terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Renamo prepara vandalização de Moçambique

Renamo prepara vandalização de Moçambique
A Renamo tem e teve sempre uma agenda mista e difusa. Presentemente, está na forja um movimento de incitação à juventude para esta desencadear manifestações ao estilo das "revoluções" ocorridas recentemente nos países árabes, liderado pela Renamo. A nossa juventude revela um grande défice de educação cívica e patriótica, porque o nosso sistema de educação falhou neste domínio. Fracassada a tentativa de chegar ao poder por via das armas e de eleições democráticas, a Renamo agora pretende aproveitar-se da ignorância ou inocência patriótica, cívica e política da nossa juventude para criar caos social no país. O périplo do líder da Renamo pelo Centro e Norte do País visa avaliar o potencial de sucesso na vandalização do país, com recurso ao aproveitamento da ingenuidade política da juventude. Está mais do que claro que o Afonso Dhlakama está a ser usado pela classe pensante—politicamente e materialmente ambiciosa—no seio da Renamo para forçar a sua integração no Governo de Nyusi. Eles (esses renamistas falsos) querem o poder político a todo custo, mesmo que isso implique paralisar o País. E até chegam a dizer publicamente que vão paralisar o país. Ora, isto chama-se chantagem política!
Duas perguntas podem colocar-se:
1) Dá para confiar em chantagistas?
A resposta à esta pergunta é óbvia—NÃO!
Mas, então, fica a seguna pergunta:
2) Como resolver este problema?
Neste texto tento propor uma resposta para esta última pergunta.
Recentemente, assinamos o acordo de cessação de hostilidades militares, durante as quais o teatro de operações eram as estradas rurais no Centro do País. Agora a Renamo prepara o início de uma nova onda de hostilidades: o vandalismo. O teatro de operações destas hostilidades serão as cidades e vilas. Antevê-se que estas hostilidades se vão saldar em mortes e destruição de propriedade, com as culpas atiradas à Frelimo e ao seu Governo. É isto que Renamo quer ver acontecer, para poder aparecer como força política alternativa para governar o este país.
Nas suas incursões para o acesso ao poder, a Renamo vem contando sempre com o apoio de alguns dos nossos "parceiros de cooperação". Há, entre os nossos parceiros de cooperação, aqueles com pretensões neocolonialistas, incluindo Portugal, Itália, Estados Unidos e Reino Unido da Grã Bretanha, entre outros. Estes nossos "parceiros de cooperação" têm muito apetite pelos nossos recursos energéticos [carvão, gás, petróleo e urânio (sim, Moçambique tem reservas de urânio!)] para alimentar as suas economias. Porém, não querem pagar o preço justo pela exploração destes recursos.
A solução que as economias fortes ocidentais encontram para não pagar preços justos pelos recursos que exploram noutros países é forçar a mudança de regimes políticos nesses países, de modo a causar uma instabilidade política aparente. Fazem isso via formação e financiamento de pseudo-partidos políticos. A Renamo e o MDM são dois exemplos de tais pseudo-partidos em Moçambique. Não há nem haja engano aqui. A ascensão ao poder de qualquer destes dois partidos só vai fazer recuar o desenvolvimento de Moçambique, porque os seus mentores vão exigir recompensas exageradas e chantagistas, estrategicamente destinadas a colocar a nossa economia sempre dependente das suas próprias economias. Nós sabemos disto, porque ainda está presente na nossa memória o elevado preço que ainda estamos pagar pelo apoio que recebemos no passado, vindo da antiga União Soviética e dos seus aliados. No cômputo bem específico, o que alguns dos nossos "parceiros de cooperação" pretendem é que os países africanos sejam apenas mercados para a venda dos produtos produzidos pelas suas empresas. É esta a nova manifestação do colonialismo—o colonialismo económico.
As democracias emergentes nos países africanos—forçadas a seguirem o modelo de democracias ocidentais—não passam de um mecanismo engendrado pelas economias fortes ocidentais usam para subjugar de todas as formas os países com economias fracas. A solução dos nossos problemas em Moçambique passa por compreendermos bem esta estratégia neocolonialista. O diálogo que eu advogo entre nós (Frelimo, Renamo, MDM,…, sociedade civil) é aquele que nos permita compreender que o nosso desenvolvimento não interessa às economias fortes—não interessa aos "donos do dinheiro"—porque isso significaria que nós iriamos disputar com eles o mercado global. Eles querem ser os únicos a vender e que nós sejamos apenas comparadores dos seus produtos. É por isso que a África negra não tem indústria. As nossas lideranças políticas ficam entretidas a disputar o poder político—literalmente emprestado pelas economias fortes para o bem dos seus interesses—sem investir no pensamento e na promoção de debates sobre estratégias de desenvolvimento. Confesso que esta visão míope das lideranças políticas africanas me repugna bastante.
O resultado de tudo isto é que o padrão típico do comportamento africano é o consumismo. Somos mais consumidores da tecnologia para coisas fúteis do que para produzir soluções para os nossos problemas de desenvolvimento. Nunca encontrei uma explicação racional para, por exemplo, as pessoas usarem dois aparelhos de telefone celular, senão o consumismo excesso dos africanos, em geral, e dos moçambicanos, em particular. E, ridiculamente, medimos o nosso ‘status’ social exibindo uma pilha de celulares em todos os lugares por onde passamos. Isto acontece assim enquanto os donos da Nokia, da Apple, da Samusung, da Motoroal, da Alcatel, da BlackBerry, etc. só usam um único aparelho de telefone celular de cada vez, e só quando estão na rua ou em movimento. Então, quem pensamos que somos nós…? Esta é uma pergunta que me faço sempre quando paro para apreciar as nossas exibições de ‘gadgeteria’.
A Renamo está ai a exibir a sua musculatura bélica. Os fabricantes das armas que se usam na exibição de tal força olham para nós e se riem triunfalmente. É para isso que Renamo e MDM foram criados: para funcionarem como obstáculos ao desenvolvimento de Moçambique. Vai daí que nunca reconheceram nenhuma derrota eleitoral. Os seus mentores é que lhes ditam como se devem comportar em cada pleito eleitoral. O objectivo último é pôr o povo moçambicano a viver perpetuamente na insegurança, que é para não haver tempo para pensarmos na solução dos nossos problemas. E, curiosamente, aceitamos isto.
Já é tempo de Renamo compreender que está a funcionar como um instrumento do imperialismo moderno para neocolonização de Moçambique. O MDM idem. Compatriotas, saíam dessa escuridão e se integrem no convívio político saudável neste país de todos nós. Digam ao l Afonso Dhlakama para acordar. O mercenarismo político não serve nem a ele próprio, mas aos seus mentores. Digam ao Afonso Dhlakama para parar com discurso irresponsável que ele vai pronunciando por onde passa, porque dessa forma ele só está a instigar uma convulsão social que não vai trazer benefícios para ninguém. Digam para ele parar com a política de "terra queimada" que é a via pela qual quando perde as eleições, para poder sobreviver. Vamos dialogar proficuamente, de modo a aprendermos uns com outros como fazer política que permita edificar um Estado civilizado, de direito democrático.
E que a Frelimo continue sempre aberta ao diálogo. Deixemos de olhar para as outras forças políticas com desconfiança. A propósito, por intransigência da nossa bancada parlamentar na Assembleia (refiro à banca da Frelimo da AR), o país perdeu uma soberba oportunidade de discutir o conceito do "governo de gestão"—que a Renamo advoga—e a viabilidade de sua aplicação no nosso contexto. Apuremos o grau de envolvimento de "mão externa" nos nossos assuntos, antes de falarmos dela. Falemos com os nossos compatriotas para que eles percebam que estão a ser usados contra eles próprios e contra todos nós, povo moçambicano. Falemos com os nossos "parceiros de cooperação" para que pautem pela honestidade no relacionamento connosco. Mostremos a eles os perigos associados tentativa de instigarem lutas entre nós, para nos subjugarem economicamente.
Vamos parar com "querelas de quintal" e nos concentrarmos no desenvolvimento sustentável do nosso país. Doutro modo, continuaremos eternamente colonizados, a fingir que somos independentes.
Like ·  · 
  • 18 people like this.

  • Nuno Pires Penso que a lógica e pela Renamo esperada/desejada, recusa da sua exigência de um governo de transição, vai ser o pretexto para que seus homens continuem acantonados e a preparar novo período de guerra. Tempos agitados anunciam~se. Gostaria de estar equivocado, mas que o demonstrem.
    See Translation

  • Luis Jorge Pott Fraga não percebi nada...explorados não significa colonizados...nem tão pouco os fascistas são exploradores ou estes colonizadores ou estes sequer mercantilistas (ou estes esclavagístas no sentido restrito do termo) no sentido monetario...porque é que confundem tudo e misturam tudo !? qualquer um destes pode ser Moçambicano de Moçambique e sobre os Moçambicanos ou qualquer outra nacionalidade...a Nacionalidade é um instrumento de administração e gestão...uma qualidade por si, não em si...
    See Translation

  • Luis Jorge Pott Fraga um ser humano deve de ter cuidado para não se deixar colonizar pela burrice...e o outro pela candice http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2ndido,_ou_O_Otimismo
    See Translation
    Candide, ou l'Optimisme é um conto filosófico em tom...
    PT.WIKIPEDIA.ORG

  • Elson Ligendre A exibição de "mafisico" pela parte do líder da Renamo é produto de, igualmente, exibição de "mafisico" por parte do nosso governo. O que custa, pelo menos, sentar [dialogar] e entender o que a Renamo tem a dizer e, depois, caso não seja praticável, mostrar com "A+B" que não é possível?

    É a tal de intolerância política e falta de cultura de reconciliação [Lourenço de Rosário, O País]. 

    Estou apenas olhando d'outro lado do seu espelho Julião.
    See Translation

  • Armando Tomas Fernando os governos que mante no puder por via de fraude ,qual e objectivo que eles pertende antigir ? Nao podemos ver a renamo so mal da feita ,tambem a frelimo tem meia culpa, porque quando se detenta fraude academica numa escola anula todo exame ,porque nao se anula as eleicoes ?
    See Translation

  • Luis Jorge Pott Fraga tu e todos...sabes o que é um paradoxo Elson...a Frelimo sabe, que a Renamo sabe, que a Frelimo sabe, que a Renamo sabe... Na questão em apreciação...é simplesmente factual...ambos cederam não cedendo...e mantiveram não mantendo...o MDM é uma construção sobre as sobras dos dois...é o vazio que mantem o paradoxo...isto porque vemos, digamos a duas dimensões...porque se visse-mos em toda a sua plenitude, seria um tubo em que obstruido pelo vacuo...
    See Translation

  • Mouzinho Zacarias Julião João Cumbane porque não falas de fraudes, corrupcao, roubos que acontecem no país? Seja sensato nas suas análises, nada de lambebotismos.
    See Translation

  • Mano Jonas Mouzinho Zacarias, sory, mas este espaço pertence ao Julião João Cumbane e ele tem o direito de falar do que quizer, para assunto fraudes que tanto queres analisado, acho eu que podias tu mesmo criar!! Ja agora lambibotismo é o que mesmo?
    See Translation

  • Mouzinho Zacarias Estamos a debater ideias advogado de Julião João Cumbane
    See Translation

  • Julião João Cumbane Caro Mouzinho Zacarias, faz favor de ler o meu texto para compreender o meu ponto de vista sobre a génese da Renamo, em vez de quereres adivinhar "pretensões ocultas". Não há "lambebotismo" nenhum nas minhas intervenções, porque não pretensões ocultas; ou terás que definir para mim (e para outros interessados, creio) o que é "lambebotismo". Não adulo a ninguém nas minhas intervenções. Procuro sempre expor o meu pensamento de forma honesta, clara e objectiva. Mas não pretendo nunca ser parcialmente, pois sei que não é possível ser-se imparcial. No 'post' acima colo duas perguntas que norteiam a génese e evolução do meu pensamento sobre os eventos políticos, usando a Renamo como exemplo típico de instrumentos que o imperialismo moderno utiliza para continuar a ter monopólio do mercado global. Exponho o meu pensamento de modo a aclarar que a génese da Renamo é razão de ser do seu perfil político anti-Estado. Avanço sugestões para que Renamo se erga contra os seus progenitores para se transformar numa verdearia força política. Faço um apelo para que nos unámos de modo a isolar os detractores do nosso esforço para desenvolver Moçambique. Se tu (Mouzinho) quiseres participar no debate em torno do meu ponto de vista e das minhas sugestões, então és livre e bem vindo. Se queres pensar que estou a "lamber botas" de alguém, és igualmente livre, mas neste caso perdes uma oportunidade de seres útil para este debate! A escolha é soberana e tua.
    See Translation

  • José de Matos O contexto desta postagem é a polemica pos-eleitoral! Nesse contexto,na minha modesta opiniao, nao nos ajuda criticar a Renamo enquanto fazemos vista grossa a montanha de ilicitos! Culpar e demonizar so uma parte é por achas na fogueira!
    See Translation

  • José de Matos Mano Jonas, nao é da minha conta, mas essa advertencias nao deveriam ser feitas pelo dono da postagem e do mural?
    See Translation

  • Chande Puna Ha pessoas que confudem o maginario com a realidade
    See Translation

  • Gracio Abdula Julião João Cumbane é forte a sua abordagem! Tem aspectos que devem servir de reflexões profundas. Ja escrevi em tempos passados que o nosso Continente continuará a ser vítima de um colonialismo diferente ou neo-colonialismo se quisermos. Recordo-me deum economista africano que nos mandou fazer um simples exercício: recuem mais de 50 anos quando a maioria dos paises africanos eram colónias francesas, belgas, espanholas, inglesas, portuguesas, alemãs etc. Vejam os preços das matérias-primas de então (ele usou com exemplo o cacau versus chocolate), depois vejam a evolução do preço do cacau e comparem com a evolução do preço do chocolate. Chegarão à triste conclusão de que após as independências os preços das matérias-primas tendencialmente baixaram(curva descendente). Paradoxalmente os produtos manufacturados fizeram um curva ascendente! Querem exemplo mais evidente do que este que demonstra a neo-colonização?
    O Iraque está melhor agora? E o Egipto? E a Líbia? Mais não digo. Talvez somente o seguinte: Vamos acabar com a arrogância seja de quem for e vamos todos juntos dialogar, discutir ideias, questionar a nossa democracia, questionar a nossa pseudo-unidade nacional, questionar os enriquecimentos ilícitos mesmo que seja de alguém que idolatramos, questionar o amiguismo e nepotismo, questionar as práticas lesivas dos inteteresses do povo, questionar o abuso do poder, questionar a impunidade dos corruptos, questionar o silêncio dos inocentes, questionar os políticos que usam e abusam das posições e informações privilegiadas para promoverem suas empresas e negócios de amigos, questionar o nosso modelo de educação e ensino, questionar todas as práticas que promovem a promiscuidade e desonestidade, questionar a falta de imparcialidade da administração da justiça, questionar a corrupção generalizada, questionar a falta de vergonha dos agentes do Estado que cobram valores exorbitantes para falsificarem ou facilitarem actos administrativos, questionar as incompatibilidades, questionar a ideia de moçambicanos de primeira/moçambicanos de segunda, moçambicanos com estatuto especial, moçambicanos que estão acima da lei(Djakama e mais outros tantos de certos partidos políticos ou do governo...não caberia aqui tantos outros questionamentos. Precisamos de fazer um revolução para mudarmos a nossa mentalidade! Precisamos de gente educada mesmo sem ser instruída. Ensinar uma nova geração a cumprimentar e saudar sempre que se encontrarem com outras pessoas. Precisamos de gente com valores morais e éticos princípios de justiça e bom senso. Precisamos de recuperar a humildade e a honestidade que sempre nos caracterizou. Temos que ser arrogantes para quem enriqueceu roubando do erário público e não para com quem trabalha e ganha a sua vida honestamente. Temos que acabar com a inversão dos valores que nos devem guiar. Temos que acabar com a chacota em relação àqueles que primam pela honestidade e valores morais!
    See Translation

  • Luis Jorge Pott Fraga Abdula isso é tudo conversa fiada para adormecer meninos se a descontextualizas do post acima...estas a generalizar...
    See Translation

  • Pedro Paulo Vilang Muito certo bem falado
    See Translation
    19 hrs · Like

  • Gracio Abdula Fraga lê melhor o post nomeadamente a segunda pergunta e o texto. Será que adormeceste antes de leres o que escrevi? Os problemas devem ser resolvidos tendo como base a descoberta das causas que os enfermam. Se te centrares na formiga combatê-la-ás e evitarás que o elefante cause danos avultados...
    See Translation
    18 hrs · Like · 1

  • Luis Jorge Pott Fraga Tudo bem, mas não tem nada a ver uma coisa com a outra...já no poste dele é a mesma cena...embora na ultima parte do teu comentario esteja correta, mas mais uma vez fora do contexto do post...embora tanto tu como ele estejam corretos na formolação para os fins a que se propem, só que mais uma vez não tem nada a ver...isso são jogos que em nada interessam ao povo Moçambicano, nem nunca interessaram...sequer a qualquer outro povo como um todo..
    See Translation
    18 hrs · Like

  • Gracio Abdula O que propões tu Fraga? O que pensas? Como resolver este problema? Há ou não mão das potências ocidentais que querem dominar provocando conflitos para venderem armas e depois " oferecerem ajuda" para finalmente aparecerem com "os bonzinhos" a quem se deve prestar vassalagem?
    See Translation
    18 hrs · Like · 1

  • Gracio Abdula Os povos de todo mundo são vítimas dos mesmos tubarões: As grandes multinacionais, os traficantes de droga, os governos, traficantes de armas, de influências...etc são os cancros do mundo moderno. Se és um cidadão honesto como eu estás lixado! És carne para canhão ou cobaia! Por isso estamos lixados eu e tu!
    See Translation
    18 hrs · Edited · Like

  • Moises Langa Parcialidade nao e' demonizar o outro... A sua abordagem juliao e coerente ate un ponto paradoxaste o teu discurso; que a renamo xteja a preparar uma revolucao isso e' provavel. O que e' revolucao? Quando acontece? Ond se o iria encontrar tais revolucionarios se o pais tivese em boas maos? A juvetud k em outro moment chamast d ignorant xta e' um barril de polvera pronta a explodir em qualquer momento devido as irregularidads e exclusao dos dirgnts dest mocambique. Agra se quer dar aviso ajuda eles a se avisar... Bom dia mais nos pha somos vitimas d tudo quero passar dsta fase d jovem; a guerras civins na africa tiveram apoio das armas k nao foram usadas na paz armada e as mesmas ainda xtao a monte.
    See Translation
    18 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga Não Abdula não creio que assim seja, mas mesmo que fosse, isso não tem nada a ver...e muito menos com as deambulações fabulizadas...
    See Translation
    18 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga as dificuldades tecnicas de Moçambique e os problemas dos Moçambicanos estão bem identificados...depois não creio que Moçambique tenha melhores amigos que as potencias ditas ocidentais (que neste caso nao incluo os EUA como potencia Ocidental) mas na ...See More
    See Translation
    18 hrs · Like · 1

  • Mano Jonas Concordo Jose de Matos, emocionei-me....as minhas sinceras desculpas.
    See Translation
    14 hrs · Like · 1

  • Moises Langa Mas xtams a querer procurar chifres na cabeca d cabrito; algo disnecesario pork ja xtao la qualquer um ve; o ocidente e os EUA apoia xtas causas simplisment para retardar o desenvolvimento do continent; ond xta a libia; o egipto; nao excptuad o iraque sao politicas demolidoras com objectivo com objectivo d engradecer os EUA o ocident sao maiors aliads? E isso k kerias dizr? Sr Fraga? Xts sao cavalo d troia nao tem nada d aliads xtavam a xpera d oportunidad e ja encontraram viram k o pont mais fraco d todo o africano k e' a luta pelo podr; uns apoia outros; outros d outro lado tambm mais ambos cm mesmo objectivo k e' retardar o Desenvolviment para dpois aparecerem como ovelhas seus lobos... VejA a NIGERIA viram o zimbabwe... Promovem xtas guerras simplsment para mandarem oki ja nao e' lhes util para depois virem cobrar e como sera pago isso? Xtarms cm infras instruturas distruidas. Quer sabr como? Com os nossos recursos e nossos homens. Seram uma escravatura abolonizada.
    See Translation
    13 hrs · Like

  • Julião João Cumbane Moises Langa, escreve ou em ingles ou em portugues, para eu entender o queres dizer! Este teu "criolo" aqui eu nao tendo o comando para entender...
    See Translation
    13 hrs · Edited · Like

  • Aziza Throne Qual vandalizacao pa. fraude nao e vandalizacao. Pareces o pacheco
    See Translation
    13 hrs · Like · 1
  • Rafik Abdala connecting.......
    11 hrs · Like

  • Unay Cambuma Cumbana, é claro que és lambebotas. O objectivo do seu post é atacar a renamo. Alias, o seu apelido ja diz tudo. De tantas fraudes e falsicacoes que se deram era suposto o Dhlakama fazer o quâ? Dancar timbila? Aceitar mordomias marcianas? Senhor, avise os seus comparsas que a Renamo voltou a ser uma forca politico militar e nao esta mais sob as ordens do governo da frelimo. O governo gestao é um gesto de boa vontade de Dhlakama para evitar uma derrocada humilhante da frelimo. Quero lembrar vos que no recente conflito armado o exercito governo foi derrotado na regiao centro, com cerca de 7 mil baixas fatais e grande quantidades de armamento capturado. A renamo perdeu apenas um poletao...
    See Translation
    10 hrs · Like

  • Saimon Ynhasena Ynhasena esse macaco quer ser ok vir aqui nos viajar aqui nao tvm onde lambe botas cagam sem k alguem responda a renamo esta a exigir as brincadeira k voces andaram a criar de fraude eleitoral usando a policia e a cne stae,mais tens razao porque estao a ver k oposicao k voce tem e muito forte e k nao vai permitir e a renamo vai fazer avontade do povo k votou na renamo em massa para a cne dizer nhusy ganhou brincadeira
    See Translation
    10 hrs · Edited · Like · 1

  • Unay Cambuma Nada na frelimo me interessa, me convenca ou comova. Tenho uma ideia fixa: uma ak-47. Vamos expulsar esta cambada de mentirosos, trapaceiros e burladores. Desta vez acabaram se as brincadeiras. Podem pagaguear, ganir, ladrar, rosnar, bufar nas tv, jornais, radios, etc, o povo ja nao liga a isso, voces ja tem o destino marcado. O mundo vai ficar pequeno para muitos dentro em breve.
    See Translation
    10 hrs · Like

  • Saimon Ynhasena Ynhasena isso tudo de aparecer a escrever coisas sem cabimento e dor k estao a sentir porque estao a ver o lider onde passa mais vamos deixar pensam k sao esperto demais
    See Translation
    10 hrs · Like

  • Tchendjerra Colaco A terceira pergunta do cumbane devia ser: sera k temos Estado e governo em moçambique? A resposta seria obvia e peremptoria-NAO. Se os ditos ocidentes quando financiam orçamentos dos governos improdutivos sao adjectivados de "amigos", "irmaos", "parceiros". Lembrem-se que quem vai busca-los è o proprio governo sob a capa de busca de investimento. As descobertas de recursos em primeira mao sao apresentados aos ocidentais,antes do proprio povo. Entre agradar ao povo ou aos ocidentais, sempre da-se preferencias aos ocidentais. E AGORA, quando os mesmos ocidentais apoiam uma iniciativa diferente da do governo e do regime e decide apoiar o Dhlakama por exemplo, OS ADJECTIVOS mudam. Atraso de 10min depois do inicio de exames escolares pune-se o estudante impedindo-lhe de fazer o exame, uma fraude so numa sala, da direito a anulaçao do exame daquela disciplina. E ATRASO NA ABERTURA DA MESA DE VOTO? A NAO ABERTURA DA ASSEMBLEIA DE VOTO? BOLETINS PRE-VOTADOS? EDITAIS FALSIFICADOS? NOS DE ELEITORES K NAO COSTUMAM APARECER NOS CADERNOS? O SOFTWARE USADO NO APURAMENTO? QUAL A MEDIDA EXEMPLAR K DEVE SER TOMADO? SERA K ELEGER OS GOVERNOS È MENOS IMPORTANTE K UM EXAME DS 5a, 7a,10a e 12a classe? COMO È K OS OCIDENTAIS NAO ENCONTRAM TERRENO FERTIL ASSIM?
    See Translation
    9 hrs · Like · 2

  • Titos Celestino cumbana perdeu tempo a gastar megas dele.
    See Translation
    9 hrs · Like
  • Eddy Ululu Some 'equipment' are very hard to Manipulate
    7 hrs · Edited · Like

  • Sufito Faquira mocambicanos esta a viver no momento de colonizacao moderna e escravatura todo aquele que vem adefender o governo tem suas razoes, primeiro pode ser o individos que faz parte do grupo de G40, ou pode vir a ter um familiar dentro do governo da frelimo como boa posicao de chefia e economica porque nao faz sentido defender uma realidade que estamos a viver. O governo nao respeita o seu povo todas empresas actuas temos unico acionista conhecido como 5%. Dlhakama esta pider governo de gestao porque nao aceitar com a ideia para estarmos em paz.
    See Translation
    8 hrs · Like · 1

  • Maria Armando Wena Julião Cumbane,estás a ezagerar a Frelimo já governou este país durante 40 anos.Vais para casa repousar!
    See Translation
    8 hrs · Like

  • Maria Armando Wena julião Cumbane,estás a exagerar a Frelimo já desgoverou este país durante 40 anos e não se viu nada de especial,tudo continua na mesma ou pior.
    See Translation
    8 hrs · Like

  • Elisio Macamo acho uma grande pena que sempre que alguém tenta iniciar uma discussão útil a coisa sempre enverede pelo debate ideológico. este texto é útil porque propõe uma leitura crítica do momento actual. não tenho a certeza se concordo com a teoria de conspiração que ela parece adiantar, mas o apelo que faz ao respeito pela ordem constitucional é válido e de louvar. infelizmente, e como quase sempre, vamos ficar neste triste espectáculo de acusações de lambe-botismo, ataques aos partidos adversários e aquilo que teria sido bom para todos nós, nomeadamente os méritos das questões levantadas por Julião João Cumbane vão ficar para lá. muito triste o espectáculo do facebook por parte de pessoas que se consideram esclarecidas. enfim... coragem, homem!
    See Translation
    6 hrs · Like · 4

  • Alexandre Devissone O texto do julião levanta um debate muito importante e pontual pra quem está preocupado em constituir fundamentos do patriotismo.Em fim, a maior parte dos leitores moçambicanos como Julião bem indicou nas entre linhas, não está preparada pra textos maduros e pedagógicos como este publicado.Continue a nos abrir a mente Prof.
    See Translation
    5 hrs · Like · 1

  • Luis Jorge Pott Fraga Unay espero que não estejas a falar a serio, quando dizes o que dizes, não tens nenhum direito de dizer o que dizes e muito menos de o fazer...isso que tu escreves não pode vir a acontecer...outra vez da parte da Frelimo e nunca por parte da Renamo...eu já falei com algumas pessoas que reajem de forma agressiva e intempestiva a questões ou confrontações minimas e banais, regra geral dou isso de barato ao facto de terem estado em guerra, ou de ser uma doutrina da estrutura de funcionamento dos agentes dos partidos...talvez até seja uma tatica em que na Renamo é mais confrontar e na Frelimo é mais subrepticia, mas as pessoas não tem nada a ver com esses esquemas de vida e morte, isso era para ter terminado com o tempo antigo...tudo bem os Portugueses trairam-nos...mas isso não nos da direito de voltar-mos atrás...como tambem não deu, ou dá o direito de irmos pelos caminhos que não são os nossos, isto é no que é comum a todos os povos que habitam a região...porque tirando as pessoas Bilas todos os outros são estrangeiros nessa terra...foram apatrias perseguidos, gentes deslocada, pessoas em busca de um lugar, um conforto ancestral...que foram recebidos nessa terra e a quem lhes déram casa...sejam quem foram e de onde forem...tirando as pessoas a sul do Save que essas já ai estavam e são uma mistura dos tres...quem quizer viver contra a nossa natureza tem bom remedio, é voltar para o buraco ce onde saiu, ou partir pelo caminho de onde veio, se fossem pessoas de coragem era o que faziam...se se quiserem comportár como cobardes seja quem seja, é natural que vão continuar a confundir a bondade de um povo, com a burrice de algumas pessoas e a tratar mal toda a gente, sejam da Renamo ou da Frelimo...e para isso não vale a pena...merecem encontrar o destino a altura...as hienas devem de viver com as hienas e as pessoas com as pessoas nas suas gentes...e dentro de tudo isto á muita injustiça natural, para que precisemos de desculpas baratas, para sermos fracos, preguiçosos, oportunistas, invejosos, etc...a guerra é uma coisa...a diplomacia outra...a cidadania outra...e o humanismo outra...não se pode ser tudo sem que se não seja nada...um ser humano que se comporte como gente, pode ser um cidadão que haja diplomaticamente e pode evitar as guerras...só que são precisos dois de cada um para que haja um de nós...
    See Translation
    5 hrs · Like

  • Amilcar Joaquim Inguane No comment. ... sob o risco de ser conotado como sendo lambe botas....G40. ... apóstolo da desgraça ou porta voz da oposição. ... mas que há mérito nas questões levantadas pelo Cumbane nao restam dúvidas e que se o debate fosse em torno deles. ...sem olharmos para a ideologias individuais, dava para uma boa feijoada....
    See Translation
    5 hrs · Like · 1

  • Luis Jorge Pott Fraga 1-a Renamo (ou se quer os paises ocidentais, não estão a fazer nem fizeram nada) é normal, nas sociedades pobres e oprimidas e onde imperam as falsas ideologias e essas porcarias todas...as pessoas tem mais filhos...chega a uma altura em que os de meia idade que sobrevivem estão fora ou ocupam cargos e posições e implementão um sistema de compadrio que se alimenta das remessas externas e da produto do trabalho dos pobres (que são a maioria da população) criam filhos que não fazem parte da solução e são sim o agravamento das desigualdades sociais (mas este é uma dificuldade estrutural, à mecanismos administrativos, legislação e metodologias legais de reequilibrar o balanço e ajustar as flutuações) esses os jovens pobres juntam-se a alguns ricos deserdados e terceiros a 5 filhos e iniciam uma revolução encabeçada por um primogenito filho unico que regra geral é eliminado no processo, dai muitas vezes antigamente serem varias as cabeças, no minimo duas ou tres num grupo de sete a 13 eleitos e em agumas dinastias serem 18 a 27 ou 33...se observarem a cena do Alexandre o grande, a dos Imperadores Romanos, a dos cavaleiros da Tavola Redonda ou a dos cavaleiros do tosão de ouro ou outras empreitadas e empreendimentos...mas a culpa nunca é de fora, é uma cena natural de certas circunstancias internas aos propios...tipo como se um grupo tivesse uma consciencia coletiva que tivesse vida e mecanismos propios nas responsabilidades para com todos...digamos um corpo, uma alma, um espirito...
    See Translation
    5 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga depois eu compreendo a cena da Renamo e da Frelimo...mas eu se fosse da Frelimo e da Renamo (o que vale é que sou Free-Limo) nunca aceitava negociar entre Dhlakama e Guebuza...e muito menos permitia à luz dos acontecimentos que fosse o Niussy o o Dhlak...See More
    See Translation
    5 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga e ai entras na reestruturação social...nos empreendimentos empresariais, as dinamicas associativas e as prerrogativas sociais...isto tudo entra no plano da administração sectorial...dinamicas locais e interesses socio economicos ao nivel da macro economia, ai porque o orçamento de estado é co-financiado por povos e paises que tem as suas propias regras...depois o Mundo é muito grande tem centenas de paises, e Moçambique não tem de negociar com Portugal, com o Brasil, China, India, Arabia Saudita, EUA, Moçambique tem de ter atenção ao contexto geografico em que se encontra, é um pais da africa Austral, que se encontra no oceano indico, e tem de ter uma visão extrategica para com os objetivos das nações unidas... isto é que importa a Moçambique...procurar os melhores modelos de desenvolvimento Humano, social, cultural e economico, desportivo etc...tipo eu vou seguir a via democratica, qual é o pais que mais democraticamente funciona, qual o pais que melhor socialmente funciona, na cultura com quem posso interagir, em cada desporto, quem é que ganha o que como e aonde, então vaos por etapas trabalhar no sentido de estruturar as metodologias de funcionamento que nos permitam atingir estas metas, em toas as suas vertentes, areas, metodologias, equipamentos, etc
    See Translation
    5 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga Não existem modelos de democracia, ou é uma democracia ou não é. a India não é uma democracia, rege-se democraticamente, mas não o é...os estados unidos tambem não o são...regem-se por regras democraticas...a democracia não é o poder da pessoa, é a vontade das pessoas...só se é democratico quando todos concorrem para o mesmo fim, partindo de bases similares...
    See Translation
    5 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga agora que a Renamo e o MDM foram criados par prejudicarem o desenvolvimento de Moçambique...e a Frelimo foi o que ? porque é que a Udenamo não continuou a trabalhar no sentido de democratizar a africa Austral pela via diplomatica e legal, ou porque uma...See More
    See Translation
    4 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga à um neocolonialismo, mas é interno, é do Moçambicano sobre o Moçambicano...
    See Translation
    4 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga depois pode é haver por parte destes e dos outros (parceiros destes) Mercantilismo, mas isso porque os valores imperativos são os dos neo colonizadores...isto é pouco tem a ver com os ante colonizados e muito menos com os colonizaveis
    See Translation
    4 hrs · Edited · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga e ai entramos no cada vez mais gritante exclavagismo praticado em Moçambique, seja por parte do trafico de orgãos, seja por parte do lambebotismo, seja por parte do chicoteamento dos serviçais, etc
    See Translation
    4 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga e depois tens a exploração...dos elementos vitais a subsistencia das pessoas nas terras do sul e norte dos grandes vales do Save e do zambeze...as arvores, os recursos hidricos, os bens e serviços do estado...etc etc
    See Translation
    4 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga só que isto tem um tempo, depois as pessoas perdem a legetidade de que se apropiaram e as coisas voltam ao seu rumo natural, os rios depois dos seus devaneios necessarios tambem voltam aos seus leitos, as arvores depois de erradicada a vida humana nociva voltam a florescer, etc...e aqueles que forem parte da natureza ficam e quem não for, leva o que foi buscar ou encontra o que procura...tem sido assim e assim sera...o que interessa é o que os propios realizam com o seu ser aquilo que através de um corpo um espirito vivencia e ao qual a alma se molda, até que se funda um ser imortal...essa vivencia é que tem de ser esperenciada , vivida e revertida numa alma cumum...de que serve a conversa ou as conversas da manada em direção ao precipicio...do outro lado não à nada para voces...
    See Translation
    4 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga depois...o dominio e a conquista é uma coisa, a civilização outra, o mercantilismo outra, o colonialismo outra, o exclavagismo outra...mas tudo depende do ser humano em si e em cada uma destas circunstancias e ou ocasiões...azares acontecem...infelicidades...mas quando começa a haver um padrão e não á uma reação...como heide explicar...podiamos ter outra conversa...eu podia ter outra reação...mas a liberdade tem de ser praticada, é um merecimento, não é uma conquista, e cada vez mais...se fala-se mos assim no tempo feudal, no mercantilismo, na exclavagismo, no colonialismo, quando a lei do ser, do comercio, dos interesses, das cumplicidades, masdepois de termos percorrido este caminho, criado as instituições, legislado, dotado a lei de mecanismos, as pessoas de meios tecnicos e processuais ainda estarmos a falar sobre isto factualmente...então à aqui um desfaseamento...
    See Translation
    4 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga os africanos contribuiram e muito (na minha prespectiva são essencia) de toda esta organica e funcionalidade desta arquitetura humana que hoje impera...de onde eu vim, a onde estou, quem eu sou, e para onde vou...
    See Translation
    4 hrs · Edited · Like

  • Tchendjerra Colaco Para mim o sr cumbane peca ao ter se referido aos partidos da oposicao como tendo sido criados pra atrasar o desenvolvimento do pais. Ou seja defende o regresso do tempo do partido unico, para i cumbane todos os moçambicano devem adorar e agradecer a frelimo e nunca questionar,pois se o fizer,sera chamado de nao patriota, influencia de ocidentais. CUmbane nem se quer ker ver e ouvir sobre as jirregularidades, pois, tendo elas benrficiado
    See Translation
    4 hrs · Like

  • Tchendjerra Colaco A frelimo è mal menor. A frelimo pode usar a policia pra disparar contra manifestantes indefesos,nunca sera adjectivada de Belicistas. Sequestros estao ai, o trafico esta ai, tudo è problema da globalizacao,desenvolvimento. Importa referir k em moçambique existem mais de 30 partidos, mas apenas a Renamo e MDM è k foram criados pra impedir o desenvolvimento. Se um guerrilheiro da renamo segurar uma pistola, ah, ai a Renamo è belicista, as armas foram fornecidas pelos ocidentais. A quarta pergunta do cumbane seria: e as armas k o governo da frelimo adquire para oprimir seu povo è fabricada pela Matchedje?
    See Translation
    3 hrs · Like

  • Luis Jorge Pott Fraga AK não é uma arma tipica dos regimes orientais !? Ela leva a mesma munição da G3, FN , Galil ou a M-16...!? acho que não...
    See Translation
    1 hr · Like
  • Esse é o entendimento do Sr. Juliao João Cumbane sobre o périplo do lider da renamo.
    • 3 people like this.
    • Julião João Cumbane Podes contestar, Elvino!
    • Elvino Dias Assim que poder. Agora estou um pouco ocupado. Mas as 17h prometo reponder. Nb. Achei o artigo interessante por isao partilhei na minha pag
      See Translation
    • Celso Cossa Esperava encontrar resposta da pergunta "Como resolver este problema?". Infelismente prevaleceu a pergunta sem resposta.
      See Translation
    • Julião João Cumbane Está lá a resposta, Celso Cossa! Não leste o texto com atenção. Tiveste pressa de tirar conclusões. É a nossa doença típica nos debates! Não estou surpreendido.
      See Translation
    • Celso Cossa Caro senhor Juliao Cumbane, vou respeitar a sua posição, a sua crítica. Talves por eu ser menos letrado, é facil compreender frases dum discurso de Dlhakama, por serem frases curtas e directas mas compreensíveis mesmo que não concorde. Pude compreender que o senhor é contra as ideias dele, mas não compreendí a sua proposta para resolver o problema, ou simplesmente a resposta da segunda pergunta.
      See Translation
      9 hrs · 1
    • Elvino Dias Concordo em parte com o texto do nosso amigo virtual Julião João Cumbane; nos não queremos mais guerra. Mas como dizia Che Guevara, enquanto persistir a exclusão social, o recurso a todos os meios incluindo os ilicitos tais como a fraude eleitoral pra aquisição do poder político, o estado está criar condições para uma nova guerra cujos mentores serão esses que por algum motivo se sentem excluidos. Na Suíça não há espaço para guerra porque não há exclusão social com base nas opções políticas dos indivíduos. Falei
      See Translation
      9 hrs · 2
    • Elvino Dias Mas a reflexão do mano Julião João Cumbane, é muito interessante e pode chamar a atenção sos nossos decisores políticos para contornarem esse cenário
      See Translation
    • Tatianamorgana Timbane Elvino aprecio os teus comentarios... Mas as vezes nao percebo de que lado tambem estas...
      See Translation
    • Mahamad Hanif Mussa SE já é tempo para a Renamo ou MDM ter "capacidade" para entender que estão sendo "usadas" como um instrumento do imperialismo moderno para neo-colonização de Moçambique, quando será "o tempo" da Frelimo inteligentemente juntar os actores e juntos desenharem um país bonito? A Frelimo que saia do escuro e incorpore todas as sensibilidades porque de tudo tem para comandar o país, ...querendo!
      See Translation
      9 hrs · 1
    • Makauyo Mamamba As pessoas nunca estiveram do lado da razão senão da manutenção dos seus taxos. quando le os argumentos de juliao parece lógicos mas não tem nada de especial senão taxo. Quando são os outros estão a ser usados pela mão externa. Isso tem que acabar. A floresta já não tem nada, o mar nem da para falar. quem devastou? Foi a Renamo e MDM?
      See Translation
      7 hrs · 1
    • Douglas Harris Boa pergunta e acho que merece uma resposta...
      See Translation
    • John Wetela SABEM AMIGOS,LEMBRO DO JOVEM QUE SUROU O MC ROGER, NO DEBATE DA NACAO, POR ORGULHO VAZIO SE AXAVA O MAIOR MOCAMVBICANO QUE EXISTE E O JOVEM DISSE." SABES ARSENIO QUANDO A IGNORANCIA ATINGE NIVEIS DESTE E UM CAOS TOTAL." VEJAM UMA COISA, ESTE JULIO, FAZ DUAS PERGUNTAS, DAS QUAIS NAO CONSEGUE RESPONDER, PRINCIPALMENTE A SEGUNDA, SO FEZ TIPO UM TAMBOR SEM AGUA.COLOQUEI ELE NO LUGAR DO GUSTAVO MAVIE, QANDO O MANHIQUE PERGUNTAVA, QAL E A POSSIVEL SOLUCAO PARA ESTA SITUACAO DE GOVERNO DE GESTAO DA RENAMO? O GUSTAVO SO ANDOU A SE MORDER ATE O FIM DO PROGRAMA. E ASSIM QUE ESTE JULIO ESTA SE COMPLICADO. NAO POS RESOLUCAO NENHUMA DA PERGUNTA DELE. MAS O JULIO PENSA QUE TODOS EM MOZ. TEMOS QUE FICAR PARALIZADOS NO TEMPO. OU FICAR SO COM O QUE A FRELIMO QUER? SE FOSSE ASSIM TODO MUNDO. AXO QUE ATE HOJE ESTARIAMOS NO SECULO 10, MAS QUEM VE QUE NAO QUER REVOLUCAO MUDANCAS E SO CALAR E FUGIR DO PAIS PARA NAO SER CONTAMINADO, OU NAO OUVIR. SAIA, AMIGOS NEGUEM, ROUBEM VOTOS, MATEM, MAS A VERDADE E ESSA REVOLUCAO.
      See Translation

1 comentário:

Unknown disse...

O pais precisa de mudancas radicais! Mesmo a frelimo junta-se a estrangeiros e faz vida negra ao povo; praticamente ha neocolonialismo; para um mocambicano comum, tratar uma licenca leva no minimo 1 ano para ter a primeira resposta(nao a licenca) mas o extranjeiro e' facilitado pelos governantes a tratar tdo em tempo recorde; isso tudo ja nos cansou, queremos mudancas, queremos outras praticas modernas que respeitem o ser humano; queremos tratamento condigno e digno; basta tdo ser so para um punhado de pessoas; ja basta o estilo " ser conhecido" . Sr Juliao J Cumbane, conheca um pouco mais o pais antes de defender besteiras; nos estamos cansados de viver humilhados; se queres materia me procure vou te fazer denuncias que vao lhe fazer sentir frio; se o senhor esta a viver bem tenho certeza que e' frelimo ou tem familia que e' frelimo e isso nao pode ser assim; mocambique e' de todos mocambicanos e todos temos direito de viver bem e dar ideias que contribuam para boa vida de todos; ninguem deve achar que e' mais que outros; oposicao Sr Juliao j cumbane existe para corrigir o que estak' errado e existe em todo o mundo por isso nao se masse em tentar pensar que Renamo e MDM devem deixar de existir; ta errado Sr Juliao