem rouba o k, será falta de distribuição equitativa no seio do órgão? Ou a quem está se apropriar o sacrifício comum? Tempo é melhor Mestre. Por último gostaria de frisar k numa capoeira, numa turma de alunos ou nas nossas casas obedecemos um regulamento para uma convivência sa.
1 · 1 hr
Remove
Raimundo Pitagoras Lauma
Raimundo Pitagoras Lauma Problema de Npla será resolvido pelos Nampuleses em conflito.
Remove
Andre Raimundo Chavane
Andre Raimundo Chavane O problema do Devis eh k ele valoriza muito a questao da etnia, ora vejamx em kelimane colocou Manuel d Araujo por ser machuabo p lider os chuabos e, como consequencia, De Araujo em Quelimane tem mais poder k o proprio lider do partido, ali o Devis nao mexe no Araujo, se tentar Araujo vai concorrer como independente e irA sem dUvida ganhar! Em Nampula idem, se Devis mexer no Amurane, este tbm vai concorrer como independente e, irA ganhar, por isso estes gingam! Araujo e Amurane andam d nariz empinado, nao pensam duas vezes antx d desacatar ordens do Davis pois sabem do poder k eles tEm nakelas cidadx. Davis criou ingratos k agora sairam dentes e querem bater d frente cm ele!
Remove
Eusébio A. P. Gwembe
Eusébio A. P. Gwembe A integra do discurso: https://www.facebook.com/municipionampula/videos/1667643576584088/
7,974 Views
Conselho Municipal de Nampula
· 23 hrs ·
Em conferência de imprensa Mahamudo Amurane fala aos jornalistas sobre acusações falsas contra sua pessoa.
VEJA O VÍDEO NA ÍNTEGRA
Amurane é uma batata quente nas mãos de Daviz Simango
A primeira leitura à volta da ruptura entre Mahamudo Amurane e Daviz Simango remete para um desafio. O desafio da sobrevivência do MDM enquanto partido que almeja uma implantação nacional. Se o MDM está destinado a confinar-se apenas na região à volta de Sofala ou se ele tem pernas para se afirmar muito mais à norte (e também à sul e oeste), rompendo cortinas de base étnica e regional, como parece ser o caso, essa é a grande questão.
Até hoje, o partido se vai expandindo com uma marca indelével: uma restrita clientela de Simango, originária da Beira, dominando o seu processo decisório e estendo a mão à mordomias com origem no poder local. Veja-se o perfil hierárquico da sua bancária parlamentar na AR; e veja-se também a marginalização de que está sendo alvo o edil de Quelimane, Manuel de Araújo. A implantação do MDM em Nampula deveu-se a uma máquina montada por elementos oriundos da Beira ou muito próximos dos Simango (as suas redes clientelares) com expectativas naturais de acesso a recursos e benefícios resultantes de se estar no poder.
Amurane tem rechaçado esses apetites (sobretudo aqueles de natureza corruptiva) em prol de uma certa eficiência e transparência. E agora, na falta de apoio político de Simango, que atirou para Amurane o ónus da prova (e este interpretou a oferta de apoio em assistência legal por parte de Daviz como um vexame), é crível que ele queira dar o salto. Qual salto? O provável salto para uma candidatura independente no próximo ano. Isso é possível. Aconteceu o mesmo com o próprio Daviz. Quando Dhlakama lhe retirou o tapete em 2008 na Beira, ele avançou como independente e ganhou. O MDM só viria a nascer em 2009.
Daviz ganhou porque já tinha conquistada na Beira não necessariamente a base militante da Renamo mas a base eleitoral da autarquia. O que deve ser o caso de Amurane. Sua gestão parece ter a aprovação da maioria dos nampulenses, um município macua, sua etnia (uma fonte de provável clivagem são as origens étnicas distintas entre Amurane e Simango).
Por isso, a batata quente está nas mãos de Simango. Ostracizar Amurane nas hostes do partido (afastando-o dos órgaos cimeiros) como fez com Araújo é ir cavando a sepultura do MDM enquanto formação que almeja ter relevancia à escala nacional. Mas sua natureza quase clânica também não ajuda. Se o MDM não se revitalizar para representar o arco-íris da moçambicanidade ele pode ir perdendo espaço. A gestão do caso Amurane vai ser crucial. A Frelimo e a Renamo estão à espreita...

Armando Cuna, Paula Denise Pinto, Ericino de Salema ve 184 diğer kişi bunu beğendi.
Yorumlar
Álvaro Xerinda
Álvaro Xerinda Um aspeto positivo que vejo é a coragem de dizer que esses indícios de corrupção vem de dentro do partido
Kaldır
Carlos E. Nazareth Ribeiro
Carlos E. Nazareth Ribeiro Afinal, só a Frelimo é que se apresenta sólida e unida? Só a Frelimo é imune às clivagens internas, às alas contestatárias? Fico triste, muito triste por me ter enganado ao votar MDM, Deviz e Venâncio. O único partido que me pareceu sério, firme, e capaz de derrubar a Frelimo, saíu, afinal, uma MANTA DE RETALHOS!!!
Kaldır
Abdul Magide Sidi Hassam
Abdul Magide Sidi Hassam Todos is partidos entre nos sao mantas de retalho. So que, umas mantas sao maiores que as outras
Kaldır
Naine Mondlane
Naine Mondlane Bem dito!!
Kaldır
Titos Cau
Titos Cau Os Simangos estao a ter muitas dificuldades para solidificar a sua estrategia politica. Por um lado percebe-se a tentacao de centralizar o poder no cla sofalense, como forma de minimizar o efeito das infiltracoes do "inimigo" e facilitar o processo de tomada de decisao (
Kaldır
Titos Cau
Titos Cau A propria Frelimo viveu com esta conotacao de poder machangana & maconde no centro do poder durante algum tempo. No entanto, a lideranca do MDM frusta as expectativas daqueles que a apoiam na esperanca de verem nela refletidos os valores duma governacao progressista e inclusiva. Nao e facil.
Kaldır
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Bom relógio isso sim
Kaldır
Dercio Celso Celso
Dercio Celso Celso Na minha modesta opiniao o partido MDM precisa de crescer como partido,ai ha falta de gestao de pexoal
Kaldır
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Amurane é uma bomba Relógio ao MDM
Kaldır
Jossias Ramos
Jossias Ramos Mais uma graande analise, Marcelo Mosse.
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese ...espanta me é a falta de gestão do assunto dentro do partido ( ou tentaram e Amurane decidiu botar a boca no trombone ) e até o Daviz se mostrou "surpreendido" com a notícia. Mas o Amurane parece fazer nos crer que ele está sendo describilizado em duas vertentes : estar a roubar dinheiro do município pra tal casa lusa e por negar apadrinhar a corrupção. Porém aquo sobressai um ponto; a recente prisão de funcionários no BAU de Nampula pode ter algo mais por se explorar neste caso.
Kaldır
Francey Zeúte
Francey Zeúte Espanta -me também que o homem venha pedir microfones para um assunto internamente devia merecer atenção.
Kaldır
Jaime Guambe
Jaime Guambe Pois... por isso, da minha parte não merece nenhum crédito até que prove que esgotou todos meios internos para a resolução pacifica do problema. De contrário não passa de um Donald Trump!
Kaldır
Magacebe Majacunene
Magacebe Majacunene .....esta prestabelidade é um convite ao ajuziamento do tempo.O trem do circulo vicioso da política pode ou não parar na carruagem de sempre.Cenario viscoso para os que estão por fora e certezas dos protagonistas.Nao esqueca de vender o que as pessoas querem comprar e evite vender o que voce quer comercializar.
Kaldır
Olivia Mondlane
Olivia Mondlane Vamos aguardar....
Kaldır
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Na frelimo não há coesao ,não há união que lá existe é uma cumplicidade .
Kaldır
Titos Cau
Titos Cau Entao voce nao conhece a Frelimo. Nenhuma organizacao sobrevive e alcanca tanto em tantas decadas se nao houvesse coesao. Sao opinioes, temos de respeita-las, mas a tua parece comandada por odio contra a Frelimo.
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Titos Cau nem mais. Alguma dúvida.
Kaldır
Gilberto De Jesus Nguenha
Gilberto De Jesus Nguenha Falou Titos Cau
Kaldır
Edmundo Galiza Matos
Edmundo Galiza Matos Conheço muitos descontes da Frelimo que nunca deixaram de ser da Frelimo. Não será o teu caso? Reflicta lá sobre isso.
Kaldır
Reinier Cedeno
Reinier Cedeno Quando num partido ha crivagens mostra que de facto é um partido que tem pernas pra andar. É positivo quando as pessoas não receiam em expôr as suas posições na total liberdade, isso amadurece e fortifica mais a união. Claro so pra mentes visionárias. Na frelimo as coisas são diferentes, os membros so murmuram, ninguem ousa abrir a boca... e o resultado é aquilo que vemos hoje, alguém que sempre foi considerado o sabe-tudo, o Deus dos Moçambicanos, deixou-nos na penúria. O Daviz na qualidade de Presidente tem q saber que não é Deus do MDM, deve aprender a acatar e respeitar os princípios individuais de cada membro, deve promover boas práticas que ajudam a solidificar o partido e merecer confiança do eleitorado. Se quer que o Moçambique seja pra todos, então que o demonstre na prática. Bem haja Amurane pela sua postura e integridade, bem haja o MDM por permitir que dentro do seu partido haja esse tipo de crivagem, pois nem toda briga leva a roptura. Pra mim o MDM continua sendo a alternativa certa.
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Até hoje confunde indisciplinada com disciplina partidária.
Kaldır
David Abilio
David Abilio As intervenções públicas de figuras de proa antes da eleição de Nyusi como candidato, e as subsequentes passaram despercebidos. Jorge Rebelo, Graça Machel Óscar Monteiro. Sérgio Vieira, Teodacto Hunguana, Tomás Salomao e muitos outros , são de que partido? Veja lá, nem são capazes de analisar com objectividade o post do MM sem trazer a Frelimo na baila? Não será isto que faz enfraquecer os outros partidos? Falta de foco ou preguiça mental? Eu acho que o MM trouxe aqui uma contribuição série que vale apenas reflectirmos um pouco mais sem cairmos na armadilha de comparar o incomparável.
Kaldır
Edmilson Neves
Edmilson Neves O certo é que o futuro do #MDM está incerto, com os escândalos que vêem sucedendo. Ehhhta #A_CURRUPÇÃO.
Kaldır
Gulumba D. Mutemba
Gulumba D. Mutemba Nampula fica com a Renamo desta vez.
Essa porah da política é uma confusão,qual é cena do Simango agora?
está a ser o que não quer que os frelos seja?
Dhlakama o mandou passear dentro da sua razão.
Kaldır
Titos Cau
Titos Cau Frelimo vai retomar Nampula sem duvida.
Kaldır
Faquir Fernandes
Faquir Fernandes Vamos agauardar o desenrolar da situação a verdade é que os próximos tempos são cruciais para o MDM
Kaldır
Delmar Gonçalves
Delmar Gonçalves A oposição Moçambicana é "especialista" em dar tiros no próprio pé!Uma tristeza!!!
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Nem mais
Kaldır
Jose Baloi
Jose Baloi Viva Amurane quer dirigir o municipio sem interferencias partidarios o que muitos dos nossos dirigentes nao conseguem prejudicando deste modo o povo
Kaldır
Tomo Valeriano
Tomo Valeriano Assunto cabeludo este! A frontalidade do Amurane eh muito TPC para os Simangos. Algo não vai bem dentro deste ensaio.
Kaldır
Dion Soares
Dion Soares
Kaldır
Estevão Wa Ka Nhabanga
Estevão Wa Ka Nhabanga Mas esse Amurane nao tem maturidade politica, como e que o assunto que era suposto buscar a solucao dentro do partido a todos niveis ele vem tratar nos midias?! Tsc! Fica a dica para Deviz refletir "politica e para os politicos" ntsem!
Kaldır
Gilberto De Jesus Nguenha
Gilberto De Jesus Nguenha O tipo de gestao do MDM sempre foi suspeito, do meu ponto de vista, os meus amigos começarão a dar-me razão
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo O MDM está registado como partido político, mas ele funciona como métodos artesanais.

O nepotismo, o tribalismo e a ausência de transparência nos processos é que mina o crescimento deste promissor projecto.

O computador em Quelimane, é disso exemplo. Ou seja, passaram ao MA uma certidão de incompetência.

E está questão de gestão do partido não é novo. Recordo-me que em tempos, essa situação foi denunciada pelo então membro fundador Dr. Ismael Mussa, e pelos vistos, ninguém deu cavacas ao homem.

E ontem, foi MA que foi relegado aos arrabaldes do partido por conta da sua ambição desmedida. E hoje é Mahomudo Amurane que de forma astuta, e aproveitando-se do time político decidiu colocar a dinastia Simango em saia justa.

E porque eles não são ingênuos, fizeram em tempos os ajustes e equilíbrios necessários para calarem a oposição interna((onde pontifica MA que questiona os métodos dinástico de funcionamento da organização e quiçá, sugerir a eleição dos membros de todos órgãos do partido, incluindo o presidente e a CP),), dai que foram levar o Luis Boa-vida na Zambézia e o homem do momento em Nampula, e foram colocadas na estruturas do partido mesmo se sabendo que eles não passam de meros corta fitas, máxime, aplaudir tudo e nada.

E agora são elas. Tem dois problemas bicudos, e com eleições à vista: i ) resolvem numa sentada a situação do MA e do Amurane ou, perdem-nos a favor da Renamo ou Frelimo para o caso do Amurane; ii) ou, tem de iniciar já com o processo de escolhas de candidatos à sucessão dos actuais edis. Tem de serem candidatos com perfil e credibilidade para suplantar a popularidade e capital político que os actuais edis levam consigo, fruto da experiência governativa nessas autarquias.

Da decisão a ser tomada pelo órgão de decisão - CP, no caso Amurane, vir a dar lugar a expulsão deste "intriguista" cenário mais provável, ou diferente que não agrade o visado (humilhante) será o princípio do fim do projecto MDM - por suicídio político.

Deixar passar incólume uma denúncia tão grave como este ( associa-se o MDM em actos de corrupção) será um precedente perigoso, que pode colocar em xeque os interesses, sobrevivência e manutenção da dinastia Simango.
Kaldır
Ach Chauque
Ach Chauque Da proxima faz um resuminho, ta!
(so para podermos ter paciencia de ler e perceber o teu comentario!)
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Ach Chauque sem comentários. Aliás, como o texto e longo, faça o seu resumo. Ou, saltas e interpretas os comentes representados por bonecos de costume 😜😂👀🙈🙊
Kaldır
Manuel Maleve
Manuel Maleve quem denunciou actos de corrupção foi o então secretario geral do MDM, DR Ismael Mussa
Kaldır
Gercio Pedro
Gercio Pedro Interessante
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Manuel Maleve no comente acima não recordo-me ter-me refirido nestes termos a que tenta atribuir.

Disse e repito: os métodos de gestão dinástica do partido pelo clã Simango, foram postas em causa, pelo menos de forma pública, pelo então secretário-geral Dr. Ismael Mussa, que exigia transparência e cultura de prestação de contas
Kaldır
Jossias Ramos
Jossias Ramos Nos comentarios/respostas sobre este comentario do mano Lenon, vejo mais um preguicoso na leitura. Deve ser um tipo licenciado. Triste.
Kaldır
Ach Chauque
Ach Chauque Jossias Ramos,
saber nao ofender os outros e' uma virtude sabias?

Basta ter mente aberta para perceber que aquele comentario foi so' uma brincadeirinha para desanuviar! Acredito que nem o dono do comentario respondido se importou tanto, sem contar que um 'resuminho' e' uma sugestao valida. Por que' tu?

Por favor nao saias do foco! Comente o que interessa a pessoas que ca estao!
Kaldır
Jossias Ramos
Jossias Ramos Thanks, Ach Chauque!
Kaldır
Eliha Bukeni
Eliha Bukeni Na verdade o potencial de desvastação desta instabilidade não se circunscreve apenas a Quelimane e Nampula, a própria "toca do lobo" não pode dar como garantida a maioria na Assembleia Municipal da Beira, se a Renamo concorrer. É muito provável que tenhamos o Daviz a governar tendo que fazer aliança a direita (Renamo) que é bastante improvável ou a esquerda (Frelimo)!
Kaldır
Lenon Arnaldo
Lenon Arnaldo Assim sendo, os julgavam que 2018 e 2019 seriam favas contados pela oposição moçambicana, não se fiem pois podem acabar na frigideira.

Caso para dizer que: a procissão vai no adro
Kaldır
Josue Mucauro
Josue Mucauro Já disse no outro post... MDM precisa de um congresso urgente... Que seja um congresso longe da beira, de quelimane, de nampula... O maior problema do MDM é muita libertinagem... Um partido que gere 4 municípios, tem membros de assembleia municipal em quase todos os municípios até hoje ainda não afirmou se como um partido com objetivos de lutar com outros dois
Kaldır
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Quando um filho sai de casa sem despedir papa da nisto
Kaldır
Inacio Arnaldo Mazive
Inacio Arnaldo Mazive Peço para não envolverem a Frelimo neste assunto
Kaldır
Manerioo Raul Domingos
Manerioo Raul Domingos Será melhor ler de Novo para perceber*
Kaldır
Heleno Bombe
Heleno Bombe Sem dúvidas que a gestão do Amurane no município de nampula é de fazer inveja, cidade limpa, saneamento do meio eficaz asfalto das vias mas está lá a velha questão dos seus pares pedidos de favorecimento para atribuição de terrenos e corrupção em nome da camaradagem então o homem teve que decidir se pactua com esses actos ou distância
Kaldır
Jose Baloi
Jose Baloi Preferiu distanciar-se mas, por termos habituado dirigentes que levam partido nas costas para questoes publicas, tamos ai a procurar culpados ou ate a tentarmos desestabilizar em vez de aplaudirmos e incentivarmos os outros a tomar atitudes identicas porque nos o povo que precisamos destes dirigentes e que sairemos a ganhar
Kaldır
Antonio Raul Mora
Antonio Raul Mora Ele disse provou o recibo de arrendamento da casa casa que está em Portugal onde vivê os seus filhos ainda mais diss teve a casa antes de estar no poder pós ele era comerciante,, Ainda a escrever..
Kaldır
Nordito Pente
Nordito Pente Araújo e Amurane não eram do MDM até tornarem-se candidatos do mesmo. Tendo sido eleitos, tudo indica que se esperava vassalagem dos visados diante do Deviz. Entretanto, o MDM esqueceu que ganhou Quelimane e Nampula mais pelos candidatos do que pelo partido. O Araújo sempre foi da RENAMO e o Amurane da FRELIMO. O MDM que se comporte. ..
Kaldır
El Patriota
El Patriota Exacto!
Kaldır
Jose Eduardo
Jose Eduardo A intervencao do Daviz Simango nos outros municipios sera sempre controversa, pois mesmo o fazendo como presidente do MDM, é ele tambem presidente de um municipio e, é facil perguntar-se quem monitorara casos de desvio de conduta, corrupcao, lixo e outros maus casos que por ventura ocorram na Beira.
Kaldır
Milton Machel
Milton Machel Tenho pesadelos por ter escrito e tentado teorizar A OBAMANIZAÇÄO DE DAVIZ SIMANGO. Nao sei qual a maior fraude: o Daviz ou eu, por ter acreditado na ideia de um Daviz sangue bom...pra purificar a PUlítica nacional.
Kaldır
José Luís
José Luís Grande ponto de vista, enquanto a estrutura política do MDM for privilegiar figuras oriundas da Beira, em todos anos iremos assistir essas crises...Amurane e Araújo conquistaram seus espacos nas autarquias onde governam... os orgãos do MDM devem procurar ultrapassar estas clivagens étnicas antes do calendário eleitoral, será crucial.
Kaldır
Anselmo Titos Cachuada
Anselmo Titos Cachuada CERTO!
Kaldır
Juvencio Herminio
Juvencio Herminio Se o Devis Simango ter a péssima ideia de "desinstalar" Mahamudo AmuraneAmurane, o MDM já era em NAMPULA, experimente.....MUHIRE N'KOLENLENI VO!!!!!
Kaldır
João Carlos
João Carlos A questão da etnicidade é um risco e uma ameaça iminente a sobrevivência das organizações políticas em África. Amiúde apelos a origens étnicas são a estratégia para afirmação e gestão dessas organizações e, no sentido oposto, a raiz da desintegração e falhanço dessas mesmas organizações. As organizações políticas, diga- se partidos políticos, que conseguem superar esta variável tendem a aumentar as suas chances de conquistar e conservar o poder
Kaldır
Andre Mahanzule
Andre Mahanzule Afinal é fantochada! Q pena!
Kaldır
Peco Jora
Peco Jora À vista um Partido ou concorrência independente do edil Mahamudo Amurane!
Kaldır
Bento Naiene
Bento Naiene SE KEREM DERRUBAR A FRELIMO QUE SE UNAO RENAMO E MDM, DEIXEM DE GUERINHAS.
Kaldır
Manerioo Raul Domingos
Manerioo Raul Domingos Não percebeu ainda*. Volta a ler
Kaldır
Delvecchio ErnestoHomo
Delvecchio ErnestoHomo se ele avança para candidatura independente ganha a democracia e ganham os respectivos munícipes. por isso, vejo bem esta cisão eminente!!!
Kaldır
Dable Langa
Dable Langa Deviss não teve sorte as pessoas k ele escolheu não estão preparados para política. Amurane não precisava de fazer esse teatro todo.
Kaldır
Benjamim Muaprato
Benjamim Muaprato Temos que compreender e recordar que o MDM nao ganhou em nenhum municio, ganhou sim a revolta popular, senao vejamos: Foi Daviz Simango quem ganhou em protesto da má decisao tomada pela Renamo em substituir o Daviz por Manuel Pereira; O MDM nao ganhou em Quelimane, foi Manuel de Araujo quem ganhou em protesto da má decisão tomada pela Frelimo em substituir o Pio Matos; O MDM nao ganhou em Nampula, ganhou sim o Mamudo Amurane pela revolta popular pelo erro cometido do partido Frelimo em candidatar alguem contestado na cidade em detrimento de Mario Cololo.
Kaldır
Brado Africano
Brado Africano Guerra dos compadres e das comadres revelando a pequenez desta formaçäo política de base consaguínea.
Kaldır
José Luís
José Luís 😂 pequenez, essa gostei.
Kaldır
David Jorge Ouana
David Jorge Ouana O município deve ser governado por locais, qual é a razão de trazer quadros da Beira para Nampula , em npl temos quadros suficientemente formados para dar conta do município
Kaldır
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Ismael Mussa e Joao C.
Colasso, intectuais de verdade preveram esse cenario.
Kaldır
De King Massikine
De King Massikine Para quem acomapnhou e sabe a História do MDM sabe dizer que o Deviz não tem nada de santo e quando o MDM ganhou em Nampula ele queria que os vereadores das pastas chaves e alguns chefinhos fossem da Beira e foi algo que aconteceu mas depois houve uma reviravolta. Eu como um Macua de Raça prefiro continua continuar a acreditar em Mahamudo Amurane como membro do MDM ou candidato independente porque ele já mostrou com A+B que ele sim pode e é capaz de melhorar Nampula. Então se arranhem, mordam se matem o meu voto será mas uma vez para Amurane.
Kaldır
Brado Africano
Brado Africano Axinene arivava!!!!
Kaldır
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Nao sei se nao teremos canditaturas independentes de M. Araujo em Qlimane e de Amurane em Nampula.
Kaldır
Jaime Tembe
Jaime Tembe Estravasou os limites da Democracia Interna.... Obviamente que eh acabado como politico do MDM, eu acho!
Kaldır
Selso Abilio Chivavel
Selso Abilio Chivavel Tanto na Frel como na Perdiz e agora no "esperancoso" MDM quem se demontra integro, transparente e honesto, ostrarizam-no!
Kaldır
Tongay Moyo
Tongay Moyo Ninguém na Frelimo pode sair ao público e apontar dedo pois logo é accionado o SISE e és morto. a Frelimo Mata senhores.
Kaldır
Filipe Nhalungo
Filipe Nhalungo Simango deve ser inteligente na gestão deste caso, pois, caso contrario corre risco de perder quadros quanto a mim influentes. Estou fala do Araujo em Q´mane e agora oAmurane em Nampula.
Kaldır
Joao Joaquim Joao
Joao Joaquim Joao Parece que anaise que fazem nao e tao correta a situacao em alusao nao tem haver com etnicidade, na verdade deve ter um em direcao da organizacao olhemos a frelimo quem e nhusy e de onde e o scretario geral quem governou este pais durante quase 5 decada vamos considerar que estes todos foram machangane dai que chamariamos etinia do sul? Eu penso que a democracia esta a valer neste partido que ate ao publico se fala dos problemas sem represalias se fosse frelimo assim seria renuncia ou entao desaparecimento acredito que nao e falta de comunicacao interna porque amurane e membro da comissao politica tem facilidade e acesso ao contacto, uma coisa nao tem haver com a outra nihum membro do MDM e marginalizado todos sao valido por isso e mocambique para todos quer araujo e amorane sao quadros do partido dai que podemos chegar a esta conclusao que estamo diante de uma democracia efectiva,livrr aberta transpatente, agora o povo deve aceitar esta nova realidsde assim como outros partidos porque para MDM ja nao e novidade e estao abituado nisto e emplo araujo pedia a chefia da bancada fosse de zambezia. Na era digital e tecnologica vamos enquadrar as coisas de forma transparente, e nao se esconde nada por isso mais uma vez abram_ se o MDM ja esta la
Kaldır
Juvêncio Abilio Comé
Juvêncio Abilio Comé É um negócio de família esse MDM.
1 · 7 saat
Kaldır
Vintan Diole
Vintan Diole Assino por baixo!

Clara evidente...........
1 · 5 saat
Kaldır
El Patriota
El Patriota Marcelo Mosse é o cara! Grande texto... É o que eu andei a dizer desde ontem, em papos, mas não de forma bonita e magistral assim!
Kaldır
Maximo Bonifacio Bonifacio
Maximo Bonifacio Bonifacio Cientistas politicos, sera k a institucao "Partdo politico" nao entrou em crise???
Kaldır
Hermenegildo Constantino
Hermenegildo Constantino Esse Amurane! Mas nao disse...
Kaldır
Muzila Wagner Nhatsave
Muzila Wagner Nhatsave Imaturidade politica, egocentrismo e tribalismo estao a destruir o MDM. O Daviz enquanto quiser manter os Ndaus a mandar e a afastar toda gente com brilho no MDM a coisa nao vai andar. Ele tem memoria curta e se esquece co o chegou onde esta. Nos outros agradecemos essas falhas e naio duvides que vamos aproveitar e bem.-
2 · 5 saat
Kaldır
Emmanuel De Oliveira Cortês
Emmanuel De Oliveira Cortês Não sei os contornos dos alegados casos de corrupção, mas uma coisa é certa, o MDM - Movimento Democrático de Moçambique e seu(s) líder(es) está(o) enveredando pelo caminho perverso que a Resistência Nacional Moçambicana e seu ÚNICO líder caminharam: colocar a autoridade moral de seus fundadores em detrimento da eficiência da máquina político-eleitoral. Pelo que Marcelo Mosse escreve, Mahamudo Amurane almeja a liderança do partido, e neste combate interno tem-se tentando lançar a "casca de banana"sobre o autarca de Nampula.

Dentro desta dinâmica, prevejo que se os resultados eleitorais de 2019 não forem favoráveis a Daviz Simango ele deve colocar o cargo à disposição, porque se tal facto não ocorrer, será sem dúvida a reedição da Renamo pós-2008. E estas lutas internas, típicas de partidos da oposição em sistemas políticos de partido dominantes, entre militantes da velha-guarda e novos-recrutas, acabam dando no mesmo resultado: os partidos dominantes permanecem no poder por algum tempo, ainda que o eleitorado desgoste dele.
Kaldır
Tiago Tendai Chingore
Tiago Tendai Chingore De facto muita tinta vai correr
Kaldır
Jorge Matola
Jorge Matola Bem dito
2 · 4 saat
Kaldır
Francisco Moiane
Francisco Moiane Keria ouvir o meu amigo Armando Cuna Estas clivagens me parecem o ex libris dos partidos mocambcanos. Os noveis partidos ca da terra sempre reeditando os cenaros de Dar Es Sallam do anos 68/69! Parece k aquela crise fez escola, chuta dai 2ACuna
Kaldır
Rodrigues Jacinto Bras
Rodrigues Jacinto Bras Se o Movimento Democratico de Mocambique(MDM), continuar com esse nome, so vai terminar como um simples movimento popular e nada mais...Se quiquer transformar-se em Partido politico para jogar taco-a-taco com o colosso(Frel) e o osso(Ren), vai ter de revitalizar-se.Mais nao disse!
1 · 3 saat
Kaldır
Jaconias Massango
Jaconias Massango Ainda nao evoluímos muito na forma de pensar e agir longe do reinado,e da ortodoxia. Eu sou eu!
Kaldır
Agostinho Raimundo
Agostinho Raimundo Os feitos de Amurane e que lhe estão a crucificar ele não está obedecendo a velocidade
1 · 2 saat
Kaldır
Jaime Cumbana
Jaime Cumbana Na minha opiniao, Marcelo Mosse, o MDM precisa se afirmar como um partido político que almeja conquistar o poder no municipios com base na meritocracia e nao alinhamentos regionais ou familiareas como está a acontecer. Esta forma de agir de Daviz Simango, seus familiares, amigos e vizinhos mostra que sao um grupo havido em conquistar o poder autarquico para satisfazer necessidades do estomago.
Kaldır
Elisio Sande
Elisio Sande Quando Manuel de Araujo disse q na sua opniao o chefe da bancada do MDM devia sair da Zambezia porque foi o ciclo eleitoral em que o MDM teve mais depotados EU concordei, mas isso nao aconteceu e nao percebi o porque da manutencao do actual chefe da bancada do MDM.
Que se diga a verdade esta e uma excelente oportunidade do MDM mostrar nas proximas eleicoes que e um partido diferente e que respeita a liberdade de expressao dos seus membros
Kaldır
Celestino Mateus Anakadula
Celestino Mateus Anakadula Esta e a verdadeira democracia dentro do partido

1 comentário:

Juventude Unida disse...

Temos acompanhado atentamente o desenrolar estoria do pateta do Amurane. Caro leitor, o Amurane esta traduzir um problema pessoal para o partido. A titulo de exemplo nos ca no município da Beira ha tolerância zero a corrupção, se vocês forem a investigar no nosso município tem mais pessoas expulsa por corrupção e vários outros com processos na procuradoria, mas o presidente Daviz Simango não anda por ai a cantar.
O Presidente Simango ao propor arranjar advogado para o Amurane simplesmente mostrar que Ele esta sempre presente e próximo do seus membro( valorização, não abandona os seus membros nos momentos de
turbulência). E por fim não esquença que Amurane pertence a uma Dinastia pertencente a FRELIMO. Amurane é ambicioso e ganancioso.
Quanto a concentração do poder do presidente no MDM, ele próprio o Daviz Simango fez a proposta de descentralização e os membros foram quem chumbamos a sua proposta por achar que uma vez que o partido é novo e evitaria infiltrações. Forca MDM a juventude esta convosco.