segunda-feira, 6 de agosto de 2018

Governo e Renamo assinam memorando sobre assuntos militares


Governo e Renamo assinam memorando sobre assuntos militares
O Presidente da República, Filipe Nyusi, anunciou à nação, no final da tarde desta segunda-feira, que o Governo e a Renamo assinaram um memorando sobre assuntos militares. A assinatura deste memorando é o culminar de um processo iniciado há precisamente um ano, quando Filipe Nyusi deslocou-se à serra da Gorongosa para falar sobre a paz com o falecido, líder da Renamo, Afonso Dhlakama.
Os dois líderes falaram, na ocasião, do processo de descentralização, desarmamento, desmobilização e integração dos homens da Renamo, tendo como pilares a paciência, tolerância, compreensão, reconciliação e dedicação aos resultados na busca pela paz
“Um ano passou e hoje, Moçambique pode testemunhar os ganhos que juntos erguemos. A paz que hoje desfrutamos”, disse o Chefe de Estado, mencionando ainda a aprovação pela Assembleia da República, em Maio, da emenda constitucional que permitiu avanços no processo de descentralização e a aprovação da legislação eleitoral que vai viabilizar as 5ªs eleições autárquicas, agendadas 10 para Outubro, como ganhos alcançados.

Sem comentários: