terça-feira, 8 de janeiro de 2019

M'tumuke desdramatiza ataque de insurgentes a viatura civil


O Ministro da Defesa Nacional, Salvador M'tumuke, minimizou, em Gondola, o ataque armado ocorrido do domingo contra uma viatura civil, no qual morreram sete pessoas. Para M’tumuke "o ataque não impediu o funcionamento das instituições do Estado". Respondendo a uma pergunta, em conferência de imprensa, sobre se as Forças de Defesa e Segurança estão a conseguir reverter os ataques dos insurgentes, o dirigente disse que "os ataques são protagonizados por jovens sem rosto, que estão sendo aproveitados por causa do desemprego". 

Para ele, esses jovens "são enganados sob pretexto de procura de emprego em Palma", sendo que ao meio da marcha "são desviados para o mato onde são treinados". Embora sem fazer referência a aludida mata onde decorre tal formação militar extremista, nalgumas vezes com cunho religioso, dirigente explicou, igualmente, que tais insurgentes "identificam-se como sendo muçulmanos, enquanto na verdade não são". "Eles frequentam Mesquitas trajados de calçados aos pés, o que contraria a religião muçulmana". Para ele, "o Alcorão não diz que se deve matar pessoas ou deve-se roubar ao próximo". Sobre um eventual prazo para estancar a situação, o Ministro disse que "não existem prazos" mas garantiu que as forças no terreno estão fazer "esforços para impedir isso (ataques)". 

Como exemplo do alegado sucesso das forças combinadas no terreno (Polícia, SISE, SERNIC e FADM), o chefe dos militares disse que, quando iniciaram os ataques a 10 de Outubro de 2017, os insurgentes actuavam em “cinco distritos de Cabo Delgado; agora estão em quatro, logo, há esforço das forças de defesa e segurança”. (Faizal Castigo)
A verdade nunca Morre

Sem comentários: