terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

A Sociedade do Espectáculo

Guy Debord, um pensador francês, escreveu ainda em 1967 um dos livros que melhor retrata o mundo que herdamos actualmente: "A Sociedade do Espectáculo". Na obra, Debord faz um retrato sombrio de uma sociedade onde a cultura da aparência, das ilusões colectivas e da mediatização da imagem caracterizam as relações entre as pessoas que a constituem.
Nesse tipo de sociedade, quase tudo se resume ao consumo directo de entretenimento, onde as pessoas guiam as suas vidas pelo que é determinado pelos meios de comunicação social de massas (como a televisão e, hoje em dia, a internet). As pessoas não conseguem dissociar a imagem da realidade e a única mensagem, assumida quase que religiosamente pelas massas, é a de que "o que aparece é bom; e o que é bom aparece". Então, todo o mundo quer, mais do que tudo, aparecer. E para aparecer, porque o mundo também é intrinsecamente materialista, é preciso ter. Então, todo o mundo quer ter. Ostentar. Possuir. Obter e consumir bens materiais passa a ser a condição necessária para as pessoas aparecerem e serem socialmente visíveis. Mostrar aos outros que se tem e que se consome tais bens passa a ser um espectáculo onde quase todos querem ser actores.
Olhem para o vosso universo social e para a competição desenfreada em que quase todos se encontram: luta-se para se ter o melhor emprego, o melhor salário, o melhor carro, a melhor casa, as melhores roupas, as melhores comidas, os melhores electrodomésticos, os melhores telefones, os melhores parceiros e derivados.
Obviamente que existe quem controla essa sociedade do espectáculo e dita as suas dinâmicas e tendências. A cultura de massas é difundida pelos meios de comunicação social que têm donos. Esses donos têm os seus agentes (publicitários, apresentadores, actores, músicos e derivados, no contexto moçambicano). Esses agentes são pessoas compradas e orientadas por interesses elitistas que os contratam para disseminar apenas o que lhes convêm, beneficia ou rentabiliza. É precisamente assim como o que tais meios de comunicação social de massas veiculam é rigorosamente controlado por quem os domina.
Estás a dizer isso tudo porquê afinal, oh Edgar? É simples. A mais recente música do cantor Ziqo, intitulada "Tseke" (podem ver a imagem promocional na imagem que acompanha o presente texto) e onde ele diz, dentre outras coisas, "vamos comer tseke/se você não quer futseke", não é mais do que a mensagem oficial dos poderosos que controlam Moçambique para o seu sofrido povo. Os mesmos que faliram as contas públicas do país, os que são responsáveis pela bancarrota financeira e económica do Estado moçambicano e os que menos ou nada se ressentem do incomportável custo de vida actual mandaram o Ziqo, seu inconfundível agente de estupidificação popular, dizer ao povo para, diante da fome e da ausência crescente de soluções alimentares básicas, ir comer tseke ou então que se dane.
Sei que virão aqui os bombeiros de plantão do sistema a dizer que tentei forçar uma interpretação restritiva da expressão "vamos comer tseke/se você não quer futseke"... Ora, não se precisa de ser especialista na língua ronga/changana para se saber que "futseke" quer dizer, em português corrente e sem papas na língua, "que se foda(m)". Do mesmo modo que todos os moçambicanos com apenas dois pares de neurónios sabem que o Ziqo (artista comercialmente bem sucedido, com chorudos endorsements publicitários do sistema e que provavelmente ainda coma tseke por mero capricho) é um cantor de campanha política e social do sistema, na vertente de entretenimento. É o advento da sociedade do espectáculo em Moçambique, onde de forma "soft" e através da música, o poder constituído manda o seu próprio povo se foder. E a música vai ser um sucesso exactamente por isso. Vai "bater" nos meios de comunicação social exactamente por isso. É, aparentemente (?) bom comer tseke, hoje em dia... até o milionário Ziqo come!


Gosty Paulo
Gosty Paulo Ziqo o Bobo da Corte....
Kaldır
Augusto Gildo Buanaissa
Augusto Gildo Buanaissa Citando: Do mesmo modo que todos os moçambicanos com apenas dois pares de neurónios sabem que o Ziqo (artista comercialmente bem sucedido, com chorudos endorsements publicitários do sistema e que provavelmente ainda coma tseke por mero capricho) é um cantor de campanha política e social do sistema, na vertente de entretenimento. É o advento da sociedade do espectáculo em Moçambique, onde de forma "soft" e através da música, o poder constituído manda o seu próprio povo se foder. - fim de citação.

É preciso ter neurônios para saber disso?
Ainda prevalece dúvidas de que o governo de 40 anos sempre nos mandou "foder"?
5 · 5 saat
Kaldır
Maura Mahema
Maura Mahema "Mandaram o ziqo, seu inconfundível agente de estupidificação popular."..

Hehehehehehehe
Interessante gostei de ler
Kaldır
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes voce nao entendeu a mensagem,entendeu totalmente ao contrario,ele esta a fazer uma critica a ideia de se comer tseke.
1 · 5 saat
Kaldır
Maura Mahema
Maura Mahema Como assim??
O facto de eu ter citado essa passagem não quer dizer que eu não tenha entendido Alzira Magalhaes
Kaldır
Heltor KB
Heltor KB Alzira Magalhaes Correcta. so que muitos não percebem.
Kaldır
Maura Mahema
Maura Mahema Heltor kB, opinião é opinião!!
Kaldır
Marlena Nhabete Nhabete
Marlena Nhabete Nhabete Triste!
Kaldır
Dereck De Zeca Mulatinho
Dereck De Zeca Mulatinho Mano Edgar Barroso, sempre pensei que o nosso futseke viesse do Forsake, popularizado por moçambicanos provenientes da terra do Rand.
2 · 5 saat
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Que seja mas aqui já é insulto. Experimenta dizer isso a um machangana vindo das minas da jozi kekekek
Kaldır
Nomis Erudam
Nomis Erudam Em verdade a nossa palavra "futseke" provém do Afrikaner (dos bóeres) "VOETSAK" que pronunciado correctamente soa mais ou menos a "futsek" e esta palavra, conforme o Edgar Barroso correctamente disse, quer dizer "sai daqui!", "Dane-se!", "vá ao raio que te parta!", "vá-se lixar!"....
3 · 3 saat
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Epah...parece que muitas palavras changanas surgiram da "conversão " das línguas de lá.
Colher: xipune: spoon.... kkkk deve haver mais.
3 · 3 saat
Kaldır
Lunne Pais
Lunne Pais Ma kia (chaves)=key
Kaldır
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote Gostei de ler
Kaldır
Zarito Mutana
Zarito Mutana Começou a acreditar na aqueles videos que falam dos iluminantes.

Ainda não escutei a música, e novidade.

Gostei do post hooo Edgar Barroso.
1 · 4 saat
Kaldır
Guy Pene
Guy Pene Ninguém mandou Zico cantar nada... ele tem capacidade de pensar por si só...
1 · 4 saat
Kaldır
Nairinho Mabote
Nairinho Mabote Nem tu acreditas nisso
2 · 4 saat
Kaldır
Guy Pene
Guy Pene Ok...
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso "Temos de popularizar esta campanha, Ziqo. Temos 350 mil, entras?"

Essa é a minha teoria. Qual é a tua?
1 · 3 saat
Kaldır
Simba Siebo
Simba Siebo Não o mandaram. Já assinou o contrato há bué
1 · 2 saat
Kaldır
Heltor KB
Heltor KB Pra mim o Zico está a criticar o governo ........... Ironia aquilo que vocês ouvem na musica. Nem sempre a mensagem é directa.
Kaldır
Otilia Charles
Otilia Charles Milionário Ziqo?
Uhm
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso Quanto recebe de endorsement em road-shows de campanhas eleitorais ou em contratos de publicidade com as empresas dos "donos" do país?
1 · 3 saat
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso 100 meticais?
Kaldır
Otilia Charles
Otilia Charles Nessa vertente... ok
Kaldır
Fortunato Sambo
Fortunato Sambo Não sabia que existe Moçambicanos com apenas dois pares de neurónios, Ziqo nos mandou "futxeke", insultando o seu próprio povo.
Você diz que temos dois pares de neurónios, isso é um elogio???
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso eu disse isso?
Kaldır
Fortunato Sambo
Fortunato Sambo O que disse???
Kaldır
Heltor KB
Heltor KB kkkkk. Entes que vejo aqui. kkkkk. Não fazem sentido.
Kaldır
Américo Matavele
Américo Matavele Teoria de conspiração. Com que então alguém do "regime" ligou para Ziqo e mandou ele gravar uma música para mandar às pessoas comer tseke. Até que soa. Outra música dele diz "À loko nifa novo txeleleni mabarakeni". Desconfiei que não era normal esta. O governo tem mão nisto tudo. Opa, não podemos esquecer o famoso vídeo de Ziqo em plena pornografia, o governo mandou o gajo fazer aquilo. Alguém lembra-se doutras músicas dele? Quero descobrir mensagens encomendadas.
Kaldır
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Existe uma grande diferença na comparação que tentas fazer mano. Essa nova música se reveste de uma recomendação polémica e recente do governo
4 · 4 saat
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Matavele menos! Não te ridicularizar de qualquer maneira pah.
Kaldır
Chitukulu Mucumba
Chitukulu Mucumba Matavele irmão. Se nega a ver a crua verdade.
Kaldır
Láilo Machava
Láilo Machava Mas mano! Nhanisse
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso "Arranjem um taco, paguem ao Ziqo e popularizem isso".
Kaldır
Maura Mahema
Maura Mahema Américo matavele, essas comparações não tem nada a ver!! Nada a ver mesmo....
Kaldır
Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Bem colocado, estás de parabéns. Ouvi hoje a música e....
2 · 4 saat
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Ainda bem que não baixei a música que muitos me mandaram via whatsapp.
Fiquem eles com tseke deles esses poderosos e seus sequazes.
3 · 4 saat
Kaldır
Sura Rebelo
Sura Rebelo Muito triste isto q estou anestesiada. Nem sei mais onde doi
1 · 4 saat
Kaldır
DellaCerda Langa
DellaCerda Langa Faz sentido
Kaldır
Chitukulu Mucumba
Chitukulu Mucumba 1. É a segunda vez que sitas esse autor. Kkkkkkkkk, gosto de ler os teus posts.

2. Não sei se é mesmo teoria de conspiração, a verdade é uma, nos mandou foder mesmo com todas as letras.

3. Ha um paradoxo nessa música, ele diz, vamos comer tseke, se não quer futseke, mais adiante explica que pra ter tseke, é só mijar que vai crescer.

3. Kkkkkkk. Os seus mandatários que comem tseke por capricho deixam uma mensagem clara, "Vão a merda".
2 · 4 saat
Kaldır
Marcelo Machava
Marcelo Machava Chames o que quiseres, mas musicos sao os outros. Musicos
Kaldır
Marcelo Machava
Marcelo Machava Género: Hip Hop, ai está a súmula do analfabetismo
Kaldır
Spirou Maltese
Spirou Maltese Nada a ver. O hip hop é do géneros interventivos mais fortes criado por gente posta de lado pelo sistema. Acontece que pelo meio e pra o meio urbano, os poderosos da indústria usam na pra desviar os propósitos dessa cultura.
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso E aquilo não é Hip Hop. Period.
Kaldır
Marcelo Machava
Marcelo Machava Ziqo nem sabe que estilo cultiva. Pior os seus promotores
Kaldır
Cremildo Bahule
Cremildo Bahule ...yuu, acabo de descobrir que sou analfabeto.

eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,eh, eh,...Daha Fazlasını Gör
1 · 2 saat
Kaldır
Rafael Ricardo Dias Machalela
Rafael Ricardo Dias Machalela Hip-hop? Seriously?
Kaldır
Aparicio Marques
Aparicio Marques Conspiração não! Ziqo foi de se oportunar por qualquer assunto e faz Música! Para mim foi mais uma tentativa de "bater" que lançou "tseke" como foi com o "Quadradinho "...talvez teremos de ouvir tseke da Liloca,tseke do wr bow....por ai...vamos com Calma
Kaldır
Chitukulu Mucumba
Chitukulu Mucumba Não tenho o teu numero. Ivano Chissengue
1 · 3 saat
Kaldır
Nordito Pente
Nordito Pente Link da música, please?
Kaldır
Eddy Prínce Simbine
Eddy Prínce Simbine Quero ouvir a música tambem como posso ter?
Kaldır
Salomão Xerinda
Salomão Xerinda Big like!!!!!!!!
3 · 3 saat
Kaldır
Jemusse Abel
Jemusse Abel Estamos entregues a ramboia.... Nao tem nada a fzer.
Kaldır
Marcelo Machava
Marcelo Machava Quem disse q na musica na ha lambi.lambi
Kaldır
Hercio O Bom Samaritano
Hercio O Bom Samaritano Hehehehe

Ziqo é um pulha que não sabe em que ângulo social pode se encaixar.
Ninguém o manda cantar tseke, senão a irracionalidade que o caracteriza.
2 · 3 saat
Kaldır
Rico Roque
Rico Roque Apesar de eu achar que a música tenha um sabor muito desagradável, não acho que tenha alguma coisa a ver com o governo ter dito ao Ziqo dizer ao povo comer tseke ou se danar. Isso é apenas uma suposição, Edgar.
1 · 3 saat
Kaldır
Cremildo Bahule
Cremildo Bahule ...eish, ha fogo aqui; duvido que Zico tenha sido abordado para esse som; sei que ha varias formas de engordar as iniciativas estatais, contudo o que fazes referencia - argumentos - aqui, acho forcado; ele sabe apropria-se dos assuntos do momento para inventar os tais hits"; so nao percebo porque ainda nao falou de Olga; portanto, prefiro acreditar que 'e um som inspirado no vuku-vuku do tseke.
2 · 2 saat
Kaldır
Leonel Matusse Jr.
Leonel Matusse Jr. O Peruano Mário Llosa também escreve sobre o assunto, no seu livro Civilização do espetáculo. Nessa obra, que segue o mesmo fio, de certa forma, o autor sustenta que, na verdade, a própria sociedade é que se deixou colonizar por essas elites que controlam os media.
A origem desse fenómeno está no ocidente. As grandes guerras causaram pobreza, fome, carência de quase tudo, enfim, o sofrimento. Então findas, nas décadas 70/80 o velho continente começa a registar um crescimento económico e elevação do nível de vida. As pessoas, para fugir do passado sombrio mergulharam no prazer e os manipuladores (esses donos dos media que o Edgar Barroso refere) se aproveitaram disso para fazer o que melhor sabem: enganar a gente.
E nós os outros, que somos caixa de ressonância estamos nessa só a reboque. Mas num ponto estamos iguais: ambas sociedades se entregaram e permitiram que tal ocorrece.
1 · 1 saat
Kaldır
Heltor KB
Heltor KB O zico critica o governo ironicamente. É o que eu percebo. Nem sempre a mensagem não é sarcastica. Percebamos bem a musica.
1 · 1 saat
Kaldır
Edgar Barroso
Edgar Barroso Cremildo Bahule et al, creio que os meus argumentos tenham mesmo deixado esse gap relacional. Mas é simples de explicar. Existe em Moçambique uma "indústria" de lobby, embora ainda em moldes subtis, que funciona como tentáculo do poder político e dos seus interesses. Olha para a lógica do mecenato (grandes empresas moçambicanas e a estrutura do seu modo de financiamento/agenciamento). É muito fácil olharem para o Magostozudo ZiQo, cantor de popularidade sobejamente reconhecida, e o financiarem nessa campanha já oficialmente lançada pelo Governo do dia sobre o consumo de tseke como alternativa gastronómica para pessoas de baixa renda ou em condição de carência. Existem especialistas de marketing altamente treinados para trabalhar nisso, associados a tais empresas e a agências de relações públicas que trabalham para instituições públicas. Provavelmente o Governo não esperasse que a solução-tseke acabasse tão censurada pela opinião pública e, outrossim, colocar "artistas populares" a parodiar isso e a amenizar as críticas pode ter sido uma contra-ofensiva de gestão de crise. É a minha teoria e esses são os argumentos.
2 · 1 saat
Kaldır
Cremildo Bahule
Cremildo Bahule Um argumento forte e bem elaborado. Gostei. Vamos inverter a marcha. Se fosse, por hipótese, Azagaia a abordar o mesmo assunto "estaríamos" a dizer 'e iniciativa do "lado oposto" o que nos empurraria para a satirizacao da iniciativa do tseke. Portanto, respeitando os teus argumentos, prefiro acreditar que foi iniciativa do tio maboasuda.
Kaldır
El Patriota
El Patriota É o auge da Revolucão dos Bichos!
Kaldır
Cremildo Bahule
Cremildo Bahule ...explique-se Eldorado.
2 · 1 saat
Kaldır
El Patriota
El Patriota Leste a Revolucão dos Bichos?
Kaldır
Cremildo Bahule
Cremildo Bahule Nao.
1 · 47 dk.
Kaldır
Nelsa Lopez Candieiro
Nelsa Lopez Candieiro
Kaldır
Sergio Baloi Sergio
Sergio Baloi Sergio Este é palhaço e sempre só faz palhaçada
Kaldır
Alzira Magalhaes
Alzira Magalhaes Eu entendi a dita musica como critica a ideia de se comer tseke,alias achei uma ousadia da parte de ziqo...leve as coisas para o lado comico,para mim e uma satira

Sem comentários: