quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

PENSAR QUE ESTADOS UNIDOS DA AMERICA, AO PRENDER MANUEL CHANG, ESTÁ A AJUDAR MOÇAMBIQUE. MUITO GRAVE.

Segundo marisapsicóloga.com.br:
INGÊNUO
Para alguns significa se fazer de “bobo” e não perceber a maldade alheia, para outros significa ter pouco conhecimento em alguma área ou em relacionamentos, para outros a palavra ingênuo remete à tendência em falar o que pensa sem perceber se irá machucar alguém ou prejudicar a si mesmo.
OU
PENSAR QUE ESTADOS UNIDOS DA AMERICA, AO PRENDER MANUEL CHANG, ESTÁ A AJUDAR MOÇAMBIQUE.
MUITO GRAVE.
Comentários
  • Benedito Almeida Novele Ó Jaime Langa pelo menos eu nunca pensei que esse acto fosse ajuda aos moçambicanos, uma vez que nem eles chegaram a alegar tal e porque também não foi lhes solicitada...
    1
  • Mussá Mohamad Eu não aceito gozar desse direito Humano...o de ser livremente ingénuo. Pelo menos nesse "dossier ".
    1
  • Lyndo A. Mondlane Mas quem.disse q os americanos querem ajudar o povo mz?'
    Aqui se trata de justiça..


    Nos estamos acustumados a juizes q dependem.do poder executivo, nos EUA, ou europa nao è assim.. 
    Os juizes tem sua dinamica e motivaçoes.. se dedicam a fazer cumprir a lei..

    Esses violaram leis americanas e serao punidos por isso, nem.q esa puniçao significasse a morte da maioria dos mz.. os americanos actuariam parecido.

    Nao confundamos as coisas..
    3
    • Eliha Bukeni Não será exagero dizer Europa? Mesmo se reduzisse a UE, nem todos países sem enquadram no perfíl que define. Como sabe, a própria UE está neste momento nervosa por conta do currículo negativo nessa matéria do próximo país, que vai assumir a presidência rotativa!
    • Lyndo A. Mondlane Bom pelo menos onde eu vivo ha 24 anos è assim..
      Os juizes lhes è indiferente o executivo.
    • Lyndo A. Mondlane Se a PRG, tivesse feito o seu trabalho, isto se teria evitado, ja q nao se pode julgar alguem 2 vezes pelo mesmo delito.

      O problema nao sao os americanos.. somos nos Eliha Bukeni
    • Eliha Bukeni O que pretendo chamar atenção é que não é em toda Europa onde a justiça é independente e expedita. Se na Espanha é assim, não podemos generalizar para toda a Europa. Referi-me ao exemplo da Roménia que assumiu a presidência da UE no dia 1 de Janeiro, que é um país com altos índices de corrupção e com uma justiça promiscua com o poder político!
      1
    • Lyndo A. Mondlane Nao obstante,nos deveriamos seguir o exemplo de espanha, frança ou gran bretanha e nao de romenia ou hungria... Eliha Bukeni....
    Escreve uma resposta...

  • Jeremy Timbe Isto é sabido penso desde o início do nosso relacionamento com i FMI e o Banco Mundial.Dr. Nos círculos do poder sabe se que estas instituições não ajudam a ninguem. A minha dúvida é: porque nunca houve uma preparação ideológica do povo para entender em que estavamos a nos meter? E só agora traz se a mensagem de que afinal esta gente não està a ajudar...?
  • Egidio Matsinhe Ingênuo. Lol
  • Alvaro Simao Cossa O único que pode ajudar aos moçambicanos com a extradição do Chang para ser julgado nos EUA é cortar o apetite depravado dos ladrões dos cofres do Estado. Esta estirpe de gentalha vai começar a reflectir antes de roubar. Meu sobrinho Jaime Langa, eu sempre estive contra os americanos devido a outros factos, mas, mais contra estou daqueles que desgraçaram o povo moçambicano. Custa-me ver nossas mães e irmãs comprimidas nos camiões a serem roçadas suas dignidades como se de gado cornígero se tratasse, custa ver gente a morrer por falta de aspirina, custa ouvir falar de pobreza enquanto há larápios que roubam milhões e milhões de dólares a esse "povo cornígero". Que esses ladrões saibam que um dia podem responder com meia centena de anos nas masmorras e fora do solo pátrio onde serão tratados como ladrões e não como falsamente os tratam de ilustres. Isso sim é primaz!
    8
    • Lyndo A. Mondlane Alvaro Simao Cossa, parece q a dignidade e a vida dos cidadaos mz, nao importa muito.. importa mais a dignidade dos causantes das desgraças dos cidadaos..
      È duro imaginar q alguem poça, como minimo insinuar isso..


      Creio os q vivem em mz, ja estao vacinados com aquele.estado das coisas.. ou seja ver uma criança vender mangas a noite, se converte em algo normal e quem sabe saudavel, enquanto uns poucos vao saqueiando as arcas do estado..

      Nao entendo..e talvez nunca entenderei..
      2
  • João Ferrão Júnior Os moçambicanos estão felizes pela justiça que cá não foi feita, porque essa detenção não muda nada na vida económica e financeira deles então dizer que é ajuda um não é verdade
    1
  • Alvaro Simao Cossa João Ferrão Junior, não se trata de ajudar ou prejudicar, Justiça verdadeira nunca tem carris de ajudar ou prejudicar, Justiça é um estado ideal de interação social de equilíbrio do direito, da ética e moral ,que por si só, deve ser razoável e imparcial entre muitos interesses. Se isso ajuda ou prejudica depende da visão e utilidade (proveito) de cada um.
    4
  • Sergio Mawelele Loko xiko dumm lee, mundzuko xita ku dumm kola. Nito ti khoma xilepfu. Pexo aos tsongas para traduzirem....
  • Victor Nihia A percepção que eu tenho, é que muito poucos acham que os EUA são altruístas ou estão a pensar no bem-estar dos moçambicanos. 

    A percepção que eu tenho, é que as pessoas estão tão indignadas com tanta falcatrua de um grupinho, que permanece impune, e 
    o Povo, de tanto sofrer, está desesperado que já nem está preocupado com a identidade do opressor de amanhã, querem apenas ver o opressor de hoje a pagar, de uma forma ou de outra, pelo mal que tem causado a esse povo, deixando-o a mercê da sua sorte, quando era suposto protegê-lo e dar a esse mesmo povo o mínimo de dignidade.

    A dinâmica das sociedades demonstra que um povo oprimido e abandonado (vimos a felicidade de muitos sul-africanos com a queda de Zuma, de muitos angolanos com a saída e purga do clã de Zé Du, de muitos zimbabweanos com a queda de tio Mugabe) não se importa com quem os dirigiu a dado momento, se o básico não é providenciado a essa população, na primeira oportunidade deleitam-se vendo-os tombar uns atrás dos outros, na esperança tênue de um dia encontrarem quem defenda realmente os seus interesses fundamentais.

    Quem está relativamente distante das bases não conhece essa realidade e nunca vai perceber esse sentimento.
    4
  • Sura Rebelo de Oliveira Ninguem é bobo. Agora q durante decadas tentaram fazer de bobos os mocambicanos isso nao voy perdoar . posso ate arquivar continuar mas nao esperem perdao. BANDIDOS
  • Sura Rebelo de Oliveira Jaime Langa tenho a impressao q pensas q mocambicano na generalidade é parvo. Oxala seja so impressao minha..
    3
    Escreve uma resposta...

  • Gilberto Correia Nem ajudar e nem prejudicar. Está a fazer justiça, coisa que não mostramos capacidade e vontade de fazer.
    5
    • Jaime Langa Gilberto Correia é bonito, aliás dito por ti soa muito bem falar de justiça. Mas que justiça? O ladrão é nosso, o nosso país é soberano, o dinheiro roubado é nosso. Com prisão do Chang e caso seja extraditado ficamos sem o ladrão nem o dinheiro roubado. É ganhamos uma vandalizacao do país com a tal Delação premiada. Eu e tu sabemos que o assunto não tem a ver com justiça. Justiça exerce-se em balanço. Roubas és preso e devolves o produto do roubo. Vai acontecer?
    • Gilberto Correia Jaime Langa primeiro Chang entre nós não era ladrão. Era Senhor. 

      Segundo, confundes a dívidas ocultas com outros crimes que ele cometeu em países estrangeiros como fraude de valores mobiliários. Chang foi vender titulos da dívida da Ematum a investid
      ores americanos convencendo-os a investir num produto toxico. Há milhares de investidores americanos lesados nas suas poupanças. Quem julgaria esse crime, Moçambique?
      Percebe uma coisa. Os factos cometidos por Chang tiveram relevância criminal internacional - como o despacho da PGR -admite- no âmbito do qual geraram-se crimes na nossa ordem juridica e pelo menos na americana. Os crimes de que ele é acusado lá não são similares aos crimes de que é indiciado cá.

      Por último, é justiça sim, talvez a possível, porque o aparelho moçambicano não tem capacidade ou não quer responsabilizar esses “ ladrões”.
      6
    • Jaime Langa Gilberto Correia Boa. Tens toda razão. Trazes um elemento Interesante na nossa conversa a questão da fraude de valores mobiliários. Aqui a minhá pergunta é foi Chang que Cometeu esse crime ou Moçambique? Chang vendeu seus títulos? Ou as empresas eram dele?....
      1
    • Gilberto Correia Jaime Langa leia a acusação americana. Tem lá o papel de cada um dos arguidos no crime. Lá está claro o papel de Chang nos crimes de que vai acusado e muito especialmente o seu envolvimento pessoal e directo neste.
      1
    • Lyndo A. Mondlane Gilberto Correia..
      Lesou cidadaos americanos..
      Eis a questao....


      A acaso algum extranjeiro que lese cidadaos moçambicanos, nao estariamos felizes de julga-lo??
      Pois è o mesmo..
      1
    • Tito Tezinde ...ademais, nesta altura o mocambicano quer sangue. Para a maioria, e pelo que se sente por ai, nao importa se EUA esta a ajudar ou se tem motivos egoistas. Essas consideracoes sao secundarias e irrelevantes para muitos em face da sua impotencia e do desejo de finalmente verem algo acontecer. Tambem um tubo de escape importante para muitos: alguem tem que levar a culpa por esta crise desesperante que ja leva tempo demais. Muitos torcendo pelo team Americano :)
      1
    Escreve uma resposta...

  • Pedro Armando Sitole Paduana Ingênuo é quem pensa que o financiamento foi solicitado para o tal do projecto, que depois de a ter sido financiado a 100% nunca foi implementado. Ingênuo é que pensa que os EUA vieram resolver um problema nosso. Eles estão agir porque alguém infringiu umas leis suas e prejudicou cidadãos Norte americanos.
    3
    Escreve uma resposta...

  • Luis Mucave Jaime Langa.....sinceramente.
    Tens sido desastrado nas abordagens,espero ser uma onda.
    2
    Escreve uma resposta...

  • Laos Saraiva Lugar de ladrão é cadeia! Aquele sr roubou e não roubou sozinho, com ou sem Estados Unidos. O resto é papo furado!
    2
    Escreve uma resposta...

  • Joel Mabasso
Escreve um comentário...

"Sempre dissemos: o inimigo pode falar a nossa língua, vestir a nossa farda, comer da mesma maneira que nós, pode dar vivas à FRELIMO, até gritando mais do que nós.
O que ele nunca pode, não é capaz, é de ter o nosso comportamento, viver a nossa linha política.
Não pode o inimigo abandonar os vícios que o caracterizam. Vejamos quais: o desprezo pela mulher, o espírito de conforto, a ambição pessoal, o alcoolismo.
Não é capaz de respeitar o Povo.
Não pode deixar de ser tribalista, não pode deixar de ser regionalista, confusionista, divisionista, racista.
Essa é a característica do inimigo.
Não pode ter uma vida simples, praticar a modéstia.
Não é capaz de abandonar a arrogância, o culto da intriga, da calúnia e do boato.
A sua moral, repetimos, oiçam bem, a sua moral, a sua civilização, é a corrupção.
(...)
E quando os grandes estão corrompidos, os pequenos seguem o exemplo.
Criam-se redes de comprometimento, de amiguismo, de nepotismo. Cria-se um Estado de padrinhos, um Estado de cunhas, um Estado de sócios. Criam-se redes cujo objectivo é o roubo, a corrupção, a violação da legalidade.
Quando a situação chega a este ponto, está já instalada a infiltração ideológica. E estão criadas as condições para a infiltração física. A porta está aberta para o inimigo.
É um convite para o inimigo entrar."
— Excerto do discurso do Presidente Samora Machel no comício de 5 de Novembro de 1981
Comentários

Sem comentários: