quarta-feira, 1 de agosto de 2018

Desmilitarização da Renamo refém de "acordo no papel"


O recente entendimento entre o PR Filipe Nyusi e o Coordenador da Renamo, Ossufo Momade, na Beira foi, um encontro de princípios e o estabelecido prazo de dez dias se insere nesse contexto, clarificou um elemento ligado a estratégia negocial do maior partido da oposição. A Renamo, disse-me a fonte, espera pela assinatura nos próximos dias de um acordo sobre "questões militares" formalizando aquele entendimento.
So depois desse acordo, a Renamo começará a contar os 10 dias para apresentar sua lista de oficiais para integração em lugares de chefia no Estado Maior do Exercito e no Comando Geral da Policia. No entendimento da Renamo, na Beira houve apenas uma clarificação de princípios. O processo vai avançar com um "acordo formal" que clarifique o papel de cada um dos lados e um cronograma completo para a desmilitarização, incluindo elementos concretos sobre a reintegração social dos seus homens.
Nos ultimos dias tem crescido um tom de desconforto nalguma opinião publica, em organizações da sociedade civil e chancelarias ocidentais, que esperavam um maior cometimento da Renamo depois dos entendimentos da Beira. Por outro lado, Armando Ossudo foi citado nalguma imprensa dizendo que o prazo dos 10 dias estavam expirando e a chefe da Liga da Mulher da Renamo disse ha dias em Tete que o seu partido nao entregaria as listas sem garantias.
A fonte disse-me ontem que esse tom de desconforto era exagerado e mostrava uma falta de conhecimento do processo. Neste momento, disse ela, as negociações estão bem encaminhadas rumo ao referido acordo formal. Para a Renamo a plena integração dos seus oficiais no Exercito e na Policia era condição sine qua non para o processo seguir suas etapas subsequentes, nomeadamente o acantonamento dos seus foot soldiers e consequente triagem para determinacao de quem vai ser encaminhado para as fileiras da PRM e quem seguira para a desmobilização no quadro de um programa "compreensivo" de reintegração social.
Comentários
Eusebio Jose Obrigado Mosse
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Jose Pedro Damiao Vamos esperar
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Vasquinho King Vamos aguardar o dia 1 dos 10dias previstos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Nelia Piores É sim necessário um preto no branco claro e preciso!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Sidonio Bras Se falam em Macua. Vain terminar bem.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Sic Spirou On and on and on...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder4 h
Elias Matsinhe Esse coisa de todos no partido quererem comentar sobre o assunto deixa-nos com uma impressão de falta de de organização e disciplina.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 hEditado
Joao Mazivila Antonio Isso é uma notícia muito valiosa MM, Muito kan imambo, bem haja MM
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder3 h
Francey Zeúte Afinal quem está coordenar este assunto da parte da Renamo?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder2 h
Adelino Branquinho Francamente, eu não entendo, porquê insistir no informalmente; já se gastou rios de tinta, a escrever este assunto; as coisas não avançam, porque é tudo tratado verbalmente. Por favor, deixem se de hipocrisias, ponham em dia a seriedade, a honestidade e a vontade política, e veremos a Paz duradoura e efectiva, que tanto propalam, florir e fluir.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Joao Mazivila Antonio Mas a Renamo não vai entregar armas nunca, vai sim querer que o processo da integração dos seus comandos nas FDS,leve o tempo necessário, para chegar a confiança de todos os envolvidos e do povo, sabem bem que nem tudo que se escreve é o que acontece na prática, mesmo o AGP foi ignorado, o seu líder falecido já foi emboscado, etc.O mesmo intertenimento do Governo está a ser acompanhado pela Renamo,estamos longe de uma paz efectiva sem a reconciliação nacional

Sem comentários: