segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Los Angeles remove estátua de Colombo, o "responsável por um genocídio"

Los Angeles remove estátua de Colombo, o "responsável por um genocídio"

É um ato de justiça reparadora, justificam vereadores da cidade da Califórnia que promoveram a eliminação do monumento de homenagem ao explorador que chegou à América no final do século XV
As autoridades da cidade norte-americana de Los Angeles concluíram ontem a remoção de uma estátua do explorador Cristóvão Colombo, construída há 45 anos no Grand Park, como medida resultante de uma moção aprovada no ano passado que já substituiu o antigo "Dia da Descoberta" para "o Dia dos Povos Indígenas".
"A estátua de Cristóvão Colombo reescreve um capítulo manchado na história que confere um falso romantismo à expansão de impérios e exploração dos recursos naturais e de seres humanos", disse a ex-secretária de Comércio e atual membro do conselho do governo da cidade, Hilda Solís, autora do movimento. "Assim, a remoção da estátua de Colombo em Grand Park é um ato de justiça restaurativa que honra e abraça o espírito resistente dos habitantes originais de nosso município. Com a sua retirada, começamos um novo capítulo da nossa história em que podemos aprender com erros do passado para que não estejamos condenados a repeti-los ", disse em declarações à NBC.
Para o vereador Mitch O'Farrell, a remoção da estátua de bronze é um "passo natural nos avanços para eliminar a falsa narrativa de que Colombo descobriu a América". "Além disso, o próprio Colombo foi responsável por genocídios e as suas ações contribuíram para o maior genocídio já registado. A sua imagem não precisa ser celebrada em nenhum lugar", acrescentou O'Farrell.
Já o vereador Joe Buscaino, de descendência italiana, expressou reservas sobre o cancelamento do Dia da Descoberta e ainda tentou fazer um esforço, sem sucesso, para a retirada da moção que levou à remoção da estátua. "Com ou sem Colombo, os italianos continuarão a celebrar os seus sacrifícios e contribuições para este grande país e para a nossa grande cidade", disse Buscaino.
22 comentários
Ordenar por 
Daniel Ricardo
Já agora, vão devolver a América aos Sioux , Cheyenne ,Apache ,Creek ,Kaw ,Arapaho,Comanche, Cherokee ,Navaho...
GostoResponder5513 h
Jorge Santos
exacto, então onde está a justiça? a imparcialidade ?
GostoResponder510 h
Pedro Pires
E eles fazem o mesmo ou pior. Até parece que não andam por esse mundo fora a matar crianças só por causa do petróleo.
GostoResponder38 h
Joao Saraiva
Tudo isto é de louvar. Já devia ter acontecido. Este Colombo levou a desgraça e a violência às Américas. Porque antes de ele chegar aquilo era um grande PARAÍSO: o sol brilhava, a chuva só caía a pedido, os indios amavam-se uns aos outros, então os astecas..., a violência era desconhecida, comiam-se uns aos outros (perguntem ao bispo Sardinha, também com este nome... :)), o milhinho que tanto nos fez jeito, ou a batata, eram-nos desconhecidos. Enfim, chega o tal Colombo e é a desgraça!!! Mais um pouco e fazem desaparecer o planeta Terra. Ali em Baiona (na Galiza) há uma placa comemorativa da cVer Mais
GostoResponder2213 hEditado
Catarina Ji Palma
Apesar de concordar com a maioria do comentário, há aí uma quantidade de história romantizada! Os índios amavam-se?? Hahhhaa, odiavam-se e entravam em conflito com frequência. Segundo, essa história de Colombo achar que tinha chegado à India é uma falácia, inventado para ridicularizar os descobrimentos, ele decidiu chamar-lhe índia porque era a índia que andavam à procura, mas por causa de ventos desfavoráveis, continuaram para oeste! Como descobriram uma coisa que não conheciam e não tinham nome para aquilo, chamaram aos povos índios, honrando a finalidade da viagem... por amor de Deus, quem tem a capacidade de chegar à índia, sabe muito bem se está a este ou leste.
GostoResponder410 h
Fernando Jorge Almeida Ribeiro
Catarina Ji Palma parece-me que o comentário do João Saraiva é todo ele irónico, penso eu de que...
GostoResponder109 h
Luís Oliveira
Catarina Ji Palma óh Catarina, estamos a falar de há 500 anos em que mal se sabia se o mundo era redondo, quadrado, pano ou quer que fosse!
GostoResponder7 h
João Fernandes
Vão também remover os feitos dos que bombardearam Hiroshima e Nagasaki ?
GostoResponder79 h
Maria Mascarenhas
"... de descendência italiana"!?!? A redacção do DN devia procurar ilustrar-se um pouco mais para não escrever tanta asneira! Não distinguem descendência de ascendência!... Não devem saber o significado nem duma, nem doutra!
GostoResponder811 hEditado
Fernando Jorge Almeida Ribeiro
Maria Mascarenhas eu até fiquei confuso, estava aqui a achar que não percebia nada de português
Responder9 h
Ana Silva
Os maiores genocídios têm sido as guerras sucessivas que os americanos têm feito nos Países dos outros! Não esquecer que uma das principais indústrias da América é o armamento
GostoResponder28 h
José João Justino
Será que El Alamo vão ser um memorial à usurpação de 2/3 do território Mexicano, em vez da exaltação do roubo?
GostoResponder28 h
John Smith
O que tem os italianos a ver com Colombo?! Colombo era quase certamente portugues, um facinora como quase todos na epoca e nao muito menor que Vasco da Gama. So espero que devolvam as terras aos indios. America, o unico pais continuamente em guerra desde sempre
GostoResponder14 h
Pedro Lopes
Colombo foi o maior embuste histórico que há memória e criado por Portugal, se na altura do terramoto de 1755 não se tivesse perdido documentação importante hoje talvez Colombo não fosse tão venerado nos EUA por isso mesmo.
GostoResponder12 h
Luís Oliveira
Quando descobrirem que os indios eram canibais e matavam-se uns aos outros, virá outra seita a querer impor que a America é das moscas e dos mosquitos... Mais para a frente, serão atribuidos os meritos aos dinaussauros... Mais ainda para o estupidamente humano, virão dizer que o planeta terra é das bacterias e nós teremos que emigrar para Marte.............. Mas claro, para se correr esse caminho, muita gente vai morrer por guerrices a discuitir que o amarelo é azul.......
GostoResponder7 hEditado
Jose Saraiva
Um tema complexo. Evidentemente que a História é contada pelos vencedores. Os EUA são um país fundado num genocídio que durou séculos (e continua). Dizer que Colombo é responsável por tudo é afastar a culpa dos próprios EUA. E sim, talvez devessem começar por devolver territórios às nações indígenas, ou compensá-las devidamente. Mas o problema é que muitos dos seus membros já estão americanizados e não se revêm numa nação independente.
GostoResponder6 min
Hélio Ferraz Falcocchio
Veja um trecho de como uma nação indigena destruiu a outra:

Aproximadamente 363–375 d.C.

11 E é impossível que a língua descreva ou o homem escreva uma descrição perfeita da horrível cena de sangue e carnificina que houve entre o povo, tanto nefitas como lamanitas; e o coração de todos endureceu-se, a ponto de se deleitarem com o derramamento de sangue, continuamente.

14 E marcharam também contra a cidade de Teâncum e expulsaram seus habitantes e fizeram muitos prisioneiros, tanto mulheres como crianças, oferecendo-os em sacrifício a seus ídolos.

19 E aconteceu que os lamanitas desceram para atacar a cidade de Desolação; e travou-se uma terrível batalha na terra de Desolação, na qual eles derrotaram os nefitas.

20 E eles fugiram novamente e foram para a cidade de Boaz; e lá enfrentaram os lamanitas com grande ousadia, de modo que os lamanitas não os derrotaram senão quando efetuaram um segundo ataque.

21 E quando os atacaram pela segunda vez, os nefitas foram rechaçados e mortos numa grande carnificina; suas mulheres e seus filhos foram novamente sacrificados a ídolos.
História completa em:

https://www.lds.org/scriptures/bofm?lang=por
GostoResponder8 h
Joao Batista Tavares Vaz
A Genocidio e um acto do poder, em que o homecida nao reconhece a unidade de uma Familia em rebeldia naquilo que necessita. Uma unidade de Familia e o Homem e a sua Familia. Quando a resistencia ao poder do Estado seja contra aos fundamentos do Principio Comum do Estado, a Familia deve ser Julgada antes da tomada de qualquer atitude de guerra por parte do Estado, em conflito com o chefe da mesma. Alguem deve ser preso, e nunca morto, a nao ser quando a açao poe em perigo as autoridades do Estado por coflito ou abordagem. Isso porque qualquer autoridade do Estado e reconhecida, avisada e identificada com o aviso previo. Toda a açao do Estado, esta na defesa da Familia... sua integridade dignidade, direito e acao presente e fotura. Nunca deve ser tirada a subsestencia a unidade por coima ou cobrança...'' Misericordia''. Ninguem deve adulterar ao Estado e nem enganar... porque o Estado cuida dos necessitados. Todos os despositivos e bens do Estado devem ser conservados pelas Familias porque pertencem a todos. A Implementaçao da Jerusalem... a Nova... respeita ate ao cruzamento dos animais para educaçao das castas e relaçoes... Porque foram os Erros das Descobertas e Colonizaçoes, naquilos que foram as Civilizaçoes do Passado e Povoaçoes... em Missoes.
GostoResponder9 h
Manuel Da Silva
Fico confuso, muit gente aqui de muita edade falando estupidamente de coisas que não conhecem.
Genocidio? Procurem um pouco o que mato a mais do 95% porcento dos indigenas foram as enfermedades não os descobridores
GostoResponder6 h
Luís Filipe Miranda
Enfermidades que os brancos trouxeram
Responder14 h
Joao Ferreira
Vão pôr no lugar, uma estátua feita à pouco tempo, do chefe do KKK. Esses sim são uns santos. Enfim, americanos no seu melhor.
GostoResponder7 h
Margarida Canto
ANORMAIS!! Colombo responsável por um genocídio?! Se removem a estátua , então os responsáveis e por coerência devem abandonar o território! A "malta" actualmente atribui a responsabilidade sempre às pessoas erradas. Deviam acusar era os próprios "avozinhos"!
GostoResponder7 h
Isabel Eusébio
tristeza,parece que os americanos são umas santidades, podem começar por devolver a terra aos naturais, pobres cabeças
GostoResponder711 h
David B. Rodrigues
Americanos nem todos... apenas os "inteligentinhos" da California.
Responder10 h
Joao Rodrigues
Tira estátua, põem estátua... Olha, plantem lá umas árvores a ver se há mais oxigénio e os miolos trabalham melhor.
GostoResponder2 h
Luís Filipe Miranda
Apagar a história só pode vir de gente ignorante
Os americanos brancos (descendentes de ingleses) principalmente foram os grandes responsaveis pelo quase aniquilamento e destruição dos povos indigenas
GostoResponder14 h
João Freire
É este tipo de acções que alimentam os Trumps, Bolsonaros e outros piores ainda.
GostoResponder8 h
Nuno Cardoso
É um povo mesmo burrinho!!
GostoResponder6 h
José Santos
Ai o "politicamente correcto"... Enfim...
GostoResponder7 h

Sem comentários: