segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Há ou não vencedores e perdedores nas últimas eleições autárquicas?

Há ou não vencedores e perdedores nas últimas eleições autárquicas?
Claro que os há. E quem deve ser visto como vencedor não me parece ser necessariamente aquele que “conquistou” maior número de autarquias.
Quem baixa de 48 para 44, mesmo usando recursos do Estado (incluindo humanos, ministros inclusos, e televisão e rádio formalmente públicas), só mecanicamente pode ser considerado como tendo ganho as eleições.
Aliás, agregando os resultados preliminares vê-se sem nenhum esforço que a diferença entre a Frelimo e a Renamo é muito ínfima, pelo que se acha, quanto a mim, bem claro quem se tornou impopular e quem se tornou popular.
Claro que a votação expressiva num pode significar insatisfação com outro, e não necessariamente subscrição das suas “políticas públicas
Algumas questões corridas, em jeito de fecho:
- Perder controlo das principais cidades do Corredor de Nacala é vitória ou derrota?
- Ver-se numa situação de “empate técnico” na cidade historicamente considerada “Parque Industrial” do país, e numa região habitualmente hostil à oposição, é ou não “vermelho por acumulação de amarelos”?
Não é por acaso que, noutros contextos, há até “líderes centrais” que ficam fracos e perdem o controlo da situação como resultado dos outcomes das autárquicas. Jacob Zuma, aqui ao lado, se aguentou até perder Pretoria e Joanesburgo, embora o ANC até tenha conseguido maioria simples (abaixo dos 50%) nessas cidades...
Comentários
GostoMostrar mais reações
3 h
Sergio Chipendane Renato howeeeee
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Sergio Chipendane Quis dizer Renamo howeeee
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
GostoMostrar mais reações
Ver Tradução3 h
Leonardo Costa Na primeira volta ganhas por falta de comparência e na segunda volta a pesar de estares a jogar contra o vento (“tornou-se impopular”) sofres 4 golos, mas marcas 6. Perdes o jogo por isso?

A Democracia está longe de ser perfeita é como futebol... Mas 
isso não retira a legitimidade do justo vencedor

Ou seja, vences a partida. - Quem vai ao campo vai dizer que a equipa vencedora perdeu porque o árbitro alegadamente nao apitou 2 penaltis.

Dai, que "só mecanicamente pode ser considerado como tendo ganho as eleições" quem perdeu dentro do campo e tenta ser atribuído o troféu.
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Nurmamade Satar Adam O povo cada vez mais na ratoeira
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Malate Peregrino Vermelho por acumulação de amarelo kkkkk
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 h
Tito Tezinde Agora que THE BRIDGE deixou de ser tema sexy, parece que a discussao do sexo dos anjos voltou a moda kkk.

This is old news. E cada partido esta a fazer o seu REAL post-mortem longe das camaras e do feicibuke. Eles sabem quem ganhou e quem perdeu for s
ure, e o debate academico em curso nao ira alterar as suas realidades. 

Vale recordar e citar uma velha regra de problem solving: se voce quiser resolver um problema, tem que primeiro reconhecer que ele existe
Gerir
GostoMostrar mais reações
3 hEditado
Meck Almeida Aquele que perde a pontuação de 48 à 44 este é um PERDEDOR e aquele que ascendeu a sua pontuação de 01 à 8 este é um VENCEDOR. Pode-se olhar pra outros elementos/indicadores de comparação (capacidade financeira, pujança militar, o complô da mídia, o apoio da administração pública e do empresariado, o empurrão da justiça, etc e etc) no final das contas numa coerência leal "righteousness" quem perde elementos ou pontuação num jogo é um PERDEDOR e quem ganha é um VENCEDOR.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
João Carlos Não ser capaz de de tirar as devidas e apropriadas ilações destes resultados, é indício bastante que o perdedor continuará, progressivamente, a aumentar os resultados negativos
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Nordito Pente Como resultado dos resultados (outcames). Afinal a inclusao de expressoes inglesas é para evitar redondancia? Nao sabia, contudo a RENAMO foi o maior vencedor.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Nemane Selemane Desta vez acho que percebi. Afinal ha quem perdeu. Perdeu porque tinha e foi arrancado, logicamente, perdeu isso que foi arrancado. Boa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
2 h
Galiza Matos Jr Para contentar: A FRELIMO PERDEU. Assim está bom? Perdeu em x autarquias. Perdeu e dai?
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Ilidio Tale Então Zuma saiu do poder pelo facto do ANC ter perdido alguns municípios? Novidade...
Gerir
GostoMostrar mais reações
53 min
Heras Heras Heras Enquanto não houver voto eletrônico, todas análises são um pouco viciadas, pois a fraude ainda é bastante expressiva eu arrisco-me a dizer que o buraco é bem maior do que se imagina. ACHO QUE NENHUM MOÇAMBICANO DEVERIA IR AS URNAS SEM QUE REPUSESSEM A TRANSPARÊNCIA DO PROCESSO E A GARANTIA DE QUE O RESULTADO REFLITA VONTADE POPULAR DOA A QUEM DOER
Gerir
GostoMostrar mais reações
40 min
Jeremias Chilaw Claro que, por analogia, se o Barcelona ganhar 5 a 1 a uma equipa da 5a divisao pode se considerar que o Barca perdeu, estava a jogar contra coxos. Se ganhar a um semelhante, que eh o Real Madrid, eh uma grande vitoria para o Barca. Se a RENAMO se comparar a um "partidozinho" de nada, entao ganhou as eleicoes. Se for um partido que aspira governar Mocambique, perdeu e de goleada.
Gerir
GostoMostrar mais reações

1 comentário:

Anónimo disse...

ROUBAR NÃO É GANHAR.
É VERDADE QUE A RENAMO NÃO GANHOU NESTAS ELEIÇÕES, MAS TAMBÉM É VERDADE QUE A FRELIMO NÃO GANHOU NESTAS ELEIÇÕES.
NESTAS ELEIÇÕES FICOU CLARO QUE TODAS AS ELEIÇÕES REALIZADAS EM MOÇAMBIQUE ATÉ AGORA SÃO FALSAS E DESTITUÍDAS DE SERIEDADE.
FICOU CLARO QUE MOÇAMBIQUE NÃO TEM INSTITUIÇÕES PARA ORGANIZAR ELEIÇÕES.
FICOU CLARO QUE EM MOÇAMBIQUE NÃO EXISTEM LEIS PARA REGULAR A REALIZAÇÃO DE ELEIÇÕES; O QUE TEMOS SÃO ASTÚCIAS.
ALGUMAS ASTÚCIAS SÃO AS SEGUINTES:
1 - UMA RECLAMAÇÃO PAR SER VÁLIDA TEM QUE SER APRESENTADA PRIMEIRO NAS RESPECTIVAS MESAS DAS ELEIÇÕES.
A PARTIR DESTA ASTÚCIA PODE-SE PRENDER MEMBROS DA OPOSIÇÃO, A POLÍCIA PODE ROUBAR AS URNAS, PODE SE SABOTAR A ILUMINAÇÃO,ETCETRA,E NINGUÉM VAI PODER RECLAMAR.
2 - QUALQUER RECLAMAÇÃO PARA SER VÁLIDA TEM QUE SER FEITA DENTRO DE 48 HORAS.
VEJAMOS, ISTO EQUIVALE A DIZER QUE UM CRIME COM O TEMPO DEIXA DE SER CRIME, UMA LEI TAO ABSURDA, SERÁ QUE É PARA SERVIR UMA NAÇÃO? O PRESIDENTE DO CC DISSE QUE ESTE CURTO TEMPO JUSTIFICA-SE PELA PRESSA COM QUE O PROCESSO TEM QUE DECORRER, UMA JUSTIFICAÇÃO QUE SÓ UM MALUCO PODE DAR.DEVIA ESTAR NO MANICÓMIO, ASSIM COMO TODOS OS OUTROS QUE SUSTENTAM ESTA LOUCURA E SERVEM-SE DELA.FOI PRINCIPALMENTE POR INTERMÉDIO DESTA ASTÚCIA QUE RECUSARAM O JULGAMENTO DE TODOS OS CRIMES DELIBERADAMENTE COMETIDOS NO PROCESSO.
ATÉ CHEGARAM DE DISPARAR BALAS VERDADEIRAS CONTRA A POPULAÇÃO ATINGINDO ALGUMAS PESSOAS PORQUE SABIAM QUE NÃO SERÃO JULGADOS, PRESENÇA DE ASSASSINOS NO GOVERNO.
3 - DEPOIS DE VOTAR O CIDADÃO SÓ PODE PARAR HÁ 300 METROS DAS MESAS DAS ELEIÇÕES.
ISTO PARA IMPEDIR A POPULAÇÃO CIVIL DE SE ORGANIZAR PARA CONTROLAR FRAUDES NO MOMENTO DE CONTAGEM , NÃO SERVE PARA OUTRA COISA QUE SEJA HONESTA. AFINAL, O POVO NÃO ESTÁ A VOTAR POR SER SOBERANO?
ESTAS ASTÚCIAS MOSTRAM QUE TODO O PROCESSO ELEITORAL É EXCLUSIVAMENTE DIRIGIDO PELA FRELIMO E SATISFAZ SEUS CAPRICHOS. E ESTE PROCEDIMENTO EMPURRA O PAIS PARA A GUERRA. É ESTE PROCEDIMENTO QUE EXPLICA A PERMANÊNCIA DO PAÍS NA GUERRA E NA MISÉRIA.
NO PRÓXIMO ANO ESTÃO PREVISTAS OUTRAS ELEIÇÕES.
A RENAMO DEVE A QUALQUER PREÇO!... EXIGIR A CRIAÇÃO DE INSTITUIÇÕES E DE LEIS QUE PERMITAM SERIEDADE ,TRANSPARÊNCIA E HONESTIDADE.
FORA DISSO VAMOS ASSISTIR MORTES DA POPULAÇÃO E FALCATRUAS PIORES QUE ESTAS QUE JÁ OCORRERAM, DE QUE TODOS SOMOS TESTEMUNHAS.
SE NADA NÃO FOR FEITO PARTICULARMENTE PELA RENAMO, AS ELEIÇÕES CONTINUARÃO A SER ACTOS INÚTEIS. E SÓ PODERÃO SUSTENTAR A PRESENÇA DE ABUTRES NO NOSSO MEIO, A PERPETUAÇÃO DO NOSSO SOFRIMENTO, A CONTINUAÇÃO DA ESPOLIAÇÃO DOS RECURSOS DO ESTADO, A VIDA NUMA DEMOCRACIA VERBAL FALSA.