sexta-feira, 30 de março de 2018

Moçambique é o Estado africano com situação mais crítica em termos de excesso de dívida pública



A conclusão é de um estudo das organizações alemães Misereor e Erlassjar
Duas organizações alemãs que defendem o alívio da dívida dos países mais pobres diz que Moçambique é o Estado africano com uma situação mais crítica em termos de excesso de dívida pública, para além de ter dos piores indicadores económicos no continente.
As organizações não-governamentais alemãs, Misereor e Erlassjar, afirmam em relatório divulgado esta semana que Moçambique era considerado um país africano modelo até à descoberta, há cerca de dois anos, das chamadas dívidas ocultas.
As mesmas constituem uma aliança alemã de 600 organizações da sociedade civil, igreja e políticas, e consideram que as dívidas das empresas ProIndicus, Mam e Ematum contribuiram para que Moçambique perdesse a capacidade de honrar o serviço da dívida, com as consequências daí decorrentes.
Alguns economistas dizem, entretanto, que as dívidas das três empresas apenas agravaram o problema do endividamento de Moçambique, já insustentável, dada a ausência de uma política de poupança interna, para além da fraca produção nacional.
Há duas semanas, em Londres, Inglaterra, o Governo não conseguiu convencer os credores a aceitarem as suas propostas de reestruturação da dívida, e dentro de dias o Executivo voltará a reunir-se com os mesmos credores, desta feita na capital americana, Washington.
VOA – 30.03.2018
FRELIMO colabora inadvertidamente com os inimigos do progresso de Moçambique

Há um grande esforço sendo feito por forças internas e externas, usando pessoas que se apresentam como melhor esclarecidas, por embrutecer o povo moçambicano. O que se pretende com o embrutecimento do povo é o derrube da FRELIMO do poder. Pretende-se que nos pleitos eleitorais que se avizinham a maioria do eleitorado não vote na FRELIMO. Está tudo a ser equacionado para a FRELIMO ser empurrada para a oposição nos próximos pleitos.
Eu estou aqui para avisar que esse interesse por derrubar a FRELIMO não é patriótico; é egoísta. É que, com FRELIMO fora do poder, será mais fácil neocolonizar Moçambique; será mais fácil evitar que Moçambique se desenvolva de forma sustentável; será mais fácil manter este país no ciclo da dependência económica. É isto que pretende: inviabilizar o desenvolvimento sustentável de Moçambique.
Não deveria restar dúvidas a ninguém de que Moçambique está na lista dos países com recursos naturais que servem de matérias-primas usadas pelas indústrias transformadoras das antigas potências colonizadoras e dos Estados Unidos da América. Hoje, as potências económicas em emergência na Ásia também têm um apetite por matérias-primas baratas extraídas dos países africanos para alimentar a sua crescente industrialização. Pretende-se que Moçambique continue fonte de matérias-primas baratas e mercado lucrativo de produtos acabados daquelas indústrias. Já não deveria haver mais dúvida de que o que se pretende com o derrube da FRELIMO é exactamente a inviabilização do desenvolvimento sustentável de Moçambique.
E a razão para se querer o derrube da FRELIMO é que há o reconhecimento de que ela é o único partido político capaz governar Moçambique de forma responsável, patriótica, e garantir a continuidade deste país na rota do progresso. Um Moçambique desenvolvido seria um concorrente nos mercados de compra de matérias-primas e de venda dos produtos acabados das indústrias dos países com economias já avançadas. Então nada melhor que tirar a FRELIMO do poder para inviabilizar o desenvolvimento sustentável de Moçambique.
Curiosamente, a própria FRELIMO está a facilitar o esforço das forças que a pretendem derrubar do poder. A FRELIMO facilita esse esforço contra a sua permanência no poder, quando se deixa adular; quando teima em acomodar nas suas hostes pessoas que cometeram ilegalidades quando estiveram ao serviço do Estado; quando não faz coro à crítica que se faz ao funcionamento deficiente do sistema da administração da justiça em Moçambique. A FRELIMO colabora com o esforço que se faz para o seu derrube do poder, quando mantém em funções no Estado pessoas comprovadamente incompetentes; pessoas que não têm ideias para servir melhor o povo moçambicano; pessoas que usam os cargos que ocupam para se enriquecerem ilicitamente; pessoas que execram a crítica e usam os cargos que ocupam no aparelho do Estado ou do Partido para perseguirem os seus críticos. A FRELIMO reforça o esforço que se faz para o seu derrube do poder quando permite o uso abusivo dos meios do Estado pelos servidores públicos em cumprimento da agenda partidária. Isto só para trazer alguns exemplos de como a FRELIMO colabora com os que a querem derrubar do poder.
Há, dentro da FRELIMO, espaço nenhum para a reflexão em torno da crítica que se faz à sua governação. O povo fala, reclama, e quem governa não liga, faz ouvidos de mercador. Isto configura desprezo pelo povo, afinal o verdadeiro dono do poder político soberano em Moçambique. É arrogância suportada por vitórias eleitorais sucessivas e sempre contestadas pela oposição. Há uma completa ignorância pelo nível de popularidade da FRELIMO no seio do eleitorado moçambicano. Há um excesso de confiança na crença de que o povo está com a FRELIMO. Enfim, nas hostes da FRELIMO, ignora-se o facto de que a impunidade dos crimes cometidos por pessoas ligadas a este partido ao serviço do Estado está a fazer com que o povo se distancie dele (o partido FRELIMO). Não se está a perceber que o mau serviço prestado ao cidadão pelas pessoas que a FRELIMO coloca ao serviço do Estado está a favorecer o esforço daqueles que a querem derrubar do poder em Moçambique. Ignora-se completamente que a saída da FRELIMO do poder vai resultar no recuo de Moçambique na rota do progresso.
Cuidado, minha FRELIMO! Sem te aperceberes, estás a colaborar com os inimigos do progresso de Moçambique, o país que criaste quando daqui expulsaste desta terra o colonialismo português!
Eu disse.
Palavra de honra!

GostoMostrar mais reações
Comentários
Clementino Raice A Frelimo Ja Provou K E' Muito Irresponsavel E Insensivel Para Com Os Problemas Do Povo. Endividou O Pais Violando A Constituicao E As Dmais Leis; Durant O Consulado A AEG Muita Madeira Nao DeclaradaFoi Para China; O Povo Xorou E Cansou D Xorar Exigindo A Responsabilizacao Dos K Levaram O Pais A Falencia, A Frelimo Nao Lgou. Alguem Do Governo Ja Xamou D Vandalos Aos Manifestants Exigindo Os Seus Direitos. A Lista E' Longa...
Gerir


GostoMostrar mais reações
1 h
Elson Cuna É possível. Que na Frelimo se pare por um minuto em olhar e ou só apontar o dedo acusador para o além e olhe em volta de sí, verà que o inimigo pode estar mesmo, dentro dela. Mais, não disse!
Gerir


GostoMostrar mais reações
53 min
Augusto Mate É no mínimo questionável a capacidade de liderança (e porque não a real agenda) de um partido político que — por ingenuidade, suponho — colabora com os «inimigos do progresso» do país que dirige.
Gerir


GostoMostrar mais reações
15 min
Chamamento à PGR para agir

(Moçambique)
Há informações dando conta de que o Gabinete de Informação (GABINFO) anda a interferir nas linhas editoriais dos órgãos de comunicação social públicos. Se isso for verdade, constitui violação da lei de imprensa.
Eu, como cidadão de direito da República de Moçambique, insto a Procuradoria-Geral da República (PGR) para averiguar a autenticidade dessas informações e mandar repor a legalidade, caso constate práticas ilegais. Tal reposição da legalidade, havendo lugar para isso, deve ser feita sem prejuízo da responsabilização criminal dos praticantes de actos ilegais, se tiverem sidos detectados.
Enfim, os cidadãos e compatriotas moçambicanos que estão a servir no Estado DEVEM para com práticas que configuram bajulação ao partido no poder, no caso a FRELIMO. Temos que erradicar a cultura de bajular quem está a governar. As instituições do Estado DEVEM fiscalizarem-se uma às outras, reciprocamente. Não DEVE haver uma instituição que se especializa em bajular a quem governa. Bajular quem governa é corrupção. Se o governa aceita ser bajulado, está também a praticar corrupção. Como quem governa é a FRELIMO, então este partido está a praticar a corrupção se não MANDAR afastar das suas funções os funcionários e agentes do Estado que vivem de bajular os órgãos e dirigentes do partido e do Estado. A bajulação é um acto de corrupção. Quem bajula e quem aceita ser bajulado são ambos corruptos, não merecem a confiança do povo; logo, não devem servir no aparelho do Estado.
Eu disse.
Palavra d'honra!
Comentários
Bernardo J. Nopiha O que eu saiba em Moçambique não temos PGR.
Gerir


5 h
Elson Cuna Hà vezes e não poucas que aceito e devo andar de braços dados com o profe Cumbana. A administação da GABINFO deve conhecer, obedecer, e cumprir com estatutos deste. Nada de se fazer desta instituição, como uma capoeira de patos, onde ao amanhecer com vontade de um petísco, manda abater
Gerir


3 h
Joel Mabasso Yá, Prof., esta é daquelas aulas em que não há perguntas a fazer-te, porque tudo transparente.

Este sim, é o Prof. Julião João Cumbana.


Já agora, o Prof. foi hoje à Igreja?
Gerir


2 h
Jaime Langa Só é influenciado quem se deixa influenciar se é que se influencia.
Gerir


2 h
Joel Mabasso Jaime Langa, a sua intervenção parece explicar tudo. Era fixe se "anexasses" umas explicaçõeszitas, afinal de contas, esteves-te "no comando" daquele matutino de maior circulação.

Acho ser muita fixe, real man, acho.

Gerir


2 hEditado
Jaime Langa Fui claro "se é que se influencia"....Eu nunca fui influenciado ou melhor nunca tomei decisão por ordem de gabinfo.....
Gerir


2 h
Joel Mabasso Pronto, estou satisfeito, Jaime Langa. 

Ó Prof, (...); "coméh pah?"
Gerir


1 hEditado
Elson Cuna Parece-me que no curto reinado de Jaime Langa, os "fazedores de notícia" naquele diàrio, jà faziam uma greve silenciosa exigindo o seu ràpido afastamrento. Jà agora, qual fora a motivação do desagrado da màquina 'noticiriana' em se rebeliar com o chefezinho?
Gerir


1 h
Jaime Langa Neste mural é assim: Elson Cuna vai exibir a sua inveja e frustração longe de mim. Informe-se primeiro... seu...
Gerir


1 h
Elson Cuna Desculpas antepadas se o deixei mal, ilustre. Quanto à termilogia do seu comentàrio, ajudo-o a finalizar, meu caro. Espero que quisesse escrever, seu... Cuna, pois não!!?? Pior que isso seria uma atitude de se chamar " mà educação, acho eu"
Gerir


1 h
Mouzinho Zacarias Os corruptos não ouvem conselhos de ninguém porque tem dinheiro das dívidas ocultas , mansões, catorzinhas, bebem e comem a granel, andam em carros de luxo com óculos escuros e com guarda _costas..São arrogantes, Porque perder tempo em ouvir, Julião cumbane??
Gerir


2 hEditado
O Rapto do Ercínio de Salema!
Se as instituições de direito, não tomarem medidas eficazes para o esclarecimento deste e de outros casos similares, as consequências podem ser devastadoras, nas redes sociais, faz-se mobilização para o recenseamento eleitoral, com o objectivo de “penalizar” a Frelimo em Outubro e em 2019, hoje, dificilmente, consegue-se dissociar o Partido no poder a estes actos macabros, para que isso aconteça, deve-se trazer a publico os autores morais e materiais. A violência eh exclusiva do Estado.
Mais um episódio, lembrando os filmes de “COWBOY” do Faroeste antigo, foi protagonizado em pleno “coração” da capital Moçambicana, Maputo, refiro-me ao rapto do Jovem Jornalista e Jurista Ercínio de Salema, raptado na Av. 24 de Julho e encontrado inconsciente na circular de Maputo, a avaliar pelo “Modus operandi” pode-se acreditar que, se trata do mesmo grupo que raptou José Macuiane a dois anos atras, curiosamente, protagonista na altura, do programa pontos de vista da STV, atualmente ocupado pelo raptado.
A primeira impressão fica a ideia de que, as pessoas que assim agem, não gostam do programa “Pontos de Vista” da Televisão privada STV, contudo, este posicionamento, seria defensável se as vitimas deste tipo de sevícias fossem exclusivamente protagonistas deste programa, embora se acredite em demasiada coincidência, lembrando que Carlos Jeque também sofreu as mesmas sevícias, mas já não era comentador do “Pontos de Vista”.
O denominador comum dos raptados e seviciados, são todos líderes de opinião, expressão seu pensamento através de varias plataformas, escrevem, comentam nas Televisões e Rádios, publicam posts no FACEBOK entre outras formas de divulgar as suas ideias e pensamento, não fosse o nosso pais de liberdade de expressão e de opinião constitucionalmente consagrado, mas então porque não são apanhados aqueles que insistem na violação da constituição, através da mordaça dos que divulgam seu pensamento!?
Aqui esta a questão, sabemos que, a responsabilidade de zelar pela segurança e tranquilidade públicas compete a PRM, braço do Estado Moçambicano, entidade detentora do monopólio de violência nacional, ao permitir que outras forças não constitucionalmente consagrados na constituição da Republica exerçam violência contra os cidadãos, a PRM não só viola a constituição, como se mostra cúmplice desses actos hediondos e macabros, sendo que, aos olhos do comum cidadão, ou a PRM esclarece ou eh autora de tais atrocidades.
A ineficácia da PRM, arrasta consigo, outras instituições representativas do Estado, como sejam a PGR, Tribunais e outros, em outras palavras, leva a descredito total, o Estado Moçambicano, chegados aqui, não eh preciso ser comunicologo para concluir que, a fatura desta ineficácia, será, naturalmente, paga pelo Partido no poder, neste caso a Frelimo, alias, eh preciso que se faça uma “cirurgia” a este mal para erradica-lo, o direito a opinião eh dos condimentos principais no menu da democracia, as sevicias não resolvem absolutamente nada! Minha solidariedade ao Salema, que tenha rápidas melhoras e regresse ao convívio do Povo.
Adelino Buque
Felizardo Mucussete, Nito Ivo, Tchalshy Belocati e 105 outras pessoas gostam disto.
Comentários
Adelaide Chaleca Chaleca
Adelaide Chaleca Chaleca Palavras sábias, tomara que se esclareça logo esse caso
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes Não vai se esclarecer nada, minha senhora, esta é a nossa realidade
Gerir

Adelaide Chaleca Chaleca
Adelaide Chaleca Chaleca É lamentável
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes Temos que, como povo, um dia deixar 
de lamentar
Gerir

Armando Mabote
Armando Mabote Bem dito ilustre! Esta necessidade torna-se urgente exactamente pela proximidade das eleições onde o jogo político é mais intenso.
Gerir

Angelo Pelembe Bunguele
Angelo Pelembe Bunguele Só por causa das eleições? Não é isso que o Buque diz.
Gerir

Armando Mabote
Armando Mabote Interpreta melhor o meu comentário, parece-me que não entendeu!
Gerir

Solomone Manyike
Solomone Manyike É! (Não algemar as palavras...)
Gerir

Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Outubro nao esta longe.
Gerir

Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Até parece que foram contaminados pelo vírus "Outubro". Mas não te preocupes Yassine, há uma vacina contra esse vírus.
Gerir

Muhamad Yassine
Muhamad Yassine Se o povo manifestar a sua indignacao na mesa do voto ..
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes Outubro, não vai acontecer nada disso que muitos face bookeiros estão a vacticinar, desta vez, sou forçado a concordar com o Sidónio, a super fraude, já está em curso através do recenseamento eleitoral
Gerir

Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Meu amigo Arnaldo Mendes, gosto das tuas piadas, pena que ultimamente contes muito poucas.
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes era "piada" quando disse que o Vahanle ia ganhar em Npl, eu te disse que conheço bem a frelimo, pir isso que falo com propriedase
Gerir

Sidonio Pedro
Sidonio Pedro Mendes não te esquças das condições especiais daquela eleição, juntando as trafulhices do "Lidre" com todo aquele ambiente de intimidação e chantagens que ele criou.
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes Eu te disse, não culpes o líder pela derrota do Cololo, ele deu elguma teleconferência aquele dia? Eu te expliquei algumas razões que ditariam a derrota do Cololo, mas como vocés todos são uns convencidos, não m levaram a sério
Gerir

Sidonio Pedro
Sidonio Pedro São esses tidos como líderes de opinião, que se apressam a associar a Frelimo a esses actos macabros.
Gerir

Theo Wa Thais Matsule
Theo Wa Thais Matsule Na mosca...
Gerir

Sergio Tivane
Sergio Tivane Bom dia os mandantes são a menoria ou mexmo 1 pessoa mas a factura vai ser grande e vamos pagar todos
Gerir

Eduardo Calane
Eduardo Calane Tens toda razão meu amigo.A Frelimo tem estado a deteriorar-se nas suas próprias armadilhas.....ou alguns que estão no meio do partido tem feito coisas que so faz o povo olhar para a Frelimo como autor de muitas coisas negativas neste pais.E preciso a Frelimo fazer com que a policia faca algo para colmatar esses problemas.
Gerir

Nelson Junior
Nelson Junior Senhoras e Senhores,duma vez para sempre sejamos fortissimos e nao tenhamos medo de dizer de que a culpa de tudo isto é de quem nos governou durantes todos estes anos: as instituiçoes do estado estao podrissimas e ja cheiram mal......Dentro do Estado Oficial existe um outro Estado...e talvez ate o proprio Nysui tenha medo deste " Estado Paralelo"......Eu sempre disse e repito: se o Nyusi nao tiver coragem e força de desmantelar duma vez pra a sempre a Sise, a Fir e a Pic....Moçambique será sempre propriedade de uns poucos...poucos estes, potentes economicamente com dinheiros sujos e fortes com as armas......Moçambique se transformou numa outra Sicilia,onde a Mafia impera......
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes Eu digo mais, se essa das dívida ocultas tivesse surtido efeito, a ideia era um Estado policial a moda Putin, mas esses não tem a astúcia do Putin, daí o alívio que sentimos neste momento
Gerir

Gitandra Valoyi
Gitandra Valoyi O que é verdade é que, mesmo que não saibamos quem são os autores material e moral, há quem nunca pode estar livre de ser responsabilizado: o vigilante/guarda.
Gerir

Nelson Junior
Nelson Junior .....caro meu, o povo moçambicano nao é estupido...o cidadao,se bem que esteja calado, el sabe quem sao os mandantes e os actores....sao sempre os mesmos: os que mandaram pra os campos de reeducaçao milhares e milhares de inocentes........esses mudaram de linguagem, mas sao sempre carrascos...a violencia, a intolerancia sao o DNA dessa gente.....
Gerir

Gitandra Valoyi
Gitandra Valoyi So espero que tenhas entendido o conceito de vigilante/guarda, Nelson Junior!
Gerir

Nelson Junior
Nelson Junior com todo respeito e sem ofende-lo, da frelimo vigilante/ guarda estamos fartos...desde 1975 ouivimos este slogan..precisamos duma frelimo tolerante,humana e inclusiva...A Frelimo sempre optou esta estupida equaçao: "nós" e os outros...o facto é que nao ha outros: somos todos moçambicanos
Gerir

Ido Alfred
Ido Alfred Santa Teresinha algo mal gerido.
Gerir

Sergio Serpa Salvador
Sergio Serpa Salvador Um comentário de um cidadão amante da democracia e das liberdades individuais e colectivas. Precisamos de muitos Buques, nas hostes da Frelimo. Sevícias e assassinatos, só irão piorar a imagem da Frelimo!
Gerir

Nelson Junior
Nelson Junior ......Mas a "ala" do Sr.Adelino Buque na Frelimo é fraca...e que ele tambem tome cuidado...kkkkkkkkkkkkkk
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes Ele é só um moderado, nada de extraordinário, nem sequer é membro dum órgão no partido com algum poder de decisão
Gerir

Mindo D'avila
Mindo D'avila O mais curioso ainda é que os que comentam a favor do regime como o caso de Gustavo Mavie estao ai numa boa, agora alguma duvida ainda sobre quem esta por detras dessa abominacao?
Ou preciso lembrar que a Frelimo é que deu o primeiro tiro...!
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes E a ala que adora tiros, está no controle eh eh eh eh eh
Gerir

Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Verdade... Outubro a frelimo vai se manter no poder
Gerir

Mindo D'avila
Mindo D'avila Porque nao conseguiu Nampula?
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes Claramente, a maioria dos municípios do centro e norte, desde que haja controle, naturalmente, passarão para a oposição, é só isso que vai acontecer, a frelimo vai se manter no poder, como tú dizes
Gerir

Mouzinho Zacarias
Mouzinho Zacarias Frelimo prefere perder Maputo... Mas continuar controlar o país no seu todo
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes perder Maputo onde está o governi central e governar as zonas que lglhe são hostis!!? Não sei não
Gerir

Kingkinho Acha
Kingkinho Acha Triste e bárbaros
Gerir

Moses Filho
Moses Filho No comment.
It's hard to much.
Gerir

Reinaldo Vasco
Reinaldo Vasco é incrível o que acontece neste país para onde vamos com este tipo de pensamento, nem são todos que pensam de forma diferente não querem o nosso bem mas sim procuram nos corrigir daquilo de fazemos de errado.
Gerir

Profeta Das Nações Africanos
Profeta Das Nações Africanos Burro É Aquele Que Continua Colado Com A Frelimo, Eu Já Divorciei A Muito Tempo Com A Frelimo E Nem Quero Ouvir Nada Deles
Gerir

Rudolfo Cossa
Rudolfo Cossa Sem dúvidas, pelo que tudo indica nos leva a acreditar que trata se do mesmo grupo e os mandantes deste mesmo grupo não vêm com bons olhos o programa pontos de vista da Stv. E isto pode ditar resultados desastrosos pra o partido frelimo nos próximos pleitos eleitorais. Esperamos que este e tantos outros casos sejam esclarecidos com maior brevidade.
Gerir

Sergio Chirrime
Sergio Chirrime Triste situação.Rápidas melhoras para ele e muita força à sua família e para nós amantes do programa Pontos de vista .
Gerir

Arnaldo Paulo Duvas
Arnaldo Paulo Duvas Mocambique esta mais perigoso que Nigeria
Gerir

Mandindindi de Raça
Mandindindi de Raça
Fred O Motivador
Fred O Motivador Uma publicação que anota-se em mil. Parabéns pelo pensamento, aberto e esclarecedor.
Gerir

Sergio Buque
Sergio Buque Certíssimo.
Gerir

Arcelio Buque
Arcelio Buque
Alberto De Maputo
Alberto De Maputo Nestes atentados alguma coisa não bate certo. A Flelimo tem pessoas inteligentes, que sabem que isto é um tiro no pés. Sabem que a Flelimo sai altamente prejudicada, sem qualquer beneficio, pois ainda por cima, Salema nem era agressivo nos comentarios sobre a Flelimo, na minha opinião. Portanto, acho estranho estes atentados, se podermos falar emtermos economicos o custo é elevadissimo em relação ao beneficio. Não acredito que a Super estrura da Flelimo, esteja de acordo com estes atentadinhos. Então, se vem da parte do partido, é alguma estrutura descontente que queira prejudicar a actual Direcção.
Gerir

Euclides Da Flora
Euclides Da Flora lúcido
Gerir

Adao Joao Paia Joao
Adao Joao Paia Joao O tempo chegou para dizer basta!
Gerir

Alberto De Maputo
Alberto De Maputo Eu, como é obvio , não sei quem fez o atentado ao Dr. Salema. Mas sei que o primeiro prejudicado foi a Vitima Dr. Salemo, e o segundo prejudicado foi a Flelimo.
Gerir

Jorge Ferreira
Jorge Ferreira A Frelimo na sua essência não está envolvida nisto. ..Mas tem lá dentro uma ala forte que lidera o funeral da Frelimo...essa ala tem que ser desmantelada , caso contrário a direito radical toma conta do poder a curto prazo. ..
Gerir

Nelson Junior
Nelson Junior Oh,Sr.Jorge Ferreira, nao caia na armadilha...analise profundamente a realidade...Na sua essencia a Frelimo nao está envolvida nesta vergonhosa acçao???...Por contrario, ela está bem e bem envolvida...é so ver o silencio dos verdadeiros donos da Frelimo.......Eu,nao estou espantado com tudo isto...O DNA da Frelimo foi e continua a ser sempre caracterizado de violencia.....
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes Como é possível pessoas adultas considerarem a frelimo um grupo de santos, sinceramente, até mete dó
Gerir

Leonor Fonseca Fonseca
Leonor Fonseca Fonseca A Comissão Liquidatária da Frelimo mais uma vez em acçAO
Gerir

Nelson Junior
Nelson Junior ..Por que o Nyusi e os grandes Tubaroes da Frelimo,isto é,os Chissanos, os Guebuzas,os Chipandes,os Monteiros,a dita Mama da Naçao( Graça Machel) nao vieram em publico condenar esta acçao barbara,anti-Moçambicana?????
Gerir

Armando Nenane
Armando Nenane Lembro-me que Adelino Buque também pediu o rápido esclarecimento do caso G 40 num artigo publicado no Correio da Manhã. Como ficou?
Gerir

Arnaldo Soares Mendes
Arnaldo Soares Mendes publicou o artigo, e depois, que eu saiba, o Nenane continua exigindo respostas
Gerir

Carlos Tembe
Carlos Tembe É tarde demais. Chegou o tempo da mudança. A frelimo assemelha-se a um túmulo caiado por fora mas podre por dentro. Nada resta ao povo humilde escolher novos líderes que em outubro vão apresentar suas candidaturas alternativas a frelimo gang.
Gerir

Abdul Chitara
Abdul Chitara Quem fez isto ee contra frelimo
Gerir

Saquina Jany
Saquina Jany Acredito que isto nao tem nada a ver com frelimo..num altura destas.?proxima as eleições.ha aqui algo errado na mnha maneira de ver..a frelimo e um.partido experiente incapaz d cometer um deslize destes..nesta epoca...
ha aqui alguma coisa errada..
Gerir

Jose Alberto Lobo
Jose Alberto Lobo Não seja ingenuo
Gerir

Linette Olofsson
Linette Olofsson Também... trazer a público os autores morais e materiais do saudoso Mahumud Amurane Nampula, o MDM estava a ser acusado pela morte do Amurane, se tivesse sido o MDM a cometer este crime hediondo, os autores já estariam na praça pública, já lá vão 6 meses ! Quem assassinou Amurane?
Gerir

9 hEditado
Linette Olofsson
Linette Olofsson A morte de Amurane dos anteriores compatriotas, jamais virão a público? A quem estás mortes interessam?
Gerir

Nito Ivo
Nito Ivo Caro Adelino Buque,
Estes crimes são perpetrados (autores morais) por pessoas com cargos em instituições como a Polícia ou o SISE. Tudo leva a crer que sim.


Mas quem de facto é responsável por este rapto somos nós os Membros e Militantes da Frelimo. Quem sustenta os governantes somos nós os Militantes. Se nós não votarmos no nosso próprio partido estaríamos a ajudar. Estas pessoas não sabem viver sem poder. Passar para oposição durante 5 anos vai fazer muito bem.
Gerir

Sem comentários: