domingo, 19 de agosto de 2018

Nasceu o Julius Malema na Frelimo

FRELIMO dividida (?)
"...o bom líder é aquele que sabe resolver os conflitos sem causar outros conflitos...". Portanto, o caso do Samora Machel Jr., não se resolve na base dos ESTATUTOS DA FRELIMO, resolve-se numa mesa redonda onde podem se "chamboquearem, se morderem, se insultarem, se ameaçarem, etc.," mas no final, sairem todos abraçados e com sorrisos sorridentes.
O contrário, há maior probabilidade de rompimentos na FRELIMO entre a FRELIMO co-business (os arquitectos do sofrimento dos moçambicanos que incluem os donos das dívidas ilegais) e a FRELIMO co-patriota (os arquitectos morais dos ideias da FRELIMO).
Portanto, se o projecto Samora Machel Jr., avançar, há maior probabilidade de, a FRELIMO reerguer-se contra todas as acusações lesa-pátria, e continuar a ser um centro das atenções para coisas que realmente funcionam. No entanto, é uma das vias para a sua sobrevivência, senão vai desaparecer dentro de 10 anos. A história, confidencia nos que, os movimentos libertadores não chegam mais de 50 anos na LIDERANÇA dos destinos dos seus Estados.
Jornal SAVANA, de 4 de Maio 2012, muito antes de se conhecer quem seria candidato. A atitude de Samora Machel Jr., o Samito (ao apostar no AJUDEM) foi uma clara afronta ao poder do PR NHUSY. No jornal "Dossier & factos" a mamã Graça disse que a actual liderança não era coesa. Tudo o que está a acontecer são pendências de 1962. JC.
______________
O caso samitozite, portanto, uma doença emocional necessária para a Frelimo de 1977 resgatar a missão, visão e valores da FRELIMO de 1962, este caso vai deixar cair muitas pessoas!
______________
Eu recomendaria a considerarem a análise do meu artigo, se quiserem o bem para todos!
Artigo de Gilder Anibal, FB, 15.08.2018
ESTATUTOS DA FRELIMO, 2010
Art. 13
(Expulsão)
Expulsar o camarada membro do Comité Central da FRELIMO, o Samora Machel Jr., não procede pelos seguintes motivos:
a) Morais e históricos
Moralmente pode ser vergonhoso expulsar da FRELIMO o filho de um primeiro presidente de Moçambique. O mesmo se aplica aos antigos combatentes que negociaram as dívidas da MAM, SA; Ematum, SA e Proíndicus, SA. Não procede. Portanto, a se expulsar o Samora Machel Jr., estaria a pôr-se em causa, toda a base da FRELIMO que apoia a sua atitude, o que de certo modo, essa expulsão, a ser verificada, deve ser extendida para todos os membros integrantes no projecto do Samora Machel Jr., e equivale a dizer que, a FRELIMO terá que expulsar muitos membros. E no final, quem sairá prejudicada, é a própria FRELIMO. No entanto, não recomendaria a pautar por esta via, uma vez que, a imagem do partido FRELIMO anda muito desgastada nos últimos anos pelos factos que todos conhecem!
b) Técnico-Políticos
Tecnicamente, a FRELIMO a nível das bases falhou o processo politico interno na eleição dos cabeças-de-lista. A reclamação da exclusão do Samora Machel Jr., antes da anuência dos candidatos Eneas Comiche, Etc., ao nível da Comissão Política podia ser primeiro resolvida ao nível das bases do Comité da Cidade. E a não consideração deste facto, abriu precedentes de falha técnica-política da FRELIMO em Maputo. Portanto, a atitude do Samora Machel Jr., juridicamente é legal e está politicamente correcta. E estando politicamente correcta, a sua expulsão na FRELIMO, ao abrigo do Art. 13 não procede! Portanto, a se expulsar o Samora Machel Jr., estaria a pôr-se em causa, toda a base da FRELIMO, OJM, AACLIN, OMM, Etc., que apoia a sua atitude, o que de certo modo, essa expulsão, a ser verificada, deve ser extendida para todos os membros integrantes no projecto do Samora Machel Jr., e equivale a dizer que, a FRELIMO terá que expulsar muitos membros. E no final, quem sairá prejudicada, é a própria FRELIMO. No entanto, não recomendaria a pautar por esta via, uma vez que, a imagem do partido FRELIMO anda muito desgastada nos últiumos anos pelos factos que todos conhecem!
c) Estratégicos
No que concerne a estratégia na eleição do cabeça-de-lista para as candidaturas das 53 autarquias no País, a FRELIMO falhou. Falhou ao ignorar vozes juvenis num País onde, maior parte das bases que suportam a FRELIMO é jovem. Portantanto, uma vez mais, a atitude do Samora Machel Jr., está coberta de razão. E estando correcto, a sua expulsão na FRELIMO, ao abrigo do Art. 13 não procede. Portanto, a se expulsar o Samora Machel Jr., estaria a pôr-se em causa, toda a base da FRELIMO que apoia a sua atitude, o que de certo modo, essa expulsão, a ser verificada, deve ser extendida para todos os membros integrantes no projecto do Samora Machel Jr., e equivale a dizer que, a FRELIMO terá que expulsar muitos membros. E no final, quem sairá prejudicada, é a própria FRELIMO. No entanto, não recomendaria a pautar por esta via, uma vez que, a imagem do partido FRELIMO anda muito desgastada nos últiumos anos pelos factos que todos conhecem!
Na última instância analítica, atitude do Samora Machel Jr., vem romper o que chamamos de “unanimidade burra-doença emocional” dentro da FRELIMO, articulada como sendo a “disciplina partidária”. O que eu não concordo porque não é possível onde mais de 20 pessoas, existir um pensamento unânime. E quando isso se verificar, é o fim da humanidade.
Entretanto, atitude do Samora Machel Jr., vem fragilizar ainda mais, as competências de resolução de conflitos internos na FRELIMO ao nível da hierarquia máxima, nomeadamente, a Comissão Política e o seu presidente!
E uma coisa é certa, se a FRELIMO perder mais de 20 círculos autárquicos nas eleições de Outubro de 2018, corre-se o risco de o presidente da FRELIMO, ser destituído numa reunião extraordinára da Comissão Central. E a se verificar, será o fim inglório dos mandatos do actual presidente da FRELIMO que simultaneamente é o presidente da República de Moçambique.
Portanto, expulsar o Samora Machel Jr., pode custar a perda de mandatos de muitas pessoas na Comissão Política, Comissão Central e quiça a queda do presidente do partido FRELIMO. Eu, não recomendo essa medida para o bem de todos (…).
____________________
Tenho dito, a política deve ser feita com um pouco de intelectualidade.
Estatutos da FRELIMO, 2010 (v. aqui.http://www.frelimo.org.mz/…/estatutos-aprovados-pelo-10-con… ).
Comentários
Mindo D'avila Frelimo um Cancer em fase terminal.
Gerir
GostoMostrar mais reações
10 h
Dercio Nicolau Essa analise è feita com base em!!???
Gerir
GostoMostrar mais reações
8 h
Aziza Throne Julius malema.... aqui os brancos nao tem farmas para serem expropriadas
Gerir
GostoMostrar mais reações
10 h
José Correia ja foram destruidas em 75 e nao foi so agricultura ....podem acabar com a LAM,vender os pneus dos avioes
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
Aziza Throne José Correia como fizeram com as peças dos miga nos anos 90
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
José Correia mocambique so tem um caminho ,mudança do sistema politico ou militar e isso nunca sera feita com a frelimo,seja qual frelimo for ,mas sim com a renamo
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
José Correia Aziza Throne minha amiga sou moçambicano da resistencia nacional mocambicana ,conheço muito bem a frelimo ,o significado em termos politicos ,economicos ou militares ,a indignidade da vida do povo moçambicano ,as prioridades afinal duma independencia falhada que troxe apenas uma ligaçao perigosa sistema politico ,alta finança que escorraçou o povo para a pobreza em detrimento de certos grupos politicos e seus familiares ,esquecendo se do povo ....minha amiga so existe 2 caminhos ou votam na frelimo e manteem a pobreza ,os negocios ,a corrupçao ,ou votam na renamo onde acredite reside a esperança de na verdade levarmos moçambique a dignidade humana ,com melhor educaçao ,saude ,justiça e melhores salarios de acordo com o nivel de vida
Gerir
GostoMostrar mais reações
9 h
Aziza Throne As eleicoes sao uma farsa.... a quadrilha controla ate o papel que se usa para imprimir o boletim... tem la os seus empregados e sipaios. Nao ha outra saida senao insurreicao
Gerir
GostoMostrar mais reações
1 h
Guilherme Paulo GZ Esperando os próximos cap dessa novela
Gerir
GostoMostrar mais reações
8 h
Vany Filipe Espectáculo pra boi dormir!! Quero ver até onde irá essa trama toda...
Gerir
GostoMostrar mais reações
7 h
GostoMostrar mais reações
6 h
GostoMostrar mais reações
3 h
GostoMostrar mais reações
44 min


Sem comentários: