segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Não organizamos eleições para as perder


Vou romper o meu "silêncio político" por breves linhas, a propósito das eleições intercalares de Nampula. Quando eu estava a fazer a licenciatura em Relações Internacionais, tive contacto com um texto, no quarto ano e na cadeira de Francês III, sobre o "conceito africano" de eleições, cujo título era "Não organizamos eleições para as perder". O docente obrigava-nos a redigir uma composição a (contra) argumentar esse título e depois, em debate, a esgrimirmos as ideias uns dos outros. Lembrei-me do título desse texto ao observar, impávida e serenamente, ao que as nossas (?) CNE e STAE nos tem andado a oferecer em Nampula (da confusão dos cadernos eleitorais à fantochada do processo de educação cívica, passando pelas sessões de violência estrutural aos membros da assembleia de voto até ao escandaloso momento do apuramento dos votos à meia luz). Ninguém organiza eleições para as perder.
A expressão "ceteris paribus", em latim, quer dizer, em tradução livre, "mantendo todas as coisas iguais". Ou "todo o resto constante". Quando se olha para as eleições intercalares em Nampula, pensa-se logo à primeira que todos os concorrentes partiam em pé de igualdade. Isto é: ceteris paribus, tanto o candidato da Frelimo como o candidato da Renamo, por exemplo, concorriam em pé de igualdade para Edil daquela cidade. Pura mentira. Cololo tinha ao seu dispor tanto os que não organizam eleições para as perderem como toda a máquina propagandística partidária ao mais alto nível (até alguns dos meus melhores amigos e vizinhos aqui de Tsalala estavam pessoalmente envolvidos na sua campanha). O candidato Paulo, da Renamo, tinha quase nada em seu abono (em termos de propaganda, aqui no Facebook não vi fotos de perfis com a sua imagem ou posts ridículos a lamberem-lhe os mais recônditos componentes genitais).
Os resultados eleitorais de Nampula dizem muito do que é a nossa democracia. Primeiro, que é uma ilusão colectiva. Segundo, que não são expressão incontestável da vontade popular, sobretudo quando os eleitores são deliberadamente "convidados" a se absterem. Então, quando todo o sistema de administração eleitoral é, a olhos de quem quer realmente ver, contundentemente viciado desde o início, em coisas elementares como as que temos testemunhado, o recurso a outras formas de legitimação da vontade popular (que a Renamo tem usado, a bem ou a mal, no período pós-eleitoral) não deixa de ser premente e justo.
Comentários
Paula Maria Araujo já estavas a fazer falta
Gerir

Cee Maquiti Esta e como!
Gerir


3 dia(s)Editado
Muhamad Yassine Estes gajos nao aceitam jogar limpo pah
Gerir

José Luis Sousa Que gajos?
Gerir

Agostinho Augusto Verdade nua e crua.
Gerir

Jorge Jone Problema crônico. Instituições fracas são uma grande fonte de instabilidade.
Gerir

El Patriota Fracas ou ladras?
Gerir

Valter Tale Prefiro dizer " instituições enfraquecidas" porque existe muitos funcionários públicos com capacidade e vontade de fazer o certo, mas há pessoas que foram plantadas para criar desestabilização, e muitas delas estão no topo.
Gerir


3 dia(s)Editado
Julio Lacitela Mais lucido? Impossivel.
Gerir

El Patriota Lamber os mais recônditos componentes genitais???? Ora bolas, é muita falta de amor-próprio!
Gerir

Homer Wolf Style assim...😀Gerir
José Luis Sousa Realmente lamber esses locais é inadmissível, porém mais crítico é ser intolerante às escolhas dos outros. 

De facto há que respeitar a vontade popular. O povo escolheu Cololo e Outro da Renamo. Aguardemos novos dados tolerantemente.

Gerir

El Patriota Sim. Mas até lamber lá embaixo não...
Gerir

Edgar Barroso Agora temos de dar cursos intensivos de figuras de estilo aqui no Facebook... ntla...
Gerir

El Patriota Não precisa...
Gerir

José Luis Sousa Edgar Barroso , a recepção das figuras de estilo dependem do contexto.
Gerir

Edgar Barroso A percepção também. De acordo. Mas não me podes responsabilizar pelo que eu não disse, ou pelo que você percebeu do que eu disse.
Gerir

José Luis Sousa Edgar Barroso, nisto tudo, o mais importante é que no final Cololo vai cumprir com o que prometeu ao povo de Nampula.
Gerir

El Patriota Será José? Não é comum um edil das fileiras donde vem Cololo trabalhar bem, tirando o falecido Tembe, ou o bom do Comiche ou Cossa daí da Matola....
Gerir

Edgar Barroso Essa é a tua percepção, José. Percepção que eu respeito. Não tenho a mesma capacidade futurológica que apresentas. Eu prefiro falar depois de todo o processo estar concluído.
Gerir

José Luis Sousa Todos trabalham sob os paradigmas do partido.
Gerir


3 dia(s)Editado
El Patriota O larápio de Lichinga julgado e condenado em tribunal também guiou-se pelos paradigmas partidários?
Gerir

José Luis Sousa El Patriota , saiu da linha, por isso que foi julgado e condenado.
Gerir

El Patriota Mas continuou a dirigir o município
Gerir

Carlos Mate Grande Edgar Barroso,👏👏👏👏👏👏👏👏
Gerir

Nadinho Mate Profundo
Gerir

Manuel Maleve Bem vindo
Gerir

Marquitos Marquitos M'sipu Jorge Jone, isto está mesmo mal. Um país que tudo de utilidade pública está mal, apenas ao que pior diz respeito lideramos os "rankings".
Gerir

Homer Wolf Vou taggar o meu broda Alter Nativo 😁...ele vai gramar de ler isto...eh eh eh
Gerir

Hibraymo Manuel Jamal Mano irmão #Edgar....já fasias falta..pork o seu parecer é justo e limpo..
..viva mano de #Zalala...falou e exemplificou tão bem k só quem tem.mente intelectual sabe redifinir o abordado....Moçambique não se entende....ate de fome gritaram os agentes

Gerir

Jemusse Abel Pessolmente fico indignado quando nos aparecem na tv a dizer que "está tudo aposto pra o inicio da votačao". Outrossim como aparece alguem a afirmar que saudam os eleitores que "afluiram em massa à mesa de voto.." esta afluencia em massa foi aqui mesmo en Npl??
Gerir

Mauro X Paulo Edgar Barroso, só fico em dúvida em relação a esta questão de não estarem em igualdade. Citas o Facebook e a máquina que trabalha por detrás do partido para promover seu candidato. Não que eu duvide que o candidato da FRELIMO possa ter privilégios poiseu sou moçambicano, vivo aqui e conheço o game, mas os exemplos por si citados não tem mais a ver com a organização do partido do que com o processo eleitoral no geral?
Gerir

Dercio Nicolau Facebook tem força 😂😂😂😂😂😂😂
Gerir

Ser - Huo Levei tempo a tentar escrever isto. 
A Frelimo ate pode ser matreira, mas em termos organizacionais, se um partido nao consegue explorar ate um simoles facebook, hahhh. Veja-se que se estas eleicoes fossem aqui na rede, Vahanle talvez ficasse no ultimo, ou melhor, penultimo.

Gerir

Edgar Barroso Hehehehehe... Mauro, eu citei "residualmente" o Facebook como exemplo de estratégia de campanha. Também duvido muito que o simples acto de colocar a imagem do candidato preferido no perfil e um e outro post propagandístico (de um gajo residente em Tsalala ou na cidade de Maputo) tenha algum efeito tangível num pleito eleitoral realizado numa cidade como Nampula.
Gerir

Edgar Barroso O ponto que levantei, em essência, é sobre as "atrocidades processuais" do sistema de administração eleitoral e o apuramento dos resultados finais de um pleito eleitoral no caso de Nampula, que é também paradigmático do que tem acontecido em todo o país, em todas as eleições. Estão a ver bem essa cena de um partido estar a competir com um partido, em desigualdades de circunstâncias, mas mesmo assim os resultados finais serem tão próximos? 

Não sei, honestamente, o que a expressão "eleições justas" quer dizer, aqui em Moçambique. Aliás, sei sim.

Gerir

Mauro X Paulo Compreendo essa parte de privilegios do partido Frelimo. Eles herdaram e acumularam riqueza neste Pais. E so ver as sedes do partido Frelimo comparado com a dos outros partidos um pouco pela cidade em termos de infraestruturas. So acho que nao foste claro em relacao aos exemplos dados. Ficaste no Facebook e na ambigua "maquina propagandistica". Isso levou-me a esta duvida. Acredito que este post necessitava de mais exemplos para concluir o que manifestas sobre a desigualdade dos partidos, mesmo que isso seja realmente verdade.
Gerir

Abel Albazino de Almeida É necessário trocares em quinhentas senhor Mestre, manipulação , fraude, etc isto vai de mal a pior ...
Gerir

Jah Yahwah Matavele Mauro, pensei que fosse eu sozinho, segundo a lógica de que a maioria tem razão. Eh eh eh eh eh... Será que leram os compatriotas que comentam aqui? Ou se leram entenderam alguma coisa? sei lá. A ambiguidade também pode ser mensagem. Para alguns.
Gerir

Dercio Nicolau Então vc não concorda com a versão que diz que os Nampulenses estão de Luto !!??
Gerir

Edgar Barroso Não estou a discutir demagogia, Dercio.
Gerir

Ser - Huo Devo ter entendido (talvez mal) e acrescido mais nas entrelinhas do post, dai aue acima dos problemas das instituicoes eleitorais, me parece que o texto, embora com carga pejorativa e esta heresia colectiva, dah nota muito positiva 'a organizacao da Frelimo (onde seus membros, simpatizantes e por ai) encheram ate o facebook com leleles de seu candidato; e doutro lado, o post parece tambem questionar o tipo de campanha da Renamo, quando em tempos como este, em que se explora tanto o social virtual, quase que ninguem (tanto membros quanto simoatizantes) apareceu a "lamber" pelo menos a foto de seu candidato. Se o candidatoda Frelimo tinha toda maquina a trabalhar para si, o que fez com que o candidato da Renamo parecesse orfao, ate a altura em que o "pai da democracia" se pronunciou? Me parece isso erro crasso do proprio partido.
Gerir

Edgar Barroso Pode ter sido "erro" sim. Pode ter sido uma "lição" também. Estamos em anos eleitorais decisivos (este e o próximo). Nampula pode ser um tubo de ensaio, que mediu o capital político latente da Renamo. Prefiro olhar de forma didáctica para isso tudo.
Gerir

Ser - Huo Ai estah, leitura e interpretacao: enquanto olhas de "forma didactica", tens "Excias" da Renamo a comentar o teu post como quem nao entendeu nada do puxao de orelhas, alias, parece que estao a ler o texto apenas na parte da organizacao do pleito, e teem outro entendimento da "maquina da Frelimo", e nao percebem que devem acordar... pelo menos no que toca a necessidade de entrarem no jogo mesmo.
Gerir

Efraimo Neves Texto forte
Gerir

Esaúú Cossa Eu aprendi a reconhecer de forma peremptória quando encontramos inteligência, coerência e atitude. Obrigado por seres meu amigo, por seres este quadro imprescindível para o País. Um texto "Brutal" Mano Edgar Barroso
Gerir


3 dia(s)Editado
El Patriota De facto. O tipo escreve tão bem... Temos que criar um jornal Edgar, um bom jornal.
Gerir

Gabriel Jose Titosse Mais do que a beleza e originalidade da escrita, há que sublinhar a lucidez e rica análise nela patentes.
Gerir

El Patriota Definitivamente, o rapaz é bom
Gerir

José Luis Sousa Viva Nampula Vota Cololo

Grito do búfalo ferido. 


A Frelimo usou todas as forças que tinha para fazer campanha e todos viram. Estes resultados não surpreendem a ninguém. Estamos cientes da força que a renamo tem em Nampula, mas estamos também confiantes no nosso programa, aquele que temos vendido ao povo de Nampula. 

Edgar Barroso, podias expressar as suas ideias sem “tentar” ferir o manchar a imagem dos membros, simpatizantes e até teus vizinhos da Frelimo. 

Abraço fraterno.

P.s: as diferenças constroem grandes sociedades. Ai de nós se fossemos iguais!

Gerir


3 dia(s)Editado
Edgar Barroso Eu só disse que houve desproporcionalidade propagandística. Mas em política "vale tudo" sim (ressalvadas todas as questões legais e éticas, a meu ver). 

E não tentei atacar a ninguém no texto. Releia bem. Em momento nenhum feri ou manchei a imagem dos
...Ver mais

Gerir


3 dia(s)Editado
Benjamim Mucavele Eu pessoalmente gosto de ler os seus textos e naturalmente a sua opinião do dr Edgar Barroso. Mas confesso que neste não lhe. Desta vez foi mas que tirar o mérito da organização da Frelimo. Li tantas vezes este texto e não percebi que estavas a te referir da falta de apoio/organização por parte da Renamo, mas sim que STAE/CNE estavam sim ao serviço do partido Frelimo daí que os resultados não te surprendem. Enfim como diz aqui o amigo José Luis Sousa " as diferenças constrõem as grandes sociedades"
Gerir

José Luis Sousa Bom dia Edgar Barroso 
Não sei se estou equivocado, mas o trecho abaixo, que te referes àqueles que têm feito campanha a favor de Cololo não me parece famoso, senão linhas que expressão nojo e pobreza mental de tais indivíduos. 


“[...] (em termos de propaganda, aqui no Facebook não vi fotos de perfis com a sua imagem ou posts ridículos a lamberem-lhe os mais recônditos componentes genitais).”

Gerir

Edgar Barroso Dizer que não te vi no Contentor Amarelo ontem não é o mesmo que dizer que vi o Didi por lá.
Gerir

Alves Manjate Muito bem dito Edgar! Concordo. Aqui não funciona o princípio "ceteris paribus". Há claramente um "uneven play ground" para as forças políticas. 
Mas será que o uso das tais formas de legitimação da "vontade popular" no período pós-eleitoral pela Renamo é mesmo justo como defendes? Como avalia o custo das mesmas para o país e para o povo, em particular? Dá impressão de estares a favor do uso de tais formas.

Gerir

Edgar Barroso Estou apenas a dizer que os conflitos pós-eleitorais têm razão de ser e a sua legitimidade.
Gerir

Jah Yahwah Matavele Neste post não há factor. Diz que não partiram em pé de igualdade. Qual foi a diferença? Não apanhei no texto. Diz que não houve posts sobre o renamista, vide o perfil do Chigamanhane Mazanga, do Muhamad Yassine. Eu te entendo mano. Ah, como eu te entendo.
Gerir


3 dia(s)Editado
Jeremias Chilaw Mas mais do que isso, era interessante perceber o porque na opiniao do Edgar os membros da RENAMO se abstiveram de usar a imagem do seu candidato ao ponto de ser citado como exemplo da disparidade de forcas. No domingo, no programa pontos de vista, ouvi os dois comentadores a usarem recorrentemente um adjectivo para caracterizar o candidato da RENAMO: fraco.
Gerir

Jeremias Chilaw Aqui, sem rodeios, ha que reconhecer que a FRELIMO foi feliz na escolha do candidato e trabalhou afincadamente para ter um bom desempenho.
Gerir

Jeremias Chilaw Sobre os orgaos eleitorais, desorganizados que foram, a RENAMO nao eh propriamente inocente neste processo, uma vez que estes orgaos foram impostos, por guerra, pela RENAMO e seguramente ela tera a sua parte de responsabilidade no mau funcionamento, ate porque membros seus sao parte integrante destes orgaos.
Gerir


3 dia(s)Editado
Edgar Barroso Se fizerem o simples exercício de reflectir sobre a desproporcionalidade (até dentro da CNE, pior o "puramente administrativo" STAE) versus resultados finais das eleições, estaríamos a discutir objectivamente.
Gerir

Jeremias Chilaw Nampula eh um stronghold da RENAMO e em muitas eleicoes tem sido, de tal sorte que nao ganhar eh obra. Ja imaginaste um candidato da FRELIMO nao ganhar em Gaza? Se nao ganhou eh porque, de facto, ele eh fraco.
Gerir


3 dia(s)Editado
Jah Yahwah Matavele Edgar Barroso, convenhamos. Até estavas a a começar bem, mas a sede de bater num partido te levou a esquecer o cerne do teu pensamento. O texto deve ser completo para não se dispersar a reflexão, coisa que você não fez. Você acusa a Frelimo de partir em vantagem, mas não demonstra essa vantagem no texto, e quando questionado diz para reflectirmos. Dizes que os membros da Renamo não publicitaram o seu candidato, e depois pões essa culpa na Frelimo. Ainda não apanhei lógica disso. Afinal o facebook é livre. Se tivesses analisado a "surpreendente" ascensão do renamista vs falta de publicidade (sem meter a Frelimo), teriamos matéria para debate. Mas não, dizes que Frelimo teve vantagem e a Renamo não, mas não há causas, efeitos, somente enumeras consequências. Leia de novo o teu post e diga se há alguma lógica nele. Mas como disse, I got you!
Gerir

Manuel Carlos Zacarias Jah Yahwah Matavele não viu a vantagem que levou o batuque e maçaroca, mas nós outros vimos drones a sobrevoar os céus de nampula, vimos 2 toneladas e 200 de material de campanha a serem despachadas no terminal de carga aérea de Maputo sem contar com o que estava lá, vimos meios de estado ou público a serem usados e até transportarem pessoas dos distritos circunvizinhos para os hotéis e pousadas de nampula para votarem em colono preto
Gerir


3 dia(s)Editado
Aunorius Andrews Simbyne Edgar Barroso parabens pelas palavras cruas e nuas traduzidas na lucidez desse texto... essas coisas chocam e costumam chocar com o intelecto (se eh que ainda la existe) dos defensores do indefensável tais como o Jah Yahwah MataveleJeremiasChilaw, entre outros, e não só, há ate supostos jornalistas que venderam a alma pelo partido.... tudo em troca de não se o que. Porque as vezes me pergunto o que será que eles ganham? sera que vale a pena? Não passam nada mais de cérebros perdidos... cérebros extraordinarios, mas perdidos... haja ciência. Sinceramente, doi-me este teatro toda vez que eles entram em cena...
Gerir


3 dia(s)Editado
Jah Yahwah Matavele Você apresenta a sua mediocridade neste comentário, e a sua falta de ética. Com que então as crenças são pagas? Na tua vida sempre ganhaste alguma coisa em acreditar em algo? Você é que devia olhar mais para o teu interior, e limpar essa sujidade ética que carregas. Oh, e lavar a boca, a ver se saiem coisas com sentido e que não ofendam outros. Aprenda a comentar sem ofender, e verás que seras uma pessoa melhor. Chiça!
Gerir


3 dia(s)Editado
Manuel Carlos Zacarias Ficou nervoso jah
Gerir

Valente Manhique Essa CNE e o STAE, são meras instituições ao serviço dos que mandam.
Como se explica que uma instituição que se supõe séria e com todo tempo que tive, foi possivel não se verificar a questão dos cadernos eleitorais.
Uma eleição onde se presume que o
s niveis de abstenção rondam acima dos 50/, que verdade eleitoral nessas instituições irão revelar.

Não questiono a estreita ligação Estado-Partido, pois é algo indissociavel em África, contudo, os que estão nessa posição claramente têm a sua carruagem sempre em frente.

Gerir

Maylene Paulo Ed nota 101,1%
Gerir

Benny Matchole Khossa Aquilo está mais para mutatis mutandis que para Coeteris Paribus
Gerir

Carlos De Sousa Tivir Um gajo numa boa a curtir a versão "Pseudo liricista" do Edgar, de repente pahm o nigger reactiva o modo "ANALISTA POLÍTICO LUCIDO "...
Thanks man. 
A LUTA CONTINUA.

Gerir

Manuel Mageta Taque Justo, não sei se é, mas a verdade é uma o poder africanamente instituído não se conquista, mas sim se arranca.
Gerir

David Colaco Ribeiro Rendi com a parte em que escreveste: "imagem ou posts ridículos a lamberem—lhe os mais recônditos componentes genitais"...O senhor tem abuso pa. Kkkkkk
Gerir

Ariel Sonto "a lamberem-lhe os mais recônditos componentes genitais" 😎😶
Gerir

Ditinho Bertolino Parabéns por em tão poucas palavras, sendo ditas para seu país, retrata toda política absolutista partidária mundial.
👏👏👏👏👏👏👏👏👏

Gerir

Ka Munanga A ideia de que as eleições são ou seriam a pedra angular onde repousam todo o exercício da democracia (Brito; Manin), portanto, veículo de transmissão da voz do povo (Bessa e Pinto) são colocadas em questão com a corrupção eleitoral (Birch). A corrupção eleitoral que pode decorrer no ",rule making", " rule application" e "rule adjudication" levam-nos a pensar que ao invés do povo, são os Órgãos de Gestão Eleitoral que detêm a soberania no seio de um Estado e que a democracia é só uma questão cosmética. De referir que, a imprevisibilidade na gestão das eleições e previsibilidade dos resultados é algo já habitual nos países africanos, com raras excepções e, portanto, a democracia substancial (Pedone) está longe de ser uma realidade. O caso de Nampula é só um exemplo de práticas anti-democráticas. Abraços.
Gerir

Lisete Jamal Factos: Frelimo é maning pesada nas campanhas, não há dúvidas. Tem a ver com coesão partidária/organização até certo ponto mas também com o facto de muitas pessoas se sentirem “forçadas” a abraçar fervorosamente as campanhas quer por medo de represálias no job (funcionários públicos, detentores de cargos de chefia/confiança ou em vias de serem promovidos/com necessidade de manterem os postos de trabalho) quer para manterem privilégios nos negócios que fazem. Outro facto: a máquina está partidarizada, não há dúvidas também, daí que os candidatos não concorrem em pé de igualdade não; outro facto: há pessoas que não estão a espera de campanhas, já sabem muito bem em quem votar, independentemente do manifesto; outro facto: outros partidos podiam fazer mais campanha, há espaço para isso. Contudo, nas redes sociais há o problema da conotação política. Por exemplo, um simples post destes já me valerá chamadas e mensagens no inbox para ter muito cuidado com o que escrevo. as pessoas têm muito receio de assumir que não concordam com a governação da Frelimo, mesmo que isso nem sempre significa que não simpatizam com o partido; outro facto: um texto, por mais curto que seja, gera sempre vários entendimentos. O Edgar não é responsável pelo que cada um de nós entendeu, apenas pelo que ele escreveu. E por fim, já só faltam 5 horas para o despertador apitar, por isso paro por aqui e estarei bastante grata se até as 5 não receber nenhuma mensagem acerca deste assunto.
Cal Barroso Nem mais um suspiro! ❤️
Gerir

Bone Waka Yes... Faloooou
Gerir

Valquiria Mangule Certíssima. 
E bom descanso.
Gerir

Moz Saraiva Em outras palavras, um "suposto empate " entre duas equipas onde um teve direito a preparação especial e outra não, há que questionar de facto qual é a verdadeira vontade do povo.
Gerir

Elsa Do Rego avultas mudancas politicas- refere-se a mudancas de systemas como por ex dum partido unico a muitipartidario , a mudancas dos romanos a tempos actuais , ate a mudancas repentinas onde por exemplo numa crise financeira se introduzse dois a tres ministros financeiros ou numa crise de malaria ou colera tb , la vem mais dosi ministros de saude pra uns tres meses , um pra o norte e outro pra o sul , niguem fica a oerder qdo ha uma valoizacao de tudo q nosso deste Brains ate ao product da riqyeza nacional ... agora imagines qdo valorizarem os partidos de oposicao deixando-os a ganhar ...
Gerir

Alfredo Macuácua Que fique como lição para os futuros pleitos... ou se reformula as instituições de administração eleitoral ou não vale a pena continuarmos a enganar-mo-nos... Neste ritmo em que as coisas estão, os conflitos pós-eleitorais não vão cessar.
E a pergunta que não quer calar: Porquê esta desorganização premeditada.... e a resposta está no texto do Edgar.

Gerir

Carlos Guttendorf Cipriano Eu sempre disse que nao ha Democracia em parte nenhuma. Mas quem acredita?
So acreditam quando estas coisas acontecem.
Transformem os ministerios em Partidos Governativos, abertos a todos os cidadaos, e aih terao Democraia a serio.


O sistema joga com a capaidade do candidato ser exposto ao eleitorado. Aquele que for mais visto e mais ouvido tem mais chances do que os outros. Ninguem vota em desconhecidos mesmo que os conhecidos sejam corruptos conhecidos. (E nos ajudamos o sistema quando partilhamos coisas em que o mote eh desconfiar de tudo e de todos. Desconfiamos dos desconhecidos e continuamos a votar em corruptos porque "ao menos, ja sabemos o que a casa gasta".)
Chama-se a isto "usar a Propaganda".
Gerir

Francey Zeúte Mas aonde andam aqueles que gostam e apoiam a Renamo, que mesmo no facebook não aparecem? Isso a mim me inquieta, dizer que eles não existem, não e' de todo verdade, onde andam então e a fazer o que que preenchem esse vazio aqui? Os da Frelimo não vai deixar de ocupar e abusar ate deste espaço. Pelo menos aqui ha espaço para todos.
Gerir

José Luis Sousa As questões que deves colocar são: quem vota na renamo? Será que são conscientes do voto ou são revoltados por alguma coisa?

Raramente vota-se manifesto aqui, porque se se votasse manifesto Cololo arrasava com tudo.

Gerir

Arnaldo Soares Mendes Cololo disse diferente do que disseram outros candidatos?
Gerir

Cal Barroso Post do ANO eleitoral! 👏👏👏👏👏
Gerir

Jessemusse Cacinda "O candidato Paulo, da Renamo, tinha quase nada em seu abono (em termos de propaganda, aqui no Facebook não vi fotos de perfis com a sua imagem ou posts ridículos a lamberem-lhe os mais recônditos componentes genitais)" - Gajos do renascimento quando vem a nossa época só nos matam. Mas em termos de abstencao, esta teve mais vontantes do que a de 2013 que elegueu Amurane. A de 2013 tinha 75% de abstencoes e esta 74%. Claro que continua pouco, mas se compararmos, há mais pessoas que votaram nesta e se nao fosse as questoes de natureza organizacional do STAE, teriam votado pelo menos 30% de inscritos.
Gerir

Lecuanhane Wa Mutxopi Edgar, nao li os comentários anteriores, e desculpe me se me estiver a repetir, mas choca me que estejas a legitimar a violência armada e assassinatos de inocentes, como forma apropriada para reivindicações políticas de legitimidade duvidosa. Nunca perdeste um parente próximo com a guerra, hostilidades militares ou o raio que o parta?
Gerir

Arnaldo Soares Mendes E com esquadrões da morte? faltou-te mencionar os famosos esquadrões
Gerir

Abou-Shakur Natooshi Nao sei se nao estarei errado, mas vejo que estamos a nos desviar do objecto do post que valida a premissa de que ainda que todas as pecas politico estrategicas tenham sido "aparentemente" trabalhadas, as mesmas nao se apresentam com a devida polidez, uma vez que comparar os candidatos e partir do pressuposto de que os mesmos concorrem em pe de igualdade, e' um erro grosso, pois aqui nao se* organizam as eleicoes para as perder.
*se (referindo-me a toda a maquina de gestao eleitoral CNE, STAE e companhia ja que todas respondem ao apito do partido no poder e concorrente nas intercalares)
Gerir


3 dia(s)Editado
Jose Alexandre Faia Boa meu irmão. Fico feliz por saber que os Tripeiros te agucaram os instintos assassinos 😂 😂
Gerir

Arnaldo Soares Mendes Edgar, meu broh, continue a crescer, o País vai precisar de tí
Gerir

Orlando Zibia Em nenhuma parte do mundo onde existe igualidade dos partidos ou canditado portanto deixemos de reclamar igualidade
Gerir

Edu Humbane Partilho o teu sentimento. Para mim a CNE/STAE constituem uma vergonha nacional. Tantos anos a organizar eleicoes e ainda estamos a este nivel. Assumindo uma postura puramente racional, a hipotese de que este quadro faz parte de uma agenda politica ganha proeminencia. Eu sinseramente estou envergonhado. Me recuso a aceitar que como pais/povo, mais de 20 anos depoos, sejamos incapazes de organizar como deve ser eleicoes.... de uma cidade!!!!
Gerir

Arnaldo Soares Mendes Caríssimo, é tudo premeditado os "erros técnicos", para favorecer os mesmos de sempre
Gerir

D Sousa Maluah Edgar meu amigo estávamos com saudades...realmente eles organizam eleições e esperam ganhar.. Com tudo isso levaram txaia em Nampula..essa segunda Volta é uma derrota para os vermelhos que como dizes tinham toda a máquina do Estado a seu favor.

Sem comentários: