quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

A PGR interessada iria atrás do assunto como foi atrás de Nini quando lhe interessou

Sober extraditar ou não Manuel Chang
Como moçambicano defendo que ele deva ser julgado em Moçambique. E pelo que leio só não o foi, pelo que é acusado, porque os referidos indícios nunca foram presentes à PGR moçambicana, mesmo quando por ela solicitados... aliás, há coerência e registo deste pedido por parte dela.
Defender que Chang seja extraditado por alegada e aparente melhor justiça não anda longe de um dia alguns defenderem que um europeu/americano.... venha governar o nosso país, porque melhor preparado e integro!
Por outra banda, os sul-africanos, soberanos, tem de ter em conta, na sua decisão, os laços históricos com Moçambique, mas sobretudo a sua actuação no contexto continental africanos, pois cimentam um precedente que lhes pode custar o isolamento no continente... e digo cimentar porque não seria novo, pois no caso da invasão da, destruída, hoje, Líbia "portaram-se" do mesmo jeito!
Com isto não estou a propor impunidade, mas a defender a nossa soberania, que se assenta nos 3 poderes... e propor ainda que a nossa cidadania deva consistir na pressão para o melhor desempenho dos nossos poderes e nunca para nos socorrermos de poderes alheios!
Comentários
  • Kamal Badrú Quando se pensava em levar o povo a desgraça se esqueceu da soberania que se assenta nos 3 poderes?!
    Escreve uma resposta...

  • Planos De Deus É um ponto de vista a respeitar, estes governantes não nos respeitam
    1
  • Edna Adérito Mondlane 👏👏👏👏👏 eu tambem concordo
    1
  • Gilder Anibal Shameful post.
    4
    Escreve uma resposta...

  • Vicente Cossa Esse argumento é válido para os paises em que a justiça é credível e efectiva. Ninguém confia mais na nossa justiça. Esse é o grande problema. Quem nos garante que haverá justiça caso ele seja libertado?
    3
    Escreve uma resposta...

  • Manjate Piscinas Manjate As vezes o silêncio é a melhor opinião
    2
  • Elma Gaspar E tinhamos que esperar mais quantas decadas para a "Soberania" Moçambicana se fazer sentir?
    1
  • Clovis Macave Os EUA naturalmente que nao iriam colaborar com uma PGR inerte e manietada. As autoridades moçambicanas tiveram tempo suficiente pra avançar e não o fizeram. Agora estamos a choramingar pela nossa soberania ( essa tal soberania come, respira, onde vive?)...paremos com hipocrisias, chega de moralismos bacocos.
    4
  • Filipe Zivane Palhaçada
  • Arlindo Guilamba Isalcio Mahanjane... o seu pobto de vista faz sentido no posicionamento geopolítico actual. Contudo, a falta de disponibilização de informações para a PGR tem um precedente. Aquando do mandato de captura contra um co-cidadão nosso por tráfico de droga, o nosso Estado não só não moveu palha como também o defendeu de fortemente caindo por terra a possibilidade de Ele mesmo limpar o seu bom nome perante a justiça seja nacional ou Americana. É verdade que são casos diferentes mas.... dificilmente disponibilizará informação tendo este histórico mas isso não justifica ilegalidades.
    1
  • Aulate De Almeida Dino Isalcio Mahanjane, corres risco de perder legitimidade e credibilidade por isso que defendes, tenho a consciência que estas a empregar a técnica jurídico-legal para explicar o teu posicionamento, mas a estas alturas estar no silencio eh melhor coisa, tudo esta a se tratar na emoção, ódio, populismo e raiva generalizada, ninguém vai te compreender, apenas vais te expor a custo zero, como esta a acontecer com um advogado e renomado criminalista desta pátria. Abraço
    6
    • Isalcio Mahanjane Aulate De Almeida Dino, acho que escreveu para a pessoa errada, a minha legitimidade e ou credibilidade não estará refém do desejo de alguns... apresente-me os factos de discórdia...
      1
    • Aulate De Almeida Dino Isalcio Mahanjane eu estou a falar que vais te expor em vao, independentemente dos teus argumentos aqui ninguém vai te entender, uns por ingenuidade e outros propositadamente mesmo, a raiva e o ódio por gente que se apropria de bem publico eh maior, insatisfação generalizada, depois tens instituicoes reactivas e nao activas, aquilo que a PGR fez eh nos expor a todos nos, incluindo a si, por isso sugiro que se abstenha de tratar esse assunto em publico, aqui nao há rácio nenhum, todos querem que o MC seja extraditado, independentemente da legalidade processual ou nao, aqui esta a valer justiça popular e nao justiça legal, deu para entender?
      2
  • Armindo Faustino Marrime Justiça moçambicana teve chances de julga-los e ñ o fez em tempo record então que deixem o processo avançar com americanos... 

    Contrair dívidas para seu próprio benefício e deixarem que o povo pague ??? 


    É desumano isso meu caro Isalcio Mahanjane
    1
  • Sergio Padeiro Concordo
    1
  • Filho Do Sr Chico Eu nem vou comentar ,porque se eu comentar vai haver muitos comentarios em relaçao ao meu comentario que eu poderia comentar ,entao pra evitar comentarios a respeito do comentario que eu iria comentar e comentaria , é melhor eu nem comentar.
  • José de Matos Isso se A Justiça em Moçambique fosse independente e credivel
    Essa historia da soberania nao cola aqui, os mbavas comprometeram a soberania!
    3
  • Abdul Nurdin Amigo e colega Isalcio , com todo respeito que devo ter consigo - que até resulta da lei - não tenho outra alternativa a não ser descordar contigo de forma clara, inequívoca e peremptória.

    Será que as cartas rogatórias são o único meio que a PGR podia
     usar para obter as informações que pretende?

    Somos advogados e sabemos que quando algumas interpelações não funcionam temos que partir para outras vias.

    Eu já havia dito num post meu “SE O QUE TENS PARA FALAR NÃO É MAIS VALIOSO QUE O SILÊNCIO, ENTÃO PERMANEÇA-TE CALADO.

    Já dizia um ditado, se a tua palavra vale prata, o meu silêncio vale ouro .
    • Isalcio Mahanjane Abdul Nurdin, caro colega, saúde em primeiro o facto de não concordar comigo, isso para mim é bom e ajuda no debate. Li com atenção as 47 páginas de acusação... peço, no entanto, que indique os meios que elege a serem usados pela PGR, partindo do princípio que os factos ocorreram, na sua maioria, no espaço americano. Sobre o resto, não tem moral ou autoridade alguma de me remeter ao silêncio...
      1
    • Abdul Nurdin Isalcio, O problema central neste caso não é a falta de cooperação da América. Já é tempo de deixarmos de procurar no outro a razão do nosso insucesso. O problema é a ausência de coragem, perspicácia e arrojo das sucessivas lideranças do nosso Ministério Público, que se comportam como uma magistratura inerte, subserviente, burocratizada e burocratizante, que fogem ao confronto com as elites errantes deste país para garantirem uma reforma tranquila, quando abandonam os cargos.
      4
    • El-Dodo Mariamo Camacho Abdul Nurdin, falaste tudo sábias palavras.👌
    • Augusto Miguel Abdul Nurdin ora Viva ilustre, o Sr falou tudo.
    Escreve uma resposta...

  • شيلا ابراهيم Wonderfull 👌👏👏👏
  • Munguambe Nietzsche Sou também da mesma opinião ilustre
  • Adamo Manonga Concordo plenamente.
  • Joacheim Tembe As vozes nacionais cansaram-se de clamar por justiça e luta pela impunidade contra esse tipo de crimes. Esta proposta extradição ou modelo de justiça só serve por a nossa se ter, aparentemente, mostrado incapaz de prosseguir com este processo.
    1
    • Isalcio Mahanjane Joacheim Tembe, neste caso os dados nunca foram partilhados...
    • Joacheim Tembe Isalcio Mahanjane será que internamente nao havia materia suficiente para agir? Há evidencias claras de que os barcos eram de fachada. De que a Ematum nao foi criada para funcionar. O tal relatorio da Kroll que nunca foi publico se referiu a cabala interna. Será mesmo que ainda era preciso dados externos ou era cortina de fumo?!?
      1
  • Ilidio Tale 3 poderes?
  • Marques Abdala Isalcio Mahanjane, boa dissertação, realmente concordo com sigo,mas será que internamente não tivemos tempo para resolver? A quem interessava que este caso não andasse?Quem não deve não teme
    1
  • Noa Inacio O teu argumento, o teu espirito e letra tem ciencia, infelizmente esmurram numa PGR que personifica um sistema de justiça inerte, amorfo e PODRE entao, apesar de reconhecer doutrina no seu post entao prefiro que o Deputado se defenda onde pode ter justilça, enquanto isso arrumemos a casa para evitar que os 18 tenham a mesma sorte,
    3
  • Atata Makumbi Laços de amizade,não deve interferir em acção criminal.
    2
    Escreve uma resposta...

  • Andre Chikuilili Não sei nada de Leis, mas alguma coisa me chama atenção como erro de alguns juristas ou melhor advogados que não tem propriedades na intervenção deste assunto.
  • Meque Simango Ilustre isalcio, sério obrigado a discordar consigo, é sabido por todos que aqui não há justiça nenhuma, pk a PGR não investigou pra depois julgar, os que tiveram poder , tempo e força de vontade de ajudar o povo moçambicano a ver como funciona este país manipulado por corruptos e ladrões estão a nos ajudar a recuperar oque é nosso, não vá pela amizade que tens todos eles, mas sim vá pela lógica do problema
  • Meque Simango Vão haver queimas de arquivos por conta deste caso
  • Marcos Julio Cossa Não concordo.penso k tratando de de um criminoso e tal crime tenha rastro no estrangeiro é legítimo k a rsa aja em conformidade com a lei.
  • Mlt Malate Matéria interessante, meus comentários são licitados devido ao cunho jurídico de que está revestido...
  • Efraime Naftal Tembe Já a PGR no informe do ano passado defendia que quem devia julgar esses crimes era a justiça dos países onde os mesmos foram cometidos e aí está. 
    Não entendo hoje esse aparato de atrapalhices. A nossa justiça foi inerte, andou a brincar a gato e rato,
     quando o primeiro está com a barriga cheia como não tem congelador prefere cegar o rato,brincar com ele até sentir fome de novo, mas quando por descuido o rato apanha um buraco, some e o gato fica nas mesmas atrapalhices em ki a PGR está envolvido neste momento. A nossa justiça Teve muito tempo, mas muito tempo mesmo, condenava os nossos a uma pena simbólica, ficavam na BO numa cadeia de faz contas, porém, a morosidade e excesso de confiança nos botaram a tamanha vergonha internacional, espero que se tenha aprendido algo.
    1
  • Januario Mucavele A separacao dos poderes na RAS e uma realidade e nao ha campo para a interferencia de um no outro, portanto, nao procuremos politizar o assunto
    1
  • Jossefa Blata Jone Será que Moçambique está em condições para ensolar África do sul? Nossa cesta básica toda depende da África do sul e Swâzilandia,E acredito que Estados unidos é um parceiro forte para África do sul que não irá querer perder esses laços para beneficiar interesses territoriais que não lhe dizem respeito! África do sul não roubou ao seu povo a esses níveis de busca e captura internacionais
    Ocultar 12 respostas
    Escreve uma resposta...

  • Fernando António Gundana A maior parte de juristas Moçambicanos são uns lambe botas barba suja e cheio de caspa. Para a justiça moçambicana funcionar, o CC, TA, PGR, CNE, STAE, MNT têm de ser apartidario meu chapa. Se continuarem a fazer dedocracia nestas instituições sempre a justiça não funcionara. Ninguem condenara quem lhe deu pão. Esta bom assim deixem a justiça internacional funcionar talvez mude algo. Muitos jovens perderam emprego porque suas empresas fecharam porque moçambique é agora um país para não investir por causa dessas dividas que fizeram para encherem seus bolsos. Olha PGR diz que existe um processo cá esta em fase instrução e que ninguem foi ouvido por isso desde 2016! come on deixem os que podem fazer justiça fazerem para o bem do povo Moçambicano. Don't be coward.
    3
  • Danilo Aly Teixeira Concordo com o Dr. Isálcio !

    Acho que há muita mistura de emoções a volta deste assunto...!


    Calma e Serenidade, Precisa- se !..
    3
  • Amir Fernando Agy Mas Isalcio Mahanjane
    Se o Estado moçambicano não tem indícios para fundamentar uma provável acusação dele, e que se alega que não há colaboração, por quê não o deixar ser julgado lá, onde já há "tudo, feito.
    2
    Escreve uma resposta...

  • Eduardo Chichava Se não deve não teme. Porkê procurar d forma desesperada ser julgado por conhecidos? Bem podemos deixar os outros julgarem nos e provarmos com A e B k estamos limpos. Fora das legitimidades do mandado de captura e pedido de extradição, parece haver muito medo de enfrentar tribunais do Atlântico. Nota de rodapé: boa lição de democracia e liberdades na RSA. Manifestantes a serem permitidos nas imediações do tribunal e as pessoas a captarem imagens à vontade. Aki na Terra é impensável ou é pernitido qdo o réu é pé descal...
  • Caita Ibraimo Palavras sábias Sr Isalcio Mahanjane, mas infelizmente, temos irmãos Moçambicanos que acham que os EUA estão preocupados com o seu bem estar. Os nossos compatriotas não aprendem com a lição dos outros povos, de onde houve intervenção dos ditos justiceiros do mundo. Não preciso dar muitos exemplos, acredito que todos nós nos recordamos da situação da líbia hoje em dia é de muitos outros países.
    2
  • Caita Ibraimo Não estou a defender o Chang, mas sim o nosso belo Moçambique. Os EUA devia colaborar com a nossa PGR, e daí, exigir os seus direitos.
    2
  • Hilario Samo Concordo plenamente com o pensamento do Dr. Isalcio Mahanjane, mas mais do que isso precisamos perceber que o povo já pensa de outra forma desde que descobriu que não estamos num estado de direito como tal mas sim um clube de amigos que para extermínio do seu povo até legaliza-se o ilegal com discursos tão bonitos, que só levam o povo para miséria, estamos falando de um grupo que cometeu crimes contra humanidade a PGR, nunca viu nada, todos estamos cientes dessa vergonha do Moz.
    1
  • Dereck Mulatinho Muitas vezes não consigo acompanhar a linha de raciocínio de alguns compatriotas meus.
  • Mathause Fernando Moçambique não fez mal algum, alguns dirigentes sim, caíram nas tentações através das comissões que foram sendo injectadas nas suas contas e hoje tá sendo usado isto como arma para lhes colocar na cadeia e deixar o Moz de rastos. Depois vão nos dizer que devamos pagar a dívida com base no Petróleo e gás e o valor que se diz estar na conta dos acusados ficará lá nas americanas. Kkkkkkk. 
    Como vai meu jogador Carapau??? Assim vai à nossa Pátria amada!
  • Elson Guila Evocar soberania quando a PGR teve os caloteiros em mão e preferiu ficar de ping-pong com o tribunal administrativo soa a ridículo. Essa falta de colaboração que chamada pela PGR para justificar o facto do processo não ter andado também é ridícula. Custa alguma coisa seguir os documentos, avaliar o património desses ladrões e pedir para provar donde vem tanta riqueza? São cúmplices isso sim. Ele que vá ser julgado nas bandas do tio sam. Se ele regressar, não vai acontecer nada. Lembram-se de MBS?
  • Gisela Fernanda Sitoie Concordo consigo
Escreve um comentário...

A detenção de Manuel Chang e a sua provável extradição pode fazer pensar o nosso sentido de independência e se terá valido a pena lutar e declarar a nossa independência! Por onde anda a gesta libertadora e gesta libertada!
"Ó pátria amada, vamos vencer"
Comentários
  • Txio Theo Matsule Andamos preocupados com o 1o tiro. 
    Tsc
    2
  • Antonio Lourenco Junior Na verdade, ninguem sabe de que eh acusado, se aquele suposto mandado eh autentico ou nao. Que crimes cometeu, onde, contra quem, sao perguntas que ainda nao foram respondidas. Acho que nao devemos extrapolar.
  • Wutau Massango Lei portuguesa sobre passaporte diplomatico que os cultores da lei esquivam trazer ao publico. Esta se trata de excerto da Lei Portuguesa, que é matriz da maior das nossas leis. O que diz a lei moçambicana?

    Artigo. 10


    1 - O passaporte diplomático apenas pode ser utilizado quando o seu titular se desloque na qualidade que justifica a sua concessão.
  • Efraime Naftal Tembe A nossa Justiça foi inerte, devia ter agido antes e condenar os nossos nas nossas cadeias, que seria uma prisão de faz de contas, deixaram as coisas andarem até este ponto extremo, estamos a passar vergonha mundial, portanto, que isto sirva de lição pra todos dirigentes Áfricanos: "nada do que está escondido não será revelado"; " a justiça tarda mas sempre chega" diz a palavra do Senhor.

Sem comentários: