segunda-feira, 5 de março de 2018

Nova profissão de Passos agita debate público

Passos Coelho renunciou ao mandato parlamentar dia 28 de fevereiro
Vozes pró e contra surgem nas redes sociais a comentar a contratação do ex-primeiro-ministro pelo ISCSP.
A notícia de que Passos Coelho, agora fora da política ativa, vai dar aulas no ISCSP (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas) de Lisboa tem provocado um intenso debate nas redes sociais. Surgiram vozes criticando o estatuto docente que foi dado ao ex-líder do PSD (professor catedrático convidado) e outras defendendo-o, bem como o ISCSP (cujo reitor, Manuel Meirinho, foi eleito deputado pelo PSD nas legislativas de 2011).
Uma das vozes mais críticas foi a da historiadora Raquel Varela. No Facebook, escreveu que o ex-primeiro-ministro e ex-líder do PSD "conseguiu, pago pelos nossos impostos, destruir os serviços públicos, que já não existem com qualidade mas que continuamos a pagar". Agora "acaba a dar aulas numa universidade pública, paga por nós, onde vai ensinar a outros como continuar a destruir serviços públicos, que continuaremos a pagar, mesmo quando já não existirem. O Estado é deles. Merece o lugar de catedrático. Quem não o conseguiu parar é que deve lamentar". Portanto, "Passos foi de Massamá ao Restelo a cavalo na vida política pública."
Outro historiador, Rui Bebiano, da Universidade de Coimbra, escreveu que "nada" tem "contra a possibilidade de um ex-governante lecionar numa universidade" e isto "independentemente das suas escolhas políticas". Mas "no caso agora em apreço, sem formação, mérito ou reconhecimento não faz sentido, a não ser por nepotismo, o convite dirigido pelo ISCSP a Passos Coelho". "É uma desonra para uma escola pública, e uma afronta para quem, no sistema universitário, tanto dá ao longo da vida subindo custosamente a pulso, ou nem sequer o consegue fazer devido ao rigoroso limite de vagas".
Na polémica, Passos foi defendida por deputados do seu partido mas também por um do PS. "A experiência de um ex-primeiro-ministro, qualquer que seja, é única e valiosa" e "por isso são disputados pelas melhores universidades dos seus países", escreveu Sérgio Sousa Pinto. No caso concreto, trata-se de "testemunha privilegiada e ator de um período crítico da vida nacional - a avaliação que fazemos dele não é para aqui chamada" que "decidiu dar aulas" quando "podia ter sido cooptado pelos "donos disto tudo", como consultor, lobista ou ornamento. E assim "a pátria, chocada, vomita insultos", com "meia dúzia de pessoal menor da Academia, devidamente encartada de títulos e graus" a " inchar de indignação".
Já Nuno Garoupa, professor de Direito e de Economia, começou por considerar que o ISCSP se tornou "numa espécie do "Estoril académico" dos exilados da política. O local preferido das vítimas da austeridade. Primeiro Seguro, agora Passos. Só falta Portas e até parece um remake de 2013!"
Depois, acrescentou que "um ex-primeiro-ministro a colaborar numa universidade pública nem deveria ser notícia, muito menos objeto de enorme polémica". Explicando ainda que "anda por aí uma enorme confusão entre catedrático (professor doutorado, agregado e concursado) e [o caso de Passos] catedrático convidado (professor convidado com equiparação e salário de catedrático por decisão dos órgãos da escola)".
O DN tentou contactar o reitor do ISCSP. Em vão.

João Pedro Martins Não é a profissão em si mas sim o generoso privilégio que claramente obtém. Quem acha que os privilégios injustificados acabaram com o fim do feudalismo e das monarquias terá muitas desilusões destas, infelizmente.
Gerir
Responder5 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
João Pedro Martins Pode desenvolver?
Gerir
Responder4 h
Rui Miguel Galrinho Um gajo que foi PM de um pais numa situação delicada realmente é um privilégio nunca antes visto. Estes que agora gritam pelos privilégios são os mesmo que andaram calados que nem ratos quando o outro andava a gastar o que roubou na 6eme.
Gerir
Responder3 h
João Pedro Martins Está a alegar que eu nunca critiquei indivíduos como o Sócrates ou apenas a tentar mudar de assunto? É que se for a primeira, você está completamente errado e pode pesquisar no Facebook por publicações minhas a criticar o Sócrates e outros que tal.
Gerir
Responder3 h
João Pedro Martins Já agora, a tentativa de alegar que a outra pessoa tem comportamentos hipócritas (até mesmo quando a acusação é falsa) é uma falácia a que se dá o nome de "tu quoque". Não é argumento para coisa alguma nem serve para refutar a asserção inicial.
Gerir
Responder2 hEditado
Pedro Cruz Vai ser colega do Dr. António José Seguro (outra sumidade)...
😏😏😏
Gerir
Responder2 h
Pedro Campos Um ex-PM que vai leccionar administração pública com a experiência de ter gerido um país em bancarrota parece-me normal e plausível. Condenável foi Jorge Coelho ter ido para a moto Engil, o vara para a CGD, o Barroso para a goldman sachs, o Lacerda e o Frasquilho para a Tap, etc, etc, etc... Isto sim é condenável! Este ódio que a esquerda tem a Passos Coelho é execrável. Se PPC fosse estudar filosofia para Paris já não existia problema. Gasta Geringonça que outros depois compõem.
Gerir
Responder2 hEditado
Rui Miguel Galrinho Penso que a primeira parte do meu comentário é bastante clara: alguem que foi PM nas condicoes em que PPC foi, tem certamente alguma coisa a ensinar. A hipocrisia, essa, está como sempre no burburinho que tal assunto está a ter.
Gerir
Responder2 h
João Duarte Não se trata apenas de privilégios, o que ele vai fazer é ilegal porque não têm habilitações para tal.
Gerir
Responder2 h
Rui Miguel Galrinho Ilegal? Hehehehehehe
Gerir
Responder1 h
Francisco Henriques Oh Galrinho o teu amigo Passos/TITANIC só pode ensinar como afundar um País é um partido, mais uma vez os padrinhos e não a competência o tentam salvar. É preciso não ter vergonha e um pouco de brio para defender o indefensável.
Gerir
Responder45 min
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Carlos Carneiro Assim, sem ler a notícia, o que me passou pela cabeça é que tinha ido parar à Goldman Sachs...
Mas esperemos que passe o período de nojo...
Quanto a ir "dar aulas" numa universidade qualquer, não é propriamente caso único, mesmo no que toca a ter ou não ter mérito academico para tal...

Afinal, tinham que o por em algum lugar a viver dos "serviços prestados". Nada de novo... muito menos para os lados do PS...
Gerir
Responder4 hEditado
Maria Jorge Como é que Portugal pode ir para frente, com um professor com PCoelho. O que ele vai ensinar aos alunos? Vigarices, mentiras, corrupção, irresponsáveis, etc. Pessoas sem mérito. O que fazem as cunhas. Inaceitável.
Gerir
Responder1 h
Antonio Bastos Um bom tema para esquerdalhos, parasitas de profissão, poderem acrescentar a outros temas que tal, de forma a desviar as atenções do roubo permanente que está a ser feito de toda a maneira e feitio aos portugueses, aos mais vulneráveis, por exemlo na saude. Eu conto o que se passa: para fazer aqueles exames de rotina, pedia ao mwdico de família uma requisição para fazer esses exames, levava o papel comigoeescolhia o laboratório, o dia e a hora...agora foi marcado para cerca de um mês mais tarde, fazer os mesmos exames no hospital com dia e hora marcada pelo hospial, tendo de esperar um mês...como se não bastasse tive de experar numa fila com dezenas de pessoas à minha frente, antes era só chegar e ser atendido normalmente...ainda estava habituado há mais de uma dezena de anos a pagar cerca de sete, oito euros no privado e com toda a decencia em atendimento...agora chega a factura de tais exames feitos no hospital, nas condições acima descritas, e devo pagar quase 31 euros...sendo assim que me interessa que o Passos Coelho vá trabalhar a dar aulas ou noutra coisa qualquer! Só me interessa que foi um dos melhores primeiros ministros de sempre e espero que volte depressa, pirque é de gente séria como ele que o país precisa como de pão para a boca. O resto é conversa parva de esquerdalhos parasitas cheios de medo que isto algum dia seja um país decente esse constoi-se com gente séria como Passos Coelho.
Gerir
Responder1 h
Fatima Gaspar Uma vez que, provavelmente não haverá volta a dar-lhe, infelizmente, vamos ver se pelo menos desta vez não se vai esquecer de cumprir com as suas obrigações fiscais, como aconteceu quando ao serviço da Tecnoforma.
Gerir
Responder1 h
Catarinna Bragança E Maria de Lurdes Rodrigues??? Reitora de uma Universidade! A memória de muitos é altamente selectiva!...mas só num hemisfério do cérebro!!!
Gerir
Responder59 minEditado
Luis Filipe Nunes Teixeira Penso que o percurso académico de ambos,é bem diferente
Gerir
Responder2 h
Catarinna Bragança Luis Filipe Nunes Teixeira , a idoneidade também..."A Parque Escolar" lembra? Um dia bonito, rs
Gerir
Responder44 minEditado
Carlos Alegre E foi por isso que eu fiquei sem sem quase duzentos euros a menos na minha pensão depois de quarenta e dois anos de descontos, note-se não me reformei aos40, mas sim aos 62.
Gerir
Responder2 h
Alice Aveiro A igreja é uma excelente galinha dos ovos de ouro, os sentimentos e a dor dos outros não valem de nada, venha mas é o dinheirinho da missa e das bodas de ouro! 😮 pouca vergonha 😡😠
Gerir
Responder1 h
Daniel Costa Mas no governo o PS tem lá quase a família toda aí não criticam o passos Coelho não destruiu o país quem o destruiu fui o José Sócrates, o Passos Coelho teve sim que arranjar soluções para pagar a banca rota que o partido atual deixou ao país aí o Antonio Costa não fala não lhe convém
Gerir
Responder5 h
Nuno Da Silva A questão é que durante o governo deste mitómano reformularam a lei em 2014 que entre outras obriga a um mestrado para lecionar no ensino basico, agora o passos é professor numa universidade e basta a licenciatura tirada aos 36 anos numa qualquer universidade rasca?
Onde anda a coerência?
Gerir
Responder3 h
Maria Da Graça Alves Coitadinho do Passos e dos seus apaniguados!
Vou chorar!
Gerir
Responder3 h
Carlos Alegre Quem levou o pais a banca rotota
Gerir
Responder2 h
Carlos Alegre Quem levou o pais a banca rota banca rota foram os salgados e outros banqueiros como ele
Gerir
Responder2 h
Veiga Pedro Jorge E melhor ficar a mamar do estado como muitos deputados o fazem, Passos não só não ficou a comer do estado como não ficou agarrado ao poder 👏👏👏👏
Gerir
Responder4 h
Ana Maria Lebre Branco Vai mamar no Estado tambem
Gerir
Responder3 h
Carlos Carneiro Quem é que tu achas que financia o ISCPS que lhe vai pagar salário e mordomias?! 
Mas é como já disse, está muuuito longe de ser caso único...
Gerir
Responder3 h
Júlio Jorge É a vergonha um fulano que vendeu o país ao desbarato que depois de ter destruído os serviços públicos de ter roubado o povo português e de o ter despojado dos seus direitos fundamentais vai agora dar aulas que formação académica tem este indevido melhor sorte para os alunos. Por isso é que se vê cada vez mais gente mal formada
Gerir
Responder3 h
Manuel Guerreiro Passos o que tirou uma licenciatura, aos trinta e tal anos, sem brilho e que agora, sem mais estudar passou a catetratico
Gerir
Responder3 h
John Aguiar Curioso... Quando é a esquerda e os cargos milionários en empresas tudo bem. Ppc vai p professor, é um escândalo
Gerir
Responder5 h
Daniel Costa Pior é que os ladrões roubam o povo e ficam calados o partido PS PCP BS são os maiores ladrões
Gerir
Responder4 h
Gonçalo Gueifão 0 problema é ele passar a catedrático, o nível mais alto para um prof. Universitário. Um gajo que precisou de 10 anos para fazer uma licenciatura.
Gerir
Responder2 h
John Aguiar Ui... Isso comparado com outras trafulhices é gravíssimo... Mau ou bom, continuou a morar na antiga casa e não está num alto cargo de uma empresa do estado...
Gerir
Responder2 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Luis Vinagre Um homem que vai ensinar que podemos nos esquecer de entregar a declaração do IRS. 😜
Gerir
Responder3 h
Raul Carvalho Agora vai ter que pedir aos que mandou imigrar para voltar para ter mais Alunos Fraco político
Gerir
Responder3 h
Filipe Antunes Pode sempre enviar o currículo para o Carlos César que ele desenrasca algo!
Afinal não vai dar: não é da família...
Gerir
Responder5 hEditado
Vitor Almeida A escumalha invejosa de esquerda sempre a insultar e ameaçar todos os que não partilham o seu pensamento único.
Gerir
Responder3 h
Francisco Henriques Este homem sempre viveu dos padrinhos mais uma vez não é a competência que o conduz a um lugar.
Gerir
Responder44 min
António Manuel Vila Viçosa Para ser professor universitário, não é preciso estudar e ter um certo grau académico?
Gerir
Responder4 h
Rui Miguel Galrinho Não. Já aprendeu qualquer coisa hoje. E nem foi preciso o Passos ensinar-lhe.
Gerir
Responder3 h
António Manuel Vila Viçosa Hoje aprendi que quando dão mau tempo é melhor sair com guarda chuva, e não foi nenhum prof. Universitário que me ensinou, mas também não vou ter nenhum grau académico.
Gerir
Responder2 h
João Duarte O que ele vai fazer é ilegal porque tem ter o grau académico acima daqueles a quem vai dar aulas. Mestrados ele tem de ter doutoramento feito e não sei se o fez ou o comprou
Gerir
Responder1 h
António Manuel Vila Viçosa João Duarte ele é licenciado em Economia pela Lusíada aos 37 anos depois de já estar na politica e ter grandes amizades com o Relvas...será que este não o ensinou, como ter uma licenciatura?
Gerir
Responder1 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Maria Adalzina Mota Oliveira Acho injusto. ..E preso por ter cao ou nao ter.. se fosse para uma grande empresa atacavam. Vai dar aulas e usar a experiencia
De 1o ministro e de um Pais em Bancarrota atacam na mesma. Se vivesse de subvencoes continuariam a atacar. O que acho que fazia feliz essa Raquel e outros era vê lo ,um sem abrigo e mesmo assim...
Gerir
Responder1 h
João Ilharco O pessoal desse calibre tem sempre a mesma profissão: chulo. Onde a andam a exercer já é outra conversa...
Gerir
Responder3 h
Raul Assunção De acordo com o relatório do gabinete anti-fraude da Comissão Europeia, “o montante a recuperar” pelas instituições europeias, devido às irregularidades detetadas na Tecnoforma, ascende a 6.747.462 euros
Gerir
Responder27 min
Dulce Duarte Fora qualquer outro comentário ... este senhor não tem habilitações académicas para ser professor universitário. !!!!
Gerir
Responder1 h
José Vieira Gomes No meu entender o que aqui está em questão não é o mérito ou desmérito político/ex-primeiro ministro de Pedro Passos Coelho. As pessoas deviam pôr os "sentimentos partidários" de lado e analisar as coisas friamente. É facto que Portugal insolvente pos-socratico, passo expressão, foi governado, com ou sem sucesso, por Pedro Passos Coelho. Cada português eleitor é livre de formar a sua opinião sobre esta governação. A experiência de PPC tem todo o valor; é uma verdade. Agora, outra questão, é PPC ir leccionar mestrados e doutoramentos sendo ele licenciado. É algo à margem da lei e configura privilégio face aos restantes mortais. O privilégio não é digno de uma República. Os títulos académicos não são tudo, mas a experiência descricionaria também não. Haja seriedade. Um Estado de Direito não pode INCENSAR PARA ALGUNS ACESSOS PRIVILEGIADOS PELA PORTA DO CAVALO. Basta de um Portugal falido, corrupto e inerte. Basta!
Gerir
Responder1 h
Manuel Vieira Um dia destes vamos ter mais um "Doutor Honor is Causa"...
Gerir
Responder30 min
Antonio José Almeida Vejam a imagem e digam - me eles estão contentes porque estão a festejar a entrada ou a saída do manicómio?.
Gerir
Responder1 h
Joao Santini Deixem o homem em paz, deviam andar preocupados é com a maquilhagem das actuais contas públicas...
Gerir
Responder1 h
Francisca Fidalgo mais um trabalho ...deve ganhar pouco ...deve ...se calhar é como os gestores dos bancos e edp ...ganham milhares por mês ...têm salários maiores k o presidente da república ..e o primeiro ministro..
o povo k pague impostos cada vez mais ...!!
Gerir
Responder2 h
Francisca Fidalgo e eles com contas milionárias nós bancos ...no estrangeiro ...o povo chupa no dedo ...!!
Gerir
Responder2 h
Gonçalo Almiro Matos Costa Pior do que isto só se convidassem o Bill Gates para dar aulas num curso de informática.....um tipo que nem acabou o curso 😂😂😂😎😎😎😎😉
Gerir
Responder1 h
Rúben Sylva Eu nao queria ter aulas com ele decerteza acabar curso com 40 e tal anos até aí ok pior notas péssimas lol

Sem comentários: