quinta-feira, 15 de novembro de 2018

Vitória Diogo perde batalha contra Nadhari e Helena Taipo ganha fôlego

Vitória Diogo perde batalha contra Nadhari e Helena Taipo ganha fôlego
A enérgica Ministra Vitória Diogo (Trabalho e Segurança Social) acaba de perder uma das suas batalhas de bandeira contra...Helena Taípo, a sua antecessora. No passado dia 7 de Novembro, o Tribunal Administrativo lavrou uma decisão judicial dando razão a Nadhari Opway num diferendo à volta de um edifício construído pela empreiteira para o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS). O caso remonta a 2014. O INSS contratou nesse ano a Nadhari para a construção de um imóvel de 16 andares (chave na mão), localizado junto das instalações do Grupo Desportivo de Maputo, na baixa da cidade de Maputo. Custo: 1.544.400.000,00 (mil e quinhentos e quarenta e quatro milhões e quatrocentos mil meticais).
O INSS desembolsou 30% do valor, equivalente a 436.320.000,00 MT (quatrocentos e sessenta e três milhões e vinte mil meticais). Entretanto, o custo da obra teve um incremento substancial de 108%, devido a variações cambiais, de acordo com alegações da Nadhari. Em princípios de 2015, o Metical sofreu um grande trambolhão, resultando nesse incremento. A Nadhari procurou um entendimento com o INSS para ajustar a fatura mas, alegadamente, nunca teve uma resposta satisfatória. O diálogo entre as duas partes ficou inquinado. A Nadhari avançou com a obra até determinada fase, mas sempre recusou-se a entregá-la sem que o INSS assumisse as diferenças cambiais calculadas. Em contrapartida, em Abril do presente ano o INSS tomou posse do empreendimento, à revelia.
Vendo-se injustiçada, a Nadhari intercedeu junto do Tribunal Administrativo, que deliberou a favor da empreiteira. O INSS, de acordo com o Tribunal, devia pagar à Nadhari o equivalente a 113.022.995,10 MT (Cento e treze milhões, vinte e dois mil, novecentos e noventa e cinco meticais e dez centavos). O valor corresponde a cerca de 50% do total das diferenças cambiais calculadas pela Nadhari.
No processo, o INSS é acusado de ter violado vários dispositivos legais e éticos, dentre eles o código do processo civil, o regulamento de empreitadas de obras públicas, a Lei orgânica da jurisdição administrativa. No processo, o INSS reclamava também uma indemnização na ordem de 2.660.262.116,84 MT (dois mil e seiscentos e sessenta milhões, duzentos e sessenta e dois mil, cento e dezasseis Meticais e oitenta e quatro centavos). Essa pretensão foi reprovada.
O contrato entre o INSS e a Nadhari data de 2014, quando Helena Taipo era a Ministra do Trabalho, que tutela o INSS. Taipo está agora a responder por um processo crime de corrupção no Gabinete Central de Combate à Corrupção. No processo, menciona-se um alegado pagamento de luvas pela Nadhari à agora embaixadora de Moçambique em Angola. O caso ainda não foi julgado. Com esta decisão do TA, Helena Taipo terá ganho um trunfo decisivo para a sua defesa. A decisão tomada agora pelo TA não é passível de recurso. Vitoria Diogo terá de cumprir. Um revés profundo na sua aura de campeã da integridade na gestão das "makas" do INSS. A Nadhari tem a cabeça da sua gestão, o conhecido Engenheiro Mário Macaringue, que já passou por uma vereação da edilidade de Maputo, na primeira gestão de Eneas Comiche. (Omardine Omar, Carta de Moçambique)
Comentários
Manish Cantilal Qual sera o novo custo?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Edson Miranda Manish Cantilal o novo custo será: custo avultado para o povo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder9 h
Manuel Maleve Nossas Rainhas em disputa
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Marilucia Rodrigues Francisco Rainhas nortenhas... Que vergonha...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Eliha Bukeni Ai é, Tete agora está no Norte?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder12 h
Hidon Pachuela Houve justiça desta vez. Good
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Vasquinho King Mais uma etapa vencida
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Lucas Arnaldo Mazive Justiça feita
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder17 h
Leonel Sarmento Todos gestores do INSS de há 10 anos para cá, deviam ser fuzilados...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder15 h
Jaime Tembe Acho o artigo interessante... 
mas não vejo a relação directa entre o acórdão do TA e o processo movido contra HELENA TAIPO.
Peço que são processos independentes julgados em tribunais diferentes.

assuntos diferentes .
não existe uma relação directa entre o diferendo INSS nadhari e o assunto corrupção.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder14 h
Marilucia Rodrigues Francisco Valeu a Pena, Tanta bagunçada?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder13 h
Amonge Rafael Macuacua 1.5 biliao de meticais para um predio de 10 andares?

Sem comentários: