sexta-feira, 30 de março de 2018

Site pediu a escultor do busto de Ronaldo que fizesse outra estátua. Ele aceitou

Site pediu a escultor do busto de Ronaldo que fizesse outra estátua. Ele aceitou

1.543
11
Emanuel Santos, o escultor madeirense que fez o busto de Cristiano Ronaldo, fez uma nova estátua do futebolista. E mostrou-a numa reportagem ao Bleacher Report Football. Compare-as aqui.

Emanuel Santos / Bleacher Report Football

Autor

Mais sobre

Foi há um ano que o aeroporto da Madeira recebeu o nome do futebolista Cristiano Ronaldo e um busto do atleta foi colocado à entrada do edifício. A estátua feita por Emanuel Santos, um escultor madeirense, foi bombardeada por comentários negativos nas redes sociais. Agora, o artista voltou a pegar no barro e criou uma nova estátua do capitão da seleção portuguesa de futebol. O resultado foi documentado pelo Bleacher Report Football. E as diferenças estão à vista.
Na reportagem, Emanuel Santos e a mulher contam como o escultor preparou o primeiro busto, as alegrias que ela trouxe e como tudo isso se desmoronou quando os comentários pejorativos sobre a obra começaram a surgir na internet. Tanto o escultor como a mulher choram ao recordar a crise daqueles dias e até Pedro Vasconcelos, responsável pela consultora tecnológica para o evento de dedicação, desvenda que as equipas passaram 24 horas a gerir as mensagens “demasiado maldosas para serem reproduzidas” que lhes chegavam à caixa de entrada.
O escultor diz que não se arrepende de nada: “Às vezes é preciso ser arrojado” ou então “hoje a estátua já teria sido esquecida”. E mantém essa opinião mesmo depois de a página ter pedido aos turistas estrangeiros que comentassem a estátua à frente do artista que a criou, sem que eles soubessem que Emanuel era o autor. Como muitos deles sugeriram ao escultor que “tentasse de novo” ou que refizesse a estátua, foi isso mesmo que ele fez.
É que Emanuel Santos teria uma nova oportunidade: a Bleacher Report Football desafiou-o a criar uma nova escultura e ele aceitou. No vídeo, partilhado em todas as redes sociais da página, pode ver-se o artista a moldar o barro, a criar o molde e a levá-lo para o Porto. As câmaras até mostram como a Fundição Cosme e Filhos preparou a estátua e a enviou de regresso para a Madeira. Quando chega ao aeroporto, o sorriso de Emanuel Santos diz tudo: desta vez, o busto ficou perfeito. Veja aqui em baixo a reportagem

Sem comentários: