sábado, 13 de dezembro de 2014

Apanhados de uma história.

Presidente Guebuza em discurso directo: coincidência curiosa ou coerência de pensamento?
IRRITAR O CAPITALISTA, 1975
Somos capazes de estabelecer um sistema de controle tão profundo que, em qualquer lugar, em cada companhia, por mais pequena que seja nós estamos lá presentes. E é isso que irrita muitos capitalistas. Temos que compreender que é normal que eles reajam. São reaccionários e a tarefa deles é a de reagir. O nosso problema é saber como se está a realizar o processo e quais as dificuldades que existem...devemos sentir-nos satisfeitos por ouvir reaccionários a lamentar-se. Quer dizer que realmente a medida é correcta...se nós ouvirmos os capitalistas, os reaccionários a comentar, a lamentar, então nós dizemos:"Bom, realmente está a dar efeito". Armando Emílio Guebuza, Comissário Político Nacional e Ministro do Interior. Agosto, 1975.
...37 anos depois...
VAMOS CONTINUAR A IRRITÁ-LOS, 2012
“Nós combatentes da Luta de Libertação, devemo-nos orgulhar pelos nossos feitos. Sabemos perfeitamente que há quem queira que nós tenhamos vergonha por termos participado da libertação da nossa pátria. Estes estão a cumprir a missão deles, nos façamos a nossa parte. Não gostaram da nossa acção. Não gostaram de ver o colonialismo fora do nosso país. Não gostaram de ver Moçambique nas mãos dos moçambicanos. Mas nós continuemos a fazer a nossa parte. E a nossa parte é continuar a irrita-los. A nossa parte é continuar a dizer que aquilo que nós fizemos valeu a pena e vamos continuar a faze-lo”. Armando Emílio Guebuza, Presidente da República de Moçambique, Abril de 2012.
Like ·  · 
  • Nkateko Mula O nosso PR é especialista em irritar pessoas.
  • Noe Nhantumbo O comissário continua o mesmo...que o testemunhem os mentores...SV até já escreveu sua memórias...JAC até já disse que tem recordações dos campos de reeducação...
  • Assanito Neamite Eu que nao sou reaccionario muito menos capitalista posso vos confessar agora que se ha pessoa que mais me irrita neste mundo e' o cidadao Guebuza.... Talvez essa seja unica coisa que sabe fazer em politica, irritar as pessoas.
  • Amilcar Joaquim Inguane Coerente. .... é de lhe tirar o chapéu. .... pena que alguns não tem nem norte ou sul e muito menos este é oeste.... é vão se contradizendo a cada dia que passa...kikikiki
  • Adelino Branquinho O coerente irritador, os realizadores podem fazer um filme, eu ja adiantei o titulo sem exigir direitos.
  • Noe Nhantumbo Dizer e não fazer é tarefa de comissário político??? São camaleões??? Onde está o espírito revolucionário de ontem? Matou-se em Moçambique alegando-se combate contra o capitalismo e imperialismo...agora banquetea-se com quem? Quem são os empresários capitalista de sucesso? Onde está a coerência????
  • Daniel Boe É uma coerência da incoerência
  • Livre Pensador E um IRRITADOR nato. Coerente, como todas pessoas com ideias fixas ou messianicas.
  • Leonardo Timane É o todo poderoso ilustre Egidio Vaz. Nao tens visto os seus proximos se desdobrando em homenagens pela visao e exemplos do IRRITADOR?
  • Alvaro Guimaraes Nao acha que ja temos messias a mais nesta terra Livre Pensador?
  • Betty Georges Nao sou nenhum pro-Guebuza...é muito,muito facil criticar os lideres,em concreto o que voces fazem para construir esse País?...A diferença entre si e a geraçao 8 de de Março é simples: Aqueles jovens faziam criticas construtivas e faziam algo....E ja agora,nos explique,qual é o seu objectivo de tentar reabrir o passado???....perca de tempo e de certa forma,criancice de mau gosto que leva à nada...enfim! é a nova geraçao moçambicana
  • Gulumba D. Mutemba O Machel já havia dito para nao se confiar no camarad guebuza. Este é um chamanculese naturalmente.
  • Betty Georges Senhores,nao vos compreendo-vois estais contra o Guebuea-mas o Guebuza está a sair...qual é a logica???.....Bem eu me recordo,dum sabado em que houve uma reuniao no centro 8 de Março com a Graça-ministra de educaçao e cultura-Foi uma reuniao "quente" e cheia de criticas...Aqueles jovens tinham "culhoes " de enfrentar ministros cara à acara...Falem pouco,analisem pouco,filosofem pouco,mas façam algo de concreto para os vossos filhos num Moçambique de amanha...
  • Nuno Pires Leonardo Timane e Livre Pensador, acertaram na mouche. O cognome porque AEG deverá ser recordado não poderia ser mais acertado do que esse que, com felicidade, alvitraram: O IRRITADOR. De facto ajusta-se na perfeição à personagem em causa. Ontem aos inimigos da sua Pátria, hoje àqueles que dele discordam, por se situar no lado dos antigos "irritados", continua, de facto. irritando...
  • Narciso Macuacua Querida Betty Georges, no mundo existe três tipos de pessoas. 
    1- os que Fazem acontecer
    2- os vêem a acontecer
    3- os nem sabem o que está a acontecer e nem se está a acontecer. 

    "Essa geração" a qual te referes, pelo menos sabe o está a acontecer porque tem olhos para ver. É por isso que discutimos ideias e não pessoas. 
    Discutamos ideologias e não nomes ou cargos políticos. 
    Pensa nisso da próxima...
  • Fenias Zimba Gostaria de um dia ser apresentador da televisão, e promover uma entrevista com o presidente de Moçambique, da Guiné equatorial e de Angola e lançar lhes a seguinte pergunta: O que acham das estatisticas segundo as quais o presidente do Uruguai é o chefe de estado mais pobre e a usar carochinha(xifufununu), como seu meio de transporte..
  • Fenias Zimba Betty Georges, o passado faz parte da nossa história, não está enterrado más sim arquivado, de modo a servir as gerações vindouras, e não é algo de outro mundo reabrir quando o presente assim o exigir.
  • Joaquim Tomo Alexander Pushkin, proeminente poeta russo do sec. XVIII disse "dizem que sou incoerente, realmenste sou-o, mas digo-vos: um homem que não muda é um parvo". É importante toda gente mudar. Tudo que seja rijo tende a quebrar-se com estalidos estridentes. Pelo contrário, as coisas flexíveis tendem a permanecer. A Frelimo por exemplo, ia a governar com fluidez e, de repente em 2005, parou e começou uma marcha-atrás vertiginosa. Erros clamorosos: muitas inconstitucionalidades, muitos ''contra-mão" e actos falhados do chefe (what a Lame Duck!). Tais actos do chefe fizeram-nos reler "A COMÉDIA DOS ERROS" de Shakespeare. Erros anedóticos que chegaram a parir uma brochura sobre os "erros de Guebuza", a qual circulou nas redes. Nunca um chefe (qualquer chefe) havia sido tão sumamente vituperado e insultado como este. Com o agravante de ser um docente universitário a fazê-lo. A Frelimo está sujeita a erros como qualquer empresa. O importante é que se sirva deles para crescer e melhorar. Deve governar como "um bom pai", sem a ligeireza de retaliar ofensas. Com a magnanimidade de um Mandela. Caso contrário, se permanecer no pêndulo habitudinário, inflexível e avarenta, vai mesmo suscitar uma voragem, onde ela será tratada tal e qual tratou o colonialismo poruguês.
  • Betty Georges Caro Senhor Narciso Macuacua,francamente,agora estou "baralhado"....discutem pessoas e nao nomes??... O Guebuza nao é um nome?....os estudantes de 8 de Março,nao sao individuos...Francamente,enfim,voces é que sabem,e voces é que estao certos...Thanks and sorry
  • Makauyo Mamamba IRRITADOR diabólico, com ideias achatadas formatadas feitas de torno- fresa.
  • Betty Georges Caro Sr.Noe Nhantumbo,disse toda a verdade: A Frelimo foi,é e continua a ser a maior decepçao na Historia Moçambicana...e em certos casos é pior que o regime colonial portugues...autenticos hipocritas:....mandaram fuzilar muitos moçambicanos por serem acusados de serem burgueses....e hoje??...sao todos eles grandes burgueses..grandes merdas!
  • Livre Pensador Falsos messias, la isso temos. E ate para exportar.
  • Estevao Zefanias Chauque guebuza esta a deixar de ser o actor principal,mas estara no bastidores,como autor,realizador,escritor,e direitor executivo,.....
  • Livre Pensador Egidio Vaz lembre-se sempre que "as milícias palacianas são tanto mais perigo­sas quando mais absoluto é o soberano." (Napoleão Bonaparte)
  • Júlio Mutisse Grande politico este senhor.
  • Manuel J. P. Sumbana Meu îdolo, Julio. Só tem 250 parasitas a acompanhá-lo.
  • Imtiaz Vala PR Guebuza percebeu a maioria e interpretou, contrariamente a maioria que não percebeu-lhe e não interpretou-lhe.Homem visionário,isso eh incontornável.
  • Júlio Mutisse Meu também. Declaradamente. Aos 19 anos já fazia política a sério. A sua centralidade pode ter sido negada no Governo primeiro mas se houve alguma mobilização interna terá muito a dever a este senhor. Por isso não me admira o que ele fez no Partido quando chegou a sua vez de o dirigir. Posso dizer isso a vontade ninguém me acusara de querer polir o lustro por alguma coisa. Ele já está de saída
  • Manuel J. P. Sumbana Ele ainda vai ser importante nas nossas vidas, Julio.
  • Livre Pensador As oligarquias não mudam nunca de opinião, pois seu interesse é constantemente o mesmo.
  • Celso Mapsanganhe Banana ontem e Macaco hoje. Ideais socialistas ontem e bruscamente captalistas hoje. Truque de camaleão, quando aderi a um substracto.
  • Ivan Aurelio Sharas Venderam ao povo mocambicano sonhos de uma vida melhor, outrora era o colono a nos ecravizar agora 'e o propio mocambicano nos escravizando
  • Jackon Muchanga Realmente o bandido so muda de tactica!
  • Leonardo Timane Ha posicionamentos que sabem mais a politica do ventre (minha opiniao).
    Esta de saida sim mas como a historia nos ensina, e momento de endeusa-lo (homenagens, "ofertas proibidas", ...). 
    Estao irritados?
  • Samuel Simango seres inqualificaveis e sem ideologia nenhuma, agem em funcao das circunstancias. Nao e preciso citar nomes.
  • Abel Paulino Sizoura Um visionário por excelência, inovador com sabedoria. Qualquer mudança afecta negativamente aos resistentes(preguiçosos e acomodados). Eu admiro bastante o actual presidente. Nao preciso de lamber botas porque esta de saida e, tanto é k nao sou funcionário publico. Mas, acreditem ou nao, Guebuza é um visionário por excelência. Cada líder a seu tempo. Nao se devem comparar feitos em momentos diferentes.
  • Idrisse Saiad Gosto de ouvir (ver) alguém dizendo "Não sou lambe-botas"... Aha ah ah ah. Isso é sim da minha conta.
  • Julião João Cumbane Estamos a substituir o capitalismo estrangeiro pelo capitalismo vernáculo, africano. É claro que esta substituição irrita aos colonizadores e seus lacaios. Não se trata, pois, de "coincidência curiosa", trata-se sim de "coerência de pensamento". Armando Guebuza é muito convicto e altamente coerente, ao ponto de parecer teimoso incorrigível! Longe disso. Guebuza houve, emenda-se, acerta o passo, mas não se desvia do foco. É deste tipo de dirigentes, resolutos, que uma sociedade precisa para se desenvolver firmemente!
  • Cristiano Daniel Rosario Naene Só vejo coerencia. Homem com difeitos mas também virtuoso. A história irá fazer-lhe justiça.
  • Egidio Filipe Tembe Guebuza houve ou ouve? 2 coisas totalmente diferentes. Que nem uma nem outra fazem sentido no comentário.
  • Narciso Macuacua "Caro" Betty Georges, 
    Penso que fui mal interpretado... deixa-me ajuda-los.

    Guebuza, 8 de Março = Referência

    Suas ideologias e motivações = Referente 

    Não sei se ajudei ou confundi ainda mais..

    Mas o que quis dizer é que não é a pessoa de sua excelência o PR muito menos dos "camaradas que discutimos, não obstante a alusão, mas sim as suas ideologias...
  • Livre Pensador Oh! O dinheiro tem patria...aprendi isso no Facebooookkkkkkkkkkk!
  • Euclides Flavio Um ambicioso é capaz de tudo, vender a pátria para só pelos interesses individuais. Não sei se um ambicioso mas pela minha experiência prova se que nao. O ambicioso só muda de táctica. Samora Michel, 1983.

Sem comentários: