terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

A MANIFESTAÇAO (1) – OU “O BIG FIFE”


Armando Nenane


Eu sou um especialista em manifestações. De mim dir-se-ia que sou um manifestante profissional. Tenho sorte até que vivo num país onde a manifestação é um direito fundamental, ou, dito de outro modo, um direito constitucional. De tal sorte que orgulho-me de ser um manifestante profissional. Há quem não tenha a mesma sorte. Os militares e os polícias, por exemplo, não têm direito a manifestação, o que constitui, a meu ver, uma grande violação dos direitos e liberdades fundamentais. Deviam os militares e os polícias também ter o direito a manifestação. Mas mesmo que os polícias e os militares não tenham direito a manifestação, segundo a lei, um dia eles se vão manifestar, porque a manifestação não é somente um direito humano, ou fundamental, ou constitucional, a manifestação é um direito natural. É da natureza humana manifestar-se. Até os juízes quando começam a ser assassinados em série saem as ruas para se manifestarem. Os militares e os polícias nunca fazem isso. A lei proíbe-os, até se esquecem que a revolução dos cravos foi feita pelos militares. Um gajo que não se manifesta é como uma pedra. E uma pedra não garante a segurança do Estado. O Estado pode estar a ser açambarcado como está a ser e a pedra permanecer intacta. Porque a pedra não se manifesta.
De tal sorte que foi nessa minha carreira de manifestante profissional que me dediquei a organizar alguns bradas, a fim de que fossemos nos manifestar contra as dívidas ocultas e a guerra, o que precisaria de ser especialista em mobilização social, a começar pelos bradas.
É assim que o meu amigo Big Fife aceitou integrar a manifestação.
- Vais a manifestação connosco?
- Sim, vou a manifestação com a malta.
E a malta foi a manifestação.
O facto é que no dia da manifestação, eu não vi o meu amigo Big Fife, que me garantira que havia de participar.
Tudo ok.
Como sou um manifestante profissional, desses que andam ai com megafones a gritar contra o governo, lá fui preparar outras manifestações. E de novo fui ter com o meu amigo Big Fife.
- Big Fife, vamos a manifestação?
- Contra o quê? – perguntou-me.
- Contra a corrupção, as dívidas ocultas, a guerra e os raptos – respondi.
- Boa ideia, estarei lá.
- Mas da outra vez que te convidei tu não foste.
- Eu fui. Nunca faltei em nenhuma manifestação.
- Não te vi.
- Talvez porque estava cheio. Eu estava lá…
- Desta vez não faltes.
- Eu nunca falto.
E assim chegou o dia da manifestação. Dísticos, camisetas, banners, apitos, batuques, latas, carros alegóricos, megafones, tudo ao mínimo rigor para a grande manifestação contra as dívidas ocultas, a guerra e os raptos. Até havia mamanas fazendo ululus.
Estava tão cheio de gente que não vi o Big Fife.
Até que de repente me esbarrei com o ilustre quadro.
- Biiiiiigggggg Fiiiiiiiiifffffffe!!!!!!!!
Era o Big Fife.
Tinha a farda verde oliva, um capacete, uma AK-47, bombas de gás lacrimogéneo, colete a prova de bala, um cão polícia, uma máscara e a alma trancada nos dentes. Big Five nunca faltou em nenhuma manifestação. Sempre esteve lá. Eu é que nunca tinha notado.

Comentários

Tirso Sitoe o Big Fife anda camuflado! Deve ver e participar das manifestações melhor que alguns... Mas a questão prevalece; de que lado o Big Fife encontrava-se? ou o mais importante era estar na manifestação?
Gosto · Responder · 1 · 4 h

Antonio Zacarias Noto que o autor começa por afirmar que define-se por uma forma de mentalidade- de manifestante profissional-e acaba por nos dizer que essa forma de mentalidade é hoje a mentalidade de toda a sociedade(pelomenos no que se refere aos civis).De todas formas, abraço forte quadro Nenane!
Gosto · Responder · 2 · 3 h

Armando Nenane acho que a ficcao tem um personagem que narra a historia na primeira pessoa do singular. nao confundir com o Nenane, que eh o autor...
Gosto · Responder · 1 · 3 h

Antonio Zacarias Até tive o cuidado de referir-me ao autor, não obstante haver endereçado abraços ao narrador.
Gosto · Responder · 1 · 3 h · Editado

Armando Nenane Um forte abraco Antonio Zacarias. Estamos em sintonia!

Zito Do Rosário Ossumane Ele sempre esteve lá.
Gosto · Responder · 3 h

Cremildo Macedo Grande nenane tava com saudades tuas.
Gosto · Responder · 3 h

Naine Mondlane O Regresso do JAH!
Parabéns Grande Nenane.
Gosto · Responder · 3 h

Augusto Gildo Buanaissa Realmente "big fife" sempre está lá... com o desejo de se manifestar, com a alma e a mente se identificando com os manifestantes, no entanto com o dever de reprimir a manifestação e os manifestantes... com o dever de se reprimir.
Não sei se sinto pena ou nojo do "big fife", mas a verdade é que ele está lá fazendo seu trabalho (o que sabe fazer) mesmo que isso significa matar seu irmão, no uso do seu direito constitucional e acima de tudo natural.
Gosto · Responder · 3 h

Chigamanhane Mazanga Foi Big Five quem fez esta foto

Gosto · Responder · 3 h

Chigamanhane Mazanga Esta também. Láilo Machava, Elidio Cuco, Heelio Sive Marcos

Gosto · Responder · 2 · 3 h

Júlio Massango Sim, o big Five costuma ir a todas, de diferentes maneiras. Por exemplo, em Tete, aquando do incidente "gasolineiro", um partido político achou por bem fazer uma oferenda de alimentos sem sucesso, porque, creio eu, o big Five antecipo-se na jogada, de diferentes maneiras. '
Gosto · Responder · 2 h · Editado

Celso Manguana Manguana Não prestavas atenção ao Big Fife . Ele esteve sempre lá....do outro lado.
Gosto · Responder · 2 h

Ariel Sonto Lembras-te dos Big que sentiram dores de estomago no dia da manif, Homer Wolf
Gosto · Responder · 1 · 2 h

Homer Wolf Os brodas swaggers... como não lembrar?! eh eh eh
Gosto · Responder · 1 · 58 min

Ariel Sonto So pode ser guengue Bitone Viage
Gosto · Responder · 19 min

Bitone Viage Nunca gazetei manisfetação nenhum sem razões aplausiveis.
Inacio Pereira O homem sempre participou a seu jeito kkkkkkk
Gosto · Responder · 1 h
Giro da Fonseca Really sad, big fife...

Sem comentários: