segunda-feira, 20 de agosto de 2018

A decisão não é definitiva visto que a Renamo ainda pode recorrer ao Conselho Constitucional.

CanalMoz
3 h
Última Hora*Última Hora*Última Hora*Última Hora*
Frelimo na CNE chumba candidatura de Venâncio Mondlane
Maputo (Canalmoz) - A Comissão Nacional de Eleições (CNE) acaba de chumbar a candidatura do cabeça de lista da Renamo, Venâncio Mondlane alegando-a improcedente em virtude deste ter renunciado ao mandato na Assembleia Municipal, quando foi eleito deputado para a Assembleia da República. Quem votou contra a candidatura de Venâncio Mondlane foram os vogais da Frelimo na CNE. A decisão não é definitiva visto que a Renamo ainda pode recorrer ao Conselho Constitucional.
CANAL.CO.MZ
DestaquePolíticaÚltima Hora: Frelimo na CNE chumba candidatura de Venâncio Mondlane 20 Agosto, 2018 0 15 Compartilhar no Facebook Tweet no Twitter Cabe a Renamo recorrer ao Conselho Constitucional que pode anular a decisão ou mante-la. Maputo (Canalmoz) – A Comissão Nacional de Eleições (CN...
Comentários
Jorge Tovela Nao foi a frelimo meu caro mas sim mdm, frelimo e a dita sociedade civil que ambos totalizaram 9 votos a favor contra 7
Gerir
Responder3 h
Imtiaz Vala Boa observação!
Gerir
Responder3 h
César Macamo Afinal baseia-se em votos! 
Devem recorrer os pressupostos do Direito.
Gerir
Responder3 h
César Macamo Não há sociedade civil aqui em Moçambique, é tudo FRELIMO aquilo.
Gerir
Responder3 h
Fernando Augusto Januario É com muita pena que um país que derramou sangue de muitos moçambicanos para ficar independente, estaja a ser manipulado por um punhado de gente. 
Ainda bem que acontece numa altura em que a Renamo não esta desarmada e isso é mais uma prova do que virá depois do desarmamento. 
Este não é um país democrático, afinal qual é o medo? 

Se a oposição não acorda, dias piores que estes virão.
Gerir
Responder3 hEditado
Amad Ravia Assim a renamo de armas no punho tem que matar um dos seus familiares Fernando Augusto para reivindicar alguma coisa?
Gerir
Responder2 h
Fernando Augusto Januario Amad Ravia na guerra de Libertação mataram teus país?
Gerir
Responder2 hEditado
Amad Ravia Mataram portugueses que vinham matando moçambicanos durante 500 anos.
Alguma outra pergunta Fernando Augusto Januario?
Gerir
Responder2 h
Fernando Augusto Januario Amad Ravia você não acha que a população esta morrendo sem precisar de ser com armas? Acorda.
Gerir
Responder2 h
Amad Ravia Assim estás enterrado em que cemitério Fernando Augusto Januario?
Gerir
Responder2 h
Fernando Augusto Januario Amad Ravia e você não acha que com esses portugueses o povo nunca passou fome? Não achas que hoje o povo é mais escravo que nesse tempo? Qual é o direito que você tem hoje? Boas escolas? Bons hospitais? Boas estradas? Boas infraestruturas? Boa agricultura? Boa industria?
Gerir
Responder2 hEditado
Amad Ravia Tenho tudo que o português jamais me deixaria ter, estudei até ao superior cá dentro em instituições públicas de ensino não fui obrigado a parar com a 4 classe como o português nos fazia, a cada vez que fiquei doente nunca fui a clínicas me curei nas nossas unidades sanitárias públicas, não fui a capital do país para o ensino superior pois a universidade está expandida em todas providencias, o emprego que tenho tive cá dentro, etc. Queres que continue a enumerar mais alguma coisa Fernando Augusto Januario?
Gerir
Responder2 h
Fernando Augusto Januario Amad Ravia se até os filhos dos libertadores contestam, quem é você para lhes legitimar? Você vive num pais cheio de Madeira, mas crianças do povo estudão sentadas no chão, vendo madeira a ser transportada para o exterior, onde os filhos que tu defendes os pais estudam lá onde vai a madeira.
Gerir
Responder2 h
Amad Ravia Eu nunca sentei no chão, e sempre estudei nas escolas públicas quer nas cidades e no campo e não sentei no chão em nenhum desses sítios e nunca estudei no privado. Vejo sim crianças no chão, mas também vejo paulatinamente a serem construídas escolas até nos povoados e as carteiras aos poucos vão chegando lá.
Até o EUA têm desempregados, tem moradores de rua e de debaixo de pontes, mas são um dos mais ricos do mundo. Então não pense que teu país seria um milagre
Gerir
Responder2 hEditado
Fernando Augusto Januario Amad Ravia achas que isso é suficiente, sabes quantos conseguem isso? Você é uma gota de água no fundo do oceano. E nem vou te perguntar em que àrea, porque já imagino. Se calhar fazes parte daquela qualidade -20%.
Gerir
Responder2 h
Fernando Augusto Januario Amad Ravia passam 26 anos desde 92, e não achas que seria tempo mais que suficiente para acabar isso? Eu comecei a estudar em 72, até 75 nunca tinha visto criança sentar no chão.
Gerir
Responder2 h
Manuel Chavane Fernando, deixa o Amado Ravia na Paz dele. Estamos em democracia que foi instalada a ferro, fogo, lágrimas e sangue por intransigência de algumas pessoas......
Gerir
Responder2 h
Amad Ravia Teu país a semelhança de quase todos países da África Austral estão em fase de desenvolvimento, e as melhores condições não são de dia para noite, além do mais ninguém faria esses milagres que estás a desejar, nem mesmo a renamo.
Sobre a qualidade da m
inha formação te digo que fui formado bem, e a minha área de formação não preciso fazer publicidade aqui.
Se achas que ficar aí sentado atrás do fb te ajuda a melhorar de vida então estás enganado, quando falas de % te digo que a melhor coisa que um pai deve dar ao filho é mostrar o caminho da escola pk só com a escola nós temos um caminho meio andado e ferramentas para o auto-emprego/ emprendedorismo e o emprego normal. Não é ficando aí sentado no fb para depois reclamar que o país não serve, que o país faz nada por ti, quem não serve é você que não faz nada nem pra ti e nem para seu país
Gerir
Responder2 h
Amad Ravia Nada veio de borla oh Manuel Chavane, a democracia assim como a independência vieram a ferro e fogo, isso aconteceu no mundo todo e Moçambique não é excepção.
Portanto, fico na minha paz e te deixo na mesma paz
Gerir
Responder2 h
Fernando Augusto Januario Amad Ravia vá se enganando com isso, o que têm é má governação isso sim, o resto é para o povo dormir. Este é um pais onde basta estares no poder podes matar e roubar ninguém te faz nada. Condenação é para o ladrão de galinhas.
Gerir
Responder2 h
Amad Ravia Cada um se engana com aquilo que quiser e acredita no milagre que quiser, simples quanto isso.
A governação dos homens é tudo igual não há milagres, não há milagres nem aqui e nem lá no ocidente.
Gerir
Responder2 hEditado
Amad Ravia Para já, boa noite vou dormir porque amanhã muito cedo tenho que estar em pé para ir trabalhar para dar pão e escola aos meus filhos. A vida é feito de mão na massa e não de reclamação a todo o momento.
Boa noite
Gerir
Responder2 h
Fernando Augusto Januario Amad Ravia estas a falar no geral ou no caso em discussão, Mandela governou Africa Do Sul isento, então não me venha dar política de meia tigela, defendendo desumanos, porque até o Colono foi relativamente humano.
Gerir
Responder2 h
Fernando Augusto Januario Amad Ravia Nao fala do ocidente, onde Presidentes, Primeiro Ministros são responsabilizados criminalmente, posso te citar casos que agora estão na justiça: Ex-Primeiro Ministro Português, preso várias vezes; Ex-Presidente Francês; Ex-Primeiro Ministro Italiano; sem contar que alguns presidentes Americanos também já foram ouvidos pela justiça. Então não compara nosso País com Países democráticos, o nosso não é.
Gerir
Responder1 h
Tomás Paulino André Este pais tem leis e instituicoes legalmente instituidas, onde os cidadaos devem obdiencia, bem haja CNE, se ha incompatibilidade, nada mais se nao o cumprimento a linha da lei. Todos somos iguais perante a lei.
Gerir
Responder3 h
Paulo Alberto Tomás Seu burro, tax a falar de que lei? Se há lei, pk k os autores da dívida pública não são responsabilizados? Pensar bem antes de vir atrapalhar os outros aqui.
Gerir
Responder3 h
Tomás Paulino André Obrigado pelo elogio, e forca CNE ao fazer valer a lei.
Gerir
Responder3 h
Atumane Muenhe Muenhe Se o país tem leis os porques das dívidas ocultas! A frelimo chumbou e vai chumbar mais no dia 10 de Outubro
Gerir
Responder2 h
Responder2 h
Fernando Augusto Januario E com muita pena que estávamos num país de mentalidades e memorias curtas, onde não existe igualdade no que tange a Lei, onde pessoas esvaziam os cofres do Estado endividando o país até o culhão do Cidadão pacato, ficam impunes e um ladrão de galinha condenado em facção de segundos e ver alguém falar de Leis? Tenha vergonha e olha o que esta a acontecer com o povo.
Gerir
Responder2 hEditado
Sidonio Pedro Tomás Paulino André muito bem, as leis são para serem cumpridas. Não liga aos insultos, são próprios de quem está com dor de corno.
Gerir
Responder2 h
Julio S Langa #Tomás e #Sidonio, me desculpe, Rogério está na mesma situação com o VM ambos eram membros da assembleia municipal ate a mesma data pela qual renunciaram! Como fica a situação do Rogério, se a lei ta para todos!?
Gerir
Responder2 hEditado
Bartolomeu Chichava Isso é desespero vosso frelimo... como não há como ganhar legalmente tinham que inventar qualquer coisa! Vergonha só
Gerir
Responder2 h
Wariwe Nyapara Paulo Alberto Tomás falaste por mim
Gerir
Responder1 h
Nhanisse Jah Yahwah MDM mete queixa. CNE aceita e delibera. Para Canal foi Frelimo. Se CNE não tivesse deliberado a favor do MDM, também seria Frelimo. Hey! Vai tomar um café e descansar um pouco. Hoje é aniversário da Cidade da Beira iwe!
Gerir
Responder2 h
Enock Adriano É hora de avaliar se é viável entregar armas porque a novela do ano que vem terá muita ação
Gerir
Responder3 h
Fernando Augusto Januario É preferível não entregarem, isso não tem nada a ver com democracia, isto é ditadura.
Gerir
Responder3 h
Tetao Da Silva Moçambique tem um seriado que nunca vai acabar,isto é tipo prison break
Gerir
Responder2 h
Ricardino Jorge Ricardo Neste país DHL está dar muita falta e ainda é cedo...
Gerir
Responder2 h
Horacio Raposo Se Afonso estivesse vivo.....
Gerir
Responder3 h
Inacio Arnaldo Mazive Canalmoz é um jornal fantoche os votos do MDM e da Sociedade Civil na CNE foram para onde já que acusa a Frelimo?
Gerir
Responder2 h
Faizal Pretty Cano Tão cedo já começaram com Burlas
Gerir
Responder3 h
Enock Adriano Tentativa a democracia, isso não vai acabar bem
Gerir
Responder3 h
Belivio Margarida Segundo capítulo, do romance...!
Gerir
Responder3 h
Atumane Muenhe Muenhe Mas tudo tem seu fim, é assim k xtamos acaminhar para o fim da frelimo
Gerir
Responder2 h
Francisco Nabila está começar ficarr doce
Gerir
Responder3 h
Crimildo Paulo Araujo Mindo Poxa PA esses homens estão a Manipular tem medo desse jovem deixe o povo handeyeyo esse pais paaaaa
Gerir
Responder1 h
Samuel Direito Só podemos voltar Samora Machel Jr.
Gerir
Responder2 h
Cremildo Bulula Há mau cheiro na FRELIMO! Tem medo do VM
Gerir
Responder2 h
Hilton Modesto Bom.
Tem direito ao recurso.
Gerir
Responder2 h
Eugenio Zacarias Machava Estamos no 2o capítulo do romance Mondlane.
Gerir
Responder3 h
Felisberto Murapeke COM CALMA GENT ARENAMO TEM POLITICAS PARA
Gerir
Responder2 h
Reinier Cedeno No problem, que a Frelimo fique com o Municipio, vamos propôr o VM para candidato a Presidência da República.
Gerir
Responder3 h
Felix Nhanombe Fernando Penicela Ya..Esse Jornal é contra Frelimo mesmo. Diz-se que o MDM é que remeteu a reclamaçao e CNE, dendo-se sem saida remeteu a votação tendo saido 9 votos contra 7 da Renamo, sendo que os contra foram da MDM, Frelimo, e da sociedade civil. Mas Canalmoz não faz mensão dos factos real, tornando assim um jornal não serio.
Gerir
Responder1 h
Arystides Adriano Arys Minha garantia do voto em Branco
Por isso fim de tudo é roubo
Gerir
Responder2 h
Antonio A. S. Kawaria Quem meteu a queixa? Vamos ser objectivos.
Gerir
Responder2 hEditado
Responder3 h
Antonio A. S. Kawaria Arnaldo Tivana, eu previa o resultado de todo esse jogo. Está aí.
Gerir
Responder3 h
Arnaldo Tivana Antonio A. S. Kawaria, triste cenário. Desde já aproveito dizer que o combate dos membros não serve, mas sim a união
Gerir
Responder2 h
Antonio A. S. Kawaria Estás a ver mano, o que temos defendido?
Gerir
Responder2 h
Felix Nhanombe Fernando Penicela Kkkk... o leitor a caba sendo melhor informado que o proprio jornal.
Gerir
Responder59 min
Felix Nhanombe Fernando Penicela Alias, ai segue a estoria. A Comissão Nacional de Eleições esteve reunida, na noite desta segunda-feira, para analisar a candidatura de Venâncio Mondlane, questionada por uma reclamação submetida pelo Movimento Democrático de Moçambique, que denunciava que o mesmo não devida concorrer, pelo facto de ter renunciado ao mandato na Assembleia Municipal. Analisada a situação, um grupo de membros da CNE entendeu que não havia motivos porque a lei usada para as eleições de 2013 foi revogada, para além de que o mesmo renunciou por incompatibilidade uma vez que foi eleito para um órgão de soberania pelos mesmos munícipes de Maputo, neste caso a Assembleia da República.
Gerir
Responder55 min
Jaime Tembe DENUNCIOU O MANDATO OU FOI POR INCOMPATIBILIDADE DECORRENTE DA SUA ELEIÇÃO Á ASSEMBLEIA DA REPUBLICA? TOU EM DÚVIDA AI
Gerir
Responder3 h
Joao Inacio Zip Ainda vão fuder o país a pior que Dlakhama moreu , e querem levar armas, e ja não vão ter medo muita coisa Vai acontecer, e vão se lembrar do velho Afonso, agora estão com medo de AKM que esta em gorongosa eles não tem potencia de confrontar ....
Gerir
Responder

Sem comentários: