sexta-feira, 30 de março de 2018

O sermão da PSP aos ladrões

RELIGIÃO

O sermão da PSP aos ladrões

145
72
O sermão policial do Porto não é a prova de uma qualquer invasão religiosa do Estado, mas, ao contrário, um sinal de como a ideia de religião ainda não recuperou da sua degradação laicista.
Tanto quanto sei, nenhum dos nossos grandes pregadores, nem Santo António, nem o Padre António Vieira, pregaram aos ladrões. Aos peixes, sim. Mas aos ladrões, não. Foi preciso, ao fim de muitos séculos, um engenhoso agente da Polícia de Segurança Pública do Porto para os ladrões poderem finalmente disfrutar da distinção concedida aos peixes. O sermão foi filmado, como hoje parece que acontece a quase tudo, e passou logo às redes sociais, como também é costume com tudo o que é filmado. Mas acontece que não estamos no século XII, nem no século XVII. O Estado actual tem superstições, mas não tem religião. Por isso, o comando da PSP decidiu proceder ao proverbial inquérito. O polícia já notou entretanto que não tentara converter ninguém. Fora apenas um ardil (“estratégia”) para forçar os ladrões a revelar o esconderijo dos objectos furtados.
Não sabemos se o estratagema impressionou os detidos. Mas alarmou as redes sociais, sobretudo as rondas da noite do velho laicismo. Sem razão. A PSP do Porto não é um foco de missionação. O que se passou na esquadra correspondeu muito bem à ideia que da religião faziam as elites mais secularistas do século XIX, depois das revoluções liberais. Havia quem quisesse simplesmente substituir a religião pela ciência, mas até alguns livre-pensadores, por mais urticária que lhes suscitasse o clero, eram capazes de valorizar as velhas crenças como instrumento para inspirar temor e reverência. Sabiam que nem toda a população conseguiria chegar à moral apenas por via da “razão”. Isso era para os cavalheiros ilustrados. Os outros – pobres, crianças e, claro, mulheres – precisavam supostamente do estímulo do sobrenatural para se portarem bem, como terá pressentido o polícia portuense.
O sermão policial não é, portanto, prova de uma qualquer invasão religiosa do Estado, como temeram os fariseus do secularismo, mas, ao contrário, um sinal de como a ideia de religião ainda não recuperou da sua degradação laicista desde o século XIX. Tolerada como simples disciplina social para espíritos considerados fracos, a religião foi logicamente imaginada como uma ausência de dúvidas, uma anestesia para as incertezas (o “ópio do povo”). Por isso, a palavra religião é utilizada hoje para descrever tudo aquilo que é vivido ou em que se acredita com excesso e cegueira, sem admitir discussão, como o clubismo do futebol. Como se a religião consistisse necessariamente em fanatismo ou sectarismo. Não por acaso, aliás, o polícia pregador teve de desmentir que pertencesse a alguma “seita”.
É verdade que muitos regimes religiosos tiveram — e têm — aspectos de ritualismo e de intolerância. Isso, porém, também aconteceu — e acontece — com muitos regimes laicistas. No entanto, uma tradição religiosa como o cristianismo incluiu igualmente dúvida, análise e debate. Não foi só “inquisição”, como queria a mais ingénua propaganda anti-clerical. A religião, até na medida em que remetia para a revelação divina e a transcendência da humanidade, sugeriu sempre interrogação, mistério e perplexidade. Sim, foi consolação e conforto, mas foi também a via para algumas das mais desassombradas reflexões sobre o mal e os limites da humanidade, sem as ilusões das ideologias do progresso sobre a possibilidade de restaurar o paraíso terrestre por mera vontade humana. Na época contemporânea, parece termos perdido essa noção. Mas num tempo em que Boa Páscoa tende a significar apenas boas férias, não devemos esperar que a religião, sobretudo numa esquadra de polícia, signifique mais do que uma “estratégia” para recuperar objectos furtados.
economicofinanceiro blogspot
1 h
Não compreendo a polémica mais não seja porque somos manipulados por esquerdistas.
A Constituição Portuguesa defende a liberdade mas há prisões! 
E a CP não proíbe de pregar sermões com textos da Bíblia que até são aceites por todas as religiões monoteístas.
Se um sermão conseguir converter um criminoso ao caminho da virtude, poupa-se muito dinheiro em cadeias.
Se isso acontecer, têm que ser atribuídas indulgencias plenárias a este polícia.
Ricardo Nuno
1 h
Até dá dó ler a crónica de um licenciado em História e professor que não foi capaz de entender o que está em causa no dito sermão do agente da PSP. Será que a formação, experiência e idade dele não são suficientes para este intelectual perceber que os fins não justificam os meios e que existem profissões sujeitas a regras deontológicas rigorosas? Que tristeza, Rui Ramos. 
João Rodrigues
1 h
Degradação laicista!!!! Mais um imbecil com presunção e água benta, presumo que levou como muitos uma lavagem ao cérebro na catequese, igreja, etc.
A degradação é o fanatismo religioso que grassa por ai e que é o cancro da democracia!
William Smith
5 h
ahahah!!!, a PSP não é um foco de missionação.
Muito boa
lol
Helder Marques
6 h
invasão religiosa do Estado?!?! e porque um estado secular financia uma mesquita num país profundamente cristão?!?!? não é tão estranho esta descarada reverência ao islão?!?!? é covardia? será rendição? ou simplesmente, TRAIÇÂO?!?!?!? é a Europa governada por Corruptos e Bêbados!

https://www.youtube.com/watch?v=MY_RgHjg3Bw
William SmithHelder Marques
5 h
Concordo.
88dabulota .Helder Marques
3 h
assino por baixo e parabéns.
Alexandre NovaisHelder Marques
1 h
Concordo com "corruptos e bêbados".
E também os qualifico de traidores, sim!
NORTH WINDHelder Marques
1 h
Political Hysteria [English] - António de Oliveira Salazar - 1965 - YouTube Political Hysteria [English] - António de Oliveira Salazar - 1965 

https://www.youtube.com/watch?v=FaT2fvFm-So
Ping PongYang
6 h
Agora muito a sério: 
Espero que o "realizador" da película receba rapidamente o merecidíssimo "oscar" da "camaradagem"... com "palma de ouro" !
Alcides Costa
6 h
Tivesse o agente dado um par de estalos aos criminosos para estes revelarem o esconderijo,  e teríamos o Rui ramos a gritar aqui-del-Rei que a polícia tortura os presos. Ma so agente resolveu dar um sermão e os "rui ramos" da nossa triste comunicação social, cai-lhe em cima na mesma com conversa mole p'ra boi dormir. Não tem o que fazer, está visto.

A propósito e aproveitando o titulo da prosa, o Rui Ramos está a precisar de um Sermão de um professor a um analfabeto.

Ora "disfrute" lá desta sua calinada:  "Foi preciso, ao fim de muitos séculos, um engenhoso agente da Polícia de Segurança Pública do Porto para os ladrões poderem finalmente disfrutar da distinção concedida aos peixes."

Culpa tem quem o deixa escrever para outros lerem.
luis doriaAlcides Costa
2 h
Arre que você não percebe nada do que lê.
Rui Almeida
6 h
Os sermões do PSP serão melhores que os sermões do Padre Inácio?
Maria Augusta Martins
7 h
Proponho ao presidente professor Marcelo que imponha ao agente a Ordem de Mérito e que o envie para a Assembleia da República para "pregar uns sermões" e "fazer correntes de fé" pois é bem necessário!
Antonio Fonseca
7 h
Os lerdos da esquerdalha incomodam se com este "sermão" do polícia mas nem pestanejaram quando o Marcelo disse que o Islão faz parte da alma de Portugal. 
NORTH WINDAntonio Fonseca
5 h
Este GAJOS estao a dar cabo do pouco que resta desta Nacao. O mesmissimo tem sido feito por esse mundo fora...


Tucker: Libs want to hide stark effects of mass immigration
Pedro Vieira
7 h
E ter mais critério na hora de fazer um artigo de opinião? Isso é que era. Se até o sermão da PSP já serve, estamos mesmo muito mal.
"Invasão religiosa do Estado... Degradação laicista..." Epá, por favor.
É que já começa a cansar ler a comunicação social e constatar que todos os jornais vão sempre atrás de qualquer burburinho que se levanta nas redes sociais, com medo de perder o comboio da polémica. Elevem-se um pouco.
João Adder
9 h
Dentro do abrigo que a liberdade de culto confere, o sr. agente esteve muito bem. Quem pecou, que se arrependa, que agora é tarde, o sermão está dado.
Ping PongYangJoão Adder
7 h
"Arrependeibos, arependeibus antes qe seija tarde, e o ferro dos pneus do Senhor bos istoire cus lombos !"
João AdderPing PongYang
1 h
Ide! Ide e num bolteis a roub... a pecar.
Diogo Mendes
9 h
Se o papa lava e beija os pés a ladrões, assassinos e violadores, por que raio o polícia não há-de gozar com um trio de ladrões?! Fica menos mal na fotografia.
Soldado Milhoes
9 h
Não há mais nada para fazer Rui Ramos? Vai roçar mato!
luis doriaSoldado Milhoes
2 h
Mas tu, que não sei quem és, e que abominas tudo o que Rui Ramos escreve, não deixas de ler todos os seus artigos.
Alexandre Barreira
9 h
....e que tal....também umas hóstias........com "pózinho".....para subir nas "alturas".....o S.Pedro agradecia.......!!!!!!
Pirolito
10 h
O Rui Ramos a tentar a via Malafaia para chegar ao poder.
josé maria
10 h
O sermão policial do Porto não é a prova de uma qualquer invasão religiosa do Estado

Rui Ramos consegue dizer as maiores barbaridades sem se dar conta da  sua figura ridícula. É obra. Ou então um exercício assumido de auto-humilhação.

Miguel Cardosojosé maria
9 h
Isso isso, já lá vai o tempo em que a Opus Dei mandava no governo e o Guterres ligava ao Melícias antes de cada decisão!

Antonio Fonsecajosé maria
7 h
Ó Zé! Onde estão os links para a maior carga fiscal de sempre!?
William SmithAntonio Fonseca
3 h
E já agora, ze mª, aplica-nos tb com aqueles em que os maomés, coitadinhos, estão a levar com as bombas dos americanos, que são tão maus, nas trombas.
São os que eu gosto mais.
NORTH WIND
10 h
DESTRUICAO PROGRESSIVA da Nacao Portuguesa pos abrilada...

O que é Marxismo Cultural?

https://www.youtube.com/watch?v=7lfzDGEh5g4
Miguel Cardoso
12 h
É pôr este santo polícia a fazer turnos no conselho de ministros asap!
Meio Vazio
12 h
É hilariante ver que ainda há tanta gente que espuma e rasga as vestes ante a simples suspeita de cheiro a água benta...
Paulo AlexandreMeio Vazio
12 h
O Estado português vai passar a servir água benta aos cidadãos? Com ou sem certificado de qualidade ISO 9001?
A si não é preciso; anda sempre à cata dela.
Paulo AlexandreMeio Vazio
7 h
Estás enganado. Até porque estou para ver qual a diferença entre a água da chuva e a que dizem ser benta. Quando descobrires a diferença não te esqueças de avisar.
Meio VazioPaulo Alexandre
5 h
E evidente que não há diferença. Excepto para si; a segunda incomoda-o.
William SmithPaulo Alexandre
4 h
Vá, Paulo, começa a tua prédica contra a Igreja e o cristianismo.
Estamos todos ansiosos de aprender com a tua erudição.
Tem dó, estás a ficar um autêntico palhaço.
Paulo AlexandreMeio Vazio
2 h
A segunda não me incomoda porque é igual à primeira. Para os adeptos da causa seria importante dizerem o que diferencia uma da outra.
Meio VazioPaulo Alexandre
2 h
...apenas a urticária aguda que a segunda, inegavelmente, lhe causa. Não vejo outra diferença.
Paulo AlexandreMeio Vazio
1 h
Como a água benta não se diferencia da água da chuva, é óbvio que não me provoca nenhum problema. Quando conseguirem provar as maravilhas da água bentinha, não se esqueçam de avisar. Tenho a certeza que, a si, lhe curaram a urticária.
Tenho a certeza, aliás, que, sendo preso na Arábia Saudita, não veria nenhum problema em ser sujeito a uma doutrinação forçada de conteúdos islâmicos. Aposto que adorava!
Meio VazioPaulo Alexandre
1 h
Não acredito que você seja burro a este ponto; ninguém finge assim tão bem.
Ricardo NunoMeio Vazio
59 m
Cá estou eu mais uma vez a acompanhá-lo com o máximo interesse, conforme prometido, caro amiguinho! Parece que o próprio agente da PSP se sentiu incomodado com o cheiro da água benta, pois apressou-se em esclarecer que não pertence a nenhuma seita religiosa. Por sua vez, a conduta dele não deveria pôr os crentes a espumarem-se um bocadinho? Afinal de contas, ele invocou o nome de Deus em vão e serviu-se da Bíblia para tentar ludibriar outras pessoas. Ou será que a Bíblia foi criada exactamente para esse propósito?
Paulo AlexandreMeio Vazio
26 m
Não estou a fingir absolutamente nada. E faz bem em não acreditar. Eu também deixei de acreditar. O sr. ainda é burro e ainda acredita, certo?
Shiri Biri
13 h
Os que estão incomodados com o alegado sermão do polícia aos criminosos são os que apoiam a invasão de igrejas católicas em total desrespeito pela liberdade religiosa tal como aconteceu em Paris há poucos dias: : http://centrodombosco.org/muculmanos-ocupam-catedral-de-paris-e-impedem-missa-video-chocante/

William SmithShiri Biri
5 h
Estive a ver os vídeos e custou-me acreditar no que via.
esta escumalha muçulmana não respeita nada.
Nem quero pensar se fossem cristãos a invadir uma mesquita deles, o barulho e o rasgar de vestes que já haveria por aí, inclusivamente em Portugal.
victor guerra
13 h
Se há alguma coisa de errado,é a "postagem" da cena nas redes sociais.Quanto à homilia ,sempre é preferível aos enxertos de porrada, que ,por vezes,enfiam nas ovelhas tresmalhadas.Não sabemos se resultou,mas é possível que Portugal tenha subido nos "rankings"da Amnistia Internacional e quem sabe, um bom exemplo para os balneários dos estádios de futebol
João Rodrigues
13 h
Isto é a igreja católica romana atentar voltar aos tempos da outra senhora! Somos um estado laico por isso o polícia deve ser sumariamente despedido!
Basta de aturar o supermercado da igreja (Fátima) e a sua intromissão em questões que não lhe dizem respeito!
Paulo AlexandreJoão Rodrigues
12 h
O agente não tem nada por que ser despedido. Quando muito, merece uma admoestação.
Já foi explicado que o agente não estava a fazer proselitismo religioso. Usou uma estratégia (obviamente errada) com a finalidade de levar os delinquentes a confessarem a verdade.
Se o agente estivesse, de facto, a fazer proselitismo religioso, merecia uma valente chamada de atenção e até uma suspensão da actividade durante alguns meses. Neste caso, acho que merece apenas uma admoestação e nada mais. O despedimento seria uma solução totalmente desproporcionada.
Nuno PintoJoão Rodrigues
8 h
Prendam o polícia e libertem os ladrões...
Toi Fragoso
14 h
Se fosse um Sacerdote católico não noticiavam! Mas como temeram que fosse um pregador evangélico ...Veja se o caso das crianças adotadas por elementos da IURD. Alguém concedeu a adopção pelos mesmos! Tiveram que passar pela assistência social, tribunais, etc Contudo, parece que estão mais focados no facto de ser uma outra Igreja que não a catolica-romana! Se julgam o comportamento de uns pelo todo...Quando fazem uma reportagem sobre a pedofilia na Igreja Católica romana em Portugal? Não houve? Só aconteceu nos outros países? Se as pessoas se sentem bem naquela Igreja ou noutra, tudo bem, desde que não prejudique os outros! Depois se dão o dízimo, é opção dessas pessoas querem doar o seu dinheiro! As outras Igrejas vivem dos donativos dos crentes e a Igreja Católica romana é apoiada pelo Estado! Além do mais os adeptos do futebol ou dos partidos políticos não fazem donativos? São julgados por isso? Cada um sabe de si! É assim na democracia! Deixem se de manipulações e de intervir na vida privada de cada um! As pessoas devem ter opção de decidir e para isso devem ter oportunidade de conhecer religião ou secularismo. Protestantismo ou catolicismo ou ortodoxos e que decidam em consciência! A vida é só uma e cada um que tente ser feliz ! 
Paulo AlexandreToi Fragoso
12 h
O que um agente da PSP faz quando se encontra no exercício da sua profissão não é matéria da vida privada dele.
Dr. Feelgood
15 h
Excelente resenha resumística da missa policial, passe o pleonasmo. Porém, o factor de a mesma ter sido efectuada na velha urbe de Oporto não pode - nem deve - passar despercebido, partindo do princípio de que nem no interior mais profundo do País haja notícia de algo semelhante ter alguma vez acontecido nesta época contemporânea.
No passado talvez.
Ahfan Neca
15 h
Um bom tema para Paulo Tunhas.
Jorge Marques
15 h
Um agente policial de um Estado sem confissão religiosa não pode fazer sermões religiosos em serviço!!!

Tem o direito de ser crente, mas deve deixar as suas crenças em casa ou no cacifo quando veste o uniforme e parte para o serviço!!!!
Jorge MarquesJorge Marques
15 h
Caso contrário, o polícia ou o juiz podem usar argumentos religiosos para perseguir ou condenar o criminoso, ou o criminoso usar argumentos religiosos para se defender.

Era o que faltava, num Estado de Direito!!!

Imaginem um terrorista islâmico a invocar o Corão!!!

Ou alguém a ser condenado por ser judeu ou hereje, como na Idade Média!!!

Mario FigueiredoJorge Marques
14 h
Tenha calma. Você está a confundir policias com juízes. O facto de um polícia fazer um sermão religioso a um detido, seja por que razão for, não constitui matéria de acusação ou defesa.
Paulo AlexandreMario Figueiredo
12 h
Quem está a fazer confusão é o senhor. Não entendeu o argumento certeiro do Jorge.
Se admitirmos como lícito que um polícia invoque textos religiosos para finalidades de segurança pública, então teremos de admitir a adopção de critérios semelhantes em circunstâncias semelhantes. Das duas uma: ou isto é um Estado laico e a religião não tem nada a ver com o funcionamento do Estado, ou isto é um Estado confessional e, nesse caso, o Estado passaria a funcionar de acordo com as disposições religiosas, tal como sucede nas miseráveis repúblicas e reinos islâmicos.
Se admitimos como lícito que um polícia possa fazer isto, o que impede um juiz de condenar alguém de acordo com os códigos bíblicos?
luis barreiro
19 h
Para mim isto já é o menos, o que acho nojento é constatar que uma grande parte dos esquerditas gozam e fazem pouco com a família e amigos do português que foi vítima em França de tentativa de assassinato, pelo facto da família e amigos rezarem por ele enquanto está nesta situação de vida ou morte. Só porque a família e amigos são católicos.
Afirmam quem reza a Deus é atrasado mental.
Paulo Alexandreluis barreiro
12 h
Que nome se dá a umas pessoas que, quando rezam e a vítima se salva... "milagre, Deus respondeu às orações" e, quando a vítima morre "malditas circunstâncias; tinha a árvore que cair em cima do puto"?
Paulo Silva
19 h
É sempre curioso o argumento dos secularistas ateus para justificar o alarme a qualquer coisa que lhes cheire a Religião: "O Estado é laico, a Religião fica fora." Se querem ir por aí, pergunto então aos arautos da Razão iluminada, o que fazem organizações anti-capitalistas num Estado capitalista?... Não viram já no que deram as inquisições ateias dessa religião secular que dá pelo nome de marxismo?!?...
Boa Páscoa a todos.
Pedro AlvesPaulo Silva
14 h
Que mania! 
Qual é a lógica de misturar e associar ateísmo e marxismo?
Não posso ser ateu e "capitalista"?
Os capitalistas tem todos de acreditar num ser superior?
Os comunistas não podem acreditar?
Pirolito Pedro Alves
13 h
Ou mesmo ser um rico comunista e ateu graças a Deus. 
Dr. FeelgoodPirolito
13 h
Só agora?
Já se faz tarde..................................aaaahh, é Dia Santo hoje, então está desculpado.
Já botou seu " cêrmão " ?
Paulo SilvaPedro Alves
13 h
Por favor não se baralhe. Onde é que eu pus o capitalismo no lugar da religião?!?... O marxismo não é o ateísmo, mas é umateísmo (e uma doutrina filosófica e política). Procura lógicas de associação?... Quem disse que a religião era o ópio do povo? Que regimes nos últimos séculos mais perseguiram a Igreja senão os dos países do socialismo real? É preciso mais?...
Pirolito Dr. Feelgood
12 h
Sempre a macaquear o suposto "sotaque brasileiro" como não houvesse dezenas de sotaques diferentes em todo o Brasil. Vc deve pensar que a variante europeia do português é a mais correcta..haja paciência para tanto etnocentrismo...
Paulo AlexandrePaulo Silva
12 h
 "O Estado é laico, a Religião fica fora." Se querem ir por aí, pergunto então aos arautos da Razão iluminada, o que fazem organizações anti-capitalistas num Estado capitalista?... 

O Estado não é capitalista. O Estado aceita a liberdade dos agentes económicos e chama a si a missão de regular as actividades económicas. Se o Estado fosse capitalista, deixaria os agentes económicos totalmente livres. E não é isso que faz. Da mesma forma que umas quantas pessoas com crenças semelhantes se podem afiliar / associar e defender as suas posições, também os adeptos de outras ideologias económicas têm esse direito.
A sua confusão decorre do facto de não distinguir os conceitos de Estado e de Sociedade. O Estado Português não lhe anda a enviar para casa folhetos deste ou daquele partido, da mesma forma que está obrigado a manter-se isento. neutro e imparcial em matérias religiosas. Já recebeu algum documento das Finanças ou da Câmara Municipal a exortá-lo a rezar ou a ir à missa? Não, pois não? Também não recebeu nenhuma carta do Ministério da Saúde ou do Ministério dos Negócios Estrangeiros para ir a um comício do PS ou do BE, pois não?

O Estado é isento, neutro e independente em termos políticos e em termos religiosos. A sociedade portuguesa é livre de se organizar como entender em, como tal, existem organizações religiosas e organizações políticas de todos os quadrantes. 

A confusão que para aí vai...
Dr. FeelgoodPirolito
12 h
" Não sejas mau pra mim......"
Pirolito Dr. Feelgood
12 h
Eu não...acho vc infantil, desmantelado cerebral,  e desnecessariamente escatológico mas isso é consigo.
Dr. FeelgoodPirolito
12 h
Ui..............já vi que acordou todo torto e naqueles dias estranhos do mês.
Tem pensos higiénicos consigo?  Se não, posso comprá-los na Amazon - prenda de Páscoa - e enviá-los por DHL.
Paulo SilvaPaulo Alexandre
11 h
Se existem estados socialistas, porque não estados capitalistas?!...

Diz que o Estado não é capitalista, mas depois a definição que dá encaixa perfeitamente na de Economia de Mercado onde predomina o trabalho assalariado, um tanto ou quanto erradamente conhecida pelo vulgo capitalismo. Mas não o confunda com free tradism… Aí sim, é suposto o Estado ser uma minarquia com os tais agentes totalmente livres, ou quase.

Quanto a isenções digo-lhe que o Estado português, que é capitalista porque funciona num sistema de Economia de Mercado, obriga-me a pagar impostos para instituições de ensino público inequivocamente anti-capitalistas… e também paga partidos.

Não há confusão.
Pirolito Dr. Feelgood
10 h
Dia normal apenas com o limiar de paciência um pouco reduzido.
Paulo AlexandrePaulo Silva
7 h
Há confusão e da grossa. Há Estado que se afirmam socialistas porque são ideologicamente motivados pela imposição do socialismo. Quantos Estados conhece o sr. que afirmem nas suas constituições serem capitalistas? A natureza do Estado NÃO É SER capitalista. A Economia é que pode ser capitalista, regulada ou socialista. E a economia portuguesa, tal como sucede com todas as economias desenvolvidas, é regulada. Ou seja, o capitalismo existe mas está sujeito à regulação do Estado.
Por isso, a sua confusão é tremenda, enorme e até ridícula. O Estado português não anda por aí a fazer a promoção de forças partidárias nem de confissões religiosas. É a sociedade portuguesa (que qualquer pessoa minimamente informada - não é o seu caso, obviamente - sabe ser diferente do Estado português) que tem liberdade para a acção económica, política e religiosa. Da mesma forma que os agentes da PSP não devem fazer proselitismo político, também não devem fazer o mesmo em termos religiosos. Só mentes muito ignorantes e confusas podem achar normal que um agente da PSP se ponha com discursos religiosos junto dos cidadãos, sejam eles quem forem. Até porque só gente incapaz de um pensamento abstracto pode achar estas coisas normais. Segundo a sua lógica, se o sr. fosse ateu, muçulmanos ou hindu, teria de levar com o discurso cristão do agente da PSP.
Quanto a instituições anti-capitalistas, a escola existe para que os filhos das famílias mais pobres possam concorrer em condições de igualdade de oportunidades com os seus filhos. O que o sr. capitalista quer não é mais do que a oportunidade de os seus filhos poderem começar uma corrida com quilómetros de avanço. Assim, também eu! Adoro o teu "capitalismo" segundo o qual a educação deve ser um negócio e não um direito universal.

Sem comentários: