sábado, 17 de novembro de 2018

Os bajuladores que ontem insultararam Guebuza chamando-lhe visionário, clarividente, são de que país? Guebuza só cumpriu seu dever.

QUE SE DANEM OS BAJULADORES
Bajuladores são os que desgastaram a boa imagem do Guebuza, cuidado com eles Presidente Nyusi.
A maioria das pessoas, que tenha um mínimo de experiência de trabalho, certamente já passou por problemas com bajuladores
De facto, é muito interessante que líderes possuam bons indicadores, objetivos e metas para alcançar, afinal de contas, para isso são eleitos. Saibam que em paises que prospera a cultura do "puxa-saquimo", ao longo do tempo os resultados tendem a diminuir cada vez mais, e os dirigentes ficam múmias e esperam somente palavras de bajulação num caminho ingreme para o seu culto de personalidade. Isto acontece, porque os melhores profissionais perdem a motivação quando não há meritocracia, e acabam ficando na oposição passiva ou activa deixando de dar solução aos problemas. Os bajuladores são servos, cujas principais características são de elogiar sem motivos, fomentar rumores e produzir intrigas, servir de informantes, defender seus chefes indiscriminadamente, buscar privilégios e benefícios, manipular e ser manipulados.

No discurso dos bajuladores não existem dados económicos nem financeiros só existem adjetivos superlativos bajuladores, foi o que vimos ainda ontem na inauguração da Ponte Ka-Tembe, pessoas a personalizar uma conquista dum governo e do povo em geral, por isso, os bajuladores criam um campo de distorção da realidade, nas reuniões, os bajuladores podem questionar a um bom gestor ou criticá-lo defendendo o ponto de vista do chefe sem fundamentação lógica tecnicamente e sem dados que reprovem o pensamento do gestor que é qualificado.
Como sabemos a bajulação só ocorre com a permissão e o fomento do bajulado. Lembrem-se que quem bajula, busca benefícios meramente pessoais. Líderes que trabalham com meritocracia não toleram bajuladores, além da questão ética, e de prejudicar o desempenho da equipa, bajuladores não são confiáveis, pois procuram ascensão no poder de qualquer forma. Se puxam o saco, também podem puxar o tapete do chefe, quando este não o for mais útil, por isso o Presidente Nyusi deve tirar ilações do governo anterior.
Bajuladores e bajulados caem sozinhos, cedo ou tarde.
Comentários
Olegário Samuel Muando "Pessoalizar" os feitos de uma nação a favor do chefe é o método de bajulação mais comum dos puxa-saco..."kkkkk
Gerir
Rafael No dia que ele proibir a bajulação, alguns ficarão sem emprego. 😂
Gerir
Jose Eduardo Rafael muitos quase todos.
Gerir
Manuel Luis Amosse Grande observação ilustre Alvaro SimiaoCossa.
Vi num pôster dum ilustre a dizer que declinou o convite para a inauguração da Ponte por simples facto de não se permitir que se atravesse a PÉ... porque a Ponte não foi feita para os "pobres" e outras coisas sem nexo.
De que lado está este ilustre?
Gerir
Mercia Cossa Estão cheios e acham-se mais que outros. Eu só lhes olho! Manga podre, cai sozinha. E pior que se acham experts. Um aglomerado de ignorantes, que só tem em si a bajulação, tristes e medíocres! Andam aos montes! Agora que vamos para as Eleições Gerais, os hão de ver vestidos de púrpura e setim! Sugando o sangue dos competentes e reduzindo-os a insignificância da bajulação. Abaixo bajuladores, oduladores e todas formas "nazistas" modernizadas no culto da Personalidade.
Gerir
Lecuanhane Wa Mutxopi No "o Principe ", Maquiavel dedica um capitulo inteiro para ensinar como se livrar dos nefastos bajuladores.
Gerir
Calmicio ZualofashionLife Esta é a arte daqueles que em tempos dos aprendizados eram dotados de esquemas e preguiça agora resta-lhes como saída única bajular puxa sacar para sobriviver mas esta arte tem um ciclo curto. Nao citarei nomes mas vimos muito aqui no partido dos camaradas a ficarem nús em plena marcha nem capacidade de auto defesa conseguem ter.
Gerir
Ezequiel Cossa Apoiado Mercia cossa. Triste cenario dos bajuladores. Mas eles Sao poderos. Tem o monopolio da situacao e fica a pergunta. 
Como acabar com isto?
Sera k o chefe gosta de ser tratado assim?
Gerir
5 dia(s)EditadoOs bajuladores que ontem insultararam Guebuza chamando-lhe visionário, clarividente, são de que país? Guebuza só cumpriu seu dever.
Comentários
Aziza Throne e as dividas de ematum como ficam mano? nos vivemos fora e nao pagamos particamente kkkkkkkkkkkkk e como fica a cueca dos nossos guardas de terreno em mocambique que ganham 5000 mts kkkkkkkkkkkkkkk
Gerir
1 sem
Alvaro Simao Cossa Presidente Guebuza ao construir infraestruturas cumpria o seu dever, aqueles que o chamam de visionário, clarividente querem desgastar a sua imagem, ele fez muita coisa boa e cometeu erros como qualquer humano. Por isso vir com discurso de bajular essas pessoas estão a deitar gasolina no fogo para aqueles que o diabolizam. Para mim Guebuza evidentemente é um dos presidentes que a história o absorverá, sem as suas obras o pais estaria nu, porém, ele estava a cumprir a sua missão.
Gerir
1 sem
Aziza Throne nada mano.kkkkkkkkkk antes de absolver guebuzas e conselheiros tem que pagar as dividas que o povo nao pediu e nem contraiu. Conhece os processos nem? o!!! tem que resolver a enorme cagada de dividas e hipotecas que nos deixou .. quero ser enterrada no solo patrio sem dividas para os meus netos !!! E tu ?
Gerir
1 sem
Júlio Massango "Sem as suas obras o país estaria nú" bem dito, o pais tem suas obras mas está careca e dividas pagará você, teu filho, teu neto e ..... bis também.
Gerir
Aziza Throne Júlio Massango kkkk kkkk és feliz mesmo né kkkk
Gerir
Júlio Massango Sempre feliz mesmo de bolso vazio e a viver em dívida....
Gerir
Alvaro Simao Cossa Aziza Throne e Júlio Massangoconhecem um pais sem dividas? Dizem-me qual?
Gerir
Soshangane Wa Ka Macúacua Caro Alvaro Simao Cossa não existe um pais sem dividas sim,mas não concetidas pelo parlamento e o povo tambem não existe nem?Sem exagero....entao porqueh sao apelidadas de ocultas?Eh de salutar sim que ele alavancou a economia deste pais e os resultados tambem estao a vista.Mas lembre que nos vivemos num mundo em que so estamos pra ver onde sempre esta furrado.
Gerir
Alvaro Simao Cossa concordo Soshangane Wa Ka Macúacua, mas este e' outro assunto
Gerir
Júlio Massango Alvaro Simao Cossa todos os países têm dívidas sim mas não são ocultas e em tais países os prevaricadores são sujeitos a punição e nunca acarinhados.
Quanto ao ponto de vista de Sochangane Wa Ka Macuácua as dívidas ocultas em nenhum momento serviram de alavanca à nossa economia, elas apenas arruinaram-na.
Fala de resultados palpáveis, quais?

Com barcos da ematum a pescar lodo?
Gerir
6 dia(s)Editado
Jose Eduardo Júlio Massango nem ha saldos sem contrapartida de 500 milhoes nesses outros paises que tambem têm dividas. Porem, isso nao pode tirar merito as realizacoes gubuzianas.
Gerir
Júlio Massango Jose Eduardo Se eu te oferecer mil meticais de um total de cinco mil que te roubei, ficarás feliz o bastante para exaltar o meu gesto?
Gerir
Jose Eduardo Júlio Massango o que eu estou a duzer é as dividas de outros paises nao sao ocultas como dizes e, acrescento que esses paises nao têm saldos negativos que nao conseguem justificar no valor de 500 milhoes de dolares. Respondendo a sua pergunta, que nem é comparavel ao assunto, digo nao nao ficaria satisfeito. Porem, o meu desagrado nao detona obras feitas como a ponte. Sendo por exemplo produto de roubo serviria como atenuante perante a lei.
Gerir
Júlio Massango Jose Eduardo a ponte não é produto de roubo, é sim uma dívida que o país contraiu junto da China e quem vai pagar sou eu, você, ele, meu filho, neto por aí em diante.
Agora, se isto é motivo de orgulho e de enaltecer o facto como sendo conquista Guebuza é seu ponto de vista.
Gerir
Ezequiel Cossa Heroi vivo não existe.
Gerir
1 sem
Elidio Cuco Mais nada! Mesmo o regime colonial fez infraestruturas, porque é papel de qualquer governo fazer isso
Gerir
Júlio Massango E diz ele que governou com brio e dedicação....
Gerir
Calton Cadeado Eu não vou me surpreender se algum dia, alguém disser que não devemos elogiar um bom professor, pois é dever ser bom professor. Eu não vou me surpreender de alguém disser que não devemos elogiar as nossas esposas, pois é dever delas serem boas esposas. Eu não vou me surpreender se alguém disser que não devemos elogiar os nossos filhos, pois é dever de um filho ser bom filho! 😳🤔
Gerir
Júlio Massango Eu me surpreendo positivamente com o elogio a um bom professor, boa esposa ou bom filho mas em sentido oposto odeio quem se orgulha com lições de bem roubar impunemente, esposa adúltera ou filho bandido.
Gerir
Samuel Chacate + não é o caso ...Guebuza é um nacionalista nato!
Gerir
Júlio Massango E eu optaria por um nacionalista desnato ou inato sei lá, afinal nacionalista nato identifica-se pelo gosto e adoração ao roubo?
Gerir
Alvaro Simao Cossa Meus irmaos Calton Cadeado e Samuel Chacate creio que no mundo o unico pais que chama de visionario a um presidente eleito e vivo somos nos em Mz, isso nao se permite num pais democratico, porque abre um precedente de escavacao e recalcadura dos calos (erros) da pessoa que se bajula.. Sou muito admirador do Guebuza e sempre elogiei suas obras, mas isso nao o faz visionario nem clarividente.Enaltecer e bajular sao duas coisas muito diferentes. Palavras de tanto tamanho dizem-se aos ditadores e abrem uma torcida de culto de personalidade, desgasta a imagem do presidente Guebuza, para mim que sou politologo de profissao, tenho minima nocao de quem desgastou a imagem do Presidente Guebuza perante certos circulos de pessoas nao so fora do partido, mas tambem dentro. Sao aqueles que o enalteciam de forma torpe e subserviente, porque se o presidente trabalhou com uma equipa (governo) e seu partido, fica forcoso e nao etico de ponto de vista politico escrever todas obras da sua governacao exclusivamente em seu nome e ainda com atributos e adjetivos extraordinarios. Ele cumpria a sua missao. Mesmo em casa, se os filhos atribuirem tudo de bom ao pai, esquecendo-se da mae, instintivamente, a mae fica revoltosa e afrouxa a sua missao e ate pode deixar de fazer o que lhe compete e dizer que o faça o pai que é quem sabe fazer tudo bem. Bajulam-se os reis e nao presidentes que tem um mandato que é dado de acordo com os programas que eles (presidentes) ou seus partidos apresentam as suas nacoes e de acordo com esses programas sao eleitos. Se enaltecer (elogiar, enobrecer) fosse igual a bajular em casa e nas escolas poderiamos lutar por criar Visionarios e Clarividentes. Gostei do discurso do velho Guebas porque ele pessoalmente disse que se sente orgulhoso mas de forma humilde, para quem entendeu a mensagem Presidente Guebuza queria distanciar-se dessa bajulacao que o desgasta.
Gerir
6 dia(s)Editado
Samuel Chacate Alvaro Simao Cossa ñ estou a discutir a Taxonomia do elogio mas o merecimento e término por aqui, depois de perceber que tb concorda no merecimento da obra de Guebuza, trabalhou muito neste país lho convido a levar umas férias e visitar Chicualacuala e Massangena aquele homem fez nos acreditar que lá podia se ter pequena burguesia, etc. É uma questão de valor que damos ao que fazemos. Ele merece ...conheço pessoas que nem de forma singular nas sua famílias se lhe informar que é onde vive ou nasceu é vergonha a pesar de capacidade...financeira! Ele escreveu um título no seu manifesto "nossa visão..." onde vem o que ele é seu governo fez, agora se a obra lhe atribui o título de visionário esse é tarefa de outros.
Gerir
Alvaro Simao Cossa Samuel Chacate nada de personalizar ou personificar as conquistas, foi um governo completo, nada de culto de personalidade, foi uma conquista do povo e das empresas que pagam impostos. Por fim foi um programa aceito pelo eleitor que veio a concretizar-se. Fica muito feio e politicamente incorrecto dizer que esse trabalho foi de uma pessoa
Gerir
6 dia(s)Editado
Jose Eduardo Parece que custa a todos nós reconhecer que Guebuza é tao himem como qualquer um, com virtudes e defeitos. A discunsao entre nos, agrupa-nos entre aqueles que so veem virtudes nele e os que so se lembram dos seus defeitos, forma errada de participar no debate. Por outro lado nao ha virtudes que iliminem praticas erradas e vice-versa.
Gerir
Munguambe Nietzsche Kkkkkkk estamos na era de ingratidão. É verdade que houve falhas, aliás lembra que não é ele só tanto que não seria possível que as dívidas acontecesse sem envolvimento de outras pessoas. 

Dai que, podemos dizer tudo do negativo, mas ele nas infraestruturas fez e isso demos no mínimo reconhecer.
Gerir
6 dia(s)Editado
Júlio Massango Fez infraestruturas sim e dividas ocultas ocultas também. Pondo os pratos na balança, dívidas ocultas fazem três pontes e com juros vinte, será caso para elogiar?
Gerir
Aziza Throne Juliiiinho Ishiiii
Gerir
Samuel Chacate Que se tivesse sido eu..., ñ cumpriria e isso o fazer diferente por ter conseguido.
Gerir
Samuel Chacate Foi infeliz desta vez Guebuza merece elogio sim
Gerir
6 dia(s)Editado
Júlio Massango Quem morde e sopra é diferente de quem engole sem mastigar. Na ponte Maputo Katembe, Guebuza acertou e merece reconhecimento mas com dívidas ocultas absorveu tudo que pudesse ser bom.
Gerir
Samuel Chacate Muitos países estão em crise a culpa da crise financeira é do capitalismo e do Guebuza Júlio Massango
Gerir
Júlio Massango A crise mundial nada tem haver com dívidas ocultas.
Roubalheira igual, noutros países daria lugar a quarentena. BO só.
Gerir
Samuel Chacate É teu ponto de vista
Gerir
Júlio Massango E de muitos também, acredito.
Gerir
Raul Junior Ungahihlevisi? Samora ficou 11 anos, Chissano 18! O que fizeram? Só meu amigo Paulino Malendza é capaz de dizer. Como aliás me tem dito que no tempo de Samora e de Chissano ele era rico porque vivia em casa da mamã. Visitava, em épocas de amendoim, a tia (rharhana) e em épocas de kanyu visitava malume! Machanganas, Macopis, Matongad eram poucos na terra dos seus antepassados Xihlahla!
Gerir
Samuel Chacate Eu a ñ conheço nenhum Estadista que tenha conseguido elevar o seu país em termos de infraestruturas somente em 10 anos..., como Guebuza!!! insultem Conforme vossas vontades a Ponte veio p ficar e quem lançou a pedra é Guebiza só!
Gerir
Alvaro Simao Cossa Bajuladores criam um campo de distorção da realidade
Gerir
Dinis Miguel Machaul Acho que temos que separar as coisas. No tempo de Machel e Chissano não havia condições para tal empreitada. Nesse tempo, mesmo a China nao tinha a ponte que inaugurou à pouco tempo que liga a China continental a Hong kong. Também não acho que se discute a infraestrutura como tal. A questão é se é oportuno ou não? A outra questão, é se o valor que vamos pagar (cerca de 30 milhões de USD por ano de juros até 2039), atendendo a nossa condição actual, justifica a empreitada? Não teríamos investido em outra infraestrutura, como barragem de Mapai, que traria mais benefícios às populações e a produção nacional? O mesmo se coloca a iniciativa de construir um aeroporto internacional em Gaza.
Gerir
Samuel Chacate É outro ângulo de debate esse...!
Gerir
Dinis Miguel Machaul Arrisco a dizer que mesmo no tempo do Guebuza ainda não estavam criadas as condições para essa empreitada daí que vamos pagar durante 40 anos. Nós, os nossos filhos e ainda os nossos netos juntos.Isto significa que a carestia de vida vai piorar.
Gerir

Sem comentários: