domingo, 5 de agosto de 2018

NA ALDEIA PALUSSANÇA CERCA DE 35 PESCADORES INVADEM VEDA TEMPORÁRIA E COMUNITÁRIA DE POLVO

CHEFE DO POSTO DE MACOMIA-SEDE APELA INCREMENTO DE ACÇÕES DE LIMPEZA.
A Chefe do posto administrativo de Macomia-sede, Maria Rosa Merruo, apela mais uma vez a população, da sua área administrativa, para incrementar acções de limpeza e gestão de lixo para distanciar-se de doenças como a diarreia, cólera, málaria, entre outras.
Maria Rosa Merruo, que falava numa entrevista a propósito da produção dum programa sobre gestão de lixo, salientou que tem sido prioridade dos membros do seu conselho administrativo educar a população sobre a gestão do lixo caseiro.
Maria Rosa, que não revelou o número de palestras realizadas durante os seis meses de ste ano, acrescentou que, o que difere o homem do animal é a manutenção de higiene individual e colectiva.
Entretanto, cidadãos entrevistados pelo mesmo propósito, apelam o executivo para aumantar as capacidades de recolha do lixo no mercado central de Macomia.
Estes admitiram que a gestão do lixo, deve começar nas residências e alastrar-se em toda comunidade onde cada um vive.
ADMINISTRADOR DO DISTRITO DE IBO, DEFENDE ENVOLVIMENTO DA POPULAÇÃO EM ACÇÕES DE PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE MARINHA.
O administrador do distrito de Ibo Issa Tarmomade, defende que toda população daquela ilha deve envolver-se em acções de preservação da biodiversidade marinha, para garantir a subsistência.
Issa Tarmomade, que falava há dias numa reunião organizada pelo Parque Nacional das Quirimbas e Fundo Mundial para Natureza, sublhinhou ser necessário que a população abandone a prática de artes nocivas ao ambiente marinho.
Tarmomade considera ainda que a sensibilização da população deve ser permanente para que a implementação de boas práticas como gaiolas melhoradas seja efectiva.
A Procuradora Distrital de Quissanga, representantes do Parque Nacional das Quirimbas, na sede do distrito, promoveram palestras convista a conservaçao e uso sustentavel dos recursos marinhos.
Nesta ordem, decorreu a ensineiraçao de redes improprias a pesca.
Fonte Facebook de Marito Binda.
Combatentes de Macomia saudam Chefe do Estado pela busca da paz.
Os Combatentes da Luta de Libertação Nacional na Vila de Macomia, em
Cabo Delgado, saudam os esforços do Chefe do Estado Felipe Nhusi, pelo
diálogo que tem mantido com a liderança da RENAMO, com vista ao
alcance da paz efectiva no país.
Os Combatentes falavam à Rádio Nacedje, a margem da celebração dos 50
anos do Segundo Congresso da Frente de Libertação Nacional, cuja
cerimónia central teve lugar em Matchedje, distrito de Sanga,
província de Niassa.
O Combatente Daniel Lourenço, afirma que o esforço do chefe do estado,
na manutenção do diálogo, mostra que os moçambicanos são irmãos,
apesar das diferenças políticas.
Já o Combatente Jamba Patisson, exorta as pessõas para perdoarem-se
entre si, só assim segundo defende, a dita reconciliação terá lugar na
sociedade.
Os combatentes, explicaram ainda que o 2˚ Congresso da Frente de
Libertação Nacional, definiu linhas mestres para o avanço da luta, um
acto que passou pela eliminação das diferenças socio-culturais dos
moçambicanos.
O 2˚ Congresso da Frente de Libertação Nacional, realizou-se de 20 à
25 Julho de 1968 em Matchedje, província de Niassa.
ANCUABE NÃO VAI ATRAVESSAR BOLSAS DE FOME NO PRESENTE ANO 2018.
O Distrito de Ancuabe na Província de Cabo Delgado, não vai atravessar bolsas de fome no presente ano de 2018, devido aos bons resultados alcançados pelos produtores na campanha agricola 2017-2018.
Tudo indica que o empenho dos produtores no aumento das áreas de produção agrícola nas culturas diversas face ao aproveitamento das terras férteis e recursos hídricos que aquele Distrito oferece contribuiu para bons resultados, não obstante a queda irregular da chuva.
O Secretário Permanente do distrito de Ancuabe Castro Balão, entrevistado há dias pelo o jornal O Campo, do Instituto de Comunicação Social disse que a colheita alcançada garante reserva alimentar até a próxima safra agrícola.
Castro Balão, disse que na primeira época havia sido lavrada uma área de 494 hectares com a perspectiva de produção de 269.673 toneladas de diversas culturas.
O Secretário Permanente de Ancuabe, acrescentou que houve também a praga de funil de milho que afectou a cultura, mas depois de mapeamento das áreas abrangidas a situação foi minimizada por produtos químicos, além de elefantes que destruiram parcialmente algumas machambas no posto Administrativo de Mesa.
PNQ PREMIA ALUNOS QUE SE DESTACAM SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE.
O Parque Nacional das Quirimbas, em Cabo Delgado, premiou recentemente alunos de algumas escolas primárias e completas de Macomia, Ancuabe, Meluco e Quissanga, num concurso lançado a dias sobre a Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade com objectivo de incutir nas crianças um pensamento persistente sobre os problemas ambientais a nivel das comunidades.
Dos prémios constam camisetes, Pastas e materiais escolares.
Segundo uma fonte, o concurso sobre a Educação Ambiental e Conservação da Biodiversidade lançado a dias pelo Parque Nacional das Quirimbas, tinha 4 categorias, sendo escola verde, redação e poesia baseada em temas de conservação, artes e oficios e educação visual.
De acordo com a fonte, as escolas abrangidas são aquelas que possuem clubes ambientais.
O programa de clubes ambientais nas escolas nos distritos ora mencionados envolve 7 estabelecimentos de ensino, nomeadamente EPC de Nkucutuco e EPC 16 de Junho de Malema no distrito de Meluco, EP1 de Nanjaba em Macomia, EPC de Napuda e Natugo em Quissanga e EPC de Ngeue no distrito de Ancuabe.

Sem comentários: