domingo, 11 de novembro de 2018

A Ojm da frelimo nada tem de suco. Quando suco se esgotar, ficará o caroço. Este caroço mesmo que seja semeado o solo nao é fértil.


Francisco Jose Vasco Manhica , sim. Essa é a minha percepção. Muitos partidos historicos, em Africa, estão em decadencia, muitos estao extintos e outros num beco sem saida. A Ojm da frelimo nada tem de suco. Quando suco se esgotar, ficará o caroço. Este caroço mesmo que seja semeado o solo nao é fértil.

Egidio Vaz está com Paulo Mbouene.
6 h
Opiniões e opiniões. A nossa missão é ler.
Nesta opinião, há que corrigir uns detalhes. Samora não apenas sonhou. Para um fundador da nação moçambicana, não há mais nada a exigir dele. Como historiador, sinto que a missão é enorme. Há muita desinformação por aí. Chissano fez muito mais que qualquer dos Presidentes moçambicanos. Ele é o arquitecto da Paz, reconstructor do país. Deviam aprender mais da nossa história. Na sua governação, Chissano não criou dívidas. Ele pelo contrário, negociou e conseguiu o maior PERDÃO DA DÍVIDA de que há memória, no âmbito da iniciativa HIPIC. Falem com ele, com Tomás Salomão ou com Luísa Diogo para saberem como isso foi possível.
Querendo como não, Mondlane, Samora, Chissano, Guebuza, Nyusi, são todos eles pais-fundadores desta nação ainda criança. Marcelino dos Santos, Mateus Pinho Gwenjere, Uria Simango, Adelino Gwambe, Mariano Matsinhe, etc, caem na mesma categoria.
A nossa miopia, ego e má educação não devem cegar a história. Órfãos incompetentes não devem constantemente insitir em atarantar a vida dos demais sobrevivos com suas posverdades.
Acrescentem mais um louro à nossa história. Não é favor, é missão de quem não padece de qualquer doença mental.
Comentários
Lukuekue Amani É a continuidade... talvez todos os casos da actualidade tenham sido projectados desde a antiguidade 😲
Gerir
6 h
Egidio Vaz Lukuekue Amani eu disse que essa ponte foi projetada em 1962. Antes de Guebuza chegar a Dar-es-Salaam para se juntar a Frelimo. O programa da Frelimo é claro. Analfabetos e lambebotas acham que a ideia surgiu em 2004. São pessoas que não lêem não sabem absolutamente nada deste país senão os prolegomenos do seu umbigo. Entrevistas de Mondlane e seus variados discursos provam que essa ponte e tantas outras infraestruturas foram projectadas durante a luta armada de libertação nacional.
Não surgiu na época do Facebook.
Gerir
6 h
Francisco Jose Egidio Vaz , guebas, OJM e outros opinion maker's deviam ler este seu comentário. Esta é a verdade... Muita coisa ja tinha sido projectada por varios herois e viloes desse nosso patrio. Pena que os realizadores nao leem ou sao mal assessorados nos seus discursos
Gerir
6 h
Lukuekue Amani 😊 são vistosas as sequelas e é perceptível a amargura do período de 2004- 2014...

Cinjo me na classificação de melhor presidente de Moçambique. Onde há melhor há pior ( negritude que devia ser sancionada por quem gosta do melhor). ..
As causas estão bem claras...

Em fim...
Gerir
6 hEditado
Sanito Maria Olga Jorge Certo. Esses são os que gostam de serem bem vistos. Andam a desinformar e a distorcer a história e aspectos visíveis e de domínio de todos.
Gerir
6 h
Anita Chichava Jorge Mondlhane abandona o que está consumir de certeza não o está cair muito bem com tdo respeito.
Gerir
6 h
Dino Foi Bwakakakaka. Irmã você é má!!
Gerir
4 h
4 h
Dino Foi Anita Chichava : o rapaz afinal está a consumir coisas que atarantam?!
Gerir
4 h
Anita Chichava Pelo que escreveu, tdo leva a crer que sim.
Gerir
4 h
Dino Foi Bwakakaka
Gerir
4 h
Dalfino Hóster Guila Eish... como estou a rir a parte... "atarantar a vida dos demais sobrevivos..." 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Gerir
6 h
Renato Zeca Bem dito dr😉
Gerir
6 h
Zeca Bernardo Lopés Mentira esse ponte foi Guebuza que fez nyusi só inaugurou
Gerir
5 h
Egidio Vaz Zeca Bernardo Lopés 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂
Gerir
5 h
David Magumbe Egidio Vaz xa bindza...kkkk
Gerir
5 h
Roberto Lamba A ponte foi arquitetada com a libertação colonial, repensada no período da paz e materializada pelo Cota Nyusi ele o próprio, a Frelimo sempre na continuidade do bem do povo.
Gerir
3 h
Zeca Bernardo Lopés Mentira nyusi encontrou ponte em construção porque vocês não falam nyusi foi que contraiu a divida
Gerir
3 h
Egidio Vaz Zeca Bernardo Lopés kkkkkk. Então, Nyusi foi quem contraiu as dívidas. 😂😂
Gerir
3 h
Roberto Lamba Egidio Vaz séria utopia ter esse pensamento, de que o FJN foi quem contraiu a dívida.
Gerir
3 h
Grillo Comilão 🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Gerir
3 h
Jaime Carlos Nesta de andarmos a bajular cometemos erros crassos como este que denuncias. Menosprezamos toda uma sociedade num recorrente positivismo barato que até aquele defendido por Auguso Comte tem algum valor.
Gerir
5 h
Elias Jofrice So queria saber se ser #Imbecil é congênito ou tira-se curso?

Quem me dera se eu conseguisse a resposta
Gerir
5 h
Dino Foi É um direito que está implicitamente plasmado na Constituição da República.
Gerir
4 h
Euclides Flavio Dino Foi, o que constitui um Direito plasmado na CRM? Ser imbecil?
Gerir
3 hEditado
Olegário Samuel Muando Haja botas para tanta lambida. Será que sobrou graxa na Cidade de Maputo?????
Gerir
5 h
Lucas Inacio Olece O meu maior medo esta na proveniência do valor "China" que esta a comprar paises africanos inteiros com pessoas lá dentro.
Gerir
5 h
Dino Foi O dinheiro para isso tem de vir de algum sítio, a não ser que conheça alguém que fábrica dinheiro.
Gerir
4 h
Lucas Inacio Olece Os que constroem com fundos proprios tem fabrica de dinheiro..?
Gerir
4 h
Toneras Taimo Isso é assustador
Gerir
5 h
Jojo Joao Manuel Nyusi so' e' Engenheiro de Andaimes . Ntse'mmm
Gerir
5 h
Elvino Dias Quando o Nyusy entrou no poder, a ponte estava num avançado estado de construção
Gerir
4 h
Egidio Vaz Elvino Dias não sabes se quer contar. O Presidente Nyusi entrou 6 meses depois da fixação da primeira pedra. Não havia se quer um único rasto de ponte
Gerir
3 h
Euclides Flavio Egidio Vaz, vamos ser mais claros, qual é o verdadeiro mérito de Nyusi nesta ponte? O facto de ter continuado com o projecto iniciado por Guebuza ou o facto de ter inaugurado?
Gerir
3 h
Egidio Vaz Euclides Flavio eu não estou a discutir mérito. Estou a discutir factos. O mato para onde quer me levar é teu. Cuide dele. Os factos são que seis meses depois do lançamento da primeira pedra, Nyusi estava a ser presidente. Na altura não havia se quer uma segunda pedra. Guebuza inaugurou a Ponte sobre Chimuara e baptizou com seu próprio nome. Mas a negociação do crédito foi de Chissano. Chissano ou os chissanitstas não fizeram barulho. Assinou o memorando de reversão de Cahora Bassa. 99% do processo foi de Chissano. Mas os chissanitstas não fizeram barulho. Ele, Guebuza chamou para si o mérito e legado. E com razão ou não. Agora se quer aplicar a mesma lógica e uns gatos pingados saltam da frigideira
Gerir
3 h
José Luís Egidio Vaz Estou a gostar da sua abordagem nesta lufa lufa de arquiteto da Ponte M-K. Essa coisa na Frelimo precisam acabar... Essa ideia de continuidade de ideias de Mondlane, Samora, etc, etc precisa parar...o presidente eleito DEVE agir de acordo com as necessidades/Realidade do momento...avaliei com muita calma a intervenção de AEG na inauguração da Ponte, na sua abordagem usou palavras humildes mas não apresentava espírito de humildade, ora quando diz que com a inauguração da Ponte a sua missão foi cumprida, a missão dele como chefe do estado terminou em 2015, e deixou o pais em maus lençóis ja mais visto na história desta jovem nação, Guebuza não tem mérito de exigir nada neste país, o sofrimento do povo diluiu tudo de melhor que fez na sua administração...Moçambique É O PIOR PAÍS P'RA SE INVESTIR é isso que se fala em toda esfera planetaria, e não sera a ponte a atenuar isso...Nyusi está num bom caminho, neste momento a imagem dele é a unica salvação do partido.
Gerir
1 hEditado
Roque King Malaia Euclides Flavio a pergunta faz um sentido gostoso😂😂😂
Gerir
3 h
Nuno David David #Egidio, Gostei da sua explanação bem clara,
Gerir
1 h
José Luís Roque King Malaia será o que, especifique a sua questão.
Gerir
1 h
Raul Junior E, eu acham que não contribui em nada para a construção da obra? A obra é de todos nós moçambicanos!
Gerir
4 h
Atuia Bachir "Uma obra fala por si" By:Guebuza
Gerir
3 h
Roque King Malaia Eu não sei que nome darei a este tipo te botas😂😂😂afirmo categoricamente que e uma Jimmy Dolie😂😂😂essas botas são pesadas😂😂😂
Gerir
3 h
Elmo Buene Nao vejo nessecidade de discutir ponte e do fulano siclano fundou ou ideas sao dele, a ponte e dos mocambicanos ponto final.
Gerir
2 hEditado
Egidio Vaz Elmo Buene estou a dizer isso desde. Mas uns casmurros insistem em pessoalizar uma infraestrutura.
Gerir
2 h
Elmo Buene Temos futuro em frente basta seguirmos, vamos deixar ideias que nos atrasa vamos construir nosso pais. O pais depende de nos.
Gerir
2 hEditado
Hilário Jordão Tsope Qual é a ideia central do post? Quem fez a ponte ou os que dela se beneficiam ou, ainda, a sua prioridade num contexto de definição de prioridades? Abraços.
Gerir
2 hEditado
Mapopwate Cristo Mawai Jr. Nao ha merito nada aqui,a ponte é do povo porque é ele quem está a pagar.
Gerir
1 h
Paulino Jone Não vejo necessidade de se discutir quem idealizou a ponte porque no final das contas quem vai pagar factura é o povo moçambicano.

Logo, quem arquictetou a ponte somos todos nós, inclusive eu que estou em Cabo Delgado e nem conheço a Ponte que vou contribuir com meu imposto.

Aliás, vi na Tv.
Gerir
1 hEditado
Egidio Vaz Paulino Jone é o que tenho defendido. A ponte é do povo
Gerir
1 h
Tomás Queface Caro Egidio. Apenas uma solicitação. Pode partilhar o documento ou registo em que consta o sonho de Samora Machel em erguer a ponte sobre a baía de Maputo?
Gerir
1 h
Egidio Vaz Tomás Queface não posso. São documentos físicos que podes encontrar no Ministério de Obras Públicas, no seu arquivo de projectos. Pode também aproveitar ver futuros projectos para que nunca mais seja enganado. No arquivo do Conselho Municipal, também existem não um ou dois mas três projectos de construção da Ponte datados de 1984, 1988 e 1998. Submetidos aos vários potenciais investidores e principalmente o Banco Mundial, os projectos não não lograram o financiamento desejado.
Gerir
25 min
Mathod Novela Exemplo a seguir?
Gerir
49 min
Nelson Junior ...........Simplesmente um pormenor a nao esquecer;....O Chissano , como Ministro dos Negocios Extrangeiros durante 11 anos, sempre e sempre afirmou de que a Renamo era um grupo de bandidos armados....E, se, dialogou com ela ( a Renamo) é porque a Frelimo estava "dizimada" militarmente e politicamente....Quanto à famosa ponte, me pergunto, se nao teria sido melhor se, os tais 700 milhoes de dolares fossem usados na restruturaçao e no melhoramento das vias terrestres nas Provincias e nos distritos..................é so ver o estado da Estrada N1 de Inchope para Beira..............Para nao falar das estradas na Provincia de Nampula...a estrada de Moma para Nampula...e aos de Niassa, aos de Pemba......Mas, o que tem de especial a ponte de Katembe, ao nivel de "incentivar" a economia geral de Moçambique????....senhores, Moçambique nao é so Maputo....
Gerir
23 min
Yaqub Sibindy @Verdade Editorial: Futuro hipotecado
Editorial
Escrito por Redação em 09 Novembro 2018

inShare
Share/Save/Bookmark
Prestes a findar mais um ano em que os moçambicanos foram forçados a viver à intempérie, por conta da incompetência aguda por que ainda se rege o Governo da Frelimo, este bando de indivíduos decidiu mostrar, às escancaras, toda a sua falta de bom senso e o quanto está disposto a empurrar este país para sarjeta e aniquilar todos os moçambicanos.
O Governo de Filipe Nyusi anunciou, esta semana, que chegou a um acordo com grande parte dos credores da fantoche empresa de pesca de atum, a EMATUM, para reestruturar a dívida. Ou seja, Nyusi e os títeres decidiram fazer um acordo que vai custar o futuro de milhões de moçambicanos. São pelo menos 2,4 biliões de dólares norte-americanos que sairão das receitas de exploração de gás no Rovuma, para pagar o empréstimo de 850 milhões de dólares contraído em 2013, violando a Lei Orçamental e a Constituição da República de Moçambique.
O povo moçambicano tem vindo a assistir as suas condições de vida a deteriorarem-se, devido às políticas falhadas a que lhe é sujeito todos os dias. Nas zonas rurais, a situação é bastante crítica, uma vez que falta quase de tudo, desde acesso à água para o consumo, unidades sanitárias, passando pela escolas condignas, até vias de acesso e comida.
Quase todos os dias, morrem moçambicanos por falta de assistência médica e medicamentosa. Todos os anos, regista- -se o surto de cólera devido ao consumo de água imprópria. Milhares de alunos continuam a estudar ao relento por falta de sala de aulas e outras não têm a oportunidade de frequentar uma escola. A exploração de gás era, em parte, sem sombras de dúvidas, a esperança de que os moçambicanos poderiam ver esses problemas minimizados.
Os empréstimos contraídos ilegalmente deixou a população na desgrenhada miséria. Esperava-se que o Governo tivesse alguma sensibilidade em relação ao sofrimento do povo. Ao invés de responsabilizar os arquitectos e executores dos empréstimos ilegais e recuperar os biliões que não entraram no erário, Nyusi optou em hipotecar o futuro de milhões de moçambicanos e a gerações vindouros. Portanto, o que que se vê, já começa a ficar cada vez mais evidente, é que o Governo da Frelimo mais não faz do que roubar, matar e destruir o nosso belo Moçambique.
Gerir
17 min
Nelson Junior Ps!....Com 700 milhoes de dolares poder-se-ia construir boas escolas em todo o País com carteiras para todas as crianças de Norte ao Sul.........Realmente somos uns negros!...Um País, um Governo ou uma Naçao devem ou deveriao acima de tudo reconhcer as prioridades.........................
Gerir
15 min
Lourenço Jossias Boa resposta.
Gerir
13 min
Lourenço Jossias Tambem no secretariado do Conselho de ministros deve haver material abundante. Este e debate de nivel.
Gerir

Sem comentários: