domingo, 3 de fevereiro de 2019

Duas ilusões sobre a Venezuela /premium

VENEZUELA

Duas ilusões sobre a Venezuela /premium

671
141
A tirania chavista na Venezuela não é socialista? Quer dizer que nacionalizar, condicionar e subsidiar já não é socialismo? E nesse caso, porque é que tantos líderes da esquerda apoiaram Chávez?
A razão pela qual haverá cerca de 500 mil portugueses e descendentes de portugueses na Venezuela é que esse país, há quarenta anos atrás, era um dos mais prósperos do mundo, com um PIB per capita superior a Portugal. A razão pela qual, desses portugueses, pelo menos seis mil já regressaram à Madeira, é que, na última década, a Venezuela experimentou uma quebra do PIB per capita de 40%, equivalente à da Síria. Mas a Síria teve uma guerra civil. A Venezuela teve apenas um governo socialista. Socialista? Sim, socialista. Ou nacionalizar, condicionar e subsidiar já não é socialismo? É socialismo, claro, e por isso tantos esquerdistas se entusiasmaram com a “revolução bolivariana”, a começar por Jeremy Corbyn, líder do Partido Trabalhista, o maior partido da esquerda europeia, e Bernie Sanders, que poderia ter sido o candidato dos Democratas à presidência dos EUA em 2016.
E não, não foi a quebra do preço do petróleo que destruiu a Venezuela. Nem sequer as sanções americanas. Outros países produtores, sujeitos a sanções muito mais violentas, como o Irão, não desceram até ao caos venezuelano. Foram as expropriações, o controle e o despesismo chavistas que demoliram a economia. O petróleo apenas encobriu a ruína durante uns anos. É verdade que as dificuldades da Venezuela não começaram com o chavismo. Mas se os chavistas, em 1998, encontraram um sistema corrupto, uma sociedade desigual e uma economia em decadência, o que fizeram foi agravar a corrupção, aumentar a desigualdade e, por fim, transformar o declínio numa catástrofe.
Dez por cento da população já fugiu do país. Neste momento, há, na Assembleia Nacional, um polo de poder paralelo, aplaudido nas ruas e reconhecido por muitos governos ocidentais. Para muitos comentadores, será por isso uma questão de tempo até o exército largar Maduro. Talvez. Esperemos que sim. Mas não tenhamos ilusões. No Ocidente, vigora ainda o romantismo político da “Primavera dos Povos” de 1848. Em 2011, durante a Primavera Árabe, toda a gente se preparou para a queda de Assad na Síria. Oito anos de guerra depois, Assad limpa as cinzas da rebelião.
A primeira ilusão é pensar que o chavismo não pode ir mais além. Sim, os chavistas praticam fraudes eleitorais, calam a imprensa, prendem opositores, e espancam e matam manifestantes. Mas a República Bolivariana ainda não é uma ditadura de tipo soviético, como Cuba. Há uma Assembleia Nacional com uma maioria da oposição, mesmo que desrespeitada, e manifestações de protesto, mesmo que reprimidas. Isto quer dizer que resta uma opção aos chavistas: aumentar a tirania, e esperar que o êxodo e o exílio esvaziem a contestação. Como Chavéz, Maduro surpreende pelas suas excentricidades. Mas é um revolucionário profissional, treinado em Cuba e com o apoio cubano. Não vai certamente ficar à espera de que os oficiais do exército mudem de opinião. Dir-me-ão: um regime mais fechado e violento seria mais ilegítimo. Talvez, mas na Síria, o carniceiro Assad pisou todas as “linhas vermelhas” de Obama, e por lá continua. Não subestimemos um poder determinado em sobreviver.
A Venezuela não é a Síria, até no sentido em que tem memória de uma democracia pluralista. A América Latina também não é o Médio Oriente. Mas essa pode ser a segunda ilusão. Os salvadores de Assad na Síria já surgiram a amparar Maduro. A Rússia, a China e o Irão talvez não tenham interesse em deixar cair um Estado cliente, em que investiram bastante, e podem ter força para o manter. O Ocidente não é o mundo todo, como parecia ser nos anos 90, nem tem a mesma confiança em “mudanças de regime”, nem talvez interesse numa “crise do petróleo”. Talvez por isso, a expectativa de uma iniciativa americana parece depender muito da suposta impetuosidade de Trump. Repito: esperemos que tudo mude na Venezuela. Mas a esperança não deve ser feita de ilusões. Manuel Vaz
é óbvio que o PCP tem 100% de razão! se alguém quiser deixar de fazer figura de ignorante neste assunto... 5 minutos chegam!

Why Is The US Backing A Coup In Venezuela?
https://www.youtube.com/watch?v=bkAUrirXD0c
Antonio FonsecaManuel Vaz
22 h
Não fosses tu comuna....
não fosses tu do PSD...
João Amorim
1 d
Como já aqui foi dito, é muito infeliz a comparação da Venezuela de Maduro com a Síria de Assad. A Síria era e é uma ditadura. Mas que sentido tem esta expressão no Médio Oriente? Com a exceção de Israel, ali sempre houve apenas, só há, e só haverá ainda durante muito tempo, ditaduras, por causas culturais e civilizacionais. Acontece que sob a ditadura de Assad, melhor ou pior, viviam relativamente bem os diversos povos e minorias religiosas: cristãos, curdos, drusos, alauitas, etc. Era também um país próspero e cosmopolita. E bastavam estes fatores para ser considerado um caso à parte em todo o Médio Oriente. O próprio Iraque, assim como a Líbia e a Tunísia, apresentavam estas características, ainda que em menor grau. Foi o Governo Invisível, a oligarquia multinacional das finanças e do petróleo (e das farmacêuticas alimentar, etc, etc), instrumentalizando os EUA e os seus serviços secretos, e o Presidente Obama e a Secretária de Estado H. Clinton, ambos às suas ordens, quem planeou e executou, sincronicamente, a operação de guerra subversiva que de um dia para o outro incendiou o Norte de África e o Médio Oriente. O objetivo foi e continua a ser claro, foi e é o da posse definitiva e absoluta de todos os territórios onde há petróleo abundante e barato, o que passou e passa pela destruição das suas estruturas sociais, políticas e administrativas. A Síria enfrentou uma verdadeira invasão, de terroristas estrangeiros fortemente armados, que atravessaram a fronteira turca e cercaram e bombardearam impiedosamente as suas principais cidades. Aproveitando a situação, o ISIS atravessou a fronteira do Iraque e tomou conta de um terço do país. O heróico exército sírio e as valorosas milícias conseguiram repelir as duas invasões, com a ajuda da Rússia e do Irão, que aqui estiveram bem. Na Venezuela a história é toda ela oposta a esta: foram esses dois escroques chamados Chávez e Maduro que destruíram ao longo de 20 anos aquele que era o país mais próspero de toda a América Latina. Falta saber se quem os promoveu e financiou não foi (e não continua a ser), por outras vias e com recurso a outras potências (Cuba e Rússia), a mesma oligarquia que hoje maneja por detrás de todas as grandes potências.
... Ler mais
Liberal ImpenitenteJoão Amorim
1 d
Comprou essa cassete na Feira da Ladra?
João AmorimJoão Amorim
1 d
Em bom rigor, há aqui duas cassetes, a da Síria e a da Venezuela... suponho que estará a falar da Síria. Limito-me a pensar pela minha cabeça e a tomar boa nota de testemunhos idóneos de pessoas (designadamente sacerdotes e religiosas) que viveram o que lá se passou, sob os bombardeamentos dos terroristas islâmicos “bons” - divulgados por uma instituição que me merece toda a credibilidade, que é a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre. Pense lá bem, se não será você o reprodutor das cassetes que sobre a guerra da Síria nos impingiram os habituais meios de comunicação...
... Ler mais
Liberal ImpenitenteJoão Amorim
1 d
Bela ideia essa a de que só as forças anti-Assad cometeram crimes de guerra na Síria. Já Assad combateu uma guerra civil limpa. É um novo conceito, a guerra civil limpa, variante das já conhecidas guerras limpas. Pena que as populações civis gaseadas com armas químicas não tenham possivelmente uma visão tão limpa da guerra.

João AmorimJoão Amorim
1 d
Não há guerras civis boas, muito menos naquelas paragens. Mas as poucas linhas que escreveu mostram a sua ingenuidade, que é aliás a da maior parte das pessoas, quanto à historieta das armas químicas. Está mais do que provado e sabido que foram os terroristas muçulmanos, com a ajuda dos serviços secretos das potências que tramaram esta desgraça, quem montou os episódios dos ataques químicos precisamente para acusar o Governo e o exército sírio perante o mundo que seguia atentamente o curso da guerra. Repetindo um conselho que já lhe dei, esqueça por um momento as cassetes que lhe impingiram, e pense pela sua cabeça: precisamente nas fases em que mais estava a progredir no terreno, acha mesmo que o exército sírio tinha algum interesse militar em gasear umas dezenas civis e suscitar a aversão do mundo inteiro, comprometendo as suas perspectivas de vitória com uma intervenção externa assumida e declarada? Note que o que acabo de lhe dizer foi o resultado da investigação oficial de um organismo internacional, que infelizmente foi silenciado pelos media mundiais (informação que recolhi ao tempo no blog do jornalista italiano Antonio Socci).
... Ler mais
Armindo RosaJoão Amorim
1 d
Apenas para lhe dizer que felizmente já somos muitos a pensar e a perceber perfeitamente a forma clara como analisa estas questões. Vê-se bem que não fala sem saber do que fala. Os meus parabéns e agradecimentos pelos seus comentários. 
Daniel PinheiroJoão Amorim
1 d
"Está mais do que provado e sabido que foram os terroristas muçulmanos, com a ajuda dos serviços secretos das potências que tramaram esta desgraça" ........... provado onde ? No Jornal do Avante ou na Sput.nik News ? 
João AmorimJoão Amorim
1 d
Eu é que agradeço as suas muito muito simpáticas palavras, verdadeiramente reconfortantes!
João AmorimJoão Amorim
1 d
Daniel Pinheiro, Não veja o mundo “a preto e branco”, a realidade é bem mais complexa. De repente, confesso-lhe, fiquei confundido com essas alusões ao Avante e à Sputnik News... eu leitor do Avante? Chega a ser cómico! Mas, e já agora, como as informações que vêm das agências noticiosas internacionais vêm sistematicamente distorcidas e orientadas por quem as controla, para nos conduzirem às convenientes conclusões por eles predefinidas, sempre lhe digo que é bom lermos de tudo um pouco (refiro-me à Sputnik, não ao Avante!)... e depois “traçar a bissetriz” e tirarmos as nossas próprias conclusões! O apoio russo à Síria foi motivado por puros interesses económicos, militares e geoestratégicos desta potência - (os mesmos aliás que agora levam a Rússia a apoiar, sem qualquer escrúpulo humanitário, a quadrilha de ladrões e de assassinos que tem a Venezuela sequestrada neste momento). E a Síria, cercada e abandonada à sorte, aceitou e agradeceu esse apoio. Mas quem não o faria? O Assad não “atirou a toalha ao chão”, e optou por resistir à invasão. Eu por mim, como católico que sou, estou-lhe agradecido, a ele e aos outros ditadores do Médio Oriente (hoje mortos e cuja memória foi por demais vilipendiada) que pelo menos tinham a decência de proteger os cristãos e as outras minorias que por ali viviam em paz antes da famigerada “Primavera Árabe”.
... Ler mais
Paulo NevesJoão Amorim
6 h
Essa é uma boa questão. Se por razões culturais na Venezuela não seja possível senão uma ditadura tal como no Médio Oriente. A visão Eurocêntrica do mundo apaga o facto de existir há 1500 anos um confronto local entre duas civilizações. Os persas e os árabes. Muito antes de existirem americanos ou sequer russos, que são na realidade atores secundários nesse filme.
Carlos Guerreiro
1 d
O Boaventura SS dizia que a Venezuela era o socialismo do futuro, até o chamou socialismo do século XXI (do tipo agora é que é...). 
Mas quem tiver dúvidas é consultar a New Left Review e ler o que diziam da Venezuela. Agora devem andar com uma azia...
William SmithCarlos Guerreiro
1 d
Não têm azia nenhuma, Carlos.
Esta malta não tem vergonha na cara, são nojentos.
Antonio Fonseca
1 d
"até no sentido em que tem memória de uma democracia pluralista."
Os Venezuelanos têm a memória da democracia. E foi essa memória que ajudou em vários países da América Latina a derrubar ditaduras.
Mário Quintas
1 d
A Venezuela é socialismo sim. E aqueles barbaros sem cultura dos americanos que os deixem em paz. Raça asquerosa.
Antonio FonsecaMário Quintas
1 d
Raça asquerosa e nojenta são gajos como tu. 
William SmithMário Quintas
1 d
Salta à vista que o PCP te dá autorização para reproduzires ad nauseum a cassete que te entrega diariamente mas, pelos vistos, não julga oportuno estender essa autorização a qualquer tipo de pensamento independente da tua parte.
Se quiseres ser sincero, reconhecerás que és possuidor dum espírito servil, aliás muito próprio dos comunas.
Costa GeringonceiroEXIT
1 d
Gostei da referência histórica aos  movimentos de 1848. 
Juan Gaidó e Lula da Silva, apoiados por todos os trabalhadores e democratas , vencerão a luta que travam contra os relógios de cujo reacionarios e os imperialismos de direita.


É pena que penses assim, Gerónimo.

Já agora, és alguma coisa ao Jerónimo sogro de Oito Lâmpadas?
Francisco PintoWilliam Smith
1 d
Onde estão as suas maneiras!?
".....Jerónimo sogro de Oito Lâmpadas" e Três Casquilhos, sff!
Costa GeringonceiroEXITWilliam Smith
1 d
Pela cassette que escrevi não posso ser senão esse sogro.
Aqui vai mais texto da cassete para confirmar o parentesco.
A União das Repúblidas Socialistas dos Saloios ( URSS ) com a capital em Loures e com lâmpadas e casquilhos oferecidos entusiásticamente pelos contribuintes vai iluminar e ser a vanguarda deste movimento imparável .
William SmithFrancisco Pinto
1 d
Tem razão Francisco, foi imperdoável da minha parte.
LOL
Jorge Maria Soares Lopes de CarvalhoCosta GeringonceiroEXIT
17 h
A tal URSS com capital em Loures e dirigida pelo grande timoneiro Bernardino kim que afirmou no “circo do parlamento “ as qualidades democráticas da Coreia do Norte pois não admira que para ele o negócio das lâmpadas é uma minudência!
Maria Mendes
1 d
A Venezuela é mais um exemplo paradigmático do quanto os extremos são perniciosos para as sociedades, aliado à mediocridade dos elementos de que fazem parte essas soluções. Em Portugal, basta atentar na qualidade desses utópicos actuais: bloco/Robles...pcp/Jerónimo..."olha para o que  eu digo, não olhes para o que eu faço faço"!... vão "vender banha da cobra" para outro hemisferico!!! Para repugnância absoluta já temos o Costa...que se não fosse o outro, com a sua "percepção" já estavamos outra vez de mão, ainda mais estendida, para a Europa!...
Maria Narciso
1 d
Subsidiar
- Os Programas de Redução de Pobreza e Distribuição de Renda são Essencialmente Social - Democratas.
Liberal ImpenitenteMaria Narciso
1 d
Não, a distribuição é socialismo distributivo, que é tão nocivo como o socialismo produtivo, se não mais!
Maria Narciso
1 d
O Século XXI Demarca-se com Politicas Autoritárias e Anti - Liberais. Basta Observar o que está acontecendo também nos EUA com Donald Trump e o seu Populismo Antidemocrático pondo em Causa a Grande Conquista da Globalização que Assenta nos Direitos Individuais.
Jay Pi
1 d
As esquerdas portuguesas temem acima de tudo uma coisa: que os portugueses da Venezuela ou luso descendentes migrem para Portugal. Temem essa possibilidade porque os portugueses da Venezuela são economicamente muito empreendedores e activos, jamais vindo contribuir para engrossar o caldo dos clientes e dependentes de benefícios sociais. São capitalistas e eleitores de direita por excelência, não contribuindo para eleger o gangue marxista que agora nossa tenta arruinar. Já houve muitos portugueses da Venezuela ou seus descendentes que imigraram para Portugal não ficando à sombra do estado nem sequer trabalhando por conta de outrem, tendo, apesar de muitas dificuldades, iniciado o seu próprio negócio. Estas mentalidades não interessam às nossas esquerdas, daí a pressa em procurar uma solução que rapidamente impeça a vinda desses portugueses para Portugal...
... Ler mais
Daniel PinheiroJay Pi
1 d
Não sei ......... o único fulano da Venezuela em que tentei dar trabalho até hoje não apareceu .......... são empreendedores mas é na Venezuela ........... 
Ping PongYang
1 d
"O vice-primeiro ministro português, Paulo Portas(PCP ou BE), reuniu-se sábado com o ministro de Relações Exteriores venezuelano com quem passou em revista assuntos de interesse bilateral e falou da próxima visita a Caracas, prevista para o final de junho." 
Memofante 1/06/2014
Dr. FeelgoodPing PongYang
1 d
Faz lá mais um ginete e recua a ver se encontras algo sobre Andrés Perez e teu tio Marocas, anda lá ....
João FigueiredoDr. Feelgood
1 d
E o socrates? Eu não consigo esquecer o celebre Magalhães... Ou a hipotética compra do Atlântida do César
Dr. FeelgoodJoão Figueiredo
1 d
Para aí já nem vou....................falar disso ao Pingas já nem merece a pena.
Ele sabe que eu sei que ele sabe.
josé maria
1 d
Nicolas Maduro é um neoliberal convicto. Duvidam ? Confiram aqui:


Viriato Afonsojosé maria
1 d
Aceitar a intervenção de qualquer um para tentar salvar a pele é auto-preservação. Assim como quem se alia à extrema esquerda para depor quem lhe ganhou as eleições. Não sei se me faço entender...
josé maria
1 d
Nicoal Maduro é um neoliberal convicto. Duvidam ? Confiram aqui:
Ramón Hombrebueno
2 d
Perante as atrocidades cometidas, associadas aos vulgares atropelos do quadro legal nacional e internacional pela ditadura venezuelana e seus agentes, quanto mais tempo demorará aos Embaixadores da Venezuela em Portugal e no Brasil, deixarem de reconhecer Maduro que continua a resistir e a delapidar o país para benefício próprio e dos seus próximos, enquanto a sua população (32 milhões) foge, definha ou morre sem qualquer ajuda?
Ping PongYang
2 d
E a "realpolitik" da direita:
"As duas delegações concordaram em definir prioridades e (elaborar) a programação futura de novos projetos, pelo que se tem previsto que o vice-primeiro ministro Paulo Portas visite novamente Caracas em finais do mês de junho"
CM 01-06-14
Sérgio Dias
2 d
Mas tanto no caso russo como no venezuelano percebe-se que há linhas vermelhas que os estados democráticos não podem ignorar sob pena de perderem a sua identidade internacional.

Em segundo lugar, porque se trata de uma oportunidade – e, sejamos claros, não há muitas – de a União Europeia ter uma posição comum relativamente a uma questão de política externa. Com tantos constrangimentos, seria fundamental que os ainda 28 falassem a uma só voz. Mas assertivamente.

Ou seja, só para ver se percebi bem: para a Diana Soller, a "identidade internacional" dos "estados democráticos" seria preservada e mantida se "os ainda 28 falassem a uma só voz" - numa questão de um regime sul-americano que tem 0 a ver com a Europa e em cujo envolvimento os cidadãos europeus têm 0 de interesse e 0 a ganhar com seja o que for que aconteça ali? Qual será o interesse da Diana Soller em fazer esta ginástica mental para nos tentar convencer que intervir num dos últimos estados soberanos do mundo é uma coisa boa? "Para lá do Marão..."
... Ler mais
Marco SilvaSérgio Dias
2 d
Não colocaria as coisas nesses termos, pelo menos em termos de intervenção directa.
Mas é preciso salientar que a UE é um embuste que nunca quer assumir compromissos a não ser os que lhes são mais vantajosos no imediato.
E a Europa tem tanto que ver com a Venezuela, como qualquer país de outra zona do mundo, que tenha uma comunidade de pessoas desse país, instalada na Venezuela.
O interesse de Portugal na situação por exemplo, está practicamente restrito à comunidade portuguesa na Venezuela. É uma questão de principios (neste caso democráticos) e de responsabilidade social, pois ditaduras como a Venezuelana têm consequências para todos os outros paises, como já se viu com a debandada de muitos Venezuelanos para o Brasil e outros. Isto tem impacto na economia desses paises...
... Ler mais
Marco SilvaSérgio Dias
2 d
Não colocaria as coisas nesses termos, pelo menos em termos de intervenção directa. 
Mas é preciso salientar que a UE é um embuste que nunca quer assumir compromissos a não ser os que lhes são mais vantajosos no imediato.
Mas Europa tem tanto que ver com a Venezuela, como qualquer país de outra zona do mundo, que tenha uma comunidade de pessoas desse país, instalada na Venezuela.
O interesse de Portugal na situação por exemplo, está practicamente restrito à comunidade portuguesa na Venezuela. É uma questão de principios (neste caso democráticos) e de responsabilidade social, pois ditaduras como a Venezuelana têm consequências para todos os outros paises, como já se viu com a debandada de muitos Venezuelanos para o Brasil e outros. Isto tem impacto na economia desses paises...
... Ler mais
Dr. FeelgoodSérgio Dias
1 d
Palavreado fora da caixa, Rui Ramos AINDA não se chama Diana Soller.
Típico de " abnormals ".
Maria Narciso
2 d
É um Erro dizer que a Venezuela é Socialista . Nem todos os Países em que o Estado Actua o são . O Estado pode Actuar no Capitalismo Juntamente com Empresas Privadas. Isto é o que Acontece na Venezuela é chama -se :
- Capitalismo com Economia Mista.
Maria NarcisoMaria Narciso
2 d
O PS Local Não Tem Poderes Soberanos Garantidos pela Constituição e o Autoritarismo Autocrata de  Maduro Fragiliza a Democracia.
Na Venezuela vigora um presidente marxista, revolucionário e golpista que, pela manobra da assembleia constituinte (que não tem legitimidade eleitoral), quer fundar um novo regime socialista pleno (vulgo comunista) que preconiza a abolição da liberdade de imprensa, da propriedade privada, da livre iniciativa, da livre associação, pugnando pela nacionalização e planificação de toda a economia, instauração de regime de partido único sem representação democrática nem eleições livres. Esta é a realidade pura e dura, explícita a todos, exceptuando os que se forma delirante compactuam com estes desígnios. 
... Ler mais
Luís FariaMaria Narciso
2 d
Na Av. do Brasil existe um local ideal para passares uma temporada. Não há cura, mas depois de uns dias lá, também já não queres saber. Mas poupa-nos um pouco ao síndrome da vergonha alheia. Ou será pela cor da minha pele que diz coisas destas?
Cipião NumantinoMaria Narciso
2 d
Mas é claro que não, cara Maria Narciso.
Um destes dias, um amigo meu, disse estar com uma tremenda diarreia.
Eu, meio a brincar, brinquei que o que ele tinha era uma kagganeira.
Mostrou-se escandalizado e continuou a insistir que, não senhor, era tão só uma diarreia.
Ajude-me aqui, era uma coisa ou era outra?
Ou acha, tal como eu, que não existe diferença alguma?...
... Ler mais
Dr. FeelgoodCipião Numantino
1 d
Finalmene um comentário conclusivo sobre a matéria fecal vindo duma eminência parva, digo, parda.

Atenção sinhôres óvintes, aguardam-se as vossas pontuações, quem chegar à vintena ganha uma estadia em Santiago de Cuba patrocinada pelo cumentador.
Dr. FeelgoodCipião Numantino
1 d
Finalmente um comentário com substracto sobre a matéria que mais domina, a fecal.

Agardam-se as pontuações do custume
Dr. FeelgoodCipião Numantino
1 d
Finalmente o cumentário que faltava através dum " experto " em matéria fecal consagrado e jubilado.

Aguardam-se as pontuações da praxe, quem chegar à vintena ganha uma estadia em Santiago de Cuba patrocinada pelo cumentadeiro
Rui KissolMaria Narciso
1 d
Retorcer a Realidade para confundir as evidências - é a forma de querer fazer dos outros GADO amestrado...:
>  «O homem medíocre não acredita no que vê, mas no que aprende a dizer.», publicista brasileiro.
>  "É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo." - Sócrates (470 a.c. - 399 a.c.)
A culpa é sempre dos outros - nunca da 'Vanguarda da Classe Operária' e da 'Nomenklatura' impante.
E depois debitam sonantes inanidades...
... Ler mais
Alexandre BarreiraCipião Numantino
1 d
.......mostrou-se escandalizado....e continuou a insistir.......porque o "rapaz"......já estava todo "borrado"......portanto....aqui não há diferença......entre "kagganeira".....ou "diarreia".........e  "ensopado-de-matako"........!!!!
Dr. FeelgoodAlexandre Barreira
1 d
Olha outro diplomado Honório Causa na matéria, LOL !!
Que lindo par de jarras.....
William SmithMaria Narciso
1 d
Maria, não invente.
Aquilo é, isso sim, um misto de socialismo e cleptocracia.
Aliás, o trivial nos regimes socialistas.
Olhe, vou-lhe dar um pontinho e a Maria até vai pensar que "afinal há quem concorde comigo".
Vê como é tão fácil ser enganada?
Então, em seu entender, o Prof. Boaventura S. Santos estava errado quando afiançou que a Venezuela era o socialismo do sec XXI
Maria NarcisoWilliam Smith
1 d
Não Confundir Intervenção Estatal  que é um Conceito Keynesiano com Economia Centralizada e Planificada que  é um Conceito Marxista - Leninista.e onde é Incompatível o Capitalismo com um Estudo Atenuante.
Maria NarcisoWilliam Smith
1 d
São Lideres Autocratas e Populistas .
Os Programas de Redução de Pobreza Efectuados na Venezuela são Essencialmente Social - Democratas e Distribuição de Renda Defendida pelos Economistas  Neoclássicos.
Maria NarcisoMaria Narciso
1 d
Correção :-
- Com um Estado .

Francisco Pinto
2 d
Que diabo, ainda não foi desta que um regime socialista deu em prosperidade, liberdade, democracia e desenvolvimento.
Bolas, o próximo é que vai ser!
Marco SilvaFrancisco Pinto
2 d
Haha muito bom! É mesmo isso!
É a definição da loucura dos esquerdalhas. É querer repetir as mesmas politicas e esperar por resultados diferentes! São absolutamente acéfalos e loucos!
Marco SilvaFrancisco Pinto
2 d
Haha muito bom! É mesmo isso!
É a definição da loucura dos esquerdalhas. É querer repetir as mesmas politicas e esperar por resultados diferentes! São absolutamente acéfalos e loucos!
Maria NarcisoFrancisco Pinto
2 d
A Venezuela Nada tem de Socialista . Pode se Considerar uma Democracia Formal  onde existem Eleições e Pluripartidarismo em que a Oposição pode Participar do Processo Eleitoral e Vencer se Obtiver Votos.
Marco SilvaMaria Narciso
2 d
Hahaha você não tem cura...mas pode sempre ficar com a cabeça enfiada na areia, como fazem todos os esquerdalhas acéfalos. As pessoas normais vão restringir-se à realidade, como por exemplo este discurso de Maduro em 2018:

Today, on September 26th, 2018, I can say that we have faced political, media, diplomatic, economic and financial persecutions, but I also can say that today Venezuela is stronger than ever. We have learnt how to resist and draw the strength from our historic roots to stand up, victorious and willing to continue advancing in the construction of our own social model, which it is the Socialist Revolution of the 21st century; we say it to the four winds, it is a new revolution, of independence, dignity and justice.

/video/14072

... Ler mais
Marco SilvaMaria Narciso
2 d
Hahaha você não tem cura...mas pode sempre ficar com a cabeça enfiada na areia, como fazem todos os esquerdalhas acéfalos. As pessoas normais vão restringir-se à realidade, como por exemplo este discurso de Maduro em 2018:

Today, on September 26th, 2018, I can say that we have faced political, media, diplomatic, economic and financial persecutions, but I also can say that today Venezuela is stronger than ever. We have learnt how to resist and draw the strength from our historic roots to stand up, victorious and willing to continue advancing in the construction of our own social model, which it is the Socialist Revolution of the 21st century; we say it to the four winds, it is a new revolution, of independence, dignity and justice.

venezuelanalysis.com/video/14072
... Ler mais
Viriato AfonsoMaria Narciso
1 d
Portanto, um regime socialista não pode ser considerado uma democracia formal(?) onde existem eleições e pluripartidarismo em que a oposição pode participar no processo eleitoral e vencer se obtiver [os] votos [suficientes].

Eu já desconfiava, faltava-me a confirmação de quem conhece da poda socialista. Obrigado!
Liberal Impenitente
2 d
Está uma bela encrenca, sem dúvida. Esse tipo de gentinha Madura não sai a bem, essa é a ilusão. E, sem ilusões, serão as armas que irão resolver o assunto, com ou sem ajudas externas. Viva o chuchalismo!

Manuel Lisboa XII
2 d
Correctíssimo!! Concordo: não hajam ilusões quanto à capacidade de sobrevivência de criminosos, mesmo quando parecem encurralados; habitualmente só a força os consegue, de facto, vencer; e quanto mais tarde é empregue a força maiores são os sofrimentos, danos e prejuízos sofridos pelas pessoas. Os dois países evocados como exemplos são prova flagrante de catástrofes em muito, implícita ou explicitamente, consentidas pela inércia de muitos e ao longo da História não faltam exemplos semelhantes. 
Passos, O senhor 24%
2 d
A notícia abaixo e de hoje faz bem à ressabia da direitalha analfabeta que por aqui anda.
"Dívida pública tem maior queda (6,5 MM) desde 2015 após pagamento ao FMI"

In: https://www.jornaldenegocios.pt/economia/conjuntura/detalhe/divida-publica-cai-65-mil-milhoes-com-pagamento-ao-fmi?ref=DestaquesTopo
... Ler mais
Carlos MartinsPassos, O senhor 24%
2 d
Desde 2015, precisamente. Não foi durante todo esse ano que António Costa governou, ou estou a fazer confusão???
Passos, O senhor 24%Carlos Martins
2 d
Saber ler e interpretar o que se lê, costuma evitar comentários menos correctos. (A variação referida é mensal. O BdP emite estes boletins todos os meses) .
Ahah
Só rir com este camarada. Os 24% ( 0.24) é o valor do QI dele.

Marco SilvaCarlos Martins
2 d
O título do negócios é apenas propaganda. O conteúdo conta o resto da história:

A divida desceu com o pagamento ao FMI, para subir entre 2017 e 2018. Estamos nos ~245 mil milhões de euros

Apesar de o Governo ter realizado um pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no valor de 5,5 mil milhoe, em dezembro, Portugal terminou o ano com um montante de dívida pública superior ao que tinha registado 2017.

Os fatores que contribuíram para este aumento foi o acréscimo dos títulos de dívida, em 7,2 mil milhões de euros, e dos certificados do Tesouro, de 1,4 mil milhões de euros, informa a instituição bancária. ”Estas variações foram em parte compensadas pelo reembolso antecipado do remanescente dos empréstimos concedidos pelo Fundo Monetário Internacional no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira no montante de 5,5 mil milhões de euros”, escreve a nota do banco liderado por  Carlos Costa.

”Os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram 3,2 mil milhões de euros em 2018, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um acréscimo de 5,3 mil milhões de euros em relação ao ano anterior, totalizando 228,3 mil milhões de euros”, conclui o documento.

Tudo "espetacular"...

... Ler mais
Marco SilvaCarlos Martins
2 d
O título do negócios é apenas propaganda. 

O conteúdo conta o resto da história.

A divida desceu com o pagamento ao FMI, para subir entre 2017 e 2018. Estamos nos ~245 mil milhões de euros

Apesar de o Governo ter realizado um pagamento antecipado ao Fundo Monetário Internacional (FMI), no valor de 5,5 mil milhoe, em dezembro, Portugal terminou o ano com um montante de dívida pública superior ao que tinha registado 2017.

Os fatores que contribuíram para este aumento foi o acréscimo dos títulos de dívida, em 7,2 mil milhões de euros, e dos certificados do Tesouro, de 1,4 mil milhões de euros, informa a instituição bancária. ”Estas variações foram em parte compensadas pelo reembolso antecipado do remanescente dos empréstimos concedidos pelo Fundo Monetário Internacional no âmbito do Programa de Assistência Económica e Financeira no montante de 5,5 mil milhões de euros”, escreve a nota do banco liderado por  Carlos Costa.”

Os ativos em depósitos das administrações públicas diminuíram 3,2 mil milhões de euros em 2018, pelo que a dívida pública líquida de depósitos registou um acréscimo de 5,3 mil milhões de euros em relação ao ano anterior, totalizando 228,3 mil milhões de euros”, conclui o documento.

Tudo "espetacular"...
Maria NarcisoCarlos Martins
1 d
A Dívida Pública Cresceu Mais no Governo de Passos Coelho. Foi o que Aumentou Mais Rapidamente a Dívida - Mais de 14,3 Mil Milhões de Euros por Trimestre.
Maria NarcisoMarco Silva
1 d
Este Ano Portugal vai Atingir Défice Zero  - Mais Receita  é Menos Divida Significando Equilíbrio de Contas com Probabilidade de um Excedente.

William SmithCarlos Martins
1 d
A iliteracia do 24 é tramada, Carlos.
Marco Silva
2 d
O hilariante nesta secção de comentários, são os apologistas da Venezuela, Rússia e China e fortes opositores aos EUA.
Porquê ? Porque não só alegam que os EUA estão a interferir na Venezuela, mas a Rússia e China não estão...como são practicamente os mesmos que aparecem nos artigos anti-Trump, batendo na tecla das fake  news do "conluio de Trump com os russos" para ganhar as eleições em 2016!

Ou seja, nessa narrativa a Rússia interfere nas eleições dos EUA. Já na Venezuela, onde têm tanto a ganhar com o petróleo como os EUA, são os EUA os únicos a promover interferência...

É tão estú-pido que só podia ser dito por estas personagens acéfalas do costume...não há paciência!

Vejam se se decidem. A incoerência dos vossos argumentos é de tal forma flagrante que é constrangedor sequer ler o que escrevem...
... Ler mais
Diego MaradonaMarco Silva
2 d
Não sei se faço parte desse grupo mas é muito simples.
Até ao dia de hoje não existe uma única prova a indicar que a rússia interveio nas eleições norte americanas.
A Rússia e a China como têm fortes interesses na Venezuela, obviamente apoiam o governo da Venezuela. Se o presidente fosse o Guaido estariam agora a apoiar o Guaido.
O mesmo se passa no Brasil, apoiavam a Dilma e agora apoiam o Bolsonaro.
Esses mesmos dois países também têm relações com a Arábia Saudita e com o Irão. Com o India e com o Pakistão. Com a Síria e com Israel.
São relações normais entre países. Aceita-se o resultado das eleições e faz-se os negócios com o governo atual.
... Ler mais
Marco SilvaDiego Maradona
2 d
Sim você faz parte do grupo, já que em outros comentários mais em baixo, só ataca os EUA que faz exactamente o mesmo que a Rússia e a China, quando têm interesses.
É esta incoerência e parcialidade que coloca qualquer argumento seu em causa, pois ignora que as relações "normais" da Rússia e China com um qualquer país, são em tudo iguais às relações "normais" dos EUA com esse país. Não há qualquer espécie de diferença, seja para o bem ou para o mal.
No caso especifico da Venezuela, a Rússia faz o mesmo tipo de interferência que os EUA. A única diferença é logistica, já que os EUA estão mais perto.
Veja o que a Rússia fez à Ucrânia...a UE não quis saber e está mesmo ao lado...são todos os mesmos hipócritas e burocratas que só querem saber dos seus interesses e a UE, especialmente a Alemanha, está mais interessada nas condutas de gás da Rússia, que na Ucrânia, mesmo quando o seu estado soberano é invadido por outro país...

Quanto a aceitar o resultado das eleições...a Rússia e China apoiam Maduro que NÃO QUER ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS...ou seja, Rússia e China apoiam a manutenção da mesma pessoa que é a maior causa do problema actual. Não querem qualquer resolução do problema, pois sabem que perdendo Maduro, não terão tratamento preferencial como tem agora.
... Ler mais
Diego MaradonaMarco Silva
2 d
A Russia e a China não aplicam sanções à Venezuela. Dizer que fazem o mesmo que os Estados Unidos é falso.
O Maduro não quer eleições presidenciais porque elas ocorreram à poucos meses. Agora é tempo de cumprir o seu mandato.
Apesar disso, o Maduro já propôs dialogar com os partidos da oposição para chegarem a um acordo. Já vários países manifestaram a vontade de intermediar esse diálogo mas os estados unidos não aceitam isso.
Mais uma vez não podes equiparar.
... Ler mais
Marco SilvaDiego Maradona
2 d
É que é mesmo obtuso.....
Carissimo, a Rússia e China não aplicam sanções à Venezuela, porque quem está no poder é Maduro, que a Rússia e China apoiam!!! Mesma história com os EUA, que aplicam sanções pois quem está no poder, não é apoiado pelos EUA.
Se a situação fosse o inverso, teria também as consequências inversas. EUA a apoiar o regime actual sem sanções e a Rússia e China a atacarem o regime actual e a impôr as suas sanções.
É assim tão dificil de entender ??

Maduro não propôs qualquer negociação que ponha em causa a sua posição no poder Venezuelano...
Isso não é negociação ou diálogo.
... Ler mais
Diego MaradonaMarco Silva
1 d
Não.
A China e a Rússia não impõe sanções.
As únicas vezes que impuseram sanções foi por decisão do conselho de segurança das nações unidas. Tal como a lei internacional diz.
Claro que a lei internacional é apenas para os países que não se chamam estados unidos da américa.
Mosava IckxDiego Maradona
1 d
Preferem invadir: Hungria, Checoslováquia, Ucrânia, Coreia, várias ilhas do mar de China, em breve Taiwan...
Mesmo combate, mesmas tácticas dos dois lados. Invasão ou sanção, dos dois lados.
João FigueiredoMosava Ickx
1 d
Não esquecer o Afeganistão...
Ana Ferreira
2 d
O termo socialismo tem as costas largas, basta atentar em dois casos, Venezuela e Portugal. Haverá alguma dúvida da diferença abissal entre os dois? No entanto são ambos rotulados de socialistas. RR não sabe disto? Sabe. Então porque o faz nestes tempos de redefinições onde rotular é, no mínimo, ridículo? Porque na verdade não está minimamente interessado em reflectir sobre a substância da questão, mas sim dar cumprimento a uma agenda para recolocar neoliberalismo no poder.
... Ler mais
Marco SilvaAna Ferreira
2 d
A única diferença é que Portugal recebe milhares de milhões da UE (é dos que recebe mais por ser dos mais pobres e miseráveis da Europa e tem também a terceira maior divida do MUNDO) e não tem petróleo. De resto em termos de politicas, realmente não há grande diferença.
Maria NarcisoMarco Silva
1 d
Alemanha - França e Itália são os que recebem mais verbas .
Alemanha recebeu nos Últimos 18 Anos em termos Absolutos Mais Dinheiro que o Parente Pobre do Sul da Europa . Entre 2007 e 2011 Recebeu Mais 740 Milhões por Ano que Portugal.
Maria NarcisoMarco Silva
1 d
É Preciso Perceber que a Relação Financeira Não se Restringe ao Dinheiro dos Fundos Estruturais . Tal como Todos os Estados Membros - Portugal Contribuí para o Orçamento Comunitário . Entre 2000 e 2006 - Portugal Contribuiu com 10 Milhões Euros 
Maria NarcisoMarco Silva
1 d
Entre o que se dá e se recebe da UE - Está Mal Distribuido - Não Abonando de Todo a Nosso Favor.
William SmithMaria Narciso
1 d
E por que é que a Alemanha recebeu mais que Portugal?
Porque teve de recuperar um país com 20 milhões de habitantes (Alemanha de Leste) que tinha acabado de vir do socialismo.
Aliás, não sei se o saldo do que recebeu e deu alemão não será menor do o português.
Liberal ImpenitenteAna Ferreira
1 d
O dinheiro da UE não vem da impressora, vem todo dos Estados membros, incluindo de Portugal. Acontece que os países mais ricos da UE contribuem sistematicamente com MAIS do que aquilo que recebem da UE, sendo esse o caso da Alemanha. São pequenos valores, porque o orçamento da UE é de apenas 1% da produção europeia, mas é uma facto. A UE não dá qualquer ajuda económica à Alemanha, é ao contrário. A Alemanha beneficia com a UE da mesma forma que qualquer outro membro, de resto é ela um dos países fundadores e motrizes da mesma, com a França. Quanto à reunificação alemã, os alemães de leste foram tirados do seu estado de miséria vegetativa pela super-potência económica que era e é a RFA, e não por qualquer ajuda especial da UE. Os checos, os polacos, os húngaros, etc, não gozaram desse privilégio. Para eles não houve um colchão especial onde caírem mortos de comunismos.

... Ler mais
Rui Krull
2 d
Rui, os BOVINOS não percebem nada disso eles também estão comprometidos com a sua desgraça mas como andam cegos... ... e alienados com as pernas da cristina da MIXORDEIRA de REFERÊNCIA nem se apercebem e como tem o futebol e as novelas para lhes ocupar as batraquianas caixas ocas na mesma MIXORDICE ficam felizes
Rui Kissol
2 d
♦  A Venezuela (como o Zimbabwe) são exemplos que confirmam a observação efectuada por Milton Friedman (destituída das  falácias habituais para GADO consumir, nomeadamente pelos Louçãs, Boaventuras, Santos Silvas e congéneres Esganiçados...):
>  "Se colocarem o governo federal para administrar o deserto do Saara, em cinco anos faltará areia"!
Dr. FeelgoodRui Kissol
2 d
Não.
Acabam-se é os camelos.
Diego Maradona
2 d
Não compreendo como é que as pessoas continuam a ser enganadas pelas mesmas pessoas que os enganaram no Iraque, na Síria, no Yemen, no Afeganistão, na Ucrânia ou na Sérvia.
Agora aparece a Venezuela e nem lhes passa pela cabeça que os estão a enganar outra vez.
Até parece que as bombas que caem no Yemen não são fabricadas nos estados unidos. Tão preocupados com os direitos humanos.
A guerra não pode parar. Os recursos dos países pertencem às elites. Ouçam o Trump ou o Bolton a explicar a situação da Venezuela.
Acordem um bocado.
... Ler mais
Portanto os milhões de venezuelanos a fugir da Venezuela são actores pagos pela CIA, pelo Trump etc.
Diego MaradonaJoao MA
2 d
Não.
Marco SilvaDiego Maradona
2 d
Você tem um problema com a história. Ser ignorante porque não teve acesso a melhores condições e ser ignorante porque quer, são duas coisas bem diferentes.
Claramente tem acesso à internet e podia fazer uma pesquisa minima antes de escrever o que escreveu.
Sabe quem atacou o Afeganistão há anos atrás, muito antes dos americanos lá aparecerem ? Foram as bombas americanas que cairam nessa altura ?
E falou na Ucrânia, um país invadido pela Rússia há bem pouco tempo ONDE NINGUÉM FEZ NADA para impedir...nem a UE o que demonstrou quão inútil a UE é...
Na Venezuela a história é igual, seja EUA, Rússia ou China, todos estão a competir pelos mesmos recursos. Nem um nem outro são melhores.

Mas há que escolher entre o povo venezuelano e o ditador Maduro. Eu escolho ser a favor do povo Venezuelano e todos os que apoiam que devem haver eleições (incluindo presidenciais).
Já sabemos quem você escolheu...
... Ler mais
Passos, O senhor 24%
2 d
Ao contrário de Rui Ramos, tenho a expectativa que Maduro caia, que sejam realizadas eleições na Venezuela e que um novo governo seja empossado. Mas um governo que volte a resultar da escolha dos venezuelanos como aconteceu antes, e não uma marionette nas mãos de Trump para lhes roubar metade do petróleo como as declarações abaixo do actual presidente dos EUA a uma TV documentam.
In:  https://www.youtube.com/watch?v=bkAUrirXD0c  
Ó 24, poupa-nos.
Ninguém te critica por seres o que és, um comuna, mas sim por fingires ser aquilo que nós somos, democratas.
victor guerra
2 d
O Pedro Tadeu,o comunista mais sincero do DN,acha que a queda de Maduro é uma manobra americana.Não interessa a situação do povo,porque o povo é uma abstração,na concepção ideológica comunista.Este é mais um desastre no longo caminho do "socialismo  real".A propósito,onde anda o Boaventura Sousa Santos?
Joaquim Zacariasvictor guerra
2 d
O Boaventura ,anda a dizer aos alunos ,o mesmo que o comunista Tadeu,escreveu no DN.
Ahfan Neca
2 d
As opiniões que ouço nas tv cá do burgo é que os problemas da Venezuela resultam não do socialismo mas antes da baixa do preço do petróleo.

Há uma coisa boa nos socialismos todos sem excepção. É que todos falham a 100% mas nunca lhes faltam as boas desculpas para os falhanços completos.

As sanções, o preço do petróleo, os boicotes, as oposições, os capitalistas, os imperialistas, nunca faltam desculpas. E quando tudo o mais falha, a culpa é do povo que não entende as delícias do socialismo. Foi por isso que Pol Pot matou uns milhões de cambojanos, que Mao matou uns milhoes de camponeses, que Estalin matou uns milhoes de ucranianos à fome, que Maduro faria  o mesmo à população se esta não fugisse pelas fronteiras.
... Ler mais
Liberal ImpenitenteAhfan Neca
1 d
O teste do algodão não engana. E o teste do algodão de uma forma fracassada de governo é a fuga dos cidadãos, ou a miséria, ou ambas.
NunoW Nunow
2 d
O passarinho do Chavez ainda acorrerá  à varanda do palácio do maduro ? se não,  temos de mandar nós o sr. louça , o roublles e as manas mortalha para os guiar no caminho e orientar  na revolução .  Só ilusões , numa casta que oprime e maltrata o povo condenando-o à fome à doença ou à fuga e ao exílio ...   
Diego Maradona
2 d
Já não existe comunismo.
Existe propriedade privada em todos os países do mundo. Portanto esqueçam lá isso do comunismo. Ninguém quer isso, nem sequer o partido comunista chinês.
Também não há países capitalistas. Em todos os países à alguma forma de segurança social, ou educação pública, serviços públicos, serviço nacional de saúde, etc... (incluindo os estados unidos).
Todos os países são socialistas!
A diferença entre os países é apenas a percentagem de socialismo que existe. Mais ou menos empresas públicas. Mais ou menos estado social. No fundo mais ou menos estado.
No meu caso sou por menos estado.
... Ler mais
Liberal ImpenitenteDiego Maradona
1 d
Tem razão, o socialismo está bem entranhado, quer o socialismo produtivo, em sectores como o ensino e a medicina, quer especialmente o socialismo distributivo, com o seu horrendo constructo, máquina devoradora de vontades e de gerações, a "segurança social".

Ahfan Neca
2 d
Acabo de escrever mais um comentário que o Observador enviou para a censura e de onde como de costume não regressará. Este jornal começa a ser perigosamente tão mau como os outros.
J.C. MayaAhfan Neca
2 d
Também me aconteceu o mesmo. Alguma coisa não está bem até porque não usei palavras ofensivas nem chamei "nomes" a ninguém. O que será?
António Hermínio Quadros SilvaAhfan Neca
2 d
Por isso mesmo eu já me abstenho de comentar pois não posso dizer o que sinto. Deve haver infiltrados da geringonça no Observador
Deve haver,não.Existem,estão lá a fazer o trabalho de sapa,proprio dos esquerdálhos.Quando o Observador der o berro ,vão fazer manifestações,com o Arménio à cabeça.
Pensava que a PIDE tinha acabado?
William SmithJ.C. Maya
1 d
Comigo tem sucedido exatamente o mesmo, Maya.
Ando com vontade de escrever para a administração (mas não sei como o fazer), pois não acredito que saibam o que se está a passar e, ultimamente, a piorar.
Liberal ImpenitenteAhfan Neca
1 d
O William Smith deu-me uma ideia, que poderá servir para aqueles que estejam saturados do "filtro": escrever ao director, pois José Manuel Fernandes publica o seu endereço de correio electrónico.

Dr. Feelgood
2 d
.................... e breubebeu pardais ao niño.

Porque será que encontro uma espécie de estigma designado " vulgaris vulgatis " neste local depois da entrada em ano novo ?
Será da minha bista ou do cu do Baptista ?
Ahfan Neca
2 d
As comparações da Venezuela com a Síria parecem-me precipitadas e de mau gosto. Desajustadas. Na Síria, o que Obama fez foi atacar o Assad com forças ainda piores que o Assad. A escolha seria entre o mal e o inferno. Coisas típicas dos conselheiros intel de Obama.

Mas este artigo está certo quando diz que tudo pode ainda piorar. Claro que pode. Não há nada que não possa sempre piorar. A estratégia que está a ser seguida parece no entanto ser correcta baseando-se na pressão política das democracias verdadeiras contra a ditadura e a miséria.
... Ler mais
joao tavares
2 d
A Venezuela é apenas mais um exemplo de uma Sociedade e de Uma Economia DESTRUÍDAS pela Ideologia Socialista/Comunista. Esta Ideologia  Perversa, Doentia e Criminosa tem que ser ERRADICADA de uma vez por todas da Face da Terra.
António Hermínio Quadros Silvajoao tavares
2 d
Deus touça
Orácio Orlando
2 d



Comentário para a casa das máquinas em revisão.
Tentemos outra vez...
Com sabotagens, boicotes económicos e ingerências na soberania politica, que sistema é que resulta? Acreditar que a situação da Venezuela é causa da ideologia e não da habitual ingerência dos eua onde há petróleo, é má fé intelectual ou ignorância. Muita ignorância!
Não sou simpatizante de esquerdalhices mas reconheço o direito de cada povo poder escolher o que quer para si. Os venezuelanos têm esse direito.
Liberdade sempre!



... Ler mais
joao tavaresOrácio Orlando
2 d
Sempre as mesmas desculpas rotas. E o que fazem a China, Rússia, Cuba, Turquia e Irão na Venezuela? Fazem turismo? Ou influenciam e sustentam o Regime Ditatorial de Maduro e exploram as riquezas da Venezuela para seu benefício próprio e para benefício da Oligarquia Comunista Venezuelana? Vocês devem julgar que as pessoas ainda acreditam nas vossas estórias da carochinha ! Comunas Corruptos e Imbecis é o que vocês são.
... Ler mais
Orácio Orlandojoao tavares
2 d



Você vê a china, a turquia, etc, impor sanções económicas a alguém?
Quanto aos insultos, não me confunda com o seu pai, não conheci a sua mamã, pois nem me aproximo de prostíbulos.
Passe bem!




... Ler mais
Rui KissolOrácio Orlando
2 d
>  «O homem medíocre não acredita no que vê, mas no que aprende a dizer.», publicista brasileiro.
>  "É costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo." - Sócrates (470 a.c. - 399 a.c.)
•   A culpa é sempre dos outros - nunca da 'Vanguarda da Classe Operária' e da 'Nomenklatura' impante.E depois debitam sonantes inanidades...
Orácio OrlandoRui Kissol
2 d



Deixe-me lá ver se percebi: você, para me apontar como sendo um repetidor, repete aqui citações de terceiros!?
Hilariante, no minimo.
O circo chegou à cidade!



Carlos Quartel
2 d
Venezuela não é muito diferente das demais repúblicas centro e sul americanas. Da poder colonial passaram ao poder dos coronéis e dos generais com níveis de corrupção, exploração e repressão pavorosos. Argentinos a morrerem à fome, crianças bolivianas  e peruanas exploradas como mineiras.
Isso provoca o aparecimento de redentores, salvadores e outros oportunistas, que terminam no mesmo fosso de corrupção, compadrio,  e crime.
A Venezuela está sob a ditadura de uma clique, que explora o petróleo, que tem contas na Suiça. enquanto o povo passa fome. Infelizmente nada de novo, quem não se lembra das festas do Patiño.np Estoril ......
... Ler mais
Diego Maradona
2 d
Um país que nos últimos 10 anos diminuiu a pobreza em mais de metade, que diminuiu o mortalidade infantil em 40%, que diminuiu o desemprego em 50% dizer que o socialismo não funciona é um bocado exagerado.
Dizer que um país que tem 90% da economia baseada no petróleo, e que as sanções não são a explicação para a crise económica é o comentário de alguém pouco inteligente ou então com uma agenda encomendada (como todos os comentadores atuais).
Ignorar as declarações e políticas americanas dos últimos 10 anos para a mudança de regime na Venezuela é esconder o motivo dessas políticas, o petróleo.
Olhar para as detenções de gente que preparou um golpe de estado como calar a oposição é desonesto.
Achar que as eleições da Assembleia Nacional foram livres, mas as Presidenciais foram controladas é mais um paradoxo na lógica atual.
Chamar carniceiro ao Assad mostra claramente quem manda no Rui Ramos.
Numa coisa o RR tem razão, quem acha que o Maduro já não tem saída não anda atendo ao mundo. Tal como o Assad, o Maduro tem o apoio da população e é isso que as elites não percebem.
Apesar de toda a propaganda debitada em todos os meios de comunicação social não vai mudar a vontade das pessoas de serem livres.
Os venezuelanos já conhecem o resultado das outras intervenções pelos direitos humanos.
... Ler mais
joao tavaresDiego Maradona
2 d
Blá, Blá, Blá, SEMPRE AS MESMAS MENTIRAS !! Dos venezuelanos que ainda vivem na Venezuela, após saída de mais de três milhões para fugirem à FOME, à MISÉRIA e à DOENÇA, 87% vivem abaixo do Limiar da Pobreza. Claro que a Oligarquia Comunista que OPRIME o Povo Venezuelano vive no LUXO, graças à Rússia, China, Cuba, Irão e Turquia.
Diego Maradonajoao tavares
2 d
Podes indicar uma mentira?
Não ignoro que a Venezuela tem gente a passar fome e a fugir à miséria.
Mas também não ignoro como é que essa crise começou e agravou. Esse é o teu papel.
Dr. FeelgoodDiego Maradona
2 d
Ao menos és coerente: - fizeste a a " desintox " na ilhita roja del Fidel e até gravaste um cromo com a tromba do CheChe in tu corpito.

E nunca te esqueças que el cancerito que minou el Chavecito foi - lhe colocado artificialmente pelos malinders da CIA. Teve foi o azar de ser intervencionado em Havana por 4 vezes mas isso já foi tarde....
António Hermínio Quadros SilvaDiego Maradona
2 d
Só contaram pra você, ou então também fuma umas ganzas como o seu homónimo.
Já ouvi essa.
Orácio Orlando
2 d



Com sabotagens, boicotes económicos e ingerências na soberania politica, há algum sistema que resulte? Acreditar que a situação da Venezuela é causa da ideologia e não da habitual ingerência dos eua onde há petróleo, é desonestidade intelectual ou ignorância. Muita ignorância!
Não sou simpatizante de esquerdalhices mas reconheço o direito e a importância de cada povo poder por si, escolher o que quer.
Liberdade acima de tudo!



João João
2 d
A ideologia socialista é uma grande mentira. Por cá temos muitos partidos que apoiam esta ideologia que traz fome, miséria, corrupção assassinatos selectivos, prisões arbitrarias, tal como acontece na Venezuela.
Maduro, Fidel, Socrates, Lula é tudo farinha do mesmo saco!
Para não falar da extrema esquerda totalitária e intolerante encabeçada pelo bloko.
João João
2 d
A ideologia socialista é uma grande mentira. Por cá temos muitosw partidos que apoiam esta ideologia que traz fome, miséria, corrupção assassinatos selectivos, prisões arbitrarias, tal como acontece na Venezuela.
Maduro, Fidel, Socrates, Lula é tudo farinha do mesmo saco!
Para não falar da extrema esquerda totalitária e intolerante encabeçada pelo bloco de esquerda.
José Mendes
2 d
O regime político na Venezuela é a República presidencialista semelhante ao regime da França. 
Obviamente não há nenhum socialismo na Venezuela nem poderia haver. Só existe um sistema económico no mundo, o Capitalismo e sequelas do feudalismo. O resto é propaganda obscurantista baseada no anticomunismo primário que inventou, em Portugal, um santuário para a conversão da Rússia, seja lá o que isso for. 
Há na Venezuela petróleo, ouro e outros minérios que fazem a cobiça dos gastadores do planeta, os que vivem acima das possibilidades do planeta e o querem todo para seu devaneio. Por isso se organizam para assaltar e roubar esses recursos na Venezuela e em tido o lugar onde haja recursos para roubar. 
Earl WoodeJosé Mendes
2 d
Pois, quando o Socialismo não dá resultado e só traz fome e miséria, deixa de ser “socialismo”.  Julga que está a enganar quem? Essa desculpa esfarrapada é mais velha que a minha Avó.
Ricardo NunesJosé Mendes
2 d
Venezuela já era socialista desde o fim da ditadura de Pérez Giménez, con a intervenção do estado na economia (como aqui em Portugal), só que não importunavam a iniciativa privada.
Dizer que na Venezuela não há socialismo, é o mesmo que dizer que na Alemanha de Hitler não houve nazismo.

É só substituir as palavras "Venezuela" e "socialista" por "Alemanha" e "nazi", e o texto do Mendes é valido para quem quer defender o nazismo.

Quanto às matérias primas existentes na Venezuela, estou de acordo, e foi por isso mesmo que Cuba, Russia, Irão, e outros países se organizaram para assaltar esses recursos na Venezuela, sendo que agora estamos a ver as consequência desse roubo que durou cerca de 20 anos...


José MendesEarl Woode
1 d
Caro(a) Earl Woode
O Socialismo não existe em parte alguma do planeta. Existe Capitalismo e restos do Feudalismo. 
Não é por alguém decretar que há socialismo que ele nasce. Antes que a história se escreva ninguém a pode antecipar. 
O Capitalismo está no início do ciclo de vida. Ainda não se universalizou ao ponto de substituir total e absolutamente todo o Feudalismo. Tem um longo futuro a escrever e ninguém pode imaginar o que ocorrerá no futuro ou se haverá futuro. Certo só o passado. 
Quando o Capitalismo se esgotar, não se sabe como, algo se instalará ou restará. Se quizer chame socialismo a isso que ninguém pode imaginar o que será ou se será alguma coisa. 
Há partidos chamados socialistas como o que governa hoje em Portugal. Porém vivemos em Capitalismo. 
Na Venezuela também há um partido socialista que governa. Porém vivem, lá como cá, em Capitalismo. 
Fiambre Azul
2 d
É só mais um episódio. 
Enquanto há dinheiro "dos outros", o socialismo é espectacular e recomenda-se. Que o digam incontáveis estrelas de Hollywood, "intelectuais" de esquerda e jovens de faculdade sem experiência de trabalho.
Quando surge o inveitável colapso, constata-se afinal que "X não era realmente socialismo", ou que o "império" é o verdadeiro culpado.
E assim continuará a ser, sempre com a expectativa de que da próxima vez tudo correrá bem.

Sem comentários: