domingo, 28 de janeiro de 2018

Mensagem aos democratas brasileiros

OPINIÃO

Mensagem aos democratas brasileiros

A democracia brasileira está em perigo, e só as forças políticas de esquerda e de centro-esquerda a podem salvar.
Dirijo-me aos democratas brasileiros porque só eles podem estar interessados no teor desta mensagem. Vivemos um tempo de emoções fortes. Para alguém, como eu e tantos outros que nestes anos acompanhámos as lutas e iniciativas de todos os brasileiros no sentido de consolidar e aprofundar a democracia brasileira e contribuir para uma sociedade mais justa e menos racista e menos preconceituosa, este não é um momento de júbilo. Para alguém, como eu e tantos outros que nas últimas décadas se dedicaram a estudar o sistema judicial brasileiro e a promover uma cultura de independência democrática e de responsabilidade social entre os magistrados e os jovens estudantes de direito, este é um momento de grande frustração. Para alguém, como eu e tantos outros que estiveram atentos aos objectivos das forças reaccionárias brasileiras e do imperialismo norte-americano no sentido de voltarem a controlar os destinos do país, como sempre fizeram mas pensaram que desta vez as forças populares e democratas tinham prevalecido sobre eles, este é um momento de algum desalento. As emoções fortes são preciosas se forem parte da razão quente que nos impele a continuar, se a indignação, longe de nos fazer desistir, reforçar o inconformismo e municiar a resistência, se a raiva ante sonhos injustamente destroçados não liquidar a vontade de sonhar. É com estes pressupostos que me dirijo a vós. Uma palavra de análise e outra de princípios da acção. 
Porque estamos aqui? Este não é o lugar nem o momento para analisar os últimos 15 anos da história do Brasil. Concentro-me nos últimos tempos. A grande maioria dos brasileiros saudou o surgimento da operação Lava-Jatocomo um instrumento que contribuiria para fortalecer a democracia brasileira pela via da luta contra a corrupção. No entanto, em face das chocantes irregularidades processuais e da grosseira selectividade das investigações, cedo nos demos conta de que não se tratava disso mas antes de liquidar, pela via judicial, não só as conquistas sociais da última década como também as forças políticas que as tornaram possíveis. Acontece que as classes dominantes perdem frequentemente em lucidez o que ganham em arrogância. A destituição de Dilma Rousseff, a Presidente que foi talvez o Presidente mais honesto da história do Brasil, foi o sinal que a arrogância era o outro lado da quase desesperada impaciência em liquidar o passado recente. Foi tudo tão grotescamente óbvio que os brasileiros conseguiram afastar momentaneamente a cortina de fumo do monopólio mediático. O sinal mais visível da sua reacção foi o modo como se entusiasmaram com a campanha pelo direito do ex-Presidente Lula da Silva a ser candidato às eleições de 2018, um entusiasmo que contagiou mesmo aqueles que não votariam nele, caso ele fosse candidato. Tratou-se pois de um exercício de democracia de alta intensidade.
Temos, no entanto, de convir que, da perspectiva das forças conservadoras e do imperialismo norte-americano, a vitória deste movimento popular era algo inaceitável. Dada a popularidade de Lula da Silva, era bem possível que ganhasse as eleições, caso fosse candidato. Isso significaria que o processo de contra-reforma que tinha sido iniciado com a destituição de Dilma Rousseff e a condução política da Lava-Jato tinha sido em vão. Todo o investimento político, financeiro e mediático teria sido desperdiçado, todos os ganhos económicos já obtidos postos em perigo ou perdidos. Do ponto de vista destas forças, Lula da Silva não poderia voltar ao poder. Se o Judiciário não tivesse cumprido a sua função, talvez Lula da Silva viesse a ser vítima de um acidente de aviação, ou algo semelhante. Mas o investimento imperial no Judiciário (muito maior do que se pode imaginar) permitiu que não se chegasse a tais extremos.
Que fazer? A democracia brasileira está em perigo, e só as forças políticas de esquerda e de centro-esquerda a podem salvar. Para muitos, talvez seja triste constatar que neste momento não é possível confiar nas forças de direita para colaborar na defesa da democracia. Mas esta é a verdade. Não excluo que haja grupos de direita que apenas se revejam nos modos democráticos de lutar pelo poder. Apesar disso, não estão dispostos a colaborar genuinamente com as forças de esquerda. Porquê? Porque se vêem como parte de uma elite que sempre governou o país e que ainda não se curou da ferida caótica que os governos lulistas lhe infligiram, uma ferida profunda que advém do facto de um grupo social estranho à elite ter ousado governar o país, e ainda por cima ter cometido o grave erro (e foi realmente grave) de querer governar como se fosse elite.
Neste momento, a sobrevivência da democracia brasileira está nas mãos da esquerda e do centro-esquerda. Só podem ter êxito nesta exigente tarefa se se unirem. São diversas as forças de esquerda e a diversidade deve ser saudada. Acresce que uma delas, o PT, sofre do desgaste da governação, um desgaste que foi omitido durante a campanha pelo direito de Lula a ser candidato. Mas à medida que entrarmos no período pós-Lula (por mais que custe a muitos), o desgaste cobrará o seu preço e a melhor forma de o estabelecer democraticamente é através de um regresso às bases e de uma discussão interna que leve a mudanças de fundo. Continuar a evitar essa discussão sob o pretexto do apoio unitário a um outro candidato é um convite ao desastre. O património simbólico e histórico de Lula saiu intacto das mãos dos justiceiros de Curitiba & Co. É um património a preservar para o futuro. Seria um erro desperdiçá-lo, instrumentalizando-o para indicar novos candidatos. Uma coisa é o candidato Lula, outra, muito diferente, são os candidatos de Lula. Lula equivocou-se muitas vezes, e as nomeações para o Supremo Tribunal Federal aí estão a mostrá-lo.
A unidade das forças de esquerda deve ser pragmática, mas feita com princípios e compromissos detalhados. Pragmática, porque o que está em causa é algo básico: a sobrevivência da democracia. Mas com princípios e compromissos, pois o tempo dos cheques em branco causou muito mal ao país em todos estes anos. Sei que, para algumas forças, a política de classe deve ser privilegiada, enquanto para outras, as políticas de inclusão devem ser mais amplas e diversas. A verdade é que a sociedade brasileira é uma sociedade capitalista, racista e sexista. E é extremamente desigual e violenta. Entre 2012 e 2016 foram assassinadas mais pessoas no Brasil do que na Síria (279.000/256.000), apesar de este último país estar em guerra e o Brasil estar em “paz”. A esquerda que pensar que só existe política de classe está equivocada, a que pensar que não há política de classe está desarmada.

Victor A. de Oliveira
 Nem consegui ler a matéria até o fim. Um monte de chavões da pior espécie. Dilma honesta e Lula ter patrimônio histórico? Isso é piada? Uma coisa é o sujeito dar opinião, outra é ser intelectualmente vigarista. 🤮
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
José Antonio de Resendes Deveria ler. Iria observar que a miséria e a violência brasileira mata mais que a guerra da Síria.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Victor A. de Oliveira E vc acha que eu preciso ler o texto de um sujeito conivente com a roubalheira petista pra saber isso. Aliás, o PT do Lula é um dos grandes responsáveis pela violência desenfreada no Brasil. Ou você também não sabe disso?
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
José Antonio de Resendes Rsrsrs. Vamos ver agora se com todas essas mudanças como a reforma trabalhista e principalmente a previdenciária apoiada incondicionalmente pelo psdb e outros partidos, se a situação do brasileiro vai melhorar tendo que trabalhar por mais de 40 anos para se aposentar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Victor A. de Oliveira Eu achando que o sujeito era só mal informado. Pior! É petista ou qualquer coisa parecida. É mais: escreveu "rsss" achando que isso é argumento, logo vi que é idiota.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
José Antonio de Resendes Não sou petista, mas tenho o discernimento necessário para enxergar o que está por trás de muitas coisas e não preciso baixar o nível chamando ninguém de idiota. Abraços.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Victor A. de Oliveira Se não é petista, como eu disse, é coisa parecida. Enfim, como acreditar que vc não é idiota se vc escreveu: "a reforma trabalhista e principalmente a previdenciária apoiada INCONDICIONALMENTE pelo psdb e outros partidos"? Onde vc está vendo esse apoio incondicional? No congresso que não é.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Gonçalo Taipa Teixeira José Antonio de Resendes , porque está escrito por Boaventura Santos, é facto? Forma interessante de "pensar"...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
José Antonio de Resendes Victor A. de Oliveira em que mundo você vive? São exatamente os partidos de esquerda, tão abominados pela mídia, que estão resistindo às reformas. Quanto ao psdb, presidido agora pelo Sr. Alckmin, que declarou apoio incondicional.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
José Antonio de Resendes Gonçalo Taipa Teixeira o Boaventura Sousa Santos é um respeitável sociólogo que merece toda minha consideração.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Victor A. de Oliveira Há muitos iguais a ele aqui no Brasil. Muitos deles recebiam alguma benesse do governo durante o petistas. Eles estão até hoje por ai, inclusive apoiando ditaduras como a cubana e o aspirante ditador Maduro da Venezuela. Realmente vc não sabe nada sobre o Brasil e os esquerdistas mundo a fora que defendem seu discurso vigarista. O Brasil não é para principiantes.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Jose Joaquim Gouveia Pinto A arrogância dos "direitolas" no Brasil como em Portugal, é igual.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Victor A. de Oliveira Pior são os esquerdopatas fazendo réplica ao comentário dos outros.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder23 h
Paulo Ruivo E Silva Não dê crédito a este sujeito, este Boaventura é dos piores escroques que existem em Portugal, um asco....nem é preciso ler, já se sabe que é lixo
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder22 hEditado
Pedro Miguel Pereira Victor, este Boaventura faz da vigarice intelectual profissão.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder7 h
Comentários Principais está selecionado e, por isso, algumas respostas podem ter sido filtradas.
Manuel Bento Comunista da pior espécie que deveria enfiar os seus comentários nas crianças desnutridas e mortas a fome na Venezuela e ir viver para lá para morrer nas mãos de um ditador, talvez ele se sinta bem nesse " paraiso" de morte que esse socialismo transformou em poucos anos. O Brasil e os Brasileiros jamais vão aceitar.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Paula Braga
👏🏻👏🏻👏🏻
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Maria Mascarenhas Ir viver para lá já ajudava!...
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Antonio Brito deveriam convidar a Dilma para implantar a economia de matriz com o PCP.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder5 h
Jose Alexandre Romao Um artigo tendencioso que mesmo para os menos atentos percebem qual a simpatia política d o autor do artigo, defendendo um governante julgado por um tribunal como culpado e vendo a sua pena aumentada no recurso. Artigo idiota.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Maria Mascarenhas Tendencioso o Boaventura? É lá possível... lol, lol, lol
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Luís Miguel Por acaso também não concordo com ele, mas é óbvio que é tendencioso, é uma opinião 😂
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Maria Mascarenhas É ele e todo o aprisco que pastoreia no CES da UC! Não se aproveita um!
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Luís Grade A opinião deste sociólogo politicamente tendencioso vale o que vale ! 
O que acho engraçado, é que para o pessoal da esquerda, a justica so é boa quando julga alguem da direita, caso contrário, é má ......
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Manuel Bento Além da tristeza do comentário ainda vem o Publica dar palanque para este pseudo-intelectual verbalizar um monte de ideias que ofendem qualquer ser humano que tenha valores e dignidade humana
Gerir
Victor Avila É uma lógica própria de pensamentos únicos e ditatoriais, com o penacho de serem de esquerda, o que para os incautos , aparentemente , pretendem defender os mais fracos, quando muitas vezes os empobrecem para os melhor dominar...- os pseudo defensores dos mais fracos....
Gerir
Responder12 hEditado
André Barbosa Mais um palhaço, que nada sabe, mas que tudo acha que sabe !!! Um esquerdista caviar, defendendo o indefensável.Muita conversa fiada, sem saber nada da realidade.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Nuno Castro Excelente reflexão. Como sempre a por os pontos nos ii. O que se passa no Brasil é o exemplo da vergonhosa instrumentação da Justiça. Sempre ocorreu e ocorre em várias latitudes. Mas no Brasil é à descarada. A selectividade da Justiça brasileira no Caso Lava Jato, entre outros casos de corrupção, é de tal forma evidente que qualquer verdadeiro democrata ou pessoa de bem consegue perceber que este filme que se está a passar no Brasil não é mais do que uma palhaçada. Felizmente a maioria do povo brasileiro ja topou o golpe na democracia e aconteça o que acontecer a Lula da Silva ou a Dilma Rousseff, as forças reaccionarias e fascistas que salivam com o total controlo do pote, irão ser fortemente penalizadas nos próximos actos eleitorais. Disso podem ter a certeza. É que a maioria do povo brasileiro pode até não poder eleger Lula, mas não permitirá que fascistas como Bolsonaro ou outros reaccionarios na linha de Temer ou Aécio, tenham qualquer chance. O povo brasileiro saberá dar a resposta na hora certa.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Manuel Bento Meu amigo fala do que sabes e não do que gostarias que o Brasil fosse. Tem vergonha e vai viver para a venezuela lá concerteza te vais sentir no paraiso com milhares de crianças morrendo ha fome. Esse é o socialismo que pregas!!!!
Gerir
Nuno Castro Claro. Na ausência de argumento, o tradicional vai viver para a Venezuela. Até o meu filho de 5 anos consegue melhor que essa cartilha gasta. Mas tudo bem. Em breve, o povo brasileiro dará a resposta. Com ou sem Lula.
Gerir
Luís Grade Va se informar sobre o polvo de corrupção que o Lula montou para financiar o PT e o apartamento que recebeu como suborno !
Vá se informar do descalabro económico que a Dilma causou . Va se informar sobre a maquilhacao do Lula sobre o pretensos "progressos sociais "
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Nuno Castro Tranquilo. O povo brasileiro dará a resposta na altura certa. Depois, cá estarei para ver qual a desculpa que irão inventar como justificação do fracasso eleitoral.
Gerir
Luís Grade isso mesmo ! vai dar a resposta o povo brasileiro que está informado .
Gerir
Responder21 h
Nuno Castro ... e atendendo às sondagens... vão preparando uma boa desculpa...
Gerir
Responder19 h
Antonio Brito Não fale bobagem. O que é o fascismo? um lider carismático, que manipula a justiça, domina o sindicato, precisa ser idolatrado. O lulismo no Brasil é o fascismo. A justiça brasileira é independente, não é o mesmo que uma Venezuela. Aguarde as eleições e verás como o povo brasileiro odeia os corruptos.
Gerir
Responder5 h
Victor Avila A apologia do rouba mas faz agora vinda do outro lado do espectro partidário. Dizer que é defender a democracia não respeitar a divisão de poderes, que é matriz da democracia, é não ser democrata...Ou só se é democrata quando o poder judicial toma decisões ao gosto de cada um? Argumentos tendenciosos e hipócritas....
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)Editado
Mario Almeida A unica frase que se aproveita do pensamento fascista e retrogrado de um comunistoide."A verdade é que a sociedade brasileira é uma sociedade capitalista, racista e sexista. E é extremamente desigual e violenta."
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Danilo Cosentino 45% de impostos na média, e 120 dias para abrir uma empresa de pequeno porte. O Brasil é um socialismo Fabiano, somos um capitalismo de compadres... Um proto capitalismo.
Gerir
Responder7 hEditado
Claudio Quintino Pensei que era só mais um pateta de esquerda a repetir platitudes à distância, mas logo percebi que em verdade é alguém sem um mínimo de honestidade intelectual.
Já estamos nos livrando dessa estirpe por aqui, não precisamos de intrometidos transatlânticos.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Paulo Ruivo E Silva Este boaventura é dos piores escroques existentes em Portugal, um nojo de criatura
Gerir
Responder22 h
Claudio Quintino Não deixou a menor dúvida, meu caro Paulo Ruivo e Silva!
Gerir
Responder20 h
José Hermínio Azevedo Moreira Invertebrado. Tipo cobra, polvo, lulinha, deturpando, distorcendo e encaminhando um discurso que só está ao serviço do pt. Discursos incendiários e irresponsáveis, tudo em nome do poder
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
António Mário Lopes Depois de dois governos do PT, Lula e Dilma, o Brasil atingiu o ponto máximo de desigualdade social: em 2017 os cinco mais ricos do Brasil tem uma fortuna equivalente à fortuna de 100 milhões de brasileiros, acho que isto infelizmente diz tudo sobre aquilo que as duas presidências de esquerda fizeram pela pirâmide social do Brasil. Tiveram a oportunidade para mudar e nada fizeram e hoje devido a isso o Brasil é um País muito mais desigual.
Gerir
GostoMostrar mais reações
Responder1 dia(s)
Lucio Rezende Em partes ... Esses cinco que referem não foram exatamente aqueles beneficiados pelas políticas de lula ( tais empresários existiram mas sucumbiram todos ... um a um ! ) . Nem isso o governo lula conseguiu lograr sucesso.
Gerir
Responder9 h
Diego Gonzalez Porque no resto do mundo nao aconteceu o mesmo
Gerir
Responder7 h
Rui Lourenço Lixo, lixo e mais lixo...Não me chateia que escreva as aldrabices que quiser no público. Por outro lado, já me preocupa que delapide o erário publico, com o seu ordenado de "investigador" na universidade de Coimbra. ..
Gerir
Victor Avila Pretende-se o Vladimir I. Ulianov do Brasil, na clandestinidade a organizar os sovietes...como se fosse Brasileiro a organizar a tomada revolucionária do poder, mas antes de 1917, esquecendo tudo o depois se passou. No caso do Brasil também"esquece" o que se passou nos últimos 15 anos, porque não dá jeito...Ensandeceu ou endoidou...vá-se lá saber... patético e quichotesco!
Gerir
Responder11 hEditado
José Carlos Rêgo Mais um que tem a seriedade intrínseca dos políticos ditos de esquerda, como um dogma indiscutível e inquestionável. Quando a justiça actua, com políticos de direita, só tardou em aplicar a justiça; quando se tratar de políticos ditos de esquerda, a justiça errou, gravemente contra eles e contra o Povo! A corrupção não tem ideologia; sabe é jogar com ela a seu favor e transformar críticas legítimas aos seus autores e actores, como autênticas blasfémias!
Gerir
Ruy Magalhães O Brasil nunca teve uma experiência socialista e muito menos conseguiu ser capitalista. Era uma selva q se transfomou na atual orgia de empresários que destruíram a insipiente democracia. Tampouco possui esquerda. Não existe isso. Existe a partidária, sindical formada por gatos pingados. Tanto é q foi sopa tomar os direitos trabalhistas já q não houve reação contrária. Esquerda no Brasil sempre foi em grande medida, coisa de intelectuais (q no caso do Brasil são minoria da minoria) que viajam na maionese achando q existe uma esquerda. O sujeito vai no 'buteco' tomar seu chope e encontrar os amigos que pensam como ele e sai dali na ilusão que são milhões. O cantor Tim Maia disse q o país é 'o único do mundo onde pobre é de direita'. E é mais ou menos por aí mesmo. Não existe nada q se oponha ao grupo ou grupos dominantes. Para que o quadro mudasse, tudo deveria começar por criar uma imprensa alternativa, plural e capaz de atrair audiência. Ou seja, não há remédio no momento!
Gerir
Responder7 h
Wagner Sales Em 1964, o STF corroborou a manobra no Congresso e que nos trouxe a ditadura. Durante todo aquele tempo, a justiça pouco fez contra o que acontecia nos porões da ditadura. A justiça no Brasil beneficia sempre os endinheirados. Se você é negro e pobre e não nasceu em berço de ouro, prepare-se porque vai levar chicote no lombo.
Gerir
Responder23 h
Eduardo Horta Espantoso não é o que o BSS diz, porque já estou habituado ao raciocinio paranoide dele. Espantoso é tanta gente engolir este encadeamento absurdo de ideias como tendo algum mérito. 
Isto resume-se a: bla, bla, bla quem pensa como BSS é bom, honesto e 
deve estar no poder. Quem não pensa como ele é mal intencionado desonesto e corrupto. Em ultima análise trata-se de mais um reacionário que só admite uma forma de pensamento. A sua.
Gerir
Lilia Corleone Mensagem ao Boaventura : os democratas brasileiros já sabem, dê outra solução que não seja óbvia. Estar no problema e resolvê -lo é muito mais complexo que dar opiniões não requisitadas.
Gerir
Arlindo Nhantumbo Boaventura a corrupção é legítima ? Vamos ao mérito do processo.Uma coisa é o jogo político e outro o processo judicial.Como é que a defesa não conseguiu esbater a acusação ? Uma defesa bem conseguida esvazia o acusatório.Parece que a táctica é empolar juízes politicamente conotados ao invés de irmos ao essencial.Isso serve às forças da extrema-direita e da extrema-esquerda.O legado de Lula é outra questão.Será que Lula não teve o direito à defesa e com a melhor assessoria ? Outro aspecto interessante:vários líderes da direita e da esquerda estão unos em atacar o judicial em impor limitações no caso vertente da corrupção.O que une a direita e a esquerda contra o judiciário ? Seja Temer ,Cunha ou raios que os partam,corrupção penalize-se.Não há corrupção da direita ou da esquerda saudável.O PT não foi ilegalizado e nas urnas o povo decide.Vencendo o PT ou perdendo a vitória é do povo.
Gerir
Sérgio Afonso Este devia estar na Venezuela... nessa Utopia socialista de Esquerda. Para mim, o Público acabou. Ver lixo deste num “ jornal” que se diz de qualidade é a gota de água. Bye bye. Nem mais um cêntimo e vou parar de seguir no FB.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Serafim Guimarães "Democracia é eu mandar em ti. Ditadura é tu mandares em mim." (Millor Fernandes)
Um dos principais pilares da democracia é a independência da justiça. O problema é quando os condenados são os nossos amigos.
Gerir
Jorge Ramos Essas do judiciário, lá (B) como cá (P), deviam ser logo aí especificadas, sob pena de o grotesco, existindo, recair, isso sim, em assunto tamanho relevo, sobre o próprio autor.
Gerir
Augusto Rodrigues Ferreira Ó senhor Boaventura , porque será? 
O Sr. ainda não percebeu que o modelo xuxialista não funcionou em lado nenhum? É assim tão difícil ver isso ??
Gerir
Simon Belmont A última coisa que nós democratas brasileiros precisamos agora é de mais racialização do discurso, sr. Boaventura. Não venha tentar salvar-nos do imperialismo americano com seu identitarismo de bom moço. Antes de querer consertar os problemas do mundo, arrume sua casinha.
Gerir
João Santos É que Boaventura e amigos a democracia é aquilo que está na patente na Venezuela . Não fosse ele autor e subscritor de um manifesto em defesa do regime que vigora na Venezuela . É que partir desse e de outros momentos como este perde qualquer credibili...Ver mais
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Leandro Roman Eu como brasileiros de 36 anos que viu a democracia renascer, não posso acreditar em palavras tão tontas e preso a um passado aí,que não funcionou. Faça um favor e se aposente. O Brasil e seu jornal agradece.
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Miguel Falcão Reis continua doente o professor. 2018 e ainda há quem pague para ter aulas com o professor do marxismo.
Gerir
Berta Martins Santos Estes editoriais são o ponto alto do fim de semana, não precisamos de sair de casa para ver stand up comedy... A Dilma, assaltante de bancos, como "presidenta" mais séria de sempre e o Lula como um santo é hilário... Não pares de escrever nunca Boaventura, aliás espero o próximo texto sobre o Santo Maduro e como defende o povo da Venezuela deixando-o morrer á fome e como os salvou desse facínora do Oscar Perez!!!!
Gerir
Marcelo Sampaio Motta Este senhor deveria estar a escrever pasquins de esquerda para defesa de ditaduras comunistas na década de 60! Quanto senso comum! Quanta bobagem reunida! Vigarista.
Gerir
Marcos Rosa Silveira desculpa mas o artigo esta por fora do que realmente esta acontecendo com o país
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Angelo Lima Satanás é preso e os seus seguidores já estão a ranger os dentes. Chora mais pá. Vai chorar pra Cuba ou pra Venezuela.
Gerir
Rui Tavares Eu tbm odeio esquerdistas satanistas e globalistas. E a Terra é plana e esses esquerdistas satanistas fazem de tudo para ocultar a verdade das populações! Como diria Marx, esse satanista, no seu livro "O Capital" : "Fudeu...kkk".
Gerir
Responder1 dia(s)Editado
Angelo Lima Que bom pra ti.
Gerir
Luis Fidalgo Ler este senhor pago pelo erário público para andar a vomitar ódio por tudo quanto é sítio é preciso mesmo uma dose de paciência
Gerir



Sem comentários: