quinta-feira, 29 de março de 2018

Ser Analista: Morre-se por isso mesmo, AMOR.

Ser Analista
Em Moçambique, dar opinião, à semelhança do jornalismo, é uma tarefa ingrata. Só alegra a quem a pratica. Mas so pratica bom jornalismo ou contribui com análises lúcidas os de coração grande e generoso, os sedentos por partilhar o pouco que sabem em prol de uma sociedade aberta e que discute alternativas.
O que se escreve e diz, o que se discute ou critica está longe de representar as contrapartidas pecuniárias. Faz-se por qualquer tipo de amor. Morre-se por isso mesmo, AMOR.
TU sais a televisão, exprimes tuas ideias, vilipendiado ou agraciado, é só isso. Os riscos, são todos teus. Podes ser apanhado, batido ou esbofeteado ao sair do estúdio, dias depois, ou no dia que quiserem. O negócio de BATER é comum entre nós. Bate-se aos amantes, ratpa-se devedores; os jagunços mandados pelos agiotas batem e ameaçam. Batem-se jornalistas. Até cortam língua.
É preciso respeitar os fazedores de opinião. Eles não são pagos. São mártires ambulantes. Se são pagos, o risco que correm está longe de compensar a ousadia. Todos comentadores têm fontes de rendimento próprias. Se vão à televisão, escrevem ou falam na rádio, fazem-no por conta e risco próprios.
Escrevo isso angustiado. E lembro-me como se fosse ontem quando um dia saí do estúdio de TV e encontrei o carro vandalizado (furaram os 4 pneus) . Quando escrevi uma carta elogiosa e dia seguinte perdi emprego, quando comentei sobre uma política e rescindiram contrato de consultoria.
Salema é o expoente de uma prática que já é regular entre nós. Morre-se de fome, a tiro ou envenado. Tudo por causa do poder das ideias.
Comentários
Vaz de Sousa Sem palavras irmão.Pura verdade.Mas,DEUS è ...Pai.Um forte abraço.
Gerir
Responder14 h
Pio Cassicasse Infelizmente... Por risco e conta próprias para abrir a mente de tantos...
Gerir
Responder14 h
Silvio Silva Certo EV
Gerir
Responder14 h
Kulupala Ngu Semba A grande trosteza é saber que fui formado para não dar opiniões sobre qualquer assunto da sociedade
Gerir
Responder14 h
Kuyengany Produções "Partido no Poder" disse o Professor Doutor Macamo
Gerir
Responder14 h
Elidio Cuco Está hora
Gerir
Responder14 h
Morais Correia De facto, tarefa ingrata essa a do quarto poder. Quando se deveria premiar o diferente, o alternativo, o contribuinte para a melhoria espurgar-se e vilipendia-se a quem se deveria promover. Quo vadis hommo? Quo vadis societas?
Gerir
Responder14 h
Elidio Cuco Esta na hora
Gerir
Responder14 h
Flávio Chitsondzo Triste cenário
Gerir
Responder14 h
Muhombe Muchin A FRELIMO precisa de reformas. 
Sangue novo.


Mas que tipo de governo que não consegue esclarecer pelo meno um crime?

Como é que o presidente anda seguro numa cidade com tantos crimes se ele não os conhece?
Gerir
Responder14 h
Egidio Vaz Não se ganha nada em ser Analista. Senão ódio e risco de vida. Nem em negócios... Não há proveito em absolutamente nada. Palavra de um experiente. Estou há 17 anos nisso.
Gerir
Responder14 h
Tome Mutombo Agora te entendo mbuya. Força apana shi singa pere.
Gerir
Responder14 h
Pio Cassicasse É com muita euforia que guardo "flash de imagens" a quando das suas intervenções nos debates televisivos... Duro e directo aos factos, às interpretações (sempre chamou os bóis pelos nomes)...
Gerir
Responder14 h
Miguel Dramuce Jr. Se nao se ganha nada, entao o sr. Nao estaria a mudar de opinioes a cada aproximacao das eleicoes, tenho minhas duvidas.
Gerir
Responder13 h
Paulão Pinto Ilustre Egidio Vaz comentadores que nao ganham nada sao aqueles que falam a verdade, criticam quando é para criticar e elogiam na hora de elogiar, acredito que os fazem eapecie de propaganda tiram vantagens do seu trabalho....
Gerir
Responder13 h
Manish Cantilal S tiveres sorte acabas na politica
Gerir
Responder13 h
Egidio Vaz Manish Cantilal quem? Vai-se ao comentário político em busca de sorte? Os 250 deputados foram ou têm passado de comentário político? E quem dos ministros foi comentador político? E qual deles está coxo?
Gerir
Responder13 h
Obus Neuara O vice ministro da defesa foi um comentador, pouco maleável em relação às suas opiniões.
Gerir
Responder13 h
Obus Neuara Portanto, ganha-se sempre com a carreira de comentador. Ganhas um cargo aí qualquer, ou ganhas bronca vinda de parte incerta.
Gerir
Responder13 h
Pio Cassicasse O ex-ministro da Juventude e Desporto
Gerir
Responder13 hEditado
Cofe Emanuel Ivan Mazanga, Mohammed Yassin, Nkutumula, Patrício José
Gerir
Responder13 h
Carlos De Sousa Tivir Cofe Emanuel faltou o Niquice nessa lista.
Gerir
Responder13 h
Egidio Vaz Obus Neuara ele foi Vice Reitor de uma instituição do estado. É isso que lhe dava dinheiro. E não o contrário
Gerir
Responder13 h
Egidio Vaz Carlos De Sousa Tivir Não entendem o que estou a dizer. Mas pronto. Fiquem com a lista vossa.
Gerir
Responder13 h
Mindo D'avila Regendra de Sousa
Gerir
Responder13 h
Egidio Vaz Mindo D'avila Ragendra Sousa é um dirigente. E sempre o foi
Gerir
Responder13 h
Famba Phambene Thamanga Da FRELIMO claro...
Gerir
Responder10 h
Obus Neuara Muito triste este cenário. 
Agora, uma perguntinha só "missta" Egidio Vaz, tens alguma ideia de quem seja esta gente que manda raptar e espancar gente do bem só por exercer o seu direito de opinar livremente? 


Dê uma dica aí.
Gerir
Responder14 h
El Marine Kkkkkkk deixa "mbuia" vivo. Tem dois lindos mininos por criar.
Gerir
Responder13 h
Wild Antonio Alfredo VIDAS EM JOGO!
Gerir
Responder14 h
Gentil Gbraga Em outras palavras se precisa pensar a situação em que vivemos. Para não hipotecar os nossos idéias
Gerir
Responder14 h
Zefanias Macamo Com os que estão no poder, só vanos falar em Outubro.
Gerir
Responder14 h
Zarito Mutana Afinal é vender a imagem de borla? Eu pensei que tivessem um takito.
Gerir
Responder14 h
El Marine Nao têm nada. Se calhar aqueles fatos, um corte de cabelos e barba de borla e maquilhagem so para sair bonito na TV.
Gerir
Responder13 h
Andre Dimas Tem sim mas são ganhos indirectos outros directos dependendo do que se defende na tela
Gerir
Responder12 h
Egidio Vaz Andre Dimas vai ganhá-los também. Vai meu irmão.
Gerir
Responder12 h
Andre Dimas Dr. Já vimos pessoas a serem promovidas a cargos de destaque a partir do que defendem em debates na TV.
Gerir
Responder12 h
Egidio Vaz Andre Dimas e as que morrem, ficam coxas etc..? Não é verdade que são promovidas pelo que defendem. Senão todos jornalistas da TVM estariam fora e em cargos de direcção. Aqueles nunca fizeram mal a ninguém.
Gerir
Responder12 h
Andre Dimas Percebo muito bem o que fala meu irmão...estamos todos sentidos com o que acontece neste País. Mas deixa dizer que comecei a gostar de ver debates televisivos a partir das suas intervenções fortes e lucidas em tempos que se debatia a sério, Grande parte do que ia contra suas posições continua na TVM na Rádio Moçambique outros em grandes cargos. Falou do carro vandalizado, contratos rasgados e percebi tudo.Estamos num país doente Sinto muito meu irmão és o cara
Gerir
Responder4 hEditado
Guilherme Paulo Nunca fizeram mal a ninguém 
Nunca tiveram opinião contrária de quem esta no poder 


Enfim sao inofensivos
Gerir
Responder2 h
Julio Da Wilka Edwin E hoje houve quem tentou acusar a própria TV de ter armado tudo em busca de audiência. Em fim...

Força a todos fazedores de ideias.
Gerir
Responder13 h
Edmilson Dos Nicetos Uitissone As vezes quando se diz: "LIBERDADE DE EXPRESSÃO",é para expionar as nossas ideias e fazer delas um motivo de ódio. 

É lamentável o que se vive neste país.
Gerir
Responder13 hEditado
Jr Chauque Amei 👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋👋
Gerir
Responder12 h
Juvêncio Abilio Comé Há, sim, ganhos, ilustre Egidio Vaz. Podem não ser directos nem materiais, mas o facto de ter toda uma multidão a te usar como seu mensageiro, imagino que seja gratificante. Muito mais que ganhos materiais.
É no facto de, através dos seus pensamentos, grangear reconhecimento e admiração da sociedade, que se deve buscar forças e satisfação para seguir em frente.


Força!
Gerir
Responder13 hEditado
Egidio Vaz Juvencio, essa vantagens se adquirem de outra forma. Sendo evangelista, chefiando um condomínio etc. Quando te cai emprego e tu com filhos por criar... E chamas outros de cobardes. Enfim... Estamos juntos
Gerir
Responder13 h
Carlos De Sousa Tivir Agora lhe entendo.
Gerir
Responder13 h
Nelson Junior ..............Francamente,é este o Moçambique que o Dr.Mondlane aspirava de criar????....e; é assim, que os detentores do poder honoram o sangue(tanto sangue) derramado la nos planaltos de Mueda, nas colinas de Niassa e nas Montanhas de Tete????!!!............O regime Colonial e a Pide torturavam e matavam os defensores da liberdade de expressao....e,estes,hoje ,fazem o mesmo....francamente, "estamos lixados"...................................
Gerir
Responder13 h
Heleno Bombe Tem ganhos não mensuráveis, respeito e dignidade pela sociedade e exemplo de cidadania contudo não deixa de ser frustrante quando se prende as palavras!
Gerir
Responder13 h
Egidio Vaz O que chama por "ganhos" não passa de um prototipo que qualquer um deveria ter ou beneficiar
Gerir
Responder13 h
Eliseu Soares O programa deve continuar que não tem nenhum problema. Qual é o problema de haver debate aberto em tv? Querem nos pôr na escuridão, é isso? Seu plano não cola. Se alguem sente se ofendido, difamado que vá as instituições de justiça que estão para isso. Não matem cerebros pensantes, não calem a boca aos que pensam diferente, isto não vão conseguir que se tornaram ainda mais fortes. É democracia isto, em democracia devem haver sacrificios, ouvir o que não querias ouvir, a liberdade de expressão e pensamento.
Gerir
Responder4 h
Noe Nhancale Opiniões absurdas e doentias como essa nem deviam ser partilhadas, estão a valorizar esse maluco que escreveu isso!
Gerir
Responder2 h
Mindo D'avila Noe Nhancale tudos sao suspeitos quanto nao se apurar a verdade
Gerir
Responder2 h
Francey Zeúte Este é o país que não queremos. Infelizmente, ter ideias e partilha-las custa a vida de gente que so quer contribuir.
Gerir
Responder13 h
Sacur Bro Vamos recensear.
Gerir
Responder13 h
Responder4 h
Sidonio Pedro Para votarem contra agiotas, amantes e jagunços do Estrela?
Gerir
Responder1 h
Egidio Vaz Em. Moçambique Ser Analista não custa. Quem achar que não está satisfeito com a análise do outro que vá a televisão ou rádio ou escreva. Chegará a proeminência.
Gerir
Responder13 h
Egidio Vaz Chamaste-o de novo
Gerir
Responder12 h
Lillyana Lilyallyson Cuna É meu amigo, ele vai se interessar de ver isso compadre
Gerir
Responder12 h
Gilder Anibal Kakakaka. O game esta super agressivo.
Gerir
Responder12 h
Domingos Gundana Todos sabemos o que nos espera e o que podemos fazer para envergonhar os que nos que pretendem colocar algumas nas nossas palavras e cadeado nas nossas bocas. Então meus carros, vamos agir, e a uma das formas é entender que o sistema de hoje só deixará de ter força se não estiver no poder. Portanto, todos juntos, somos capazes de nos livrar e controlar os que hoje nos controlaram.
Gerir
Responder12 h
Elcidio Muchave Bravo, confesso que visitei muito a sua página para ler alguma coisa relacionada aos últimos acontecimentos.
Gerir
Responder12 h
Jr Chauque Ha coisas que podes pensar que nao acontece com X, Y enquanto acontece coisas piores, nao pensei ouvir esta verdade com Egidio Vaz, que ja passou por estas situações.
Gerir
Responder12 h
Santa Teresinha O problema é que os analistas acabam tomando partido. 

O analista devia se limitar a apresentar o cenário distânciando-se de juízo de valores. 


Tentar fazer comparações internacionais e mostrar pk os partidos como FRELIMO se comportam assim. 

A FRELIMO pode estar encurralada e por isso se porta assim.

É preciso encontrar a sua razão é sermos empáticos.
Gerir
Responder12 h
Samito Bachir Essa é a tatica de um fraco efeito dos 10 anos de luta...não se conformam com as mudanças globais e civilizacionais estão a fazer valer a todo custo a ideia do AINA MUICHO...ja era
Gerir
Responder12 h
Mendes Mutenda Lembro-me Egidio Vaz, quando foste obrigado a rescindir o contrato por elogiar Presidente Guebuza.
Gerir
Responder12 h
Egidio Vaz Ainda há quem chama os outros de antipatriotas ou vendidos. Enfim, cada um com suas histórias, suas mágoas. Tudo acaba comigo, implodindo
Gerir
Responder4 h
Sidonio Pedro Pois, aqueles que parece que foram infectados pelo vírus "Outubro", ficaram calados, fingem que não viram este comentário.
Gerir
Responder1 hEditado
Vasil Maite Silvestre Asim quem será o próximo a fechar o lugar minado
Gerir
Responder11 h
Egidio Vaz Eu é que não. Há muita gente que pode. Qualquer um pode. É só voluntariar-se
Gerir
Responder4 h
Vasil Maite Silvestre Certo Está muito bem acomodado no Facebook ,portanto imaginações estão congeladas neste período.
Gerir
Responder3 h
Sergio Buque Tocante ...
Gerir
Responder4 h
Carlos Dick Pascoal E isso mesmo que esses gangstar querem silenciar o poder das palavras e escravisar o povo voces sao os nossos herois nao os de 25 de Setembro eles viveram a sua historia humilhante no tempo colonial e querem transferi-la infelizmente para os dias de hoje? Ai e que se enganam, nao vamos nos calar nao, pelo contrario vamos continuar ate a ultima gota de sangue...o povo esta no poder, essa e a nossa vontade...Fight the Power...
Gerir
Responder3 h
Nelson Junior .............Por que o Nyusi e os grandes Tubaroes da Frelimo,isto é,os Chissanos, os Guebuzas,os Chipandes,os Monteiros,a dita Mama da Naçao( Graça Machel) nao vieram em publico condenar esta acçao barbara,anti-Moçambicana??...Por que nao?...
Gerir
Responder3 h
Egidio Vaz O governo já o fez.
Gerir
Responder3 h
Nelson Junior Carissimo, nao caia na armadilha...sim, o Primeiro Ministro e a Presidente da Assembleia disseram algo....Mas,quem realmente dirige o Governo é o Presidente...a voz do Nyusi tem mais peso e valor do que a do Primeiro Ministro...e acima de tudo, o Nyusi é o Pai da Naçao....O Nysui deveria pelo menos diriger-se ao País num comunicado oficial ou falar à Naçao na TV e na Radio...Nao é a primeira vez que estes actos ocorrem em Moçambqiue...o Nyusi,como o Farol do País deveria "iluminar" o País......Como eu disse por tantas vezes e repito: o Nyusi politicamente é fraco mas muito muito malandro........
Gerir
Responder3 h
Nelson Junior Ps!...O Nyusi tem à sua disposicao, a Sise e a Pic...mas,será que, realmente ele nao sabe quem sao os responsaveis de tudo isto???...Francamente,caro Sr.Egidio....ou ele quer agradar a todos????....
Gerir
Responder3 h
Jonas João Martinho Assim estou com medo de comentar bem seu post.
Vão me dar mbamas aqui na rua...
Gerir
Responder3 h
Gilberto Correia Nesta hora Egidio Vaz quem está interessado em carimbar este “ usus malus” ? Será que adianta confirmares, o que todos já sabemos, que esta pratica já é antiga?

Não há nada melhor para dizeres meu caro? Nunca quebres o silêncio se não for para o melhorar dizia alguém em algum lugar
Gerir
Responder3 h
Egidio Vaz Se é melhor ou não, esse é seu julgamento. Contei a minha história para confirmar sim o que os próprios fazedores de opinião e jornalistas sofrem. E é um fardo individual. Não partilhei e ninguém partilha essas consequências com outros. Senão fotos de solidariedade no Facebook e mensagens ocas. Dito isto, não estou a desencorajar ninguém. Nem eu próprio me sinto desencorajado. Quem quiser expressar sua opinião deve esperar pela fatura. É ideal? Não. Ora, não sendo ideal, não deixa de ser real. Estou agastado com o seu comentário assaz moralista sem no entanto colocar-se no lugar das vítimas. Bom dia.
Gerir
Responder1 hEditado
Nelson Junior Caro Sr.Egidio,fiquei muito triste em ler, num dos seus comentarios;de que foi alvo de ameaças, que furaram os pneus do seu carro;e ate perdeu um emprego,so pelo facto de querer dar a sua opiniao...realmente é triste e arrepiante..coragem ai...esses, que recorrem à violencia e ameaças estao "ultrapassados" com a Historia Moçambicana...Moçambique é de todos e para todos...coragem
Gerir
Responder2 h
Benjamim Tomas-Antoni Mano Egídio, é muito forte o texto. Forte abraço.
Gerir
Responder2 h
Gildo Torrichell O pior de tudo nós conhecemos os mentores e nada fizemos
Gerir
Responder2 h
Sidonio Pedro Conheces quem rescindiu o contrato do Egídio por ter elogiado o presidente Guebuza?
Gerir
Responder1 h
Gildo Torrichell Temos uma chance de mudar as coisas em outubro, vamos mostrar quem manda aqui.
Gerir
Responder2 h
Gildo Torrichell Os tipos de Centro e Norte ñ brincam , mesmo a esquadrão de morto que lá foi instalada deu se mal, muito deles desapareceram do mapa. Foi aplicada a lei do Moisés olho por olho
Gerir
Responder2 h
Ofelia Da Silva Tomas Ishii. K tristeza esta situação. Melhor eh não se comentar nada, deixar andar ou na insistência fazer gravado e em áudio. Mas não podemos continuar assim. Estoy muy chocada, triste e com medo de tudo isto.triste situação esta.
Gerir
Responder1 h
Adelson Rafael Minha venia Ilustre "Mbuya" Egidio Vaz!!!
Gerir
Responder1 h
Egidio Vaz É tempo para reformar. Graças a Deus que estamos vivos Mbuya
Gerir
Responder1 h
Adelson Rafael Egidio Vaz Subscrevo na íntegra sua indignação, e podes crer que já estou em “phase out”, ontem estive com Salema e transmite esse sentimento. Desligar a ficha...lifes goes on!!
Gerir
Responder1 hEditado
Sergio Serpa Salvador Pelos comentários, o terror venceu. O medo venceu. A bandidagem triunfou. As pessoas estão se resignando. A lei do silêncio volta a imperar.
Gerir
Responder17 min
Lemos Junior ...ja encontrei o meu carro, no passeio da minha casa, com 4 furos no pneu da frente e 3 no da parte traseira...
Gerir
Responder1 h
Issufo Issufo Uns" ganham" de uma forma e outros de outras bárbaras e repugnantes. Noto a ausência de alguns ilustres comentadores habitues deste espaço. Também devem estar com medo de comentar sob pena de ficarem com as pernas partidas.
Gerir
Responder1 h
Nelson Junior ...................A Frelimo, desde 1975 nunca compreendeu ou nunca quis compreender de que, a Independencia Moçambicana nao significava so e so, de obter um Hino Nacional ou uma Bandeira Nacional...mas, sim, de todo o Moçambicano sentir-se e viver livre...No Periodo Colonial tinhamos medo de falar...e hoje,tristemente vivemos a mesma realidade...frelimistas de merda....
Gerir
Responder

Sem comentários: