sexta-feira, 24 de agosto de 2018

UM TEXTO DECECIONANTE PARA A BÍBLIA

UM TEXTO DECECIONANTE PARA A BÍBLIA
Meus irmãos,
Hoje dirijo-me a vocês que andam a intoxicar a população com palavras e termos utópicos e sonhos inalcançáveis. Falo dos juristas que, nos seus ditos, recitam tal como na Bíblia, termos como Justiça e Imparcialidade.
Os juristas sabem perfeitamente que tais termos não passam de utopia. Até hoje, apontem para qualquer ponto cardinal, onde tais palavras são realidade? Do levante ao poente, do meridional ao setentrional, a palavra de ordem é Trabalho. Ordem. Vigilância.
A constituição da República ou de um estado é a coisa mais realística que se pode ter numa sociedade. Mas está longe de representar os valores de justiça. Ou de equidade. Estranhamente, os juristas confundem um DEVIR de uma REALIDADE. Paulados! Vos sois a classe que mais perturba a sociedade. Mandam escrever termos como IMPARCIALIDADE e JUSTIÇA em legislações de uma nação e depois escolhem para os órgãos, pessoas politicamente cooptadas! Vos sois maus! Vos sois enganadores.
Não há menor possibilidade de uma lei ser imparcial. Muito menos uma constituição . Tanto uma como outra, são costurados à media dos interesses hodiernos. Portanto, quando vejo muita gente “dececionada” com as decisões dos órgãos como CNE, CC, e outros, eu penso! Onde é que essa gente pensava buscar tais quimeras! Comparam bíblia a constituição? Tal não é possível.
Nós somos uma sociedade imperfeita. A única perfeita é a necrópole. Lá não há prédio. Cada um no seu túmulo. Queria ser sofistica neste pequeno texto. Porém, devo ser claro: Nos EUA, Reino Unido, China ou França, até os juízes ao mais alto cargo são politicamente nomeados. O melhor exemplo são os EUA. O direito é uma ciência. Também há mafia. Não olhem para as leis como palavras-estanques. Estudem as leis. E suas trafulhices.
Lamento muito, mas julgo que os juristas estão a fazer o PIOR papel, ao não esclarecer os demais do que é de facto feito do seu papel. Estão, por assim dizer, a serem os traidores da consciência cidadã. Manipuladores, trafulhas, e todos epítetos que a sociedade já tem noção. E depois não reclamem.
Direito não é sinonimo de justiça. As autoridades estão obrigadas a seguir a lei. E Lei não é igual a justiça. Enjoa-me quando advogados confundem propositadamente esses conceitos. Vade retro.
Comentários
Elísio de Sousa Egidio foste mais profundo naquilo que tenho constantemente advogado. Lei e Justiça são conceitos antagonicamente diferentes. A lei está nas normas jurídicas e a justiça, no coração de cada um. Tout court
Gerir
4 h
Manganhe J. Vicente Ai está o realismo. Hi file...
Gerir
4 h
Chadreque Capece Jr. Foste top prof
Gerir
4 h
Carlos Muhate Trabalho, Ordem, Vigilância. Também é utopia.
Gerir
4 h
Gervasio Silverio obrigado mano. Eu não só te admiro, como também, gosto tanto de V.Excia. 
Aqui, disse a verdade. Agora, figa bem que a CNE, não ta cumprindo justiça mas sim a lei, a ciência do direito.
Gerir
4 h
Felizmente Dzowo Nenhuma lei é justa! A justiça é a medida por medida, o que a lei não é capaz de alcançar. Só que os juristas são o problema secundário. O elo mais ruim de uma sociedade é a Politica. Esta institui, executa e materializa a injustiça.
Gerir
4 h
Becane Sibia Gratos pela imagem
Gerir
3 h
Xavier Chirrime Muito obrigado por esta imagem. Que seja vista por todos quando lhes falta clarividência sobre o que verdadeiramente comporta a igualdade...
Gerir
1 h
Benedito Sefanhane Posse Há coisas que a pessoa lê alcança a malícia do autor e deixa estar.
Gerir
4 h
Omardine Omar De facto. Há muitos enfadonhos metidos a juristas a tornarem a sociedade mais misantrópica, do que já está.
Gerir
4 h
Andre Raimundo Chavane Mr Vaz, Intelectual-mor, sempre igual a si mesmo! Abordagem oportuna e, profunda.
Gerir
2 h
Evanex Saboroso Qual a sua responsabilidade na desordem da qual você se queixa?
Gerir
2 h
Chacate Joaquim Este é o Egidio Vaz que conheço, a luta pelo ideal até provoca guerras em sociedades mais revolucionárias. De facto Africa foi explorado durante séculos e se encontrava justificações plausíveis que até hoje tem claques mas nunca foi Justo. O maior mal de todos tempos é quando a falta de caracter se massifica de tal forma que as mentes mais íntegras se alienam sem dó nem piedade para as massas mais desfavorecidas. Se até os que enxergam são efermos de amnesia estomancal o que será de Tharxx.? O grande problema mesmo é o lado implícito da nordem juridica que exige uma actividade valorativa, constitutiva e cognitiva com embuido de principio de legalidade, democratico e legiferante verdadeiramente abstrata e imparcial. Temos que amar a patria não os nossos interesses o que nao implica em nada se deixar.
Gerir
2 h
Lukuekue Amani 😅😅😅😅
Gerir
2 h
Rafael Monteiro Hehehe, com a aprovação dessas novas leis agora é que estou a ver que tem muito emprego aí em Moçambique para os meus amigos juristas. Pocha maldita hora que escolhi fazer os cursos errados
Gerir
1 h
1 h
Lukuekue Amani 😅😅😅😅
Gerir
1 h
Germano Pais Está a dizer claramente, que as leis foram feitas para serem violadas?
Gerir
1 h
Lukuekue Amani Infelizmente. Sim...
Gerir
1 h
Lukuekue Amani Lei é simplesmente para salvaguardar o cumprimento do norte de uma nação (constituição). 

Quando a mesma lei (justa ou injusta) que se presume ser aplicável a todos, sobre mesma infracção, para indivíduos distintos , as "instituições de lei" se com
portarem de formas diferentes, aqui começa o problema.

Se não é Justiça, acredito ser necessário criar ou procurae uma NOVA palavra para através da qual se fará menção deste imbróglio...
Gerir
1 h
Germano Pais Logo, os que estão na mó de cima, fazem e desfazem dos demais. Ou não entendi o alcance do post.
Gerir
1 h
Orlando M'sede Pedro Morder e soprar é uma tática que só um animal consegue fazer.
Gerir
1 h
Brazao Catopola Egídio quero acreditar que depois vais retificar este texto. 1) não há problema absolutamente nenhum em nomear se juízes, procuradores etc politicamente. O que entra em jogo aqui é a noção de bem comum. Os juízes americanos não decidirão em momento algum a favor de Trump porque este os nomeou, farão por merecer uma posição justa. A justiça deve ser vista como um fim em si mesmo. Nesse sentido nado não está em debate se ela existe fisicamente mas o que significa justiça. Não existe sociedades, nenhuma mesmo sociedade justa, mas existe isso sim sociedades menos injustas possíveis. Paises como a Dinamarca, Suécia, Suíça luxumburgo caminham para esse tipo de Sociedade naquilo que se denomina com sociedades com intenção para frente, aquelas que permanentemente se regulam, acomodam a justiça, a esperança na perfeição mesmo sabendo que não alcançarão agem para tal. O papel do jurista seria neste caso ignorar o maltratar ou pontapear a constituição? Afinal o que nos torna Moçambique é o bem comum, a constituição, que por sinal foi, está concebida pelos juristas. Não há mal nenhum em mostrar todas as outras possíveis interpretações do texto. Afinal os membros da CNE são tão clarividentes que não podem ser questionados? O Egídio está assumir que nunca condenou as posições da CNE? Que me lembre já. Então nessa altura a CNE era menos CNE que agora? Não está em causa o que apoiamos/defendemos mas sim que tipo de país queremos e debater estás questões levam a. Uma reflexão sobre o país é sua possível melhoria. Eu dizia há dias que o melhor disto tudo é que temos a chance de discutir uma CNE despartidarizada. Agora vemos porque é necessária uma CNE assim. A. Votação foi partidarizada. Eu ano estou a favor de um ou outro candidato. Os três ate agora não me dizem nada, mas aceitar que funcionemos feitos crianças correndo por doces não ajuda o país. Os termos que diz serem utópicos até de facto são utópicos mas denotam e conotam um sentido real de algo. Imparcialidade e justiça são alguma coisa, mesmo que fiticia e se procura alcançar. Finalmente, nada contra sua mudança de opinião e posição é mesmo natural. Agora cortar uma possibilidade de debate, isso já não é mesmo do seu estilo!!

Sem comentários: