quarta-feira, 11 de abril de 2018

eleições sem armas!


Hoje, acredito, terei muitos contras e muitos aplausos, o tema que escolhi abordar, à partida não é pacífico e, mexe com várias sensibilidades políticas nacionais, tanto uns quanto outros peço à partida que entendam o pensamento e não que o veicula, chegados aqui, vamos ao que interessa, começo por uma pergunta: Fará algum sentido o país avançar para eleições com a Renamo Armada?
Creio que a pergunta é simples e, a resposta óbvia seria "sim ou nao" mas dirão alguns que sim, a Renamo precisa de sua guarda armada porque é do AGP, sendo que quem faltou a palavra é o governo de Chissano, Guebuza e agora Nyusi, com uma particularidade, todos governos da Frelimo, acredito que o argumento é bom, contudo, não responde à pergunta, repito a pergunta: "fará sentido irmos às eleições com a Renamo armada?"
Noto outra corrente a dizer que, a Renamo não pode confiar nas FDS porque sofreu ataque duas vezes e a sua residência na Beira foi cercada, dando origem a fuga deste para as matas de Gorongosa, por isso precisa de te-los para a sua segurança, repito, tudo isto sabemos, a questão fica por responder, repito, podemos ir a eleições legislativas, Presidenciais e das Assembleias Províncias incluindo a eleição do Governador com a Renamo armada?
A minha resposta é não. Não porque estaríamos a incubar piores problemas que os actuais, estaríamos a perder o sentido do Estado e de soberania nacional, não importa o que a constituição diz, falo da prática quotidiana, por exemplo a constituição não permite que partidos armados participem na política , mas temos a Renamo há mais de 23 anos armada participando de todos os órgãos de soberania, incluí a governação autárquica.
Vamos colocar autárquica hipótese de a Renamo participar nas eleiçõese ganhar nas províncias como Sofala, inhambane e Manica, que Moçambique teríamos, qual seria o papel das FDS e da PRM, deixemo-nos de teorias, na prática, que país teríamos, debate sem injúrias, está lançado!
Adelino Buque
GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Wilson Mondlane Quando entre as partes gera se clima de desconfiança é de se esperar que cada um tome uma posição defensiva, adopte estratégia para se defender. Agora qual meio ou estratégia apropriado depende da posição do adversário...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Dalfino Panachande Se já há confiança onde está o problema. Ele o senhor da guerra não é democratico?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Dalfino Panachande Já é tempo de o senhor da guerra entender que chega de esquecitices
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Sergio Tivane Tem pessoas com mentes poluídas com o ocidente a RENAMO e o seu líder hoje fala isto amanha e outra coisa para dizer não depende da sua vontade .
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Carlos Tembe Dr sua preocupação é legítima e apoio, porém nós o povo ou intelectuais não confiamos mais o sim da frelimo. A frelimo é que deve provar ao povo que deseja e ama o pluralismo político e que é tolerante ao pensamento contrário. Se a frelimo desmontar sozinha as células no aparelho do estado. Eu creio que não fará mais sentido a renamo ter armas. A frelimo nos mete medo pela sua arrogância no verbo. Dr buque peguei o seu pensamento queremos um país normal e civilizado, com um governo patriota que luta pelo bem estar de todos moçambicanos. Abraço mano.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Adelino Buque Caro Carlos Tembe! Não respondeu à minha pergunta, se calhar pretender dizer que a par das armas da Renamo, a Frelimo deve retirar as células do partido nas instituições públicas, pessoalmente concordo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Carlos Tembe Voltar ao seu raciocínio concordo consigo. Também quero partidos políticos desarmados. As vezes sinto que as armas são um instrumento de chantagem para obter certas vantagens inconfessáveis. A renamo pode vir a obter apoio nas urnas por causa do medo.
Gerir
Antolinho André A renamo deve ser desarmada para o bem da propria renamo. A instrumentalizacao destes homens deve ter um fim.
Gerir
Patrique César Titos Machava A minha resposta é sim, os porquês reservo para minha próxima intervenção. Boa noite.
Gerir
Responder20 h
Carlos Tembe Dr Buque deixe me ser claro. Nestas eleições quero um processo sem armas. Mas tudo depende do Governo. Governo é como pai numa família. Se o governo for aberto e transparente como tem feito o presidente. É urgente a integração dos comandos da renamo. a Renamo deve entregar as armas. Nós o povo queremos vota livre sem medo de armas os ambos lados. Caso isso não aconteça infelizmente a Renamo irá às eleições armada o que não é bom nem desejável.
Gerir
Responder15 hEditado
Frank Duvane Eu penso que defender a logica e uma coisa. Agora defender uma determinada tese com base de factos reais é outra coisa. A minha contribuição é: SIM faz sentido irmos as eleições com a revamp armado Se as armas forem para servir apenas de auto defesa. E não usa-las para reivindicações dos resultados pois eleitorais. Seja qual forem. Pois duvido que o sr Dlhakama possa na qualidade de dider do maior partido de oposição possa se sentir seguro na realidade actual. Pois se um Simples cidadão comum com os srs Jaime Macuane, Gil Sistak, Ercinio de Salema etc, são baleiados/raptados no meio da capital do pailíz, em plena luz do dia so por expessarem suas opiniões, e o Estado nunca sabe quem são os autores, ja não quero falar do que possa acontecer com o Dlhakama. Que para além de falar ele tem agido a margen da Costituição.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Antolinho André Auto defesa de que? A renamo usa as armas para chantagem e isso nao eh bom esta envenenar os mocambicanos em querer alcancar as coisas por via de chantagem.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Frank Duvane Meu caro, eu concordo com esse facto. Mas então oque diz acerca de oitros factos por mim apresentados acima? Pelo menus eu ja concordo que não haja nenhum problema que possa justificar o outro. A questão é se os factos demostram que as vozes não servem para nada. Visto os acontecimentos por mim rolados acima, então Qual a saida?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Sergio Tivane cada 1 tem a sua razão vimos as coisas de ângulos diferentes a quem prefere mexmo a guerra pq lhe faz bem e a desgraça do outro enriquece o outro por isso q dizem q a RENAMO deve permanecer armado só mexmo em Moz em nenhum canto do mundo tem 1 partido armado no mato e nas cidades como partido democrático
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Adriana Dos Santos Caro Adelino Buque, a renamo não esta militarizada mas sim tem guardas k protegem os seus quadros. Isto eatá plasmado no AGP.
Respondi????
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Adelino Buque Se voltar a ler, essa resposta está no texto, a questão é vamos com armas ou o processo de integração é levado até ao fim e depois vem as eleições.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Maximo Bonifacio Bonifacio Dr Buque, a nossa contituiçao reza que, de facto, em Moçambique nao deve haver partido armado( e eu concordo), mas tambem a mesma reza que o governo nao pode contrair dividas, ate um certo valor. No entanto as dividas foram contraidas s/ observar esse preceito. E os que assim agiram nao sao responsabilizados(atencao! As desculpas nao anulam o erro), Dr Buque, diante disso em k ficamos?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Adelino Buque Eu coloquei uma questão simples "eleições sem armas" reconheço a pertinência da sua colocação, em outro debate.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Maximo Bonifacio Bonifacio Mas Dr Buque, sao todos assuntos socio-politicos e interlassados. Como analsar um sem tocar o outro?
Gerir
Moses Filho A renamo deve concorrer eleições desarmada, seria uma armadilha para a Segurança pública. O país normal não pode continuar assim, chega de brincadeira com o povo. 
Em algum momento a população vota a renamo por medo de desitabilizacao armada e não pelo programa apresentado. 
Pronto, nada de ofensa e sem nível baixo em questões dessas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Rutuane Valige E qual é o partido que é votado pelo seu manifesto aqui em Moz?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Moses Filho Qual é a sua opinião acerca, ao invés de fazer perguntas.
Faça sua contribuição sem descer do nível, com civismo e educação.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Rutuane Valige Vamos a eleições com armas em punho. Pois sempre a renamo foi assim
Gerir
Rutuane Valige Não me venham de programas partidários. Em Moz não se vota programa
Gerir
Moses Filho A pretralhada vai se degladear, África é um continente de imbecis. Não dá valor a vida. 
Os pretos não tem noção de administração pública, Se não agendas de políticas viradas às barigas.
Instituições fragilizadas. 

Baixo nível de escolaridade e civismo.
Gerir
Frank Duvane Eu concordo que o civismo e respeito a vida Humana devem carecterizar-nos como um povo sofrido desde as lutas de libertações. Contudo acho que há injustiça quando algums estudam para colonizar e oprimir o seu povo e contentarmo-nos por apenas o calar das armas que estão em desuso nas mãos sa renamo. Atensão, quando digo armas em desuso, equi desde que o S.Excia PR e o lider na Renamo na pessoa do Sr Dlhakama, fizeram acordos, que nós Ben sabemos que acordos foram. A verdade equi pelo menus eu nunca ouví falar que os militares da Renamo disparam nalgum cidadão. A pergunta que eu gostaria de deixar no ar é: de que são as armas que ceifam as vidas dos nossos comcidadãos em nas vias públicas, em gandes cidades e em plena luz do dia aquem pertecem? E se me fosse perguntado a mesma pergunta, a resposta seria; pertencem áos criminosos. Logo lenvantaria-se a questão afinal quem são os tais criminos. Aí discutimos até a vinda de Cristo. Kikikikik
Gerir
Moses Filho Isso mostra que a reconciliação não foi efetiva. 
Estamos aramados até nas mentes.
Gerir
Responder23 h
Frank Duvane Quando ha reconsciliação justa cada uma pas partes procura fazer o certo de forma a dar confiança a outra parte. Melhor, cada uma das partes lança sinal do grau do compromisso pela mesma. Nunca se exige reconsciliação continuando fazer actos impopulares e desumanos
Gerir
Responder23 h
Arnaldo Soares Mendes Há neste País 2 partidos armados, Frelimo e Renamo, porquê que se teme as armas que estão com a Renamo e não se fala das armas que estão deste lado, a frelimo quando assumiu o Estado, nunca se desarmou, neste momento, sãoais perigosas as armas que estão com a frelimo/Estado do que as armas que estão com a guarda da Renamo, exemplos dos "estragos" provocados pelas armas da frelimo/Estado, são muitos
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Sidonio Bras Não havendo hoje condições de realização eleições com a Renamo com armas pode acompanhar de uma outra solução que é a dissolução do governo e avançares e para um governo unidade nacional. Assim sendo fica claro que o partido no Poder pelos meios que detém admite uma derrota ...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Fernando Costa Claramente não faz sentido..
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Sergio Serpa Salvador O ideal seria não ter qualquer partido armado. Porém, na incapacidade do Estado garantir a segurança e esclarecimento dos ataques à AD, é legítimo cada um assegurar a sua protecção. As armas nas mãos do "Estado/Frelimo são as mais mortíferas. O nosso país deve civilizar-se! Ninguém vai levar a sério um Estado "bandido".
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Arnaldo Soares Mendes Se o Estado, que é o povo organizado, tivease algum problema com as armas da Renamo, acredite, que em todas capitais provinciais e distritais, o povo sairia a rua manifeatando contra o facto d a Renamo ter armas, como vê, nada disso a ontece
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Carlos Tembe eleições sem armas! SIM! Moçambique deve criar um plano de reconciliação. as Mentes armadas são mais perigosas que as mãos armadas. A Renamo e a Frelimo tem mentes armadas. isso esta a provocar divisão e atraso ao desenvolvimento social e econômico. As lideranças religiosas devem traçar um plano de reconciliação e amor entre os Moçambicanos. Temo ver nas próximas eleições votações por afinidades tribais e regionalistas. isto é que sera mais perigoso do que as armas nas mãos da Renamo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder14 hEditado
Adelino Buque O debate está, na minha opinião, bem encaminhado, as ideias são interessantes, podemos colocar a possibilidade de prorrogar o mandato por tempo determinado por forma a terminar o processo de integração e desmobilização e, depois disso vamos a eleições, seria pedir muito.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Antonio A. S. Kawaria O meu amigo Adelino Buque só deve ter ouvido aquilo que eu desconfiava - ADIAMENTO DAS ELEICÕES?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Adelino Buque Nada disso António.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Antonio A. S. Kawaria Duvido que não seja isso. Eu pelo menos já levo semanas a desconfiar que as eleicões podem ser adiadas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Adelino Buque Eu não tenho as suas fontes amigo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Antonio A. S. Kawaria Duvido que não seja para adiamento das eleicões. Eu pelo menos já levo semanas a desconfiar que as eleicões podem ser adiadas e que bastaria que se arranjassem desculpas por aí.
Agora fico também sem saber a razão de discussão sobre o desarmamento na r
ua se Nyusi vez sem contas disse que se entendiam muito com Dhlakama via telefonemas ou voos a Gorongosa. A outra questão é a própria Frelimo negar de retirar suas células nas instituicões públicas incluindo na PRM e no Exército. Os HOMENS DESCONHECIDOS a quem pertencem?
Finalmente, podemos nos questionar do tipo de acordos ou consensos entre eles que NÃO tenham sido testemunhados por ninguém, por terceiros. 
Para mim, se não é por medo de resultados desfavoráveis, temos que ter as eleicões segundo o definido na CRM. Caso contrário, forma-se um governo de transicão ao qual caberá a formar FDS republicanas.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 hEditado
Yaqub Sibindy Meu caro Adelino Buque! 

O cidadão mais interessado de viver num país sem homens armados, à margem das Forças Republicanas é, Afonso Marceta Macacho Dlhakama! 


Mas infelizmente, a Frelimo não é seria, assinou vários acordos, entretendo Dlhakama com uma Paz hipócrita para que na hora "H" protagonizasse um golpe fatal contra a Renamo e a segurança física do seu Líder! 

A Frelimo preparou uma quarentona de 20 anos de paz falsa para domesticar Dlhakama na sua capoeira, para o abater como se tratasse duma galinha de consumo, exemplo do cerco da sua residência na Beira, julgando que depois de 20 anos Dlhakama, mesmo possuindo armas escondidas, não teria homens com alta moral para o obedecer e defender, apostando à própria vida... estando aberta uma auto-estrada sem lombas e nem valetas para savimbinizar Dlhakama e livrar se duma vez para sempre de uma Oposição com a VOZ MASCULINA num Estado de Direito e Democrático!

Quem deseja ver a Renamo armada neste País, são os estrategas da Frelimo que estão convencidos com o sucesso da teoria de Governar um país em guerra para se livrar da obrigação de prestação de contas ao povo! 

O PIMO desafia a Frelimo a negociar com todos extractos da sociedade civil, incluindo os partidos políticos, para institucionalizar e introduzir no País um Governo e Parlamento de Gestão com a duração de 36 meses! 

O Governo e Parlamento de Gestão teria como principal tarefa, operacionalizar a Declaração de Entendimento entre o Chefe do Estado e o Líder da Renamo:

1 - operacionalizar mecanismos políticos e militares para o desarmamento e integração dos homens da Renamo no Exército Republicano do Estado moçambicano;

2 - Desmantelar a actual CNE e o seu Labaratorio de fraudes - STAE, e criar uma nova Comissão Nacional Eleitoral totalmente profissional e Independente e, 

3 - Finalmente dirigir um Processo da Revisão pontual da Constituição da República afim de devolver um ambiente de confiança democrática entre os actores políticos nacionais com o respectivo eleitorado a fim de garantir um novo processo eleitoral, concebido e elaborado pela sociedade moçambicana sem nenhuma pressa e nem 
pressão, infelizmente como tem acontecido desde de Roma até à presente data! 

A nossa resposta à pergunta de Adelino Buque somos da Opinião de que o País não pode ir as eleições antes da integração dos homens armados da Renamo no Exército Republicano do Estado moçambicano!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder12 hEditado
Adelino Buque Muito obrigado pelo último parágrafo do seu texto!
Gerir
Responder13 h
John Lewis Uazoe Muito já foi dito, o importante agora é a celeridade do acordo entre Nyussi e Dlhakama, e a integração dos homens da RENAMO na FDS, Se haverá eleições a RENAMO desarmada ou não, a curto prazo não faz muita diferença para o povo.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder16 h
Armando Mabote Eu acho que importa desarmar a mente armada da RENAMO. Pode se tirar as armas nas mãos da RENAMO, mas enquanto ter mente armada, a qualquer momento pode adquirir armas (de qualquer quadrante/fornecedor interessado) e daí lograr seus intentos por essa via.

Portanto, ilustre em primeiro lugar desarmar a mente da RENAMO e o resto pode acontecer mais facilmente.
Gerir
Responder10 h
Crisaldo Langa Não é correcto termos partidos ou organizações armados num País Soberano! Agora se deixaram a Renamo Armado a mais de 20anos é porque sabem os porquês! ou são parte da culpa ou não ameaça o Estado

Sem comentários: