quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Comissão Nacional de Eleições confirmou a ausência de vencedores nas intercalares de Nampula



O País

Eleição intercalar em Nampula: CNE divulga resultados definitivos mas realização da segundo volta será decidida pelo CC
Escrito por Emildo Sambo  em 31 Janeiro 2018
Share/Save/Bookmark
Os candidatos da Frelimo e Ranamo foram, efectivamente, os mais votados na eleição intercalar realizada a 24 de Janeiro último, na cidade de Nampula, mas nenhum deles amealhou votos suficientes para ser declarado eleito e substituto de Mahamudo Amurane, assassinado a 04 de Outubro de 2017, na sua residência, disse, na quarta-feira (31), a Comissão Nacional de Eleições (CNE), horas antes de submeter o dossier relativo ao escrutínio ao Conselho Constitucional (CC), órgão ao qual cabe a última palavra sobre a realização ou não segunda volta.
O edital sobre o apuramento geral dos resultados atinentes à eleição intercalar para a escolha do novo presidente do Conselho Municipal da Cidade de Nampula, apresentado pela CNE, em Maputo, indica que, dos 296.500 eleitores inscritos (100%), apenas 73.852 votaram (24,90%), o que significa que 222.738 (75,10%) não se fizeram às urnas por razões não apuradas.
A indiferença no direito de votar no sufrágio em alusão não passou despercebido e remete para uma análise profunda sobre as causas, algumas das quais já são conhecidas, como é o caso da desorganização e descredito em relação as instituições que organizam os processos eleitorais.
Todavia, a CNE e o Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) ainda não encontraram formas de ultrapassar esses problemas.
Dos eleitores que exerceram o seu dever cívico, 32.042 (44,51%) votaram em Amisse Cololo, da Frelimo, e 29.029 (40,32%) em Paulo Vahanle, da Renamo.
Por via destes resultados, que constam da deliberação número 01/CNE/2018, de 30 de Janeiro, o novo edil da capital do norte poderá ser encontrado por via de uma segunda volta, se assim também julgar a CC.
O presidente da CNE, Abdul Carimo, disse que “não existem pressupostos para a determinação de candidato eleito”, porque, de “acordo com os dados de apuramento dos resultados eleitorais (...), nenhum do candidatos” obteve a maioria de votos, isto é, mais de metade de votos validamente expressos (...).
O dirigente, que falava num encontro que visava a apresentação da acta, do edital da centralização e do apuramento geral da eleição intercalar em Nampula, disse que o órgão que gere os processos eleitorais no país não recebeu alguma reclamação dos mandatários dos partidos políticos.
Pese embora as abstenção tenha sido massiva, Abdul Carimo considerou que o escrutínio decorreu de forma positiva.
Recorde-se que um estudo da rede de investigação Pan-Africana, o Afrobarómetro, constatou que há cada vez menos moçambicanos que acreditam na realização de eleições livres, justas e transparentes. O “apoio popular à democracia e a satisfação com a sua implementação caíram de forma alarmante”.
1 h ·


A Comissão Nacional de Eleições (CNE) confirmou a ausência de vencedores nas intercalares de Nampula. A informação foi avançada, hoje, pelo Presidente da CNE, Abdul Carimo em conferência de impressa.
OPAIS.SAPO.MZ

GostoMostrar mais reações
Comentar
Comentários
Sebastian Cardoso Um religioso islamico como presidente da CNE..O islamico religioso poe o Islao acima de Mocambique, o Islao e' a patria do religioso islamico...O Corao e' a constituicao...Para o islamico religioso o alcorao e' mais importante que a constituicao do pais onde vivem...Religiosos podem e devem fazer parte da Comissao Nacional de Eleicoes...Mas, um religioso islamico como presidente?!
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Enísio Guilhermina Cuamba Uma das ilações que pode sair desse processo eleitoral é que alguma coisa deve melhorar, pois não se justifica que uma instituição que vem realizando pleitos eleitorais há mais de dez anos leve bastante tempo para divulgar resultados finais de um escrutínio intercalar. Há que profissionalizar o CNE e o STAE através da introdução de meios tecnológicos mais eficazes e efecientes.
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder39 min
Osvaldo Mainde Gastar dinheiro, enquanto poderia esperar até Outubro... epah
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Julito Massingue Indiano corrupto apanhaste bom super mercado pra fazer lavagem de dinheiro
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Araujo Alexandre Houana Houana Paspalhão ,humorista ,Patetuco
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Timoteo Papel Eu gosto disso. Só espero que não falte...
Gerir


GostoMostrar mais reações
Responder1 h

GostoMostrar mais reações
Responder1 h
Fernando Pedro So para esbanjar dinheiro.

Sem comentários: