quarta-feira, 28 de março de 2018

Jerónimo de Sousa diz que Governo “está no caminho certo” pela paz





NUNO BOTELHO

O secretário-geral do PCP considera que o Governo português está no “caminho certo” no que diz respeito à polémica da expulsão de diplomatas russos em outros países

O secretário-geral do PCP afirmou esta quarta-feira que o Governo do PS “está no caminho certo”, cumprindo a Constituição da República Portuguesa “amiga da paz”, na sua posição relativamente à polémica da expulsão de diplomatas russos em outros países.
“A nossa Constituição da República é amiga da paz. Neste sentido, se o Governo a ler e cumprir, está no caminho certo”, disse Jerónimo de Sousa à margem da manifestação de trabalhadores, convocada pela Interjovem/CGTP-IN, em Lisboa.
Segundo o líder comunista, a “posição inicial [do Governo] tem a ver com os comandos constitucionais que existem em relação à questão da cooperação, da paz, do relacionamento com outros povos e países”.
Na terça-feira, em entrevista à RTP, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, anunciou que “Portugal chamou para consultas o seu embaixador em Moscovo”, mas Portugal ficou para já de fora do rol de países que seguiram o exemplo do Reino Unido de expulsar diplomatas russos dos seus territórios após o “caso Skripal”.
O envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal, com um gás neurotóxico no dia 4 de março na cidade inglesa de Salisbury, foi atribuído pelos responsáveis de Londres aos serviços secretos de Moscovo e levou ao congelamento das relações bilaterais britânicas com a Rússia, desencadeando uma crise diplomática alargada.

Maria Irene Florencio Florencio Ai Jerónimo, é a Venezuela a agora esta bronca... A ditadura da esquerda em grande mais valia colocarem a viola no saco, porque andas tu a trote do PS quando te convém... Mas que asqueroso...
Gerir
Responder1 h
Mauricio Vieira Éste senhor para quê tem de falar? 🤮Esta a mendigar protagonismo politico? 🤮 A decisão do governo foi boa, mas não por simpatia aos russo, os russos sempre tiveram fama de assassinar ex espiãs, problema de eles, e o Reino Unido ja esta fora da UE.. não precisam de ninguém.
Gerir
Responder1 hEditado
Pedro Pinheiro Augusto Era preciso termos marias-vão-com-as-outras no Governo (como no tempo da marionete Barroso) para ir a correr expulsar diplomatas de um dos nossos destinos de exportação assim, sem provas nem nada.
Gerir
Responder1 h
Carlos Coelho Qual exportação? Lol que exportações tem Portugal para a Rússia, conte lá...
Gerir
Responder1 h
Pedro Pinheiro Augusto Carlos Coelho Há pouco tempo atrás, a Rússia era o nosso principal cliente de pêra rocha, por exemplo, Conheço uma fábrica de móveis que é o maior empregador do seu concelho e cujo maior cliente é a Rússia, razão pela qual está a expandir a fábrica.
Gerir
Responder1 h
Pedro Pinheiro Augusto Carlos Coelho O que você estava a dizer da Rússia, mesmo?
Gerir
Responder59 min
Luis Marreiros Carlos Coelho muitas...vá ver
Gerir
Responder44 min
Catarina Gil Porque e que os ingleses não expulsaram os russos bilionários donos de clubes de futebol e afins? Isso não, mexe com a economia inglesa. Porque raio tinhamos de ir atrás desta guerrinha que não é nossa? Só porque os outros vão?
Gerir
Responder1 h
Francisco Macedo Se calhar por Portugal pertencer a otan?
Gerir
Responder1 h
Suker Sofia Isto é uma guerra diplomática Francisco Macedo... E de interesses obscuros. Seja da OTAN ou não, nesta situação não tem nada a ver...
Gerir
Responder1 h
Guilherme Folhadela Suker Sofia talvez porque o Reino Unido é um Estado de Direito que não confunde a esfera privada da pública. Trata-se de uma retaliação entre Estados, não tem que envolver cidadãos.
Gerir
Responder46 min
Ana Margarida Carvalho No caminho certo para a Europa dar um pontapé a um governo de extrema esquerda
Gerir
Responder2 h
Pedro Pinheiro Augusto errr... que tem isso a ver com a Rússia?
Gerir
Responder1 h
Ana Mateus Qual europa? Aquela que se pôs de cócoras perante os USA e ajudou a invadir e destruir países como Iraque, Libia e Siria?..
Gerir
Responder35 min
Ana Mateus Carlos Matos Gomes

A razão para a expulsão de diplomatas russos. 

A derrota dos Estados Unidos e da Grâ Bretanha na Siria são a razão para a patética "guerra" de expulsão de diplomatas russos da Grã-Bretaha, dos Estados Unidos e dos seus satélites aliados na guerra perdida para fazer da Siria um Iraque a saque e base de apoio da coligação contra o Irão.
A história da morte dos agentes duplos em Londres é uma historieta para crianças e idiotizados. 
A expulsão de diplomatas russos de Inglaterra a pretexto de uma alegada e nunca provada ação de envenenamento de um alegado agente duplo - sem qualquer prova - é um fellatio que a senhora May faz aos americanos como resultado da derrota da dita "coligação" na Siria. 
Os Estados Unidos (animados pela Inglaterra da May) respondem assim à derrota da sua manobra de desestabilização e ocupação da Siria. É disso que se trata. 
A estratégia dos Estados Unidos de ocupar a Siria e de, a partir dali, construir uma base para o ataque ao Irão e ali instituir um regime fantoche e corrupto para vender o espaço para construção de oleodutos falhou redondamente. 
A intervenção da Rússia em apoio do governo Sírio, a aliança da Rússia com a Turquia, a abertura de um porto no Mediterrâneo à China deixou os americanos e os seus agentes locais, Israel em estado de choque. 
O Médio Oriente deixou de ser uma coutada americo-israelita, como foi desde a IIGuerra Mundial. 
Por outro lado os americanos são obrigados a tratar a Coreia do Norte como um parceiro respeitável. Uma nova moeda está a surgir como alternativa ao dólar nos negócios internacionais. 
Trump é uma figura desacreditada internamente, como Theresa May em Inglaterra com o Brexit. Nestas circunstâncias, arranjar um inimigo externo é a solução clássica. 
É na palhaçada em que estamos. Esta palhaçada tem tudo para correr mal. Nós, os cidadãos do mundo desta parte do mundo estamos, mais uma vez, a ser arrastados para um jogo muito perigoso, comandados por tipos e tipas sem escrúpulos, capazes de tudo. 
A Revista Militar do Exército dos Estados Unidos, uma fonte credível e que reflete o pensamento dos militares americanos reconhece a derrota. Já o tinha feito anteriormente, a propósito do Vietname.
Gerir
Responder35 min
Paulo Salgado Santos Camaradas, a Rússia já não é comunista, mentalizem-se. A vossa defesa daquele regime oligarca e cleptocratico é confrangedora, pela vergonha que a vossa subserviência causa.
Gerir
Responder20 min
Pedro Lopes Caminho certo, sem dúvida...Espero que seja uma medida para se manter.
Gerir
Responder1 h
João Pedro Valle Teixeira Outra coisa nao podia dizer, e o reflexo da historia da sua familia politica, tudo por tudo , para realizar os seus objetivos .Tipo o seu amigo Maduro radical populista a quem apoia .
Gerir
Responder53 min
Ana Maria Almeida Este, do seu estado normal de protestante .....virou religioso. Já comunga da opinião do governo
Gerir
Responder6 min
Dennis Gorbatchev Portugal pensou mais nas suas dependências financeira, ou estatísticas, do que no apoio aos seu parceiros. Por isso decidiu acobardar-se.
Gerir
Responder1 h
Maria De Sousa Lopes Ele tem razäo ,li agora num jornal da Suica que pensam que foi Teresa May, os Suicos näo estäo EU e tambem näo acreditam que fossem os Russos, Portugal 👍
Gerir
Responder8 minEditado
Maria Rebeca Estou enganada ou este fulano considera que Putin ainda faz parte do KGB, pelo que é um "amigo" (dele, Jerónimo)??????
Gerir
Responder1 h
Arminda Costa Porque que esta coisa Orrosa não vai lá para a Rússia??
Gerir
Responder1 h

Sem comentários: