segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Sobre os dorminhocos de Nampula!



Momade Assife Abdul Satar

5 h ·



Sobre os dorminhocos de Nampula!

A eleição intercalar em Nampula, na quarta-feira, 24, destapou o tipo de povo que Moçambique tem. O que aconteceu em Nampula não diz respeito só aquela urbe. É característica de quase todo o moçambicano: povo que não sai à rua para reivindicar os seus direitos, povo que não vai à marcha, povo que não vota, enfim…povo dorminhoco.

Em Nampula nenhum dos candidatos conseguiu reunir a maioria absoluta, que é cinquenta por cento dos votos e mais um, conforme preconiza a lei. Tudo por culpa do próprio eleitorado nampulense que não foi votar. Ou seja, se há algum vencedor nesta intercalar, é a abstenção.

Quer dizer, o Governo decreta tolerância de ponto para todo dia para que todos consigam votar, e o povo, ao invés disso, fica nas barracas a beber cerveja, tentação, nipa e tais, para depois, andar nas redes sociais insultar o edil (se alguém tivesse vencido) dizendo que está a governar mal, não faz isto e aquilo, não merece estar naquele cargo….por que não foi votar para fazer a diferença? Por quê não foi escolher o seu candidato?

Meus senhores, votar é um dever cívico. Todos os que têm idade para votar devem exercer o seu dever, salvo algum impedimento. Votar não significa escolher este ou aquele candidato. Pode ser que o seu voto não dirija a ninguém, mas, contudo, exerceu o seu dever cívico. E isto mostra que tu és cidadão.

É com muita tristeza que digo isto: em Moçambique os cidadãos são poucos. A maioria é povo. Não conhece os seus direitos e deveres. Murmura por tudo e por nada, mas quando é chamado a fazer a diferença fica em casa a beber, a coçar os tomates. É o primeiro a reclamar, mas sempre ocupa o último lugar quando é para fazer a diferença.

E muitos são os que nas redes sociais vociferam insultos. Ora porque a Frelimo é isto ou aquilo, mas ninguém ousa fazer alguma coisa para remover essa mesma Frelimo do poder. O teu, o meu, o nosso voto faz a diferença.


Se querem arrancar o poder….votem!

Imaginemos que no meu quarteirão há eleições para se escolher o respectivo chefe. Eu, os da minha casa, e mais alguns vizinhos não votamos, porque não queremos. Volvido algum tempo, com o chefe do quarteirão já eleito, nós, os que não votamos, somos os primeiros a dizer que o chefe do quarteirão que temos é burro, não merece ocupar aquele cargo, etc. Porquê, então, não votamos quando fomos chamados a isso?

Vejo que em Moçambique a votação devia ser obrigatória. Chamboquear os que não forem. Talvez assim alguma coisa poderia mudar!

Não vale a pena entrar nessa de que eu não vou votar porque quem vai vencer a eleição é o suspeito de sempre que tudo faz para defraudar a eleição. Meus caros: imaginemos se todo o eleitorado de Nampula tivesse votado na senhora Mutoropa. Como é que a Frelimo iria manipular vontade tão esmagadora dos nampulenses?

Ou seja, se outrora Mahamudo Amurane era edil de Nampula, não pertencendo a Frelimo, não é porque venceu a vontade do eleitorado nampulense?

Total houve 296.590 eleitores
-73.853 votantes
————————————-
220.000 abstenção

Quer dizer 75% ficaram em casa
A beber cerveja 🍺 nem quiseram saber da votação.
Dos 296.590 so foram votar 73.853
Vergonha!


Temos ai uma segunda chance. Amisse Cololo, candidato da Frelimo, e Paulo Vahanle, da Renamo, nenhum deles conseguiu a maioria absoluta para assumir o cargo de edil. Pelo que haverá uma segunda volta. Nampuleses, deixem de estar no relex, na barraca, a murmurar nas esquinas, vão votar. Vão exercer o vosso dever cívico. Sejam, pelo menos uma única vez na vida, cidadãos. Acordem. Ninguém vai fazer isto por vós.

Dorminhocos!

Nini Satar




GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Comentários Principais
542542
62 partilhas
100 comentários
Comentários

Escreve um comentário...



Bahane Belinha Nini Satar do jeito que me insultaste??????!!!!!!

Tens toda razão, eu realmente não fui votar, mais nesta segunda volta não falha.
42Gerir


Gosto · Responder · 4 h · Editado

Vitto Corleone Estas de parabéns. Maturidade é saber reconhecer quando se erra!!! Forca e boa escolha!
8Gerir


Gosto · Responder · 5 h

Edson Resiliênte Sangue Parabéns 😊
1Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Elsa Xerinda Vai votar irmã. O teu voto faz diferença é vote certo...
2Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Bertold Alberto Chapila Que boa iniciativa se não fosse Nini Satar, acredito que nem irias votar. Parabéns pela sua atitude Belinha Bahane
3Gerir


Gosto · Responder · 3 h · Editado

Donaldo Marrenge
Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Ematum Falido ParAbénsGerir


Gosto · Responder · 3 h

Bahane Belinha Bertold Alberto Chapila hummmm, tu sabes que não votei porque não estava cá.
Se estivesse meu voto estaria lá.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Ibraimo Assane Parabéns
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Gildo Minzo O seu voto é o futuro d nampula.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Hassamo Issufo Remane Kkkk faça isso irmã vota d verdade ok
1Gerir


Gosto · Responder · 28 min


Escreve um comentário...





Custódio Joaquim Manjate Muito obrigado por este lindo post, de facto o povo nampulense precisa fazer a diferença votando na Frelimo e no melhor candidato, o Amisse Cololo.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Nelson Jamal Nao so na frelimo mas qualquer um partido que o cidadao acha melhor
2Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Donaldo Marrenge Qual é a marca da pomada que usas sr. Manjate?
3Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Antonio Langa Donaldo Marrenge De certeza que o Custódio Joaquim Manjate não entendeu a tua pergunta. Tenta de novo mano. 😂😂🙈💪🏾
3Gerir


Gosto · Responder · 3 h · Editado

Lucas Matsinhe epahh!! Ate irrita essa sua campanha aqui... Seu cego!
2Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Kenneth Peter Cona grande da tua mãe .
Fedaputa..
Lambebotas.
1Gerir


Gosto · Responder · 2 h

António Mondlane Confirma-se o que o ilustre Nini disse. Insultar nas redes sociais, mas votar para alterar a situaçao, NADA.
1Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Imtiaz Vala Com COLOLO e Munícipes Nampula Avança!Gerir


Gosto · Responder · 1 h


Escreve um comentário...





Pinho Pires Votando nâo votando as coisas em moçambique não mudam. Quem tem faca e queiro é que decide sobre a vida doa moçambicanos. O ex presidente de Nampula foi morto, isso desmotivou o eleitorado, será que o que fôr eleito não será morto mais???
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h

Nelson Langa Ilustre votar nao significa exactamente escolher um dos candidatos imagine se todos os 220.000 tivessem votado em branco a mensagem de revolta seria mais forte do que ficar encasa a coçar tomates. Povo dorminhoco sim
12Gerir


Gosto · Responder · 5 h

Pinho Pires Ya é seu ponto de vista.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Titosales Sales É preciso votar! quanto a morte, ninguém vive para sempre....
7Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Vanio Filipe Em Moz não há votos em branco estimados inocentes.
3Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Joshua Barzalai Muiuane Ahh senhor #Pinho_Pirestambém é um atrazado mental pha...

Será que toda a explicação que #Nini deu no post não serviu pra nada em ti??
4Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Boaventura Machava Olha senhor Pinho Pires ,se dizes que quem tem faça e garfo é que decide porque é que nessa primeira volta não decidiu ter a maioria absoluta para assumir o cargo então???
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Ismael Ngoenha Nao sou de Nampula, mas digo nao votar é a pior coisa que um cidadão pode fazer
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Pinho Pires Huuu a Joshua ofende, deixe o povo avontade cada um é livre fazer o que desejar é assim a lei permite, todos comentários devem ser baseado na lei, fora disso fica blabla sem fundamento.Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Frayz Júlio Não verdade senhor. Quando diz isso 'tá incentivando a abstenção nos próximos pleitos eleitorais. Temos é desencorajar essa prática típica de povo sem escola. Quiçá um dia as coisas melhores. Sabe eu acho que quanto maior for a vantagem percentual de um partido y em relação à FRELIMO menor é a probabilidade de se manipular a vantagem a favor da FRELIMO. Votemos sim!Gerir


Gosto · Responder · 41 min

Escreve um comentário...



Janfar Abdulai Era para votar em quem? se o candidato preferido do povo foi assassinado? Não ir votar também eh manifestação da democracia , se entendermos que a democracia eh expressar o seu desejo, as suas vontades e preferências.
16Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h · Editado

Elsa Xerinda Não, não e não. Não votar é pior, a melhor manifestação da democracia é um povo votar a 100% e contra...
4Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Joshua Barzalai Muiuane Sr. #Janfar_Abdulai, assim que nao vai votar achando que está a reivindicar, acha que haverá jeito de devolver vida ao Amurane pra concorrer de novo??

Não vamos ficar parados no tempo, sejemos cidadãos, pelomenos uma vez...
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h · Editado

Maulana Buanamade Indubitable a dissertacao, POVO Macua surge et Ambula
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Alimo Adamo Ustá Pra saberes que o malogrado Amurane è um cadidato preferido do povo, antes votaste, de seguida ele mostrou trabalho, certo? Como queres que o outros mostrem trabalho se nao foste votar? Essa tua teoria è muito pobre meu caro!
1Gerir


Gosto · Responder · 1 h


Escreve um comentário...





Ussene Assane Sr. Nini, você apenas está criticar os eleitores, o Sr. sabe muito bem que uma parte das abstenções é devido o desaparecimento dos cadernos, eu vi muita gente que não votou mas que se dirigiu nas assembleias de voto, então avise também a CNE e me parece que este não é um problema de hoje acontece quase em todas em eleições
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

1 resposta


Tutto Bento Catine Actualmente estou a residir em Nampula, quero negar/discordar que os Nampulenses estiveram a beber nipa, tentação, coçar, etc. No dia anterior das eleições houve 1 chuva torrencial que impediu a maioria dos jovens suburbanos de sair porque tinham que arranjar as casas, murros, quintais, fossas que desabaram ao longo da noite. Se tivesse recenseado cá teria votado, estive com 6 jovens a socorrer 2 vizinhas de idade avançada e todos n puderam votar
11Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h · Editado

Aghast Mandu Não é a justificativaGerir


Gosto · Responder · 4 h

Edson Resiliênte Sangue E se fosse um dia normal de trabalho ficavas em casa?Gerir


Gosto · Responder · 4 h


Escreve um comentário...





Unay Cambuma Não não não, desta vez não vou absolutamente concordar contigo meu caro Nini.
Em Nampula a fraude da frelimo consistiu no impedimento da votação das pessoas. Muita gente fez se às urnas mas chegados lá não encontravam os seus nomes nos cadernos eleitorais e mais de 20 mesas abriram quase as 11, etc, etc.
Em Nampula houve um grotesca violação da lei e com gritantes laivos de bandidagem e em termos normais a Renamo tinha que pegar de novo em armas!
18Gerir


Gosto · Responder · 3 h · Editado

Juvencia Tovela Subscrevo
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Nelson Assubugy Outros eleitores vinham da cidade portuária pelo o que ouvi dizerGerir


Gosto · Responder · 2 h · Editado

Unay Cambuma sim e de outros distritos e provincias incluindo Tete e Sofala.Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Frans Nkosi Juvencia Tovela AFINAL CONTRIBUI NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA NAÇÃO? PARABÉNSGerir


Gosto · Responder · 2 h

Juvencia Tovela Eu faço parte da nacçao senhor Frans NkosiGerir


Gosto · Responder · 2 h

Macuacua Massiquele Roberto Comece o senhor a pegar em.armas...estaria em condições de faze-lo?
Deixe de incitar as pessoas enquanto.fica no muro a assistir...
Por acaso sabe o que é guerra? Já viveu alguma situação de conflito armado?
Sabe por acaso quem.São as maiores vítimas de um.conflito armado?
Acha que a guerra é solução,
A melhor solução é esta que o.povo escolheu...
Não participar em.processos cujos actores principais não são idôneos - os politicos...
Não será por isso que muitos dizem.que o povo é patrão?
Agora admitir empregados que SÓ buscam emprego para roubar o próprio patrão , já não funciona...
Acho que o patrão decidiu agora abdicar dos serviços de empregados desonestos...
Kkkkkkk
2Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Muzungu Ndini Nós denunciamos essas malandrices muito antes da votação.Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Inocêncio Paulo Buque Com PRM, FIR e FADM nas ruas da cidade isso também contribuiu para intimidar as pessoas (ouvi um telespectador num dos programas da STV a reclamar a presença dessas forças)Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Sebastiao Alberto Mesmo asssim o número é maior, e OS como conssigilam votar¿Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Macuacua Massiquele Roberto Deixem de culpar os outros pelos fracassos daqueles a quem vocês escolheram como representantes dos vossos partidos...

A renamo tem bons quadros, Está aí o chalaua que é de nampula e um.adversário digno do cololo, foram buscar um desconhecido para servir de fantoche das vontades do líder...

Será que tem medo de transformar o vosso candidato num segundo Amurane?

Olha os ventos de mudança estão chegando, há cada vez mais jovens que lutam por um país melhor e mais responsável...

Ainda que coloquem esses fantoches para representar os vossos interesses, aos poucos vão surgindo líderes não alienados que se insurgem mesmo dentro dos vossos partidos contra estes esquemas qu vocês montam...

A renamo desta vez, vai perder por causa das suas próprias atitudes controversas de desconfiança ...

Ora dizem as pessoas para não votarem e nao se recensear; ora dizem para ir votar, mesmo sabendo que por causa da controvérsia das nossas ordens, não poderão faze-lo?

Como é que os nomes iam constar na lista de eleitores dr depois das eleições de 2009 orientaram os seus canaradas para não participaram nos processos subsequentes?

Como foi essa a orientação , pura e simplesmente eles não actualuzaram os seus cartões de recenseamento das últimas eleições e por isso o nomes não constam nas listas...

Foi o que se disse, o cartão de 2008 não serviu para estas eleições, assim como as listas desse período é por isso que não puderam votar...

Andam destraidos e depois querem culpar os outros pela sua negligência...

Por acaso eu por engano dirigi-me ao meu posto eleitoral com o cartão de 2008, por engano; la me disseram que este já não servia...

Graças ao facto de ter um BI, consegui localizar o meu nome na lista porque não SÓ tinha os meus dados atualizados, como também pude verificar que o cartão usado não era o que eu efetivamente tinha levado...

o cartão em uso era o que estava em casa...

Mas votei na mesma; graças a actualização dos meus dados e registos...

O problema da Renamo é querer se comportar como anti-social quando disso pensa tirar proveito e ao mesmo tempo querer exercer a sua cidadania quando acha que disso pode tirar vantagens...

Não é assim.que as coisas funcionam...

Uma coisa é rebeldia outra é fazer oposição...

Deveria fazer um registo dos seus membros para ver quem tem documentos e quem não tem antes de partir para a acusação contra entidades que não tem nada haver com os seus fracassos...

Eu não vi nenhum blindado nem nenhuma FIR no meu posto de votação...

A renamo tem.muitos simpatizantes, sim, mas poucos são os seus militantes e muito poucos ainda o São aqueles que podem trazer alguma vantagem nestes processos, pois muitos não vivem em.conformidade com a lei , de modo a poder exercer o seu direito de voto, exatamente por causa das ordens controversas dos seus líderes...

Espero que desta vez a renamo tenha aprendido a lição...

Pedir aos seus camaradas que se recenseiem ou actualizar os seus cartões...

As listas de 2008 não são as usadas nestas eleições...

E como a ordem das chefias foi de não participaram nas eleições de 2013 e 2014, muitos para a simplesmente não se actualuzaram...

Voltam a fazer o mesmo no recenseamento deste ano para as próximas eleições para ver o que vai acontecer...

Fazer campanha não é votar!Gerir


Gosto · Responder · 4 min · Editado
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve um comentário...





Ussene Assane Respeitava muito seus posts mas este me parece que es um lambe botas da CNE e do STAEGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Elton Max Tem de se por um fim ao reinado da FRELIMO, é impressionante que tudo de mal que estamos a passar agora é culpa de toda a FRELIMO, a revolução deve iniciar já.
Quantos problemas financeiros estamos a enfrentar por culpa da ganância, fome, gula, doença de alguns membros deste partido? desfalques nas contas do estado, usurpação de terras do povo, luxúria em habitações e viaturas, cargos directivos desnecessários e com salários avultados, a população sendo transportada em condições inapropriadas como se de mercadoria se tratasse, os desmandos da policia de transito, enriquecimento ilícito a custa do trabalho do povo, empresas moçambicanas falindo e as chinesas tomando conta do mercado, assassinatos em massa como se da "Máfia" se tratasse.
O povo na África do Sul, Egipto, Grécia entre outros países demonstram a sua insatisfação perante os abusos cometidos pelo partido no poder, e a única arma que nos pode auxiliar a defender os nossos interesses é o voto, por isso irmãos vamos votar para o nosso e o vosso próprio bem, pois o vencedor vai governar por muito tempo.
Esta na hora de votar, vamos exercer o nosso dever cívico para o bem de Nampula.
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Aghast Mandu Parabéns, gostei do seu comentário, mas lembre-te que os votos são sempre desviados, a Frelimo faz isso! Não existe transparência na FrelimoGerir


Gosto · Responder · 4 h

Jhanes Januário Gostei do comentario.A frelimo nunca é votado semp rouba urnas pra ganhar.e essa segund via ele n vai ganhar isso eu garanto
1Gerir


Gosto · Responder · 1 h


Escreve um comentário...





David Bande Na. Europa quando se trata de eleições, temos como concorrentes carne X peixe. O cidadão tem logo uma opção para escolher.Em África e no caso particular de Moçambique, temos um leão X Leopardo.
Concluindo, o povo fica em casa porque não tem outra saída, senão aproveitar a tolerância de ponto para seus afazeres.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Calton Basilio Terias toda razão irmão nini se Amurane murece de alguma doença ou acidente, a votação é de 5 em 5 anos, o que esses filhos da puta fizeram é brincar com o povo moçambicano, matarem um dirigente para depois o povo ir votar "que porquice" isso é que se diz falta de respeito, por mim ninguém votaria, porque eles mataram a pessoa que estava a governar o município agora o que eles querem? Se já provaram que não querem presidente do município naquela urbe.

Povo nampulense não vá a urna, ate que eles lavem a cabeça e valorizem a vida dos outros.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h · Editado

Norberto L Nicoate Murece=morresse.
Obs: isso que escreves ouves aonde?
Tens base legal?
1Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Calton Basilio Grato pela observação do erro ortográfico.

Desculpa base de oque?Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Norberto L Nicoate Esse teu comentario...
Nao que nao tenhas razao ou nao. Mas eu qero saber donde trazes tanta informacao ao ponto de escrever de maneira categorica nas redes sociais.
1Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Calton Basilio OK. A base do conteúdo patente no meu comentário é a reflexão lógica dos acontecimentos que tem assolado as famílias moçambicana, um pouco de leitura exagerada das informações cá deixadas. O desfecho e a falta de culpados é que fazem a minha mente chegar a este ponto de desfecho. Mas não quero falar disso.
1Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Norberto L Nicoate Ok jovem...
Penso q ficou o essencial!!!
Hugs
1Gerir


Gosto · Responder · 2 h


Escreve um comentário...





Joao Moreno Votar votar votar. Palavra de ordem. Devia de ser obrigatório para todos pararem de reclamar.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Gelyto Marcos Moreira Nao quero me insurgir quanto ao post do Nini Satar,até sou fã dele!
Nao gostei por ter chamado a mim e todo Nampulense de dorminhocos...nao fomos votar porque ficamos em casa a coçar tomates(...)???
O sr.tem certeza que esse n° que o STAE forneceu (dos que nao votaram) se é real ou nao? Já pensou se nao é mais uma flacatrua desse partido da maioria,que estao sempre aptos para FAZER e DESFAZER?
Nos respeite...
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h · Editado

Felicia Washington Sexta feira da semana passada houve julgamento dum procurador assassinado no qual um foi condenado e uma ré foi absolvida...não comentas porquê? ?O que tens a dizer sobre a decisão do tribunal? Esse caso é que nos interessa mais neste momento e não essas eleições que estão acontecer em Nampula que de transparente não tem nada
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h

Aghast Mandu Outras coisas pah! KkkkkkkkkkkkkkGerir


Gosto · Responder · 4 h

Tucha Machel Ehhh com todo respeito.... ehhh pensei que tivesse visto tudo aki nas postagens do nini, mas vejo que nao.... reks vamos.....
3Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Donaldo Marrenge

1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Júlio Massango Não, não. O mais interessante era ir votar porque só assim se expressa o seu desejo. O dia de votação é único enquanto que o domínio do que se passou no julgamento pode ser acompanhado ano inteiro vamos votar sim.
4Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Felicia Washington Júlio em momento nenhum disse que não deviam ir as urnas votar!votar é um dever cívico !Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Alcidio Romao As eleições tem o seu interesse que não podemos comparar a nada.Gerir


Gosto · Responder · 38 min
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.


Escreve um comentário...





Benedito Daniel Só para deixar claras algumas coisas, a falta de vencedor não foi devido a abstenção porque a percentagem dos votos de cada candidato é calculada em função de nr dos votantes e não dos inscritos o que quer dizer que mesmo se tivesse votado apenas um por cento dos inscritos e 76% desse um votasse num candidato haveria vencedor; a abstenção deveu-se em parte a factores como: erros nos cadernos, mudança de residência, mortes e vontade de não votar daí que ao fazermos crucificações devemos reservar estes que não lhes foi vontade de não votar. É verdade que o povo moçambicano precisa de aprender a votar ou pelo menos a ir às urnas. Entretanto, esquecendo a linguagem dura que usa no poste, ele tem algumas verdades.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Lit Safrao Senhor se todo fosse votar evitaria isso vocês são dorminhocos aceita isso sem cultura de cidadania não a justificação para essa vergonha.Gerir


Gosto · Responder · 4 h · Editado

Benedito Daniel Pense longe,pense que cem porcento tem metade e o resultado levaria a segunda volta. Não pense como idiota, análise as circunstâncias da votação e so depois comente!...
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Bruno D. Isaac Aplausos pra ti Benedito Daniel....palavras sábias!
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h


Escreve um comentário...





Inacio Antonio Desta vez o senhor falou muito e não disse nada. Respeito a sua opinião e acima de tudo sou seu admirador, mas não coaduno com os insultos. Levou muito tempo a insultar os Nampulenses que nada, até teve ousadia de dizer que o povo de Nampula, esteve nas barracas a beber cerveja, tentação e nipa e até dá subsídio dizendo que os que se encontravam nas suas casas, estavam a coçar tomates. De facto, há necessidade de exercer o direito cívico, mas saiba que Nampula sai de uma situação triste, e este povo está indeciso. Agora, o ridículo disso tudo, é o senhor aprovar chamboco em pleno século XXI, para os que não vão votar.
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Celso Fernando Rodrigues Paulo Apoiado #Inácio

Acredito eu que estão a espera que descubram e tragam à tona os culpados pela morte do edil, daí sim, podem votar🤷🏽‍♂️
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h · Editado

Roberto Lamba Não justifica a sua ausência desta forma, senhor não começe metafora ou mesmo hibeperbole. O que deveria é reconhecer o seu erro e partindo daqui dirigir-se ao voto em politica não existe luto absoluto. É a favor da anarquia senhor Inacio Antonio.
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Roberto Lamba Leia hiperboleGerir


Gosto · Responder · 3 h

Tucha Machel Mbora ser proativos e assumir nossa responsabilidade Sr Inácio Antonio, porque ao se agarrar aos insultos do nini prova mais uma vez a fraqueza e o medo do moçambicano. Melhore essa autoestima como humano que é e faça Valer a sua existência.
3Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Ematum Falido Inácio volta a ler o poste e desta vez aconselho fazer o resumo das palavras positivas do mesmo.Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Edú Waka Muchanga O nini pensa que apenas encher nas urnas de voto é um acto de cidadania...

votar é estar cosciente de quem escolhemos e nao apenas escolher um senhor qualquer porqe pediu pra ser escolhido.

nota 20 pra os que boicotaram essa palhacada.Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Jhanes Januário #apoiadoGerir


Gosto · Responder · 1 h

Efraim Cgb De factoGerir


Gosto · Responder · 52 min

Alcidio Romao Boicotaram sim, mas os problemas continuam lá. Não sei de quê valerá esse boicote.Gerir


Gosto · Responder · 46 min


Escreve um comentário...





Macuacua Massiquele Roberto A não participação em.processos que não trazem nenhuma vantagem também é um ato de cidadania , contrariamente ao que o caro Nini possa imaginar...

O problema é que os políticos moçambicanos nem.sequer chegam a ser políticos...

São indivíduos que formam agrupamentos para delinquir contra o estado e povo...

Imagina que no mesmo exemplo de eleição do chefe do quarteirão os candidatos sejam:

Um assassino que passa a vida armado e que recorre a armas para coagir as pessoas a aceitar as suas imposições absurdas...

O outro é um ladrão reconhecido e com.cadastro ...

Outro é um desempregado que nem sequer emprego tem...

A por fim o último é um intriguista divisionista oportunista...

Em.quem votaria como representante dos seus interesses?

O voto é um.ato de cidadania sim, e todos concordamos...

Mas antes que o povo exerce esse dever, a questão que se coloca é :

Que compromisso e responsabilidade tem perante a sociedade estes indivíduos pouco idôneos que nos possa nos sentir obrigados de forma consciente e responsável a participar num.processo que depois possamos cobrar responsabilidade e cumprimento das promessas que fazem?

Temos vários dossiers não resolvidos que tem trazido prejuízo ao povo que os elege em que os políticos de forma arrogante não dão sequer a cara para explicar...

Porque vou eu votar em.alguém que amanhã vai privilegiar a colocação de familiares e amigos de forma nepotista nas instituições públicas?

Porque devo eu votar em.pessoas que amanhã vão usar os fundos do estado em.proveito próprio roubando o dinheiro dos contribuintes...

Porque devo eu votar na corrupção e ladroagem?

Qual destes candidatos demonstrou alguma idoniedade ao longo destes processos que apenas beneficiam a esses indivíduos uma vez alcancado o.poder...

A questão é que não basta votar contra um.sistema como forma de acaba-lo, é preciso que nessa substituição as pessoas a quem depositamos um.voto de confiança tragam alternativas concretas...

Votou-se no Amurane, o que resultou?

Agora usar o.meu voto para enriquecer pessoas ou trazer luto nas famílias daqueles que tem vontade de mudar o cenário do país , pelo seu caracter idôneo, acha justo?

Seria um.acto de cidadania o exercício do.poder de voto num.país normal,
Mas Moçambique não chega a ser sequer um.estado, é lugar parecido com.Um.estado...

É legítimo as pessoas exercerem.o seu direito de veto ao não.participarem em.processos que apenas lhes trazem prejuízos, ao decidiram não depositar a sua confiança e processos e indivíduos não idoneos...

É uma forma de reivindicação pacífica...

É uma forma de luta contra este sistema podre !

É por essa razão que o caro Nini decidiu abandonar o país...

Não acho bem o amigo ficar no muro para de longe nos agitar a paricipar numa briga que não nos trás nenhuma vantagem...

Sistematicamente o caro Nini tem.nos dado exemplos da podridão deste estado, não acha contraditório criticar o povo por decidir não.participar nestes esquemas de podridão ?

Onde está Amurane ?

Onde está Ssmora?

onde está mondlane?

Em que circunstâncias morreram eles ?

Não foi por demonstrarem o seu alto sentido patriótico, nacionalista e patriótico?

Porque iríamos votar em.mercenarismos de estado?

Estaríamos a votar em.quem mesmo?

Qual destes candidatos iria trazer algo de novo?

O que fez a renamo em Angoche, nacala e Ilha de Moçambique quando teve oportunidade de mostrar o que vale?

O que fizeram os presidentes do município de nampula ao longo dos 42 anos de independência ?

E o que fez Amurane em.nampula em.apenas 3 anos de governação?

No mesmo país , mas mesmas condições de exiguidade de fundos ?

Não foi por marcar essa diferença que o.mataram?

E quem matou amurane?

E porquê?

Quem.matou samora e mondlane ?

E porquê?

Porque nos obrigam a fazer parte destes homicídios dos melhores filhos desta terra?

Onde está a cidadania , patriotismo e consciência destes que apenas lutam pelo poder para dele se servir como a galinha dos ovos de Ouro?

Não obrigue as pessoas a voltar a dormir...

Essa canção de embalar ja não serve...

As pessoas estão bem.despertas e seguem cumprindo aquilo que os próprios líderes deste país as encorajam fazer, procurar alternativas de sobrevivência lutando como podem no Dia a dia das suas vidas...

Na verdade não é o povo quem.precisa de dirigentes , os dirigentes é que precisam do povo para conseguir o pão para as suas famílias...

Afinal não se disse que o povo é patrão ?

Onde ja se viu um empregado obrigar o patrão a lhe dar emprego?

Como patrão o Nini aceitaria admitir como empregados, pessoas não idôneas ? Para ganhar o quê?

Hoje em dia a ganância destes políticos é tão grande que até ja se matam entre eles

Por acaso eu com muito esforço e cheio de culpa ainda cheguei a ir votar, mas como Deus é apenas Deus é o dono do destino das nossas vidas, conhecendo Ele a profundeza dos nossos corações , eis que o resultado foi este que todos vimos...

Desta vez e tal como Pilatos , lavo daí as minhas mãos, o meu empurrão ja fez com que estes dois candidatos chegassem onde chegaram...

Não vou dar mais pistas sobre quem votei, pois o voto é secreto...

Daí apenas vou rezar por eles, que façam o esforço de convencer aos tais militantes que por ganância nos apelidam de sermos do contra...

Que façam eles o resto da caminhada...

Desta vez não contém com o meu voto!

Deus já me deu a luz sobre as dúvidas que me corroiam o coração - ir votar ou não!?

Se fosse vontade de Deus, logo na primeira volta teria saido um vencedor...

Como não saiu! ...

Virem-se!

Está apenas se cumprindo a justiça de Deus...

Deus nao abandona os justos!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h · Editado

Givaldo Anacleto O meto é de agente escolher e ser morto ainda antes de Outubro por aí senhor nini porque a frelimo aqui esquecer a percentagem que conseguiu é falsa para lhe mostrar que é verdade vamos a segunda volta tiraremos tudo a limpo em massa vamos às urnas e vamos escolher o nosso por favor não matem de novo!
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Jhanes Januário Por favor mesmoGerir


Gosto · Responder · 1 h


Escreve um comentário...





Frayz Júlio Eu concordo contigo Mini. Reamente Moçambicano só sabe reclamar. Eu penso que se a FRELIMO conseguiu essa percentagem que conseguiu é porque a maioria que votou são membros da maçaroca e, os que não gostam da Freli (que são muitos munícipes nampulenses, sem dúvidas!) não se fizeram às mesas de voto. É deveras vergonhosa e preocupante a realidade moçambicana mas eu acho que a 2ª volta será diferente. Acredito que muitos irão votar (e na pessoa e partido certos-claro!)Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 47 min

Borge Machisso Infelizmente este é o nosso maior e o pior problema, lembrou-me a citação do Ghandi na qual dizia o seguinte " você pode ser a mudança que o mundo precisa".

As pessoas devem acordar pra fazer a diferença
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h

Ruquia Abdula Esse so fala e fala. Eu pergunto quantos muenhes que dizem que sao moçambicanos e quando chega a hora de votação nenhum deles exercem o direito civico. Ficam tambem en casa a se cossarem a beber coco em lata em quanto é nipa sofisticado. Aconselha os teus tambem e nao nos critique. Macaco não vê seu rabo so dos outros esta sempre vermelho e apontando dando risadas. Espero que venhas votar nessas gerais...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

Mario Fiosse Macaco não vê seu rabo so dos outros está sempre vermelho e apontado dando risadas. Disse Ruquia Abdula. Nestes ambientes a gente encontra pessoas sabias que com palavras simples nos fazem entender melhor as coisas. Digo Gosto disto.
1Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Lu Suleman Disse tudo.Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Aguilario Salvador Pergunta a ele quantas vezes ele ja votou na ? Se nao tem nada pra escrever vale apena ficar no silencio alem de falar bujardas nini, assim ofende o povo
1Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Alcidio Romao O problema que temos nós como mocambicanos é a percepção daquilo que realmente nos tira o sossego e em seguida sabermos enfrentá-lo. Cada um é livre de exprimir o seu ponto de vista, mas isso não significa que a sua observação é a mais acertada, assim como não é a mais errada. Neste contexto, cabe à cada momento e à cada circunstância nos dizerem quem está certo ou errado. Meus irmãos, Nini tem razão quando nos adjectiva de dorminhocos, ainda que ele não esteja por perto para observarmos qual seria a reacção dele estando em Moçambique, conforme é o desejo de muitos de nós. Não conseguimos sair à rua para qualquer protesto porque tem dono. Até aqui, muito bem. E a URNA, meu irmao? Será que você, nem pode ser dono/a dela(a URNA) ou da sua pertença? Votando massivamente, será que pode existir espaço para enchimento das urnas? Irmãos, vamos pensar seriamente nos problemas que temos e desenharmos as melhores saidas possíveis. Só votando "agressivamente" é que teremos o resultado desejado. N.B: o problema de estar em casa no lugar ir votar, não é só do monhê, mas sim de todo moçambicano.Gerir


Gosto · Responder · 58 min

Joaquim Mavone No texto ,Nini não falou de Raça ,Cor ou Etnia disse povo de Nampula e de Moçambique no Geral.devemos votar sim senhora se formos a votar realmente vai mudar muita coisa.Gerir


Gosto · Responder · 48 min


Escreve um comentário...





Taibo Ibn Siaca A reivindicação dos direitos não e somente a marcha,como você diz que somos dorminhoco eu não esto de acordo com essa sua linguagem trionfalista,Alguns Dorminhocos intelectuais decidiram não se fazer presente as urnas por simples razão!porque os partidos da esquerda não fizeram boas escolhas nos seus candidatos,alguém com capacidade e poder de pensar e executar sem receio dos seus superiores hierárquico,Nos queremos um Dirigente com garra forcas própria e visionário,não marionetas telecomandados,Homem íntegro que olha por seus munícipes,mas infelizmente desta vez não existiu alguém com essas características,por isso houve e haverá abstenção mesmo na 2 volta.mais não disse muito obrigado.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Billy Blanks NINI, em Moçambique já vota se desde 1994, de lá pra cá passam mais de 20anos, lembro me perfeitamente que na altura as abstenções rondavam dos 15 a 25% do leitorado. Se hoje a situação é oposta, não é falta de cidadania mais sim é uma resposta que o povo está a dar a essa governação de um “Pais de Merda” O povo está sendo convergente na sua forma de pensar e a única forma de responder às suas insatisfações é conformar se com a realidade por k sabem perfeitamente que nada irá mudar.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h · Editado

Júlio Massango Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura, é o ditado que deve ser seguido e a mudança vai aparecer. Veja só que para esta segunda volta que se vai realizar, acredito que mesmo os protetores dos autores das dividas ocultas sentem o incoveniente do seu posicionamento e rezam para que você disso se esqueça. Tendo ou nao se esquecido vá votar.Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Jhanes Januário Billy blanks falou bem.Gerir


Gosto · Responder · 1 h


Escreve um comentário...





Ematum Falido Eu concordo que a votação seja de caracter obrigatório isso sim podia ajudar.
Acredito eu se for acontecer um voto/ 1kg de arroz, levaria 2 ou mais dias as longas bicha dos eleitorados...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Patricio de Almeida Momade Assife Abdul Satar, concordo com as tuas declarações neste post, mas se estivesses a sentir o mesmo desalento dos cidadãos de Nampula, de certeza o post não seria o mesmo.
Claramente a urna seria o melhor lugar para manifestar essa dor, mas o povo ficou confuso porque todos candidatos diziam que queriam continuar com o trabalho do MA. Amurane, quando era mais fácil o deixar vivo.
8Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h · Editado

Sergio Manuel Junior Com certeza...Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Mandindindi de Raça Exato
1Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Alcidio Romao É verdade. Mas em momentos decisivos, cobra-se muita frieza e serenidade.Gerir


Gosto · Responder · 55 min

Moniz Victorino Patrício, uma coisa não tem nada a ver com outra. Não quero descorar o valor do MA em vida, nem desvalorizar as lágrimas do povo. Mas quem k perdendo seu/a parceiro/a diz: AGORA QUE... ELE/A SE FOI POR VOSSA CULPA, ESCOLHAM VOCÊS OUTRO/A PARA MIM?Gerir


Gosto · Responder · 43 min

Moniz Victorino O povo foi burro sim, analfabeto em matéria de cidadaniaGerir


Gosto · Responder · 42 min


Escreve um comentário...





Celso Bulule Concordo plenamente consigo Nini, já devia-se ter introduzido chamboco ou Xibatata logo nas primeiras eleições para educar o povo a ser cidadão.
Presidente Samora quando iniciou com a formação de estado assim como o colono havia chamboco, porque já sabiam que o negro não aprende por si só, é preciso sempre chamboco.
A titulo de exemplo, aluno de hoje chega até 12@classe enquanto não sabe ler, escrever e muito menos fazer cálculos simples, sabem porque??? Porque tiraram chamboco da escola, tiraram poder do Professor, tiraram autoridade do Professor, o resultado está ai.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 2 h

Melo Alexandre Faria Momade Bom dia, chefe Nini e com todo respeito que me dirijo a si, a muito tempo que gritas que o povo de Moz nao se manifesta que e permissivo agora dizes o mesmo dos Nampuleses. NEM ESTAS EM MOZ FALAS TUDO ISSO BEM LONGE DAQUI, VENHA A MOZ E VAMOS MANIFESTAR TODOS JUNTOS.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Moniz Victorino MELO, a verdade DOI, mas nada melhor k ser dita. Eu estou em nampula e me sobescrevo a Nini, A SERMOS ASSIM SOMOS BURROS.Gerir


Gosto · Responder · 50 min

Moniz Victorino O que nos impediu para que fossemos escolher o nosso candidato? Alguém que quer casar, Não quer escolher a mulher que tem as qualidades que quer. DEPOIS DE LHE ESCOLHEREM, QUER DIVÓRCIO. Que tipo de Homem é este, se não burro?Gerir


Gosto · Responder · 47 min


Escreve um comentário...





Ussene Assane Procure pôr a transparência nos órgãos eleitorais depois vem criticar o povo
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Aquilas Mutepa Você exige isso do Nini?😎
1Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Ussene Assane Só para lhe fazer perceber mesmo que o povo vá em massa na votação enquanto não houver transparência não vai resultar em nada, é disso que o povo está cansadoGerir


Gosto · Responder · 1 h

Aquilas Mutepa Mas é votando que se mudam as coisas...Gerir


Gosto · Responder · 47 min


Escreve um comentário...





Alexandre Mario Chirrute Vamos À Isso Nampuleses Acordem.
Votem no vosso candidado predileto que irá revoluçionar Ainda mais Essa Cidade.
Tendo em conta que ela é terceira maior cidade do país.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h · Editado

Muzungu Ndini Nini Satar, eu te admiro muito pela frontalidade e coragem. Mas sinceramente neste post foste muito infeliz. É com muita pena que digo isso. Os munícipes de Nampula afluíram em massa às urnas. Oq sucedeu é que não encontraram seus nomes nos Cadernos on...Ver mais
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h · Editado

Egidio Goncalves Eu dou lhe toda razao , o povo mocambicano e culpado pelos resultados , tem tplerancia de ponto e ficam em casa ou na bebedeira , depois reclamam
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 51 min · Editado

Muidai Muidai a unica forma de manifestar e não votando, se escolhemos foi morto qual é a necessidade de ir votar, sabiamos que haveria roubo por isso nao fomos
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Moniz Victorino É injusto semear joio e esperar colher trigo, caro Nine. Se escola não ensinou aos 6 até 17 anos o que é voto, como vai se exegir votar aos 18 anos para diante?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 24 min

Imtiaz Vala Com COLOLO e Munícipes Nampula Avança!Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Manito Nixon BANANAS......POVO BANANA....so-falam...falam...falam...Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h

Francisco Albino Inrugula Será que não se esqueceu que povo dessa cidade já fez a diferença e mataram o edil? Eu lugar deles faria o mesmo. Tanto faz, se depois podem matar o edil de novo basta que seja da oposição
8Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h · Editado

1 resposta


Nelsynho Buleza Kkkkk kkkkkkkk não aguentei com essa.
Mano #Nini, por mim em Moçambique a maioría não é cidadão e nem povo mas sim: é População.
Só serve para INE tempo de censo.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Lucio Reino Escuta #NiniSatar o problema de Moçambique é com a própria oposição que nos fazem de palhaços. Eles só gritam quando estão com fome e depois de serem corrompidos ficam no silêncio. E quando aparece alguém incorruptível é logo morto como uma galinha.
E o povo não é burro não, queremos uma oposição seria, firme e com maturidade.
A que temos hoje é um fiasco, um bando de falsos
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Lit Safrao Mas uma falácia se todos fosse votar a pais estaria no outro estágio os governantes não iria na s tratar como marionetas, averia cultura de prestar as conta porque saberia qualquer relaxamento perderíamos o poder mas com o povo só sabe lamentar, beber nipa, cerveja, assim vão afundando o País!Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Lit Safrao A Felino e a Renato, MDM não são culpados esses fazem a sua parte e vocês com cidadão oque fazem para desenvolvimento dessa pátria nada só nipa, cerveja. KkkkGerir


Gosto · Responder · 3 h

Alcidio Romao Não é correcto a gente acusar a oposição por causa deste fracasso. No meu caso concreto, independentemente, de a oposição estar bem ou mal, tenho o meu voto direccionado na mesma convista a remover a Frelimo do poder como forma de implantar um ambiente de Paz e uma possível verdadeira democracia. Meus irmãos, não vamos ficar em casa, nas barracas ou quer onde que seja, no lugar de ir votar para depois justificarmos o nosso fracasso como eleitores.Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Edú Waka Muchanga A gente vota e quando sao eleitos nos sabotam... a gente boicota as eleicoes e no chamam de dorminhoco...

Ninguem é obrigado a votar em alguem que nao lhe mostra confianca so porque esta a cumprir o dever civico....Ver maisGerir


Gosto · Responder · 2 h


Escreve um comentário...





Muhombe Muchin Eu entendi o que o Nini quer é tirar a FRELIMO da liderança do país via votos. Por isso está nervoso por ver poucos eleitores nas urnas de votação.

O Nini sente muito na pele a questão das dívidas ocultas porque ele paga muito dinheiro de IVA através das suas empresas espalhadas em todo o território nacional moçambicana.

Nós reclama mos,numa de a FRELIMO está governar mal mas quando chega o tempo certo de mandar embora a FRELIMO ficamos nas barracas a beber nipa,munsotswa,cerveja, thonthontho.

Por isso o Nini chama nos de dorminhocos.

Aproveito este espaço pedir a todos amigos e seguidores dessa página, em particular os moçambicanos vamos todos votar, ninguém deve ficar em casa, e não podemos votar na FRELIMO.

Vamos votar no outro partido e no Afonso Dhlakama o único homem para um Moçambique alternativo.

Quando a marca.
Mano Nini não temos como fazer a marcha porque os chefes no estado não autorizam, e se fazer sem autorização, a polícia vem com as armas para matar.

A única forma de amostrar o governo do dia que já não o queremos..

Esta muito nervoso Nini.
Tenha calma.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

1 resposta


Único Xicanekiço Ode Até acordo com a odeia de chamboquear com todo cidadão que não se fizerem presente às urnas para votar.

O #monhens e #nigerianos seriam os primeiros a apanharem pois nem são daqui e mesmo possuindo identidades Moçambicanos não votam. ...Ver maisGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 27 min

Francisco Sebastiao Machava Bem dito meu caro patrão. Como dizes , não é só em Nampula, isto é todo o moçambicano. De facto, há mais povo do que cidadãosGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 5 h

Rogerio Moises Concordo, mas não plenamente...que o povo é dorminhoco?não! Se Moçambique fosse um Pais sério, não haveria estas cenas tristes,que só nos envergonham. Os verdadeiros culpados das abstenções, são os órgãos que organizam(desorganizam)os pleitos eleitorais, com as suas peripécias e malabarismos,inconfessáveis... A mando de uma gang,que esta no Poder,que eles querem ver o Pais,assim como esta!uma das lógicas esta ai,desmotivarem os eleitores irem as urnas em massa...e esta claro,que o povo deve-se posicionar,não podemos assistir,e ficarmos calados,e deixarem eles fazerem,o que entenderem! Só dei a minha modesta opinião, como cidadão deste Pais.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 h

Solange Ferreira Ferreira é pura verdade, eu acho que o voto tinha de ser obrigatórios, as pessoas de Nampula so votam pra ter o cartão porq é considerado documento só é so.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Aghast Mandu Concordo com o post mas, Meu Caro Nini, o que tens a dizer em relação os que se fizeram sentir nas urnas mas os seus nomes não constavam nos cadernos?
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 4 h

Moniz Victorino Nini, tens toda a razão, o povo foi realmente burro neste contexto. Mas aqui temos ANALFABETO ( o povo) e ANALFABETIZADOR (o governo). Em Moçambique, a maioria da população Vota empiricamente quanto significado do voto. TUDO O É IMPORTANTE, CONSTA NO ENSINO DESDE O PRIMÁRIO, E o que é isto de voto? Em que livro aprendeu se de 1ª a 12ª classe? Que exame saiu esta matéria?

Será que o assunto é tão fácil de entender, o suficiente para se dar numa campanha eleitoral agitada coberta de promessas?
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 33 min

Muthetho Nhazilo Tem mais povo do k cidadao,fica cocando os tomates,vao votar dorminhocos .kkkkkkkjjkkkkkkjj
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Gildo Paivale Assim também não Nini dorminhocos não.

Não viu a confusao dos cadernos muitos foram e não votaram porque os seus nomes não constavam nos livros...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Jenisse Sulemange Desta vez concordo inteiramente consigo....cada povo tem o dirigente que merece.Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Aido A S Empreendendo Nini, EU SOU UM DOS SEGUIDORES SEUS QUE TI TIRA CHAPÉU MAS, não basta nos atribuir aquele e este "Adjectivo" enquanto não falaste do real motivo! Sou MUANA NMAKUWA MUANENE e gostaria que fosses bem directo porque com estas palavras, até ofendes o próprio Povo! O que poderias fazer, era perguntar a CNE e o STAE sobre a proveniência do eleitorado que não se fez a Urna, maior parte dos que tiveram Nome nos Cadernos não foram os nativos, foram seres que só essas 2 entidades CONHECE e se calhar, são seres inexistentes uma vez não terem chegado nos locais de votação! MAIOR PARTE DOS CIDADÃOS NATIVOS E MUNICIPES, FORAM SIM NOS LOCAIS DE VOTAÇÃO MAS NÃO ENCONTRARAM SEUS NOMES E NÃO CONSEGUIRAM CONSEQUENTEMENTE EXERCER O SEU DEVER CIVICO!

QUERO TI DIZER QUE MESMO OS CANDIDATOS não entenderam essa "malcriadez" dessas duas entidades visto que, SE NÃO FOSSE ARRUMAÇÃO MAL ARRUMADA DA CNE E STAE , o tio COLOLO GANHARIA SEM MASSADA! SE fosse que o eleitorado que foi chamado à votar nestas intercalares fruto do ABATE DO NOSSO IRMÃO, PAI, TIO, AMIGO MAHAMUDO AMURANE por pessoas que nos ofendem e que até hoje não conhecemos o verdadeiro responsável do inesquecível acto macabro, FOSSE O MESMO QUE VOTARÁ EM 2013, O CANDIDATO COLOLO, COM O NÍVEL QUE CONSEGUIU DE VOTOS, GANHAVA!

POR ISSO, Antes de ofender o povo MACUA, COM TODA HUMILDADE, E COMO DE SEMPRE CHAMARAM - NO DE "SHINKONTTO", Crucifiquem a CNE E STAE, ELES É QUE PODEM EXPLICAR PORQUÊ TRAIRAM O COLOLO! MANDARAM TIO COLOLO CONCORRER ENQUANTO NÃO GOSTARIAM QUE CONCORRESSE PORQUÊ? FAÇA ESSA PERGUNTA À CNE E STAE!

Mandaram o tal Tio Vahanle PORQUÊ?

O MDM CONSEGUIU VOTO GRAÇAS A ESSA FINTA, Porque o povo já decidiu que não quer ver mais aqui na Cidade de Nampula, será que não ouviram no dia de enterro do nosso irmão, amigo, tio Dr. Mahamudo Amurane?

Nós já percebemos a bom que o CENTRO E SUL ARRUMA COISAS SÓ PARA DENIGRIR A IMAGEM DOS MACUAS!

A PESSOA SEM NOME NO CADERNO, O QUE FARIA? TEIMAR PARAR NA PORTA QUE DAVA ACESSO A MESA DE VOTO PARA A POLÍCIA AGIR CONTRA?

Contudo, pedimos respeito e consideração! Somos sim MAKUAS E AXINENE DESTA BELÍSSIMA E RIQUÍSSIMA TERRA, Merecemos bom Nome e sermos reconhecidos!
Tenha bom dia laboral!
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h · Editado

1 resposta


Lourenço Mascarenhas Jr. De facto nini, enquanto o analfabetismos roçar a cifra dos 80%, isso vai continuar assim!
Quer dizer, não basta ter 12 classe ou passar por uma faculdade se as faculdades mentais estão formatadas. Isso sim, o povismo está assim aqui em moz.Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Nordino Alfredo Sipanela Eu.vou votar..si os partido da oposiçao mi garantirem o bom controlo das urnas...purk eu nao kero k meu voto seja em-vão.Gerir


Gosto · Responder · 5 h

1 resposta


Fabil Monteiro Nao havera segunda volta, visto que o STAE, CNE e Frelimo tem medo de PerderGerir


Gosto · Responder · 17 min

David Aoki Gomez Kikikik " deviam ser chamboqueados" parece se me q só assim ! Ficam a beber, reclamam no final " baixo nível de cidadania" votemGerir


Gosto · Responder · 1 h

Jeremias Albino Aminosse Assim também quando for a época das eleições autárquicas e presidenciais o Senhor Nini estará impedido de votar.Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Nelson H Ribeiro Alguém pode me explicar porque e para que este acto eleitoral tendo enconta que em outubro haverá novas eleições de novo porque não vai indicou alguém para gerir a te as eleições de outubro ..o que poupava se algum dinheiro já que devera haver duas eleições num período de 11 meses o Zé Povinho como não é tão BURRO demostrou sua sabedoria e seu desejo no momento certo por enquanto é só perder tempo em eleger alguém que prometeu muita coisa e não vai cumprir en pouco tempo depois virá dizer que não tempo suficiente ....relaxa amigo na hora da verdade O Zé Povinho vai eleger o Edil certoGerir


Gosto · Responder · 2 h

Alves B. Naete Nini tem todo meu apoio xt povo não sabe si valorizar perca de tempoGerir


Gosto · Responder · 2 h

Idalencio Chamusse Nini o povo moçambicano não é dorminhoco conhece seus direitos e deveres,mais oque este não sabe mesmo é acontece depois da morte. Nini falas de marcha se você mesmo andava de carros blindados com segurança internacional e nós é pra marcharmos. Venha de Londres marchar e deixo nos dormirmos amamos a nossa pele.
1Gerir


Gosto · Responder · 30 min

Fausio Far Rachidy Seria um bom tema para um debate, mas o sr nini precipitou-se em falar absurdos mesmo sabendo do pais em que vivemos e da politica interna que existe. Primeiro faça um estudo relacionado ao assunto e depois expoeGerir


Gosto · Responder · 2 h

Kenneth Peter Moçambicano só saber coçar os tomates..
E concordo que o voto deveria ser coercivo...Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Adilson Nhatuwa Nhatuwa KKKKKKK ILUSTRE NINI SATAR GOSTEI FALAR DOS Dorminhocos d nampula epa afinal bebem muito la nem? Ta mal ixoGerir


Gosto · Responder · 51 min

Moniz Victorino Se o povo soubesse o que é votar e sua importância como A, E, I, O, U e 1,2,3,5,5 mesmo com chuva, até com trovoada 90% iria
1Gerir


Gosto · Responder · 29 min

Nercio Pondja Momade Alide, Loforte Paulo Leite, Jorge Matsinhe, Rodrigues Marronta, Edgar José Maria Gabriel, Helio Manuel, Toda hora, ficar em casa não votar, é bom isso, deviam sair de Nacala pra Nampula pra sensibilizar os nossos irmãosGerir


Gosto · Responder · 11 min

Domingos Armindo Salifo Salifo Povo d nampula n-se atrapalhe votao aque merece. si livre d castigoGerir


Gosto · Responder · 3 h

Mita Momade Esqueceste frisar que o Povo de Nampula ainda está em Luto. TseeGerir


Gosto · Responder · 2 h

Adelino Abganel Stifler Percebo a sua preocupação, seu apelo e mais. Mas digo-lhe: MAIS VALE ABSTER-SE DA PROMOÇÃO DO PRÓPRIO SOFRIMENTO DO QUE COMPACTUAR!

ESSE ASSUNTO DE 2a VOLTA É "PAPO", JÁ SE SABE MUITO BEM QUEM DEVE GOVERNAR AQUELA CIDADE.
JA+ APARECERÁ O ASSASSINO DE #AMURANE NEM DO OUTRO, SE O #MDM ESTAVA A GOVERNAR NAMPULA ATÉ FINAIS DO ANO PASSADO, ESCOLHA ESSA QUE FOI DO PRÓPRIO "POVO" DE NAMPULA, PORQUE SERÁ QUE ELES QUISERAM FAZER DIFERENTE DESSA VEZ?!?

- SERÁ QUE O "POVO" DE NAMPULA NÃO CONFIAVA MAIS NO MDM?
- SERÁ MESMO QUE NÃO CONFIAVA NA CANDIDATA?
- PORQUÊ IA ESCOLHER A FRELIMO OU RENAMO PARA LHE GOVERNAR DESTA VEZ?

ENFIM, DÓI-ME SABER QUE ADERIR A IGNORÂNCIA (SUPOSTAMENTE), É A ÚNICA FORMA DE ESCOLHERMOS AQUILO QUE REALMENTE QUEREMOS AS VEZES!

MOÇAMBIQUE JÁ FOI MOÇAMBIQUE...MOÇAMBICANOS JÁ FORAM MOÇAMBICANOS...JÁ HOUVE CIDADÃOS EM MOÇAMBIQUE, OS DIRIGENTES É QUE NOS CORROMPERAM!

DEUS ESTEJA COM NAMPULA.Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Avestino Augusto Fundai Bem falado. PGR foi esquecido na edicao de hoje.
1Gerir


Gosto · Responder · 4 h · Editado

Shakeel Ahmad O povo está fatigado
2Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Conrado Mouzinho Aqui ninguém é dorminhoco. Votamos e votaremos novamente.
1Gerir


Gosto · Responder · 5 h

2 respostas · 4 h


Manecas Lens Óbvio
1Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Orxo Da Cleidy Bem Falado niniGerir


Gosto · Responder · 4 h

Lordwar General Dorminhocos...tens razão NiniGerir


Gosto · Responder · 3 h

Efraim Cgb Passei so pra ver os comentarios..Gerir


Gosto · Responder · 51 min

Jose Chirruco Na segunda volta, a população estará em peso.Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Evaristo Valige A MAIORIA É POVO kikikikiGerir


Gosto · Responder · 5 h

Helena Novela Yu!!!outros comentàrios...Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Evaristo Emilia Maculuve Vao votarGerir


Gosto · Responder · 3 h

Nunes Manuel Artur Concordo plenamente contigoGerir


Gosto · Responder · 4 h

Jacinto Manga 👣👣🚶🏼🚶🏼🚶🏼 DorminhocosGerir


Gosto · Responder · 4 h

Moniz Victorino Tudo isto é resultado da omissão, da CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICAGerir


Gosto · Responder · 22 min

Julieta Jemissene Aí sim concordo consigoGerir


Gosto · Responder · 10 min

Npcanalizacoes Narciso Bem ditoGerir


Gosto · Responder · 4 h

Albano Antonio Thaunde votem em VahanleGerir


Gosto · Responder · 4 h

Ruth Odety Eu nao fuiGerir


Gosto · Responder · 3 h

2 respostas · 9 min


Miles Caliche Nada muda.Gerir


Gosto · Responder · 3 h

Singa Man Sem comentários!!!!Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Hernane Ngovene Bem dito.Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Jose Lucas Vilanculo Nampulenses por favor não sejam Dorminhocos...Gerir


Gosto · Responder · 2 h

Tomás Jorge Tivane FALOU E DISSEGerir


Gosto · Responder · 5 h

Zito Cuche Concordo contigo ilustreGerir


Gosto · Responder · 3 h

Sebastiao Alberto Somos burros simGerir


Gosto · Responder · 3 h

1 resposta


Talvino Langa É indignanteGerir


Gosto · Responder · 4 h

Naity Bule Concordo.Gerir


Gosto · Responder · 4 h

Tedy Jacob Jacob ObvioGerir


Gosto · Responder · 5 h

Carlos Atanásio ConcordoGerir


Gosto · Responder · 5 h

Eugenio Jorge Evaristo Gosto de acompanhar as suas publicações e enquietacoês sobre esta devide opiniões,Gerir


Gosto · Responder · 1 h

Matias Anakadula Realmente, primero exerc o seu dever civico e depois reclame

1 comentário:

Unknown disse...

Eis a nova vida dos nampulenses. Gostaria que terminassem com essa página porque aborrece me com a vida/governação atual, visto que estão por lá destruidores, tubarões, lambe botas, esvaziantes de cofres, ladrões, ingestores, etc.