sábado, 13 de janeiro de 2018

Polónia criminaliza ainda mais o aborto


Líder do partido no poder, Jaroslaw Kaczynski, diz que bebés que se sabe que vão morrer ou ter malformações graves devem nascer para serem baptizados.
Manifestação pela liberalização do aborto na quinta-feira à noite
Foto
Manifestação pela liberalização do aborto na quinta-feira à noite REUTERS
O Parlamento polaco rejeitou uma proposta que propunha o fim de algumas restrições à interrupção voluntária da gravidez, aprovando em vez delas medidas para tornar o aborto mais difícil.
A Polónia tem as leis mais restritivas sobre o aborto em toda a Europa, com a interrupção da gravidez a ser possível apenas quando a vida do feto ou da mulher estão ameaçadas ou quando a gravidez resulta de violação ou incesto. 
Se for promulgada, a Lei Parem o Aborto – uma iniciativa de um grupo de cidadãos ultra-conservadores – pode impedir a interrupção da gravidez mesmo quando há doenças congénitas no feto.
Anualmente, 95% dos abortos legais na Polónia decorrem deste tipo de problemas. Muitas mulheres polacas viajam para o estrangeiro para terminarem a gravidez ou tomam medicamentos abortivos comprados na Internet.
"Foi um dia negro para a Polónia", disse Krystyna Kacpura, directora da Federação das Mulheres e do Planeamento Familiar sobre a votação, na quinta-feira à noite. "Se a lei for para a frente, as mulheres polacas vão morrer. Somos tratadas como descartáveis – só existimos para ter filhos doentes e depois somos deixadas sozinhas, sem qualquer ajuda, a criar esses filhos."
Em 2016, o partido ultraconservador no poder, o Lei e Justiça, foi forçado a recuar na tentativa de proibir totalmente o aborto – a proposta de lei motivou grandes protestos nas ruas.
Mas o líder do partido, Jaroslaw Kaczynski (que os observadores dizem ser quem manda de facto no Governo, apesar de não o integrar), disse que o executivo iria continuar a tentar apertar a lei.
"Vamos conseguir que mesmo nas gravidezes difíceis, quando se sabe que a criança vai morrer ou que vai ter grandes malformações, as mulheres dêem à luz de forma a que a criança seja baptizada e sepultada, que tenha um nome", disse Kaczynski.
Na quinta-feira, ao apresentar a proposta de lei que foi aprovada, em vez da que propunha a liberalização das regras em vigor, Kaja Godek, da Fundação Vida e Família (anti-aborto), disse aos deputados que estava no Parlamento porque não quer que os "hospitais se transformem em matadouros".
Desde que chegou ao poder em 2015, o PiS acabou com os tratamentos de fertilização in vitro pagos pelo Estado e restringiu o acesso à contracepção de emergência, introduzindo a obrigatoriedade de existir uma prescrição médica para a pílula do dia seguinte.

Declaração de fé

Lukasz Szumowski, nomeado ministro da Súde na remodelação governamental da semana passada, é um dos quatro mil médicos que assinaram uma "declaração de fé", comprometendo-se a não fazer "abortos, eutanásia, prescrever contracepção, inseminação artificial ou inseminação in vitro", com base na ideia de que estes actos "violam os mandamentos básicos do Decálogo e rejeitam o criador".
Os deputados aceitaram debater uma proposta para liberalizar as leis do aborto. A proposta de lei "Salvem as mulheres" permitiria interromper a gravidez até às 12 semanas e garantiria o acesso a métodos contraceptivos, a cuidados de saúde e à educação sexual. Mas foi rejeitada – alguns deputados da oposição não apareceram e outros abstiveram-se.
"Muitos deputados acreditam que as suas carreiras dependem da Igreja Católica", disse Kacpura, da Federação das Mulheres e do Planeamento Familiar. “Mas vamos continuar a lutar por isto – estamos a lutar pelas nossas vidas."
  1. Joao
      Portugal 
    "Não concordo" é a minha opinião, "mas é assunto interno dos polacos...". A minha opinião de nada vale nem eu quero que valha, eles lá é que sabem o que querem, tão simples como isso. Só faço notar, com alguma zombaria, que será mesmo, pelo que leio, mais restritiva que na Arábia Saudita... ou muitíssimo mais restritiva do que no Irão.
  2. O que é extraordinário é que estas medidas são tomadas por políticos que foram eleitos maioritariamente pelo povo! Mas convém lembrar que para no próximo mês farão 85 anos em que Hitler também foi eleito pelo povo alemão para chefiar o governo....
  3. Nao deve ser por acaso que cada vez ha mais polacos a fugir do pais.
  4. Um bom exemplo de quando se deixa que as escrituras sagradas nos guiem, sugiro que celebremos esta conquista da fé, não podemos é ir celebrar na marisqueira (Levitico 11:10) e há que ter também cuidado a andar de bicicleta que não esmaguemos os testículos (Deuteronomio 23:1) porque desse modo não haverá para nós lugar no reino do Senhor. Amén!
    1. Javali
        Javali profissional 
      Amém irmão!
    2. O quê é que esses versículos têm a ver com o assunto?
    3. Amén irmãos! Caro/a omariatrazcaaescada, a proibição de comer marisco seria mais um passo no sentido de tornar a nossa sociedade um pouco mais próxima do Senhor, algo que devia ser tido em conta por líderes tementes a Deus como os polacos têm a sorte de ter. Não escrevo em vão, por isso remeto os meus críticos para as escrituras sagradas caso tenham dúvidas. Amém e ide na graça do Senhor.
    4. Prof. Etadades Graça: O quê é que esses esses versículos têm a ver com o aborto? Mas se quer ir por aí, vá para Act 10, 10-15. E mais não digo nem direi sobre este assunto.
  5. Não concordo, mas é assunto interno dos polacos que em nada colide com tratados europeus. Cada qual que pratique a beatice como muito bem entender.
    1. Nao colide com os Tratados mas colide com os valores de laicidade dos Estados Europeus.
    2. Isso de valores europeus de laicidade é um conceito muito elástico... embora a religião não governe, ela interfere de muitas formas em vários estados europeus (os do sul, sobretudo). E temos o caso da Irlanda, que sempre foi algo fundamentalista, embora comece agora a desabrochar.
    3. Javali
        Javali profissional 
      Se fôssemos 100% laicos nem feriados religiosos teríamos. Votei a favor no referendo do aborto mas nem todos os países são iguais, nem todos os povos pensam da mesma maneira.
  6. Pelayo
      Covadonga 
    Discordo em absoluto da posição do governo polaco sobre este assunto. O que vale é que as mulheres polacas poderão continuar a ir aos países vizinhos abortar
    1. Uau! Quem diria! Fez-se luz na cabeca do Pelayo! Sempre pensei que fosse um catolico fundamentalista
  7. Ovelha Preta
      O Mundo é a minha casa 
    Espanta-me o grave silêncio do Vaticano e do tão "moderno" Papa Francisco perante esta barbarie polaca feita sob o manto da igreja católica. Espanta-me também, que governos da Europa que têm embandeirado a defesa do direito ao aborto não lancem um anúncio público, ao mesmo tempo confrontando este fanatismo teocrático do governo polaco, a dizer às mulheres polacas com gestações de fetos aberrantes que podem vir fazee esses abortos nesses outros países da UE usando o sistema europeu de saúde (antigo cartão E11). Estes seriam os verdadeiros e cruciais movimentos "#metoo".
    1. Mas a UE diz. A Comissao lancou o artigo para sancoes contra as medidas anti Democraticas da Polonia. Infelizmente a UE nao tem palavra em relacao a este assunto nos EM. Se que acho que o TRibunal Europeu pode muito bem proibir esta lei. Era bem feito
  8. Ainda gostava de saber quando é que os gays se vao poder casar naquele pais.
    1. Flock
        Suiça 
      Na Polonia é como na Rússia, não há gays ;)
  9. Como se aborto for parar. Va venham aos outros paises mulheres. É a unica forma de serem livres.
  10. A argumentacao bate todos os limites! Acho que entre a Polonia e Arabia Saudita a diferenca é pouca. Só difere na religiao! Que nojisse!Líder do partido no poder diz que bebés que se sabe que vão morrer ou ter malformações graves devem nascer para serem baptizados.
    Muitas mulheres polacas viajam para o estrangeiro para terminarem a gravidez ou tomam medicamentos abortivos comprados na Internet.
    PUBLICO.PT
    Estêvão Baptista, Bárbara Sousa, Vanessa Soares De Oliveira e 146 outras pessoas gostam disto.
    Comentários
    Joao Manuel Barbara Bernardo
    Joao Manuel Barbara Bernardo Estão aqui todos a reclamar, reclamam do Trump, mas esquecem algo muito importante, tanto na Polónia como nos EUA foram eleitos por terem tido mais votos através de eleições livres e democráticas.
    Os cidadãos votaram em consciência, foram eles quem os elegeram... porque agora as queixas???
    Eliminar
    Diana Flor Matos
    Diana Flor Matos O trump não teve o maior número de votos da população, ele ganhou as eleições por causa do sistema do colégio eleitoral
    Eliminar
    Ana Rita
    Ana Rita Diana Flor Matos claro que ganhou segundo as leis americanas.cada burro
    Eliminar
    Luísa Santos
    Luísa Santos Estes "trumpistas" estão a aprender bem com o mestre a arte do insulto.
    Eliminar
    Fernando Fernandes
    Fernando Fernandes óptimo, ó bernardo... 
    Vou-te dizer o mesmo se vieres dizer mal da geringonça.
    Eliminar
    Luis Alexandre Costa
    Luis Alexandre Costa Há coisas que não se elegem. A democracia deve ter limites. Se a maioria dos cidadãos quer eleger um psicopata que deseja escravizar todos os cidadãos que tenham narizes grandes, esse voto não pode ter efeito.

    Assim como não pode ter efeito um voto 
    contra o aborto porque os bebés têm de ser batizados! TÊM de ser batizados! Arábia saudita e Polónia... Praticamente o mesmo...

    O problema maior é a desculpa pela qual o aborto deve ser ilegal. Estados teocráticos não podem pertencer ao mundo civilizado
    Eliminar
    Santiago Palmela
    Santiago Palmela Diana Flor Matos caso não saiba, em Portugal também não é preciso ser o partido mais votado para ocupar mais lugares na AR. e não estou a falar do golpe do Costa
    Eliminar
    Joao Manuel Barbara Bernardo
    Joao Manuel Barbara Bernardo ó fernandes, nem da geringonça nem do laranja, nem da esquerda nem da direita ou do centro.
    Nesta sociedade de hoje, não tenho lados nem cores, pois venha o diabo e escolha.
    Agora pergunto novamente, quem elegeu os respectivos? Foi o povo através do vo
    to livre e democrático. Os que votaram contra, claro que não estão satisfeitos, mas numa sociedade livre e democrática, têm que viver os próximos 4 anos, ou os que faltam com eles, e quando houver novas eleições, livres e democráticas votar contra se não estão satisfeitos.
    Ou isto do livre e democrático só e bonito quando é a nossa brasa que tá a assar a sardinha, se for a dos outros já se podem fazer golpes de estado e expulsa-los da união europeia e afins?
    Eliminar
    Maria Pereira
    Maria Pereira Porque com certeza não estava no programa, não? adoro os espertinhos...julgam que sabem mais que os outros...
    Eliminar
    Joao Manuel Barbara Bernardo
    Joao Manuel Barbara Bernardo Maria Pereira qual programa?
    O das manhãs com o goucha?
    Eliminar
    Fábio Cipriano Ventura
    Fábio Cipriano Ventura Na verdade, Trump não teve mais votos que a Hillary. O problema nos EUA é que uns votos valem mais que outros, consoante a população de cada estado.
    Eliminar
    Joao Manuel Barbara Bernardo
    Joao Manuel Barbara Bernardo Independentemente de uns votos valerem mais ou menos, ou se o senado e que tomou a decisão final, com certeza muitos tiveram que votar nele ele lá chegar.
    Agora só têm que aguentar com ele e nas próximas eleições não votar nele.
    Já agora para não haver
     já aqui pessoal a insultar-me de trumpista, de nazi, racista e machista, tudo adjectivos que estão na moda hoje em dia, não sou a pro ou contra Trump, nem pro ou contra seja qual for o governo ou cor partidária. Tenho opinião acerca das decisões que governos e governantes tomam sejam eles de esquerda direita centro ou o que for...
    123 h
    Eliminar
    Joao Manuel Barbara Bernardo
    Joao Manuel Barbara Bernardo Caríssimo, em que parte do meu comentário digo para comer e calar??
    Defendo a democracia, pois foi em democracia que o Trump e outros tantos foram eleitos, agora quando me refiro que têm que levar com ele até às próximas eleições, isso é inevitável, não digo pra não reclamar nem para nao protestar, antes pelo contrário, se não concordam façam-no, mas que ele lá fica até às próximas eleições isso fica.
    Eliminar
    Saúl Pereira
    Saúl Pereira Ser eleito não torna ninguém imune a criticas
    723 h
    Eliminar
    Joaquim Bessa
    Joaquim Bessa O povo eleger gente desta é o que me preocupa mais
    222 h
    Eliminar
    Wilson Santos
    Wilson Santos Portanto, desde que seja uma votação democrática os governos têm carta verde pra fazerem o que quiserem durante quatro anos, seja o que for mesmo que seja a coisa mais bizarra. Certo. Isto é um conceito de cidadania meio obtuso.
    721 h
    Eliminar
    Machado Capela
    Machado Capela Santiago Palmela a maioria parlamentar é quem decide o governo, como sempre foi. Ex. a maioria parlamentar derrubou o governo de Sócrates que tinha sido o partido mais votado.
    211 h
    Eliminar
    Pedro Pires
    Pedro Pires O Erdogan também foi eleito em eleições e os EUA não o respeitam. O Ahmadinejad também foi eleito em eleições e os EUA não o respeitam. Onde é que queres chegar mesmo?
    511 h
    Eliminar
    Bruno Ribeiro
    Bruno Ribeiro Sim, a democracia é bonita quando resulta em decisões que vão de acordo aos meus valores. E toda a gente é assim, não sei porquê a indignação. Só não se é assim quando não se tem valores.
    19 h
    Eliminar
    Tiago Silvestre
    Tiago Silvestre Diana Flor Matos os EUA são uma Republica... Os estados com menos pessoas têm que ter representação...
    Eliminar
    João Pires
    João Pires O facto de alguém ganhar eleições não garante que não tenha oposição e todos concordem com eles. Serão criticados as vezes que forem necessárias. As virgens ofendidas não sabem lidar com a critica obviamente.
    18 hEditado
    Eliminar
    Andreia Mendes
    Andreia Mendes Tiago Silvestre, os EUA não são uma república...
    Eliminar
    Carlos Goncalves
    Carlos Goncalves Diana Flor Matos que e o que a constituição manda.
    Eliminar
    Carlos Goncalves
    Carlos Goncalves Luísa Santos se vocês não insultarem, não ouvem de volta. Mas vocês gostam de insultar, e depois quando levam resposta adequada: ah, so estava a brincar!
    Eliminar
    Carlos Goncalves
    Carlos Goncalves Fernando Fernandes a geringonça não teve mais votos. Uma manta de retalhos, feita a pressa para tomar o governo de assalto.
    Eliminar
    Carlos Goncalves
    Carlos Goncalves Luis Alexandre Costa então não e democracia. Por essa maneira os politicos tem de ser eleitos por psicólogos.
    Eliminar
    Ivo Graça
    Ivo Graça Sorte dos acéfalos e das anémonas neo nazis ultra conservadores... Eu só queria que a democracia fosse a favor do genocídio destas pessoas sem qualquer tipo de valores morais... Felizmente existem hoje paraísos no mundo tal como a Coreia do Norte China Rússia etc onde estas possoas são aceites e bem aceites desde que não tenham um tom de pele muito moreno... Sigam o exemplo daquele emigrante portuguesa em Inglaterra e façam parte de um grupo neo nazi lá fora em outro país...
    Eliminar
    Cristina Ortigoso
    Cristina Ortigoso Talvez valha a pena informar-se sobre o sistema eleitoral americano. Trump n foi eleito p ter mais votos no cômputo geral.
    Eliminar
    Ana Silva
    Ana Silva os polacos gostaram tanto dos nazis que poseram outros no poder !!! olhem voces sao "brancos" que se entendam !!! So espero que as mulheres que votaram nesse governo aplaudam isto !! tristeza em vez de andarem para a frente sao como os EUA andam para tras LMAO!!
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires A Polónia devia ser expulsa da União Europeia. Cada dia que passa fica cada vez mais parecida com a Arábia Saudita.
    Eliminar
    Joao Manuel Barbara Bernardo
    Joao Manuel Barbara Bernardo E a solução de expulsar a Polónia da União Europeia quando o governo actual da Polónia foi eleito através de eleições livre e democráticas pelo povo polaco era o que?
    Era uma decisão democrática e seria?
    Isto quando não nos agrada algo é fácil passar a fronteira do democrático e não democrático...

    Antes de falarem pensem, hoje nos, amanhã eles...
    Eliminar
    Eugénio Nunes
    Eugénio Nunes Não percebo o que tem a ver o nazismo com esta questão,ou sou muito estúpido ou à gente muito à frente...
    Eliminar
    Guilherme Malagueta
    Guilherme Malagueta E como é que se anda para a frente? Criando perfis falsos para andar a falar do nazismo em todos os comentários que se faz?!
    Eliminar
    Federico Barrezueta
    Federico Barrezueta Mais um a comer merda às colheres.. É só rir
    Eliminar
    Ana Silva
    Ana Silva Joao Manuel Barbara Bernardo desculpa mas nao percebes nada de Democracia !! A democracia existe quando existe separação de poderes e instituições que nao se deiixam corromper pelos poder governamentais como por exemplo os trubunais ou o poder judicial !! No caso da Polonia estes candidatos a nazis no governo queriam mudar a legislaçao para em vez dos juizes serem sorteados serem o proprio governo a nomeá-los !! E isto é um indicador gravíssimo de que a democracia esta a ser substituída por uma ditadura de extrema direita (mas o mesmo tb acontece com partidos como o comunista ) !! è gravíssimo !! é gravíssimo ainda mais quando os psicopatas que creem em psicoses e manias dignas de ficção poe em causa os proprios cidadaos neste caso as mulheres !! Primeiro de uma forma de saude e depois de uma forma moral !!! porque obrigar uma mulher a ter um feto indesejado ou no caso de ser desejado mas ter problemas que poe em risco tanto a saude da mulher como a do proprio feto é simplesmente horrendo no sec XXI !! As mulheres nao sao vacas nem cadelas que servem para parir !!! As mulheres sao Seres Humanos comoos homens e sao tao dignas das suas escolhas como qualquer pevertido neste planeta ok? !!! porque esta lei so vai fazer com que as mulheres façam abortos as escondidas e que morram derivado a isso !! INADEMISSIVEL nos dias de hoje ainda mais na UE !! ok?
    523 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Não percebo porquê o nazismo nem o que é que as mulheres têm a ver com isto.... o nazismo aprovava leis de aborto e se o bebé fosse corpo da mulher como defendem ao matar o corpo do bebé matariam a mulher.... tende um pingo de vergonha na cara .. Não sabia que defender a vida humana era ser nazi..
    221 hEditado
    Eliminar
    António Gonçalo
    António Gonçalo Ana não que eu concorde, mas considere que (assim como a grande maioria dos polacos considera) um feto = a um ser humano, uma pessoa como eu e você, se partir desta premissa, é assim tão horrendo e psicopata aquilo que os polacos (e polacas) defendem? Se seguir esta lógica... um aborto= um homicidio....volto a dizer que n concordo com o que eles estão a fazer, mas é a democracia e o que eles escolheram a trabalhar.
    118 h
    Eliminar
    Ana Silva
    Ana Silva Nenhum Homem tem o direito de exercer escolha sob o corpo e consciência de outro Ser Humano !! Nenhuma mulher faz uma aborto porque lhe apetece !! A gravidez nao é so um processo bilogico como labregos mentalmente imitados querem fazer crer !! E um pro...Ver mais
    311 h
    Eliminar
    Ana Silva
    Ana Silva João Maria Reis tas enganado  ! no tempo do Hitler as mulheres eram vistas como autenticas vacas e cadelas de parir crianças para a fantasiia nazi de "Raça ariana superior" a mulher do goeth tinha seis filhos todos eles consbidos +r obrigaçao nao por amor ou algo parecido !! E aprova disso é que os matou a todos antes de suicidar-se !!  factos !! magnificos!!!
    210 h
    Eliminar
    Tiago Silvestre
    Tiago Silvestre Os Polacos nem nazis nem Comunistas como tu... Eles bem sabem o que passaram nessas duas ideologias...

    A Polónia têm direito de defender os seus interesses...


    (Já agora sou a favor do aborto pago pelo governo, só em casos especiais, como deficiência, gravidez de risco, ou violação... No entanto não sou apologista da mentalidade do ministro Polaco que decidiu isto)
    26 hEditado
    Eliminar
    João Aguiar Cadete
    João Aguiar Cadete Era tão preferível que nenhuma mulher abortasse. E se o aborto já é cruel e violento, que dizer disto?

    "Vamos conseguir que mesmo nas gravidezes difíceis, quando a criança vai morrer ou tiver grandes malformações, as mulheres dêem à luz de forma a que
    a criança seja baptizada".

    Não sou pró-aborto livre. Mas daí a obrigar uma mulher a ter um filho para que a criança "seja baptizada e sepultada"... Como disse uma vez, em conversa, o Filipe Branco, também eu quase perco a esperança na humanidade.
    28 h
    Eliminar
    Filipe Branco
    Filipe Branco Realmente... enfim! Para onde se caminha?!
    17 h
    Eliminar
    João Aguiar Cadete
    João Aguiar Cadete Não sei, mas a realidade pintada na "nossa" série começa a ser demasiado real... Que fazer face a isto?
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Pelo o que leio nestes comentários o povo português aceita o aborto muito bem... Sim senhor. Uma criança merece morrer só porque a progenitora decidiu uau. Uma criança merece morrer só porque têm uma má formação. Uma criança merece morrer só porque é "não desejada". Incrível a desvalorização da base de todas as sociedades, a vida humana. Porém acho piada, estes que defendem o aborto depois dizem-se defensores de crianças.... E se dizem que os retrógrados são os que defendem a condenação do aborto, não sabem que o aborto já existe desde ROMA!!!!! Logo seremos nós ou os senhores os retrógrados...
    1021 h
    Eliminar
    Marta Guerreiro
    Marta Guerreiro Diga-me então se fosse mulher, numa situação em que fosse alvo de uma violação e por isso engravidasse. Como seriam os seus 9 meses de gestação? Onde deveria ser felicidade e ânsia para que o bebé nasça somente será uma tortura para a mulher, já para não falar das lembranças que esta terá quando olhar para o seu filho.
    Para a criança nascer e mais tarde nem ter o amor que uma mãe com uma gravidez planeada daria? Discordo do seu ponto de vista
    521 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Marta ainda bem que discorda do meu ponto de vista quer dizer que somos diferentes.. Sim concordo que a mulher vai ter de carregar a criança mas é uma vida? Foi a criança o criminoso tendo como sentença a sua morte? Não. Apesar de não ser desejada é uma vida!
    221 h
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires Marta Guerreiro não te esqueças que o aborto é utilizada tambem em caso de perigo de vida da mulher.
    121 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Aí dou o benefício Francisco , mas lembre se o bebé pode ser prematuro. O meu caso até. Perigo de vida da mãe e nasci prematuro. E agr estou a falar consigo! Vê..
    121 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Pronto olhe para mim é estúpido. Segundo o senhor é preferível 9 meses de prazer que 1 vida
    120 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Um monte de células é o senhor, eu qualquer pessoa, células já são vida sabe?? Se não sabe vá estudar
    120 h
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires João Maria Reis sei sim senhor, sim podes me chamar de assassino a vontade.
    120 h
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires Não acho prazer 9 meses de tortura psicológica, eu suicidava-me se me fizessem isso.
    320 h
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires Por muito que não gostes, o aborto veio para ficar em Portugal. Alias foi aprovado através de um referendo. 
    920 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Já percebi considera a vida algo que é banal. Pronto é a sua opinião. Não precisa de continuar a escrever sem argumentos
    120 h
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires Sem dúvida amigo.
    Eliminar
    Miguel Louro
    Miguel Louro Francisco Pires o seu argumento se é que se pode considerar como tal, e que o aborto foi aprovado por referendo, à que referir, à segunda tentativa😉
    Então se o Francisco vivesse na Alemanha nos anos 40 seria Nazi porque a maioria da população apoiava essa ideologia certo?
    320 h
    Eliminar
    Luigi Pedroso
    Luigi Pedroso O povo aceita a liberdade de escolha. Não me digam que tanto estudo científico que é feito que se fosse algo tão mal assim não seria permitido certo? A moralidade e religião é que ditam o que é uma vida ou um conjunto de células ou seja o que for? Está muito bem estipulado o que é o quê. O que se passa na Polônia e eu sei bem porque sou amigo de muitos polacos é um pais controlado pela igreja católica. E com isto digo tudo.
    420 h
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires Miguel Louro mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Não deixarei de votar a favor mesmo se repetissem o referendo.
    220 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Então Luigi diga me a vida da terra surgiu de uma??? Eu dou lhe uma ajuda começa em C e acaba em élula
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis E Luigi mais uma coisa... Um ser vivo nasce cresce reproduz se e morre... E uma célula será que faz isso?? Sim faz!!! E não é só a Igreja que diz isto hã? É a maioria dos cientistas
    120 h
    Eliminar
    Miguel Louro
    Miguel Louro Luigi Pedroso de acordo com vários especialistas na área a vida humana começa no momento da fecundação
    Francisco porque terao sido precisos dois referendos? Talvez pq o primeiro não obteve os resultados que o governo queria??
    A decisão do governo polaco reflecte os valores do seu povo, que defende a dignidade da vida humana desde a fecundação ate a a morte natural
    120 h
    Eliminar
    Carolina Cabrita
    Carolina Cabrita Tinha de ser um homem a fazer este tipo de comentário. Que eu saiba este assunto de fazer aborto ou não só cabe ás mulheres. Os homens não deviam ter direito nenhum a opinar sobre o assunto. As mulheres podem e devem querer ou não ter um filho e se tiverem que abortar que abortem. Sou a favor, seja por motivo de violação, seja por por em perigo a mulher seja por não poder sustentar o filho e de ter tido uma gravidez indesejada. Tem todo o direito!
    519 h
    Eliminar
    Sérgio Mayor De Andrade
    Sérgio Mayor De Andrade Não sei como alguém perde tempo a discutir com crianças de direita! Oh chavalo, vai ver a Patrulha Pata e não te metas em conversas de adultos!
    518 h
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa Tão novinho e tão conservador.......
    213 h
    Eliminar
    Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho Sabias que os espermatozóides têm células de olfato? Isso significa que eles conseguem "cheirar". Pensa-se que é assim que eles conseguem achar o caminho até ao óvulo feminino. Tu não sei mas eu acho que isso é uma vida. Pensa nisso da próxima vez que te estiveres a divertir sozinho aí em casa quando os teus pais saírem. A quantidade de vidas desperdiçadas nesse guardanapo. Gente sem coração é o que é.
    612 h
    Eliminar
    Martim Diniz
    Martim Diniz João Maria Reis então esgalhar o pessegueiro deve ser pecado ?
    410 h
    Eliminar
    Miguel Lopes
    Miguel Lopes Vão dar banho ao cão que isso passa
    Eliminar
    André Marques
    André Marques Lol deves ser anti preservativo também
    28 h
    Eliminar
    Joana Rodrigues
    Joana Rodrigues Pena n terem feito um neste caso. K desperdicio de recursos.
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Tanto ódio nestes comentários aqueles que defendem uma posição diferente! Viva a esquerda!! Como diz o Fernando Mendes... ESPETÁCULO. Cambada de hipócritas.. Quando não sabem o que dizer dizem a primeira coisa que vem a cabeça
    Eliminar
    Raquel Medina
    Raquel Medina Então é preferível uma mulher ter 1 filho que não quer e o abandonar depois dele nascer?
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Que preferia minha senhora? Não viver ou viver num orfanato...
    Eliminar
    Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho Espermatozóides = seres vivos

    Lembra-te disso quando os papás saírem. 
    27 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Não se preocupe, não tenho esses seus hábitos
    Eliminar
    Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho É isso que dizes aos teus pais? E eles acreditam né?
    27 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Sabe que não é por o senhor não acreditar que não é verdade. Sabe que não é por a maioria fazer que eu faço. Não generalize.
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Paulo Carvalho se o senhor não tem argumentos para que escreve. Compare o seu comnetário com os primeiros e veja a diferença
    Eliminar
    Sérgio Mayor De Andrade
    Sérgio Mayor De Andrade Paulo Carvalho ele é virgem total. Deve estar a guardar-se para o sr. Padre.
    16 h
    Eliminar
    Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho "If you can't beat them, troll them."
    16 h
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires Pedro Costa Sérgio Mayor De Andrade o jovem conservador da direita devia escrever algo dedicado a isto.
    Eliminar
    Sérgio Mayor De Andrade
    Sérgio Mayor De Andrade Francisco Pires sem duvida! E o chavalo até gosta do JCD! Não deve entender ironia!
    16 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Típica gente vermelha. Não tem argumentos.. Ataca então o opositor 😂😂😂
    Eliminar
    Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho Agora mais a sério Joãozinho. Não discuto política com quem ainda não tem pintelhos. Dedica-te ao wuant e ao minecraft que passas menos vergonha. Tens tempo para ser um grunho conservador. Aproveita a juventude pá.
    15 h
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis Que idade acha que eu tenho? 😂😂😂 e acho que tenho liberdade de aproveitar como quiser, e se assim quiser ser serei. E o senhor?? Porque não aproveita a sua vida em vez de estar a tentar mudar a minha. Abraço
    Eliminar
    Dinis Espada
    Dinis Espada Retrógrados, se morrer alguém da sua família por o aborto ser ILEGAL, mudam logo de opinião
    Eliminar
    Duarte Pereira
    Duarte Pereira O facto é que muitas mulheres em Portugal estão a usar o aborto como meio contraceptivo.
    Eliminar
    Luis Isidoro
    Luis Isidoro E o que é que isso tem a ver com a notícia?
    Eliminar
    Luísa Santos
    Luísa Santos Isso baseado em que estudo?
    Eliminar
    Duarte Pereira
    Duarte Pereira Estudo feito na Madeira m
    Eliminar
    Luísa Santos
    Luísa Santos Mas muito fora da realidade nacional
    Eliminar
    Vera Duarte
    Vera Duarte Duarte, estudos demonstram que o número de IVGs diminuiu ao longo dos anos. Se está a ser usado como método contraceptivo, talvez quem o faça precise de outro tipo de ajuda... De qualquer maneira, a notícia refere-se à Polónia. E criminalizar ainda mais o poder da escolha é regredir no tempo. Principalmente pelos motivos descritos. Que vergonha!
    Eliminar
    Duarte Pereira
    Duarte Pereira Vera Duarte eu sei que estão a dimunir ainda bem. Para mim não deviam existir tirando algumas situações.
    223 h
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa Mentira
    113 h
    Eliminar
    Machado Capela
    Machado Capela Ainda bem
    Eliminar
    Bruno Ribeiro
    Bruno Ribeiro Para achares isso deves mandar uns ácidos valentes.
    29 h
    Eliminar
    Luís Afonso
    Luís Afonso Falso
    Eliminar
    Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho Mais um país governado por atrasados, mas quem tem culpa são os polacos que os metem lá.
    Eliminar
    Fernandes Justo
    Fernandes Justo Um país atrasado que nao tem terrorismo, nao tem crime elevado, um país que dá prioridade ao comercio nacional (lá não tem lojinhas de indianos por todo o lado como aqui) , um pais que tem uma das melhores educaçoes da europa e teve um salto na economia este ano. TADINHOS DOS POLACOS...
    423 h
    Eliminar
    Paulo Carvalho
    Paulo Carvalho Fernandes Justo então vai viver para lá, porque eu falo por experiência própria, que vivi lá quase 1 ano e aquilo não é um país muito feliz.
    123 h
    Eliminar
    Bruno Ferreira
    Bruno Ferreira Deixe lá Paulo Carvalho porque toda a gente fala bem de Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca e também não são países lá muito felizes.
    122 h
    Eliminar
    Pedro Silva
    Pedro Silva Fernandes Justo compra uma swastica e vai para la viver....e leva os grunhos todos!
    222 h
    Eliminar
    José Silva
    José Silva Vejam as prssoas que apoiam o assassinato de bebês, TODOS eles são assassinos em potência. Amanhã, alguns deles estarão a cometer.o crime que apoiam. Amanhã alguns deles terão o sangue nas mãos do próprio filho, do próprio pai, da própria mãe...Esta gente não pensa, não têm consciência do mal que suportam
    Cuidado quando alguém que venha com a conversa de aborto, eutanásia, drogas...pode ser um criminoso disfarçado de "boas intenções"
    123 h
    Eliminar
    Tiago Serra
    Tiago Serra Triste,não é ?é crime matar animais mas defende se o aborto
    122 h
    Eliminar
    Neidi Seixas Cardoso
    Neidi Seixas Cardoso A quantidade de bons religiosos anti-escolha que estão na cadeia.....
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa Estes cromos conservadores são hilariantes, este até defende o trumpa 😂😂😂
    413 h
    Eliminar
    Pedro Pires
    Pedro Pires Pedro Costa não defendem todos? O Trump é que lhes dá tesão, mesmo aos que não assumem em público. Finalmente um brejeiro ignorante, racista, machista, xenófobo e arrogante conseguiu dominar a nação (que se acha a) mais poderosa do mundo.
    211 h
    Eliminar
    Mariusz Muszak
    Mariusz Muszak Ainda não votou-se nada. Vai-se discutir no Parlamento. Não acreditem aos jornalistas que não dizem verdade.
    Eliminar
    Alexandra Marina Nascimento
    Alexandra Marina Nascimento O catolicismo no seu melhor (pior), atacando sempre as mulheres e seus direitos!
    420 h
    Eliminar
    Sandra Oliveira
    Sandra Oliveira Coitadinho!è a palavra que o descreve!pobre das pessoas que se cruzarem consigo no percurso das suas vidas sro Simão!
    Eliminar
    Filipe Silva
    Filipe Silva A extrema-direita a mostrar aquilo que é.

    Polónia e Hungria, fora da UE. Áustria ou emenda a mão, ou também pode seguir.
    422 h
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires Concordo, se não cumprem as regras mais valem ir embora.
    321 h
    Eliminar
    Arnaldo Oliveira
    Arnaldo Oliveira Portugal não cumpre as regras fiscais da UE, fora!
    Eliminar
    Filipe Silva
    Filipe Silva Ó zuca evangélico, o pacto de défice abaixo dos 3% tem prazos. És um autêntico ignorante.
    Eliminar
    Mariana Rocha Neves
    Mariana Rocha Neves E depois os polacos são racistas com os mulcumanos ... estão a lutar pelo pódio das trevas e há que eliminar os adversarios...é tão bom ser português 😀
    Eliminar
    Simão Thomaz de Vilhena
    Simão Thomaz de Vilhena Aborto é homicídio, abortismo é genocídio.
    Eliminar
    Cristina Cunha E Silva
    Cristina Cunha E Silva sabes o significado sequer da palavra genocídio?
    Eliminar
    Katya Marques
    Katya Marques não alimentem o troll
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa Que pena não ser legal quando a tua velha emprenhou.....tinha feito um favor ao mundo desenvolvido
    Eliminar
    Simão Thomaz de Vilhena
    Simão Thomaz de Vilhena Olha aqui um nazi declarado 😂😂😂
    Eliminar
    José Palma Góis
    José Palma Góis Para além de não saberes o significado da palavra genocidio também não sabes do Nazismo Simão.
    423 h
    Eliminar
    Simão Thomaz de Vilhena
    Simão Thomaz de Vilhena É isso tudo: “Não gosto daquele grupo de pessoas porque são incómodas para mim. Vou exterminá-las!” 
    Eliminar
    Federico Barrezueta
    Federico Barrezueta É ver os floquinhos de neve todos ofendidos... A mandar bitaites mas nem sequer lá vivem. Como em qualquer sítio estão mal mudam se
    Eliminar
    Vivian Lewis
    Vivian Lewis Vai ler a definição da palavra homicídio. Depois explica como é que um conjunto de células incapazes de viverem autonomamente é um homicídio. Por essa lógica, cada vez que ejaculas estás a cometer milhões de homicídios (se calhar até estás a fazer um favor à Humanidade...). Que tacanhez 😑
    611 hEditado
    Eliminar
    Machado Capela
    Machado Capela Ó Simão és um espetáculo! E ignorante, pela tua resposta nem sabes o significado de genocídio.
    211 h
    Eliminar
    Simão Thomaz de Vilhena
    Simão Thomaz de Vilhena Nazis... nazis everywhere!
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa Não sabia que já havia net no seminário da padralhada.....
    29 h
    Eliminar
    Hugo Santos
    Hugo Santos É o politicamente correto católico, de caminho é crime não ir à missa
    Eliminar
    Fernando Fernandes
    Fernando Fernandes Sempre a pu** da religião a envenenar tudo em que toca.
    Eliminar
    João Maria Reis
    João Maria Reis então não ... bom bom são os vermelhos... esses é que fazem coisas boas...http://portalconservador.com/igreja-catolica-a-maior.../
    121 h
    Eliminar
    Alexandre Eufrásia
    Alexandre Eufrásia A sério que é este o caminho que os europeus querem seguir? Agora mais do que nunca é preciso intervir politicamente, antes que seja demasiado tarde...
    Eliminar
    Luis Gil
    Luis Gil Sim até porque o batismo é algo essencial 🤔é um ritual ridículo imposto pela sociedade...
    Eliminar
    Tânia Pereirinha Da Silva
    Tânia Pereirinha Da Silva Pela sociedade não! Pela religião. Infelizmente a Europa de Leste é ainda muito conservadora e religiosa.
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires Tânia Pereirinha Da Silva Não é muito diferente da Arábia Saudita, só muda é de religião.
    Eliminar
    Tânia Pereirinha Da Silva
    Tânia Pereirinha Da Silva Francisco o exemplo da Arábia Saudita não é bom para este caso específico porque os países de leste não usam a biblia como Constituição, mas num sentido mais geral concordo tanto uma Arábia Saudita como qualquer país que usa a religião como se fosse lei. Sendo uma sociedade ultra religiosa e conservadora molda sem dúvida as práticas sociais.
    Eliminar
    Alexandra Pereira
    Alexandra Pereira Que lindo. Aguardamos a concordância aberta de Deneuve + 99. É que há muito bom aborto que é fruto da liberdade de importunar.....
    Eliminar
    Vanessa Soares De Oliveira
    Vanessa Soares De Oliveira Gostava era de saber o apoio que dão a natalidade, não é só dizer-se que se é pro vida , é que apoios dão as famílias para terem filhos?? Gostaria de saber
    Eliminar
    Fernando Ribeiro
    Fernando Ribeiro Sempre pensei que na Polónia ninguém se perdia porque existiam polacas suficientes.
    Eliminar
    Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves O legado de Woijtila atirado às urtigas! Nem esse Papa aprovaria o caminho da actual Pátria mãe!
    Eliminar
    Paulo Serra
    Paulo Serra Calma... Já mandei o INEM estar de prevenção à tua casa....
    Eliminar
    Fausta Diniz Dias
    Fausta Diniz Dias Batizar?
    Mais somos todos obrigados a partilhar da mesma religião?
    Eliminar
    Maria João Furtado
    Maria João Furtado Que animal é este. Que quer povoar o país de deficiência humana. Hoje em dia a probabilidade de se ter filhos deficientes nos países evoluídos, são cada vez menos.
    Eliminar
    Luís Antunes
    Luís Antunes Mais palhaços religiosos... A natureza um dia cria uma bacteria que limpa o sebo aos religiosos e depois teremos paz na terra.
    123 h
    Eliminar
    Cristina Ortigoso
    Cristina Ortigoso Porcos no poder...
    Eliminar
    Simão Thomaz de Vilhena
    Simão Thomaz de Vilhena
    Eliminar
    Pedro Lopes Guerra
    Pedro Lopes Guerra Com estes comunas ninguém brinca. Cinco décadas atrás da cortina de ferro, deram-lhes fibra para resistir a todas as seduções genocidas do ocidente.
    Eliminar
    Filipe Silva
    Filipe Silva Grunhão, comunas?
    Sabes ler? Sabes distinguir esquerda de direita?
    São extrema-direita, javali ignorante.
    119 h
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa Comunas 😂😂😂😂😂😂😂😂 neo-nazis ainda vai......
    113 h
    Eliminar
    Vanessa Soares De Oliveira
    Vanessa Soares De Oliveira A malta da extrema direita agora tem a mania de confundir o pessoal, chamam comunas aos nazis é nazis a extrema esquerda, ex: feminazis são as feministas...
    11 h
    Eliminar
    Filipe Silva
    Filipe Silva Quando a ignorância é enorme, é assim.
    11 h
    Eliminar
    Vanessa Soares De Oliveira
    Vanessa Soares De Oliveira É de propósito Filipe Silva! Por td no mesmo saco como se não houvesse diferença
    11 h
    Eliminar
    Ana Rita
    Ana Rita Muito bem. Deviam acabar com esse assassinato
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa Não vejo porque uma rapariga que tenha sido violada, tenha que viver com o fruto disso
    123 h
    Eliminar
    José Palma Góis
    José Palma Góis Pedro Costa O pedro nao vale a pena, a pessoa que a Ana rita mais admira é o Trump. Enough said
    123 h
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa E depois?
    Eliminar
    Mário Orlando Moura Pinto
    Mário Orlando Moura Pinto Os padrecos são assim mesmo: Impõem - à martelada - as suas convicções religiosas aos outros. Viva a Liberdade!
    Eliminar
    Pedro Pinheiro Augusto
    Pedro Pinheiro Augusto Que anormais. É isto, a Europa? Da Europa de Leste zelota à Espanha fascista? Está na altura de Portugal traçar o seu próprio caminho.
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa A Polónia a caminho da ditadura não tarda nada...
    Eliminar
    Mariusz Muszak
    Mariusz Muszak Quantas vezes estiveste na Polónia?
    Eliminar
    Magdalena Starzycka
    Magdalena Starzycka Podem ver a pagina de Muszak e a coisa e clara.
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa 8, chega?
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa Ver a Polónia no YouTube não conta
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa E viajar pelo mundo no Breitbart tb não..........
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa Pois não, mas papar tudo que vem de públicos é CNN e afins, é exactamente a mesma merda
    Eliminar
    Pedro Costa
    Pedro Costa Nem sequer vejo a CNN 🤣😂🤣😂🤣
    Eliminar
    Rui Faria
    Rui Faria Seria cómico se não fosse trágico.
    Eliminar
    Saúl Pereira
    Saúl Pereira Este partido está na mesma aliança politica internacional que o AKP do Erdogan na Turquia
    123 h
    Eliminar
    Francisco Pires
    Francisco Pires É uma grande falta de consideração pela vida e pela saúde das mulheres.
    Eliminar
    Nuno Leitao
    Nuno Leitao muito alcool bebe esta gente...
    Eliminar
    Luis Oliveira
    Luis Oliveira se gostam tanto do baptismo, baptizem-nos antes de eles nascerem!
    Eliminar
    Filipe Sancho
    Filipe Sancho Reacionarismo criminoso!
    Eliminar
    Luis Alexandre Costa
    Luis Alexandre Costa para serem batizados!! benvindo à teocracia! 
    Eliminar
    Adriano Rosário
    Adriano Rosário O aborto é crime!Sou totalmente contra ele!Acho bem!
    19 h
    Eliminar
    Pedro Silva
    Pedro Silva Os porcos fascistas no seu melhor!😒
    122 h
    Eliminar
    FernAndo Antunes Amaral
    FernAndo Antunes Amaral Os católicos são demoniacos. Até mataram o Cristo na cruz
    Eliminar
    Jose Monteiro
    Jose Monteiro
    Eliminar
    Jose Esteves
    Jose Esteves Na Polónia com aquele governo,pia fino...
    Eliminar
    Joao Marques
    Joao Marques Se existir um Polexit, deixa de haver um Brexit?
    Eliminar
    Jaime Amaro
    Jaime Amaro Mas porque é que a mer#@ deste país ainda continua na UE?
    Eliminar
    Rui Carmo
    Rui Carmo Um antro de nazis....
    Eliminar
    Maria Tibério
    Maria Tibério Assustador o retrocesso civilizacional a que estamos a assistir.
    Eliminar
    Daniel Hanzo
    Daniel Hanzo Mas que rica besta!
    Eliminar
    Daniel Lopes
    Daniel Lopes
    Eliminar
    Luís Pimenta
    Luís Pimenta Polonia 😑😐😑
    Eliminar
    Sarinha Maria
    Sarinha Maria Incompreensível!! Está tudo maluco!
    Eliminar
    Alice Teles
    Alice Teles Sensi Milla olha como vai a situação lá?

Sem comentários: