quinta-feira, 10 de janeiro de 2019

Confesso que nunca entendi como é que a Sra Sizaltina continua vice-ministra da economia e finanças e, muito menos, como é que Chang, mesmo depois da descoberta das dívidas ilegais continuou sendo deputado!


Fatima Mimbire está a sentir-se intrigada.
4 h
Muito interessante!
Hoje o Jornal Noticias publicou a lista dos indivíduos que a Procuradoria Geral da República considera que devem ser penalizados por infracções financeiras no quadro das dívidas ilegais (mais conhecidas por ocultas).
Esta é a lista que foi ao TA, mas não sabemos se os mesmos que integram a outra lista dos 18 a PGR disse esta semana terem sido constituídos arguidos.
Vejo que há dois nomes importantes em falta nessa lista, que foram instrumentais no processo de contratação das dívidas. Um é o que decidia sobre as questões de defesa, visto que o principal mote usado para justificar o endividamento era a soberania do país. Então, alguém da defesa ha-de ter dado um parecer favorável para viabilizar o endividamento e o SISE não é competente para tal. Outro é o chefe de todos esses. Como é possível um subordinado tomar tal decisão sem que ele soubesse? Como é que questões de defesa são discutidas sem passar pelo comandante em chefe? No mínimo há lugar a responsabilidade.
Confesso que nunca entendi como é que a Sra Sizaltina continua vice-ministra da economia e finanças e, muito menos, como é que Chang, mesmo depois da descoberta das dívidas ilegais continuou sendo deputado!
Finalmente: quando é que o parlamento vai se reunir para dar início a um processo de anulação da sua decisão que culminou com a legalização das dividas ilegais? É o mínimo que podem fazer pelo pais e é urgente.
JORNALNOTICIAS.CO.MZ
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou ao Tribunal Administrativo (TA) a responsabilização financeira de um total de dezasseis gestores…
Comentários
  • Ulsaya Maguibanyane Uma impunidade total, mana Fatima Mimbire! Mas, agora vamos ver o que sucede.
  • Luis Nhachote Na mudança de turno em Angola o diário oficial que prestava hossanas infindáveis a Zedu agora é pro João Lourenço ...conjectura sister
    2
  • Buene Boaventura Paulo Muita diversão... No final ninguém será condenado
    4
  • Fernando Sande última hr tas a ser vucu vucuqueira,força ali
    1
  • Raul Almeida A oartir do dia da detenção do Sr Chang a comissão permanente da AR devia ter reunido solicitando a retirada de imunidade.
    O partido Frelimo já devia ter indicado o deputado para ocupar o lugar deixado pelo ex deputado.
    Qual é a jogada?
    4
  • Jasmin Rodrigues Eu ainda estou a espera de um comunicado do Partido Frelimo perante tudo isto!!
    1. Chang e(ra) quadro senior do Partido, foi antigo ministro das Financas sob a alçada do mesmo partido e mais... DEPUTADO da AR!


    E nada dizem?!?? Estao tanbem a investigar o caso internamento ou sao coniventes? Que medidas irao tomar? Afinal tem membros ladroes???
    8
  • Jasmin Rodrigues Fatima Mimbire nem precisa mencionar os nomes... os 2 PRs.... estao e falta...kkkkk esta PGR e incompetente mesmo!
    4
  • Julio Lacitela Quanto mais a PGR se pronuncia sobe minha vontade de ajoelhar perante Trump.
    4
    • Nairinho Mabote Sabe que o trump não tem nada a ver com isto, pois não?
    • Julio Lacitela Nairinho Mabote Como nao tem? Os investidores roubados sao quase todos americanos. Os intermediarios sao a Credit Swiss e VTB, mas o mola 3 deles meu caro.
    • Nairinho Mabote Não é porque Moçambique não tem separação de poderes que todo o lado é assim. Não tem mola nenhuma deles. O erro dos larápios foi tentar fazer a lavagem usando o sistema financeiro deles. Pra o Donald trump isto ainda é um shitty country
      1
    Escreve uma resposta...
  • Tymoty Xipanela tudo tem o seu tempo não nada q não passa neste universo
  • Rodrigues Tembe Muito quente isto!
  • Obedes Lobadias Parece apenas um truque.
    • Ishmael Hassane Nhahoda É um truqui mesmo, tudo isso pra o Chang nao ser julgado la nos EUA, so pra ver mandaram cancelar o julgamento hj pra dia 18 tudo isso pra dar espasso os amigos deles aqui em moz
  • Jorge Gabriel Coane I'm also feeling intrigued. 
    Qua reponham a justiça com urgência
    1
  • Nanrupa Magoado Mataka Não vai acontecer algo aplausível neste país, enquanto a FRELIMO continuar no poder, só vão chamar esses ladrões Camaradas e perguntar cada um quanto pode tirar em dinheiro para aldrabar o povo dai cahamar a imprensa dizer que foram multados,ponto final.
    4
  • Helder Mario Ultimo paragrafo nao è exigencia mais sim um dever moral. 
    Duvido q a " pan"cada do yes man venha aceitar
  • Helio Alberto Caravela Faltou antigo presidente e actual presidente. Os principais mentores das dívidas ocultas
    5
  • Leo Paul Paulo Essa lista é para o Inglês ver,essa PGR não parece ser boa atriz, melhor parar com esses versos porque os poetas em serviço aqui somos nós, por sinal somos bons em audiência.
  • Celso Gabriel Langa Esse todo tempo onde estavam??
  • Dinis Tivane "Quando é que o parlamento vai se reunir para dar início a um processo de anulação da sua decisão que culminou com a legalização das dividas ilegais?" - A PGR dará um grandioso passo quando ajudar a materializar isto. Os deputados, representantes do povo, encher-se-ão de orgulho, quando efectivamente resolverem isto. ESTE É O PRIMEIRO PASSO A DAR... É O MÍNIMO QUE SE PODE FAZER e a seguir iniciar com a divulgação do que cada um tem em suas contas e mandar trazer cá para Moçambique (não falei ainda de confiscar)...
  • Samuel Lissane Eu queria ficar espantado. Á expressão "camarada" quer dizer amigo. Os amigos nos enganaram neste país. Chega de amizade para coisas sérias que envolvem o estado.
  • Remane Abudo Querem nos distrair deixem o processo com os americanos. Por onde anadaram este todo tempo, durante 4 anos em instrução prepatória. Os nomes não nos preocupam. Queremos que paguem aquele dinheiro que levaram que nós estamos a pagar pra eles.
    3
  • Adérito Maperra O game está apertado.
  • Zafyl Wakhenda Tudo depende do povo. Nem DEUS nem fbi nem cia podem mudar o nosso Moçambique.
    A mudança só vai acontecer quando todos nós deixarmos de ter medo da (fir ou Uir, prm,etc...). A mudança vai acontecer quando nós aceitarmos deramar o nosso sangue em prol d
    e um Moçambique de justiça, equidade,respeito,humanismo patriotismo , meritocracia e dignidade. 

    Tudo está na mãos dos 27.000.000 de Moçambicanos.sejam eles doutores ,taxistas,assaltantes,padres etc....etc.
    6
  • Mondlane Rodrigues Bernardo Esses ainda querem brincar conosco, como é que omitem outros que bem sabemos de antemão que tal empréstimo dependia do seu aval, depois aparecem pessoas a defender que os EUA agem legalmente, é preferível assim mesmo, aí não haverá netos e sobrinhos, terão mesmo tratamento.
  • João Nhanengue Se possível que levem até o atual presidente em exercício,hi ta sala hi ti fuma pah.
    Eu não sei se há espaço para dissolução do governo porque quase todos já estão desacreditados.
  • Júlio Borges Borges Haaaaaaaaaaa, djo!!!!!!! Nao quiseram trabalhar no tempo regulamentar e vem agora desviar nossas atencoes??? Continuem relaxados porque o Chang vai abrir todo o jogo e os implicados pagarao pelos seus actos.
  • Rafik Ismail Nesse espectáculo só está a faltar 1 DJ e músico pra animar o mesmo. Autêntico Entretenimento que nos estão a alimentar com ele!
    Já o nome da procuradora rima com o que ela está a fazer.
    BEA(TRIZ)

    AC(TRIZ)
  • Mwana Woshokera Kansilaneia O Tribunal Administrativo (TA) tem uma tarefa urgente nas mãos. Responsabilizar 16 gestores públicos que estiveram envolvidos na contratação dos empréstimos que geraram as “dívidas ocultas”, entre 2013 e 2014, nomeadamente governantes que assinaram as garantias soberanas e os gestores que tiveram cargos relevantes nas empresas Proindicus, Ematum e MAM. 

    De acordo com a Procuradoria-Geral da República (PGR), os visados tiveram uma intervenção directa na celebração dos contratos de financiamento das dívidas, orçadas em pouco mais de 2 bilhões de USD. Na denúncia da PGR ao TA é mencionado o papel do então Ministro das Finanças, Manuel Chang, e do antigo Governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove, na autorização e na emissão de avales, sem qualquer critério legal, para a Proindicus, Ematum e MAM.

    Manuel Chang assinou a emissão de garantias, obrigando o Estado em valores superiores aos limites autorizados pela Lei Orçamental. Ernesto Gove deu sua anuência às garantias. O pedido para a emissão de garantias foi formulado pelo então Director Geral do SISE, Gregório Leão José, violando para isso a Lei da Probidade Pública, e obteve os pareceres favoráveis de Isaltina Lucas Sales e Piedade Macamo, então Directora Nacional e adjunta do Tesouro, na época, do Director de Inteligência Financeira do SISE, António Carlos Rosário, também era o PCA das 3 empresas, e de Henrique Álvaro Cepeda Gamito, que desempenhava as funções de assessor do Ministro das Finanças. Outras figuras nomeadas como gestoras tiveram um papel relevante nas empresas, sentando nos seus conselhos de administração e auferindo salários chorudos sem trabalhar. As três empresas nunca funcionaram plenamente, mas os referidos gestores gozavam de mordomias consideradas exageradas.

    Eis os restantes nomes da lista, de acordo com o papel que representavam em cada empresa: Victor Bernardo (PCA), Eugénio Henrique Zitha Matlhaba, Raúfo Ismael Irá e Manuel Gopo, todos administradores da Proindicus; António Carlos Rosário (PCA), Maria Isaltina Lucas (administradora), Ivone Lichucha (administradora), Agi Anlaué (administrador-executivo), Hermínio Lima Alberto Tembe (administrador-executivo), Henrique Álvaro Cepeda Gamito (administrador-executivo) e Cristina Matavel (Directora Geral e Presidente da Comissão Executiva), todos da Ematum; António Carlos Rosário (PCA), Nazir Felizardo Passades Aboodacar (Director Executivo), Raufo Amade Irá (Administrador Executivo) e Agi Anlaué (Administrador-Executivo), todos da MAM.

    A denúncia do Ministério Público aponta contra os visados infracções financeiras imputáveis a gestores públicos. A PGR diz que os suspeitos abusaram de fundos públicos fazendo pagamentos indevidos, financiando projetos sem concurso público, assinando contratos sem a aprovação legal do Tribunal Administrativo e usando dinheiro do empréstimo para outros fins. Eles também se recusaram a cooperar com a auditoria solicitada pela PGR e executados Kroll.

    Por Lei, a responsabilização financeira implica o pagamento de uma multa pecuniária. Desconhece-se os critérios que o TA vai usar para aferir o valor que cada um dos gestores terá de pagar ao Estado tendo em conta o seu papel e posição na contratação das dívidas e na gestão das empresas. Note-se que este processo, que segue curso em sede de Tribunal Administrativo, é distinto do processo-crime também ligado às dívidas ocultas, no âmbito do qual a PGR anunciou terem sido constituídos 18 arguidos. Alguns dos nomes estão nos dois processos. (Carta)
    1
  • Evaristo Cumbane Ja conhecemos os dois que nao foram mencionados.
  • Benedito Qwartz È uma forma de quererm nos distrair so isso
    1
  • Joao Fulana Por mim, pegar tainha, ainda não se fez absolutamente nada. Queremos os graúdos, "The Sharks". O Chang, sozinho não tinha autonomia nem fisionomia pra fazer o que fez. Mas, o Chang, não deixa de ser a isca
  • Joaquim Pita Hoje aparecem com nomes depois de terem apoiado a legalização das dívidas no parlamento? Se não me falha a memória a própria PGR não falou de nada enregular no Informe da PGR, muito menos o Ministro das finanças que pelo meu parecer deveria entregar as pastas porque está provado ser um pau mandado... Tentou enganar o povo com matemáticas falsas.
  • Amisse Omar Fim da linha.
  • Reinier Cedeno Interessante, a PGR alegou que nao tinha materia suficiente para acusar os implicados...que nao teve cooperacao de outros paises e bla-bla-blas...

    Assim, ja tem materia suficiente?!!!


    Nao era preferivel continuar calada, assim como o Nhusy. 

    Esse truque ja conhecemos, isso ja nao impressiona a ninguém. Nao passa de um comunicado.
    2
  • Mario Nhantumbo Esta lista é somente para nos distrair e fazer de conta que a PGR esteve a trabalhar no silêncio. Mas contrariamente, no primeiro Relatório da Kroll e documentos que vazaram naquela altura, é claro o envolvimento do antigo Ministro da Defesa através decartas ao Ministério das Pescas e também ao SISE onde se combinava os contornos desse processo. Foi possível também notar a pressa que havia em ter autorização para a contratação da dívida (um dos documentos deixava claro isso).

    Eles que não venham nos tapar os olhos.
    1
  • Juma Aiuba Teatro só. Pensam que somos burros.
    2
  • Graciano Cornélio Grande teatro! Grande encenacao. Ja conhecemos os 2 que faltam. Pelo menos eu nao sou burro
    1
  • 1
  • Luís Sitoe De facto muito estranho mesmo. Como é que o Guebuza não faz parte desta lista? E o Nyusi?
  • Alface Sousa Porque A PGR Nao Cala? O Tempo Ja Se Esgotou E Deixem Outros Trabalharem, Por Favor!!
  • Ricardino Jorge Ricardo Neste pais melhor LEGALIZAR-se o consumo de suruma, porque essa coisa de as pessoas estarem a fumar nas mantas e depois aparecerem "ketes" para nos paularem não da para aceitar.

Sem comentários: