Um representante do exército do Burkina Faso anunciou hoje, diante de uma multidão concentrada no centro da capital, Ouagadougou, que o Presidente Blaise Compaoré já não está no poder, provocando uma explosão de alegria.
"A partir deste dia, Blaise Compaoré não está mais no poder", anunciou o coronel Boureima Farta, levado em ombros por militares.
O oficial percorreu a pé e sem escolta o percurso entre o edifício do Estado-Maior das Forças Armas e a praça da Nação, onde os manifestantes estavam concentrados desde o início da manhã.
As forças armadas do Burkina Faso anunciaram na quinta-feira a dissolução do governo e do parlamento, a instauração de um recolher obrigatório e a criação de um órgão de transição, depois de o presidente, no poder há 27 anos, ter afirmando que não se demitia, num discurso transmitido pela televisão.
Os protestos no país foram desencadeados pela decisão de Compaoré de rever a Constituição para prolongar o mandato presidencial. O projeto foi retirado, mas a oposição mantém a exigência de que Compaoré abandone o cargo.
- Corrigir
- Leia-me
- Imprimir
- Enviar
- Partilhar
- Aumentar
- Diminuir
Sem comentários:
Enviar um comentário