segunda-feira, 5 de março de 2018

Pedida extinção da Associação das Testemunhas de Jeová

Congresso anual das Testemunhas de Jeová (em 2013, em Guimarães)
Iniciativa quer levar ao Parlamento proposta para extinguir entidade, sem proibir "expressão da fé e culto dos indivíduos". ATJ responde que desassociação pode ser "amorosa"
Uma nova petição dirigida à Assembleia da República e à Comissão da Liberdade Religiosa pede a "imediata extinção" da Associação das Testemunhas de Jeová (ATJ) e o consequente "cancelamento imediato do seu assento no registo de pessoas coletivas religiosas".
No texto da iniciativa explica-se que não está em causa proibir a "expressão da fé e do culto dos indivíduos". Já quanto "à entidade coletiva religiosa que representa juridicamente as Testemunhas de Jeová (...), o caso é bastante diferente e deve merecer o escrutínio atento do legislador", argumenta o promotor da petição, Ricardo Pimentel. Numa petição longa e densa - em que o autor procura sustentar na Constituição da República e em textos fundamentais de direitos humanos o seu pedido - pede-se a intervenção da Comissão da Liberdade Religiosa para que chame "os representantes da comunidade das Testemunhas de Jeová e de representantes das vítimas [das] políticas de ostracização [da associação]".
A comissão deve levar este grupo religioso a reformar "a sua política" em relação a "membros e ex-membros por forma a respeitar os seus direitos constitucionais e não mais os oprimir e coagir através de práticas discriminatórias e de ostracização, podendo assim reabilitar-se perante a lei e voltar a ter um estatuto reconhecido pelo Estado português".
Ricardo Pimentel disse ao DN que não sabe se o Parlamento admitirá a sua petição, como aconteceu com outra, em janeiro, em que se pedia para "libertar as pessoas que vivem oprimidas numa seita". Esta nova petição passará pelo mesmo crivo, sendo avaliada pelos serviços sobre se é admissível ou não. A petição recolheu até ontem perto de 500 assinaturas (precisa de mil para os peticionantes serem ouvidos e mais de quatro mil para subir a plenário). Ao DN, a ATJ recordou que a anterior petição "foi indeferida liminarmente por deliberação unânime".
O autor explicou ao DN que "não se pode pedir o banimento de uma religião nem é esse o meu propósito". "Acredito na liberdade religiosa, não sou crente, deixei de o ser", justificou-se, ele que foi testemunha de Jeová durante 40 anos (dos 4 aos 44) e chegou a ser ancião (os ministros dos cultos das Testemunhas de Jeová). "Aquilo que está a ser pedido é a única coisa que lei de liberdade religiosa permite", insistiu. E isso, argumentou, é "o cancelamento da inscrição por via da extinção por via judicial da associação religiosa", "sem prejuízo da liberdade individual de religião e de culto e de reunião constitucionalmente garantidas aos aderentes desta comunidade religiosa".
Para Ricardo Pimentel, o problema é anterior: "É convicção dos signatários desta petição que o Estado falhou no seu dever de fiscalização quando aceitou inscrever a ATJ no registo de pessoas coletivas religiosas", uma vez que o "assento deveria ter sido recusado" com base no artigo 39.º da lei, em que se estabelece que "a inscrição só pode ser recusada" por "violação dos limites constitucionais da liberdade religiosa".
Os peticionários citam a lei para notar que "as associações extinguem-se (...) quando o seu fim seja sistematicamente prosseguido por meios ilícitos ou imorais" e "quando a sua existência se torne contrária à ordem pública". E com longos argumentos explicam que há uma "política de excomunhão nas Testemunhas de Jeová" e de "ostracização social praticada" pela ATJ que "viola direitos e liberdades fundamentais constitucionalmente protegidas", dando "exemplos concretos" dessa "violação de direitos fundamentais".
"Institucionalização do ódio"
Ricardo Pimentel defendeu ao DN que há "uma institucionalização do ódio" a quem entra em rutura com a ATJ. "Pregam o ódio à pessoa que saiu. Queremos que este tipo de discriminação pare", justificou, dando exemplos de como se cortam laços familiares e de amizade com quem deixa a comunidade.
"Se alguém tem um pensamento dissonante, as antenas todas ficam logo no ar", notou o também antigo ancião ao DN. Há um ambiente opressivo, "em que cada um delata o outro". "No meu caso foi a minha própria esposa que me entregou. É o poder da doutrinação, que leva a que pais entreguem filhos, filhos e pais, maridos e mulheres..." É contra isto que promove a petição.
Sobre estas práticas, a ATJ remeteu o DN para o seu sitewww.jw.org, onde se defende que a comunidade não expulsa "automaticamente alguém que cometeu um pecado grave". No entanto, se uma pessoa "passa a ter o costume de violar o código de moral da Bíblia e não se arrepende é desassociada, ou evitada. A Bíblia diz claramente: "Removei o homem iníquo de entre vós"".
Diz a ATJ que "a decisão de desassociar o transgressor é muito severa ou até desamorosa, principalmente se formos chegados a ele. Mas a Palavra de Jeová nos dá motivos convincentes para crer que essa decisão, na realidade, é amorosa".
Luis Domingues · 
Trabalha na Empresa Trabalhador(a) independente
As pessoas desconhecem quem era Jeová. Jeová/Jehovan o seu verdadeiro nome era Henn. Ele era conhecido pelo deu povo, os Hebraons/Hebreus, pelo bárbaro cruel. Jeová era um dos 12 filhos do Deus El (também conhecido pelo poderoso bondoso) e a Deusa Asera/Asherah. Estes era os YHWH/Deus legitimos do trono de comando. Baal-Al-Hadad irmão de Jeová era o legitimo titular ao trono. Por volta de 3000aC Jeová amotina, afasta o seu pai e irmão e ocupa ilegitimamente o trono e toma as suas mulheres. Ele junta os povos nómadas conhecidos pelos Hebraons/Hebreus e inicia uma campanha de guerra sangrenta que dura 100 anos. Eles atacam portos e rotas de comercio, acabando com a civilização Egípcia, Mesopotâmia e a Babilónia. Foi um genocídio, Jeová dava ordens para matar todos, apenas os homens capazes eram poupados para se juntar às fileiras de combate. O objectivo de Jeová era tomar Sumer o centro de poder, pois Uruk (Uruk Gart) é o berço da humanidade, era ali localizado o Jardim da Verdade/Eden. Hoje as ruínas de Uruk era como Jerusalém, era um símbolo de poder, quem ocupasse Sumer detinha o poder do Egipto à Índia. jeová também odiava os Sumerios porque eles era politeístas e o renuncoiaram como deus. Jeová na sua loucura queria ser o único Deus, visto como o criador do homem e do universo. O seu reinado acabou por volta de 2150aC. É por isso que Immanuel/Jesus Cristo não é aceite pelos Hebreus e com razão, pois Jeová não era o Deus de Immanuel. O nosso Deus bíblico era um louco desequilibrado e sanguinário e as escrituras bíblicas demonstram-no de uma forma bem clara. Aquilo que vem na bíblia não é a palavra de immanuel, isso é bem claro. immanuel era tão respeitado pelos àrabes como Santo Isa, na Asia como Juz Asaf, no Japão como Daitenku Taro Jurai. não era de certeza o que vem na bíblia a sua palavra, pois especialmente os Japoneses não aceitavam bem religiões estrangeiras. então como é que o respeitavam tanto???? já pensaram nisso??? Estudem bem teologia antes de acreditar em histórias infantis. A bíblia é um autêntico livro de fábulas e contos de terror.
GostoResponder62 hEditado
Elizabete Lopes Johansen · 
Tomei uma aula de conhecimentos agora lendo o seu comentario sobre os Jeovas, concordo com vc, sabe o que acho mesmo? Isso tem acabar i outras tambem, a febre que isso causa a humanidade e terrivel os remedios nao curam, o que curaria e a instincao de verdade dessas seitas,que so afasta as familias que nao aderem!! acordem meu povo i leia a biblia i aprenda de uam vez a ver as coisas erradas que la tem i as deturpacoes que causam muito mal a hmanidade!!
GostoResponder21 h
Luis Domingues · 
Trabalha na Empresa Trabalhador(a) independente
Os Padres e profissionais religiosos sabem a verdade é há séculos que deturpam a verdade com mentiras horrendas. YHWH/Deus é o Tetagrama, um símbolo geométrico e matemático, um símbolo que significa o conhecimento e sabedoria supremo. Existem variantes como a kabala e o símbolo de Enoch/Henock, o Metatron. Isto demonstra uma hierarquia. YHWH não é um nome, é um título atribuído a um ser humano com imenso conhecimento e sabedoria, apenas e só isso. YHWH, árvore da vida flor da vida, geometria sagrada, geometria quântica. A kabala vem descrito nos textos antigos como sendo 4x, de acordo com os elementos. Se converterem a kabala 2D em 3D e juntar as 4, dá o Tetraedro 64, o equilibrium. Tirem daqui as conclusões óbvias.
GostoResponder11 h
Cristina Mesquita · 
Bla bla bla tudo gente boa...
GostoResponder236 min
Luiz Alberto Araújo Bezerra · 
Trabalha na Empresa Trabalhador(a) independente
O ostracismo é cruel e desumano. Eu sai em 1993 por não concordar com as falsas profecias e falsos ensinos. Poucos meses houve desentendimento entre eu e minha esposa que continuou fiel aos ensinos da Torre de Vigia, e houve a separação. Ela levou meus quatro filhos pra São Paulo que fica a mais de 2000 km de distância de onde moro. Em 1993 meu filho menor tinha cerca de 2 anos e o maior sete. Fui duas vezes visitar eles, a primeira vez foi em 1995 e fui recebido com muita alecria, mas em 2005 já fui recebido com muita indiferença. Perdir o contato com eles, e hoje todos evitam falar comigo.
Também quando sair da organização espalharo vários boatos denegrindo minha imagem, acusaram de viver espancado a esposa e diziam que eu estava ficando louco. Isto chegou a afetar até no meu emprego, pois passei por um periodo de grande depressão por causa da separação e também das calúnias que levantaram contra mim. Por isso resolvi enquanto viver denunciar essa organização que distroi famílias e também tem levando muitas pessoas a morte devido a proibição da transfusão de sanague.
Não tenho ódio as Testemunas de Jeová como pessoas, mas ataca os falsos ensinos da organização, que são prejudiciais aos relacionamentos humanos.
GostoResponder41 h
Osmanito Torres · 
Minha esposa ainda é membro dessa religião e vivemos em conflito. Ela já pediu o divórcio e felizmente voltou atrás.
Minha filha TJ não fala mais comigo, nem sequer me liga. Meu genro orienta-a a tratar-me como se fosse um criminoso; tudo porque eu saí dessa organização por discordar de doutrinas e regras. Hoje publico informações na internet sobre as experiências e o mundo oculto dessa seita destruidora de lares. Quem sai dessa seita, perde o contato com amigos e parentes que não vivem na mesma casa e são ostracizados. Uma TJ é orientada a não falar mesmo com a própria mãe se esta for desassociada ou se dissociar do grupo. Há relatos de depressão e suicídios. É preciso que se faça alguma coisa contra a discriminação imposta por este grupo. Só posso elogiar esta iniciativa e aguardar que algo seja feito também aqui no Brasil.
GostoResponder72 h
Rodolfo Batalha
DEVE SER POR CAUSA DAS TJ QUE EM PORTUGAL OS DIVORCIOS SAO CERCA DE 60% POR ANO. E ESTA HEM! HA' CADA MADURO
GostoResponder22 h
António Madaleno · 
Arte-finalista na empresa By
Rodolfo Batalha essa sua observação para além de ser despropositada nada tem a ver com o assunto. O Osmanito contou a sua experiência pessoal na religião que reflete muitas experiências por esse mundo afora devido às doutrinas das Testemunhas de Jeová.

Não importa a percentagem. Importa é que elas acontecem.
GostoResponder52 h
Lidia Guimaraes
concordo em pleno
GostoResponder1 h
Rodolfo Batalha
António Madaleno PORQUE ACONTECEM 60% DE DIVORCIOS POR ANO EM PORTUGAL? QUAIS AS RAZOES? OS NUMEROS SO' DIZEM A VERDADE
GostoResponder1 h
Lurdes Castro Castro
Você tem direito de escolha...será que ela também não deve ter
GostoResponder26 min
Leonor Fernandes · 
Não sou Jeová nem nada que se pareça, mas isto, cá para mim não se adapta a um país que diz que tem liberdade religiosa, sendo uma violação a essa apregoada liberdade. Proibindo as Testemunhas de Jeová, depois se proibe outra, e mais outra, ficamos entregues à Igreja católica apostólica romana, com expressa proibição de qualquer outro culto? Salvarguardar os direitos de quem adere a seitas (o que nem é o caso das Testemunhas de Jeová, que há muito são uma igreja)? Politicamente correcto mas sem aplicação. Se vamos por aí também encontramos ódio e ostracização na Igreja católica, e noutras. Os deputados terão mais que fazer que se preocupar com amoques de religioso temente da concorrência, para já não lhe chamar cristão frustrado
GostoResponder235 min
Carlos Fernandes
Onde leu que é para proibir as Testemunhas de Jeová de exercer a sua religião?
Responder525 min
Priscila Ferreira · 
As pessoas não leram a petição. Falam de cor
Responder9 min
Priscila Ferreira · 
Eu fui uma TJ desde que nasci e fui criada dentro desta organização assim como os meus pais foram. Eles foram criados desde pequenos com esta seita considerando sempre que era a religião verdadeira. É nos inculcado sempre que todas as outras são falsas e apontam o dedo a todas as religiões como se nas TJ não houvessem problemas graves.
Depois de muitas coisas que aconteceram perdeu se a fé numa organização de homens e de dinheiro e afastamo nos apenas. Ano passado infelizmente uma tia minha faleceu e era católica, daí teve um funeral católico. Entrei na celebração fúnebre na igreja porque não vejo mal nenhum. As TJ pelos vistos não podem entrar em igrejas se estiver a ser realizada uma missa mas já podem quando não está. Estudei artes e entrei em igrejas com e sem missa e nunca houve problema.
Entrei eu e os meus pais e a familia que é TJ ficaram cá fora. Não me arrependo pk era uma pessoa muito querida e que ajudei no fim de vida dela. Fiz o k a minha consciência me disse. Fui desassociada por ter ido à celebração fúnebre. A minha família incluindo avó, tios, primos, sogros e família do meu marido não falam comigo e ainda me julgam e me chamam de apóstata. Tenho muita raiva deles todos porque são todos iguais, cegos que não querem ver e pior nem eles conhecem a verdadeira história da seita, nem podem senão levam reprimendas. É doloroso lidar com as emoções. A integridade mental é posta em causa. Só mesmo quem lá esteve dentro sabe o que é sentir na pele a ostracização. Eles são uma seita não uma religião.
GostoResponder119 min
Maria Maria Trindade
Opa... Andei Eu a perder o meu tempo quando recebia um casal na minha casa, só por simpatia, os gajos são mesmo chatos, mas eu tinha curiosidade em saber alguma coisa sobre este tema, kkkk afirmei que era ateu, que fumava , que gostava de berber um copo, que não abdicava de usar calças, e não é que arranjavam soluções para tudo, no meio disto tudo , a minha curiosidade alongo-se tanto que entrei por outro lado e não é que foi bingo? perguntei sobre um vizinho , que só vem a Portugal para as mulheres terem os filhos? ...aqui, não me posso alongar... fiquei cansada , farta, nunca mais os deixei entrar, nem abro a porta,
GostoResponder12 h
António Madaleno · 
Arte-finalista na empresa By
O ostracismo praticado pelas Testemunhas de Jeová é uma verdadeira tortura psicológica e uma chantagem emocional para quem deseja sair da religião ou para quem for expulso.

Não é verdade que só apenas quem comete pecados graves pode ser expulso. Para as TJ fumar uns cigarros pode ser motivo para expulsão, celebrar um aniversário ou mesmo discordar de alguma doutrina, etc.

A religião sendo bastante restritiva e limitativa das liberdades individuais, coloca as pessoas constantemente numa avaliação permanente, onde ao mínimo descuido podem ser desassociadas e consequentemente ostracizadas.
GostoResponder85 hEditado
Helena Costa
Natal para esses escroques nem existe, é coisa do Diabo! Eu conheci bem e lidei de perto com um escroque desses, um ignorante convencido que era ''bispo'', 'coisa importantíssima' nessa seita. Já que não tinha categoria nem estofo para subir na carreira profissional tinha a mania que era muito mau e exigente com os funcionários, vaidoso como um peru, até punha o pezinho num local mais alto do escritório para se verem as meias novas, não sabia escrever, cada palavra cada erro, mas com a mania que eram uma sumidade e nem falar sabia. A palavra principal do seu pobre vocabulário, era: 'realmente'
Responder42 h
António Madaleno · 
Arte-finalista na empresa By
Helena Costa não existem "bispos" nas Testemunhas de Jeová. Apenas anciãos (equivalente a pastor na evangélica) ou servos ministeriais (equivalente a diácono).
Responder32 h
Oscar Maximo · 
Quem quer sair não consegue. Mas quem não quer é expulso. É mesmo isso ?
Responder12 h
Ricardo Pimentel · 
C.E.O. na empresa UpDrive
Oscar Maximo quem quiser sair por iniciativa própria tem de ponderar bem esse passo porque terá como consequência a perda de todos os seus amigos e familiares que estejam ligados á religião, os quais são por sua vez coagidos a cortar os laços com a ex-Testemunha, caso contrário também eles se arriscam a ser expulsos e ostracizados. É um poderoso sistema de coação psicológica que é iníquo e imoral.
GostoResponder32 h
António Madaleno · 
Arte-finalista na empresa By
Oscar Maximo Os que saem porque desejam sair pagam o preço do ostracismo. Aqueles que "pecam" ou violam alguma regra da religião (ex. discordar de algum ensino), são expulsos mesmo que não queiram passar por isso e subsequentemente condenados ao ostracismo igualmente.
GostoResponder2 h
Rodolfo Batalha
António Madaleno EXACTO. CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA'
GostoResponder2 h
Célia Valido · 
Sair da religião das Testemunhas de Jeová, mesmo sendo pela vontade do próprio, nunca é uma decisão que se tome de ânimo leve. No meu caso, a minha família mais próxima pertence a esta religião, e o corte de relações foi extremo. E como desde pequena frequentei as reuniões, todos os meus amigos e qualquer suporte social estava dentro da religião. Quando saí, fiquei sem (quase) ninguém. A minha família TJ deixou gradualmente de me contactar, até que há alguns anos que não tenho quaisquer notícias deles. Não há "amor" quando, para se manter um relacionamento familiar normal, temos de prescindir do que somos e no que acreditamos. Uma desassociação ou dissociação nunca é amorosa, é a morte social do indivíduo, a menos que o mesmo se vergue à vontade da organização das Testemunhas de Jeová.
GostoResponder120 min
Nuno Calvet · 
Trabalha na Empresa Trabalhador(a) independente
Compreende-se a atitude e a disposição de Ricardo Pimentel. Mas há nela um efeito colateral que, no meu entender, deve ser considerado: é que, quaunto mais se proibe qualquer coisa, mais ela pode ganhar força e causar dano. Sempre assim foi e sempre assim será. O passar do tempo é sempre o grande revelador de pessoas, sentimentos, intenções, propósitos e ações. Ele -o Tempo- é sempre o grande escultor (Margueritte Yoursenar).
GostoResponder11 h
Ricardo Pimentel · 
C.E.O. na empresa UpDrive
Da literatura das Testemunhas de Jeová: "Mesmo sendo difícil, não devemos manter contato desnecessário com um parente desassociado, seja por telefone, cartas, mensagens de texto, e-mails ou redes sociais." - A Sentinela, 10/2017 p.16; "Jesus encorajou os seus discípulos a amarem os seus inimigos, mas a Palavra de Deus também ordena "odiar o que é mau". (...) Para odiar o que é mau, o cristão deve também odiar a pessoa a quem o mal está inseparávelmente ligado". - A Sentinela 15/7/1961 ed. inglesa
A Associação das Testemunhas de Jeová promove a separação de famílias, a quebra dos laços sociais, o isolamento social dos ex-membros e o ódio e a discriminação aos que se afastam da religião.
GostoResponder44 hEditado
Helena Costa
Diana E. Deleon ó vigarista vens para aqui inventares ganhos inexistentes, só se for na prostituição, mas afinal és, homem ou mulher ou gay? È que Diana não 'casa' com estudante euniversitário! Zuca és de certeza! Vaza daqui!
Responder3 h
Viriato Santos
seitas e+ seitas esta a humanidade cheia dominacao do homem sejam livres mentes livres fazem avancar a humanidade desapego sim
Responder2 h
Maria Mascarenhas
Sempre de Bíblia debaixo do braço!
Responder2 h
Sérgio Sodré
Maria Mascarenhas As pessoas de um só livro são um perigo..., é melhor abrir os horizontes lendo muitas outras coisas...
GostoResponder1 h
Rodolfo Batalha
JA' APONTASTE A SETA AO VATICANO?
GostoResponder1 h
Ricardo Pimentel · 
C.E.O. na empresa UpDrive
Rodolfo Batalha esteja á vontade para iniciar uma petição nesse sentido
GostoResponder57 min
Carlos Silva · 
Aqui se pode ver o fundamentalismo e a falta de humildade dos que advogam que os que não professam a sua religião devem ser expulsos ou queimados, como no tempo da sinistra Inquisição.
Sendo eu profundamente ateu, faz-me espécie (como diria Ana Bola na TSF)!
GostoResponder42 h
Oscar Maximo · 
Fundamentalista é quem sendo ateu se mete nestes assuntos. Um grupo de pessoas expulsa quem quer. Casos de polícia são tratados noutros lados.
Responder22 h
Osmanito Torres · 
Oscar Maximo o grupo pode mesmo excluir quem quiser de seu meio, o problema entre as TJs, é que destroem as famílias, rompem os vínculos de anos ou décadas entre pessoas que se amam indo contra as leis de liberdade que elas mesmo advogam para si; quão hipócritas e quão injustas são as TJs... espero que aconteça algo similar ao que ocorreu na Rússia em Portugal e no Brasil. As famílias agradecem.
Responder2 h
Elizabete Lopes Johansen · 
sou ateia como vc i fico revoltada com tantas informacoes que esse povo vende nessas seitas terriveis que existe no mundo inteiro, parece uma praga!!!!
Responder11 h
Paulo Ferroni · 
Trabalha na Empresa Terapias de Corpo & Alma
Osmanito Torres o que aconteceu ?
GostoResponder11 h
Borges Joao
Nunca pensei que no meu país houvesse tantas pessoas ignorantes que não sabem o que dizem que deitam pela boca palavras insensatas que não têm razão de ser por isso antes de opinar tenham a certeza do que dizem.
GostoResponder1 h
Rui Gonçalves · 
Borges Joao obrigado iluminado
GostoResponder53 min
Luís Nata · 
Oscar Maximo Fundamentalista é o que se acha sempre certo e detentor da verdade, estando todos os outros errados e devendo os outros ser castigados por serem diferentes. Acho que esta definição lhe assenta como uma luva.
GostoResponder50 min
Priscila Ferreira · 
Acho que não leram a petição com atenção! Ninguém fala em acabar com a seita.

FUNDAMENTAÇÃO

O objectivo desta petição não visa de modo nenhum a proibição ou a proscrição da expressão da fé e do culto dos indivíduos que são aderentes das Testemunhas de Jeová, nem mesmo limitar o seu direito a se reunirem para adoração ou até divulgarem as suas crenças a outros com vista ao proselitismo usando os meios que entenderem mais convenientes, conquanto respeitando a legalidade. No entanto, no que toca à entidade colectiva religiosa que representa juridicamente as Testemunhas de Jeová e que neste país organiza a sua obra e o seu culto, e que distribui a sua literatura e conteúdos multimedia, o caso é bastante diferente e deve merecer o escrutínio atento do legislador.

Antes de falarem leiam por favor.
Vivemos em liberdade e aqui ninguém está a tirar essa liberdade.
Manuel Serra
Pois é, é para isto que servem muitas seitas no mundo, para controlar os espíritos dos seus seguidores.
Um dia fui abordado por esses senhores na rua que me disseram; descupe incomodar! Eu parei e logo que me apercebi do assunto disse: Passem bem, é que me estão a incomodar mesmo.
Em outra ocasião bateram-me á porta para vender a salvação: Eu disse: Oh meus amigos nem os senhores acreditam no que eu poderia ter para vos dizer nem eu acredito no que têm para me dizer, por isso não vale a pena estarmos aqui a perder o nosso tempo.
Eu nunca fui perseguido por credo nenhum, e sabem porquê? Porque nunca permiti que outros pensassem por mim e dessem diretivas com base em textos antigos ou lideres caristmáticos.
O problema de todos vós que se juntaram a esses grupos e depois saíram é que só se aperceberam do logro destas coisas mais tarde, mas até lá andaram a ajudar a vender o mesmo peixe que agora já não gostam.
Eu não espero nenhuma graça divina, não espero uma vida no além ganha com o esforço submisso deste mundo, estou equilibrado com a vida normal que tenho, aceito a morte como natural e a vida eterna como eventual e por isso é coisa que não me preocupa...Ou seja:
Para mim todos os religiosos anseiam graças divinas, querem pertencer ao grupo dos escolhidos, gostam de se armar nos faróis dos outros porque eles é que têm a VERDADE, ou seja, terem protagonismo mediático no grupo a que pertencem, não deixando isso de ser uma arrogancia intelectual e uma vaidade do individuo no meio do todo.
Note-se que o termo FÉ é dos mais misteriosos para mim! FÉ é acreditar sem ver? Aceitar sem provas? Garantir sem compromisso? Desculpem lá mas o única apóstolo equilibrado foi o S. Tomé, ver para crer, assim é que é?
Logo, naquilo que não podemos demonstrar temos de influenciar os outros não só a aceitar, mas a propagarem a mesma ideia, que todos temos de acreditar sem ver! E quem acredita sem vêr é ingénuo.
Para aqueles, como eu, para quem tudo isso é uma grande treta, não temos problemas de consciencia, nem pecados que nos pesem na consciencia, nem maus ou bons pensamentos, estamos bem com a nossa realidade e existência e principalmente sem mentores que petulantemente nos queiram fazer crer o que se deve e nao deve fazer, e como se deve e não proceder.
Quem, como eu, nada quer, nada espera e nada o influencia, tudo o que lhe acontece é um milagre, tudo o que recebe é uma dádiva e tudo o que decide é uma vontade própria... ( mas isso é por vontade do MEU DEUS dirão os crentes, e eu direi, é mas é por vontade do ACASO, e por isso nem agradeço nem reconheço o divino, agradeço sim talvez à sorte que é uma sigularidade de todos os acontecimentos normais).
Não há necessidade nenhuma da divindade para se ser feliz, muito menos quando o credo é persecutório para os que o abandonam.
Os jeovás são muito incisivos nestas condenações, mas todos os grupos com uma política ou credo organizado são normalmente avessos a dissidências, logo, o melhor, é não pertencer a grupo nenhum, como eu.
No entanto, aceito que as religiões ajudam muitos a enfrentar as amarguras das suas vidas e as interrogações dos seus espíritos, e se, a escolha em acreditar no que preferem os faz mais felizes, sem perseguirem nem serem perseguidos, que as professem até à exaustão porque ainda assim é uma escolha autónoma, e isso é aquilo que todos deviamos respeitar acima de tudo, a autonomia e o livre arbítreo de cada um .
Paz e amor para todos.
GostoResponder42 h
Celso Chau · 
Estava lendo com alguma atenção os vários comentários mas, confesso que este do Manuel Serra, é o mais estrurura e que mexeu com a minha maneira de estar, agradeço-lhe!
Responder9 min
Paulo Menano · 
Esta seita de criminosos e melgas tem que acabar como na Rússia e em alguns países africanos. Advertiram que o fim do mundo seria em 1960 e falharam, depois em 1970 e finalmente em 2000. Vigaristas e ignorantes.Há milhares que já deixaram esta seita satânica.
Lidia Guimaraes
o problema dos direitos humanos é algo tranversal às seitas e religiºoes que sobrepoe os ensinamentos dos profetas aos direitos dos cidadaos.
Na maior parte das vezes quando alguem se revolta dentro dessas igrejas é posto á parte e sao excluidos..O que importa dentro destas seitas é manter o financiamento dos seus lideres e dos seus colaboradores que exploram os mais vulneraveis!!!
GostoResponder1 h
Jose Matias · 
Quanto maior guerra se faz a uma seita falsa, mais eles se promovem;dizendo que estão certos e os outros todos errados. Visto Deus dizer que serão perceguidos por causa de tetemunharem do seu nome. É Deus mesmo que entrega os homens a todo o engano de mentiras, pois antes de se voltarem para o Caminho certo, buscam atalhos, para terem sorte na vida, depois será muito dificil se livrarem dessas correntes de servidão de amarguras, e escravidão a regras e regrinhas leis e leizinhas que nunca mais acabam. São lares por vezes desfeitos contrariando os mandamentos de Deus, por causa da religião. Podem ter a certeza de uma coisa, jamais Cristo Jesus veio criar religiões sejam elas quais forem, de religiões está o mundo cheio, e vezes sem conta, a desgraça das nações; divide o homem, e os coloca em campos adversários, como fazem as ideologias politicas. Cristo Ele mesmo é que faz a escolha do seu povo, nos quatro cantos da terra, quem a Ele pertence o sabe muito bem, e conhece a sua voz e jamais vai á voz de estranhos.E por Ele mesmo são conhecidos. Dificil de entendimento esta regra, quem discerne sabe do que estou falando.A religião não salva ninguém, e jamais o coloca no caminho da Verdade. Busque por si mesmo nas sagradas escrituras, o que Deus revelou aos profetas e apostolos, sobre os oraculos de Deus, e a maneira correta como Ele se revela aos homens, não se filie a religião alguma, só porque ouvio dizer que aquela ou outra é a certa. O homem na sua maior parte vive na mentira, mesclada com verdades, razão da existencia de tantas religiões.
GostoResponder1 h
António Madaleno · 
Arte-finalista na empresa By
Para se ver como são doutrinadas as Testemunhas de Jeová este respeito, leiam isto:

http://www.desperta.net/reflexotildees/june-20th-2016
GostoResponder13 h
Isidro Pimpao
Eu não sou muito virado para religiões, fui criado e educado na religião católica e acho que cada um tem direito a acreditar no que quer, mas se querem proibir ou acabar com uma religião, há por aí outra bem mais perigosa que as testemunhas de Jeová
GostoResponder1 h
Priscila Ferreira · 
Aqui não se trata de acabar com uma religião mas sim perderem o direito de terem isenção de impostos e de não serem considerados como religião. Aí concordo a 100% terem de pagar impostos porque se não sabe fica a saber que eles têm muitas propriedades e sei que muitas destas propriedades eram de pessoas idosas que deixaram à organização das testemunhas de Jeová e fizeram isso coagidas por anciãos. Cada membro tem o direito e liberdade de continuar nessa seita. Não têm é direito de ostracizar os outros e fazer lavagem cerebral e promover o ódio a quem deixou de acreditar ou que pecou, somos imperfeitos. Agora encobrir pedófilos, violência doméstica, etc para não serem falados? Ai isso é que não! Infelizmente a maior parte das pessoas não faz a mínima ideia do que são as Testemunhas de Jeová. Pode haver outras perigosas mas esta não fica atrás. Muitos segredos encobertos que nem é bom virem ao de cima. Eu fui uma tj e sei do que falo. Tenho pena que muitas que já não são tenham medo de falar.
Responder11 hEditado
António Madaleno · 
Arte-finalista na empresa By
Quanto a ser uma prática com base bíblica, basta ler os textos usados pela ATJ para impôr o ostracismo e verifica-se que existe uma má leitura e interpretação dos mesmos, sendo tirados do seu contexto para impôr a sua ideologia:

Ler este artigo onde isso é explicado:
http://www.desperta.net/.../desassociacao-sera-que-as...
GostoResponder35 hEditado
Lucindo Montrond
Foi pena que não tivessem proposto, na mesma petição, também a extinção da IURD. Ambas as seitas manipulam e destroem psiquicamente aqueles que têm a desdita de cair nas suas garras demoníacas. Ambas ameaçam a segurança interna do nosso país.
GostoResponder74 hEditado
Rodolfo Batalha
E NA MESMA PETICAO A EXTINCAO DAS DROGAS, TABACO, ALCOOL, PROSTITUICAO, PROXENETAS, PEDOFILIA, SODOMIA, VIOLENCIA DOMESTICA E TODA OUTRA, VIDA SEDENTARIA E CORRUPTA, E ... E ... E...
Responder2 h
Maria Mascarenhas
Estranho é que a excelente constituição que temos não distinga uma seita de uma religião!
GostoResponder32 h
Sérgio Sodré
Um negócio disfarçado de religião deve pagar impostos como qualquer outro negócio...
GostoResponder21 h
Rodolfo Batalha
VIDE O VATICANO
Responder1 h
Rogério Vicente · 
sou ex tj e sei muito bem como é passar por esta politica da torre de vigia
é muito desumana e cruel , me separou da única mulher que amei em toda minha vida , fora prejúzos financeiros eu trabalhava basicamente só para tjs
e foi dificíl sobreviver depois , edsta politica de ostracisação tem de acabar !
GostoResponder33 h
Joaquim Leitão · 
sou ateu mas o fanatismo católico está bem presente em certos comentários as tj terão regras como qualquer outra religião e só para lá vai quem quer. ou a ic não tem regras.? nao ostraciza p. ex católicos re casados depois de divorcio? e não expulsa padres até por razões ideológicas religiosas, se desobedecem aos seus dogmas? é melhor pois não falarem. estamos num estado laico. não há religiões boas ou más. para mim nenhuma interessa. e para o EStado também não desde que não se ofendam os direitos humanos, não se viole a lei civil, não há que punir nada, nem ninguém, nem proibir..
GostoResponder13 h
Ricardo Pimentel · 
C.E.O. na empresa UpDrive
Cada organização está no seu direito de definir regras concernentes á filiação e desfiliação de membros. O que está em causa não é o direito á excomunhão; em causa estão violações de direitos humanos decorrentes da prática de ostracização social que ocorre APÓS a excomunhão.
Responder12 h
Rodolfo Batalha
SEM MAIS.
Responder1 h
Priscila Ferreira · 
Infelizmente as pessoas não sabem que a maioria das TJ como eu era nasceram dentro desta organização e não teve escolha. Nunca pude conhecer outra realidade, nunca pude questionar e sabia que se deixasse a familia ia deixar de falar comigo e foi o k fizeram. Dói muito quando amamos alguém e esse alguém escolhe antes a religião que a nós familiares chegados, pk incentivam isso nas reuniões porque acham k dessa forma a pessoa que foi expulsa vai voltar. Eu não vou voltar para uma organização que é uma grande empresa que gere milhões e que os senhores responsáveis lá no EUA, ditam as regras e que todos acatam porque são regras que são ditadas por representantes de Deus na terra. Poupem me! Abram os olhos por favor. São lobos disfarçados de ovelhas mas ansiosos por devorar.
Responder1 hEditado
Antonio M Graca · 
Trabalha na Empresa Retired
Tem de começar a haver uma distinção clara entre o que é uma seita e uma religião senão amanhã começam a surgir por todo o lado montes de seitas sobretudo para fugir ao pagamento de impostos e para sustentar uma caterva de inuteis que só vivem á custa do obscurantismo e da ignorância de uns quantos. O mesmo se passa em relação á quantidade de "professores" que prometem resolver desde o mau olhado até à cura do cancro. Isto não será andar a brincar com coisas sérias? E sera legal?
GostoResponder143 min
António Rios · 
Não gosto das práticas dessa gente que anda nas Testemunhas de Jeová: acho uma estupidez que se coloquem vidas em causa devido a impedirem as transfusões de sangue.
João Chaves · 
Pelo que li acho que mais não é do que uma tentativa de "vendetta" !!! Não sou TJ , sou CATÓLICO, e onde ele lê À LETRA "Removei o homem iníquo de entre vós" deveria, com a idade que tem, saber de facto interpretar correctamente o que lá se diz, mas não!! Se há perseguição, há crime e isso trata-se de outra forma, não ACABANDO com uma Associação, ainda por cima havendo hoje associações para tudo e mais alguma coisa.......Qual o sentido??
João Santos · 
Não concordo, todos são úteis, desde que não ofendam as ideias e as liberdades dos outros. Bem basta o País estar como está de bandidagem que nada tem a haver com ideias ou religiões, mas sim ofensas à integridade física e mental doutras pessoas e isso sim é grave que não se defendam as vitimas das ofensas dos opressores defendendo sim o ofensor e opressor, isso sim que me preocupa e indigna.
Carlos Fernandes
Deveria ler a petição e tirar as suas conclusões.
Responder25 min
João Santos · 
Carlos Fernandes Por acaso não li a petição, mas, acabar com as testemunhas de Geová, criaria uma perseguição a pessoas que devido à sua ideia religiosa não é compativel com a sociedade plural que queremos e defendemos. Em todo o caso, sempre defendi todas as liberdades, desde que respeitem a liberdades dos outros, sendo sempre a favor de 100% de liberdademas, 100% de responsabilidade e é essa responsabilidade que não se tem neste País. O meu bem haja pelo reparo irei com mais tempo ler a petição.
Responder17 min
Manuel Silveiro · 
TESTEMUNHAS DE JEOVÁ, por não darem liberdade plena às pessoas que com eles se identificam e familiares com quem convivem, por gerarem problemas graves com familiares que discordam deles e impedirem uniões com outros de outras religiões e por segregarem amizades e cortes de relações etc e ainda por serem fundamentalistas contra as eleições democráticas para os poderes governativos dos países em que se integram e por se situarem nos antipodas da génese das religiões porquanto o seu deus não teve sucessor (ultrapassou) jeová, DEVERIAM SER EXTINTAS .
GostoResponder6 min
Duarte Ferreira · 
Jornalista na empresa Rossigest
Sou agnóstico ateísta.Acho que todas as religiões,ou seitas ,têm o direito de existir desde que não tenham a tentação de coartar a liberdade de quem quer que seja.No caso em apreço julgo que eles são muito chatos e,mesmo perante um ou múltiplos nãos,insistem até á exaustão numa prática de contactos indesejável.
Rodolfo Batalha
O MAL DA HUMANIDADE NAO ESTA' NAS RELIGIOES OU NOS SISTEMAS POLITICOS ESTA' NO ANIMAL HOMEM.
GostoResponder2 h
Francisco Franco Afonso · 
Esta seita do diabo nunca devia ter sido permitida em Portugal. Doutrinam para sugar os bens e mais grave as cabeças dos desgraçados.
GostoResponder13 h
Rodolfo Batalha
POSSIVELMENTE SEITA DO DIABO SAO TODAS AS OUTRAS. 666
Responder1 h
Joaquim Pinho · 
Sou abstêmio no tocante á religião. O que não suporto é a sua mercantilização, e outros males a ela associados.
GostoResponder1 h
Mingatos Alexandre · 
Se formos expulsos eles param de nos bater à porta? É que se pararem eu vou já aderir e depois auto-expulso-me.
GostoResponder1 h
Teresa Clemente · 
Trabalha na Empresa Tradutora
Metem-me pena, sinceramente. São livres de serem livres exatamente como as avestruzes - cabeça enfiada na toca, ninguém me vê, sou um dos 144 mil eleitos, a vida eterna vai ser bestial. RIP.
GostoResponder2 h
Jose de Sa · 
A Morada do Júlio de Matos: Av. do Brasil 53, Lisboa.
Oscar Maximo · 
E quanto aos islâmicos dizem zero !
GostoResponder2 h
Ricardo Pimentel · 
C.E.O. na empresa UpDrive
Porque deveria dizer? Esta petição diz respeito a um assunto bem específico que envolve apenas as Testemunhas de Jeová. Se tem algo a dizer sobre as práticas islâmicas, porque não inicia uma petição?
Responder32 hEditado
Rodolfo Batalha
Ricardo Pimentel ALIMENTA O MONSTRO E CINICAMENTE DIZ MAL DELE.
Responder1 h
Rodolfo Batalha
E' QUE O INIMIGO PRINCIPAL E' O VATICANO (UMA DAS MAFIAS DE ITALIA). DOMINE, PARA ONDE VAO?
Responder1 h
Pedro Mi · 
porque tanta magua... primeiro e saber da verdade....

Parlamento recusa petição para banir Testemunhas de Jeová

A lei estabelece que o parlamento impeça a admissibilidade de petições quando o seu objeto é ilegal.
O parlamento recusou hoje uma petição que propunha banir de Portugal as Testemunhas de Jeová e "libertar as pessoas que vivem oprimidas numa seita".
A decisão foi tomada, por unanimidade, pelos deputados da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, e sem debate, face ao parecer nesse sentido dos serviços da Assembleia da República.
A lei estabelece que o parlamento impeça a admissibilidade de petições quando o seu objeto é ilegal.
A liberdade religiosa é um direito constitucional em Portugal desde a aprovação da Constituição da República, em 1976.
As petições são dirigidas por cidadãos à Assembleia da República para a "defesa de interesses pessoais, da Constituição, da lei ou do interesse geral" ou a pedir "uma iniciativa legislativa".
Quando são assinadas por mais de mil pessoas, os peticionantes são ouvidos na comissão parlamentar, a petição é publicada no Diário da Assembleia da República e quando atingem 4.000 são debatidas no plenário.
A petição "on-line" sobre as Testemunhas de Jeová, cujo texto pode ser lido na página da Assembleia da República, e que tem como primeiro subscritor José João Felgueiras Grego, alega que esta organização religiosa é "contra a cidadania", "contra o sangue", tem uma "mentalidade extremista", um "discurso de ódio", é "uma ditadura" e "destrói os sonhos das pessoas".
As petições são dirigidas por grupos de cidadãos são dirigidas à Assembleia da República para a "defesa de interesses pessoais, da Constituição, da lei ou do interesse geral" ou a pedir "uma iniciativa legislativa".
Quando são assinadas por mais de mil pessoas, os peticionantes são ouvidos na comissão parlamentar, a petição publicada no Diário da Assembleia da República e quando atingem 4.000 são debatidas no plenário.
Fernando Dias · 
Vou fazer uma petição para ilegalizar a igreja católica que defendeu o fascismo em Portugal, Espanha, Italia e Alemanha, etc. Igreja onde estão instalados padres pedofilos. Em nome da fé ocupou e matou milhares de nativos índios na América Latina em nome do cristianismo. As testemunha de jeová é uma religião que foi persiguida pelos nazis e pelos fascismos, como foram os judeus comunistas, anarquistas, democratas asim como outras religiões. A igreja católica era única religião do nazismo que podia exercer culto em prol do nazismo e dos fascismos. Esta religião é profundamente anti-militarista e anti-guerra o que pouca gente sabe disso. Se terá ambições de poder politico não sei. Não estou a fazer apologia da T.J. mas sim a liberdade de culto.
http://epoca.globo.com/.../como-igreja-catolica-ajudou...
https://www.google.pt/search?q=catolicos%20e%20fascismos...&
http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/25536
GostoResponder355 semEditado
Agostinho Santos
Parabéns, Sr. Fernando Dias. Faz uma brilhante desfesa das TJ. Muito obrigado.
GostoResponder85 sem
Helena Albuquerque · 
Parabéns Fernando Dias pelo seu correcto e independente raciocínio! Já agora e para todos, perante o que já pude me aperceber sobre esta religião ninguém é obrigado a continuar ligado à mesma se não quiser. Obviamente que terá talvez algumas sanções do ponto de vista dessa mesma religião mas não é obrigado a continuar ligado a ela. Creio que é assim! Por outro lado vejo outras religiões imensamente piores e sem verdadeiro respeito pelo próximo e ninguém (ou quase ninguém) diz nada!!!
GostoResponder95 semEditado
Carlos Fernandes
Helena Albuquerque ninguém é obrigado certamente. No entanto, as consequências de alguém ser expulso ou decidir sair da mesma são severas e resultam no ostracismo ou morte social do indivíduo. Isso impede que muitos que gostariam de sair não o façam com medo de perder a família e amigos que se resumem quase sempre ao círculo religioso.
GostoResponder55 sem
António Almeida · 
Ana Maria Neves Assim co.quem mostra n.saber nd de termos tais como, "seita".
GostoResponder5 sem
Luis Camoesas Anjos · 
Por vezes custa-me ler em redes sociais afirmações de quem de facto NADA CONHECE daquilo que fala!!
A religião católica, para quem o não saiba, ou esqueça, depende e é gerida por um Estado Independente que é o Estado do Vaticano.
Ao contrário do afirmado aqui por alguns intervenientes, a iogreja católica não apoiou, ou defendeu o nazismo, o fascismo, ou aas atrocidades comunistas, perpetradas antes e depois da segunda guerra mundial. Aliás, foram muitos, mas mesmo muitos, os padres presos pelo Nazismo e outros regimes ditatoriais, sendo entre muitas outras, célebre a história do padre preso nu...Ver mais
GostoResponder25 sem
José Ferreira · 
Não gosto.
GostoResponder5 sem
Albano Parente
Amem.
GostoResponder5 sem
Limão Azedo
Carlos Fernandes, a pessoa só é expulsa ou se auto exclui por sua livre vontade, mas ninguém é retido contra a sua própria vontade. O que as pessoas desconhecem é que as TJ obedecem à biblia como guia. Os que se tornam TJ aceitam respeitá-la. Quando desobedecem às suas normas e mantêm uma atitude de desrespeito provado sem arrependimento, aí são excluidas. A escolha é pessoal, consciente ou inconscientemente. A pessoa expulsa pode sempre voltar a associar-se com as TJ, basta para isso mostrar respeito pelas normas biblicas; enquanto não o fizer terá que conviver com outras pessoas da sociedade ao seu redor. Organizações e sociedades civis dão palmadinhas nas costas aos infratores? Se todos fossem TJ o mundo seria bem melhor do que é. O futuro vai mostrar que elas têm razão.
GostoResponder15 sem
Rodolfo Batalha
FERNANDO DIAS - LISBOA ............... ESCREVEU POUCO E DISSE MUITO. A PURA VERDADE.
GostoResponder5 sem
Carlos Fernandes
Limão Azedo essa é a resposta padrão e politicamente correta e em nada rebate o que eu comentei acima. A prática do ostracismo conforme praticada nas TJ é puro terrorismo emocional e chantagem emocional para levar as pessoas a manterem-se dentro da religião, mesmo que passem a discordar dela. Só não vê quem não quer.

Quando a organização incentiva pais a expulsarem filhos de casa e a nem sequer atenderem o telefone ou responderem a uma mensagem de email de familiares (filhos ou não) que saíram da seita, isso diz tudo sobre este grupo de alto controle.

O mais irónico é que no passado a seita ensinava que a excomunhão era uma prática de origem pagã e uma "arma" usada pela Igreja Católica para controlar o povo.

Mas parece que com o tempo, a organização veio a adotar os mesmos procedimentos, usando textos bíblicos descontextualizados e mal interpretados para forçar o argumento do ostracismo.
GostoResponder25 sem
Manuel Rodrigues · 
Trabalha na Empresa Jehovah's Witness
Carlos Fernandes
GostoResponder5 sem
Manuel Rodrigues · 
Trabalha na Empresa Jehovah's Witness
Helena Albuquerque
GostoResponder5 sem
Limão Azedo
Carlos Fernandes, está muito bem encaminhado; agora só lhe falta juntar à imagem de perfil vermelha, os cornos o rabo e a forquilha, a foto do diabo comumente divulgada um pouco por todo o lugar. Os discipulos de Jesus eram chamados de "seita" dos nazarenos, e portanto eram os seguidores do filho de Deus... veja bem de que lado você se pôs.
GostoResponder5 sem
Martin Martinho Oliveira
Carlos Fernandes o senhor está bem informado , mas a pessoa que é expulso não é sem haver razões plausíveis e mais ainda tentam ajudar a pessoa a rever o ponto da Bíblia acerca da falta feita por isso qdo alguém se torna TJ ele sabe diante mão o q deve fazer e não fazer ... em resumo ninguém destrói ninguém a não ser a pessoa q cometeu a falta e não quer fazer o que é certo ... as TJ Adão pessoas que levam as leis de Deus a sério e respectivo ao sangue deveriam se informar melhor sobre esse assunto porque mesmo o governo Americano aprovou que o uso de sangue nao permite uma recuperação para os militares em combate e que o sistema encontrado pelas TJ juntos com médicos com visão futurista conseguiu salvar a vida de militares americanos em plena ação de guerra por isso , quando alguém quiser mandar a sua sabedoria sem ter como provar deveria se remeter ao silêncio
GostoResponder15 sem
Jorge Oliveira · 
Dizem que o saber não ocupa lugar, mas enganam-se, o saber ocupa o lugar da ignorância. Mais sabedoria e menos ignorância. Porque haveriam de impor aos outros quando não aceitam que lhes imponham nada. Onde está o respeito pelos direitos de cada um, sejam eles religião, política ou futebol? A liberdade de uns acaba onde começa a de outro...
GostoResponder15 sem
Sofia Veiga · 
Helena Albuquerque apenas uma nota....não se trata de uma "religião", mas sim se uma seita.
GostoResponder13 sem
Sofia Veiga · 
Luis Camoesas Anjos não se esqueça de referir, que durante o nazismo muitos "irmãos" assinaram um papelinho a renunciar á seita apenas e só para não morrerem. E depois, convem também não esquecer que TODOS eles são objetores de consciência........
GostoResponder13 sem
Pedro Santos · 
Parece-me que a esta hora alguém está de surdina a rogar pragas ao céu.
Conhecem-se bem estas tentativas vãs da parte de quem já pertenceu à organização das TJ e hoje, pelas suas atitudes,atos ou decisões deixou de o ser.
Quanto às acusações, não chorem nem fiquem tristes os autores, afinal Hitler tentou e não conseguiu, Mussolini também, assim como Salazar, também na Rússia, Coreias do Sul e norte e tantos outros países, nações ou governos.
De todas as tentativas nenhuma resultou. Não seria agora que um ilustre e desconhecido cidadão conseguiria tal ato.
A cada ano este povo aumenta, com ou sem perseguição.
E de tantas acusações mencionadas desafio a provarem cada uma delas, seja em público seja em tribunal.
GostoResponder65 sem
Carlos Fernandes
O Pedro nega que aquilo que está mencionado na petição seja mentira? Quanto ao povo aumentar, muito mais aumentam outros grupos religiosos tais como os islâmicos, católicos, Mórmons, evangélicos. Isso não é prova de absolutamente nada. 

Aliás, os relatórios anuais mostram que na maioria dos países industrializados e com acesso à informação, a percentagem de aumento estagnou ou mesmo inverteu-se. Apenas em países africanos e de leste, com pouco acesso à informação é que existe um aumento significativo.
GostoResponder5 sem
Rodolfo Batalha
AS TESTEMUNHAS DE JEOVA' SAO DAS POUCAS RELIGIOES VERDADEIRAS NO MUNDO. MAIS DE 8 MILHOES
GostoResponder35 sem
Carlos Fernandes
Rodolfo Batalha verdadeiras em que sentido?
GostoResponder5 sem
Pedro Santos · 
Eu não nego....eu afirmo.
GostoResponder5 sem
Martin Martinho Oliveira
Carlos Fernandes o senhor pelos vistos já foi uma TJ mas não soube ser uma verdadeira por isso manda filetes , já percebi agora ... pobre senhor Carlos Fernandes o senhor mete dó...
GostoResponder15 sem
Carlos Fernandes
Martin Martinho Oliveira isso é um argumento ou é só para ofender? É que se tiver algum argumento válido agradeço que o partilhe, agora usar de falácia ad hominem só lhe fica mal.
GostoResponder35 sem
Carlos Lopes · 
Martin Martinho Oliveira normalmente o idiota, quando não tem argumentos, o único ataque que lhe resta é a falta de dignidade.
então o idiota utiliza a sua estupidez e ignorância atacando o mensageiro com a sua própria arrogância, típico das testemunhas de Jeová.
GostoResponder13 sem
Sílvia Maria Antunes Oliveira
Carlos Fernandes No sentido em que defendem as verdades biblicas, deixe de ser ignorante e pesquise na Bíblia e assim fica a saber onde está a verdade e onde está a mentira. Infelizmente as pessoas falam pela boca dos outros, "ouviram logo falam" 2 carta de São Pedro, capítulo 3 e versículos 3 e 5, ali é mostra com exatidão o que é a ignorãncia.
GostoResponder2 sem
Carlos Fernandes
Apesar de não concordar com o banimento das Testemunhas de Jeová, tudo o que a petição invoca como razões para considerar esta seita como um movimento religioso extremista é real.

Infelizmente, os governantes evitam envolver-se em questões religiosas, permitindo que grupos religiosos considerados por peritos internacionais como sendo "seitas destrutivas" atuem no território e com benesses estatais.

É a falta de conhecimento de como tais grupos atuam e praticam o proselitismo, levando pessoas a separarem-se da família e a viverem apenas para o grupo que leva a que tais assuntos não sejam estudados com a devida acuidade.
GostoResponder55 sem
Miguel Felner Paula · 
Infelizmente?
Só pode estar a brincar.
Imagine que um dia o governo podia ir a sua casa interrogar a si por causa deste infelizmente.
GostoResponder5 sem
Carlos Fernandes
Miguel Felner Paula infelizmente no sentido de existirem grupos destrutivos que abusam física, emocionalmente e financeiramente de seus membros sem que ninguém os impeça.

A religião hoje em dia é um livre-passe para muita coisa.
GostoResponder5 sem
Limão Azedo
Carlos Fernandes, dá para ver que na sua caldeirada de pouca qualidade, tudo serve para mistura. Devia ter um melhor sentido de culinária, para ver que certos ingredientes não vão bem uns com os outros. Como diz o ditado: não se deve pôr tudo no mesmo saco.
GostoResponder15 sem
Carlos Fernandes
Limão Azedo você é daqueles que fala e não diz nada. 
GostoResponder5 sem
Limão Azedo
Carlos Fernandes, mais ou menos como Jesus; visto que muitas pessoas não eram sinceras, por muito que ele falasse, para elas, ou não o compreendiam, ou nada do que dizia tinha valor... assim está você, igualzinho a essas muitas.
GostoResponder5 sem
Carlos Fernandes
Limão Azedo Sem comentários...
GostoResponder15 sem
Sofia Veiga · 
Carlos Fernandes com o cognome de "Limão Azedo"...está tudo dito - nem resposta merece!
GostoResponder3 sem
Carlos Lopes · 
As testemunhas de Jeová pertencem aos Iluminati, por essa ordem os Iluminati controlam governos e estados e federações, por isso é que eles se tem escapado por entre a chuva.
Mas uma nova consciência tem inundado grande parte da humanidade, eles já não nos conseguem roubar a alma à troca de uma fatia de pão bolorento e rijo, a humanidade está a acordar para um novo milénio, já não é com bolos que se enganam os tolos.
GostoResponder25 sem
Limão Azedo
Carlos Lopes, cada um deita para fora o pouco que sabe, podia não dar a saber.
Responder5 sem
Rodolfo Batalha
A IGREJA APOSTOLICA ROMANA E' UMA RELIGIAO FALSA.
Responder5 sem
Pedro Santos · 
Perfunto-me como se pode ser tão ignorante, tão mentecapto.
Responder5 sem
Licínio Fonseca · 
Trabalha na Empresa Reformou-se
Todas as religiões são más, cada uma pior que a outra.
Todas vivem da alienação, fantasia e acefalia dos respectivos crentes.
Acabar com todas as religiões e seitas religiosas seria a maior libertação que o povo poderia ter.
GostoResponder35 sem
Ingrid Araújo · 
Usuaria na empresa Tumblr
Que clichê kkkkkkkkkkkkkk
Responder5 sem
Victor Carlos Raposo Duarte · 
Embora ache que as testemunhas de Jeová têm atitudes irracionais e sugam tudo o que podem dos que lhes caiem nas mãos, aliás como os seguidores da IURD, nada podemos nem devemos fazer para os impedir de exercer a sua actividade desde que tal não constitua infracção à lei. Ninguém os vai buscar a casa à força pois não? Preferem morrer a levar uma transfusão de sangue? Que assim seja.... cada um vive como quer e até devia morrer como quer... Eu só critico a atitude que têm quando poêm em risco a vida de menores por causa dessa cretinice das transfusões.
Agora bani-los, isso não, senão teríamos que banir os extremistas neo-nazis e ultra nacionalistas que incorrem em crimes de ofensas morais ou físicas praticamente todos os dias. Aliás se procurarmos bem em todas as igrejas, seitas e partridos há bons e maus praticantes.....
Ficamos assim....
GostoResponder15 sem
Fátima Peru
Deveria se informar melhor sobre as testemunhas.....
Responder15 sem
Isabel Vasconcelos · 
As crianças já não morrem por falta de sangue. Face a um caso desses, o hospital contacta o juíz que resolve o assunto em três tempos. Haja Deus!
Responder5 sem
Nuno Frutuoso · 
Bem a conversa do sangue podia dar pano para mangas, mas vamos ser objectivos, a transfusão serve para salvar vidas, ou assim deveria ser, mas calculo que aqui quem fala em sangue é bastante informado com o assunto, assim sendo, devem também saber que o sangue passou a ser um belíssimo negócio,e como qualquer negócio onde se olha o lucro muitas vezes não se observa a qualidade, quem se lembra do caso Leonor Beleza? Quantas pessoas ficaram afectadas e quantas pessoas morreram com este caso? Recorda-se não é? Mas antes de responder engulam o vosso ódio que aqui ninguém odeia ninguem
Responder5 sem
Igor Célio MazingoDiogo · 
Essa crença que às Testemunhas de Jeová têm tem base bíblica (Atos 15: 29. Isso mesmo! Deus falou que não devemos comer nem beber sangue. Se um médico dissesse para uma pessoa não tomar bebida alcoólica, será que ela poderia colocar a bebida alcoólica na veia? Claro que não! Isso seria igual a beber álcool. Do mesmo modo, colocar sangue na veia é igual a comer ou beber sangue.
GostoResponder15 sem
Licínio Fonseca · 
Trabalha na Empresa Reformou-se
Igor Célio MazingoDiogo; Dass
GostoResponder5 sem
Anabela Silva · 
Desculpe e que dizer daqueles que recebem transfusões de sangue e são contaminados com doenças,e até mesmo morreu com estas mesmas? Não sei a sua crença mas seria bom que o sr.fosse pedir informações aqueles que tem o dever de o informar em sentido espiritual e pergunte quais são as leis de Deus e não de Homens...... E antes de falar sem saber vá ler o livro de levítico 17:10 em diante é o Atos 15:28,29 . E depois vamos ver quem são os extremistas.
GostoResponder15 sem
Carlos Fernandes
Sobre a questão do sangue, incentivo a lerem este artigo. Ajuda a perceber como a interpretação das Testemunhas de Jeová com respeito a este assunto está errada:

http://www.desperta.net/.../transfusoes-de-sangue-porque...
GostoResponder15 sem
José M Carvalho · 
Não bem assim. Os Juizes levam meses (anos) para decidirem seja o que for.
GostoResponder5 sem
Limão Azedo
Victor Carlos Raposo Duarte, quando falar de um assunto ou organização, informe-se melhor
GostoResponder5 sem
Manuel Bengui · 
Sr. José João Felgueiras Grego e seus comparsarls estão a defender um interesse. O interesse daquele que "desde o princípio não se manteve ma verdade..." o pai da mentira, o caluniador, o diabo... Ele, o Felgueiras, acha-se no direito de legalizar as religioes "verdadeiramente sedentas de sangue", dos terrorristas e dos que guiam a politica e governam o mundo. Este é o interesse supremo deste grupo de pessoas iniquas. Fizeram isso na Rússia e agora desejam estender o ódio contra as ovelhs de Jesus. Nao farei justiça nem qro me vingar. A vingança pertence a Jeová.
GostoResponder5 sem
Rodolfo Batalha
JOSE' JOAO FELGUEIRAS GREGO E OS SEUS COMPANHEIROS DO CAMINHO SAO FUNDAMENTALISTAS. SATANAS ESTA' COM ELES.
Responder5 sem
Carlos Fernandes
Rodolfo Batalha interessante… um fundamentalista a acusar os outros de serem fundamentalistas... lolol
Responder5 sem
Jota Esse
Eu bani as testemunhas de jeová da minha porta e não precisei do Parlamento. Há mais de 20 anos ameacei-os que da próxima vez que me acordassem às 9 horas de domingo, lhes despejava o balde da esfregona pela cabeça abaixo e dei-lhes com a porta nas fuças. Foi remédio santo. eheheheheh
GostoResponder65 sem
Afonso Sousa · 
A fé não se compra. Estes artolas andam de porta em porta a comprar mentes frágeis ou adoentadas. E depois que gente é esta que não tem um mínimo de cultura argumentativa para vender o seu peixe. Esta gente até causa dó.
Responder15 sem
Limão Azedo
Afonso Sousa, penso que será pior a triste figura que farás no fim, talvez no fim da vida, no meio, ou até quando começares a ter ideias mais coerentes e respeitosas por pessoas que acreditam em algo bem mais puro que as tuas ansiedades sem nexo.
Responder25 sem
Limão Azedo
José G. Serra, que orgulho e que inteligência, e tens sido mais feliz. És fiel a ti mesmo ou a crenças que te embrutecem, ou nem por isso?
Responder5 sem
Rodolfo Batalha
JOSE' G. SERRA ......A EDUCACAO PASSOU AO LADO. SENTIMENTOS PRIMITIVOS
GostoResponder5 sem
Martin Martinho Oliveira
Afonso Sousa vê se bem que pela sua linguagem de artolas, o senhor é ignorante ainda pensam que alguém compra a fé ? Por favor abra essa mente de retrógrada , fique sabendo que as mentes doentes são pessoas como o senhor que nem sequer avança qualquer argumento para defender a sua tese medíocre ... e tem razão a fé não se compra mas isso é para pessoas como senhor que tudo vale algo pelo valor de dinheiro ou bens ... na próxima vez que venha apontar o esforço de pessoas que querem compartilhar algo num Mundo aonde o ganho é lei saiba dar a volta a sua língua de artolas ... ignorância tem limite , há esqueci me tenho a certeza que a muitas TJ que são bem mais formadas academicamente que o senhor .
GostoResponder5 sem
Lurdes Alves · 
A JESUS QD ESTEVE NA TERRA FIZERAM O MESMO ATE O MATARAM.A VERDADE E SEMPRE REJEITADA E PERSEGUIDA
GostoResponder4 sem
Carlos Lopes · 
A religião é uma forma medieval de escravatura moderna uma prisão sem muros onde o prisioneiro nem sequer sonha com a sua própria fuga, o estupido terá e morrerá por amor á sua própria escravidão
GostoResponder15 sem
Fernando Antonio
O Sr. José Serra deveria saber que as Testemunhas de Jeová sáo pessoas de rspeito e apesar de também fazerem parte algumas pessoas menos intelectuais não são como este Sr. que não sabe respeitar um ser Humano como penso que Ele seja por isso meu querido Sr. antes de falar pense no que diz para mostrar que quer ser respeitado e assim respeitar as outras pessoas...Boa noite e bom ano assim como muita Saúde...
GostoResponder15 sem
Edmundo António Barreiras Ricardo · 
Trabalha na Empresa Reformou-se
As pessoas precisam de ilusões como de pão para a boca... Se eu vou à igreja e me sinto bem lá,quem é você para me dizer que não devo ir?Se eu for das testemunhas de jeová,quem é você para me dizer que não devia ser?Se eu vou aos estádios de futebol ver jogar,Quem é você para me dizer que não de via de ir?

Desde que as pessoas não sejam obrigadas a frequentar lugares que não querem.Que mal existe em os frequentar?
GostoResponder65 semEditado
Duarte Sá Ferreira · 
...se eu vou À IGREJA, não tem nada a ver com o verbo HAVER!!!
Responder5 sem
Edmundo António Barreiras Ricardo · 
Trabalha na Empresa Reformou-se
Duarte Sá Ferreira -Foi só para ver se o senhor estava com atenção!
Responder5 sem
Olívia Faustino · 
e eu os adventistas do setimo dia, os protestantes a iurd daqui para fora. e todos os parecidos com tudo isto
GostoResponder35 sem
Pedro Santos · 
E os católicos, não?
Responder5 sem
Maria E Tero Martins · 
Deus dice aonde fores pregar em meu nome se nao fores bem recebido au sair dessa Aldeia sacode o po Das tuas sendalias para nao ficares contaminado
GostoResponder35 sem
Joao Nazare · 
Vaz Gonçalves
Estará disido, ou não?
Responder15 sem
Olívia Faustino · 
ele dice se dissesse eu percebia assim não sacodi o pó das sendálias até porque eu ia de ténis
Responder5 sem
Gaby Taveira · 
Vaz Gonçalves   
Responder5 sem
Joaquim Almeida · 
Disse a quem ? É que isto faz-me lembrar quando eu era miudo , a minha mãe ameaçava-me que o meu pai tinha dito que eu não poderia fazer determinadas coisas . mais tarde , perguntava ao meu pai e ele dizia-me que não tinha dito nada . Mas no entanto a lei tinha sido criada por ela que afirmava que tinha recebido as ordens do meu pai . Bom , isto parece um bocado infantil , mas não deve andar muito longe .
GostoResponder5 sem
Sergio Daúde Portugal · 
Trabalha na Empresa Causa Monárquica
Po e sendálias? hmmm .... coisa Hippie
GostoResponder5 sem
Limão Azedo
Que piada; não está bem escrito, mas o que ele diz está escrito corretamente, na biblia. Os gozadores e os que desprezam as pessoas por sua falta de instrução ou posição social serão tratados também com desprezo, por quem 'criou a lei'. Isso está corretamente escrito em todas as biblias, e não vejo nenhuma dúvida ou infantilidade nesse escrito.
GostoResponder5 sem
Vicente Elsa
Ser testemunha de jeová é ser....
Doente cronico
Doente mental
Deixar de amar a vida
Meter se na vida dos outros
Desprezar a familia
Homen é machista
Ser mentirosos
Ser desesperado sem perspetiva.
Não estudar
Destruir lares destruir familias
Abusar das crianças
Lavar o cerebro dos jovens
Perseguir quem deixa a seita.
Enganar uns a os outros .
Falar mal uns dos outros
Racistas
Manipuladores.
Muitos Muitos alcoolicos.
Enfim.
Fiz uma longa caminhada da minhã vida com eles e cheguei a conclusão que tudo não passa do um Super Negocio Rentavel a todos os nivéis.
Escravatura moderna ?Sim.
Seita Americana?Sim
Trabalham com um Jesus .
Mas o PATRÃO É O DIABO.100%
AS TESTEMUNHAS DE JEOVÁ SÃO LIXO QUE CHEIRA MUITO MUITO E MUITO MAL.....
GostoResponder45 sem
Robson Luis · 
Mateus 5:11 , 1 João 2:19
Responder5 sem
Limão Azedo
Vicente Elsa, isso chama-se apostasia, não te invejo a sorte
Responder5 sem
Rodolfo Batalha
VICENTE ELSA .................. NO LAGO DE FOGO.
Responder5 sem
Pedro Santos · 
Tanta coisa má.
Na minha otica:
Ser testemunha de Jeová é não pegar em armas para matar o próximo.
Ser testemunha de Jeová é tomar uma decisão consciente do que se quer e é não levar uma vida agarrada a uma qualquer tradição imposta por quem nos trouxe ao mundo.
Ser testemunha de Jeová é não compactuar com pedofilia.
Ser testemunha de Jeová é não matar em nome de um qualquer Deus.
Ser testemunha de Jeová não é ser perfeito. Não, não existem pessoas perfeitas. Sim as testemunhas de Jeová também erram.
Aquilo que realmente cheira mal é ver padres e bispos e pastores serem acusados, julgados e condenados por atos desumanos e diabólicos realizados por quem se diz servo de deus.
Aquilo que cheira mal, são os crimes que todos os dias se praticam por milhares de pessoas que se dizem católicas E de tantas outra ideologias. E no dia que me provar que uma testemunha de Jeová praticou alguma destas coisas, que tenha sido julgada e condenada por esse ato, então aí eu dou-lhe razão e peço desculpa.
Mas isso não acontecerá, porque no dia em que uma testemunha de Jeová praticar um destes atos ela já deixou de o ser.
E aqui sim, a família não tem mais convivência com ela, a congregação não tem mais convivência com ela.
Agora se da sua parte pactua com esse tipo de realidade então tenho toda a moral para lhe dizer que quem cheira mal e muito é você é todos os que consigo pactuam.
Quantas testemunhas de Jeová estão presas em Portugal por roubarem, matarem, abusarem de menores, por violarem, quantas?
Uma coisa é não querer, está no seu pleno direito e esse tem de ser respeitado.
Mas vir a público com esse tipo de atitude quando a própria constituição do seu país da a liberdade religiosa, algo de grave e anormal se passa consigo.
GostoResponder25 semEditado
Pedro Santos · 
E já agora se era assim tão rentavel, porque saiu?
Sabe por acaso quantas testemunhas de Jeová são advogadas, arquitetas, médicos, engenheiros, professores, cientistas, entre tantas outras profissões?
Racistas? Por favor, acredita mesmo nisso ou é só porque não tem mais nada para escrever?
GostoResponder5 sem
Pedro Santos · 
Quanto ao abusar de crianças?
Que tipo de abuso se refere?
Conhece algum?
Agradeço que denuncie.
Sabe que em Portugal em todos os casos de pedofilia, maus tratos ou abuso de crianças que foram
denunciados, investigados, Julgados e condenados nenhum é com testemunhas de Jeová.
Ainda pensei que fosse informação errada, mas não.
Percebi claramente que são apenas mentiras de alguém que por falta de escrúpulos ou maldade pura, se diverte com comentários patéticos.
Um conselho...metade das acusações do seu comentário são suficientes para se sentar na sala de um tribunal.
Cuidado com o que semeia, não se poderá queixar daquilo que irá colher.
GostoResponder15 semEditado
Sofia Veiga · 
Pedro Santos se não tivesse lido o que escreveu não acreditaria. Conhece a velha máxima das testemunhas de jeová que, para provarem SEJA O QUE FOR, têm que apresentar duas testemunhas??????Acha que uma criança abusada sexualmente num qualquer canto tem duas testemunhas para apresentar????? E se fosse o seu Filho???? Como agiria??? Fosse, ou não fosse, testemunha de jeová, como agiria? E já agora imagine uma criança numa cama de hospital presa á vida por uma transfusão de sangue - qual é a sua base "biblica" para lha negar?.....Não o estou a criticar, até porque não tenho o direito de o fazer. Mas, se não o estiver a ofender, permita-me que lhe faça uma sugestão: leia, mas leia informações crediveis - procure informar-se das atrocidades cometidas pelo Mundo fora por membros de uma seita, que apenas procura o dinheiro dos incautos para manter o elevado nível de vida. Deixo-lhe como exemplo a quantidade de vezes que mudaram a data do Armagedon - por favor, pense nisso.Obrigado.
GostoResponder3 sem
Carlos Lopes · 
Pedro Santos essa da pedofilia está mesmo boa 🤣🤣🤣🤣🤣 a religião que esconde pedófilos e que tem inúmeros processos em tribunal.
Essa é mesmo para rir.
Mas ainda lhe digo mais a Sociedade Torre de vigia pertenceu à ONU era sócia como também investia em ações de empresas que fabricavam armas e tabaco.😜
GostoResponder3 sem
José Da Silva · 
Aos srs responsaveis do Diario de Noticias. Voces cancelaram dois artigos que eu coloquei aqui em resposta a uma pessoa, que ele proprio pediu. Devo vos esclarecer que esses artigos embora noutra lingua, foram escritos em jornais muitos conceituados, e rigorosos na sua ética, e muito conhecidos em todo o mundo. A vossa atitude é a de impedirem que os assuntos sejam esclarecidos, como em certa época em que punham no index as pessoas como Giordano Bruno. Em contra partida voces deixem este sr escrever este tratado de incitaçao a desordem. ''
Fernando Dias · Lisbonne
Vou fazer uma petição para ilegalizar a igreja católica que defendeu o fascismo em Portugal, Espanha, Italia e Alemanha, etc. Igreja onde estão instalados padres pedofilos. Em nome da fé ocupou e matou milhares de nativos índios na América Latina em nome do cristianismo. As testemunha de jeová é uma religião que foi persiguida pelos nazis e pelos fascismos, como foram os judeus comunistas, anarquistas, democratas asim como outras religiões. A igreja católica era única religião do nazismo que podia exercer culto em prol do nazismo e dos fascismos. Esta religião é profundamente anti-militarista e anti-guerra o que pouca gente sabe disso. Se terá ambições de poder politico não sei. Não estou a fazer apologia da T.J. mas sim a liberdade de culto.
http://epoca.globo.com/.../como-igreja-catolica-ajudou...
https://www.google.pt/search?q=catolicos%20e%20fascismos...&
http://pt.indymedia.org/conteudo/newswire/25536''. Capitibus parvis
GostoResponder5 semEditado
Helena Gonçalves
O parlamento o que ganhará ? Quer dizer a IURD têm sido muito falada em tudo as testemunhas de Jeová não são melhores merecem ser banidos pelo que fazem entre 4, paredes não são melhores que os outros estes fazem as escondidas .
GostoResponder25 sem
Rodolfo Batalha
O MAL DA HUMANIDADE NAO ESTA' NAS TESTEMUNHAS DE JEOVA' ... ESTA' NO HOMEM.
GostoResponder15 sem
Carlos Fernandes
Para quem acha que as Testemunhas de Jeová são um grupo religioso inócuo na sociedade:

As ex-testemunhas de Jeová rejeitadas pelas próprias famílias
http://www.bbc.com/portuguese/internacional-40780269
GostoResponder15 sem
Vitor Gomes · 
Trabalha na Empresa FC Porto
deichem as pessoas em paz so aceita quem quer porque na religiao catolica muintos pedofilos e nimguem fala se as testemunhas de jeova se nao consemtem sangue e la com elas falase muintas mentiras a estas pessoas sao falsos testemunhos tenho amigos meus que sao testemunhas de jeova e naoi e nada disso que falam sao passoas de respeito e so aceita quem quer elas nao obrigam ninguem
GostoResponder5 sem
Carlos Fernandes
Pesquise por "Abuso Sexual" e "Testemunhas de Jeová" no google e veja se é só Católica que está envolvida em escândalos de abuso sexual de crianças.
Responder5 sem
Marcelo Todaro · 
É o velho problema da mediocridade quando faltam argumentos: se não pode combatê-los, livre-se deles. Lamentável!
GostoResponder5 sem
Jose Augusto Martins · 
Parabéns Sr Fernando. Sua visão é além do óbvio. Pessoas como o Sr faz parte do moral e do caráter de um ser humano
GostoResponder5 sem
José Camisão · 
Dos fracos, não reza a história. Ninguém é obrigado. Pôr esta ideia, tinham que banir todas. Lol
GostoResponder5 sem
Manuel Boaventura Araujo
DE: Manuel Araujo as testemunhas jeová com a sua propaganda de revistas, em todos os cantos e esquinas, parece comer pessoas.
GostoResponder5 sem
Antonio Candido Abranches Monteiro · 
E SEM TESTEMUNHAS..........................Não Há JULGAMENTOS!!!!
GostoResponder25 sem
Helena Gonçalves
Estamos fartos de mentiras e vigaristas e de seitas estamos cansados de tantas mentiras .
GostoResponder15 sem
Antonio Candido Abranches Monteiro · 
ACABAM-SE as TESTEMUNHAS??????
GostoResponder15 sem
Joao Nazare · 
Só posso comentar a Constituiçao Portuguesa, no que respeita às religiões e assim o Governo e o Estado, não poderão proíbir as religiões, cultos ou seitas que se reúnam em nome de Cristo e que tenham neutralidade política, moralidade sexual e que se recusem a receber transfusões de sangue.
A Constituição não está preenchida com estes requisitos, de "grandes" estudos religiosos, portanto terão que os deixar andar, como aqui neste país. Batem às portas todas, fazem parar na rua as pessoas, distribuem panfletos e pouco mais. Mas se lhes derem tempo, passam a aborrecer muita gente,
Responder5 sem
Jesurum de Jah
Pare de mentir
Responder5 sem
Rodolfo Batalha
Joao Nazare PRIMEIRO NFORMA - TE BEM, DEPOIS FALA E / OU ESCREVE. A VERDADE E' SO' UMA AS IMITACOES E' QUE SAO VARIAS.
Responder5 sem
Rodolfo Batalha
PRIMEIRO INFORMA - TE BEM .................
GostoResponder5 sem
Rodolfo Batalha
QUEM E' QUE TEM CONHECIMENTO DE UM MAU VIZINHO NUMA TESTEMUNHA DE JEOVA'?
GostoResponder5 sem
Rodolfo Batalha
CONHECEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA'
GostoResponder5 sem
Alvaro Pereira Manuela Pereira · 
de acordo com fernando dias

Sem comentários: