segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

A bola está com Dhlakama

A bola está com Dhlakama
A eleição intercalar deu-nos a possibilidade de concluir de que enquanto a oposição não se unir numa única frente eleitoral única, continuará sendo difícil remover o partido Frelimo do poder e a História tem nos vindo a demonstrar que os partidos libertadores tudo fazem para se tornarem eternos no poder. A Renamo não vencerá a Frelimo enquanto alguns continuarem agarrados na defesa dos seus interesses mesquinhos. O mesmo se pode falar do MDM onde pululam algumas vozes que reclamam ter energia suficiente para desmontar a Frelimo. Não se pode dizer que a Frelimo seja uma máquina de alguma coisa, que não é nada disso. Se o adversário da oposição, e chama-se Frelimo, é o mesmo, então, existem razões de sobra para que a oposição não se faça ao combate de forma isolada. Dissemo-lo ontem, dizemo-lo hoje e repeti-lo-emos, sempre, enquanto alguns tipos da oposição que são grandes demais ao ponto de dispensarem os outros. A oposição parlamentar, pelo menos essa, deveria entender a necessidade e urgência da remoção da Frelimo do poder em que se encontra há 43 anos.
Em Nampula, aconteceram coisas muito graves que precisam de ser denunciadas, com urgência, para que o país possa ter uma paz duradoura. Os cadernos foram, criminosamente, trocados para baralhar os eleitores, apesar de os Renamo e MDM terem, durante a campanha eleitoral reclamado e a Comissão Nacional de Eleições, na pessoa do presidente, o sheik Abdul Karimo, ter prometido corrigir. Na realidade, nada foi corrigido porque, em todas as assembleias de voto, milhares de eleitores não conseguiram encontrar os nomes e, como resultado, criou-se um ambiente de rejeição e de repúdio. Estavam inscritos, cerca de 297 mil eleitores para votarem em 401 assembleias de voto, mas votaram apenas 50 mil. Existe algo de muito errado no seio dos órgãos eleitorais que temos que desvendar porque mesmo depois dos órgãos eleitorais terem mentido que satisfez as reclamações sobre os erros detectados, o MDM continuo a insistir que nada, de facto, havia sido corrigido. Até ao dia de votação os erros estavam intactos. Não se sabe se é por incompetência ou se trata de uma acção criminosa e premeditada. Entendemos que uma eleição seja um exercício solene de soberania nacional que não pode nem deve ser entregue a uma quadrilha de malfeitores e criminosos, tal como tem sido a postura habitual dos órgãos eleitorais, em Moçambique que, ao invés de conduzir as eleições, são parte interessada.
Os partidos políticos da Oposição têm sido, severamente, fustigados pela Comissão Nacional de Eleições, CNE, e pelo Secretariado Técnico de Administração Eleitoral, STAE. As falcatruas que cometem começam pela exclusão e termina na introdução de cadernos falsificados. Tem sido a dupla CNE/STAE que convida a FIR/UIR a meter-se nas disputas eleitorais com o objecivo único de favorecer a um dos concorrentes que todos sabem que é o Partido Frelimo. Portanto, nos actuais moldes de funcionamento dos órgãos eleitorais, eles se tornam inimigos do povo, da tranquilidade social e da paz. Mais que a CNE está o STAE que repara e operacionaliza as fraudes que temos estado a assistir. No nosso país, basta um partido ganhar uma única vez, ganha para sempre porque o vencedor se vira o grande patrão dos órgãos eleitorais. A continuar desse modo, as eleições não têm nenhum sentido, ficam desvirtuadas e perdem a sua vocação natural de julgamento dos políticos e uma porta aberta que conduz à alternância na administração da coisa pública. Os órgãos eleitorais são um entrave ao processo da democratização, a menos que se revista toda a legislação para que o STAE deixe de fazer fraudes e de desiludir o eleitorado.
Soubemos, de fonte segura, que chegaram, para votar no candidato do Partido Frelimo, de cada um dos 23 distritos de Nampula, 50 supostos eleitores. Mais ainda, de Cuamba, Lichinga e de Pemba foram importados 150 eleitores, num esforço para recapturar Nampula. O sonho que apoquenta algumas pessoas ligadas ao partido governamental é algo bastante sério e ultrapassa os limites impostos pelos princípios de transparência e da legalidade. O princípio do “vale tudo” tem se sobreposto à vontade de mudança estrutural da nossa sociedade. Os enfermos da tal insónia de que padecem alguns ilustres da Frelimo prejudicam a democracia. Quando, no XI Congresso da Matola, que não apanham sono enquanto um único município for governado pela oposição, não estavam a mentir. Vimos administradores distritais a andar em volta das assembleias de voto de modo a garantirem que os seus efectivos votem com segurança. Foi dentro deste contexto que o administrador de Moma foi alvo de suspeita que teve que se refugiar ao posto da polícia. O vale tudo meteu a mão nos meios públicos – viaturas do Estado foram usados para reforçar a capacidade da Frelimo. O administrador de Moma tinha um Toyota hardbod de matrícula vermelha. Fomos ao posto policial para saber um pouco mais desse administrador mas a nossa intenção foi gorada pela acção policial que nos fechou a acesso.
A demora na divulgação dos resultados de Nampula enquadra- se na grande estratégia dos órgãos eleitorais de tentarem salvar o seu candidato, Amisse Cololo António, pois, há sempre uma coincidência – o candidato da Frelimo é, também, o dos órgãos eleitorais, a quem favorecem grande e escandalosamente. Esperemos que vamos ver e ouvir a CNE e os seus colegas do STAE a dizerem que “requalificados os votos, o candidato da Frelimo é o legítimo vencedor da eleição intercalar de Nampula”. Ponto final. Esses não têm vergonha nem respeito quando se trata da arte de bem enganar o povo até porque já escândalos piores como é o caso de alterar os resultados leitorais, invertendo a vontade do povo. Aguardemos que as conversações secretas, em curso, entre o Presidente da Republica, Filipe Nyusi, e o Presidente da Renamo, Afonso Dhlakama, contemplem um novo figurino dos órgãos eleitorais, ver se descansamos de uma vez por todas. O povo anda cansado de aldrabices e falcatruas eu terminem em conflitos e guerras a seguir a cada acto eleitoral.
Em Nampula, para se evitar que o município não volte a cair aos pés da Frelimo, depende da atitude de Afonso Dhlakama de conversar com os partidos MDM, sem se esquecer Mário Albino, candidato que ficou em quarto lugar que revelou ter algum potencial político. Se Dhlakama tiver o engenho político, poderá se evitar que o Município seja recapturado por aqueles atiraram o país inteiro para o esgoto e ostracização internacional. A Frelimo já não merece a confiança de ninguém. A Renamo tem que se despir da mania de que poderá, sozinha, vencer a Frelimo. Agora o adversário chama-se Frelimo e veste-se de vermelho! Uma frente comum contra a Frelimo é uma necessidade histórica. Conjugando a larga base popular da Renamo e o controlo inteligente do MDM, evitar-se-á, seguramente, que Nampula volte a cair num buraco sem fundo!
Dhlakama, Nampula está à espera de si! Faça algo para Nampula não tomar o cálice de sangue! Se o líder da Renamo ficar calado no seu canto, fica, assim, provado o que se ouve dizer, na praça política, que Dhlakama costuma vender resultados eleitorais à Frelimo em troca de alguma coisa! A obrigação de apelar o voto da oposição é da inteira responsabilidade de Dhlakama por ser o líder da oposição que pretende reduzir o espaço territorial de governação da Frelimo. As rivalidades políticas e calúnias devem ser enterradas para que o golpe a aplicar contra a Frelimo seja demolidor!
LikeShow more reactions
Comment
Comments
Filipe Primeiro Certo discurso de quem vive os problemas do país e do povo bem haja ilustre
Manage
LikeShow more reactions
Reply1d
LikeShow more reactions
Reply23hEdited
Rui Carlos A renamo vai vencer a frelimo,a renamo não tem problema política em nampula.
Manage
LikeShow more reactions
Reply23h
Edwin Moz Não se trata de problema político mas o controlo técnico que ainda lhe faz muita falta. É preciso não esquecer que a Frelimo tem a possibilidade de manobrar os resultados, se não for apertada.
Manage
LikeShow more reactions
Reply23h
Rui Carlos É diferente com M.D.M que tem problema política em nampula, teve 3 problemas em nampula, 1- teve contenda pela morte de amurane,2-tocova meteu muita água por correr trocar os funcionários de amurane,3-Devi simango meteu candidato errado pra concorrer em nampula, que tinha problemas de desvio de fundos públicos,foi o grande erro de Devi simango
Manage
LikeShow more reactions
Reply23h
Rui Carlos Edwin que ingenuidade,mesmo assim a renamo vai vencer, a renamo já venceu 3 provincias do norte, onde a frelimo pôs mais de um camião de voto, e nhussy esteve na sala de reanimação na África do Sul, no norte a frelimo não tem concorrência, sempre no norte pela tradição foi da renamo
Manage
LikeShow more reactions
Reply23h
Edwin Moz Não negócio isso mas veja para a intercalar de Nampula...os dados falam que é necessária maior vigilância.
Manage
LikeShow more reactions
Reply23h
Rui Carlos Ok,mas isso não tem como evitar,eles devem se precaver, uma vez vocês que melhorava o controle,ja não vão concorrer
Manage
LikeShow more reactions
Reply23h
Edwin Moz Parece não ter entendido o alcance do meu texto...deixa para lá!
Manage
LikeShow more reactions
Reply23h
Fernando Miguel Jose Verdade vamos se unir faremos como Venezuela.
Manage
LikeShow more reactions
Reply23h
LikeShow more reactions
Reply23h
Rui Carlos O teu texto me fez entender que aqueles resultados da renamo, Quem possibilitava o controle era também o M.D.M,ja que M.D.M não vai mais concorrer, o número dos delegados da renamo na mesa de votação são reduzido no controle, etendi bem,
Manage
LikeShow more reactions
Reply22h
Rui Carlos E entendi Também que essa insuficiencia de delegados de controle vai dar chance a frelimo ganhar a batota kkkkkk
Manage
LikeShow more reactions
Reply22h
Rui Carlos E avisem o devi simango pra ter conselheiros que lhe possam dar conselhos na escolha de candidatos, e aqui na beira deve ser ele a concorrer, e se ele não concorrer vai perder a cidade da beira, Porque próximas eleições a renamo vai concorrer neste município da beira, e se o M.D.M experimentar pôr novo candidato, vai perder, Porque esse é sofala,o povo da beira não vai gostar ver o novo candidato do M.D.M nesta cidade, só vai apostar em Devi simango
Manage
LikeShow more reactions
Reply22h
Dengura Luiz Na minha opinião o candidato do MDM, poderia apoiar o seu homólogo da ReNamo
Manage
LikeShow more reactions
Reply15h
Rui Carlos dengura Luís, isso não vai acontecer que um candidato perdedor do M.D.M que pode ajudar a renamo, Os partidos são diferentes,so pode ser que os eleitores que votavam no M.D.M em nampula, passem a apoiar e votar a renamo, isso pode acontecer,
Manage
LikeShow more reactions
Reply13h
LikeShow more reactions
Reply11h
Jacinto Antonio Cassimo Cassimo Nunca Vai Acontecer Frelimo É O Dono De Moçambique. Sabes Como O País Foi Libertado. Estava Nas Mao Dk, Fala Parece Nao Tem Olho E Ouvido. Kkkkk...Disculpa.
Manage
LikeShow more reactions
Reply9hEdited
Rui Carlos Jacinto António o dono de Moçambique é você,aqueles são seus servidores, não são dono, Se não sabe vai estudar a psicologia e antropologia
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Rui Carlos Todo todos os moçambicanos lutaram pra libertar este Moçambique, e não fosse os moçambicanos apegar em arma pra eliminação do colono, o partido frelimo não existia, e nem pra fazer multipartidalismo foram os moçambicanos que fizeram pela luta da renamo, pra haver partidos tem que haver conquista do povo, sem a vontade do povo não haverá partidos a crescer,
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h
Rui Carlos Jacinto Antônio imagine uma empresa sem trabalhadores, o dono da empresa vai se orgulhar que tenho empresa, ou é uma empresa falida, è mesma coisa pra se orgulhar que sou dono de partido é quando o povo que fez crescer o partido estiver feliz com boa governação do mesmo partido, Senao,o povo dá outro voto pra o partido que sabe bem governar, o poder está nas mão desse povo desprezado pelo governo do dia, Se um dia o povo zangar o partido morre,
Manage
LikeShow more reactions
Reply1h

Drag Link/Photos/Video HereDrop LinkDrop Photo/VideoDrop Photos
Fungui, a menina de Tete
A menina Fungui vista por um menino do Chimoio.
Fungui a menina que chegou a Maputo de Tete, deu que falar, mexeu com a sensibilidade de muitas pessoas. Todos deram a mão, ajudaram naquilo que esteve ao seu alcance. Agora ela regressou a sua terra e encontra-se bem saúde. Ficamos a ganhar todos nós que, de um ou de outro modo, contribuímos para que a Fungui voltasse a sorrir.
Bom domingo, Fungui!
LikeShow more reactions
Comment
Comments
Juizo Leitura Deus abençoe ela sempre.
Manage
LikeShow more reactions
Reply1d
Magreth Zangado Talentoso o menino, vai longe
Manage
LikeShow more reactions
Reply1d
A natureza criminosa da Frelimo
É importante que os jovens conheçam a História que o povo moçambicano têm vindo a trilhar desde que Moçambique alcançou a independência. Existem episódios que só uma legião de verdadeiros diabos podem praticar – assassinatos de colegas de armas, amigos da caminhada, de gente inocente e simples, de camponeses. Um diabo não tem piedade porque ele se alimenta de sangue. Matar faz parte da sua natureza e vangloria-se de matar para defender o seu p...
Continue Reading
LikeShow more reactions
Comment
Comments
LikeShow more reactions
Reply1d
LikeShow more reactions
Reply23h
Editorial
CNE e STAE: como criar uma inesgotável fonte de conflitos
Maputo (Canalmoz) – Os munícipes de Nampula votaram, na quarta-feira, para eleger o presidente do Conselho Municipal. E os protagonistas da eleição, mais uma vez, não foram os candidatos nem os eleitores. A história repete-se. Foram os órgãos eleitorais, pela negativa. E desta vez não se pode justificar que toda a desorganização de que o processo enfermou foi pela incapacidade dos órgãos eleitorais, designada...
Continue Reading
LikeShow more reactions
Comment
Comments
Eugenio Justo Vitorino O melhor que podias fazer é concentrar se na reorganização do teu partido
Manage
Reply2d
Candido Cunbane Os nampulenses não caíram nas falsidades de STAE e CNE
Manage
Reply2d
Julio Lacitela Olha, o tal de Cololo, entrevistado pelo embaixadoe americano deu justificaçao das falcatruas em defesa da CNE e STAE. Mais inocente? Nao existe.
Manage
Reply2d
Edwin Moz Eugenio Justo Vitorino, você não deve estar bem consigo próprio...
Manage
LikeShow more reactions
Reply2d
Ibraimo Assane Concordo! Infelizmente é moçambicano que pensa dessa forma
Manage
Reply1d
Eugenio Justo Vitorino Tou muito bem, quem aqui no anda bem é v Excia, claro, depois daquela tunda que apanhou em Nampula seria anormal estares bem!
Escuta aqui oh Edwin, você vinha bem como jornalista, lamento que do nada virou "Narco-Jornalista"
Manage
Reply1d
Correia Uailofix Uailofix Kkkkkjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Manage
Reply1d
Mafiosos frelimistas
Esta viatura é do Estado e atribuída ao administrador distrital de Memba. Abusivamente, ele pegou na via do Estado rumou à Nampula para fazer parte da eleição intercalar, chefiado um grupo de 50 eleitores fantasmas. A viatura foi flagrante na EPC de Maparra. Os vigilantes descobriram o mafioso que foi obrigado a refugiar-se posto policial destacado para proteger as assembleias de voto naquela escola.
LikeShow more reactions
Comment
Comments
Juvêncio Flores Então isso influênciou com a extinção do teu partido
Manage
LikeShow more reactions
Reply4d
Rui Carlos Sim enfluenciou, Porque muitos que queriam votar a favor do partido da oposição tiveram que ser rejeitados por falta de nomes nos cadernos que desapareceram por motivos não esclarecidos, mas tinhas cartão de eleitor escrito naquele posto, e número do posto onde recenceou.
Manage
LikeShow more reactions
Reply4d
Rui Carlos Juvencio flores -essa táctica de impedir os naturais de nampula pra não votar, e fazer vir de outras províncias já tinha sido estudada há bastante tempo pelos camaradas kobois,e está aí o resultado,votaram um número muito reduzido por causa de máfia.
Manage
LikeShow more reactions
Reply4d
LikeShow more reactions
Reply4d
LikeShow more reactions
Reply4d
Edwin Moz Juvêncio Flores, está tudo bem consigo? Se precisar de alguma ajuda, é só avisar...
Manage
LikeShow more reactions
Reply4d
Juvêncio Flores Meu caro ilustre comigo está tudo bem. ..
Se eu precisar de ajuda como qualquer ser humano irei solicitar. ..
Manage
LikeShow more reactions
Reply4d
Edwin Moz Parece-me que ter perturbações mentais porque quem tem a cabeça no lugar não pode nem deve defender ilegalidades...
Manage
LikeShow more reactions
Reply4dEdited
Juvêncio Flores Kkkkkkkkkkk peço pra n me ofender pk te respeito mnt
Manage
LikeShow more reactions
Reply3d
Edwin Moz De igual para igual.
Manage
LikeShow more reactions
Reply3d
LikeShow more reactions
Reply3d

Sem comentários: