sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

A Culpa é da Frelimo-Reitero!

Seguir


Fatima Mimbire está a sentir-se ouvir Lourenço Marques do rapper Flash Ence.
5 h

A Constituição da República reconhece no artigo 74º a importância dos partidos políticos ao referir no número 1 do mesmo artigo que: os partidos políticos expressam o pluralismo político, concorrem para a formação e manifestação da vontade popular e são instrumento fundamental para a participação democrática dos cidadãos na governação do país.
A mesma Constituição, no artigo seguinte-75º diz muito mais: Na sua formação e na realização dos seus objectivos os partidos políticos devem, entre outras (i) defender os interesses nacionais, (ii) contribuir para a formação da opinião pública, em particular sobre a grandes questões do país (isto não pode ser, de forma nenhuma confundido com desinformação/contra-informação que andam a fazer por via da comunicação social que vive dos nossos sacrificados impostos), (iii) reforçar o espírito patriótico dos cidadãos e a consolidação da Nação moçambicana.
Ora, lendo a Constituição da República vemos claramente que a Frelimo tem responsabilidade de defender os interesses do país em primeiro lugar, o que implica que deverá tomar medidas contra todos aqueles integrantes das suas fileiras que contrariam estes deveres. Ao longo dos anos, depois da morte de Samora Machel, quantos criminosos de colarinho branco foram protegidos? Quantos foram responsabilizados de facto pelos seus crimes? Quando é que a Frelimo, enquanto partido político veio publicamente dizer que se distanciava dos que defraudaram o antigo Banco Austral? Quando é que a Frelimo se distanciou do Ministro que andou a exigir pagamentos ilícitos dos Aeroportos? Quando é que a Frelimo se distanciou do rombo nos aeroportos? Quando é que se distanciou dos rombos no CPD? O rombo com alguma pitada a Hollywood no FDA? Dos rombos em várias empresas públicas? Quantos envolvidos nesses casos foram suspensos e/ou expulsos do partido? Nunca ouvi nada.
No caso das dívidas, que é a gota de água, os 144 deputados da Bancada Parlamentar da Frelimo votaram a favor da sua legalização por via da integração na Conta Geral do Estado. Como puderam tomar tal decisão estas individualidades que, formalmente, representam os mais de 28 milhões de moçambicanos, mesmo sabendo que o orgão soberano que eles integram/compõem foi ignorado, numa clara violação aos princípios de separação e interdependência de poderes, consagrados no artigo 134 da Constituição da República, no processo de contratação da dívida? E no processo de aprovação da legalização da ilegalidade, ouvimos os membros da Frelimo na AR fazerem ovações ao Governo por ter cometido tal ilegalidade. Lembrando que estas pessoas se guiam pela famigerada Disciplina Partidária e não pelo patriotismo/interesse público/sentido de estado, ou seja em primeiro lugar defender os interesses do seu partido.
No post anterior, eu questionava onde estão as reservas morais da Frelimo, algumas das quais o Sr Mavie cita numa publicação na qual problematiza o meu posicionamento sobre a culpabilização da Frelimo sobre o caos ético-moral em que o país está envolto, que exacerba o ambiente para a corrupção. Sei que algumas dessas pessoas estão resignadas, porque são literalmente ignoradas, mas isso não basta. Com o seu legado, as utopias que criaram e fizeram os nossos pais acreditarem e engajarem-se para lutar por este país, muitos dos quais abriram mão dos seus sonhos para viabilizar o projecto de construção do país, não podem simplesmente resignar-se. Devem distanciar-se dos criminosos que tomaram de assalto o vosso partido que Governa este país desde a independência e, porque o vosso partido controla o aparato estatal, eles assaltaram todo o Estado, também. São criminosos de toda a natureza, que basta soltarem umas moedinhas, tornam-se privilegiados e com poder, até, para mandar demolir residência do humilde e trabalhador cidadão, tendo a Polícia a proteger os seus interesses e a Procuradoria a abster-se, porque elegadamente são graúdos/ gente grande. Isso não pode ser!
Quando num país, que se considera Estado de Direito Democrático, existem os intocáveis, os graúdos que amedrontam advogados, procuradores, juízes, o que esperam? A culpa de quem é?
Não me vou alongar mais. Entretanto, gostaria de sublinhar que o exemplo vem de cima, de quem tem autoridade. Este já não é o tempo de façam o que eu digo, o exemplo fala mais que milhões de palavras. Que exemplos temos estado a mostrar à sociedade? Que não precisa trabalhar-faça uma grande bolada, assegure, epenas, que não seja apanhado e se for oh... o problema é seu. Cuidado do Chang, foi apanhado! Não, temos de mostrar que o trabalho dá dignidade, que roubar é mau e ninguém vai proteger ladrões e muito menos de colarinho branco-a China os combate da pior forma e somos familiares com o método- embora discorde dele. É justo criar um ambiente em que cada um possa emprestar o seu talento, saber e tudo que puder para gerar riqueza lícita para si e para o país, e sem andar a dever favores a ninguém.
Temos uma longa marcha no processo de reconstrução deste país. Vamos começar agora por cortar as folhas tortas da árvore? Vamos alinhar o tronco com exemplo para que as suas ramificações sejam de normalização da sociedade. Essas ramificações gerarão filhas íntegras. Os frutos, oh serão o trabalho, o compromisso de cada um de nós pelo progresso deste país, fundado na integridade e interesse público. Estes frutos são suculentos. O adubo é o sacrifício de todos. A árvore pode, ainda, dar uma sombra que permita que ninguém tenha falta de comida em casa e, de bacela, virá aquela frescura que tanto precisamos nesta nossa terra bastante tropical: a paz.
Se a Frelimo não é partido político, multipliquem por zero tudo que disse neste post e no outro, eu me redimo e peço desculpas aos seus membros e simpatizantes!
Comentários
  • Titazz Sytoe Subscrevo
  • Amipossa Nhapossa A minha preocupação é os que são realmente honestos e querem continuar neste partido sem se envolver em falcatruas....
    1
    Escreve uma resposta...

  • Wastter Abdul Chabane
    A imagem pode conter: uma ou mais pessoas
    5
    • Sélcio Nhantuve E estes taís cidadãos são nossos país. 
      Durante muitos anos cobriram podres do governo da FRELIMO.
    Escreve uma resposta...

  • Wastter Abdul Chabane
    Nenhuma descrição de foto disponível.
    3
  • Edio Matola A Frelimo, é sim um partido político, tomado por gatunos, dos da pior espécie.
    3
  • Wastter Abdul Chabane
    A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
    2
  • Mateus Antunes Omar Pergundo ..porque? A PGR divulga outros sem vergonha!!! O dono das dividas deve ser a pessoa que nomeou o Manuel Chang. Sendo Guebuza ...sem ele a FRELIMO continuara manchado,. O mais não disse..boa tard
    2
    • Wastter Abdul Chabane Mateus Antunes Omar ...olha nao te esqueças que tem um pseudonymous rassurado na lista. E em torno na contrataçao da divida ilegal estiverao envolvodos:
      Presidente.
      Ministro das finanças.

      Ministro da defesa.
      Ministro das pescas.
      Graudos do sise,e alguns escudos...
      1
    • Mateus Antunes Omar Aguardo com brudencia
    Escreve uma resposta...

  • Helder Mario Desde o segundo mandato da quarta governacao, ate entao, este partido passou a ser mal gerido. 
    Quando os criticos alertaram, foram chamados de preguiçoso q so sentam no Maputo e q eram convidados a irem visitar as provincias p ir ver construcao de sed
    es de localidade , um edificio destinado p arrecadacao de impostos. 
    De resto è o q viu o final triste deste partido q cada um por n querer assumir as dividas, vao abandonar o barco.
    Porque sabe se quem dizer sou frelimo, automaticamente ira a America responder onde esta o dolar deles
  • Alson Dos Santos Fatima, és nota 1000. Acabaste com o ja acabado Mavie. Nao terá argumento para rebater. U mu dlayile
    5
  • Da Cruz Espero que os membros "indisciplinados" do glorioso copiem este manifesto é discutam nos grupos de WhatsApp e não só. Vale a pena sim. Força camaradas, façam a vossa parte. 😏👌
    2
  • Benildo Muquingue Nhamir Eu não sei se de facto a culpa é da Frelimo. O que eu sei é que há muitos elementos e factores que fazem com que o nosso país seja o que é, e tenha políticos que têm. 
    Dizer que a culpa é da Frelimo é ser muito reducionista e linear, com isso não estou
     a retirar a possível influencia que o partido e os dirigentes tem para com a situação actual. 
    Durante o seu post falas sempre da Frelimo dos dirigentes corruptos de forma generalizada esqueces que dentro da Frelimo tem gente séria e honesta. Esses como é que ficam? E outra coisa o nosso país não é feito pela Frelimo somente, existem cidadãos que tem parte em tudo o que acontece, ou seja, nós temos também culpa nisso tudo, as nossas atitudes, comportamentos não podem ser deixadas de lado.

    Dar absoluta culpa à Frelimo penso que é ter uma visão particularizada e muito reducionista. Entendo que haja sede em justiça, mas que isso não ofusque à nossa capacidade analítica. 

    Um pequeno reparo Fátima, seu post tem muitos erros ortográficos que poderiam ter sido evitados.


    • Fatima Mimbire Benildo Muquingue Nhamir o exemplo vem de cima. essa é a minha base. 

      obrigada pelo alerta sobre os erros. vou rever. obrigado
      1
    • Benildo Muquingue Nhamir Antes de lá chegar, partimos de baixo.
    • Benildo Muquingue Nhamir A responsabilidade, o respeito, a humildade são exigido a partir de baixo, penso que todos nós podemos ser exemplo.
    • Fatima Mimbire Benildo Muquingue Nhamir pode voltar um poco aos anos 80 e verá o que eu digo.

      mas qual e a sua visão, já agora? qual é o problema? pode fazer um post e me faz um tag. a sociedade precisa e agradece muito outro pensamento sobre a economia politica do país.
      1
    • Fatima Mimbire Benildo Muquingue Nhamir eu sou exemplo. acredito que tu es. mas do que vale o teu exemplo, se aquele que tem acesso a todos não da exemplo? aquele que regula nao dá exemplo? teriamos de antigir um outri nivel para as nossas bolhas de exemplo blindarem a influência má dos que controlam. olha para a tua sociedade! se nos próprios nao nos regulamos a lei deve regular. porque nao regula?
      1
    • Benildo Muquingue Nhamir Boa pergunta, qual é o problema? 
      Essa é a pergunta que não quer calar e de difícil solução. Se fosse para te responder agora cometeria o erro de ser reducionista, isto porque o problema é muito complexo. Seria necessário um tempo para que se possa esc
      larecer de facto qual é o problema, e se de facto é um problema ou problemas. 

      No meu comentário já dizia que há muitos factores e elementos envolvidos para o actual estado no nosso país, e não simplesmente a "culpa da Frelimo". Ela tem culpa sim, mas não podemos generalizar.
      1
    • Paulino Manuel Sim a culpa é da frelimo os bons deste Partido nunca aconselhar os maus para deixarem a sua prática. O exemplo todos pleitos eleitorais form fraudelentos onde estavam os bons da frelimo que se refere? Se quizeres ver posso de facultar que a corrupcao começou com o Chissano. qdo falou do cabrito que come onde está amarrado.quem é que deixou passar no Parlamento as dívidas ocultas? quem é que roubou aos Magermanes?Nao há motivos para nao culpar a Frelimo
    • Hannah Miranda A culpa é sim deles. Instauraram uma cultura de corrupção e ganância a todos níveis. O sentido de pátria foi deturpado e quase todos seus integrantes activos tem salários e mamam no estado como "funcionários fantasmas" um verdadeiro crime organizado. Um partido que recebe doações de barões da droga para pagar campanhas e fraudes. 
      A culpa é deles sim. E preciso sanear todos, os autores e os cúmplices que olham e não fazem nada.
      1
    • Rabeca Silva Matavele Benildo Muquingue Nhamir aqui nao estamos a falar de erros ortograficos, num texto longo deste e normal k isso aconteca. Ex, nao acentuamos as palavras porque nao e facil sendo cel mas se fosse computador seria. Estamos a falar de pessoas k estao dentro do partido e fazem das suas prejudicando o povo porque tem faca e queijo. Se essa corrupcao " de matar" tivesse sido feita por um doutro partido eu duvido muito se a PGR nao teria colocado a mao dura. Se voce vive as custas do dinheiro do povo tambem nao venha aqui falar besteiras. Continue a comer no silencio enqto nao for descoberta. Nao nos obrigue a abricar bocas, nao queremos ser mortas.
    • Rabeca Silva Matavele Benildo Muquingue Nhamir o partido de frelimo nao e da casa de ninguem, e nosso, mas algo vai mal por causa de pessoas k se sentem donos deste partido como se tivesse surgido das suas familias.
    • Rabeca Silva Matavele Benildo Muquingue Nhamir feitas as contas, viu se k so o dinheiro k esta com Chang dividir p todo o cidadao mocambicano teria cada um 4 bilioes. E o outro k esta com os outros elementos deste grupo? Ainda assim vens aqui com palavras bonitas mas o povo a gemer desta vida k eles proporcionam ao povo mocambicano? Sinceramente!
    • Muva Namunhethe Benildo Muquingue Nhamir,"quem tem cabeça grande qualquer vara que se lança nao lhe escapa",nisto quero dizer de tudo que acontece neste país do bem ou mal,sobretudo o "mal" a FRELIMO a frelimo nao escapa de criticas,visto que,desde 1975 ate entao 2019 é o partido que esta no poder. E todos casos negstivos
    Escreve uma resposta...

  • Constantino Pedro Marrengula Fatima, é apenas para lhe provocar. A Frelimo actual é um produto social! Os seus membros são filhos desta sociedade, os anti-sociais e os prosociais. Se admitirmos que neste momento predominam os anti-sociais é provável que na sociedade em geral as normas formais e informais favoreçam o primeiro grupo em prejuizo do segundo. Como Partido político, a Frelimo existe para conquistar e manter o poder, em princípio para avançar a agenda dos seus membros. A partir daqui, se pode colocar a seguinte pergunta. Será possível um Partido com membros tidos como anti-sociais manter-se no poder por muito tempo numa sociedade dominada por pessoas prosociais? Sei que o exemplo vem de cima, mas o problema é o que significa estar em cima em Moçambique? Estamos a falar de quem dentro das elites? A elite política? A económica? A religiosa? O doador? É mesmo para te provocar, Fatima, sem procurar assumir a defesa do Partido!
    3
    • Fatima Mimbire Constantino Pedro Marrengula muito boa provocação professor e eu agradeço por este desafio, próprio de um bom professor. 

      penso que a.sobrevivencia de um partido de anti-sociais numa sociedade pro-social depende muito de como ela chega e se afirma no 
      poder. no caso de Moçambique temos de voltar ao nosso passado e lembrar que já vivemos do medo por causa da forma como se governava, o rigor. do tipo, fazemos o que eles fazem apenas, nao questionamos nada.
      veio a democracia e os desafios, muito pela forma como conduzimos o país no pos 86. as pessoas estao a seguir o modelo de governação, as lógicas. 
      podemos discutir se é a sociedade que impõe a moral. pergunto qual sociedade? de mais de 60% analfabetos e que lutam para ter só uma refeição e sem certeza se amanha conseguem e mais, que "sabe" que o governo é pai.
      o estar em cima significa tudo issoque o professor mencionou: elite politica, economica, religiosa, académica, sociedade civil.
      2
    • Constantino Pedro Marrengula Neste caso retomando a ideia de que o exemplo vem de cima. Podemos pensar que nos referimos a estas elites. Sao em princípio estas elites que definem o mind set, as normas formais e informais. Suspeito que são as mesmas que condicionam a tendência do voto e a permanência no poder de qualquer partido político. Definem o tom das conversas e a avaliação do bom e do mau! Neste caso, se entre as elites o anti-social e o pro-social se confundem, o Partido político também vai se confundir! Nao sei se estou certo!
    • Constantino Pedro Marrengula Hoje ouvi parte dos comentários de membros importantes desta elite, não sei se é isto que as massas e a sociedade em geral esperava ouvir!
      1
    Escreve uma resposta...

  • Joacheim Tembe O bom disso é que Outubro votamos na Resiliência
    Escreve uma resposta...

  • Bernardo Fumo Apoiada
  • Daniel Gilberto Ntumwa Huuumm agora vejo um exagero da sua parte Fatima Mimbire, tudo é a FRELIMO!?
    Escreve uma resposta...

  • Bernardo Fumo Subscrevo
    1
  • Luis Moiane É apenas uma opinião e não uma verdade absoluta. Aliás tua opinião!
    2
    Escreve uma resposta...

  • Gongoz Monjane Subscrevo.
    1
  • Zafyl Wakhenda O ciclo da frelimo já terminou.

    A corrupção enraizou se naquele partido a ponto de se tornar uma cultura. A corrupção é uma cultura na frelimo.


    Talvéz daqui ha 100 anos possa se voltar a frelimo integra ,honesta,humana etc...etc.

    Eu pergunto por que é que na china quase não ha corrupção? Por que é que na Arabia Saudita também não há? Por que é que o Brasil é um país de palhaços ( corrupção crónica)?

    A resposta é simples: na China as pessoas tem medo de roubar porque se forem descobertos são fuzilados. E a china está a crescer assustadoramente..

    Enquanto querermos construir uma sociedade UTOPICA,romantica ...

    Desculpa ,Quem rouba milhoes de dolares num pais emque ha bebes desnutridos,mulheres gravidas que percorrem quilometros para dar parto, não considero o humano. Podem me chamar de talibã ,assassino ou etc.. 

    Há pessoas irecuperavéis,que não sentem o sofrimento ,o inferno qure a maioria dos verdadeiros Moçambicanos vivem. Este tipo de pessoas tem dois fins somente prisào perpetua e .........
    1
  • Dobie Ralph Sim, vamos começar agora por cortar as folhas tortas da árvore.
    Vamos nos unir patriotas. A pilhagem das riquezas do nosso País, a ganância, tudo feito por moçambicanos contra moçambicanas. É um neo colonialismo exarado. As nossas instituições estão to
    madas pela corrupção. O povo vive amedrontado, não pode falar contra o poder instruído, sob o risco de.... A polícia ,os tribunais, os órgãos eleitorais é tudo aquilo que sabemos.
    Na verdade, temos uma longa marcha no processo de construção deste País. Fátima Mimbir. Eu acredito, um dia isto vai mudar.
    Gostei do teu post, minha amiga
    2
  • Carlos Ntsambe A Frelimo é perigosa mesmo. Alberga ou esconde nas suas fileiras, ladrões/corruptos/criminosos/mentirosos/delapitadores/. Espero que os moçambicanos e alguns membros deste infame partido se solidarizem com o oprimido povo, saindo às ruas e proclamando o fim da ditadura frelimista que só defende interesses pessoais e não da nação. Se isso não acontecer, eu sairei à AR exigir a demissão do governo de da AR. Pois, os deputados não conseguem ver o sofrimento do povo. Só eu vejo calado! Calado porque nunca ninguém me daria ouvidos senão bala ou algemas! Mais não disse1
    1
    • Rabeca Silva Matavele Carlos Ntsambe bala meu irmao, e o k mais sabem fazer.
    • Carlos Ntsambe Um dia, faremos nossos corpos de Escudos contra balas, para criar um futuro próspero e jovial a nossos fihos/sobrinhos/irmãos,etc. Perderemos o medo das balas e nos sentiremos márties dum povo são!
    Escreve uma resposta...

  • Valdemiro Tivane O partido Frelimo é um cancro ja nao tem cura!!! Por isso sera difícil encontrar(dentro do partido) pessoas honestas e preocupadas em proporcionar um futuro melhor para Moçambique.

    ...logo, a unica forma de impedir que esse cancro nos mate(embora a matança ja tenha iniciado) a todos, é envidarmos esforços de modo que ela saia do poder, o mais rapido possível.
    1
  • Evolução Humanity Essa constituição que está a defender é que é maior culpada. 

    Ela tem afirmações justas armadilhadas por artigos criminosos.
    2
    • Valdemiro Tivane Concordo...plenamente. A constituição dá muitos poderes aos criminosos nao tem como ela ser inocente. Para acabar com tudo isso...deve se fazer uma mexida profunda a Constituição da República
    Escreve uma resposta...

  • Evolução Humanity Devias te concentrar em combater a constituição no seu todo. 

    Se comparares com a SUECA verás o quanto estamos perdidos
    1
  • Carlos Armando Macitela Um governo que nao tem capacidade pra resolver nada,isto é uma vergonha.o responsavel pela desgraça deste país é um groupinho de pessoas que fazem parte da frelimo.
  • Constantino Pedro Marrengula Concordo consigo Evolução Humanity, precisamos revistar a constituição, envolvendo mais players e nao deixar o seu debate nas mãos dos políticos da posição e oposição. Agora o político sobrepos-se e capturou a constituição!
    1
  • Domingos Alexandre Simbine Fatima, os membros da Frelimo nao conhecem nem precisam conhecer a constotuicao. A constitutio foi feita por eles, para nos cumprirmos. A constituicao deles sao as decisions emadas na comissao politica. Eh isso que conta para eles. Constituicao para que? Eles nao sao povo. Constotuicao eh para o povo e nao para eles.
    2
  • Wastter Abdul Chabane

    -0:56
  • Celio Muchanga Já admirava te é admiro ainda mais por saber que tens ouvidos e ampliados para música boa.

    #Flash #Enccy
  • Angelo Pelembe Bunguele Isso Constantino Pedro temos que analizar os partidos na perspectiva legal (constituição ) que na tentativa de formalizar esta empresa privada liberal de gestão do poder estatal entra e conflito com a perspectiva politologa. Eu concluo que o paradoxo partidário exprime um erro obstétrico da democracia liberal, como o COREM apoio a busca de outras alternativas de gestão do bem público a favor deste.
    1
  • Gentil Cipriano Wawa Estes individuos da frelimo k robao urnas depois duma votacao e a estai assim como o tribunal valida e mesma coisa como fiserao com dividas inlegais k os deputados da frelimo imputrao a divida ao povo. Sao imorais nao da para representar o povo mocambicano muito menos derigir.
  • Fernando Sande essa FRELIMO nunca vai ser pedagógico qdo se trata d esses casos
  • Roberto Saviano Fatima Mimbire para além de Flash podes também ouvir "A Carta" de BOB RAGE SENSE recomendo feita em 2004

    https://youtu.be/HziPNHD49bQ


    segue o link do YouTube 

    Espero que
    2
  • Devson Gouvindo Ola Fatima Mimbire,penso que nem precisas de te disculpares pela esplanação,está +k claro,quem nao concorda e se ofende com isso que vá colher batata longe. O povo ta refem deste grupo de detentores de riquezas ilícitas,quem pode nos livrar desses males???Tamos fartos pah...colicença!
  • Luis Pat Gande Será que o meu dinheiro que estou a pagar a divida soberana está a chegar ao donos ou tem outra máfia, já não confio nos tipos
  • Etivaldo Mabjaia Fátima, acho que nem precisavas gastar sem tempo em responder o Gustavo Mavie, eu sinceramente não sei se realmente aquele Sr é Jornalista mesmo. Há de ser por causa do lambeborismo que chegou a presidente do Gabinfo...e continua, é impressionante como defende incondicionalmente gente sem escrúpulo que toda a sociedade conhece, sempre que calho com um programa na TVM ou RM em que ele é comentado mudo de canal, aquele senhor diz coisas que não fazem sentido nenhum.....diz que em todos os pais mesmo os democráticos há corruptos, como que a dizer isto é normal.....sinceramente!!!
    Escreve uma resposta...

  • Etivaldo Mabjaia Lambebotismo
  • Zunjane Walle Odeio o Real Madrid, FC Porto e o Manchester United…..Mas mesmo assim, gosto de muitos jogadores que lá estão…..Falei.....
  • Junior Jack Bond CORROBORO Fátima. Palavras eruditas.
  • Ruben Chiau Svihetisekile, niku ntse!
  • 08/01/2019


    Comments

    1
    Hoi caro Sr. Eusébio,

    Boa tarde

    Ficou para mim muito bem claro que o senhor é uma vitima do seu partido como é o caso do Sr. Viriato, um dos escribas incansável desta sala de visitas chamada MPT, sinto nas suas palavras o escorrer de lagrimas ininterruptas, percebo que o maior quinhão dos membros da FRELIMO está fora do jogo-ladroagem e que também fazem parte dos que todos os dias observam a caravana passando e são obrigados a bater palmas involuntariamente, entendi que o Sr. Eusébio destaca o nacionalismo cego e mudo, sugere de forma explicita que a FRELIMO ainda constitui a única solução viável de governação de Moçambique, em algum momento até posso concordar consigo desde o Sr. Eusébio, primeiro cogite comigo como é que a tal purificação das fileiras irá decorrer, e ela a acontecer quem sobraria dentre os icónicos da FRELIMO?
    Lembro-me de um político moçambicano muito vilipendiado em Moçambique ora ido a Portugal por motivos de saúde segundo consta, é o Sr. Dr. Máximo Dias, numa entrevista num canal televisivo disse: É preciso se declarar o Ano Zero do combate a corrupção, no qual seriam ilibados todos os ladroes, corruptos e açambarcadores de outrora, feito isto, seriam todos penalizados os que de ora em diante cometessem descaminho do erário publico e do bem comum, disse ainda a ser assim o risco iminente, seria o de que todos os membros dos vários Governos da Republica de Moçambique seriam presos num efeito dominó e provavelmente a sua fauna acompanhante também. Este comentário vem a propósito da especulada purificação que vem desde os tempos de Samora, Chissano, Guebuza e agora Nyusi, mas a FRELIMO não consegue purificar as suas fileiras, consegue sim falar e falar de maneiras que Só-falam mas não muda nada e os LADORES vão ficando mais sofisticados e com a gula crescendo exponencialmente passando a impressão de que o indicador imperativo do clube do Batuque é “quem roubou mais”.
    No que tange ao convite para que eu retorne ao partido libertador confesso que já pensei nisso varias vezes e apreendi que na FRELIMO existe o que se chama de Disciplina Partidária que inibe opiniões opostas as imitidas pelos timoneiros do Partido e ainda obriga ao discurso politicamente correcto (algo que não sei quem inventou), vi conflitos ocorrendo entre os gigantes da FRELIMO que ousaram emprestar a sua intelectualidade a FRELIMO e esta os estigmatizou tornando-os visados como grupos de rebeldes internos, sim visto isto percebi também que não tenho futuro como ser pensante dentro da FRELIMO, percebi que la dentro recomenda-se vegetar, ruminar e regurgitar, qualquer acto diferente deste e sancionável dependendo do sancionador você ate pode desaparecer do mapa se não se cuidar, essa a FRELIMO de hoje onde o Sr. Eusébio, milita, eu dispenso e declino deixando claro que no dia que voltar a ser simpatizante de algum partido esse partido terá ser impreterivelmente DEMOCRATCO pois a pouca liberdade de gozo hoje não tem preço e não estou desposto a hipoteca-la junto desses ignóbeis ladroes.
    Sr. Eusébio, está lembrado do congresso da FRELIMO realizado em Cabo Delgado?
    Precisa de mais comentários a respeito?
    A memória de um povo não pode ser prostituída por emoções do momento, abraços Caro Sr. Eusébio.
    Khanga Hanha Muzai
    2
    Eusébio said in reply to Khanga Hanha Muzai...
    Bom dia
    Eu concordo com muitas das críticas que o Sr. faz contra o estado actual das coisas. Mas seu julgamento falha em um ou dois aspectos. O erro que está a acontecer é que a Frelimo está a ser julgada por causa de más acções de um grupo de ninjas que, segundo Joaquim Chissano, deveria nos levar a purificar as fileiras. Por causa da ideologia marxista de forçar qualquer um que queira ser chefe para ser um membro do partido, há em nossas fileiras pessoas infiltradas que merecem tal confiança que se tornam ministros sem serem descobertas. Enquanto parte do roubo é canalizado para o Partido, o ladrão é um camarada e nunca se fala de infiltrados. É esse grupo de ninjas, escondido nas quotizações, que mancha nosso bom nome. E o Sr. Chissano é responsável por este erro histórico que prevalece e urge desmantelar. Estou convencido de que a Frelimo pode fazer o melhor sem passar por esta vergonha de hoje.
    Sua Excelência fala sobre o ideal dos nacionalistas e se ainda devemos considerá-los heróis. Em primeiro lugar, o ideal da Frelimo nunca desapareceu e permanece inalterado para melhorar a vida dos moçambicanos. Os procedimentos, estes mudaram muito. Dito isto, os heróis são assim por causa de boas ações que praticaram. O bem é em si mesmo suficiente para nunca ser apagado pelo mal. E, claro, há coisas erradas acontecendo em nosso meio, então a responsabilidade política da Frelimo por essas dívidas é inegável. A Frelimo é responsável pela conduta dos seus membros, mas acontece que o mau comportamento está no topo, fazendo com que, quando alguém olha para eles, pense estar a ver a Frelimo. Mas a Frelimo é muito mais do que os rostos coloridos, T-shirts e chapéus espalhados por todo este Moçambique. Ela não pode apenas gritar "a Frelimo é que fez, a Frelimo é que faz" em face de coisas boas. Deixe-me fazer um apelo para dentro. Este não é o momento de falar sobre responsabilidade da maneira como Madre Veronica disse, em algum lugar, sinalizando que ela pretende sacrificar e negar os camaradas da jaez de Chang. Preciso lembrá-la de que ela era a Presidente da Assembléia no momento da aprovação das dívidas ocultas?
    Eu entendo sua raiva em relação àqueles que praticam acções de lese-patria. É estranho que todos os acusados ​​sejam membros da Frelimo, certo? A despartidarização do estado permitir-nos-ia partilhar a culpa com os membros da oposição, mas porque alguém pensava que o partido Frelimo é mais importante que o estado moçambicano, estamos encalhados. E tudo parece levar alguém a pensar que, noutro lado (da oposição), os santos são abundantes quando a verdade pode ser que eles ainda não tiveram sua oportunidade. Veja como o MDM se tornou um artista de roubo que quase levou à sua extinção. A ocasião faz um ladrão ou, como alguém disse "o nosso tempo para comer". Alias, deixe-me aproveitar de citar um dos acusados ​​quando ele pediu 50 milhões de frangos dizendo "governos democráticos passam ..."
    Você diz que qualquer ajuda para remover a Frelimo, de onde quer que ela venha, seja qual for o sabor que tenha, é boa. O erro de muitos que criticam a Frelimo é este. Remover o obstáculo sem saber o que fazer após a vitória. Quando Mondlane morreu e outros verdadeiros fundadores da Frelimo foram removidos, a Frelimo também passou por isso. Ausencia de ideal original. Uma vez conquistada a vitória, ela não sabia o que fazer e o autoritarismo foi escolhido como forma de se legitimar. As consequências Sua excelência conhece.
    Agora deixe-me tocar no que pode não gostar. Minha experiência de vida através de leituras mostra que as pessoas morrem mais durante o colapso de um regime, seja autoritário ou tirânico do que durante o exercício do poder desse tipo de regime. A outra experiência me ensina que quando os regimes estão à beira do colapso eles se tornam autoritários. Há um relatório que saiu esta semana que aponta para isso. Estou com medo? Claro! Devo abandonar o barco? Nem pensar. As consequências da queda da Frelimo seriam muito elevadas devido ao tempo que ela está no poder. Enquanto não houver um pacto que nos assegure a herança acumulada e nossa dignidade e tranquilidade, corrigiremos a vontade do povo. Como? Não posso revelar, mas não é com recurso aos esquadrões de morte [outra nódoa no nosso pano que era suposto estar limpo] como o Sr. alega.
    Por fim, voltemos à boa nova. Sua excelência tem boas ideias e acho que seria um bom nacionalista se concordasse em vir à Frelimo e ajudar a melhorar a imagem do partido lá dentro. O problema é que pessoas como você, como Araújo, como Venâncio, como Frangoulis, como Nota, como Kawaria, como Eduardo, e porque não Gil, etc., fogem da Frelimo em vez de ficar nela e ajudarem a elevar o nível do debate partidário. Na casa do pai há morada para todos. A mudança da Frelimo tem que estar dentro para que não entremos no jogo de retaliação. E para a Frelimo mudar para o bem deve, necessariamente, reter bons cérebros em vez de afasta-los. Precisamos de pessoas como Samora Junior e porque não o Senhor, que discordem abertamente mas a partir de dentro. Vem juntar-se a nós para salvar Moçambique. A Frelimo é muito mais do que este grupo de ninjas cujas acções estão manchando o seu bom nome. Venha se juntar a nós que a mudança é possível.
    3
    Khanga Hanha Muzai said in reply to moolla sidat...
    Hoi ilustre Moola Sidat
    Bom dia
    Agradeço seu comentário, acrescento que não foi possível dessecar a inacreditável intervenção do Sr. Eusébio, note-se no seu discurso jaz uma velada a ameaça ao povo moçambicano pois o Sr. Eusébio não conseguiu conter-se e desmascarou-se atrevo-me a dizer que pela forma como nos ameace ele só pode pertencer aos esquadrões de morte FRELIMIANOS, confira o que a seguir cito: Nas próximas eleições, se as pessoas fizerem uma má escolha (entender bem), nós as corrigiremos (aqui também) porque não queremos que os libertadores sejam entregues a estrangeiros, sejam julgados e morram longe de casa. Fim de Citação.
    Só para esclarecimento aos leigos em ciências políticas como eu, agradeço o esforço de qualquer um incluindo o redactor de tal ameaça para me explicar como irá corrigir a opção popular de mudar de regime? Na minha pequena Cabeça cheia de formiguinhas não entendo como vocês da FRELIMO tem o poder de corrigir resultados eleitorais sem FRAUDEs, a dado momento até ficava a ideia de que nós é que não entendemos o jogo politico, porem, agora, parece claro que em Moçambique só a FRELIMO é que está no jogo os restantes são peões de um tabuleiro de Xadrez, dai que a quando da consumação da FRAUDE dos 2 Biis de USD acharam que iram corrigir também a seu favor qualquer resultado judicial em Moçambique, só não contaram com o Tio Sam e ai se ferraram pois os vossos SNIPERS na América não tem campo de acção pelo lá ninguém vos teme e ou receia.
    O Sr. Eusébio, afirma ainda em tom ameaçador que: A segunda coisa a dizer é um aviso a todos os que amaldiçoam a Frelimo devido ao comportamento de meia dúzia de ninjas: Fim de citação
    Kakakakakak que desespero mano Eusébio, que desespero, isso na língua dos meus ancestrais chama-se “A ku Lhala”, equivale dizer estrebuchar em agonia, o Sr. Nostradamo-Eusébio, não consegue visualizar o futuro nê, está todo ele sombrio hein camarada, isso é bom para saúde mental colectiva da FRELIMO, pois os membros arrastados inocente que emprestaram a voz até ficarem roucos, agora já perceberam o que significa sem membro do Batuque é pois nada mais que ser LADRAO oficial do ESTADO, pois é moda dilapidar tudo que for convertível em dinheiro. Assim fica claro que quem vai fazer a Eutanásia da FRELIMO é a própria FRELIMO por via do descontentamento dos excluídos da própria FRELIMO, já marcham correntes antagónicas a ideia de que deixa-me comer hoje porque tu vais comer amanhã, sabe-se que o amanhã mora no segredo dos deuses imagine o resto.
    Â um punhado de moçambicanos, vocês podem silenciar mas ao povo moçambicano como um todo vocês nunca conseguirão lograr vossos maléficos intentos, pelo que resigne-se de empreender tao inglório esforço.
    Ate já irmãos sempre no espirito “Fungalane Massu” Abra o Olho meu país.

    Khanha Hanha Muzai
    4
    moolla sidat said in reply to Khanga Hanha Muzai...
    BEM DITO CARO SR.MUZAI, CONCORDO PLENAMENTE CONSIGO. TAMOS JUNTOS ABS.
    5
    Khanga Hanha Muzai said in reply to Eusébio...
    Mano Eusebio
    Bom dia
    Não sei quem e nem como é que conseguiu ser o nosso Nostradamo com visões proféticas, julgo ser de todo desnecessário confronta-lo com as baboseiras que fazes desfilar pois custa crer que o Sr. Eusébio escreveu o que passo a citar: porque não queremos que os libertadores sejam entregues a estrangeiros, sejam julgados e morram longe de casa. Fim de citação.
    Olha ilustra concidadão, acredite que muitas das palavras que irás ler neste MPT são um autentico exorcismos contra a forma como esses libertadores alienaram as nossas mentes durante a revolução, eu não duvido que em algum momento da nossa historia eles podem ter tido boas intenções mas meu caro compatriota esse tempo já vai muito longe e resta pouca memoria valida e positiva dos seus feitos patrióticos, as verdades que não foram partilhadas nos escritos didácticos do nosso sistema de ensino, tem vindo a tona via diferentes fontes algumas delas personagens que foram parte activa da historia e da luta de libertação, esses irmãos dizem que o projecto da libertação da nação foi subvertido faz muito tempo e que um bando de ninjas/irmãos metralhas tomou o país como sua propriedade particular, o Mia Couto diz que transformaram as instituições publicas como seus quintais, ora camarada Eusébio, pergunto eu se ainda COMUNGAS da ideia de que eles devem ser tratados como heróis?
    Olha por esse andar teremos que pedir as nações unidas para construam estátuas do Hitler, Sadam Hussein, Khadaff, Bokassa, Dada, Mussuline, Batista e outros tiranos porque foram estadistas que fizeram muito pelas suas nações?
    Esta a dizer que os moçambicanos devem suportar tudo para estes larápios possa morrer em casa?
    Esta a afirmar que é injusto EUA intervir em Moçambique?
    Então meu irmão peça ao seus governante para deixarem de fazer de contas e implementem a genuína Democracia com a devida separação de poderes onde a as instituições de direito podem muito bem exercer suas actividades sem interferência do poder politico, acho que o senhor não duvida da promiscuidade existente entre a politica e outros poderes, já deste conta que o seu parlamento e uma autentica caixa-de-ressonância?
    Já percebeu que o Conselho Constitucional é um mero instrumento político?
    Já percebeu de que os Tribunais antes de decidirem a sentença devem ligar para um superior hierárquico para saber se tal decisão não criara descontentes no clube do batuque?
    Caro Sr. Eusébio, todos nós estaríamos contra América se o Governo de Moçambique fosse responsável o que não é o caso, pelo que se ajuda não vem de dentro, a que vier de fora será bem-vinda mesmo que tenha sabor a vinagre e não a vinho. Lembrar que o nosso orgulho foi beliscado porque alguém se deu ao direito de nos ensinar como se fazem as coisas transparecendo que nos somos ignorantes, porem, o orgulho beliscado não deve obrigar-nos a recorrermos as técnicas da avestruz isto é escondermos a cabeça e deixarmos o rabo de fora, prefiro que esses larápios todos sejam encarcerados, julgados e condenados pelos seus crimes entenda-se pelos seus crimes não importa em que praça jurídica se na América e ou Africa ou Europa, o que não pode prevalecer e a impunidade perpetua.
    Eu também amei estes ladroes mas já os regurgitei e agora sinto-me mais moçambicano.

    Khanga Hanha Muzai
    6
    Eusébio said in reply to Khanga Hanha Muzai...
    Eu li e percebi o que você disse. Não vou responder, mas direi duas coisas. A primeira é minha percepção. Fiquei com a impressão de que preferiria o governo dos EUA (para não mencionar a preferência pelo colonialismo) à Frelimo. Eu posso imaginar que não deveria estar sozinho com esse pensamento. Que pena! Um líder não pode ser avaliado por erros cometidos durante sua governação. Guebuza fez mais do que aquilo que, mesmo sem provas, você o acusou. E quem nunca pecou para atirar a primeira pedra? Precisamente porque ele fez mais do que o mundo esperava de um "sithole", (1USD=35MZn) todos os "homens maus" querem vê-lo na cruz. Historiadores que avaliarão esse nosso tempo no futuro, perceberão melhor o que eu digo. Neste momento, somos poucos na força do futuro para prever isso. Vamos deixar o melhor remédio (tempo) nos trazer a resposta.
    A segunda coisa a dizer é um aviso a todos os que amaldiçoam a Frelimo devido ao comportamento de meia dúzia de ninjas. Nas próximas eleições, se as pessoas fizerem uma má escolha (entender bem), nós as corrigiremos (aqui também) porque não queremos que os libertadores sejam entregues a estrangeiros, sejam julgados e morram longe de casa. Nós os amamos, mesmo que alguns deles sejam pequenos ninjas. O júbilo pela captura do Camarada Chang é uma advertência sobre uma estranha nuvem pairando sobre a tranquilidade e a paz da Frelimo. Como eu disse no passado, vou dizer de novo hoje. Foi um erro chamar um serviço secreto de um país para investigar o serviço secreto de nosso país. Parece uma piada, mas isso aconteceu.
    7
    moolla sidat said in reply to Khanga Hanha Muzai...
    CARO SR.MUZAI VALEU O SEU COMENTÁRIO. CONCORDO PLENAMENTE CONSIGO. ABAICHO OS ( MBAVAS ).
    8
    Bom dia Moçambique
    Povo de cá, estou tonto, embriagado e ou com intervalos de lucidez? O Sr. Eusébio está a ser sarcástico ou decidiu fazer stand-up comedy, eu não percebo bem o ele afirma.
    Guebuza é o quê?????????????????????????? Comparar Guebuza e JESUS só pode ser brincadeira de um louco de todo, meu compatriotas que eu saiba Guebuza foi quem envergonhou de pior forma este país, ele foi o promotor desta Guerra que nunca mais acaba em Moçambique e obrigou o Nyusi a herdar essa Guerra, ele ao fazer isso ele tinha certeza que conseguia desgovernar o nação mergulhando-a na incerteza em todos aspectos, Foi no Governo de Guebuza em as Dividas Ocultar foram engendradas e consumadas, foi o no Governo de Guebuza onde velhos reformados e pensionistas foram regados com gás lacrimogénio e levaram chambocada, foi no governo de Guebuza em inocentes começaram a ser assassinados torta e direita, foi no Governo de Guebuza onde o Reino do Medo renasceu e continuou com Nyusi, esse teu benfeitor tem um lugar de Honra no inferno acredite Sr. Eusébio.
    Suspeito que a forma como redigiste o seu comentário tenha o objectivo de empolgar os incautos e depois andarem a caçarem-nos por ai como tem acontecido desde a ERA Guebuza.
    O Sr. Eusébio não Gosta de Fariseus? Concidadão pare com as brincadeiras de trocar o sentido das coisas, os Fariseus são iguais a FRELIMO em tudo, eles é que conspiram contra o povo, são ele que matam o povo, roubam, estupram, emudecem as pessoas com recurso ao terror físico e psicológico no caso de Moçambique o POVO esta no lugar de JESUS pois este é que é crucificado a vista de todos.
    Ora por assim dizer, imploro que caro cidadão demita-se da sua obrigação de vir ao MPT regurgitar insanidade sem descrição possível, pior ainda é facto de o Sr. Changa ter sido o principal servo de Guebuza, pelo que não se pode depreender que este tenha agido a revelia do chefe, conhecendo o lambibotismo enraizado na nossa pátria podemos afirmar que seria impossível tentar tal coisa pelo que o Changa fez o que fez com anuência do Chefão por isso a loucura colectiva que assolou o Governo, se conseguirem evitar a extradição o Guebuza escapa mas se Changa for a América acho improvável que o mano Guebas escape, nisso acho que concordas comigo cidadão Sr. Eusébio.
    AGORA SIM A MÁSCARA DOS IRMÂOS METRALHAS CAIU = São todos MBAVAS digo usurpadores e larápios de pior espécie.
    -Hi Kola hi ta vona amabolele ya nkantxu =Aqui estamos para como é que o vestido apodrece
    -Adágio popular que pretender afirmar veremos como este enredo terminar de um e ou de outro jeito.

    Juntos podemos depor estes larápios sem necessidades de Golpe de Estado somente com o voto Outubro vem ai se cuidem pois Moçambique pode ter ganho a primeira oportunidade de atirar esta corja de larápios para sargeta.

    Khanga Hanha Muzai
    9
    Eusébio said...
    Que denuncie todos os que conhece e diga tudo o que sabe excepto mentir acusando Guebas. Apesar de toda a ira popular estar a espera de alguma prova, Guebuza é inocente. Queiramos como não, o que Guebuza fez em 10 anos em termos de desenvolvimento ultrapassa o que Samora e Chissano fizeram. Agora, os maus, tal como fizeram os fariseus, estão a espera de prova (nem que seja verbal) para ter motivo de o acusarem. Jesus foi sacrificado porque os fariseus conseguiram manipular a opinião pública a ponto desta exigir a libertação do Barrabás (Mateus 27:20). Os fariseus daquela época assim pensavam, pois conheciam muito bem o que dizia a lei e os fariseus de hoje, escondidos nas ONGs, nos partidos políticos e, sei lá aonde mais, também estão empenhados para sacrificar aquele que lhes abriu os olhos, a boca e outros sentidos. I don't gosto fariseus.

Sem comentários: