domingo, 14 de dezembro de 2014

Polícia turca invade instalações de mídia e prende 24 pessoas


Turquia, jornalistas, detenção

A polícia turca invadiu instalações de meios de comunicação próximos a um clérigo muçulmano baseado nos Estados Unidos neste domingo e prendeu 24 pessoas, incluindo executivos e ex-chefes de polícia, em operações contra o que o presidente Recep Tayyip Erdogan diz ser uma rede terrorista conspirando para derrubá-lo.

As invasões ao jornal Zaman e à televisão Samanyolu marcaram uma escalada da batalha de Erdogan com o ex-aliado Fethullah Gulen, com quem está em conflito aberto desde que uma investigação por corrupção sobre o circulo próximo a Erdogan surgiu há um ano.
Em cenas divulgadas ao vivo por canais de TV turcos, Ekrem Dumanli, editor-chefe do Zaman, sorriu e avaliou documentos da polícia antes de ser levado pelos escritórios do jornal sob aplausos dos funcionários.
"Deixem aqueles que cometeram crimes ficarem com medo", disse ele conforme a polícia o levava com dificuldade pela multidão até um carro. "Não estamos com medo."
A imprensa informou que mandados de prisão foram emitidos para 32 pessoas. A emissora estatal TRT Haber disse que 24 pessoas foram detidas em incursões na Turquia, incluindo dois ex-chefes de polícia. Produtores e funcionários de séries dramáticas da Samanyolu foram detidos, junto com o presidente do grupo.

Sem comentários: