sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Cidadão moçambicano e português assassinados na província de Huíla em Angola.

Cidadão moçambicano e português assassinados na província de Huíla em Angola.

. Dois cidadãos de nacionalidades moçambicana e Portuguesa, ambos empresários, foram barbaramente assassinados no município de Matala, localizado na província angolana de Huíla. Segundo a PN, o móbil do crime que resultou nas mortes do cidadão português Délcio dos Reis Cardoso, e do moçambicano Álvaro Morgado, ambos de 64 anos, tem como origem um negócio mal sucedido. "O Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Benguela deu-nos a conhecer o desaparecimento das duas vítimas na quarta-feira desta semana", disse, acrescentando que o SIC-Benguela chegou a informar o SIC-Huíla que os dois empresários terão partido de Benguela para a província da Huíla no dia 20 de Janeiro, para o município da Matala, supostamente numa viagem de negócios. "Após algumas diligências, foi possível confirmar as mortes dos empresários nos dias 23 e 24 de Janeiro, bem como a localização dos seus corpos num terreno baldio", afirmou, destacando que as diligências realizadas pelos efectivos da PN e do SIC-Huíla permitiram identificar e deter cinco autores confessos dos crimes de homicídio qualificado-concorrido com ocultação de cadáver. De acordo com o responsável, o SIC-Huíla recuperou ainda a viatura do cidadão português, em que as vítimas viajaram de Benguela para Matala.
. Dados preliminares da investigação criminal determinam que o crime resultou de "um negócio ilícito mal sucedido", sem que sejam revelados mais pormenores. "Após os autores confessos consumarem os crimes na localidade de Liculo, eles (os detidos) transportaram os cadáveres para a área das Cabanas-Camontanha, comuna do Dongo, município da Jamba, onde foram enterrados pelos autores dos homicídios", conta o oficial. Luís Filipe Zilungo fez saber ainda que o processo-crime foi remetido para a Procuradoria-Geral da República (PGR). "Neste momento está em curso o processo de exumação dos corpos para exames médicos legais e consequente trasladação para o município do Lubango, província da Huíla. Os homicidas vão aguardar o julgamento em prisão preventiva", explicou.
. De recordar que este é o segundo caso de homicídio que envolve cidadãos portugueses desde o início do ano. O primeiro foi divulgado no domingo,3, dando conta da morte de um empresário, de 85 anos, Adérito Florêncio Teté, natural de Trás-os-Montes, que residia na província de Malanje há 60 anos. A vítima foi encontrada morta no quarto da sua residência, aparentemente agredida por desconhecidos.___ Paz às almas!.
Comentários

Sem comentários: