segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Diretor adjunto do FBI despede-se depois das críticas de Donald Trump


6
O número dois do FBI despediu-se esta segunda-feira, depois de Donald Trump o ter acusado de parcialidade política. O presidente dos EUA já tinha demitido o ex-diretor James Comey em maio de 2017.
Entre maio e agosto de 2017, Andrew McCabe substitui temporariamente James Comey
Getty Images
O diretor adjunto do FBI demitiu-se esta segunda-feira na sequência das críticas feitas publicamente por Donald Trump, avança a BBC. O presidente norte-americano tinha acusado Andrew McCabe de parcialidade política e há uma semana que era de conhecimento público que Trump o queria fora da direção do FBI.
Entre as críticas que saíram da Casa Branca, está a candidatura de Jill McCabe, mulher de Andrew McCabe, ao Senado, pelo Partido Democrata, e o facto de ter recebido 675 mil dólares em donativos do partido e de um comité político dirigido por um aliado de Hillary Clinton.
Entre maio e agosto de 2017, McCabe substituiu o antigo diretor James Comey — que foi despedido pela administração Trump — na liderança da organização. Mas assim que Christopher Wray (nomeado pelo presidente) assumiu a direção do FBI, Andrew McCabe voltou a número dois.
Nos meses em que foi temporariamente diretor interino, McCabe foi confrontado com várias questões sobre o funcionamento interno da organização e as (alegadas) relações entre a campanha de Trump e responsáveis russos. Quando foi ouvido pelo Congresso norte-americano, McCabe garantiu que o organismo de investigação que dirige temporariamente não era abalado por pressões.
A nomeação de Christopher Wray foi aprovada pelo Senado norte-americano em agosto. Na semana passada, a Axios noticiava que o diretor tinha ameaçado sair do cargo depois de o procurador Jeff Sessions o ter pressionado a despedir Andrew McCabe.

Sem comentários: