quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

A História e falta de humor negro

CENSURA

Rússia: A História e falta de humor negro

44
A autocracia russa tem sérias razões para proibir o filme “A Morte de Estaline” pois vê-se retratada nas personagens do filme. Bem diz o ditado russo: “Não acuses o retrato se tens a cara torta”.
Os regimes autoritários, à medida que se vão estendendo no tempo, tendem a senilizar-se, tomando decisões grotescas que repetem absurdos do passado e revelando um medo terrível de fantasmas.
A proibição de qualquer filme, ou obra de arte em geral, apenas desperta maior curiosidade e procura, mas o Kremlin volta a repetir um erro tão velho como o mundo. O exemplo mais flagrante é a recente proibição na Rússia da exibição de “A Morte de Estaline”, filme do realizador inglês Armando Iannucci.
Não vou revelar o conteúdo do filme, mas trata-se de um trabalho que procura chamar a atenção, através do humor negro, para a sede de poder, para aquilo que são capazes de fazer os homens que querem ocupar o primeiro lugar sem olhar aos meios. Cronologicamente a fita abrange um curto espaço de tempo: decorre em Março de 1953, quando Estaline morre e Nikita Khruschov toma o poder depois de liquidar Lavrenti Beria, o omnipotente carrasco do ditador.
As explicações para o adiamento da estreia e, depois, da exibição, são as mais variadas. Vladimir Medinsky, ministro da Cultura da Rússia que já foi várias vezes acusado de ter plagiado a tese de doutoramento, considera que “o filme ridiculariza a história do nosso país e denigre a memória dos nossos cidadãos que conquistaram o fascismo”.
Trata-se de uma acusação completamente delirante se tivermos em conta que não estamos perante uma fita com pretensões históricas, mas uma comédia de humor negro à velha maneira britânica. Essa afirmação só pode ser feita por um historiador (e Medinsky di-lo ser) que, educado nos princípios e na época do “realismo socialista”, não consegue compreender que a morte do ditador Estaline e muitos dos factos que a rodearam podem ser caricaturados, sem que percam os seus aspectos cruéis e desumanos.
É verdade que determinados episódios do filme têm por base factos reais, mas apenas para serem transformados em cenas surrealistas e mostrar a monstruosidade do regime criado por Estaline. Beria, Khruschov, Malenkov e outros camaradas do ditador são figuras históricas reais mas, num filme deste tipo, são trabalhadas de forma a transmitir a luta pelo poder num registo de humor negro.
A diretora da Sociedade Histórica e Militar Russa declarou que “A Morte de Estaline” é “desprezível”, acrescentando que “é um mau filme, é um filme aborrecido e é vil, repugnante e nojento”.
Volto a repetir: para aqueles que não saíram do “realismo socialista” e do “heroísmo comunista”, da propaganda de regimes totalitários como a União Soviética comunista e a Alemanha nazi, o filme é realmente repugnante e nojento. Por exemplo, quem deu autorização ao realizador, ainda por cima estrangeiro, inglês, de pôr na boca de membros da direcção do Partido Comunista Soviético frases tão “insultuosas” quando descobrem o ditador Estaline prostrado no chão, referindo-se ao odor exalado pelo corpo? Realmente é uma coisa mesmo “repugnante”, porque os ditadores não morrem como os comuns dos mortais, devem partir deste mundo de forma muito especial.
O Partido Comunista Russo, o segundo partido com mais assentos no parlamento russo e um dos mais obedientes servos do Kremlin, acusou o filme de ser “uma forma de pressão psicológica contra o país”.
Na realidade, há uma ou outra personagem que não coincide com o imaginário comunista. Por exemplo, Gueorgui Jukov, marechal que comandou as tropas soviéticas na Segunda Guerra Mundial, não se assemelha a um ícone, tendo traços de fanfarronice caricata. Mas eu vi o filme e, se realmente os russos são assim tão fracos psicologicamente como dizem os comunistas, é porque algo está muito mal no reino de Vladimir Putin.
Aqui é de salientar que os comunistas, e não me refiro apenas aos russos, têm uma ideia muito má das massas, do povo, infantilizando-o até ao ponto de lhe passar uma certidão de incapacidade total de pensar.
Como uma das salas de cinema de Moscovo decidiu avançar para a exibição do filme, alegando que a ordem do Ministério da Cultura não tinha sido dada por escrito, os bilhetes esgotaram-se rapidamente não só para a estreia, mas para os dias de Fevereiro em que a fita poderia ser exibida. Disse poderia, porque forças policiais entraram no edifício e fizeram “reinar a lei”.
Proibido nos cinemas, já pode ser visto em numerosas cópias piratas de má qualidade na Internet, mas isso não trava os curiosos e o regime autoritário volta a fazer figura de ridículo.
A autocracia russa tem sérias razões para proibir o filme se se considerar que está perante um espelho, o que parece estar a acontecer. Os actuais dirigentes vêem-se retratados de forma precisa nas personagens do filme. Bem diz o ditado russo: “Não acuses o retrato se tens a cara torta”.
Penso que o filme não é de tão grande qualidade e tão perigoso para ser proibido, mas o melhor é vê-lo quando começar a ser exibido em Portugal.
PS. Muita atenção à lista de oligarcas e políticos russos que poderão ser alvo de sanções por parte dos Estados Unidos. São mais de 200, entre os quais o primeiro-ministro Dmitri Medvedev e o ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Serguei Lavrov. Putin comentou que “os cães ladram e a caravana passa”, mas as coisas não poderão ser assim tão simples se oligarcas e políticos russos virem as suas contas congeladas e não puderem gozar das suas fortunas no Ocidente.Manuel Domingues
Caro José Milhazes ,sinceramente tenho pena de si.
O Sr nao merece ser perseguido por esta escoria de caes de fila comunas,labregos e reaccionarios do proletariado ,essa "doutrina"do pensamento unico,que desde holodomor ate ao cambodja,tem as maos sujas de sangue,com mais de duzentos milhoes de mortos. 
Sinto-me feliz por constatar,que o Sr outrora fiel e acerrimo seguidor da seita ,tenha tido a coragem de um dia os mandar ha merd@,hoje paga Caro esse preco,e nunca sera nem se sentira verdadeiramente livre,è o preco a pagar porque os porcos comunas jamais o irao perdoar.

Paulo Esteves
50 m
O José Milhazes que ponha uma cabeleira branca e que deixe crescer algo mais a barba....
E que vá para os EUA vender ilusões..., de preferência a crianças, mais fáceis de enganar e ainda acreditam no pai natal.

Paulo Esteves
1 h
Criemos um movimento!
Ajudar o senhor Milhazes a recuperar a visão!!! 
Isto já não passa só pela troca dos óculos!!
Já agora senhor Milhazes, quando foi a última vez que foi à Russia???
Estive lá à 15 dias...
Matateu JagodesPaulo Esteves
54 m
«há 15 dias»
Tem de corrigir... Eu corrijo-o porque é uma obra de caridade. Sou católico...
O problema não é quando lá esteve, é quanto tempo lá esteve e quando :)

Henrique Oliveira
2 h
«Aqui é de salientar que os comunistas, e não me refiro apenas aos russos, têm uma ideia muito má das massas, do povo, infantilizando-o até ao ponto de lhe passar uma certidão de incapacidade total de pensar.»

Absolutamente.

os comunistas portugueses sempre denotaram isso mesmo.
Matateu JagodesHenrique Oliveira
1 h
Leia-se o livro de Richard Pipes, um clássico sobre a Revolução russa de 1917, na edição espanhola, a que tenho, La Revolución Rusa: o desprezo pelo povo por parte de revolucionários como Lenin e outros, já no decurso dos últimos anos do século XIX, era uma marca constitutiva e essencial destes ditos revolucionários. Depois agiram em conformidade... O povo para eles nada sabia, eles sim! Eles é que sabiam verdadeiramente o que interessava ao povo :) Este livro cita continuamente as fontes russas nas quais se baseia o autor.
victor guerra
3 h
Só vou ver ,quando aparecer um filme a mostrar o que o "charmoso" Obama fez na margem sul do Mediterrâneo,onde deixou 300 mil mortos e 6 milhões de refugiados.Então haverá visões equitativas,já que o que conta sobre a Rússia,não é novidade.Pelo contrário,mostra a necessidade de um homem de punho ,para segurar a imensidão daquilo tudo
Matateu Jagodesvictor guerra
1 h
Concordo que aquilo por muitas razões não funciona nem pode funcionar a não ser com o tal punho.
Mas que é que o Obama fez? Pode explicar, por favor?
victor guerraMatateu Jagodes
1 h
Começou a destabilização com a "primavera ´árabe" da Tunísia,continuou,. desmantelando a Líbia ,apoiou mais "primavera " no Egito,acicatou o Hezzbolah no Líbano e finalmente ,armou os "bons" da Síria, para acabar no que se sabe,Você não lê os jornais? Deduza, do que está omitido
Paulo Estevesvictor guerra
1 h
O senhor Milhazes só vê aquilo que quer e lhe convém.
Se calhar precisa de mudar os óculos.
E que tal promover aqui uma subscrição para comprar uns óculos novos para o senhor Milhazes??
É que, com franqueza, já me começa a dar pena.
E já agora...pena...panamá...papers...
Matateu Jagodesvictor guerra
52 m
Por aqui me fico: o Obama começou a primavera árabe? Não dá para dialogar. Fiquemos cada um na sua :)
Matateu Jagodes
5 h
Comunistas e fascistas é gente com uma coisa em comum: ódio à democracia. Prática de desumanidade. A História prova-o. Em Espanha, país que muito sofreu por causa de ambas as ideologias, e que ainda sofre, saiu recentemente o livro

Memoria del comunismo: de Lenin a Podemos   – 23 ene 2018 de Federico Jiménez Losantos 

Saiu a 23 do corrente e já vai na quarta edição. O autor demonstra as barbaridades cometidas pela ideologia comunista posta em prática - em Espanha e no mundo. Nestes tempos de Podemos, BE, Louçãs e companhia, tudo no fundo gente que não suporta a democracia, a UE, o euro, mas que adora a Venezuela ou Cuba embora para lá não vão viver, este livro, que encomendei, é mais um para lutar contra determinados mitos. Nada paga a liberdade de pensar e de expressão. Mas não falta por aí quem tudo faça para acabar com ela. 
Tiago Ramalhosa
12 h
Que coisa. O Observador arranjou um jornalista ressabiado só para denegrir a russia.
Matateu JagodesTiago Ramalhosa
7 h
Ressabiado está o meu amigo... Este Milhazes fala do que bem conhece.
Antonio FonsecaTiago Ramalhosa
4 h
" só para denegrir a russia."
E isto para o Tiago é crime passível de auto-crítica e reeducação. 
Henrique OliveiraTiago Ramalhosa
2 h

Pelo seu raciocino dizer que os Nazis mataram milhões de judeus é denegrir os Nazis...

Dizer a verdade, descrever algo de mau, resulta numa imagem negra, pois é assim que ela é.
Isto é elementar.

... Ler mais
Fellipe Adassmastor
14 h
Como anda o nosso Brasil segundo mundo como a Rússia .Temos os nossos Oligarcas e outros mais.Ao menos tem um presidente  lá melhor que o nosso,não tem medo.

PortugueseMan .
16 h
E já que falou de possíveis sanções, devia ter falado de algo que também deve ser bastante desconfortável para os EUA.

O facto de terem recebido pela primeira vez gás russo.

Você lembra-se de ter escrito um artigo aqui no Observador com o título: "Terá a Rússia gás para tantos gasodutos?"

Agora seria uma boa altura para o rever.

1ª entrega de gás aos EUA
1ª entrega de gás a Espanha

Valores record de fornecimento de gás à Europa.

Diminuição da dependência de gás russo na Europa? Conversa.

EUA como fornecedor energético alternativo os russos? Até estes estão a receber gás deles...

Espanha não tem pipelines? A Rússia resolveu o problema.

Resultado?

Uns falam.
Outros levam a água ao seu moinho.

P,S. E a Ucrânia meu caro? esta está a ser obrigada a comprar gás russo. Custa-me a acreditar que não esteja a par disso. Curiosamente sobre a Ucrânia cada vez se ouve falar menos...
José MilhazesPortugueseMan .
14 h
Eu escrevo sobre alhos e você vem-me com bugalhos. Quanto ao gás, vamos ver o futuro.
PortugueseMan .José Milhazes
4 h
Meu caro, quem dá o mote aos assuntos dos artigos é você.

No entanto você adicionou um Post Scriptum que nada tem a haver com o artigo.

Portanto tomei a liberdade de falar sobre outros temas, coisa que tenho feito ao longo dos anos como você sabe muito bem.

Eu não tenho escolha, mas não fujo do tema principal, é sobre a Rússia.
José SilvaPortugueseMan .
3 h
O autor do P.S. ainda não percebeu ou faz de conta que não entendeu que a lista foi um copy paste do site do kremlin e da lista de bilionarios da Forbes ... literalmente copy and paste, a ordem dos nomes é exactamente a mesma.
Luis SilvaPortugueseMan .
3 h
mais um troll made in  russiacu
Matateu JagodesJosé Milhazes
44 m
Sr. Milhazes, eu não sei muito do gás, mas devia ter respondido que se os EEUU receberam gás, a Rússia recebeu money. E muito dele precisa. Como precisou da IMENSA ajuda norte-americana para vencer na Segunda Guerra Mundial. Sem o material de guerra recebido, NUNCA PAGO, a Rússia teria demorado muito mais a vencer a besta nazi. Explique a esta gente a importância nesse tempo do porto de Murmansk, etc, etc. Ou as muitas vendas que os EEUU fizeram, de cereais, durante a Guerra Fria, à URSS. Para não passarem fominha. A fominha macaca que a besta soviética provocou na Ucrânia, pelo menos, nos anos vinte do século passado. Uma coisa demoníaca. Felizmente os ucranianos lembram-se. Honra lhes seja. Muita gente nada sabe disso. Outra não quer saber...
PortugueseMan .José Milhazes
19 m
...Quanto ao gás, vamos ver o futuro.

É uma maneira de fugir ao assunto. Algo de que você está um especialista, meu caro. O futuro nunca chega, ou tarda em chegar...

Mas você concerteza se lembra que ao longo dos anos fomos falando deste tópico.

- Você nunca quis reconhecer que a Ucrânia recebia gás subsidiado.

Os Ucranianos sentem agora na pele o verdadeiro preço do gás. E ainda por cima agora estão obrigados a comprar gás russo, tal a confusão que se arranjou para ali.

- Você sugeriu a falência da Gazprom. Como é possível dizer tal coisa.

- Desde o famoso corte de gás de 2008, o que se tem dito ao longo desta década? Redução da dependência energética de energia russo. O ano de 2007 vai ser o ano em que mais energia russa a Europa consumiu. E ainda temos os polacos aos gritos para impedirem o Nord Stream 2...

- Você fez um artigo sobre o "medo" da Rússia do gás americano "Kremlin receia entrada de gás americano na Europa através de Sines"

Resultado? Os americanos estão a receber gás russo e este ano a Rússia vai poder vender gás a qualquer país europeu com ou sem pipelines. Ou seja, só por opção política é que um país irá comprar gás mais caro, quando o pode comprar mais barato. E essa decisão política tem custos económicos significativos. E com isto os produtores americanos ficam arrumados.

Ver o futuro?

Você não precisou de esperar pelo o futuro, para fazer um artigo dizendo que os russos receiam o gás americano e também não precisou de esperar pelo o futuro para fazer um artigo dizendo que a Rússia não tem gás para tantos gasodutos.

Você só precisa de esperar pelo o futuro, quando a realidade do presente não bate certo com os seus desejos.
PortugueseMan .
16 h
...Muita atenção à lista de oligarcas e políticos russos que poderão ser alvo de sanções por parte dos Estados Unidos...

A lista vai já dar que falar pelo o modo como foi feita. 

As sanções... vamos a ver no que dá... há muita coisa que pode correr mal com essas sanções e interrogo-me se vão seguir esse caminho...

José MilhazesPortugueseMan .
14 h
Vai correr mal para quem?
PortugueseMan .José Milhazes
5 h
A quem as faz (EUA) e quem as recebe (Rússia)
José Silva
17 h
oh srº Milhazes lá está voce a bater no ceguinho de novo.

olhe aqui fica uma piada.

Certa altura Ksenia Sochak foi até á Chechenia. Curiosos, os nativos perguntaram-lhe: Ksenia que faz por aqui ? Ksenia responde: Vim tomar um café. Ao que os nativos respondem que cavalos não gostam de café ...

HAHAHAHAHAHAHAHAHA !
William SmithJosé Silva
16 h
Silva, eu sei que, como liberal, não estou ao teu nível. Culturalmente falando.
E admito perfeitamente que em flexibilidade e independência mental nunca poderei rivalizar com um comunista.
Como é óbvio tive que ir ver quem era Ksenia. 
E sai-me uma senhora que é jornalista.
Tb sei que há anedotas que não têm gracinha nenhuma mas, de certeza, que não é o caso da tua.
Daí que te peça que me expliques porque te ris-te tanto.
José SilvaWilliam Smith
16 h
Bill, eu sou apartidário. Pá, deixar de pinta tudo como comunistas e diz alguma coisa de jeito ou cala-te. Não há pontos para post count.

A peça Bill, é como um filtro para aqueles que apanham noticias da Russia de vez em quando e os outros .... 
William SmithJosé Silva
16 h
Então desculpa se te chamei comunista, porque, realmente, é um insulto forte.
Mas eu só pinto de comunas aqueles que parecem ser mesmo comunas.
E, como nunca me tenho enganado nesta questão, estou espantado com o meu erro. É a primeira vez.
Deste modo, vou-te riscar da minha lista de "escumalha comunista" apesar de, aqui há uns meses teres defendido o Fidel ou o tal Che de quem eu nunca tinha ouvido falar, o que tanto enfureceu a comunada.
... Ler mais
William SmithJosé Silva
16 h
Silva, tb convinha que perdesses esses tiques tão comunas de mandares calar os que não são da tua opinião.
Cai mal, sabes?
Joaquim Sousa AlvesWilliam Smith
5 h
ó minha grande besta... tu pintas comunista qualquer pessoa que diga mal dos criminal states of america!!!!!!!!!!!!!!!

enganas alguém labrego...
Paulo Esteves
18 h
"´Humor negro" para tentar recriar a  história de um país é uma autêntica palhaçada.
Isto na Russia ou em qualquer pais do mundo.
Agora chamar "humor negro" a algo que o que pretende é ridicularizar um país e a sua história é um eufemismo.
Mas claro, para os que sempre crucificaram a Russia e viram no alcoólico Yeltsin a sua grande esperança e o seu grande líder, estão obviamente desiludidos.
Têm bom remédio: meter uma rolha onde lhes aprouver!
... Ler mais
Antonio FonsecaPaulo Esteves
16 h
Que a rolha onde lhe aprouver lhe faça bom proveito!
Paulo EstevesAntonio Fonseca
16 h
Onde lhe aprouver...
Parece muito "susceptível" mas terá as suas razões...
Antonio FonsecaPaulo Esteves
4 h
A rolha é do Esteves que faz com ela o que quiser. 
Paulo EstevesAntonio Fonseca
1 h
Eu sei o que faço dela.
Cada um "terceiro", onde lhe aprouver.
Acho que não estou a ser insidioso...bem pelo contrário.
William Smith
18 h
Na Rússia, no tempo do comunismo, se quisermos ser sinceros, vê-se que os adultos eram tratados como autênticas crianças e estas, pelo contrário, eram tratadas como adultos.
Manuel DominguesWilliam Smith
17 h
Hi William,venho dar uma vista de olhos para ver se a comunada ja comecou a atacar o Milhazes.
William SmithManuel Domingues
16 h
oi, Manel.
Ainda devem estar a ver o Porto.
Mas vêm, até se babam de raiva.
Joaquim Sousa AlvesManuel Domingues
5 h
Hi domingues... 

eu vim ver se os labregos que andam à procura das armas de destruição maciça no iraque já cá andavam...

apanhei logo dois! e dos grandes!!!!!
Manuel DominguesJoaquim Sousa Alves
36 m
Hi Alves,vai levar naquele buraquinho que tens ao fundo das costas,que deve alojar muita arma de destruicao macica.
Joaquim Sousa AlvesManuel Domingues
25 m
e já as encontraste?

Sem comentários: