ANGOLA. Cinco pessoas da mesma família morreram atingidas por um raio no município do Bailundo, na província do Huambo, informou o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros local.
O caso ocorreu no domingo, quando a família, incluindo duas crianças, procurou protecção debaixo de uma árvore, durante as fortes chuvas que caíram naquela região.
Segundo o comandante dos Serviços de protecção Civil e Bombeiros local, José Gambole, a sensibilização sobre o perigo das descargas eléctricas tem sido realizada com o apoio das autoridades tradicionais.
“Mensalmente, temos encontros com as autoridades tradicionais e aos sobas temos passado o alerta que as pessoas têm que ficar mais atentas, para que, quando estiver a cair chuva, desligarem os aparelhos eléctricos e não usar os telemóveis”, disse José Gambole, em declarações à rádio pública angolana.
As descargas eléctricas em Angola são uma preocupação para as autoridades, sobretudo no centro do país, como manifestou, em Fevereiro deste ano, o comandante nacional do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros, Bênção Abílio.
O responsável referiu que a preocupação centra-se mais na província do Huambo, salientando que o Alto Hama é o ponto mais elevado do país, em termos de relevo, e regista muitas descargas eléctricas.
Partilhe este Artigo