sexta-feira, 12 de janeiro de 2018

Ramalho Eanes viu ser-lhe apresentada pelo Governo uma lei especialmente congeminada contra si.


"Quando cumpria o seu segundo mandato, Ramalho Eanes viu ser-lhe apresentada pelo Governo uma lei especialmente congeminada contra si.
O texto impedia que o vencimento do Chefe do Estado fosse «acumulado com quaisquer pensões de reforma ou de sobrevivência» públicas que viesse a receber.
Sem hesitar, o visado promulgou-o, impedindo-se de auferir a aposentação de militar para a qual descontara durante toda a carreira.
O desconforto de tamanha injustiça levou-o, mais tarde, a entregar o caso aos tribunais que, há pouco, se pronunciaram a seu favor.
Como consequência, foram-lhe disponibilizadas as importâncias não pagas durante catorze anos, com retroactivos, num total de um milhão e trezentos mil euros.
Sem de novo hesitar, o beneficiado decidiu, porém, prescindir do benefício, que o não era pois tratava-se do cumprimento de direitos escamoteados - e não aceitou o dinheiro. Num país dobrado à pedincha, ao suborno, à corrupção, ao embuste, à traficância, à ganância, Ramalho Eanes ergueu-se e, altivo, desferiu uma esplendorosa bofetada de luva branca no videirismo, no arranjismo que o imergem, nos imergem por todos os lados.
As pessoas de bem logo o olharam empolgadas: o seu gesto era-lhes uma luz de conforto, de ânimo em altura de extrema pungência cívica, de dolorosíssimo abandono social.
Antes dele só Natália Correia havia tido comportamento afim, quando se negou a subscrever um pedido de pensão por mérito intelectual que a secretaria da Cultura (sob a responsabilidade de Pedro Santana Lopes) acordara, ante a difícil situação económica da escritora, atribuir-lhe. «Não, não peço. Se o Estado português entender que a mereço», justificar-se-ia, «agradeço-a e aceito-a.
Mas pedi-la, não. Nunca!»
O silêncio caído sobre o gesto de Eanes (deveria, pelo seu simbolismo, ter aberto telejornais e primeiras páginas de periódicos) explica-se pela nossa recalcada má consciência que não suporta, de tão hipócrita, o espelho de semelhantes comportamentos.
“A política tem de ser feita respeitando uma moral, a moral da responsabilidade e, se possível, a moral da convicção”, dirá. Torna-se indispensável “preservar alguns dos valores de outrora, das utopias de outrora”.
Quem o conhece não se surpreende com a sua decisão, pois as questões da honra, da integridade, foram-lhe sempre inamovíveis. Por elas, solitário e inteiro, se empenha, se joga, se acrescenta- acrescentando os outros.
“Senti a marginalização e tentei viver”, confidenciará, “fora dela. Reagi como tímido, liderando”. O acto do antigo Presidente («cujo carácter e probidade sobrelevam a calamidade moral que por aí se tornou comum», como escreveu numa das suas notáveis crónicas Baptista-Bastos) ganha repercussões salvíficas da nossa corrompida, pervertida ética.
Com a sua atitude, Eanes (que recusara já o bastão de Marechal) preservou um nível de dignidade decisivo para continuarmos a respeitar-nos, a acreditar-nos - condição imprescindível ao futuro dos que persistem em ser decentes.
Fernando Dacosta
Nota: Já escrevi algures no Expresso um comentário sobre Ramalho Eanes, mas sinto-me na obrigação de dizer algo mais e que me foi contado por mais que uma pessoa.
Disseram-me que perante as dificuldades da Presidência teve de vender uma casa de férias na Costa de Caparica e ainda que chegou a mandar virar dois fatos, razão pela qual um empresário do Norte lhe ofereceu tecido para dois. Quando necessitava de um conselho convidava as pessoas para depois do jantar, aos quais era servido um chá por não haver verba para o jantar. O policia de guarda em vez de estar na rua de plantão ao frio e chuva mandou colocá-lo no átrio e arranjou uma cadeira para ele não estar de pé. Consta que também lhe ofereceram acções da SLN-BPN, mas recusou."
72 comentários
Comentários
Fernando Pinto Ainda há Portugueses/as de fibra.Quem lhes siga o exemplo,muito poucos.
Gerir
5 ano(s)
Paulo Moreira da Silva já publiquei este texto pelo menos 3 vezes e consta nas minhas notas. Chamam-se HOMENS DE HONRA. ... e para que não se esqueça, publico de novo.
Gerir
5 ano(s)
Bessa Manuel Como este homem eram precisos muitos em Portrugal.
Gerir
5 ano(s)
Elisabete Gonçalves Não duvides, Manuel!
Gerir
5 ano(s)
Manuel Costa "Não há bela sem senão"... não só apoiou como integrou a comissão de honra da candidatura à presidência do homem que se abotoou com acções da SLN-BPN, ou seja, apoiou um oportunista que tirou partido de uma das maiores roubalheiras da nossa história...
Gerir
5 ano(s)
Paulo Moreira da Silva ...o que não quer dizer nada. Eu tb votei nesse e no Passos Coelho, tal como maioria dos portugueses. Eu, já me arrependi...mas o mal já está feito
Gerir
5 ano(s)
Elisabete Gonçalves Apoiou sim...e deve ter ficado "remordido" quando deu conta que o sentido de honra do homem a quem deu o seu apoio...era totalmente diferente do seu. Nem por isso deixo de o respeitar e ter a minha admiração. Como ele, de facto, há muito poucos!
Gerir
5 ano(s)
Fernando Pinto QUEM NUNCA "SE ENGANOU"QUE ATIRE A PRIMEIRA PEDRA
Gerir
5 ano(s)
Manuel Costa De acordo, camarada Fernando. Por isso mesmo iniciei o meu anterior comentário com o provérbio "Não há bela sem senão". Apenas quis alertar para a tendência, que todos temos, para idolatrar alguns líderes esquecendo que, tal como nós, também eles cometem erros e esses com repercussões bem mais graves do que os cometidos pelo cidadão comum... e menos desculpáveis uma vez que têm acesso a informação privilegiada que nós não temos. Contudo, não menosprezo, antes pelo contrário, valorizo a atitude meritória do Gen. R. Eanes, em absoluto contraste com a que assumiu Cavaco Silva. Já agora, felicito o Paulo Moreira da Silva pela autocrítica. Autocrítica que, sendo expectável num Pára, não deixa de ser louvável num tempo em que a coragem e a honra já por muitos são consideradas defeitos em vez de virtudes. Concluindo, camaradas, incluamo-nos também, apesar de cidadãos comuns, no lote de homens de honra. E de mulheres de honra- já me esquecia da Elisabete:-) Peço-lhe imensa desculpa. Um abraço e saudações páraquedistas para todos!
Gerir
5 ano(s)
Fernando Pinto um abração camarada.
Gerir
5 ano(s)
Manuel Costa outro para ti, camarada.
Gerir
5 ano(s)
Manuel Rocha Eu não sinto qualquer respeito por alguém que apoia quem beneficiou e beneficia de criminosos...por exemplo juros bancários altíssimos que nem sequer estavam a público e menos ainda por exemplo...a justiça que nunca mais vem para que esses roubos à fazenda Nacional sejam prepostos na CGD.
Gerir
5 ano(s)
Maria C. Mascarenhas Ramalho Eanes será sempre uma grande referência, tal como foi um grande Presidente, nas circunstâncias que então se viviam.
Gerir
5 ano(s)
Fernando Pinto MANUEL ROCHA,NUNCA SE ENGANOU NA AVALIAÇÃO DA PERSONALIDADE E HONESTIDADE DE UMA PESSOA?nunca ninguém o desiludui?
Gerir
5 ano(s)
Elisabete Gonçalves Sr. Manuel Rocha: não tenho por hábito comentar as minhas publicações, pois já nelas disse tudo o que pensava. A partir do momento que são públicas, está aberta a possibilidade de quem quer que seja as comentar. Tenho consciência disso. Uma vez que o texto não é meu( é de Fernando Dacosta, como referi no seu final), reservo-me o poder discricionário de lhe responder. Admiro este homem desde tenra idade e, ao contrário do que lhe aconteceu a ele ao dar o seu apoio a quem o não mereceu, NUNCA me desiludiu. Votaria nele de olhos fechados se neste momento ele fosse candidato ao que quer que fosse, pois sei que seria o primeiro a dar o exemplo, coisa que infelizmente ainda não vi até hoje NINGUÉM (salvo raríssimas excepções que se contarão pelos dedos de uma única mão!) fazer. No panorama de baixo perfil , conhecimento, honradez e moralidade da nossa classe política, este homem merecia uma estátua! Devo dizer-lhe que eu, que me considero uma mulher de honra, pensaria duas vezes e me custaria os “olhos da cara” abdicar do que ele abdicou e da postura que teve. Apesar de ter dado (quem não se equivocou até hoje?) o seu apoio a quem o não merecia, nunca aceitou fosse o que fosse das mãos de ninguém. Desafio-o a prová-lo! E por último, para falar com a certeza que fala, também o senhor deve ser um homem de honradez e postura imaculada, pois só assim terá o direito de questionar as opções de um homem acima de qualquer suspeita. Se não for o caso, apesar de respeitar a sua opinião, numa próxima vez que apontar o dedo acusatório a alguém...lembre-se que tem os outros quatro, virados na sua direcção! Um abraço.
Gerir
51 semEditado
Manuel Rocha Sim...já me desiludiram muito,Eanes nunca me desiludiu,a começar pelo 25 de Novembro com o apoio da escumalha de direita,e os resultados saltam à vista...Melo Antunes tinha toda a razão,observou o encosto de Eanes à direita contráriamente aos ideais de Abril!
Gerir
5 ano(s)
Elisabete Gonçalves A História se encarregará de dizer se foi ou não a melhor opção. Não me sinto com conhecimento suficiente para o avaliar de forma isenta.
Gerir
5 ano(s)
Manuel Rocha Elisabete Gonçalves,toda a gente sabe como Cavaco usufruiu das acções do BPN!!!Veio a público!!!Eanes sabe muito bem sobre esse assunto,e resolveu dar-lhe apoio POLÍTICO???
Gerir
5 ano(s)
Manuel Rocha Elisabete...sabe ou não o que lhe falo???Quer que lhe faça um desenho???
Gerir
5 ano(s)
Elisabete Gonçalves Como atrás referi, não foi a sua acção que esteve mal...foi quem dela se aproveitou para tornar Portugal no "regabofe" que é hoje. Já deve ter dado imensas voltas na cama a penalizar-se por deixar que acontecesse.,É que esse peso de consciência, apenas acontece aos homens honrados como ele.
Gerir
5 ano(s)
Manuel Rocha Um homem honrado não apoia OPORTUNISTAS!!!
Gerir
5 ano(s)
Elisabete Gonçalves Cavaco...é Cavaco. Eanes é massa de outra têmpera.
Gerir
5 ano(s)
Manuel Rocha Pois....j.Pimenta...uma têmpera que apoia OPORTUNISTAS!!!e MAIS GRAVE AINDA INCOMPETENTES!!!
Gerir
5 ano(s)
Elisabete Gonçalves E eu sei bem que Cavaco usufruiu, mas não ELE! A simples menção desse nome, dá-me náuseas! Eanes, nunca o faria.
Gerir
5 ano(s)
Manuel Rocha Eanes nunca o faria,no entanto achou por bem apoiar o bandido!
Gerir
5 ano(s)
Elisabete Gonçalves Concentre todo o seu descontentamento no bandido e não tanto em quem, porque ainda se não pronunciou acerca disso, o apoiou por sei lá que razão.
Gerir
5 ano(s)
Manuel Rocha A razão é que Eanes esteve sempre do lado do bandido,e como se costuma dizer,diz-me com quem andas e direi as manhas que tens!!!Melo Antunes no livro um homem pragmático foi peremptório ao referir bem sobre esse assunto!Não aceito que se limpe o nome de seja quem fôr que apoie bandidagem!
Gerir
5 ano(s)
Elisabete Gonçalves Como este e outros homens nos presentearam, vivemos num estado democrático( nem sei bem se é!) e cada um tem direito ás suas opiniões, Manuel Rocha. Até prova em contrário ou achado onde "Judas perdeu as botas"...não vi ninguém que se lhe compare. Percebo as suas razões...compreenda as minhas. Um abraço.
Gerir
5 ano(s)
Manuel Rocha Nunca poderei compreender as suas razões,visto que toda a gente se depara com um presidente que é professor de economia,e usufruiu das amizades criminosas de juros altíssimos que nem a público estavam!!!E Eanes sabe muito bem sobre esse assunto,se não sabe;é muito mais ignorante que eu!!!
Gerir
5 ano(s)
Antonio Ferreira Para mim este homem honra tanto os militares como a classe politica(coisa quase impossível nos dias que correm) pode não ser perfeito, mas quem o é? Erros todos cometem...mas serão com o propósito de tirar dividendos desses erros, não me parece.
Gerir
5 ano(s)
Maria Odete Sampaio Ribeiro Meu querido presidente! O melhor de todos os tempos, houvesse homens como ele no actual governo e não estaríamos nesta agonia.
Gerir
5 ano(s)
Fernando Pinto como já me tinha metido nesta conversa,vou fazer um último comentário.Se este homem não presta,ninguém em Portugal presta nem mesmo o Snr Manuel Rocha.Esta é a minha opinião.Os meus cumprimentos.
Gerir
4 ano(s)
José Carlos ReiseSilva Este homem é de uma verticalidade ímpar! A esquerda? Detesta-o porque a esquerda ama Lenine, Estaline, Mao, Ceausescu, Fidel, os carniceiros do planeta. Ao odiar Eanes, a esquerda está a fazer-lhe um favor: separar as águas para que não se misturem. Nem convém, para que a água potável não seja contaminada.
Gerir
4 ano(s)
Maria Do Carmo Neves Sinto uma grande HONRA por ter tido a possibilidade de conhecer pessoalmente ESTE GRANDE HOMEM, conjuntamente com outro GIGANTE da Democracia Portuguesa, Salgueiro Maia.AS GRANDES FIGURAS DE QUE PORTUGAL PRECISA.HOMENS HONRADOS!
Gerir
4 ano(s)
António Cunha Vaz O Senhor General António Ramalho Eanes está muito acima da gentalha. Terá cometido erros na vida? Com certeza que sim. É humano, viveu em épocas difíceis para o País e estou certo que algumas de isões que tomos as reveria agora. Mas, ao tempo, foram ponderadas e, sobretudo, sem interesse próprio. Há homens que deviam ser homenageados em vida. Para, quando um dia partirem, saberem a gratidão deste povo que tem mais do que traidores e invejosos( ao contrário de muitos que só conhecem os lusíadas das selecções dos resumos para cursos de cultura geral)
Gerir
4 ano(s)
Fernando Centeio Este HOMEM de bem, vertical é de outra cepa, de outra estirpe que em nada se compara com os vermes que sempre nos governaram. Há muito tempo que sabia desta inspiradora historia de verdade, de dever e sentido da coisa pública!
Gerir
4 ano(s)
José Gonçalves não gosto dEle ,mas aprecio e agradeço o gesto !
Gerir
4 ano(s)
Laura Veiga O melhor Presidente da República que tivemos. Os governantes que polham os olhos neste SENHOR.
Gerir
4 ano(s)
José Ferreira Não sabia,mas digo( bravo).
Gerir
4 ano(s)
Maria Miguel Pereira Não estava metido nas maquinas partidárias ...
Gerir
4 ano(s)
Jose Quintas Este homem podera ser reconhecido como um heroi Nacional, bem o merece não por mediatismo, mas sim por fatos e acções comprovados.
Gerir
4 ano(s)
Antonio Morais É verdade, pelo menos a parte do policia, o meu irmão ja trabalhou no corpo de segurança a altas entidades e embaixadas e o sr. General tinha uma cadeira para eles se sentarem e mandava muitas vezes que lhe fossem servidas refeições e bebidas quentes, em epocas festivas oferecia uma refeição a quem no cumprimento do dever se encontrava privado da companhia da familia. Sempre que passava por eles cumprimentava educadamente e muitas vezes ficava a falar com eles. Ouvi muitas vezes o meu irmão falar disso em relação ao General Ramalho Eanes.
Gerir
4 ano(s)
Amilcar Mendez Embora este post já tenha ums anos existem aspectos da personalidade do Sr Ramalho Eanes e de sua esposa que nunca mudaram ...melhoraram. Ainda hoje ele tem direito a protecção policial, e nas noites frias da Madre de Deus, o cafézito quente aquece a alma dos Guarda se sentinela . Falo com conhecimento de causa.
Quanto ao episódio da venda do apartamento da C. Da Caparica foi mesmo verdade ! Absoluta!
Gerir
2 ano(s)Editado
Ricardo Barros UM SENHOR. UM PATRIOTA
Gerir
2 ano(s)
José Vilas Ribeiro ola amiga estes estão em extinção homens como este não houve não há e pela fome destes que se dizem políticos demonstram vão passar umas décadas para termos um patriota assim
Gerir
2 ano(s)
Rui Coutinho Este é um dos últimos militares, raça, que como sabemos, a nível de oficiais superiores, está em extinção.
Gerir
1 ano(s)Editado
São Pereira Um Grande Senhor (hoje em dia em vias de extinção)!
Gerir
2 ano(s)
Imortal Imortal Enorme este homem
Gerir
2 ano(s)
Valdemar Oliveira Oliveira está em vias de extinção assim como todos o que o acompanharam desde da amadora com o saudoso comandante JAIME NEVES estamos a acabar MAMA SUMÉ
Gerir
2 ano(s)
Antonio Varela Homens assim não estão em extinção, não concordo com isso. O que está em extinção é a liderança pelo exemplo, mas que Portugal tem gente boa, tem sim, não estão é na politica para não macular os seus nomes.
Gerir
2 ano(s)
Filipe Alves Talvez fosse de todo oportuno mencionar quem era o primeiro ministro responsável por essa Lei com objetivo bem definido...
Gerir
1 ano(s)
Joao Carlos Correia Caçador Muita gente,alguns camaradas meus,são demagogos e pretendem,a coberto de falsos moralismos,mostrarem ima moraludade bacoca.Quem nunca se enganou?Porque o Ramalho Eanes se enganou,é razão para o considerarem igual a quem foi oportunista?Antes de escreverem maturem o que vão dizer.Já agora,pensem,vcs são imaculados?Já agora lembrem-se da célebre frase-"Quem nunca pecou que atire a primeira pedra",conhecem?
Gerir
1 ano(s)
Joao Carlos Correia Caçador Queria escrever uma moralidade,desculpem.
Gerir
1 ano(s)
Ricardo Barros Este homem integro é o maior expoente da nossa democracia a par do nosso saudoso COMANDANTE Jaime NevesGerir
1 ano(s)
Jorge Lameiras de Figueiredo Dois homens,que no meu tempo de tropa,iria até ao fim do mundo,aos dois,Mama Sumé presente
Gerir
1 ano(s)
Antonio Pais Depois do meu Comandante Jaime Neves.... só ele.....fizemos- lhe muitas guardas de honra...... C.ia 123.
Gerir
1 ano(s)Editado
José Santos O meu mais profundo respeito A AMBOS - MAMA SUMAE!!!
Gerir
1 ano(s)
Rui A F Rocha grande homem
Gerir
1 ano(s)
Manuel Andrade A geringonça não segue esses exemplos ,vejam o que gastaram com um Morto ,que nem cá estava no 25 de Abril já agora quando falarem no 25 de Abril não falem só nos Capitães falem no grosso da Coluna que eram Soldados e se algo corre-se mal quem ia parar ao xelindró eram eles ,,,,,,,,,,,,Mama Sumae,
Gerir
1 ano(s)
Rui Coutinho A grandeza de um militar, que devia servir de exemplo para tantos outros.
Gerir
30 sem
Rui A F Rocha simplesmente um grande homen
Gerir
30 sem
Jose Teixeira Um grande Senhor. 
Infelizmente há poucos !!!
Gerir
30 sem
Dimas Santos Vaz Este SENHOR era MILITAR?
Gerir
30 sem
Eduardo Jorge Piedade Silva Respeito por este Homem a honestidade e lealdade à pátria faz dele o melhor o presidente dos últimos 50 anos
Gerir
30 sem
Manuel Pereira Grande SENHOR e grande GENERAL. Homem sério, profissional e honesto.
Gerir
1 dia(s)
Francisco Teixeira Este senhor era militar não era nenhum habitante das prisões e dos fortes como foi o bochechas e mais
Gerir
1 dia(s)
Manuel Pereira Grande Homem, Grande PRESIDENTE da minha PATRIA, Grande Militar, Grande General e agora Honrado "COMANDO". Os meus PARABENS para alem de tudo isto como o grande apoio e ajuda que deu na altura como ainda TENENTE CORONEL ao nosso Comandante Coronel "CMD" Jaime Neves no 25 de NOVEMBRO de 1975.
Gerir
2 h
Francisco Teixeira Jaime Neves herói da liberdade
Gerir

Sem comentários: