sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

FÁTIMA MIMBIRI E ADRIANO NUVUNGA ESTÃO A CONFUNDIR UMA ÁRVORE COM UMA FLORESTA!


Por Gustavo Mavie
À medida que fui lendo nas Redes Sociais um artigo da analista da STV Fátima Mimbiri, e vi na emissão da mesma STV do último Domingo o seu antigo Director no CIP, Adriano Nuvunga, apregoarem que o problema já não é só Chang, mas toda a FRELIMO que é corrupta, conclui, em definitivo, que estão a cometer aquele erro básico de confundir uma árvore (que é este membro da FRELIMO Chang) com uma floresta (que são os milhões de membros deste partido que não são todos corruptos e nem têm vocação para isso.
Um dos telespectadores que viu o estado colérico com que Nuvunga bombardeou a FRELIMO, fez um post num dos grupos do Watsaap, em que perguntava se este antigo Director do CIP é mesmo um PhD ou DOUTOR? É que não é academicamente correcto e muito menos justo, meter toda a gente no saco de corruptos como o fizeram Mimbiri e Nuvunga.
Entre os membros da Frelimo que esta dupla certamente ofendeu são, para mim, os antigos super-ministros da FRELIMO, Drs. Eneias Comiche, Ivo Garrido, Rui Baltazar, bem como os venerados veteranos da luta pela nossa independência, Marcelino dos Santos, Jacinto Veloso, Jorge Rebelo, Feliciano Gundana, Manuel dos Santos, Júlio Carrilho…mas que longa lista meu Deus…só para citar alguns dos mais conhecidos do público devido ao prestável trabalha que prestaram à nossa Pátria. Assumo que quando chegarem ao fim dos seus dias, irão certamente integrar o grupo de outros grandes e venerados membros e dirigentes da FRELIMO, de que destaco Eduardo Mondlane, Samora Machel, Josina Machel, Filipe Magaia e muitos outros grandes filhos desta tão invejada Pátria devido aos seus imensuráveis recursos naturais.
A conclusão de Mimbiri e Nuvunga é a todas as luzes errónea ou eivada de má fé, porque não se pode acusar todos os milhões de membros da FRELIMO de serem corruptos, só e tão-somente porque alguns dos seus colegas o são. A raiva com que acusam a MAÇAROCA leva-me a dar razão aos que os apontam como estando a ser pagos por forças externas para que a desgastam por todos os meios porque nunca gostaram desta Frelimo, por ter ousado lutar contra Portugal e ter logrado conquistar a nossa independência e nos dar uma nacionalidade, incluindo a esses que agora o acusam de todos os pecados.
MESMO NOS EUA HÁ ENTRE OS MEMBROS DOS SEUS GOVERNOS CORRUPTOS
Para dizer a verdade, Fátima e Nuvunga devem saber que todos os partidos e governos de todos os países têm no seu seio corruptos, incluindo os partidos Democrata e Republicano dos Estados Unidos da América, que agora estão no encalço de Chang, como irei provar com dados e factos que constam no historial deste País.
Antes de escrever este artigo, fiz uma busca na Google e confirmei o que sabia já das leituras- que é que todos os governos que foram sendo formados nos Estados Unidos da América nos últimos 300 anos da sua História - houve sempre, tal como aqui em Moçambique onde houve e há ministros corruptos que foram e estão sendo condenados sem que tenha havido intervenção dos EUA - alguns dos seus dirigentes que praticaram também a corrupção tal como Chang. E muitos deles tiveram que se demitir ou foram demitidos e/ou julgados e condenados a pesadas penas de prisão.
Mesmo no ano passado de 2018 que acaba de terminar houve vários membros do governo de Donald Trump ou ex de outras instituições públicas que foram penalizados por serem ou terem sido corruptos. Um dos condenados por corrupção financeira durante esta decorrente Administração de Trump foi Joseph Percoco, que neste caso desempenhou as funções de vice-secretário executivo do presidente da Câmara de Nova Iorque, Andrew Cuomo.
Percoco foi condenado por ter aceitado um suborno de mais de US $ 320.000 que lhe foi dada pela empresa COR Development e da CPV Energy, duas empresas com negócios antes do estado que se apoiava na Percoco para obter favores.
Grande parte do dinheiro foi pago pelo CPV através de um trabalho lucrativo para a esposa de Percoco, que exigia pouco trabalho. Um júri o condenou juntamente com o executivo do COR, Steven Aiello) em Março de 2018. Outra condenação feita o ano passado recaiu contra Alain Kaloyeros, um antigo presidente do Instituto Politécnico da Universidade Estadual de Nova Iorque.
Kaloyeros praticou actos ilícitos que defraudaram esta instituição universitária em mais de US $ 850 milhões, incluindo um trabalho de US $ 750 milhões para construir uma fábrica de painéis solares da Tesla / Panasonic. Os jurados condenaram Kaloyeros, Louis Ciminelli, do LPCiminelli, e Aiello e Gerardi, do COR, em 12 de Julho.
A 30 de Abril de 2018 foi condenado Sheldon Silver, um ex-presidente da Assembleia de Nova Iorque. Sheldon Silver é um democrata de Manhattan, e foi uma das pessoas mais poderosas do governo de Nova Iorque durante o seu mandato de duas décadas como Presidente da Assembleia Estadual, que terminou em 2015. Silver é um advogado e foi condenado por aceitar US $ 4 milhões disfarçados como pagamentos legais de escritórios de advocacia especializados em imóveis e reclamações de amianto. Ele foi sentenciado em 27 de Julho a 12 anos de prisão com uma multa de US $ 1,75 milhões e confiscação dos seus bens avaliados em US $ 5,2 milhões. Durante a Administração de Bill Clinton, foi condenado Jay C. Kim em 1997 por ter sido subornado por US $ 230.000 em doações ilegais para as suas campanhas, incluindo um terço de todas as doações para sua campanha inicial de 1992 para o Congresso.
Mesmo na aparentemente pura Terra da Rainha Elisabeth II da Grã-Bretanha houve ao longo de décadas vários membros de proa dos vários governos conservadores e trabalhistas que se envolveram em actos de corrupção, como o demonstram os casos que também arrolei da Net: Vários escândalos políticos nas décadas de 1980 e 1990 criaram na Grã-Bretanha a impressão do que foi descrito na imprensa britânica como "sleaze": Tratou-se duma percepção de que o então governo conservador estava associado à corrupção política e à hipocrisia. Isso foi revivido no final da década de 1990 devido a relatos doutro chamado "sleaze" envolvendo já o governo trabalhista.
Em Novembro de 2007, constatou-se que mais de £400.000 libras de suborno foram corruptamente dados por uma pessoa ao Partido Trabalhista para financiar a sua campanha eleitoral, fazendo com que a Comissão Eleitoral buscasse uma explicação. Devido a esse escândalo, Peter Watt renunciou ao cargo de secretário-geral do partido no dia seguinte ao anúncio dessa notícia.
Em 29 de Maio de 2010, David Laws renunciou ao Gabinete e foi encaminhado ao Comissário Parlamentar de Padrões após o jornal The Daily Telegraph ter publicado detalhes de leis alegando que gastou cerca de £40.000 em despesas numa segunda casa de propriedade duma sócia secreta entre 2004 e 2009, enquanto as regras da Câmara dos Comuns impediam os MPs de reivindicarem as segundas despesas em imóveis pertencentes a um parceiro desde 2006.
ATÉ NO SANTIFICADO VATICANO E NA RIGOROSAMENTE
BEM GOVERNADA CHINA HÁ CORRUPTOS
Mesmo no santificado Vaticano onde se assume que todos que lá vivem se inspiram pela santidade ou em servir o próximo, há corruptos, como o comprovam estes dados trazidos à superfície pela imprensa italiana: O programa “Os Intocáveis” da respeitada rede de televisão privada La 7 mostrou em 2011 várias cartas que o arcebispo Carlo Maria Vigano, então vice-governador da Cidade do Vaticano, enviou aos seus superiores, incluindo ao Papa Bento, em 2011, denunciando uma rede de corrupção.
Vigano, que na altura em que fez esta denúncia era embaixador do Vaticano em Washington, dizia que quando assumiu o cargo em 2009, descobriu uma teia de corrupção, nepotismo e clientelismo ligado à concessão de contratos a empresas externas a preços inflacionados. Vigano dizia nestas cartas ao Papa que a campanha de difamação contra ele (Vigano) que estava sendo movida por alguns funcionários do Vaticano visavam forçar a sua transferência porque estavam chateados por ele ter tomado medidas drásticas para salvar o dinheiro do Vaticano.
“Santo Padre, minha transferência agora provocaria muita desorientação e desânimo naqueles que acreditavam ser possível limpar tantas situações de corrupção e abuso de poder que têm se enraizado na administração de tantos departamentos”, escreveu Vigano ao Papa em 27 de Março de 2011. Numa outra carta datada de 4 de Abril de 2011, Vigano dizia que descobriu que a administração de alguns investimentos da Cidade do Vaticano foi confiada a dois fundos administrados por um comité de banqueiros italianos "que cuidavam mais de seus interesses do que dos nossos". Vigano dizia que numa única transacção financeira em Dezembro de 2009, “eles nos fizeram perder dois milhões e meio de dólares”. Aliás, basta dizer que mesmo Jesus Cristo foi traído pelo corrupto Judas Iscariotes.
Mesmo na China, onde a corrupção é punida por medidas draconianas que nem o Diabo os deve aplicar no Inferno – já que incluem a pena de morte enquanto Satanás só queima eternamente os pecadores - houve vários ministros como vice-ministros e membros de proa do Partido Comunista que se envolveram em actos de corrupção, como o testemunha este relato da BBC que passo a transcrever: Desde que se tornou líder da China em 2012, Xi Jinping supervisionou uma vasta e implacável campanha anti-corrupção, durante a qual mais de um milhão de funcionários foram penalizados ou disciplinados. Um estudo da BBC descobriu que mais de 170 ministros e vice-ministros foram demitidos e muitos presos sob o comando de Xi, indiciados de corrupção, má conduta e violação da disciplina partidária. A vassourada de Xi Jinping contra os corruptos no Partido como no Governo ganhou mais ímpeto nos últimos cinco anos, tendo 35 membros do poderoso Comité Central do PCC sido punidos ou disciplinados. Este numero é igual à dos que foram penalizados entre 1949 a 2012, ou seja, é o mesmo que em todos os penalizados nos anos entre 1949 e 2012. Isto é, foram punidos em apenas cinco anos o mesmo numero que foi penalizado em 63 anos.
Como já disse no começo deste artigo, estes factos que aqui resumidamente apresentei provam que todos os partidos de todos os países têm os seus corruptos. Não é só na FRELIMO que há corruptos, e nem é nela que se pode concluir que toda é corrupta, do mesmo modo que não são todos os membros dos partidos democrata e republicana dos EUA que são corruptos. O mesmo não se pode dizer dos partidos da Grã-Bretanha como do Partido Comunista chinês. Só quem não sabe nada de política ou que é contra a FRELIMO pode dizer que toda ela é corrupta. Mesmo durante a guerra que a FRELIMO travou contra o colonialismo havia corruptos. Mesmo na governação de Samora houve corruptos.Tais pessoas devem saber que não há neste momento um único partido em Moçambique em que a totalidade dos seus membros seja santos. Muito pelo contrário – há corruptos em todos os mais de 30 partidos moçambicanos, incluindo na RENAMO e no MDM ou mesmo nas associações que aspiram ao Poder governamental, como a AJUDEM e a JUNTOS PELA CIDADE de Maputo.
Os que acreditam piamente que há partidos cujos membros são todos puros e íntegros, devem se matricular numa escola de educação política básica que certamente irão aprender que o grosso dos que se filiam nos partidos são movidos pela vontade de se valerem deles para a sua ascensão à boa vida para si e para os seus familiares como até para as suas concubinas. Quem quiser saber mais que vá à Google pesquisar que verá que há corruptos em todos os partidos no Poder ou não no Poder, do mesmo modo que há analistas que são autênticos Judas Iscariotes. gustavomavie@gmail.com
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Batista Cole Esse madala já está caducado há bom tempo,admiro quem tem coragem de ler esses text(iculos)insignificantes desse caduco. Quem é Gustavo para atacar Fátima e o Nuvunga?Gajo que os miolos lhe saíram há muito tempo da cabeça para o estômago?

Sem comentários: