terça-feira, 30 de janeiro de 2018

Jovem com incapacidade de 97% convocada para Dia da Defesa Nacional





A MÃE DA MARIA BY ANA REBELO

PUB



A mãe indignou-se contra uma convocatória que prevê sanções para quem não comparecer à data comemorativa

A mãe de uma adolescente de 18 anos, portadora de uma deficiência com um nível de incapacidade de 97%, escreveu um longo texto no seu blogue, "A mãe da Maria by Ana Rebelo", onde se insurge contra uma convocatória recebida pela filha que a obriga a comparecer ao Dia da Defesa Nacional, celebrado a 31 de janeiro. A falta injustificada, segundo o documento, "resulta na situação Militar Irregular, ficando a Maria sujeita à aplicação de sanções previstas na lei".

A carta aberta, que se pode ler, na íntegra, no sítio da Internet de Ana Rebelo, é dirigida ao Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, que assina a convocatória, e tem como assunto a 14.ª Edição do Dia da Defesa Nacional. "Por motivos óbvios, na impossibilidade de ser ela a responder, escrevo-lhe eu, a "mãe da Maria", começa por escrever a bloguer.

"Peço-lhe que me esclareça algumas dúvidas antes de ela se apresentar", acrescenta a mãe, que depois elenca uma série de requisitos indispensáveis para a comparência da Maria.

"Na convocatória pode ler-se que a falta injustificada resulta na situação Militar Irregular, ficando a Maria sujeita à aplicação de sanções previstas na lei. Não queremos que isso aconteça e a verdade é que a Maria não tem justificação para não comparecer; não está doente (deficiência não é doença), não tem testes ou exames na escola e está no país".

A Maria até gostaria de comparecer - segundo a progenitora - que, no entanto, se preocupa com o que pode fazer falta nesse dia e com a possibilidade do Ministério da Defesa Nacional, através das Forças Armadas, poderem providenciar "Espaço para colocar a cadeirinha, de preferência num local com boa visibilidade, e alguém para a empurrar; Instalações sanitárias com muda fraldas e alguém para as mudar; Almoço: qualquer coisa a Maria é bom garfo -, mas tem de ser passado e ficar em ponto Cerelac, porque ela não mastiga. Ah, não come sozinha. Lanches: seringas de alimentação e gente capacitada para dar comida por sonda. O iogurte (sem pedaços) a meio da manhã e da tarde tem de ser dado pela gastroestomia. Não é nenhum luxo, é que a Maria não ingere líquidos pela boca e se se engasga, aí é que são elas!".

Além de todos estes cuidados que fazem parte do dia a dia da jovem, Ana Rebelo, em tom irónico, acrescenta: "Podem ocorrer algumas aventuras com a prótese ocular que não vale a pena estar aqui a descrever, mas convém ter na equipa alguém que domine o manuseamento deste apetrecho".

De acordo com a Lei d Serviço Militar (Lei n.º 174/99, de 21 de Setembro), no Artigo 57.º, que diz respeito aos "Deveres gerais dos cidadãos gerais dos cidadãos", "O cidadão (...) tem o dever de: b) Comparecer na hora e local designados para o Dia da Defesa Nacional;"

Ana Rebelo leu as circunstâncias em que a filha poderia ser dispensada, e que consta no Artigo 37.º: "Dispensa de comparência ao Dia da Defesa Nacional" - "Os cidadãos referidos no n.º 4 do artigo 11.º que padeçam de doença prolongada comprovada pela autoridade pública competente ou que residam legalmente no estrangeiro com caráter permanente e contínuo não estão sujeitos ao dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional".

De acordo com fonte próxima da Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional, "provavelmente a convocatória é realizada de forma automática", pelo que não será possível detetar os jovens que não poderão comparecer por motivos semelhantes aos da filha de Ana Rebelo.

A bloguer partilhou o texto na sua página de Facebook, e uma mãe, em resposta, contou que passou por situação semelhante e explicou como poderá Ana Rebelo proceder.

"É perfeitamente normal, também aconteceu com o meu filho, que tem paralisia cerebral e diagnóstico de 93% de incapacidade (tetraplégico)... Infelizmente os dados não são cruzados e eles apenas se limitam a enviar as convocatórias quando chegam ao período da idade estabelecida. Apenas tem que enviar a declaração que está disponível no site que eles dispõem, devidamente preenchida com os dados e a respetiva cópia do atestado de incapacidade. Irão enviar o cartão da cédula militar com a devida dispensa", lê-se no comentário de Isabel Oliveira.

A Maria foi convocada para o Dia da Defesa NacionalJaneiro 28, 2018



Ex.mo Sr. Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional,

A Maria Rebelo Pires acusa a receção da carta que lhe dirigiu há dias, tendo como assunto a 14.ª Edição do Dia da Defesa Nacional. Mas, e por motivos óbvios, na impossibilidade de ser ela a responder, escrevo-lhe eu, “a mãe da Maria”.

Como o Estado português sabe, a Maria é portadora de uma deficiência única no mundo e tem um nível de incapacidade de 97%, que se traduz num atraso psico-motor acentuado. Digo que o Estado sabe, porque o documento que atesta esta incapacidade foi passado por uma entidade Estatal e envolveu nada menos que três ministérios – Saúde, Segurança Social e Finanças.

Sendo a sua carta uma convocação – que, segundo os termos do Regulamento da Lei do Serviço Militar, a obriga a estar presente e participar nesta ação já esta quarta-feira, dia 31 de Janeiro – peço-lhe que me esclareça algumas dúvidas antes de ela se apresentar.

Na convocatória pode ler-se que a falta injustificada resulta na situação Militar Irregular, ficando a Maria sujeita à aplicação de sanções previstas na lei. Não queremos que isso aconteça e a verdade é que a Maria não tem justificação para não comparecer; não está doente (deficiência não é doença), não tem testes ou exames na escola e está no país.

Acredito até que ela vá gostar de viver este dia – e nós pais ficaríamos muito felizes se isso acontecesse. A Maria adora andar ao colo e nesta cerimónia não faltarão colos musculados a quem ela pedirá abraços bem fortes, que retribuirá educadamente. Já a continência, não sei se sairá à primeira. Mas não se preocupe, como ela gosta de jogos de repetições e é mestre em mimetização, vai vibrar. Quem sabe no final do dia já comande as tropas e imponha continência ao seu ritmo, sempre ao seu ritmo. Não por desrespeito à autoridade, mas porque a Maria é mesmo assim.

Mas outra coisa me preocupa, Sr. Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional: será que tem por lá “equipa” pronta a enfrentar este desafio? Se calhar estou a ser pessimista, mas prometo-lhe que se tiver recursos capazes, ela lá estará. Não precisa sequer de se preocupar com o transporte para mobilidade reduzida, mas deixo-lhe aqui uma pequena lista daquilo que é essencial para receber a Maria, do alto dos seus 18 anos, no Dia da Defesa Nacional:
Espaço para colocar a cadeirinha, de preferência num local com boa visibilidade, e alguém para a empurrar;
Instalações sanitárias com muda fraldas e alguém para as mudar;
Almoço: qualquer coisa – a Maria é bom garfo -, mas tem de ser passado e ficar em ponto Cerelac, porque ela não mastiga. Ah, não come sozinha.
Lanches: seringas de alimentação e gente capacitada para dar comida por sonda. O iogurte (sem pedaços) a meio da manhã e da tarde tem de ser dado pela gastroestomia. Não é nenhum luxo, é que a Maria não ingere líquidos pela boca – e se se engasga, aí é que são elas!
Podem ocorrer algumas aventuras com a prótese ocular – que não vale a pena estar aqui a descrever –, mas convém ter na equipa alguém que domine o manuseamento deste apetrecho.

Como vê, tudo coisas simples e a Maria é uma Militar em potência. No entanto, antes de a deixar ao vosso cuidado, compreenda que eu, como mãe galinha, preciso de garantias de que tudo vai correr bem.

Despeço-me e fico a aguardar ansiosamente a sua resposta.

Sem mais de momento, subscrevo-me com particular estima e consideração.

Cumprimentos,

A mãe da Maria (Ana Rebelo)

P.S.: Se puder dar uma palavrinha aos seus homólogos da Segurança Social e das Finanças, dava-nos uma preciosa ajuda. É que nós precisamos das respetivas “convocatórias” para saber o que fazer agora que a Maria é maior de idade…


CONVOCAÇÃODIA DA DEFESA NACIONAL
23 Comentários em A Maria foi convocada para o Dia da Defesa Nacional
Partilhe:

TAMBÉM PODERÁ GOSTAR

Temos muito a aprender com os filhosSetembro 13, 2016

Mora em mimJulho 24, 2017

As saudades são tramadasJunho 30, 2016

23 COMENTÁRIOS


ResponderA MARIA FOI CONVOCADA PARA O DIA DA DEFESA NACIONAL - BABY BLOGS PORTUGALJaneiro 28, 2018 em 23:21

[…] Como o Estado português sabe, a Maria é portadora de uma deficiência única no mundo e tem um nível de incapacidade de 97%, que se traduz num atraso psico-motor acentuado. Digo que o Estado sabe, porque o documento que atesta esta incapacidade foi passado por uma entidade Estatal e envolveu nada … Ver artigo completo no Blog […]

ResponderMARIAJaneiro 29, 2018 em 14:32

Sem comentários. O nosso Estado não tem classificação

ResponderANA REBELOJaneiro 29, 2018 em 21:05

Obrigada Maria,
O Estado anda distraído 😉
Beijinhos

ResponderMARIAJaneiro 29, 2018 em 21:14

O Estado só se distrai com o que quer. Quando toca a pagar impostos é vê-los a cruzar dados e a não se esquecerem de ninguém. Vão mas é todos catar macacos. Eu, se estivesse no seu lugar, ia lá com a menina ao colo e depois queria ver a reacção deles. Posteriormente exigia um pedido de desculpas por escrito. E depois ainda chamava a comunicação social e escrevia ao Presidente da República a dar conta do sucedido. Só o blog não chega. É preciso chegar mais longe.

ResponderAQUELE ZÉJaneiro 30, 2018 em 01:50

“Posteriormente exigia um pedido de desculpas por escrito.” ora aqui está o tipo de comportamento que leva a lado nenhum.

ResponderAQUELE ZÉJaneiro 30, 2018 em 01:55

E quanto ao cruzar de dados para os impostos queira ver abaixo o que disse sobre isso (senão começo a parecer um papagaio).

ResponderMARIO JOSE RIBAS ROCHAJaneiro 29, 2018 em 19:51

Artigo 37.º da Lei de Defesa Nacional é bem claro
Dispensa de comparência ao Dia da Defesa Nacional
Os cidadãos que padeçam de doença prolongada comprovada
pela autoridade pública competente ou que residam legalmente no estrangeiro com carácter
permanente e contínuo não estão sujeitos ao dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional.

Mas tb sou da opinião que o IRN deveria ter na sua base de dados no ano anterior em que o cidadão entra em obrigações militares, deveria ter a informação dos graus de deficiência que a Administração Regional de saúde lhe devia fornecer, pois tb participa no processo de recrutamento.

A lei deveria ser alterada e esta situação terá ocorrido milhares de vezes sem que ninguem se consiga por na pele de uma mae e um pai, que recebem uma convocatória para participar no DDN e ainda por cima a convocatória nem essa informação do artº 37 tem, para descansar os pais

Politicos de merda, leis de merda..

ResponderANA REBELOJaneiro 29, 2018 em 21:02

Olá Maria José,
Obrigada pelo seu comentário. Mas como diz o Artigo 37 que referiu, e que aqui transcrevo:

“CAPÍTULO IV Direitos e garantias
SECÇÃO I
Dispensa e isenção do cumprimento de deveres militares
Artigo 37.o
Dispensa de comparência ao Dia da Defesa Nacional
Os cidadãos referidos no n.o 4 do artigo 11.o que padeçam de doença prolongada comprovada pela autoridade pública competente ou que residam legalmente no estrangeiro com carácter
permanente e contínuo não estão sujeitos ao dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional.”

…mas a Maria não é doente – é uma criança saudável – é sim Deficiente!
Tudo tem de ser mudado. Mais uma vez obrigada. Um grande beijinho

ResponderAQUELE ZÉJaneiro 30, 2018 em 01:24

Mário concordo apenas que a informação de como proceder à excepção deveria vir com a convocatoria, tudo o resto me parece altamente desnecessário e alimentado por uma vontade de justiça que temos em situações limite como esta mas acredito em manter a racionalidade acima de tudo nestas situações que são as em que mais facilmente a razão nos abandona.
Aquele Zé

ResponderMONICAJaneiro 29, 2018 em 20:10

Ana, não sei se ria ou chore.
Mas que vai ser animado o dia vai.
Estou a imagina-los a ve-la chegar.
Eu teria aparecido sem aviso prévio.

ResponderANA REBELOJaneiro 29, 2018 em 21:04

Ahaha! É melhor rirmos 😉

ResponderMARIO JOSE RIBAS ROCHAJaneiro 29, 2018 em 21:59

A Maria Rebelo Pires, foi convocada para no dia 31 de janeiro estar presente no Dia da Defesa Nacional.
A Maria é portadora de uma deficiência única no mundo e tem um nível de incapacidade de 97%, que se traduz num atraso psico-motor acentuado e a mãe, escreveu uma carta ao Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, deliciosa a carta, dum humor fino e inteligente, coisa rara neste pais.
Claro que na boca de ministro, ninguém tem culpa, e é verdade, mas a verdade que todos tem culpa, porque a lei é clara, “Os cidadãos que padeçam de doença prolongada comprovada pela autoridade pública competente ou que residam legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo não estão sujeitos ao dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional”, assim diz o artº 37 da LEI DO SERVIÇO MILITAR (LSM) (Lei n.º 174/99, de 21 de Setembro), mas vá-se lá saber porque ninguém se lembrou, de escarrapachar isso na minuta da convocatória, já terão acontecido milhares de situações semelhantes, mas ninguém acha que o tem que fazer.

Nem mesmo Alberto António Rodrigues Coelho o ex Xor diretor-geral de pessoal e recrutamento militar de 2002 a 2014 a um dos mais antigos funcionários do Ministério da Defesa, licenciado em Direito, Alberto Coelho desde 1980 no Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) é desde 2014(acho eu)o Director do Geral do Recursos Militares, por chancela assina as convocatórias, e ele quer lá saber dos deficientes, dos profundos ou menos profundos, dos pais, que teriam vontade lhe espetar com a convocatória nas trombas, era isso que ele merecia, o Sr Alberto, é um incompetente, haverá mais, claro que sim, os IRN, a Administração Regional de Saúde, até podem não saber, mas estão no processo de recrutamento militar, como impõe a lei, e deveriam existir mecanismos que, o IRN,( o tal dos vistos Gold) através dos seus serviços centrais e de registo devia assegurar o fornecimento à Direcção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, entidade responsável pelo tratamento e gestão dos dados pessoais, da informação de identificação civil e registo civil relevante ao recenseamento militar, com a finalidade de assegurar a execução deste, bem como de proceder à sua atualização durante o período de sujeição dos cidadãos aos deveres militares, mas com um dado, que até aos 18 anos, de um cidadão são do conhecimento de todos. Enfim triste pais este, que tão maus interpretes tem para gerir o que é publico, tão pouco sensíveis aos que, até bem preferiam estar de corpo e alma no DDN, e a mãe da Maria (Ana Rebelo), e as mães desta Maria e de outras Marias, agradecem, que lhe não lhes chegue, em forma de carta, tamanha falta de respeito e em tons ameaçadores…Desculpa Maria

ResponderAQUELE ZÉJaneiro 29, 2018 em 20:57

Ao mesmo tempo se não tivesse recebido a convocatória o estado estava a ser descriminatorio.
Calculo que seja do conhecimento geral que estas convocatorias não são analisadas uma a uma e são enviadas por um sistema automatico que duvido que possa seleccionar cidadãos com base no seu historial médico, calculo também que seja do conhecimento geral que esta é uma das nossas obrigações como cidadãos portugueses e que com certeza haverá uma forma de facilmente expor esta situação (por exemplo na camara municipal) e anular a necessidade de que a rapariga compareça.
Acho que seria bem pior partir do principio que uma pessoa com deficiencia não irá ao dia da defesa nacional (independentemente de não ser apta para o serviço militar).

ResponderANA REBELOJaneiro 29, 2018 em 22:44

Aquele Zé, em parte até concordo consigo…mas agora pense comigo, se conseguem cruzar dados para umas coisas, têm de conseguir para outras. Os impostos também são automáticos, todos temos rendimentos diferentes, mas quando tocam na tecla sai…e cada um paga o seu.

Agora ter de carregar um bebé de 18 anos ao colo para o Dia da Defesa Naciona, pode convir que não é fantástico. Os deficientes não reclamam igualdade direitos – pois esse a justiça natural já lhes tirou – reclamam sim EQUIDADE. E sabe que mais, às vezes quando menos se espera esta realidade bate-nos à porta e se houver quem já tenha desbravado esta “mata”, pode ser que o caminho já seja mais fácil para quem vem atrás. Obrigada.

ResponderMARIO JOSE RIBAS ROCHAJaneiro 29, 2018 em 23:32

Há sempre aquele “Zé” que não entende!

ResponderAQUELE ZÉJaneiro 30, 2018 em 01:03

O Zé entende só que acha que se está proceder da forma correcta.
A convocatória é enviada a todas as pessoas que estão no ano a fazer 18 anos, no caso da pessoa se enquadrar no regime de excepção é indicar a quem de direito o estatuto que tem e o problema está resolvido. É muita burocracia? Talvez seja mas penso que o que é necessário para ter estas circunstancias em consideração tem um preço demasiado alto para todos (fim da confidencialidade + recursos para analise + criação e manutenção da plataforma informatica para o efeito + facilitismo de invasão de sistemas do estado pois estariam todos cruzados e seria necessário invadir 1 para ter a informação de todos) para o desforto que causa a um cidadão uma vez na vida de pedir dispensa desta actividade, tal como os outros cidadãos têm que cumprir com o seu dever e ir, as excepções só têm que provar que o são e pedir dispensa. Não compreendo como as pessoas têm tendencia a achar que estas coisas são escolhidas ao calhas e que não foram pensadas ou pensadas pelo principio do menor esforço, são coisas altamente complexas e na maioria dos casos têm comportamentos estranhos que só podem ser compreendidos após perceber a totalidade do problema, no caso o envio de convocatorias para todos os cidadãos para o cumprimento de um dever civico a pessoas que notoriamente não o vão poder fazer.
Cumprimentos.
Aquele Zé

AQUELE ZÉJaneiro 30, 2018 em 01:18

desforto=desconforto*

ResponderPAULA TOMAZJaneiro 30, 2018 em 00:08



ResponderAQUELE ZÉJaneiro 30, 2018 em 00:25

Ana Rebelo no caso dos impostos os dados estão sempre dentro do mesmo ministério, o das finanças, no caso (e salvo erro) a convocatoria é feita pelo ministerio da defesa como tal os dados do ministério da saude não devem constar. O porquê disto só posso especular (pois admito a ignorância) mas calculo que seja para informação que é confidêncial (no caso no ministério da saude) não poder ser acedida por trabalhadores de outros ministérios (ex defesa). Por exemplo se uma pessoa tiver que se reformar por invalidez tem que trazer um comprovativo á segurança social do ministério da saude, justamente para não haver cruzamento de dados. Do ponto de vista da protecção de dados creio que é a forma correcta de actuar. Compreendo que a situação é ridicula e de uma peculiaridade que roça a tristeza mas num sistema que tenta funcionar para toda a gente há sempre o caso de excepção. Calculo também que pedir excepção neste caso não seja dificil (como já tem o parecer do ministério da saude será apenas usa-lo na instancia correcta), penso que a “mata” está desbravada neste ponto pois existe uma forma de anular a obrigatoriedade provavelmente não pode é ser automaticamente reconhecida pelos motivos que mencionei acima. Afinal de contas acho que ninguém quer que um médico tenha acesso a quanto ganhamos (por motivos obvios) nem que um funcionario das finanças locais saiba que eu tenho cifilis, herpes genital ou outra condição qualquer é por isso que existe o sigilo médico e os sistemas de informação têm que seguir os mesmos moldes. Melhor das sortes para a Maria e a sua familia.

Aquele Zé

ResponderANA REBELOJaneiro 30, 2018 em 10:42

Isso é no caso de quem tem entidades patronais. E no caso de quem não tem, por exemplo recibos verdes? Ahahahah. Aí é automático ou não é? Quanto ao cruzamento e confidencialidade de dados conto-lhe aqui uma das muitas aventuras da nossa vida: quando a Maria tinha cerca de 1 mês fui tentar incluí-la no meu Seguro da Medis – nessa altura ela nunca tinha saído do hospital (esteve internada até aos 18 meses) – e sabe qual foi a resposta da Medis – RECUSADA. Afinal as informações correm, ou não correm? São cruzadas e até com entidades particulares…
Mas vamos ao que interessa… a lei é clara e o conteúdo do Artigo 37 não dispensa as pessoas com deficiência.

“CAPÍTULO IV Direitos e garantias

SECÇÃO I
Dispensa e isenção do cumprimento de deveres militares
Artigo 37.o
Dispensa de comparência ao Dia da Defesa Nacional
Os cidadãos referidos no n.o 4 do artigo 11.o que padeçam de doença prolongada comprovada pela autoridade pública competente ou que residam legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo não estão sujeitos ao dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional.”

Esta é a realidade e não vale a pena andarmos a inventar. Que se façam as mudanças que se têm de fazer. Como dou a entender na carta aberta ao Diretor-Geral, até admitia que tudo fosse automático se nas outras entidades do Estado fosse o mesmo processo. Na Segurança Social e Finanças a Maria está sinalizada como deficiente e com incapacidade de 97%. Se assim é porque é que não a convocaram automaticamente para tratar dos processos de inabilitação e interdição. E esta heim??? O segredo da evolução de uma sociedade é ter a capacidade de se por no lugar dos outros…e por aqui ainda se vive muito o próprio umbigo. O pior é quando as coisas nos tocam à porta, aqueles que eram os estranhos que punham questões chatas à frente dos olhos dos outros e que nós insistia-mos em não ver – começam a ter toda a razão. Aí passamos nós a estranhos para os outros que continuam a ver o mundo da forma que nós o víamos até aí….

ResponderAQUELE ZÉJaneiro 30, 2018 em 01:16

Um pequeno esclarecimento quanto aos impostos, as entidades patronais são obrigadas a declarar quanto pagam aos seus trabalhadores ao ministério das finanças, quando fazemos uma compra e colocamos o nosso numero de contribuinte essa informação vai da empresa que recebe o pagamento para o ministério das finanças, como tal não é necessário haver cruzamento de dados com outros ministérios nem com qualquer outra entidade pois mesmo nas “transações de informação” que menciono acima o ministério não indica qualquer dado, apenas recebe.

ResponderANA CRISTINA CARRAÇA GOMES LUIZJaneiro 29, 2018 em 21:42

Eu estou na mesma situação com a minha Carolina.
Fui lá e quando amostrei os relatórios o que me disseram foi para enviar para lá a solicitar a dispensa.
Ou então levar a menina e eles metem o carimbo e é tudo mais simples.
Eu não levei a menina e ainda não solicitei a dispensa.
A minha era no dia 15 de Janeiro.
A burocracia da dispensa é tanta que ainda não fiz.
É ridiculo o que eles fazem, mas enfim.
Ainda não recebi nenhuma coima.
Devem ter feito uma anotação no nome da menina porque não foi preciso eu falar com o comandante, não passei do portão da base.
Enfim.
Palhaçada.

ResponderFILIPA GONÇALVESJaneiro 29, 2018 em 23:07

Realmente já existem mecanismos para cruzar dados…e estes não seriam muito complicados de cruzar….
Também já aqui foi referido, que se fosse o oposto….se o portador de deficiência superior a x grau fosse automaticamente não convocado, seria um caso de descriminação…e como diz o velho ditado “preso por ter cão e por não ter”…
Talvez por ter assistido a alguns DDN, posso dizer que em muitos, participaram jovens com diferentes graus de deficiência, não com 97% de incapacidade, também já foram jovens com as gastrostomias…tem enfermeiros as unidades militares….e esses que vi, que participaram, gostaram…é um DDN mais exigente para quem o organiza mas é realizável.
No caso da Maria e em casos similares, e aceitando que não se deixa de convocar pelo grau de incapacidade, porque existem jovens que querem participar embora possuam elevados graus de incapacidade…o mecanismo de justificação de não comparecença, poderia ser efectuado antes da maioridade, assim como se tem que tratar da incapacidade legal destes portadores de elevados graus de incapacidade quando chegam à maioridade….

j

A mãe da Maria
Ontem às 11:17 ·


Bom dia! Hoje o tema é sério: a Maria foi convocada para o Dia Nacional da Defesa Nacional e se não for fica em siituação Militar Irregular...É tão surreal, que resolvi escrever uma carta aberta ao Sr. Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional. Ora leiam e POR FAVOR PARTILHEM, para que chegue a quem de direito. Obrigada. Bjs
www.amaedamaria.com


Convocação da Maria para o Dia da Defesa Nacional - A Mãe da Maria
Ex.mo Sr. Diretor-Geral de Recursos da Defesa Nacional, Há uns dias dirigiu uma carta à Maria Rebelo Pires, em que o Assunto é o 14a Edição do dia da Defesa
AMAEDAMARIA.COM





GostoMostrar mais reaçõesComentarPartilhar
Comentários Principais
659659
270 partilhas
93 comentários
Comentários


Escreve um comentário...





Marcelina Souschek Não me parece que seja necessáriamente mau que a Maria tenha recebido a convocatória. Apesar da sua incapacidade queremos que seja uma cidadã de pleno direito. Agora é só avisar porque não irá. E porque não ir, se reúnidas todas as condições? Pessoalmente o que eu gostava mesmo, era que todos os jovens pudessem ir respeitanto as suas necessidades.
9Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s) · Editado

A mãe da Maria NÓS TAMBÉM...Se ler a carta, lá está tudo...resta a resposta para ver se têm condições de a receber ;)
11Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Marcelina Souschek A mãe da Maria Eu li, isso é que é a minha grande curiosidade.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

A mãe da Maria Marcelina Souschek ;)Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)


Escreve um comentário...



Isabel Oliveira É perfeitamente normal , também aconteceu com o meu filho, que tem paralisia cerebral e diagnóstico de 93%de incapacidade(tetraplégico)... Infelizmente os dados não são cruzados e eles apenas se limitam a enviar as convocatórias quando chegam ao período da idade estabelecida. Apenas tem que enviar a declaração que está disponível no site que eles dispõem, devidamente preenchida com os dados e a respectiva cópia do atestado de incapacidade. Irão enviar o cartão da cédula militar com a devida dispensa. Beijinhos 😘Gerir

11


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s) · Editado

Ana Rebelo Olá Isabel, então não é normal. Se os nossos filhos estão referenciados no Estado pela sua incapacidade - os dados têm de ser obrigatóriamente cruzados. Nós não temos de aguentar tudo!!! Se já temos uma carga tão grande esta burocracia tem de ser evitada...se acharmos normal nunca vai acabar. Eu falo e falarei sempre, pois não me conformarei nunca com temas que têm resolução por parte do Estado. Se não fazem o cruzamento - comecem a fazer. Obrigada. Um grande beijinho para a sua familia
7Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 16 h

Helena Oliveira Concordo plenamente. Já sofremos que baste.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Isabel Oliveira Infelizmente é a realidade que temos, e não é conformismo de minha parte, já são 20 anos a lutar pelos direitos do Cláudio, pela indiferença do Estado, e sobretudo pela falta de sensibilidade cívica... Apenas já cansei de me sentir revoltada, agora dedico o meu tempo no essencial, dando o meu melhor para que o meu filho tenha um boa qualidade de vida e sobretudo que sinta que é amado...
Amor Incondicional
Um beijo enorme para a sua família e um muiiiiittttooooo especial para a sua "Special One" ... 💖😘
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h · Editado

A mãe da Maria Isabel Oliveira Obrigada ;)
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h

Escreve um comentário...



Maria Jota Cê Mãe da Maria, confesso que fico descansada por terem recebido esta carta. Embora embora pareça um absurdo, se pensarmos no nosso Estado de Direito, receber esta carta significa que não há cruzamento de informação entre o registo de cidadãos e as suas condições ou credos. Se o exército tem até um procedimento institucionalizado, significa que o estado de direito funciona.
Sabe o que acontecia se não funcionasse? Existiria uma base de dados de pessoas..quem são, que fragilidades, credos ou cores pudessem ter. Em democracia, aparentemente não há mal nenhum... mas se pensarmos bem, vivemos em ditadura há apenas 40 anos. E os regimes totalitários famosos pelos genocídios não acabaram.
A maria deve sentir-se grata porque vive num pais cuja constituição proíbe que os seus cidadaos sejam catalogados numa base de dados, disponivel para qualquer efeito numa qualquer troca de regime politico.
Um grande beijinho para as duas
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

A mãe da Maria Concordo consigo e obrigada pela resposta. Mas num país em que o Estado detem o BI completo de todos nós em todas as vertentes, esta informação já existe...e o mais importante nisto tudo é que por lei os deficientes não estão dispensados da presença neste dia. O Artigo 37 no seu conteúdo diz: CAPÍTULO IV Direitos e garantias

SECÇÃO I
Dispensa e isenção do cumprimento de deveres militares
Artigo 37.o
Dispensa de comparência ao Dia da Defesa Nacional
Os cidadãos referidos no n.o 4 do artigo 11.o que padeçam de doença prolongada comprovada pela autoridade pública competente ou que residam legalmente no estrangeiro com carácter permanente e contínuo não estão sujeitos ao dever de comparência ao Dia da Defesa Nacional.

A minha filha Maria, como muitos outros, não é doente, não toma um único remédio, é sim Deficiente... O medo das palavras, que reflecte o medo do desconhecido, a ignorância, é uma coisa terrível e isso vive-se em Portugal. Por isso temos o blog e diáriamente falamos de tudo isto. Tive a Maria como mãe de primeira viagem e, posso dizer que cerca de 1 mês depois dela nascer, fomos tentar acrescentar a Maria ao nosso Seguro da Medis e sabe qual foi a resposta - recusada. Com 1 mês a Maria estava internada num hospital público e nunca de lá tinha saído (saiu aos 18 meses). Como vê, esta informação não só existe como circula para entidades privadas...muito tem de ser mudado, mas só irá acontecer no dia em que nas equipas de trabalho estejam presentes pessoas que vivam e tenham experiência do que é ser e viver com deficiência. 😉 Obrigada. BjsGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Isabel Bé Pavão Nunes É sempre assim com todos os cidadãos em idade de ingresso nas FÃ. É simples com o meu filho Gonçalo foi assim e resolveu-se com simplicidade. Sintonia 1 choque mas passa depressa.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

A mãe da Maria Com 97% de incapacidade? Chamar é gozar...na carta está lá tudo, se tiverem as condições reunidas para a receber ela lá estará!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s) · Editado

Tacha Emauztavaresdecarvalho Só podem estar a gozar mesmo, nem se dignaram a averiguar ? Caso por caso? É q cada pessoa é um caso. Pobre país o nosso em q estamos sujeitos até á incompetência de quem devia ser competente, a Defesa Nacional
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Raquel Ribeiro Tacha Emauztavaresdecarvalho lamento mas não é possível pesquisar caso a caso

São chamados centenas de jovens mensalmente para se apresentarem lá e passarem um dia no meio militar
(É certo que não têm condições/pessoal indicado para receber jovens como a Maria)
Mas é tecnicamente impossível fazer essa triagem
Para já porque não há o tal cruzamento de dados, e se fossem fazer manualmente nome a nome, num ano conseguiam chamar aqueles que por norma chamam num mês .....

Por isso, no caso de incapacidade, ausência, etc etc etc, é possível a sua justificação sem qualquer penalização
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 11 h


Escreve um comentário...



Andreia Da Silva Bom dia ☺️ Só há cruzamento de dados para o que lhes interessa. Mas não é a primeira pessoa a quem isso aconteceu, conheço pelo menos mais dois. Enfim. Hoje é segunda feira de manhã, mais vale rir... Mãe da Maria a carta está perfeita, anseio a resposta. Bjinho minha querida maria e mãe 😘❤️
8Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Mafalda Pereira da Silva Bom dia! Surreal! E, como sempre tem partilhado, uma excelente resposta, com um particular sentido de humor, sem, assertivamente, deixar de explicar por A mais B as dificuldades que pessoas como a Maria, e os seus familiares, enfrentam no dia a dia e o ultraje que é receber uma carta destas. A necessidade de alertar para que não somos todos iguais e, portanto, temos de ter em atenção a tratar o diferente como diferente. Porque, se se nos indignamos com uma carta para apresentação nalgum sítio de um morto após apresentação da certidão de óbito, apenas porque nos relembra a dor dessa morte, também temos de nos indignar com este tipo de cartas. Até porque, levando a vida alegre e aceitando-a tal como ela é, não nos tira a dor de ver as dificuldades de um filho que não pode comparecer, nem faz sentido que compareça, num dia da defesa nacional. Uma vez mais, muitos parabéns pela sua postura e um abraço bem forte para os dias em que certamente Tb se vai abaixo. Um obrigada muito grande pela generosidade de partilhar connosco a vossa vida com tudo o que tem.
5Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

1 resposta


Isabel Amaral Cada caso é um caso. Quando isso aconteceu com o meu filho decidimos que ele iria, devidamente acompanhado claro. Poderia não ir, jovens com deficiência não são obrigados a ir, são convocados aos 18 anos, como todos, cabe a nos pais decidir. O meu filho adorou ir, foram muito amáveis com ele. A mim não me choca que sejam convocados, dá algum trabalho, pois não é só decidir se vão ou não. Beijinhos à Maria
6Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Helena Oliveira Concordo que se deve levar a vida mais normal, mas certamente o seu filho até teria algum grau de autonomia o que de todo não é o caso da Maria.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Isabel Amaral Concordo,por isso disse, que cada caso é um caso. Concordo também que, em casos como a Maria os pais se sintam revoltados, pois já nem é uma questão de decidir se vão ou não. Peço desculpa se me precipitei, a dar o meu exemplo.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Ana Rebelo
😘Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h


Escreve um comentário...





Laura Flecha Ruiz Está muito boa a carta, " mae da Maria"! Muito gira mesmo é pertinente.
Mas deixe que lhe pergunte se a Maria já está " interditada e inabilitada" legalmente. É muito importante dar esse passo no tribunal. Demora uns aninhos ...( claro) no caso do meu filhote foram 3 anos! Beijo 😘
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

Sandra Pereira Pinto Estimada "Mãe da Maria", parabéns pela carta! Animamou-me o dia ler uma resposta tão boa para fazer pensar as mais altas autoridades nacionais... uma boa resposta e toca a marchar...
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Tiago Belgrano O que se pode dizer, é o estado português no seu “melhor”, mas desde já informe que não é o primeiro caso nem será o último, pois se bem me lembro quando fiz a recruta existiu uma situação similar, ainda mais grave passou na inspeção e ainda esteve uns dias no quartel...beijinhos
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Maria Campos Eu vou partilhar, mas percebo que é uma carta standard que existe em todos os ministérios que é enviada sem triagem do cidadão a quem se envia.
É assim Mãe da Maria.
Não fique triste, porque é o país que temos.
Respondeu muito bem e vamos aguardar se dizem alguma coisa.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h

Leonor Santos Boa tarde família linda! Oh Ana, eu ainda não estou em mim!...mas que situação tão surreal com que se estão a defrontar...nem parece VERDADE, mas é! Penso que depois daquela carta, há-de haver alguém com dois dedos de testa (nem é de inteligência...) que tudo se vai resolver pelo melhor!🙅🙅🙅🙅🙅❤️
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h

Joana Mimoso Magalhães Triste país... tanta preocupação com o acessório e, nada... quem zela pelo que de facto é importante???
Um beijo à Maria!
E, se ela ficar em situação de incumprimento, cá estaremos, todos, para testemunhar que a força e destreza dela e da sua família são bem maiores que as de uma nação que se diz... patriótica...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Eliana Pinheiro Lamentável... Mas acredito que a Maria lhes ia dar a todos uma grande lição. Um nem haja para si, mãe, que apesar de tudo ainda consegue ser razoável e manter o humor com estes "palhaços" beijinhos
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Susana Braz Olá minha querida bom dia, é normal que a Maria tenha recebido a convocatória para o DDN, o Ministério da Defesa não tem qualquer informação acerca dos estado de saúde ou até outras condições dos jovens que estão em idade de o fazer. No entanto, e falo com experiência (sendo divulgadora de um centro de recrutamento), a Maria não terá que ir. Apenas precisa de dar essa informação e ela fica com a situação militar regularizada. Se precisar de ajuda terei todo o gosto em ajudar no que estiver ao meu alcance😊. Um grande beijinho para si e para a Maria. 😍
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Firmino Fernando Teles Olá bom dia concordo plenamentamente o que a Mãe Ana escreveu sobre a Linda Maria a Convocação de Maria na Defesa Nacional não se está a recusar que se entenda bem está a dizer simplesmente quem é a Maria e se derem as condiçoes ncessarias como vai escrito e muito bem eu como a Mãe acredito que a linda Maria iria gostar de lá estar mas para isso á que salvaguardar tudo o que a Maria precisa para lá estar como a Mãe Ana frizou e muito bem aprovo plenamente e apelo ás pessoas responsaveis que fizeram essa convocatorio analizem bem a carta que a mãe Ana enviou e que respondam adequadamente e com seriedade pois estamos a Falar da linda Maria beijinho princesa Maria tudo vai correr bem confiem Mae Ana um bem Haja pois se diz é mãe Galinha é de louvar pois eu tambem sou um pai assim beijos e abraçosGerir

2


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Manuela Barbosa Eles tem razão em convocar a Maria pois lá anda sempre tudo de cara feia e carrancudos a alegria da Maria é para que eles tenham um dia alegre e feliz pois a alegria da Maria e contagiante bem aja para vocês e um beijinho grande para a princesa
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Tacha Emauztavaresdecarvalho Só pode ser uma anedota, a partir de agora as meninas com mais de 18 anos vão receber esta carta? Estão a brincar? E têm de ir? E se não quiserem ou não poderem como no caso da Maria? Só podem estar a gozar mesmo, nem se dignaram a averiguar ? Caso por caso? É q cada pessoa é um caso. Pobre país o nosso em q estamos sujeitos até á incompetência de quem devia ser competente, a Defesa Nacional 😡😡
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s) · Editado

Maria Silva Bom dia. Lamentável o que se passa neste país, uma vez que a Segurança Social e as Finanças deviam passar ao Ministério da Defesa, as informações necessárias, para que estas coisas não acontecessem. Bastaria abrir a página onde consta o registo da Maria , e o Ministério estaria informado da sua situação, e da de muitos mais jovens, pois a Maria não é caso único. Assim como já aconteceu à Rita, acontecerá o mesmo todos os dias. É o país que temos. Feliz Segunda-feira. Bjnhs.💖 Até já
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s) · Editado

Maria Silva Bem, mas a Maria está pronta para seguir. Até já está meio equipada.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s) · Editado

Rosa Teresa Costa Silva O meu filho também tem uma incapacidade de 97% e foi chamado para o dia 6 de abril... bem primeiro veio a surpresa, raiva... conclusão telefonema, digitalização de documentos e e-mail... Trabalho desnecessário pois temos mais que de fazer...
Só há cruzamento de dados quando interessa
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 56 min

Fátima Duarte A carta está absolutamente perfeita. É isso mesmo, se as devidas garantias forem dadas aos pais, de certeza que a Maria se irá divertir.... e dar uma grande lição.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Carina Vaz Realmente, acho mesmo que Deus( ou a vida) escolhe as mães que vão ser capazes de conseguir cuidar destes meninos tão especiais. Um bem haja, mãe da Maria,por estar à altura do desafio que Deus lhe atribuiu 🙏
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 12 h · Editado

Anabela Martins Assim se vê como vai a comunicação/preocupação/interesse/ etc..... no nosso governo! "Impossível não roubar" a carta para divulgar na página de facebook da APCL e Casa do Tejo! Parabéns família! <3
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Maria Mendes Parabéns Ana uma carta linda . Se a Maria tiver de se apresentar , tenho a certeza de que a continência ficará bem feita muito ao geito da Maria
. Mas é lamentável eu fico indignada . Mais uma vez muitos parabéns beijinhos
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h

Delfes Casalderrey O meu nuno tb chegou a ser chamado. Na altura pedi relatorio à medica e enviei para o ministerio a informação. Na altura não podiamos acompanhá-lo e por isso, foi dispensado. Sem problemas
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Ana Pocas Bom dia Maria. Vais deixá-los sem palavras, não tenho dúvidas...Este é o país que temos, e que continuamente se recusa a cuidar e a olhar para as situações. Tive uma situação semelhante alguns anos atrás com a minha filha, e deixei-os mudos, sem reacção. É preciso denunciar, e indignarmo-nos todos, em nome do respeito pelo outro, por qualquer ser dito humano. Beijinhos Família.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Alzira Costa Bom dia família bom dia minha guerreira . Foi com alguma tristeza que li este texto , eu nunca imaginei que a minha linda princesa tenha que passar tanta coisa não imaginava a maneira de ser alimentada penso que haverá muitas coisas que eu não sei s...Ver mais
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Sofia Campos Bom dia é triste mas a realidade é esta é o país que vivemos e os (i) responsáveis que elegemos beijinhos princesa Maria já és maior de idade ....
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Fátima Costa Bom dia há mãe Ana.li o texto em relação há Maria ainda é mais grave do que eu pensava. Só vos desejo a maior força deste mundo. Quanto ao resto não tenho palavras para descrever o quanto o nosso país anda há deriva.Uma boa semana e um beijinho a toda a família do fundo do coração. 😘💖
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Teresa Maria Torres Martins Com tanta tecnologia, tanta plataforma, tanta interacção de informação entre os organismos, é realmente triste constatar que aconteçam casos como este, que ao que julgo não é único. PARABÈNS"Mãe da Maria", pela sua ousadia em enfrentar a mediocridade este nosso quotidiano.
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 20 h

Teresa Saborida Isto é surreal!!! Tão surreal como a minha irmã, que tem Trissomia 21, ter de ir de 5 em e anos provar que...continua a ter Trissomia e continua a ser incapaz! 🙄
4Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Cecilia Jordão Aguardo a resposta,mas se a Maria for,vai ser uma inspiração para todos.Basta um dos seus sorrisos,para derreter todos.
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Maria Rodrigues Será que vai perceber!?Enfim, são “Estes Senhores” que ditam as regras de um jogo altamente manipulado... Espero que venham buscar a Maria para um belo passeio com tudo a que tem direito 😀
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h

Madalena Corrêa de Sá Bom dia meninas! Sem comentários Ana! A carta está perfeita! Aguarde-se a resposta! Bjos gr
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Paula Cordeiro Ficamos todos à espera da resposta...entretanto vamos partilhar esta vergonha...beijos à Maria e sua mãe
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Carla Rodrigues O nosso estado...sempre no seu melhor!!! Bjo para todos Ana
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 17 h

Isabel Pires Bom dia, já passei pelo mesmo. Basta escrever uma carta a pedir dispensa e anexar o “multi-usos”. Ao fim de uns tempos, recebe o cartão na mesma.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Isabel Pires O maior problema nesta e em muitas outras situações que ainda vão surgir (cartão de eleitor, interdição e muitas outras) é a falta de informação que existe. Os pais vêem-se “gregos” para saber o que fazer, até mesmo junto dos respetivos serviços
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Isabel Pires Mas nós acabamos sempre por conseguir superar estas “pequenas” (face a outras bem maiores) contrariedades que nos vão surgindo e abrir caminho aos quw vêm atrás e, se tudo correr bem, ter menos dificuldades e maior facilidade em resolver estas situações
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Ana Rebelo
💪👍Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Escreve um comentário...



Ana Luz Para uma convocatória tão surreal, a resposta está perfeita! Boa sorte para a Maria e A Mãe da Maria 😊 Espero que termine tudo em bem!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Susana Passos Ana, vamos ver se algo mudou daqui a 3 anos e meio qd o Diogo fizer 18 anos ou se terei também de escrever uma carta aberta.. Concordo que era escusado o envio... e agradeço a tua pronta e assertiva resposta! 😘
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Manuela Correia Lamentável... Não me ocorre neste momento outra palavra. Beijinho.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Neide Ferreira Incrível como este país funciona tão mal.... tanta tecnologia, mas haver cruzamento de dados entre entidades, o que é isso ? Lamentável!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 3 h

Pereira Guerreira Poliana Mãe Ana a carta esta perfeita a princesa esta linda e com sorriso lindo parece mesmo Capitã rsrsr um dia feliz princesa um beijinho grande até logo
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Emilia Santos Boa tarde!! Boa resposta. Concordo. Anseio pela resposta. Excelente semana para toda a Família. Até logo, beijinhos :) <3
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h

Maria Margarida Jorge Bom dia Maria cada dia surpreendes! Estás muito bem, bjoquitos
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Otilia Manuela de Carvalho Bom, e ela está compenetrada e optimista. Ela sabe que vai tudo correr bem! Beijinhos 😘
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Almeno Rocha Sim, é "normal"... Aconteceu o mesmo com a minha filha... Não foi fácil resolver pois a comunicação não é fácil... Até estive disposto a deslocar-me ao local. Mas à ultima da hora resolvi comunicar pelo facebook e de seguida foi dispensada por uma troca de emails...
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Almeno Rocha

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h

Almeno Rocha
Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 21 h

Escreve um comentário...



Sónia Carmo Adorei a sua carta Ana! Infelizmente é o país que temos. Um grande beijinho para as 2.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 22 h

Anabela Palmeiro Eu também recebi pra minha filha “ especial “
E tive de apresentar o atestado dele ,se não era multada 😩
E o que temos 😊
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Alice Vale Bom dia, tem toda a razão!!!!!!Faço minhas as palavras da Eliana Pinheiro. Beijinhos.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Ivone Póvoa Bom dia, não me ocorre neste momento nada para dizer, mas é o que acontece bjs 😘
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Maria Alegria Bom dia linda Maria e família. Li a carta não é preciso dizer mais nada pois está lá tudo um dia feliz para todos bjs
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Helena Oliveira Estou pasma. Nunca sequer imaginei que os jovens adultos com deficiência/incapacidade fossem "convocados" para tal coisa.
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Pereira Guerreira Poliana

2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Firmino Fernando Teles

2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Maria Dos Anjos Rodrigues

2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Maria Gomes

2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Maria Silva

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Nuno Mendonca

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Maria Ana Monteiro

1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h

Isabel Fernandes Bom dia MÃE CORAGEM,Á QUE PÔR OS PONTOS NOS ÍÍ.PARABÉNS.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Maria Conceição Martins A carta diz tudo!!! Dia feliz, beijinhos
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 19 h

Raquel Silva a mim aconteceu-me o mesmo... enviei mail a desancar naquela gente toda!!!!
3Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Cátia Alegrias Dias Bom dia ;) a carta está TOP :)
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Ivone Pires Acho que a Mimi deve de ir e levas a TV
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Francisca Pinto Leite A mae da maria é um espetáculo!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Andreia Martins Parabéns pela resposta mãe da Maria ♥️
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Ana Palmeiro Incompetência
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

Cristina Santos Adorei a sua resposta😉
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Sara Rodrigues Aplaudo de pé 👏
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Francisco Jordão Bom dia princesa, bjinhos 😘
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Cecilia Jordão Bom dia Sra.Capitã!🙅
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Teresa Alcântara Lamentável! Beijinho grande!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Ana Paula Lopes Bom dia princesa beijinhos
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Isilda Coelho Linda Maria bom dia e beijinhos
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Joaquina Martins Bom dia Ana! Descreveu bem... Surreal! 🤔
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Mariana Jesus Bom dia
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Isabel Gaboleiro Bom dia Maria beijinhos 😘
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Isabel Maria Parabéns
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

Isabel Lamelas Tristeza de país ...sem comentários
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Salete Pataquinha País real!
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 23 h

Manuela André Bom dia uma boa semana beijinhos
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Helena Mendes Bom dia beijinhos 😘😙😚.
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Ana Domingues Correia Uma resposta à altura!!!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Ana Oliveira kkkkkkk minha linda és tão pequenina meu anjo boa noite !!
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 14 h

Eduarda De Meireles Marques
❤️
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Ivone Pires A Mimi vai ficar linda a comandar essa malta bjs Sra comandante
2Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Maria De Fátima Patranito A Filipa também foi convocada e mesmo depois de explicada e justificada a situação com o respetivo documento médico recebemos em casa uma intimação com ameaça de detenção. Claro que também escrevi na altura a quem de direito e finalmente lá nos remeteram a cédula militar. Uma revolta imensa foi o que senti na altura. Pela Filipa e por todos os jovens na mesma situação e a um Estado que apenas nos vê como NIF e não como pessoas. Bjinhos e muita paciência para futuros lapsos do Estado...
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 9 h

Maria Mandarina Mundo de hipocrisia e anestesia social!Gerir

1


GostoMostrar mais reações · Responder · 1 dia(s)

Rosa Teresa Costa Silva Mãe da Maria...obrigado para dar voz aos nossos filhos e por mostrar a sua revolta que também é nossoGerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 50 min

Rosa Tome Eu digo mais .......O dia da Aberração Nacional ....Que País....
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 18 h

Maria Fonseca Bela representação
1Gerir


GostoMostrar mais reações · Responder · 15 h

Ana Mendes Linda

Sem comentários: